22/06/2015

DIA D - HORA H


Esperemos que tudo "acabe bem" (para já) e que agrade a "gregos e a troianos" !
Creio que, no fundo, é o que todos pretendem !


Segundo as últimas informações (neste momento  11:30 de 22/6/15) :

Governo grego vai aceitar mais cortes (exigido 2,5% do PIB e cedido 2,0% do PIB), mas pede alívio de dívida.

Em cima da mesa está uma proposta para eliminar as reformas antecipadas a partir de 1 de janeiro de 2016 (os gregos pretendiam 1/1/17) e uma nova taxa (imposto) sobre empresas e particulares.

Na área fiscal, Atenas aceita uma taxa sobre empresas com um lucro anual superior a 500 mil euros e uma “taxa de solidariedade” sobre rendimentos individuais acima dos 30 mil euros por ano (cerca de 2000 €/mês), até aqui inexistente.

No IVA, os credores querem reduzir a dois níveis, contra os atuais três (que Portugal também tem), mas os gregos podem admitir, contudo, passar alguns alimentos e hotéis para a taxa de IVA mais elevada, como aconteceu com Portugal e manter na taxa mais baixa apenas artigos prioritários (saúde e ensino).

Atenas poderá estar disponível para ir mais longe nas medidas de ajustamento orçamental, designadamente ao nível das taxas de IVA e das pensões mais altas.

Tudo indica que a nova proposta irá representar a ultrapassagem das “linhas vermelhas” desenhadas por Tsipras e Varoufakis.

Mais do que um eventual default (bancarrota), ainda que temporário, no imediato a grande preocupação é a resistência do setor bancário, face à crescente hemorragia de depósitos que terá atingido cinco mil milhões de euros só na semana passada, com receios da saída do euro.

A reunião começou às 12h30 (11h30 em Lisboa).

Actualização  às 14:20 de 22/6/15
(Terminou a reunião do Eurogrupo) :



  • Dijsselbloem: Passo positivo, cria condições para chegar a um acordo ainda esta semana
  • Eurogrupo vai voltar a reunir-se esta semana para discutir propostas gregas
  • Acabou a reunião do Eurogrupo
  • Plano grego abre margem a grandes cedências nas pensões
  • Banco central da Áustria: BCE terá de rever novamente na terça-feira liquidez que o Banco da Grécia pode emprestar à banca grega
  • Irlanda já espera novo Eurogrupo na quinta-feira
  • Finlândia: Não há propostas nova para a Grécia
  • Finlândia faz pressão: Quer garantias do Governo grego e não aceita dar mais dinheiro
  • Jean-Claude Juncker: "Não sei se vamos chegar a acordo hoje"


  • Actualização às 18:30 22/6/15

    As propostas gregas foram bem recebidas mas ainda não há conclusões, a troika começa imediatamente a trabalhar com Atenas, mas acredita que estas podem ser a base para um acordo.
    . Há 2 horas  - Os detalhes ainda são escassos, mas começam a ser conhecidos alguns contornos da proposta grega que tem sido bem recebida pelos credores. Cedências nas pensões elogiadas.

    Actualização às 22:15  22/6/15

    22/6, 17:46 Hollande: Propostas gregas melhoraram, mas ainda não chegam
    22/6, 17:24 Donald Tusk: "Primeiras propostas sérias em muitas semanas"
    22/6, 17:08 Parlamento alemão só vota um acordo com a Grécia, depois de este ser aprovado no Parlamento de Atenas
    22/6, 16:19 Comissão Europeia: Programa grego poderá precisar de nova extensão
    .....................

    Há 5m 22:10 Angela Merkel e o Eurogrupo terão exigido que a Grécia aprove no seu Parlamento as propostas que incluiu no acordo. E que o faça até 30 de junho, dia em que o Programa de Resgate termina.

    Há 15 m 22:00 E já há notícias: o governo grego terá aceitado o acordo de princípio para estender o seu Programa de Resgate, que termina já a 30 de junho.

    A lista das medidas que já se conhecem (22:15 de 22/6/15)

    IVA
    Reforma do IVA: 680 milhões de euros de receita este ano, 1360 milhões de euros em 2016.

    PENSÕES
    Restrições às reformas antecipadas: 60 milhões de euros de poupanças este ano, sobe para 300 milhões de euros em 2016.
    Aumento das contribuições em 3,9%: receita adicional de 350 milhões de euros este ano, sobe para 800 milhões de euros em 2016.
    Aumento das contribuições para saúde dos pensionistas de 4% para 5%: 135 milhões de euros este ano, sobe para 270 milhões de euros em 2016.
    Aumento das contribuições para saúde dos pensionistas de 0% para 5% (suplementar): 120 milhões para euros este ano, sobe para 250 milhões de euros.

    IRS e IRC
    Imposto especial de 12% sobre os lucros das empresas acima de 500 mil euros: 945 milhões de euros este ano, 405 milhões de euros no próximo ano.
    Aumento da taxa de IRC de 26% para 29%: 410 milhões de euros de receita adicional mas apenas em 2016.
    Aumento das taxas de solidariedade em IRS (para os escalões mais altos): 220 milhões de euros de receita adicional este ano, 250 milhões de euros em 2016.

