Para muitos de nós, não ter acesso à agua potável, é difícil de imaginar.
No entanto, 663 milhões de pessoas em países subdesenvolvidos, caminham durante 6 horas todos os dias para a obter.
Imaginem, ter que deixar de lado a vossa família, o vosso trabalho, os estudos, para ir em busca dessa necessidade tão básica ! ... :(
Há tempos, assisti a um programa de Tv em que foi perguntado a um grande cientista :
"Se soubesse que ia poder hibernar durante 100 anos, dos seus bens actuais, o que gostaria de ter consigo nessa altura, ?"
Portanto, Queridas/os Amigas/os, atenção à água que desperdiçam (ou que não poupam) e não só em casa !!! Trata-se de "Um Bem" que será escasso para os nossos bisnetos (netos ?) !!!
Pensem nisso e muito mais que pensar, estejam atentas/os !!!
Um Grande Abraço e um Bom Fim de Semana
Confesso que gasto muita água, embora aqui haja uma campanha tremenda para pouparmos a água.
ResponderEliminarNa onda de calor tomei dois duches por dia.
Reguei o meu jardim e as respectivas plantas e flores, de manhã e à noite.
Desejo-te um excelente fim de semana, bebendo cerveja em vez de àgua.
E essa campanha é mais que justificada, Teresa !
EliminarNós vivemos “num mundo” em que tudo nos é posto à disposição e perante tanta facilidade e abundância nem nos apercebemos do mal que estamos a fazer à humanidade !
A solução do “que se lixe, quem vier atrás que feche a porta”, é moralmente condenável !
Que se tomem 2 ou 3 banhos por dia !… mas que se tenha o cuidado de usar apenas a água necessária para molhar o corpo e depois, no fim, retirar a espuma.
E também quanto a toalhas, depois de um banho, elas apenas estão húmidas e não sujas, bastando pôr ao ar a secar. Porquê lavá-las após cada banho ?… Nem nos hotéis faço isso !!!
Embora concorde absolutamente com os teus concelhos, Rui, não os digo.
EliminarPrefiro tomar banho que ainda gasta mais água.
Quando tomo dusche, estou, pelo menos, quinze minutos debaixo da água.
Era incapaz de usar uma toalha duas vezes.
Pois bem, poupo mais a electricidade e separo o lixo, coisa que poucas pessoas em Portugal o fazem (no Porto, não conheço ninguém).
Boa tarde 😘
Só tomo banho de imersão quando sinto o corpo muito cansado !... Mais para estar de molho a repousar do que para lavar !
EliminarSobre este ponto de vista, "lavar" acho-o menos higiénico,
se o corpo está suado ou sujo.
No duche, um minuto a molhar, fechar a água, usar o gel de banho ou sabonete, esfregar muito bem todo o corpo e só depois ligar de novo a água por 2 minutos para tirar a espuma ! :)) Portanto, boa poupança de água e corpo bem lavado e limpo. :)
Quanto ao lixo, sinto vergonha pelos meus vizinhos de condomínio. Separo o "doméstico", vidro, papel, plástico e metal e eu próprio levo os recepientes (4) à "casa do lixo" para os contentores ! Fico "envergonhado" é quando vejo garrafões de plástico no vidro, ou vice versa (entre os 4 contentores e já não é a primeira vez que me dou ao trabalho de fazer as trocas !!! É incrível como, nos dias de hoje ainda haja quem não saiba onde colocar o quê !!!
(proibi a minha empregada (a dias) de o fazer, por isso . :(((
Quanto à toalha eu tenho uma teoria : Se o corpo está perfeitamente limpo, o lençol de banho só fica húmido e, se banho no dia seguinte, porque não secar apenas a toalha em vez de a lavar ?... (claro que não mais que duas vezes !)
Tento poupar a água, mas quando o calor é demais não se poupa nada. :))
ResponderEliminarHoje, do Gil António; Lágrimas de doce felicidade
Bjos
Votos de um óptimo Sábado
Sim, poupa, Larissa ! … Temos que poupar e não pelos custos !
EliminarFazermos tal como referi acima no comentário à ematejoca !
