18/06/2015

ANDANDO POR AÍ - 46

Reedição

O Arco da Vila edifício "notável" de Faro, mandado construir pelo Bispo D. Francisco Gomes do Avelar sobre uma das portas medievais das muralhas (Portas da Rainha), é uma obra da responsabilidade do arquitecto genovês Francisco Xavier Fabri, tendo sido inaugurado em 1812.

Ao centro encontra-se um nicho com imagem de São Tomás de Aquino, de origem italiana. No interior, preserva-se um portal em ferradura das muralhas mouras, único no Algarve. 



Em obras realizadas em 1992, foi reaberto um portal, em ferradura, que correspondia a uma entrada nas antigas muralhas árabes.

O Arco da Vila é um dos locais da cidade onde habitualmente é possível observar ninhos de cegonhas (ex-libris da cidade)


Esta era a entrada da primitiva Ossónoba romana, atual cidade de Faro. 

Em campanha de obras levada a cabo pela autarquia local no ano de 1992, foi descoberto no interior do arco um portal em arco de ferradura, uma das entradas primitivas das muralhas árabes de Faro.
Acima abre-se um nicho, abrigando no seu interior a estátua, em mármore, de S. Tomás de Aquino - um dos santos padroeiros de Faro.

De acordo com a tradição local, este santo milagreiro evitou que a peste se espalhasse sobre os seus habitantes. 


Aqui a porta vista pelo lado do interior da parte antiga 

Em campanha de obras levada a cabo pela autarquia local no ano de 1992, foi descoberto no interior do arco um portal em arco de ferradura, uma das entradas primitivas das muralhas árabes de Faro.
Acima abre-se um nicho, abrigando no seu interior a estátua, em mármore, de S. Tomás de Aquino - um dos santos padroeiros de Faro.

De acordo com a tradição local, este santo milagreiro evitou que a peste se espalhasse sobre os seus habitantes. 



Junto ao Arco da Vila, situada no seu interior encontra-se a Porta Árabe

É um portal monumental (Monumento Nacional) onde figura a imagem de S. Tomás de Aquino num nicho. Tendo como propósito a sacralização da Vila-Adentro e a dignificação da antiga Praça da Rainha (atual Jardim Manuel Bivar), foi inaugurado em 1812. 


Esta entrada na cidade muçulmana de Santa Maria, muito frequentemente designada Porta Árabe, servia de acesso para quem vinha por mar e talvez tivesse uma ponte levadiça, sobre o braço de sapal que a ligava a terra firme.

Das origens à actualidade

Os primeiros marcos remontam ao século IV a.C, ao período da colonização fenícia do Mediterrâneo Ocidental. Seu nome de então era Ossonoba, sendo um dos mais importantes centros urbanos da região sul de Portugal e entreposto comercial baseado na troca de produtos agrícolas, peixe e minérios. Entre os séculos II a.C e VIII d.C, a cidade este sob domínio Romano e Visigodo, vindo a ser conquistada pelos Mouros em 713.
Durante a ocupação árabe o nome Ossonoba prevaleceu, desaparecendo apenas no séc. IX, dando lugar a Santa Maria do Ocidente. No séc. XI a cidade passa a designar-se Santa Maria Ibn Harun. Capital de um efémero principado independente no séc. IX, a cidade é fortificada com uma cintura de muralhas e o nome de Ossonoba começa a ser substituído pelo de Santa Maria, a que mais tarde se junta a designação de Harune, que deu origem a Faro.

Na sequência da independência de Portugal, em 1143, o primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques e os seus sucessores iniciam a expansão do país para sul, reconquistando os territórios ocupados pelos Mouros. Depois da conquista por D. Afonso III, em 1249, os portugueses designaram a cidade por Santa Maria de Faaron ou Santa Maria de Faaram.
Nos séculos seguintes, Faro tornou-se uma cidade próspera devido à sua posição geográfica, ao seu porto seguro e à exploração e comércio de sal e de produtos agrícolas do interior algarvio, trocas comerciais que foram incrementadas com os Descobrimentos Portugueses.


Grato a todos os que colaboraram e parabéns aos que acertaram !

Acertaram :


Colaboraram :
Agrado,    Janita,   Henrique ANTUNES FERREIRA,    CÉU,    AFRODITE,    Graça Sampaio


INICIAL :

... Então por onde é que eu andava ? ... serão precisas "dicas" ? ...

... Só quero saber o nome desta Praça, ou da Porta ao fundo dela !!!