    OUTRAS MEDIDAS
    Cortes na despesa militar: 200 milhões de euros de poupanças apenas em 2016.
    Taxa sobre a publicidade audiovisual: 100 milhões de euros de receita adicional este ano, e mais 100 milhões de euros em 2016.
    Aumento dos impostos sobre o luxo, inclui iates privados: 47 milhões de receita adicional este ano, e mais 47 milhões de euros no próximo ano.


    NOTAS :

    François Hollande e Angela Merkel são quem mais incentivos tem para resolver a questão grega ‘a bem’ (e quem mais razões tem para tentar evitar a todo uma custo um perdão parcial como pedido por Atenas):
    Em cerca de 245 mil milhões de euros de empréstimos internacionais, a exposição da Alemanha e da França é de cerca de 160 mil milhões de euros, cabendo o restante 
    ( 180 mil milhões de euros) aos restantes 16 países da UE do Euro (9 estão na UE, mas não no euro).

    Realizou-se hoje à tarde uma enorme manifestação popular às portas do Parlamento (Syntagma) apelando para a não saída do euro e aceitação de medidas de austeridade.


    .

    39 comentários :

    1. Este é o ponto no qual a Europa e o FMI estão atualmente em disputa com a Grécia. Ninguém sabe o resultado.
      Associações de credores rancorosos, que defendem zelosamente os seus poderes, não fazem bem a nenhum dos países envolvidos como, por exemplo, Portugal.

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Neste momento já é muito previsível que, pelo menos, a Grécia permaneça no Euro (cerca de 80% dos gregos preferem isso a não aceitar austeridade) !!! ... A "austeridade resultante da saída do euro, seria muitíssimo maior ! ...

        Eliminar

    2. Olhando bem para o cartoon, verifico que Clay Bennet foi muito generoso para com Portugal... pelo menos não nos colocou de rabo para o ar como a Espanha, França, Áustria... hehehehe

      Beijinhos e boa semana
      (^^)

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. ahahah ... Sempre muito boa observadora, Afrodite !!! ehehehe
        ... e um comentário "muito saudável" (sem que isso de "saudável" tenha a ver com "rabos no ar" !) rsrsrsrs

        Esperemos que tudo corra bem para todos, que isso é que é importante !

        Um Beijo e uma boa semana !
        :)

        Eliminar
      2. Não entendo nada desta politica que tudo nos tirou e que nada nos oferece. Parece que até desejo que a Grécia saia da CEE e que a seguir saiam os outros.
        Continuo a perguntar-me:
        - Afinal o que é que a CEE nos deu???
        Sem querer ser mal educado ou injusto atirou-nos para as mãos de ladrões,vigaristas, vendedores de banha de cobra e de mafiosos...

        Eliminar
      3. O meu pai dizia :
        "Meu filho: não é preciso ter dinheiro. O importante é ter-mos possibilidade de aceder ao crédito, para quando ele for preciso, mas para isso temos que ser sempre cumpridores, senão não temos quem nos empreste" !

        Ora acontece que na UE de 28 países, todos são contribuidores e beneficiarios ! Cada um paga o correspondente à sua dimensão e cada um é recebedor, inversamente proporcional ao seu produto interno ! Ou seja : enquanto que a Alemanha e a França, por ex., são vincadamente "pagadores", nós e a Grécia, por ex, somos notoriamente "recebedores", ou seja recebemos muito mais que o que pagamos !
        Por isso somos (neste momento) credores da Grécia em cerca de 1,2 milhões de euros, credores de muitos outros , mas também temos dívidas para com outros ! Digamos que há uma conta corrente de "deve e haver" com a Europa !

        É preciso termos presente, que desde os anos 80, recebemos da Europa, muitíssimo mais que o que pagamos ! Ao que recebemos a mais, chama-se empréstimos a "fundo perdido".
        Por ex.: Pedimos 100 para fazer uma auto estrada, mas só teremos que pagar 70, por ex., (30 são dados), mas esses 70 temos que pagar "à Europa, a todos os 27" !) ... e o que é preciso é ser cumpridor para ter acesso a mais créditos !

        O que nos aconteceu foi que pedimos muito mais do que as nossas possibilidades normais de cumprir os "pagamentos" , como se a "fundo perdido" fossem 70 em vez de 30 !!! ... Chegou uma altura em que não tínhamos mesmo hipótese de cumprir e tivemos que estabelecer "um acordo" especial, para fazer face aos nossos compromissos ! ... É isto que aconteceu em muito maior escala que a nós, na Grécia !

        Quando o Luis diz que a Europa nada nos ofereceu, temos que ter memória, para ver o que era Portugal nos anos 80 e o que é hoje !!!
        Quando eu ia ao Algarve, por ex., tinha que dormir a meio do caminho ! Hoje, Trás os Montes e o Alentejo, estão incomparavelmente mais desenvolvidos na sua agricultura com as ajudas comunitárias e os projectos de apoio ! As nossa indústrias tiveram um crescimento enorme e eficaz ! ... A nossa saúde, apesar de tudo está incomparavelmente melhor ! A frequência do ensino superior subiu e de que maneira !, ... e etc., etc. e tudo isso por estarmos na UE e no Euro !!!