Temos é que ter essa mentalidade de que estamos a utilizar um bem escasso e precioso !
Beijo e bom domingo :)
Setenta por cento da Terra está coberta de água e apenas 2,5% é água potável. Se tivermos cuidado e nos preocuparmos podemos poupar água e eletricidade nas nossas casas sem ser apenas para poupar $$ no fim do mês. Estes são recursos demasiado preciosos que não podemos esquecer.
ResponderEliminarVivemos em países privilegiados e temos o hábito de tomarmos tudo como garantido... É bom reler sobre o assunto para que possamos fazer a nossa parte.
É isso mesmo, Catarina ! … Não é (só) o dinheiro que está em causa ! É principalmente a nossa noção das coisas !
EliminarA água ( o OH2, com toda a espécie de porcarias diluídas ou misturadas ) não falta ! O problema está sim na água potável que nos chega a casa para utilização !
Por ex., em Cabo Verde, até já bebi água dessalinizada ! … Mas é só simplesmente horrível ! :((
Em Marrocos e tantas outras partes do Globo é extremamente perigoso beber água sem ser engarrafada !
… E mesmo assim não nos mentalizamos do valor da “nossa água” !!! :((
E claro que quem fala na água poderá falar do mesmo modo na electricidade !
Porquê deixarmos luzes acesas por toda a casa , em compartimentos em que não estamos ?…
Vê-se que está bem preparada para o que está em causa !!!
sim Rui, e bem verdade que é um bem precioso, e que dá dó vermos como poluímos a água tao preciosa, e desperdiçamentos, etc.
ResponderEliminarjá nada é sagrado, parece que tudo é infinito :(
enfim ainda me lembro de ver as pessoas percorrerem a serra com cântaros em cima de mulas ou de burros para irem buscar água à fonte distantes porque as cisternas quando têm agua, é sem minerais, o progresso muito ajudou, mas deveria ajudar a manter a água potável também com tolerância próxima do 0,
coisas da fonte, não é Rui ?:)
bom fim de semana
Angela
EliminarEstamos muito mal habituados, Angela ! E na maior parte dos casos, se em casa exageramos nos descuidos, nos hotéis fazêmo-lo muitíssimo mais !!!
… e o mesmo , como já referi, a água que obrigamos a gastar posteriormente com as lavagens de toalhas (certamente só húmidas) , pelo menos, claro, nos dias em que lá permanecemos !
Sempre tivemos a ideia que a água é ilimitada ! :(( … Quanto estamos errados !!!
:))) Nem de propósito o título do meu blog para este tema ! Ehehehe
Bom domingo, Angela :))
Eu não desperdiço, logo, penso que poupo!
ResponderEliminarSeja pela escassez de água potável, nossa principal fonte de vida, seja pela contaminação do ar que respiramos e cada vez está mais poluído, seja pela destruição das florestas, seja pelas catástrofes naturais; a Humanidade tem o futuro comprometido.
Façamos, cada um de nós, a nossa parte, para o bem de todos.
Louvável, em todos os sentidos, a tua constante preocupação em alertar quem por cá passa - e passam muitos - para este caminho sem regresso, se desbaratarmos os já escassos recursos naturais que, como todos sabemos, não são inesgotáveis.
Obrigada, Rui.
Beijinhos
É fundamental que assim se proceda, Janita !
EliminarSempre desvalorizamos a importância da água . Habitualmente temos mais cuidados com os consumos eléctricos, mas mesmo isso não será o suficiente.
temos que nos mentalizar profundamente que o futuro da humanidade dependerá de nós !
Veja-se o que tem acontecido com as mudanças climáticas e os seus efeitos, sinal mais que evidente que a humanidade não se está a portar como deve !
Temos que nos mentalizar e unir nesse esforço (mais que esforço, nos cuidados e inteligência) de que as coisas não podem continuar como estão.
Mas repara que o mérito não é meu, mas sim das entidades mundiais que, pelo menos, vão alertando, embora na prática não o demonstrem colectivamente !