(Comentários moderados)

Sugestão : Se subscreverem os comentários irão acompanhando as dicas que forem sendo dadas, quer nos comentários que chegam, como nos que eu faça !
.

78 comentários :

  1. Caro Padrinho Mor Rui Espírito Santo, peço-te a bênção.
    Já descobri o local que ainda hei de conhecer na próxima estadia que farei ao reino distante além-mar, que planejo que seja de pelo menos 30 dias.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Arco_da_Vila
    Caloroso abraço. Saudações lusófinas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

    ResponderEliminar
  2. Prof. João Paulo de Oliveira

    Em menos de 15 minutos o Professor já descobriu o local ! :))
    Depois, não venham dizer que é difícil ! eheheh
    Ele deve ter um "telescópio" muito especial !!!

    Abraço, João Paulo !!!

    ResponderEliminar
  3. Mestre Ruru, boa tarde.
    Fiquei morta de inveja, porque o mofado e caquético Professor Tierneyano, que parece que vive na corte do amado Imperador dele, o Dom Pedro II, já descobriu o local da aula/desafio de hoje.
    Venha me visitar na cabine nº 5 do vagão do Expresso do Oriente, sob o comando do mofado e caquético, porque tenho fatos do arco-da-velha para lhe contar a respeito do brasas encobertas.
    Estou ansiosa pela chegada dos aplicados/alunos, os chuchuzinhos, Ricardo, Pedro Coimbra, Luís Coelho, Rodrigo, Henrique.
    Outro dia flagrei o Professor Tierneyano lamentando não ter ficado mais tempo em Portugal para apreciar os arcos do tempo do Império Romano da Ponte de Lima.
    Agrado, Agradinho para os íntimos, sempre ao seu dispor: a "mui autentica".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A inveja é um pecado capital, muito feio ! ... mas sabes lá tu o que são pecados, ...não é ! ... No meio deles vives tu !!! eheh
      ... e não ! Não contes comigo nessa cabine do pecado ! :((

      Quem sabe se algum daqueles nossos amigos estará interessado ? ... (???)...

      Eliminar
  4. Caro Padrinho Mor Rui Espírito Santo, peço-te a bênção, bem como te desejo uma ótima semana.
    Que gozo inefável saber que fui o primeiro aluno/aplicado da nossa querida Escolinha do Professor Rui da Bica a chegar à aula e de supetão entregar a prova com a resposta certa.
    No ano vindouro pretendo ter uma estadia de ao menos um mês no reino distante além-mar e, nesta viagem, espero ter a companhia da Alice, que também precisa gozar suas merecidas aposentadorias e não somente ficar a cuidar de netos, que amamos, mas apreciaria sobremaneira ser avô e não pai novamente... Nesta vindoura viagem - com toda certeza - passarei também dias deleitantes nesta região que vi na linha do horizonte, quando a máquina flutuante que me levou de Miami a Barcelona, no ano passado, passou por ela a caminho do Estreito de Gilbraltar.
    Caloroso abraço. Saudações litorâneas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

    PS - Padrinho Mor, estou a ficar cada vez mais tramado e difamado pela lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê. Não vejo a hora que a viperina seja expulsa do facebook.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade ! Nem 15 minutos passaram ! .... mal deu para ler, quanto mais pesquisar ? ...
      Já imaginaste como a D. Alice irá apreciar tudo isto ? ... e agora com a vantagem de já conheceres o "ambiente" por cá ! :))

      Eu creio que não lhe darão muito tempo de permanência no FB, a não ser que lhe recomendes ser mais moderada e não se expor demasiado com as suas poucasvergonhices que não são tão poucas como isso ! :))

      Eliminar
  5. PS - Padrinho Mor esqueci de dizer o nome da praça do Arco, que está apontado aqui:
    http://www.infopedia.pt/$arco-da-vila

    ResponderEliminar
  6. Arco da Vila, em Faro?
    Antes pensei em Praça Central porque parece uma praça central...

    ResponderEliminar
  7. Caro Padrinho Mor Rui Espírito Santo.
    Acho que tu sabes que adoro as edificações do tempo que o poderoso Império Romano estendeu seus tentáculos à Península Ibérica e seus habitantes aderiram a falar o latim do populacho, que deu origem a nossa amada Língua Portuguesa e Espanhola.
    Também fico cá a divagar com era a vida na Península Ibérica no tempo dos Godos e Vizigodos...
    Max, traga meus sais centuplicado.
    Caloroso abraço. Saudações Ave César.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei como adoras História, meu afilhado ! rsrs ...
      ... e sobre isso, é muito interessante o que eu fiquei a saber sobre o que está para além daquela porta da 1º foto e da sua história ! :))
      Por acaso, nunca fui muito "curioso" sobre os factos históricos em geral ! ... Sempre gostei mais da Ciência e das matemáticas ! :))
      :))
      Abraço !