        Abraço, Luis ! :))

        Eliminar
    3. Caro Padrinho Mor Rui Espírito Santo, peço-te a bênção.
      Estamos na mesma máquina flutuante prestes a ir a pique.
      Tu não imaginas como estamos muito angustiados, exasperados e a sentir na pele as duríssimas medidas econômicas, que nos foram impostas pela nefasta, mentirosa e detestável Presidente da República Federativa do Brasil, a "Grande Chefa Toura Sentada", com diz o nobilíssimo humorista José Simão. Fico exasperado quando ela obriga seus lacaios a chamá-la de "presidenta". A "gerenta incompetenta" cometeu estelionato eleitoral, porque tudo o que dizia na campanha eleitoral que não faria, que era programa de governo dos demais candidatos, nem bem assumiu o 2º mandato começou a implantar aquilo que disse que jamais faria. Quero que a "incompetenta" vá para os "Quintos dos Infernos".
      Caloroso abraço. Saudações exasperadas.
      Até breve...
      João Paulo de Oliveira
      Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo.

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. eheh... Nós tivemos ocasião de trocar impressões acerca disso !
        Disseste-me que no Brasil o salário mínimo é o equivalente a cerca de 200 €, enquanto que cá é de cerca de 500 ! Ao pagares aqui algumas contas disseste que no Brasil seria o dobro !
        Logo, vocês estão bem pior que nós ! eheheh
        Alem disso, as desigualdades sociais são bem mais acentuadas que por aqui !
        Essa srª Presidenta saiu-vos uma grande "vigarista" a ter em conta as grandes escandaleiras que têm vindo ao de cima !

        Abraço !

        Eliminar
    4. Respostas
      1. :)) ... Verdade, Graça, ... para todos os lados ! ... Devedores e credores !!! .... e até mesmo para os que não são uma coisa nem outra ! :(

        ... mas parece estar-se a chegar a bom porto ! (?).... Veremos em poucos dias !

        Eliminar
    5. Bastou uns dias sem poder vir aqui e já vi que perdi mais uns desafios e falando em desafios este de que falas é mais um daqueles bicudos que a Grécia e a UE têm em mãos.
      Pegando na observação que a nossa amiga Afrodite fez sobre a figura, e Portugal está de mão estendida como que a dizer: Alto e pára o baile :)

      Boa semana
      Beijinhos

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Como dizes, Manu, este é que é um verdadeiro desafio ! eheh ... Antes fossem todos iguais aos meus outros em que nos divertimos ! rsrs

        ahah ... Alto e pára o baile, ... vê lá contra quem vais atirar essa geringonça ! eheheh

        Beijo e uma boa semana !
        :))

        Eliminar
    6. Caro Padrinho Mor.
      Conforme te disse nos palpitantes colóquios que mantivemos na visita de médico que fiz ao reino distante além-mar, onde foi recebido como um se fosse um filho pródigo a voltar à casa paterna, sem de modo algum ter como escopo ofendê-los, a impressão que tive é que teus patrícios reclamam de "barriga cheia".
      Sei que jamais meu Padrinho Mor faria o que a seguir direi, mas por mais que tu tentasses "dourar a pílula", seria impossível esconder a desigualdade social, que é uma nefasta chaga que temos por conta do odioso regime escravocrata ((((((((1530-1888((((((..., que enriqueceu muitos dos teus e dos meus patrícios. Quando visitamos a escola em Gondomar, da minha querida Madrinha e parceira de ofício, Nina, pude constatar que parecia uma escola privada e não pública. Quando fui ao banheiro, digo, casa de banho, parecia que estava numa das casas de banho do meu apartamento. Quando tu saístes da rodovia principal e adentrou numa rodovia secundária com destino a Braga e Guimarães não vi edificações precárias, bem como rodovias esburacadas. O que vi foram pequenos acidentes devido as condições climáticas sob a égide da chuva.
      Como meus patrícios são considerados, no reino, atrevidos e, pior ainda, com outros adjetivos depreciativos, tomo a liberdade de sugerir: que tal tirar "o bode da sala".
      Claro que não sou parvo, como dizem no reino, em não reconhecer a gravíssima crise econômica que os assola, bem como o inaceitável fator previdenciário que deixa os desvalidos aposentados com proventos não condizentes com o padrão de vida que tinham, quando estavam na ativa, que também a vigarista, como bem tu definistes a (para nossa desgraça) presidenta", isto mesmo como letra minúscula, nos impôs.
      Creio que estas minhas considerações atenuem o sentimento de menos valia, de modo descabida, que são como fel para os teus patrícios.
      Caloroso abraço. Saudações lusófilas.
      Até breve...
      João Paulo de Oliveira
      Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo.

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Caro Professor
        “a impressão que tive é que teus patrícios reclamam de "barriga cheia".”

        É muito relativo !
        O que se passa é que fomos iludidos por governos anteriores, que nos deram uma falsa ilusão de bem estar e nos fizeram crer que éramos dos países da Europa em melhores condições económicas / financeiras, para assim se justificarem tantas e tantas obras de “investimentos loucos”, que rendiam lucros chorudos a muitos 8 e muitos por baixo da mesa) e note-se que ainda ficaram (na carteira) por fazer um novo aeroporto eo TGV (comboios de alta velocidade).
        Criou-se a ilusão de que os dinheiros europeus “não eram para se pagar”, mas sim “ir pagando”, o que conduziu à enormíssima crise de 2011 (à porta da bancarrota) !
        Ora nessa altura aconteceu-nos o “acerto de contas” com a Europa e disso temos vivido “apertadinhos” até aos dias de hoje e não só !
        … e se se pensar que poderemos voltar aos níveis de ilusório bem estar anterior, estaremos a ser profundamente enganados ! O próximo governo, seja ele qual for, vai ter que prosseguir nos mesmos “cortes” se não quisermos regredir a 2011 . A prioridade é a competitividade para as exportações e a captação de investimento estrangeiro para criação de novos empregos !
        Apesar de tudo isto e voltando à tua frase inicial, ainda somos dos cerca de 30 países em melhores condições, dos cerca de 200, do mundo, o que quer dizer que há 85% deles bem piores que nós ! Claro que, afirmar isto é para muitos, por desconhecimento, uma barbaridade !
        Por acaso, eu só conheço trinta e tal, mas já deu para fazer uma ideia (quanto ao bastante melhor, mas também quanto ao muito pior) !! rsrs

