15/09/2013

NÃO SE ASSUSTEM ...

que isto nem chega a ser matemática, que vocês (a maioria)  tanto adoram)  ! rsrsrs
...e é só para variar um pouco ! rsrsrs

A questão é que, "dizem", só 8% acertam no resultado do 1º e  23% no 2ª ! :))

Eu  NÃO ACREDITO  e creio que vocês também não e se quiserem, digam o valor que lhes parece,  de cada um,  que eu não confirmarei nem desmentirei até ao fim !




E passem uma  Boa Tarde de Domingo,  mesmo com este  TPC.  :))
 ...  Sempre dá para passar  1 ou 2 minutos do vosso dia ! eheheh
Depois, até podem confirmar com os filhos ou com os netos, a ver se eles sabem ! :))
.

38 comentários :

  1. Vou confirmar!!!
    Bom domingo. : )

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  2. Pela Matemática que eu aprendi (e ensino), ambos os resultados dão o mesmo!
    Não sei qual é a dificuldade, a menos que estas sejam daquelas perguntas com truques!

    Mas queres o quê afinal?
    Que digamos quanto nos deu?

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    1. Eu sei ! eheh … Então não havias de saber ?! lol
      Eu também (de engenharia), acho incrível que só 8% saibam resolver estas contas simples ! … Não há qualquer truque ! É só fazer as contas de cabeça ! :)))

      Achei curioso e “alarmante”, apresentarem este resultado ! rsrsrs
      Será que é mesmo verdade ? :)

      O que acontece é que, em tempos, eu fazia posts deste género e todas a gente “fugia em pânico” ! rsrs … Eu prometi desistir disto ! :)))

      Por isso eu fiz aquele texto de introdução, que isto (embora fazendo parte da matemática, quase nem chega a ser) é simples aritmética (de contas que todos sabem fazer) ! Creio que é mais uma questão de "fobia" do que de conhecimento !

      O que é certo é que se confirma que estes meus “vizinhos” preferem muito mais as letras que os números ! eheheh
      Estão no seu direito e nada contra ! :)) Eu também prefiro os números, às letras ! eheh
      ... mas ainda estão a tempo ! :))
      .

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  3. Eu não sou nem de Matemática nem de Engenharia, mas cá pelas minha contas e como não tenho aqui a jeito ninguém com quem confirmar e não me importo nada que me chamem burra ou ignorante, cá vai.

    No primeiro teste a resposta é a B...

    No segundo dá 320????

    Nã sê...mas não dá o mesmo que vós dizeis.:)))

    Olha se agora te entopem o blog, ó Rui!

    É o entopes! Mas vou ver ao Google as respostas!

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    1. Não vou dizer já ! :))
      Pode ser que apareçam mais respostas. rsrs
      ... mas atenção que aqui, essa linguagem (burro ou ignorante), nem em pensamento existe ! rsrsrs
      Uns gostam mais de umas coisas, outros gostam mais de outras !
      eheh ... Como diz o da telenovela, "uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa" ! rsrsrs

      beijinho, Amiga ! :)) ... e até amanhã !
      .

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  4. Caneco...há um que disse 320 e chamaram-lhe idiota!:))
    Ai, que falta me faz o meu Luís. Eheheheh

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    1. Janita, tal como na estrada para circularmos há sinais de trânsito que indicam prioridade de passagem, na Matemática à sinais relativos a certas operações que também têm prioridade em relação a outros.
      É o que acontece com a multiplicação... que é prioritária em relação à adição!

      Ajudei??


      Beijos bom... e com saudades do teu sorriso
      (^^)

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    2. Ora bolas!
      Aqui tens o meu sorriso, Afrodite, mas um bocado sem jeito.
      :)

      A Cantinho da Casa explicou tudo direitinho. Tá bem, para a próxima tenho de pensar melhor.
      Resta-me a consolação de saber que estou incluída nos tais 8%. ehehe

      Beijinhos e boa noite sem pesadelos, como me aconteceu a noite passada!:(

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  5. Amigo Rui, isto não se faz!!! Eu sou de Letras! passei cinco anos na Faculdade de ... Letras! Mas vou atrever-me a dizer que ambos os problemas têm o mesmo resultado que é... zwanzig...