      Eliminar
  8. Redonda

    Muito bem, Gábi ! :)) ... É muito curioso ler sobre o que está para alem daquela porta e a sua história !

    Bjs
    :))

    ResponderEliminar
  9. Não subscrevo comentários, Rui. Não vejo nisso grande necessidade!

    Cheguei agora e mesmo sem pesquisar palpito que terá a ver com São Bento da Porta Aberta? Será?

    Se não for voltarei mais tarde...:)

    Ainda não fui ver o que me mandaste por mail...vou de seguida!

    Beijinhos! :)

    Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi só uma sugestão, Janita e na minha opinião,,boa ! :))

      Não é em S. Bento da Porta Aberta !

      Acho que essas fotos que te enviei sobre Monte Real, Hotel e igreja, te tirarão todas as dúvidas ! :)))
      Vais ficar admirada, como estanto quase uma hora em frente à igreja, não a tenhas visto ! :))

      Beijinho ! :))

      Eliminar
  10. Amigo Rui, por favor mais dicas :)
    Fica a norte ou a sul ?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah ... Isso já não é bem uma dica ! rsrs ... A Lena está aqui sentada atrás de mim e está a sul ! rsrs ... Esta localidade está a norte de Marrocos e a sul de Chaves ! ahah
      ... mas vá lá. Uma ajudinha, para já : fica a sul de Coimbra ! Já eliminamos metade de Portugal ! :))
      ... Outra ajuda : o mar não está longe ! ... Só resta 1/4 de Portugal ! :))

      Beijinhos ! :))
      .

      Eliminar
  11. Tendo em conta que D. Francisco Gomes, em 26 de Abril de 1789 é sagrado Bispo do Algarve, verifica-se que várias religiões passaram por este arco ou porta da Vila:

    Em plena capital algarvia, na Praça de D. Francisco Gomes, ergue-se o Arco ou Porta da Vila, entrada da primitiva Ossónoba romana, atual cidade de Faro. Este projeto concretizou-se graças à vontade do bispo D. Francisco Gomes do Avelar ...
    Imponente e harmonioso, o Arco da Vila, arco de volta perfeita em cantaria, está ladeado por duas colunas jónicas sobre pedestais, rematadas superiormente por pináculos esféricos. No panejamento central são visíveis vestígios de aduelas de um primitivo arco. Em campanha de obras levada a cabo pela autarquia local no ano de 1992, foi descoberto no interior do arco um portal em arco de ferradura, uma das entradas primitivas das muralhas árabes de Faro....

    abraços
    Rui desta vez não podia passar ao lado!

    ResponderEliminar
  12. Estiveste no Algarve, pensei em Faro, mas não encontrei nada que se assemelhasse a esta praça e eu já lá estive há muito tempo.
    Mas encontrei.
    A porta ao fundo é a Porta Árabe e esta praça é do jardim Manuel Bivar.

    http://www.cm-faro.pt/5810/arco-da-vila.aspx

    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. cantinhodacasa15/6/15 20:58

    Ó Rui, o comentário que enviei com o outro cantinho, é meu.
    Neste arco tem um nicho e um Santo.
    Muito linda.
    Nós por cá, só temos coisas lindas.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que cantinho e cantinhodacasa são da mesma Maria A. Araujo ! :))... da minha amiga ! :)))
      ... e aproveito para te dar os parabéns pela excelente documentação que enviaste !
      Eu atrevo-me a dizer que sou eu quem mais beneficia destes desafios pelo que aprendo convosco nos vários comentários que recebo ! ... Um bocadinho aqui, outro ali, é um somatório de conhecimentos invejável, que certamente os outros não aproveitam quando faço a reedição, embora me preocupe em deixar o máximo de informação sobre o assunto !
      Duas portas importantíssimas e com história ! ... Obrigado, Lola ! :)))
      Excelentes fotos que depois colocarei.
      Aprendi mais agora do que quando lá estive a fotografar ! :))

      Beijinho especial por isso ! :))
      .

      Eliminar
    2. canrinhodacasa15/6/15 23:11

      Olha que eu também aprendo umas coisas com estes teus "passatempos".
      A última vez que estive lá teria sido em 2001.
      Até amanhã e dorme bem.
      Beijinho

      Eliminar
  14. Portugalredecouvertes

    É verdade, Angela. Desta vez "não passaste ao lado" ! ... Passaste mesmo pela porta e deixaste uma excelente explicação sobre ela !