        Abraço !

        Eliminar

    7. Estive a ver (só gora e de uma assentada) todas as tuas actualizações.
      Esmeraste-te!! Muito bom!!

      (^^)

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. eheheh ... Aqui não se brinca em serviço, Afrodite ! rsrs
        ... O assunto é muito sério !
        É pena que a maioria não se dê ao trabalho de ler tudo e eu até compreendo, mas seria bom, para se entender a fundo o que se passou, tem passado e se está a passar hoje mesmo! :(
        Fala-se muito sem se ter um conhecimento aprofundado das coisas , do género ler os títulos e os textos na diagonal !

        Beijo e até amanhã ! :))

        Eliminar
      2. O assunto é muito sério e não só para a Grécia.

        CONCORDO, quando escreves que é pena que a maioria não se dê ao trabalho de ler tudo; mas seria bom, para se entender a fundo o que se passou, tem passado e se está a passar hoje mesmo.

        Até eu falo sem ter um conhecimento aprofundado das coisas, apenas olhando para a coragem do governo grego em enfrentar o resto da Europa.

        Uma excelente reportagem, Rui.

        Eliminar
      3. Obrigado pela apreciação, Teresa ! Eu também diria que é um dos “assuntos mais sérios”, para todos, dos últimos 70 anos !
        Não deixa de ser absolutamente “alarmante” deixar a dívida chegar aos 245 mil milhões de euros, quando a nossa rondou os 70 mil milhões ! (???) … e por detrás disso, não há muita inocência ! Há muita, muita irresponsabilidade de muitos que se limitaram a “deixar correr” !
        Eu creio que se vai chegar a um acordo até ao fim da semana, mas ainda vai haver um grande obstáculo ! A nossa amiga Angie é muito astuta e experiente nestas coisas e só assinará um acordo após o Parlamento grego o aprovar ! Ela sabe do que “a casa gasta” !!!
        Para já nova reunião do Eurogrupo amanhã e resta muito pouco tempo para a deadline !!!
        Tem que ser tudo contra-relógio !

        Um Beijo, Té !
        :)

        Eliminar
    8. Longas negociações, avanços e recuos, bluff dos dois lados.
      Parece que estão a negociar na Ásia.
      E vão acabar, como já tinha previsto antes, com um acordo baseado no menor denominador comum.
      Aquele abraço, votos de boa semana

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Parece-me que agora, as coisas estão a ser encaradas com mais realidade e menos bluff, negociações intensas e a contra-relógio e com poucos recuos. Mais realismo !

        Há no entanto factos ainda a considerar : Uma coisa é o Governo grego, outra o Parlamento grego e outra o Povo grego !

        O Povo grego manifestou-se ontem na Sintagma a favor da manutenção no euro e a suportar a austeridade ; O Governo, só ontem se rendeu às evidências ; o Parlamento é a grande incógnita porque há muitas divisões e interesses políticos em causa e por isso, a astuta Merkl já disse que s´+o assinará depois do Parlamento grego o fazer !
        Ainda há muitas dúvidas sobre o desfecho ! :(

        Abraço e boas férias no Japão ! :)))
        .

        Eliminar
    9. Ai Rui Rui!!!! Eu a pensar que vinha aqui desligar-me deste e d´outros imbróglios políticos e "levo" logo com a Grécia!!! Se tivesse a tua cabeça "à mão" levavas uma grande "martelada"!
      Bom São João

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. rsrsrs... Deixa lá, Ju, que política, aqui, é só de longe a longe ! :)
        Mas "mateladas"à Porto, venham elas, que até gosto ! :)))

        Beijo e boas "marteladas " ! :))

        Eliminar
    10. E que tal esperarmos para ver o resultado das ditas negociações?

      Bom S.João, com tudo a que tens direito: sardinhas, martelinhos e tudo o resto! :)

      Uma grande beijoca

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. ... Teremos que esperar uns dias, mas "as coisas", mesmo com estas cedências todas, não estão a ser nada fáceis ! Ainda se "vai partir muita pedra" e (quase) tudo ainda está em aberto !

        Este ano o S. João deu para deitar às 2 ! :))) ... ainda estou meio a dormir ! rsrs

        Beijoca !

        Eliminar
    11. Que tudo se acomode do melhor modo,Rui
      Porque na política o que costumamos ver é uma adiamento nas coisas sérias a tal ponto que deixa de ser relevante.
      grande abraço

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. (?) ... Não sei se será bem este caso, Lis ! Muito altos valores (financeiros e sociais) estão em causa e há um prazo limite (de 30 de Junho) que terá que ser cumprido ! ... e está em causa toda a Europa (como União Europeia) ! ... É uma questão em que todos os países têm muito a ganhar ou a perder !