Isto que eu faço agora é como a "mensagem do beija flor, que perante um incêndio, vai ao rio encher o bico e vai despejá-lo nas chamas e faz isso constante e sucessivamente sem parar, até que lhe dizem. Mas o que pensas que estás a fazer. Sózinho não fazes nada ! ... e logo a resposta: posso não ser muito eficaz, mas pelo menos faço a minha parte !!!
Teremos que ser todos "beija-flor" !!! :)
Beijinhos, Jani
Desde sempre me preocupei com poupar a água.Primeiro em criança ia com a mãe buscar água em bilhas a quinhentos metros.Depois em Moçambique enfrentei dois anos de seca extrema, com água racionada. Deu para aprender.
ResponderEliminarAbraço
Pelo que a Elvira nos tem contado de todos os seus passos da sua vida, acredito profundamente. A vida era muito dura há 50 anos e dava-se mais importância a estas coisas ! :(
EliminarHoje achamos que tudo é fácil e nos cai do céu ! :(
A Elvira tem sido para todos um grande exemplo e aqui está mais uma revelação de enorme valor !
É que muitos se esquecem que antigamente não havia água canalizada e quantas vezes até os poços não estavam ao nosso lado !
Um bom exemplo de vida !!!
Grande abraço
Num dos capítulos do Manel da Lenha meu pai, eu contei como ele abriu um poço, e depois disso passamos a ter água, mas até essa altura íamos buscar a água à Telha. Trazíamos as bilhas na cabeça sobre uma rodilha de pano que algumas vizinhas chamavam sogra.
EliminarAbraço
Tenho uma ideia de ter lido isso, sim !!!
EliminarEra duro e o curioso é que a maior parte das pessoas não se lembra que assim era em muitas situações.
Em minha casa bombava-se a água (com bomba de volante manual) para um depósito (relativamente pequeno) e as banheiras e chuveiros ainda não eram coisa corrente !
Abraço :)
Meu caro Ruiamigo
ResponderEliminarComo sabes 60 a 65% do corpo humano é constituído por... água e isso diz tudo. Mas, se formos aos números a nossa Terra tem na sua superfície cerca de 71% de água e logo apenas 29% de continentes.
Mas pormenorize-se. Dos 71% o mais preocupante é que os oceanos ou seja água salgada representam 96,5%, o que quer dizer que a água doce é apenas 35% e uma parte das quais está gelada e ainda outra está submersa.
A água tem sido um dos principais motivos que têm originado ao longo dos tempos as mais mortíferas guerras, pois os homens vêm disputando os locais onde elas existem para se aproveitar delas a fim de subsistirem. Um bem precioso que origina um mal tremendo.
Todas as campanhas por todo o Mundo no sentido do uso cuidadoso da água são importantíssimos porque ela pode esgotar-se e a humanidade morrerá. Mas, infelizmente parece não haver quem cumpras as regras mais elementares dando cabo do ambiente aquático.
O plástico que enxameia os oceanos tem originado milhões e milhões de peixes que são não só o alimento mas também o sustento de quem trabalha neles, os pescadores.
Nas voltas que tenho dado na vida de jornalista já estive em várias fábricas/estações de dessalinização que têm dado algum resultado mas não podem ser a completa solução de acordo com as informações dos técnicos com quem falei e com cientistas que me comprovaram as afirmações daqueles.
Tento poupar a água pois já vi pessoalmente as desgraças das e dos que vão buscar água a muitos quilómetros do local onde vivem - e a pé!
Rui desculpa-me o comprimento do comentário mas de tanto ter visto e escrito este assunto toca-me fundo.
Muitos bjs e um abração do casal Ferreira
Um EXCELENTE e reflectido comentário HenriquAmigo ! ☺
Eliminar… e acrescentas mais um elemento muito interessante, que só por si poderá ser motivo de outro post ! Trata-se do “maldito” plástico que está a dar uma grande ajuda ao fim da vida, especialmente marítima, neste planeta !!! …
Temos que ter em conta que ele só "nasce" mas "não morre" ! :(
É urgentíssimo, também, acabar com ele ! Arranjar alternativa !
Agradeço-te imenso este que dizes "extenso" comentário, a que eu atribuo, sim, um grande valor acrescentado a este post. Muito bom !!!