    Um Grande Abraço ! :)))

    ResponderEliminar
  15. Nesta não tenho como me enganar... :)
    Temos o Arco da Vila, com passagem para a cidade velha ( pela rua do Município) e o Jardim Manuel Bivar, em Faro. A foto parece ter sido tirada frente ao hotel Faro ( que não se vê) mas que fica na praça D. Francisco Gomes. Vê-se à esquerda o edifício do Banco de Portugal e mais ao fundo a igreja da Misericórdia.

    ResponderEliminar
  16. Luisa

    Certo !!! Isso mesmo ! :)) Aquele edifício (a meio) é lindíssimo !!!

    Beijo !
    .

    ResponderEliminar
  17. Respondo amanhã!
    Agora vou pôr a foto a marinar...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este anónimo é a LM.
      Já respondeu certo noutro comentário ! :))
      A Foto marinou e pede-me para dizer o que falta !, o que fdarei.

      Abraço, LM ! :)))

      Eliminar
  18. Em Faro na Praça de D. Francisco Gomes, ergue-se o Arco ou Porta da Vila, entrada da primitiva Ossónoba romana.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  19. Nessa Praça costuma haver Jacarandás, reparaste se já estavam floridos?

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certtinho no outro comentário, Adélia ! :))
      Nesta altura já se viam os jacarandás florescidos na 2ª foto em 1ºplano !
      :)))

      Beijinhos, Adélia ! :))

      Eliminar
  20. O que nós andámos para Sul!!
    Do arco de velha!! :))
    Resposta via mail
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era uma Vila velhinha, Pedro e o arco ainda mais velho ! :)))
      Não é assim tanto a sul ! ... Ainda mais a sul estão os Arábes, os africanos e a Antártida !

      Abraço !

      Eliminar
    2. Cum carago se isso já num é Marrocos!!! :)))
      Aquele abraço

      Eliminar
    3. eheheh ... É verdade Pedro ! Como sabe, não sendo Marrocos tem muito a ver com árabes !!! rsrsrs ... muito mais que cum o Puorto, carago ! :))

      Abraço !

      Eliminar
  21. O anónimo que se esqueceu de assinar sou eu! :)
    Este arco pertence a um belo edifício que se encontra frente à marina de Faro!
    O resto vais dizer tu...

    Abraço

    LM

    ResponderEliminar
  22. Olá Rui
    Por causa de ti, não há igreja, praça ou jardim que eu não conheça em Portugal rsrsrrs...agora descobrir este enigma estou longe de o conseguir, mas vou tentando.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rsrsrs... Vocês, em quantidade e eu em qualidade !
      Sabes que em cada post aprendo muito com alguns links que me mandam ? ...
      Já reduzi Portugal a um quarto ( sul ocidente) ! :)


      Beijinhos !

      Eliminar
  23. Canudo...já todos descobriram, menos eu! Onde raio fica essa Vila que tem uma praça com jacarandás e uma porta com um arco ainda mais velho do que a velhinha Vila??

    Vou fazer uma última tentativa e depois desisto, ninguém dá indicações e tu muito menos. Parece que já estás contente com os acertos e eu aqui a queimar os miolos?

    Bom...será essa Praça em Lagos e a Porta de S. Roque? Claro que não, né?!?!
    Deve ser muito mais fácil, eu é que complico tudo!

    Lá vou ficar à espera...:))

    Beijos despaciençados!!

    Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quase todos, Janita ! ... o que prova que não é assim tão difícil !... ou então já foram dadas, nos comentários, dicas suficientes ! rsrs
      Era uma Vila quando "aquilo" foi construído e tem a ver com árabes ! Havia uma muralha ! ... e no interior deste pequeno túnel, nesta porta, ou arco, há outra porta muito importante !
      Ainda não te cheira a nada ? ... rsrsrs
      Ora vê lá melhor ! ... Com um bocadinho mais de paciência ! rsrs ... e aí em casa, não tens quem te ajude ?
      Não há lagos, mas há mar por muito perto. E não é S. Roque naquela "Vila" !

      Beijinhos pacientes ! :))
      .

      Eliminar
    2. Ai, Rui!! Com essa pergunta a respeito da ajuda no trabalho de casa, acabaste-me com o resto da pachorra!!
      Parece impossível! Só se perguntar ao gato...

      Olha, vou aguardar que isto também já deve estar a acabar!!