        Grande abraço !
        .

        Eliminar
    12. cantinhodacasa24/6/15 16:29

      Olá.
      Ontem, eram duas da manhã estava a ler este teu post, via telemóvel, mas não deu para responder porque não tenho paciência para aquela escrita inteligente dos ipads, androids, e o caraças, mas quero dizer-te que por aqui ficamos melhor informados do que se ouvirmos na tv (raramente leio jornais).
      Quero dizer-te que a Grécia tem mexido com a Europa e oxalá seja um bom final que agrade a todos.
      E viva a Grécia! (se pudesse voltava a fazer umas férias nas ilhas gregas, que são uma delícia).
      Rui, tenho andado atarefada a dar apoio à minha sobrinha com dois lindos filhos cariocas.
      E vim aqui comentar-te porque vou para pegar no carro e vejo um pneu furado.
      Tive que voltar para casa e ligar-lhe para ela vir buscar-me. Enquanto não vem, li-te.

      Beijinho

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Infelizmente, estou hoje bastante mais céptico que ontem !
        Começo a prever um mau desfecho para a situação, com a saída da Grécia do euro por se ter tornado incomportável para todas as partes a gestão das condições que levariam a um pagamento da monstruosa dívida em causa (nada, nada, que se pareça com Portugal) ! 
        A própria União Europeia (nova ou alterada), poderá também ter que sofrer alterações no seu funcionamento, criando-se um Eurogrupo com elementos permanentes e um Presidente a tempo inteiro, para melhor controlar a situação em cada Estado membro ! Muita coisa vai mudar se a Grécia saír.
        Creio que, aconteça o que acontecer com a Grécia, este governo terá os dias contados, pelas falsas expectativas criadas ! Foi muito fácil ganhar as eleições !
        O povo, esse é que “pagará”, ou dentro ou fora do Euro ! 
        A Grécia e os gregos, têm um ponto de vista de forma de vida e de viver, que não é compatível com cumprimento de normas rígidas, tal como no resto da Europa !

        Beijinhos !

        Eliminar
    13. Amigo Rui, lamento pelo povo grego que está num grande sufoco sem saber bem o seu destino.
      Porque infelizmente quem está na mó de baixo é que mais sofre.
      No entanto admiro a tenacidade do governo grego.

      Um beijinho

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. É verdade, Fê ! Quem está na mó de baixo é quem mais sofre ! … e a situação está a piorar desde há dois dias, depois de uma primeira reunião de “Eurogrupo” muito razoável, como ponto de partida para as negociações posteriores, mais técnicas !

        O grande problema, neste momento, é que devido às falsas expectativas que foram criadas desde Janeiro, a dívida atingiu valores agora incomportáveis para uma resolução razoável da situação, sem uma ainda mais forte austeridade !

        Hoje, os factores de austeridade, serão bem maiores do que seriam anteriormente, o que está a levar ao desespero a quem se vê agora atingido por essas consequências e o partido do governo está completamente dividido e a sentir a falta de apoio nesta 2ª fase de negociações e a tentar recuar e a inviabilizar um acordo.

        Quem tinha dinheiro pô-lo a salvo no estrangeiro, desde essa altura. Cerca de 70 milhões de € que estavam nos bancos, foram retirados, descapitalizando-os, tirando ao estado a possibilidade de receber os respetivos impostos de capitais, impossibilitando o investimento, o desenvolvimento e criando mais desemprego, que hoje está nos cerca de 26% (no geral) mas quase nos 60% o desemprego jovem !
        Claro que esta situação é terrível pela falta de receitas para o estado nos impostos de quem trabalha e inversamente, cada vez mais pedidos de subsídios.
        A situação é insustentável agora e está a entrar-se numa espiral negativa !

        Abraço, Fê

        Eliminar
    14. Todos

      (Ponto da situação a 25/6/15 - 13 h.)

      Situação caricata (?) neste braço de ferro !!!

      A Europa, “paradoxalmente” (?), quer que os gregos (na proposta), baixem os impostos e que isso seja compensado com redução de despesas no sector do Estado, o que Tsypras não quer, !
      Prefere um Estado (público) grande e forte sem cedências ! …

      Menos impostos e mais cortes nas despesas , é o exigido pela Europa !

      Acontece que no sector público (Estado) é onde estão todos os “amigos”, “apoiantes”, “empresas públicas” (tenhamos presente que se trata de um governo de extrema esquerda e "estatal") e por isso propõem uma acentuada subida de impostos das empresas (IRC) , o que põe em causa a criação de novos postos de trabalho e não baixará o desemprego, porque ninguém pretenderá investir nestas condições.

      Nesta situação os “pobres” e os desempregados e todos os "não ligados" ao Estado os mais penalizados, para além de forte penalização dos pensionistas !
      O impasse mantém-se, tudo está ainda em aberto e os prazos a chegarem, no entanto, nestas 24 h. há uma maior esperança de se chegar a um acordo !

      Ficar fora do Euro é extremamente mais penalizador para os gregos e imperdoável pelos eleitores !
      .

      ResponderEliminar
    15. Todos

      Actualização de 27/6 às 19 h.

      Está "O caldo entornado" !