Um Grande Abraço e um beijinho grato e saudoso à Raquel !
Bom dia:- Sem dúvida que sem água não haveria vida.
ResponderEliminar.
* Versos Poéticos de Amor ( Poetizando e Encantando ) *
.
Votos de um domingo muito feliz
Olá Gil António.
EliminarÉ por demais sabido que O Homem ainda pode “ir vivendo” sem comer durante bastantes dias ! Sem beber é que não !
Identicamente se passa com o resto dos seres vivos do planeta !
Uma boa semana
Um excelente alerta Rui!
ResponderEliminarEu sou das que poupa água, nos simples gestos do dia a dia.
Fiquei chocada quando há dias ouvi dizer que na África do Sul a água já tinha de ser racionada e por este andar isto vai acontecer em muitos outros países que se dizem desenvolvidos e tantos outros há em que há pessoas que morrem de sede.
Obrigada pela partilha.
Beijos Rui
Procurei que fosse, Manu ! … e é para alertar mesmo !!!
EliminarJá se vai notando que a falta não é somente nas zonas mais despovoadas ou desérticas, mas agora até naquelas que nunca nos passaria pela cabeça que pudesse vir a acontecer !
Temos mesmo que ganhar consciência disso e levar o assunto muito a sério !
E merecendo isto uma atenção de todos, não nos deve impedir de pensarmos, cada um de nós, pela nossa cabeça e fazer-mos como o colibri (beija flor) !
Não o façamos por "decreto" nem sequer pelo preço !!!
Beijos, Manu
Em alguns locais do mundo, o problema nem é não haver água! É não haver água potável.
ResponderEliminarEu, que fui criada numa casa em que havia água potável que corria na bica livre e com abundância... custa-me mudar hábitos de décadas. Mas aos poucos nós vamos conseguindo mudar!
Beijinhos ao Rui da Bica neste coisas da Fonte!
(^^)
Foi bom (oportuno) esclareceres isso ! ... É que realmente pode-se ficar com uma ideia errada quando se fala em falta de água !!! ... É o que há mais no nosso planeta !!!
EliminarO problema é que a % e localização da água potável é escassíssima e não em qualquer sítio.
O vídeo é uma boa prova !
Seria uma situação "caricata" vir-nos a acontecer o que se vê no vídeo, mas é assim, indo aos extremos que tomamos bem a noção das realidades !
Olha que se pensarmos bem, até a água dessa tua bica, hoje em dia não nos dará a mesma segurança !?... Os próprios solos estão hoje mais contaminados e a água da chuva encarrega-se de arrastar esses químicos para os lençóis existentes !
Esses "aos poucos" é que terás que os acelerar. Faz como eu e como o beija flor ! :))
O Rui da Bica encaixaria aqui perfeitamente !!! :))
"Nessa bica" e num encontro de namorados (ele e ela) de há 80 anos:
"No meio do caminha há uma fonte
Que mata a sede a quem lá vai beber.
Ele, mata-lhe a sede com seus beijos,
Como se fosse a bica dos desejos
E a sua boca fosse a cantarinha !!
(meu pai)
Cada vez se acentua a ideia que o acesso a água será a grande causa de guerras no futuro.
ResponderEliminarAquele abraço, boa semana
Uma ideia arrepiante e a parecer muito longínqua, Pedro, mas uma realidade a ter em conta ! :(
EliminarTal como dizia o tal cientista : "Queria era de aqui a 100 anos ter o acesso à mesma água que tenho hoje" !
Poderá sim, vir a ser a causa de guerras !!!
Abraço :)
Todos
ResponderEliminarNão se passaram mais que 5 dias desde este post e ouvi hoje uma notícia extremamente preocupante :
"Não há água nos hospitais da Venezuela e, em Caracas, o hospital universitário já deixou de fazer cirurgias."
Peço-lhes apenas 2 minutos da V/ atenção para verem este vídeo :
https://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2018-08-16-Falta-de-agua-nos-hospitais-da-Venezuela-obriga-ao-cancelamento-de-cirurgias
Grande abraço !!!