      Beijinhos! :))

      Janita

      Eliminar
    3. rsrsrs ... Eu não me referia bem ao "trabalho de casa", mas sim à ajuda ao desafio ! ... Ah ! ... pois é !... Com o gato não chegas lá ! ... aAnda se tivesses um cão !? ... eheheh
      Desculpa o eheheh ..., mas depois vais compreender !

      Beijinhos ! :)))

      Eliminar
  24. Ruiamigo

    Será Estremoz? Ou Freixo de Espada à Cinta? Ou Damão Praça? Tira-me desta ansiedade, não me fo... faças morrer de indecizês

    Bjs da Kel e abç do

    Pernoca Marota

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rsrs ... Que longe Henrique ! ... Olha que sem trabalho não consegues chegar lá ! ... mas podes chegar lá com a ajuda de qualquer meio de transporte ! ... Ou de carro, ou de barco ou até de avião ! ... e se depois usares um GPS, vais até mesmo aquele arco ! :))))

      Beijinhos à Kel (meus e da Lena) ! Para ti não ! eheh Vai só um abraço ! :)))

      Eliminar
  25. Portas da cidade de Faro ?
    Acertei ? :)

    Um beijinho amigo Rui

    ResponderEliminar
  26. Fê blue bird

    :))) ... Boa ! ... Embora não tenhas respondido directamente à pergunta eu vou considerar certo, porque é essa a localidade ! :))
    "Aquilo" tem um nome específico e muita história, mas considero certo ! :))

    beijo !
    :))

    ResponderEliminar
  27. Todos

    Libertarei os comentários mais logo, por volta das 23:00 h., para os que palpitaram e não conseguiram descobrir a localização desta porta / arco, bem como para aqueles que não conhecendo e não conseguindo ficar a conhecer por pesquisa, ficarem a saber !

    Abraço !

    ResponderEliminar
  28. Oi Rui
    Nao sei se cheguei a tempo porque o fuso horário pode me enganar e li que voce já vai revelar- mas penso ser o Arco da Vila na Sé,
    Achei com essa descrição_ "O arco marca a entrada da Vila-a-Dentro, núcleo histórico da cidade, e é um dos ex-libris de Faro.
    Vou continuar lendo a respeito mas quero enviar logo pra ver se está correto,
    um abraço grande

    ResponderEliminar
  29. ... complementando Rui :
    "É único arco em ferradura no seu local de origem em todo o Algarve.
    Esta entrada na cidade muçulmana de Santa Maria, muito frequentemente designada Porta Árabe, servia de acesso para quem vinha por mar e talvez tivesse uma ponte levadiça, sobre o braço de sapal que a ligava a terra firme.
    Há uma lenda associada à mesma em que refere a existência de uma imagem da Virgem, nas muralhas, que os árabes deitaram ao mar; a partir de então a terra e o mar deixaram de produzir. Os árabes voltaram a colocar a imagem no seu local e a terra voltou a dar fruto e o mar peixe em abundância."
    Acho que com isso mato a charada , hehehehe
    e fico contente !!
    Quase perco essa porque me distrai sem olhar sua 'Fonte' por uns diazinhos.... rs
    meu abraço

    ResponderEliminar
  30. LIS

    Perfeitíssimo ! ... Uma explicação muito pormenorizada ! :)) ... Ficaste a saber
    muita coisa histórica sobre aquela Porta e relacionada com os árabes !
    Sabes que quando da independência de Portugal em 1143 as nossas fronteiras estavam longe de ser as actuais ! Quase metade do Portugal actual era ocupado pelos árabes !

    Muito bem, Lis ! Parabéns mais uma vez pela aplicação ! :)))

    ResponderEliminar
  31. Todos

    Comentários retidos por moderação, libertados às 23:00 h.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já estás atrasado 12 minutos!

      Estou esperando...

      Janita

      Eliminar
    2. (?????) ... Qual atraso, Janita ? ... (???)

      Às 23.00 h. em ponto, conforme podes ver no meu comentário acima, a essa hora (em ponto) os comentários foram libertados !!! ... O que se passa com o teu computador ? ... rsrsrs

      Eliminar
  32. Olá, estimado Rui!

    Como está, ou melhor como estão (refiro-me à Lena, sua mulher)?
    Li a sua publicação, mais um desafio cultural, k põe aos seus amigos, todos entusiasmados e participativos.

    Claro, e como é já habitual, eu não faço a mínima ideia do k se trata. Que o Rui fala muito dos Árabes, aqui, isso fala, e da permanência deles no sul do país, também (só no reinado, de D. Afonso II foram afastados de vez), mas mesmo assim não chego lá.