      O Governo grego abandonou as negociações remetendo a aceitação do acordo para um referendo ao povo grego, a 5/7.
      Só que, como não houve acordo, não se sabe sobre qual das opções o povo grego se vai pronunciar : sobre a dos credores, ou sobre a dos gregos.
      Ora, é evidente que terá que ser sobre a primeira, uma vez que os credores não aceitam a segunda e os gregos abandonaram a reunião !
      Acontece é que um "Não" implicará a saída da Grécia do Euro !
      O governo diz que vai fazer campanha pelo NÃO e está a "passar a ideia" que isso não terá nada a ver com a saída ou não do euro, o que é uma falácia !
      Apenas estão a tentar sair airosamente desta situação que teimaram em ir adiando até à última !
      Se assim fosse seria inegável que a opção fosse pelo não !!! ... mas isso não faz qualquer sentido.
      Os menos avisados, poderão assim pensar e votar não e irão ver-se a braços com um grande problema posteriormente !!!
      Se no referendo se votar SIM (acordo com as propostas dos credores), o governo promete aceitar, mas já depois da data limite, será muito duvidosa a verdadeira vontade de empenho na sua concretização , o que deixará os credores de "pé atrás" !

      Para já essa "desistência" implicou que as "conquistas" já alcançadas, de "extensão (adiamento) deste programa" por mais 5 meses, adiantamento de muitos milhões para que fizessem face à divida a pagar em 30 de junho e às seguintes, e à recapitalização dos bancos gregos por parte do BCE !

      A Grécia está sem dinheiro nos bancos, por fuga de capitais para outros países (fala-se em 70 mil milhões), o governo não consegue receitas suficientes, simplesmente porque se tem preocupado mais com a "sua imagem popular" do com a governação real !

      3/4 da população sujeita a impostos tem fugido a pagá-lo desde há muito (e tem conseguido) porque ninguém liga a isso, os mais ricos, com profissões liberais têm declarado muitíssimo menos do que ganham e sem penalização alguma, as desigualdades sociais são enormíssimas com gente riquÍssima , ou nas altas esferas, com iates (muitísssimos) a viver à grande e uma população pobre enormíssima sem qualquer protecção !
      Desemprego assustador e possibilidades de reviravolta praticamente impossível !
      Em suma, este governo levou a Grécia ao caos (uma leviandade total em assuntos de Estado) e é quase certa a saída do euro por "expulsão" !

      O fim está à vista ! Houve uma leviandade enorme na condução de toda estas crise, agora sem saída ! ... Não se pode calcular agora o que virá a ser do povo grego !!!

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Eu estava muito céptica quanto a conseguirem chegar a um acordo.
        Ainda há dias escrevi algures por aí que qualquer que fosse o desfecho destas negociações, seria sempre do género da cantiga do Ney Matogrosso quando diz... "se correr o bicho pega e se ficar o bicho come"!

        Agora... que vem aí um "tsunami"... isso é certo que vem! :((

        Eliminar
      2. Olá Afrodite.
        Estou a acompanhar ao minuto (de 5 em 5 minutos) e continua a haver declarações de vários lados.
        Os gregos estão no parlamento.
        O Pasok frontalmente contra o governo !
        Samaras diz que "não deixaremos que ninguém transforme a Grécia na Zâmbia" (referindo-se a Tsipras).

        Tsipras a "disparar" em várias direcções. Agora a "dar razão" aos partidos que estiveram no governo e que os antecederam. Diz que "o jogo do resgate chegou ao fim e que a Grécia fez um esforço honesto para negociar. (??? ... terá feito ? ... não nos pareceu!)

        Lagarde falou à BBC, informando que se a Grécia falhar o reembolso no dia 30, não haverá mais financiamento e que as propostas dos credores já não serão válidas quando o referendo se realizar.
        ... etc., etc. e ainda muito se vai dizer e muitas "cambalhotas" isto poderá dar até 2ª fª.

        Até amanhã, minha Amiga ! ... Uma Boa noite ! :))
        .

        Eliminar
    16. 1ª Parte :
      Vamos ter um referendo (5/7), para que seja “O Povo” a decidir !!! rsrsrs

      Se me perguntarem se eu quero mais austeridade (proposta dos credores) – SIM ,
      ou se quero menos austeridade (proposta do governo grego) - NÃO.
      Será que eu teria alguma dúvida ? … Claro que votaria NÃO !!!

      O que acontece é que “ardilosamente” isso não foi explicado ao povo grego ! … e mais :
      não foi explicado que não há matéria alguma para votar, porque todas as propostas ficaram anuladas após o abandono das negociações por parte dos gregos !
      Trata-se apenas de uma medida publicitária para com o Povo e para “ganhar tempo” e mostrar “firmeza” !
      … e ainda mais, Tsipras, diz que vai apelar ao NÃO (para ficar bem visto na fotografia, perante o povo grego).

      Acontece ainda que Varoufakis advertiu que o referendo não será sobre a permanência na moeda euro ! … mas não disse que uma coisa está ligada à outra !

      Será certo que após 5/7 apenas terão que “responder”, pagando, ao FMI, mas pelo menos até 20 de Julho (último dia), os gregos ainda terão que pagar a extensão do programa até aquela data ao BCE, para o qual não têm dinheiro e entrarão (agora com o BCE) em incumprimento e consequente saída do Euro, embora podendo manter-se na união europeia, tal como os restantes 9 que optaram de inicio não aderir à moeda ! Só que terão que criar uma nova moeda, a valer pouco mais que zero !