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    1. Gracinha... deu-te o mesmo a mim!
      Estamos empatadas! :)

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  6. 20, nos dois casos! Mas como bem dizes, isto nem é bem matemática, ou tão básica que não há como enganar... :)

    E sim, não sou de matemática, mas sempre gostei da disciplina! :D

    Beijocas!

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  7. cantinhodacasa15/9/13 23:45

    10+10x0+10=?
    Qualquer nº multiplicado por 0 é igual a 0, logo, faz-se primeiro a multiplicação e depois as outras operações:
    10+0+10= 20

    O segundo é igual:

    4x4+4x4+4-4x4= ?
    16+16+4-16=?
    32+4-16=?
    36-16=20

    Penso que é este o raciocínio aplicando as propriedades da multiplicação, e do que me lembro da matemática(não era grande aluna).

    Beijinho

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  8. A primeira resposta é 10.

    10+10 = 20 X 0 = 0 + 10 = 10

    A segunda 320.

    4x4=16; 16+4=20; 20x4=80; 80+4=84; 84-4=80 80x4=320

    BOA SEMANA!!!

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    1. Oh, Pedro! Que bonito gesto o seu!:)
      Foi esse o meu raciocínio, tanto mais que o Rui até referiu que as contas se podiam fazer de cabeça como a mais elementar forma de aritmética.
      Ora, eu sei que o Pedro sabe (sabia) a resposta correcta e esta foi uma maneira de se solidarizar comigo!
      Muito Obrigada!:))
      Um beijinho!:)

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  9. Todos :
    Catarina, Janita, Afrodite, Graça Sampaio, Teté, Pedro Coimbra, obrigado ! :)

    Parece já não haver muito a acrescentar !
    Tal como a Afrodite explicou e a Cantinho da casa exemplificou, há na matemática (neste caso, Aritmética) sinais relativos a operações aritméticas que têm prioridade na resolução, numa sequência de operações .
    Estão neste caso a prioridade para as multiplicações e divisões, relativamente às adições e subtracções !
    Portanto, primeiro teremos que fazer as primeiras e só depois as segundas !
    O resultado é pois 20 em ambos os casos, conclusão a que também chegaram a Graça e a Teté !

    Gostaria era de aproveitar para manter presente um facto indesmentível e mais que provado anualmente :
    Os jovens adquirem desde muito cedo uma enorme “fobia” aos números, em muitos casos resultante daquilo que ouvem em casa, ou com os amigos (que ouvem em casa), ou dos próprios colegas (que ouvem em casa, ou dos amigos que ouvem em casa), generalizando-se a ideia do "papão" !
    Há a ideia de que a matemática é um bicho de sete cabeças e isso não ajuda nada quem tem que aprender.
    Se o aluno chegasse à escola com a ideia que a matemática era uma coisa simples e lógica, fácil portanto, creio que esta disciplina se tornava muito mais acessível !
    É que na verdade é muito mais fácil do que a ideia generalizada !
    Dois e dois são 4 ! É lógica ! Praticamente não tem que estudar (leia-se decorar) ! Acontece é que, tal como o desenvolvimento físico precisa de ginástica, o nosso cérebro precisa de ser exercitado com exercícios de cálculo mental e quanto mais exercitado e “treinado” melhor ! A aprendizagem vai-se fazendo por junção gradual de novos e diferentes “exercícios” , que “treinados” levam a uma “mecanização” que dispensa o chamado “encornanço”, contrariamente às matérias de Direito, ou Medicina, por exemplo ! :))
    Uma boa semana ! :))
    .

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    1. Onde é que assino??