    Fiquei, como sempre, muito sensibilizada e agradada pela sua visita (sei k já tinha passado por lá, aliás como refere no seu comentário) e pelas suas palavras, às quais não sei responder, ou melhor, só tenho uma: OBRIGADA!

    Não sofro de falsa modéstia, e sei k tenho uma forma diferente, talvez peculiar de escrever, e isso agrada, em geral, embora algumas pessoas do sexo feminino, já tenham deixado escrito, em comentário, k aquele tipo de poesia/prosa poética não lhes agrada e k não apreciam a mesma, portanto não aparecerão (estão no seu direito. Ora essa), ou k são um pouco púdicas para ler e comentar aquilo k escrevo. Como vê, querido Rui, os gostos são e devem ser diversificados.

    Desejo-lhe um bom resto de semana, e mais uma vez MUITO OBRIGADA!

    Beijos para o Rui e para a Lena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Céu !  … Por aqui, tudo bem ! )
      Quanto ao meu post, dentro do habitual ! ) … O blog é isto, assim como o teu é aquilo !
      Claro que é impossível agradar a todos e daí a vantagem de cada um ter o seu estilo próprio ! Assim, temos muitas possibilidades de escolha, de acordo com os ditos gostos diversificados !
      Claro que faço sempre por ler todos os teus posts, embora várias vezes não comente, porque seriam forçosamente comentários muito repetitivos, dada a constância da belíssima qualidade dos textos/poemas, ou como referes, prosa poética ! :)

      Obrigado e igualmente um bom resto de semana !

      Beijinhos nossos ! 

      Eliminar
  33. ohhhhhhhhhhhh, então Faro é Vila? Uma Cidade que até tem aeroporto e tudo?

    Não sei que palavras usaram para descobrir já que na imagens não encontrei rasto. Pensei que a LM tivesse dito que ia pôr a foto de molho +or isso pensei em Lagos, agora fui ver e afinal ela disse é que a ia pôr a marinar...uma bela pista desperdiçada.

    Antes ias dando umas pistas, agora deixas os comentários moderados e não dás assistência à clientela, assim é fado!! :((

    Vou ler os comentários que me interessam...

    Beijocas e sonhos à mistura com pesadelos!

    Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que Faro já foi Vila e já teve muitos outros nomes, conforme informam os textos que conduziram aos acertos dos 10 acertantes !
      Se leres todos os comentários, ou a próxima reedição, verás que assim foi ! :)) ... A origem (origem) deste Arco ou Porta, ou da outra Porta no interior do pequeno túnel é antiquíssima !
      Este foi um dos posts em que eu próprio mais "aprendi", graças à pesquisa !
      Como dizes, falou-se muito em Arco, em Porta, em Vila, ...
      Bastaria teres escrito no Google Arco da Vila para teres muita informação e atrás dessa muitíssima outra ! :)))

      ... e como podes constatar as dicas foram as mesmas para todos e mais que suficientes !

      Beijocas e uma noite bem dormida com bons sonhos ! :))
      ... e se eu tiver pesadelos, estás "à perna" comigo ! :( ... rsrs

      Eliminar
  34. Caro Padrinho Mor Rui Espírito Santo.
    Sei que teus patrícios não são afeitos a meter a colher na conversa de outrem, mas não resisti, porque fiquei com a impressão que a aplicada/aluna Janita não lê os apontamentos que tu deixas na lousa auxiliar, com palavras chaves preciosas, bem como de alguns aplicados/alunos que podem levar a encontrar sítios da aula/desafio.
    Cito, como exemplo, a aula/desafio anterior, porque graças a palavra chave: "real", que minha querida madrinha e parceira de ofício bracarense, a encantadora e aplicada/aluna Maria Araújo, escreveu num comentário e "voilá" lembrei do nosso saudoso memorável "Encontro de Amigos Bloguistas" em Monte Real, que está jurisdicionado a Leiria.
    Estou cada vez mais a aprender na nossa querida Escolinha do Professor Rui da Bica, que instiga seus alunos a descobrirem os encantos do reino distante além-mar.
    Caloroso abraço. Saudações aprendizes.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ) … A Janita não subscreve os comentários e deixa passar muitas dicas. ) … Depois diz que eu não ajudo ! rsrs
      Esta era tão fácil de pesquisar que a grande maioria chegou lá bem depressa ! ) … Tu, em 10 minutos, só com as dicas do texto ! rsrs
      Às vezes basta uma simples palavra, outras vezes apenas duas ! … mas tem que se fazer por isso !
      Neste post aprendi muito ! Mais no post do que quando lá estive a fotografar !