      As reacções são mistas. Há quem concorde com o primeiro-ministro grego e quem acuse Tsipras de ter agravado a crise grega.

      Se houvesse agora eleições o Tsyrisa não teria qualquer hipótese !
      Passou 5 meses, apenas a gerir a imagem e a fazer circo contra a Europa, pondo de parte tudo o que dizia respeito às funções de um governo de um país que são, governar e fazer com que se criassem receitas para fazer face aos compromissos, criar emprego, fomentar a economia e principalmente gerir os assuntos internacionais com tacto e menos afrontamento. No fundo, pretenderam ridicularizar a Europa e pretendendo fazer crer que estavam a ser chantagiados !
      A situação, nestes 5 meses degradou-se assustadoramente, porque toda a gente, julgando-se no céu, deixou de cumprir os seus compromissos para com o Estado e ainda mais, descapitalizou-o, levando o seu dinheiro para outros países.

      Mas os gregos estão sobretudo confusos e apreensivos com o que vai acontecer nos próximos dias.

      ResponderEliminar
    17. 2ª Parte :
      A imprensa internacional tem nas suas reportagens várias frases de cidadãos gregos :

      "Já chega. As pessoas estão cansadas. Os gregos vão votar não. Se o primeiro-ministro chegar a Bruxelas com o resultados do referendo, vai mostrar que não está sozinho. Ficaremos mais fortes".
      Haris Sakelios, desempregado, em declarações ao Guardian no sábado

      Convocar o referendo "é uma ideia horrível. Ficar no euro vai ser duro, mas regressar ao dracma será pior. Estou preocupado que a maioria das pessoas não saiba o suficiente sobre o que se está a passar para votar de forma cautelosa".
      Nikolas Karagianakis, pensionista, em declarações à Bloomberg no Sábado.

      "Os bancos podem entrar em colapso. As instituições podem retirar as propostas, pelo que tecnicamente vamos votar em quê? O cenário é muito confuso".
      Spyros Vasilakis, professor universitário, em declarações ao Guardian no sábado

      Tsipras fez "o que está certo. É claro que vamos votar contra a proposta dos credores. A Europa é democracia e não o que os credores nos querem fazer"
      Areti Kazanzioglou, trabalhador do sector privado, à Reuters no domingo

      "Tenho muitas questões. Os bancos vão abrir amanhã? O que vai acontecer quando o resgate terminar a 30 de Junho. Se ganhar o sim no referendo, o governo demite-se? Se for o Não as instituições vão mudar o comportamento? Está uma grande confusão. Loucura".
      Yannis Georgousopoulos, estudante de MBA, ao Guardian no domingo

      "Ninguém sabe realmente o que está a acontecer, ninguém está devidamente informado, mas todos têm opiniões, opiniões fortes … isso assusta-me".
      Marina, que trabalha numa revista feminina, ao Guardian este domingo.

      "O Governo está a jogar um grande jogo. É um grande dilema. Basicamente estão a perguntar-nos se queremos continuar ou sair da Europa".
      Stefanos Nikdma, decorador de lojas, à Reuters este domingo

      "As pessoas vão votar sobre se querem ou não mais medidas difíceis. Podem não estar a compreender que na realidade vão votar sobre a permanência no euro. Eu também não quero medidas duras. Tenho dívidas, mas não quero sair da Europa".
      Erato Spyropoulou, no sábado à Bloomberg, enquanto esperava numa fila para levanter dinheiro num multibanco.

      "Não sei qual é de facto a pergunta do referendo, ainda com uma formulação muito vaga. No fundo, julgo que vai ser decidida a permanência na Zona Euro".
      Dois jovens arquitectos à Lusa, este domingo

      Por cá, não me admiram as posições do BE e do PCP, que nunca aspiraram a governar o país (mesmo em coligação). O seu papel é apenas o de estar no contra ! Fica-lhes bem, porque o povo adora isso !
      Já me preocupa seriamente, a posição do PS, que parece não ter entendido ainda o que é o Tsyrisa e quem é o Tsipras e o Varoufakis ( da extrema esquerda antieuropeista)!  …
      Tendo em conta que poderá vir a ser governo, é extremamente preocupante ! Isto claro, se tencionarem cumprir aquilo que apregoam agora, para os dois lados do nosso espectro político !

      ResponderEliminar
    18. Todos

      Hoje 30/6/15

      Nunca vi governo tão arrogante, tão incompetente, tão inábil e tão prejudicial para o povo grego como este ! :(( ... Chega a ser revoltante ver fazer tão mal a um povo !!!
      Não há quem consiga acreditar um bocadinho que seja na sua vontade de cumprir compromissos assumidos !

      Agora, "descobriram a pólvora" : pretendiam um "novo resgate" (à últíma hora) que lhes permitisse cumprir de imediato todas as dívidas (a vencer hoje e próximas e futuras), resgate esse que representaria para Portugal um desembolso de 2,5%, ou seja 925 milhões de euros, à França 20% e à à Alemanha 30% , entre todos os outros !!!
      Ora "austeridade" já tivemos nós que chegue e nestas condições, com "esta gente", as probabilidades de o reembolsarmos serão mínimas, até por que não se vê "capacidade para governar", mas apenas para fazer "fogo de artifício" "para Povo ver" !
      Creio bem que com este governo e mesmo sem dívidas aquele país daqui a uns anos estaria nas mesmas condições de hoje e com as mesmas incapacidades de cumprir os seus compromissos !