      Sabes Rui, como o meu trabalho é um trabalho de "retaguarda", a minha tarefa passa um bocado por desconstruir essa falsa ideia de que a Matemática é difícil. O meu papel, para além de ensinar conteúdos e de ensinar os miúdos a estudar, é o de lhes fazer crescer o gosto pela disciplina, mostrando-lhes como vibro com tantas coisas giras que a Matemática nos oferece e que é fácil estudar quando se tem boa vontade de aprender.

      A luta que travo nem sempre traz a recompensa de uma melhoria das notas no fim do ano... mas é tão bom quando vejo uns olhos a brilhar ao darem-me uma boa notícia sobre o resultados de um teste... e ainda mais gratificante quando me dizem: "professora, eu agora já gosto de Matemática!"...


      Beijinhos e boa semana!
      (^^)

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    2. Rsrs … Boa ! Estamos na mesma “onda” ! :))
      Sempre adorei Matemática ! … Não há nada mais fácil ! … é lógica ! É pão, pão, queijo, queijo e não há duas interpretações !
      A certa altura, “tirei” um 21 !!! eheheh … (Quem entregasse até 75% do tempo tinha um bónus de um ponto ! rsrs)
      Os meus filhos, todos eles, eram “bons” (acima de 16) a matemática e os meus netos seguem-lhes as pisadas !
      Creio que, porque foram mentalizados que a matéria é fácil e lógica e muitíssimo interessante, sendo muito divertido fazer a respectiva “ginástica”,... muitos exercícios ! :)))

      Beijinho ! :)
      .

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  10. cantinhodacasa16/9/13 15:09

    Rui, eu até gostava de Matemática. Cá em casa, os meus irmãos são todos da área da engenharia e foram muito bons alunos nesta disciplina.
    Os meus sobrinhos vão seguindo às pegadas. A Sofia teve 100% no exame nesta disciplina, no 9º ano. Está agora no 10º, vamos ver como correm as coisas. Mas no 7º ano ela não gostava de Mat até que no 8º ano a professora foi outra e continuou no 9º. Desde então, ela apaixonou-se pela disciplina e foi sempre subir notas.
    Eu fui sempre "boa" em contas mas nos primeiros anos do ensino básico (actual 2º ciclo) as coisas nao correram também até ao 7ºano ...Tive professoras que me consquistaram e desde então comecei a gostar. Praticava muito, em casa. Depois, mudei de área, há coisas que esqueci (mas vi nos exames de 9º ano, que vigiei, as muitas asneiras que os alunos fazem por falta de atenção e prática).
    A Matemática, para o comum aluno, deve ser estudada todos os dias. Era o meu conselho na minha labuta da escola, mas nem sempre me escutavam.
    Beijinho

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  11. cantinhodacasa16/9/13 15:11

    Desculpa o erro*

    "as coisas não correram tão bem"
    Este fio condutor...ai,ai,ai.

    beijinho

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    1. Claro ! Tal como eu dizia, não é uma questão genética, não é herdada pelos genes, mas é herdade pelos conceitos que se ouvem em casa, na família ou nos amigos mais chegados, ou até nos orgãos de comunicação social, que induzem nos jovens essa ideia de “bicho papão” ou, inversamente, de “coisa linda” e nada complicada !
      Numa população que maioritariamente não goste da matemática, dificilmente os jovens irão gostar dela ! Cria-se um ambiente de carga negativa que é absorvida pelos mais novos e cria neles uma couraça de rejeição !
      Claro que a atitude de um professor dessa disciplina (ou de outra qualquer) é importantíssima no sentido de criar nos alunos o gosto pela sua matéria e pela criação de um conceito até lúdico, de simplicidade, desde que com “ginástica” suficiente (exercícios muito frequentes) !
      Eu diria que a matemática não deve ser estudada, mas sim praticada e exercitada o mais possível ! :))

      Obrigado, pelo testemunho, Maria !

      Beijinhos a somar e a multiplicar ! :))
      .