      Abraço !

      Eliminar
  35. Oi Rui
    Sabe como cheguei ao resultado dessa vez? pela Imagem que recorri ao google ,tive sorte e ela veio direitinho facilitando a busca por outras informações.Sempre tento primeiro pela Imagem e dessa vez fui feliz.
    Coloquei 'arcos com porta numa praça em Portugal' kkk e aí ela veio rs
    Quando nada acontece aí busco as dicas e leitura dos textos com bastante atenção e geralmente chego ao acerto.
    Obrigada e boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É assim mesmo que se deve fazer, Lis ! Primeiro as imagens e uma ou duas palavrinhas a ajudar a pesquisa. Só depois passar aos textos a partir de uma das fotos encontradas !
      Tu tens sido surpreendente ! Como sendo de trão longe consegues muito mais que os de cá ! )
      Estás de Parabéns ! )

      Eliminar
    2. Ainda que mal pareça dizê-lo...o que tem a ver ser de longe ou perto se não conhecermos o local, ó Rui??
      A pesquisa é feita do mesmo modo, estejamos nós à beira ou na Cochinchina!...
      Saída infeliz a tua Rui, essa comparação dos de longe com os de perto!
      Se estivesse aqui a nossa Deusa já te estava a dar nas orelhas e tu fiavas mais fino...a mim não me respeitas é o que é!

      Janita

      Eliminar
    3. Ahahah… Tens e não, razão ! :) … A pesquisa é de facto igual, mas já quanto a entender as localizações e certas particularidades dos conteúdos das dicas pode não ser tão entendível por quem não conhece Portugal !

      Olha que “não se deve invocar o santo nome de Deus em vão” ! rsrs … Logo, das Deusas, também não ! eheh … mas se calhar, até foi bom a nossa Deusa não aparecer ! Olha se Ela me “dava nas orelhas” ?!| … rsrs … Não lhe vás fazer queixa ! rsrs

      Olha sabes que mais ?... Mesmo desejando-me pesadelos (sua malvada !), toma lá uma grande beijoca para não seres tão “refilona” ! :))

      Eliminar

    4. Isso da "Deusa" é comigo?? :D

      Não estou é a entender porque teria motivos para "dar nas orelhas" ao nosso anfitrião uma vez que subscrevo tudo o que ele disse em relação à Lis.
      Para fazer pesquisa de fotos com palavras chave é preciso, para além de um pouco de sorte, utilizar a "bagagem" que temos e sendo os desafios sempre relacionados com locais do nosso país, obviamente que ser de cá ou ser de longe pode fazer de facto diferença.

      Beijinhos Janita
      (^^)

      Eliminar
    5. :))))))))))) .... Afinal as Deusas estão comigo ! rsrs... Desta vez, "safei" as minhas orelhinhas !

      Obrigado, minha Deusa ! eheheh

      Eliminar
  36. Parabéns à Lis que não precisou de cão! :)

    LM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah... Eu dei essa dica à Janita, mas ela levou-a para o gato !
      Ora o cão é que tem faro ! ... rsrsrs... ainda andou à volta do teu "marinar", mas não chegou ! :)))
      A Lis apanhou-lhe o leito e a técnica e agora é sempre a acertar ! :)))

      Abraço, LM ! :))
      .

      Eliminar
    2. Vinha eu cá dizer precisamente isso e os dois já se anteciparam!!!

      Não faz mal...digo à mesma:- Ó menino Rui com que então se eu tivesse um cão o faro dele levar-me-ia até FARO?...

      Vê lá bem se com essa gracinha não te caiu nenhum dentinho!


      O Sô Dona LM nem toda a gente tem tempo disponível para estar a pensar nestas charadas e descodificar as pistas. Saiba que ainda não me reformei e a minha vida não é só isto::::))

      Beijinhos para todos os vencedores e para este desalmado anfitrião, que andou a gozar com a minha face!!

      :*-*

      Janita

      Eliminar
    3. Ah! … Sobre o cão !!! … É que eu, sobre as dicas, tinha-te perguntado :
      “Ainda não te cheira a nada ? ... rsrsrs... e aí em casa, não tens quem te ajude ?” ...(a cheirar).
      E tu disseste : “Só se perguntar ao gato... se eu tivesse um cão o faro dele levar-me-ia até FARO?...
      Sabes que os cães têm faro (cheiro) e Faro era o local ! eheheheh

      … e claro que tens razão quanto à tua (in)disponibilidade ! Ainda és uma jovem trabalhadora (sortuda pela idade) ! ... a mim, já não me "deixam" ! :))

      Eliminar
  37. Como eu gosto dos enigmas do nosso amigo Rui, querida Janita! :)
    Para a próxima, se eu aparecer com algum relambório, faz favor de seguir a pista!