      Palpita-me ainda, que não se irá realizar qualquer referendo no dia 5/7, porque será mais que certa a vitória do SIM, o que implicaria a "vergonha da derrota" e a "perda da face"de Tsipras e a sua consequente demissão, por falhanço de todas as suas estratégias ! Creio que à medida que se for aproximando essa data ele venha a fazer tudo para que não se realize o referendo, sujeitando-se a uma saída alternativa de modo a não ficar tão "mal na fotografia " !

      Em cada dia que passa é notória a perda de "aderentes" à tão apreciada postura do Syrisa ! ... Mesmo cá em Portugal, isso já começa a ser notório e não tardará a "mudança de discurso" de alguns políticos !
      ... É que, uma coisa é o "Povo grego" (que lamento imenso) e outra, bem diferente, é este "pretenso governo" !
      ... mas cada um, é certo, deita-se na cama que faz !
      .

      .

      ResponderEliminar
    19. Expliquem-me p.f., como se eu fosse muito estúpido :

      Em Janeiro era assim o discurso do Syrisa (todos se lembram ! ) e por isso ganharam as eleições e eram os heróis europeus :

      1→ Acabar com a austeridade
      2→ Não precisamos de mais dinheiro
      3→ Não queremos a Troika
      4→ Não é “não pagar”, é pagar quando pudermos
      5→ Pagamos mas só se crescermos
      6→ Connosco, daqui a 6 meses a Grécia estará completamente diferente, para melhor e independente das necessidades de financiamento da Europa !

      Vejamos :

      1 –Se se está agora a discutir um acordo, que a Grécia não aceita e que é muito, muito próximo do nosso e do da Irlanda (muito mais agravado que o que vigorava na Grécia) e se a Grécia não pagou nada desde Janeiro, quais eram os parâmetros da austeridade e onde está o dinheiro dela resultante, se não pagaram nada ?
      2 – Se em janeiro não precisavam de mais dinheiro, o que é que fizeram ao que tinham (resultante da dita austeridade), para estarem agora a necessitar de 30 mil milhões, dos quais Portugal teria que emprestar mil milhões ? Se não sabiam, ficam a saber !!! Pois é verdade !!!
      3 – Se não queriam a Troika, porque estão agora a negociar com ela ?. … Ah ! … Pediram para lhe mudar o nome para “instituições” ! … Isso foi uma vitória do Syrisa !
      4 – Pelo andar das coisas, nem tencionam nunca, pagar (com dinheiro seu) o que já foi vencido, como também não pagar o que estão agora a pedir para pagar o passado em dívida, para além do que precisam para gastar e não vão conseguir receita para isso !
      Simplesmente para fazer face à sua despesa interna ! Ou seja, afinal quem paga é quem está a emprestadar !!! …Sempre que se vença um empréstimo, basta pedir novo empréstimo para pagar o que se deve e assim sucessivamente.
      5 – Neste último meio ano a situação deteriorou-se extraordinariamente, porque a fuga aos impostos é a norma geral na Grécia. Mesmo não pagando nada a ninguém a situação é hoje caótica porque as receitas não chegam para pagar as despesas do Estado ! Isto porque o governo faz tudo menos governar. Quer dizer que a Grécia só é viável se tiver quem lhes forneça constantemente o deficit permanente e que se vai avolumando ! Nunca conseguirão “juntar dinheiro” para cumprir os compromissos assumidos, com este tipo de governação só de conversa, a enganar o Povo ! O governo até é "bonzinho", que não controla os nossos impostos e por isso não precisamos de os pagar, não exige nada e promete-nos o céu !

      6 – Está de facto muito diferente e de que maneira !!! … e o mais curioso é que estão a limitar os levantamentos a 60€/dia, os bancos encerrados por descapitalização de muitas dezenas de milhões de euros que foram levantados pelos gregos e postos a salvo, reduziram a metade o pagamento das pensões de Julho (das futuras, Deus saberá), estão a fazer o controle de capitais e dizem que a culpa é da Europa !!! … Porquê ? … se a Europa não recebeu um cêntimo da Grécia ? … Então, onde estão as receitas do Estado que ia ser independente financeiramente ?

      Mais - Note-se que os gregos (Syrisa) é que abandonaram as negociações, têm feito uma chantagem descarada e tentam a todo o custo continuar a enganar o pobre povo grego com o referendo, enganando-o, baralhando-o, fazendo crer que o “NÃO” será a salvação e que não tem nada a ver com a saída do Euro, o que é uma mentira descarada !
      O referendo, na prática, significa “SIM”- continuação no euro ; “NÃO” - saída do euro !
      Como é que EU, sim, EU, posso continuar a emprestar dinheiro aos gregos, se não tenho a mínima garantia de que o vou receber ! … e vocês estão dispostos a isso ? … Ah ! Pois é ! Mil milhões serão nossos, de cada um de nós e não como possam pensar, do nosso governo ! Claro que através dele, mas não dele !!!
      Numa família de 3 pessoas, serão 300 € de novos impostos (só para empréstimo à Grécia) !
      .

      ResponderEliminar