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  12. Vamos aos meus resultados
    1º desafio......resposta b=10
    2º desafio......resposta 320
    xx

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    1. lhem só que "esperta" fui em não ter lido os vossos comentários!!!! t
      Teria evitado fazer esta boa figura :)))
      xx

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    2. eheheh ... Pois é papoila ! Nestas coisas é semp+re bom ler os comentários anteriores !| :)))
      ... mas obrigado na mesma pela participação ! Isso é que é importante e assim teve mais valor ! :)))

      Beijinhos ! :))
      .

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  13. Oh, Rui, eu fiz-lhe algum mal? Se fiz , apresento já desculpas...mas por favor poupe-me a coisas com números!

    Tudo de bom, rrrss

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    1. rsrsrs... Porquê São ? Doeu muito ? eheh ... Para a próxima, prometo ser mais "meiguinho" ! ahahah

      Isto de vocês e dos números ! ... eheh ... não jogam bem ! :))))

      Beijinhos, Sao ! :))
      .

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  14. Caro Amigo Rui Espírito Santo!
    Cá estou atrasado novamente, mas quando adentrei na Escolinha do Professor Rui Espírito Santo, deu-me vontade de sair de ré, porque minha graduação foi em Pedagogia e o meu Mestrado na área da educação!
    Peguei ojeriza a Matemática no antigo curso ginasial e colegial, porque não conseguia entender a valia daquelas fórmulas, equações, Progressão Aritmética, Progressão Geométrica, Álgebra.
    Verei se a nossa deusa das deusas de todas as deusas, a Afrodite, aceita alunos traumatizados com esta disciplina, que sempre me fez sentir um zero a esquerda!
    Caloroso abraço! Saudações multiplicativas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

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    1. ahahah... Parece não estar sósinho, caro João Paulo ! rsrs
      Foi um trauma dos grandes, pelos viostos ! :)))
      Um Abraço ! :))
      .

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  15. Oi Rui
    Li uma duas tres vezes e preferi passar ao largo ... rs
    _não é minha praia !!

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    1. eheheh ... Os gostos e as preferências são muito relativos, não é liz ? :)))

      Bj.
      .

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  16. Como é aquela asneira que acaba em "-se"??
    Vou-me dedicar mesmo ao Direito que a Matemática está uma boa m%^&da

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    1. rsrs... Deixe lá amigo Pedro, que eu também detesto "Códigos", "artºs", "alíneas", "processos" e outros que tais !
      Fujo a 7 pés ! :)))

      Abraço ! :))
      .

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    2. heheheheh
      Oh Pedro... tu não stresses!
      Ainda te lembras pelo menos do Teorema de Pitágoras??
      Olha que até o Professor Mitologia já está bastante esquecido...


      Beijinhos ao quadrado
      (^^)

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    3. rsrsrs
      O Agildo Ribeiro (saudades) já não se lembra, mas o Rei de Siracusa sabia e dizia para os seus netos ! rsrs ...
      .

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    4. Rui, a "história contada aos netos" é a versão "aprovada para todas as audiências"... mas há uma versão hard core do Teorema de Pitágoras com uma conclusão geométrica diferente desta mas também verdadeira! :))

      (quem sabe não crio uma rubrica de humor lá nos Jardins e publico essa tal versão)


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    5. Não conhecia, mas agora já ! rsrsrs

      É o que faz, o Pitágoras estar muito tempo fora de casa ! eheh

      A sua mulher, Enusa não era uma "hipot" e deu para o torto ! eheheh e lá foi ela e os catetos (queria dizer cadetes) ! rsrsrs

      Afinal não era ela que era igual à soma dos quadrados, mas era a outra !

      Eheheheheh... :)

      Força com a ideia ! Era interessante ! :))))
      .

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    6. Hummmm... ai tu já andaste a investigar!??
      Curioso!!

      Mas está muito boa, não está? E geometricamente também faz todo o sentido!
      :))

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    7. rsrsrs... Já sabes que eu sou "cusco" ! :)))
      Está ótima e continua a fazer sentido ! :)))
      .

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