    Abraço

    LM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, LM ! ...
      Há quem goste e quem não goste ! :))
      Para uns poderá ser um entretimento, enquanto que para outros "uma seca" ! :)))

      Eliminar
  38. kkkkkkk como isso as vezes acaba numa prosa interessante !!
    estou rindo,Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ))) … É verdade, Lis, mas não confundamos ! …
      Uma prosa muito saudável !!! … Eu adoro esta Janita e sei que o inverso também é verdadeiro !
      Uma grande Amizade e ela gosta de “pegar” comigo e eu com ela ! :)))
      ... Estas "aparentes resmungadelas" são apenas "a brincar" ! :)))

      Beijinho, querida Lis ! :))

      Eliminar
  39. Cara patrícia e aplicada/aluna lis.
    Tenho grande gozo em ser aluno da Escolinha do Professor Rui da Bica, porque cada vez mais me encanto com o reino distante além-mar.
    Depois das minhas aposentadorias não me sinto um desocupado, porque tenho aproveitado intensamente minhas horas, que durante 43 anos foram dedicados ao labor.
    Acho que nosso querido mestre, meu sapiente Padrinho Mor Rui Espírito Santo nos possibilita uma atividade altamente pedagógica, bem como nos fortalece para que o nefasto "alemãozinho" não nos pegue com suas pegajosas garras do esquecimento.
    Você não imagina o deleite inefável que foi quando, na companhia do meu Padrinho Mor e do meu dileto amigo Roberto Nunes Vieira, dar de cara com edificações das aulas/desafios propostos pelo nosso pertinaz Mestre, como por exemplo, foi emocionante num dia que almoçamos num requintado restaurante do Porto me deparar com uma Igreja das aulas/desafios.
    Espero que no próximo Encontro de Amigos Bloguistas, previsto ainda para este ano, no reino, você possa também ir.
    Caloroso abraço. Saudações patrícias.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

    PS - Sugiro que leia um artigo que gentilmente o Rodrigo, me enviou da lavra de um patrício dele, que publiquei na minha página do facebook, que traz à bailas este nefasto (des) acordo ortográfico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora este comentário seja dirigido à LIS, e sobre a “ocupação do tempo dito social” e não de trabalho efectivo, é curioso que ainda há uma hora ouvi um programa na TV (médicos da especialidade) a afirmar-se que era extremamente útil a manutenção de uma “participação social” o mais intensa possível, para manutenção da saúde mental (afastar o “alemão”) e prolongamento das boas condições de saúde em geral e de tempo de vida !!! No meu caso, embora com mais 5 anos de idade, posso garantir que me sinto mentalmente mais jovem e mais feliz que antes de ter o blog !!!
      Está garantido que o trabalho com stress, esgota, envelhece mental e fisicamente, enquanto que esta manutenção de uma boa e sã relação entre amigos que se socializam, mesmo com algum (ou até muito) trabalho intelectual ou simplesmente de lazer, como aqui no blogosfera, nos torna mais jovens ! Uma boa e regular ocupação dos tempos livres é o melhor caminho para a manutenção de uma vida saudável, mais feliz e mais duradoura ! … Portanto, creio ser extremamente benéfico este tipo de “trabalho” sugerido pelas pesquisas neste tipo de desafios ! :) ... BOA !!! rsrs

      Eliminar
  40. Aquele abraço, votos de bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) ... Grande abraço, Pedro !!! :)) ... e bfds

      Eliminar

  41. Cheguei tarde para o desafio... mas cheguei muito a tempo para aprender mais umas coisas sobre Faro.
    Esta eu acertaria pois reconheci o famoso campanário com o ninho de cegonha lá no alto.

    Beijinhos altaneiros
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu, nunca chegas tarde ! :)) ... é sempre bom "ver-te" aqui, ou mesmo na blogosfera. És sempre uma óptima companhia e quando não apareces sente-se a tua falta !

      Beijinhos, querida amiga ! ... e bfds !

      Eliminar
  42. Gostei de saber e de ver. Obrigada pelas informações - gosto destas curiosidades históricas.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço a visita, Graça ! ... Talvez compense o não gostares de "desafios" (enigmas) ! rsrs
      Obrigado !

      Beijinhos e uma boa semana !
      :)

      Eliminar