16/08/2018

UMA PRAÇA MONUMENTO


Re-edição

Trata-se de  VILA DO CONDE ,  PRAÇA D. JOÃO II,  ESCULTOR  JOSÉ RODRIGUES




Como tenho referido, estes desafios não são APENAS uma questão de se saber o quê ou onde !
Isso, na maior das vezes, é até muito difícil acontecer, mas é sempre, e isso sim,  um treino de pesquisa. Ficarmos a saber um bocadinho mais para além no que os olhos nos mostram !

... Para quem não tivesse reconhecido, o local e o quisesse saber ,

o melhor teria sido pesquisar com uma frase (das possíveis constarem no Google e previsivelmente retirada da net) de entre as quais eu deixei no texto:

Por ex., esta :
"esta Praça Monumento, com uma sereia pontuando um mar encantado"

Experimentem fazer "copy past" desta frase para o Google e aparecerá  ISTO  


Das várias fotos (que se verão), clicando na do “mastro e do velame” ou da sereia e clicando em "visitar" (à direita), encontramos todas as explicações    AQUI   


A minha gratidão a quem se empenhou no desafio, ou a quem pelo menos tentou acertar, pesquisando  !!!



ACERTARAM  nas 3 questões :  

CATARINA,     FLOR de JASMIM,     ELVIRA CARVALHO,     LIS,    PEDRO  COIMBRA,     MANU,      JANITA,     AFRODITE 

PRESENTES :   LARISSA SANTOS,      GRAÇA SAMPAIO,     RICARDO SANTOS 


Links nos comentários :

ELVIRA CARVALHO :   ESTE  e  ESTE

PEDRO  COIMBRA :  ESTE

JANITA :   ESTE  



INICIAL :  



Numa cidade costeira portuguesa de onde saíram expedições, a assinalar os 500 anos da nossa epopeia marítima e dos Descobrimentos portugueses, esta Praça Monumento, com uma sereia pontuando um mar encantado, com uma estrutura simbolizando um mastro e o velame, com 5 padrões traduzindo a presença dos portugueses nos 5 continentes, despertou-me a atenção e gostaria que descobrissem :

- De que localidade se trata ;
- Como se chama  a Praça ;
- Quem foi o escultor .






.

39 comentários :

  1. Vila do Conde
    Praça D. JOÃO II
    José Rodrigues

    :)

    ResponderEliminar
  2. Catarina

    IMPECÁVEL !!! :)) ... O PLENO das respostas de uma rajada ! :))
    FIQUEI FELIZ , vindo de tão longe !!!
    PARABÉNS e Medalha de Ouro ! :)

    Um Grande Abraço bem merecido :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho que estar inspirada e parar de procrastinar.
      : )
      Thanks!!!!!!!!!!!

      Eliminar
    2. :))) Estás de Parabéns também por isso. :)
      Também não gosto de deixar para a manhã o que devo fazer hoje ! ... Estamos dispostos ?... É para fazer ! :)))

      Eu é que te agradeço ! :))

      Eliminar
  3. Vila do Conde

    Praça D. João II

    Escultor José Rodrigues


    Na Doca pequena espraia-se a Praça D. João II, que com uma intervenção recente foi reabilitada, a autoria desta remodelação foi um projecto encomendado a Siza Vieira, tem alguns símbolos como os Padrões, as Esferas e a Sereia do Escultor José Rodrigues, dedicadas a evocar a participação desta Cidade nas aventuras da Navegação na época dos Descobrimentos.

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. :)))) E chegou na PERFEIÇÂO, Adélia !

      Resposta muito complecta e CERTÍSSIMA !!!
      ÉS Medalha de Prata !!! :))
      Parabéns ! :))

      Eliminar
  5. Praça F. João II, em Vila do Conde,obra do escultor José Rodrigues.
    www.vivercomlight.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Vou ter que mandar construir um expositor só para as medalhas :))

    ResponderEliminar
  7. Penso que deixei o comentário com uma gralha. Tenho dificuldade com o teclado do telemóvel, demasiado pequeno.

    ResponderEliminar
  8. D. ou F. ... Não faz mal. Dá para entender perfeitamente e ... ESTÁ CERTÍSSIMO !!!

    Mais uma Medalha !!! :))
    Obrigado, Elvira ! :))

    ResponderEliminar
  9. Não passou?O Deus hoje tudo me acontece.
    Praça D. João II em Vila do Conde obra do escultor José Rodrigues.
    www.viverlight.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Pensei que não tinha metido o comentário. Desculpe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) Eu é que peço desculpa , que me atrasei um bocadinho ! :))

      Eliminar
  11. Enviado por email
    com abraços da
    lis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)))))))))))))

      Está CERTÍSSIMO !!! ... TUDO,TUDO !!! ...

      Beijinhos, minha Querida Amiga ! :)

      Eliminar
  12. Vila do Conde;
    Praça D. João II;
    Carlos Barreira.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  13. Pedro Coimbra

    CERTO o LOCAL e o NOME da PRAÇA.
    Quanto ao escultor não é (??) esse o nome, Pedro.
    Há um arquitecto e um escultor que são referidos. Esse não o encontro ligado a esta obra.
    Se o Pedro, agora, sabido o nome e o local, perguntar ao Google, ele dá-lhe a resposta ! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precipitação minha, Rui.
      A resposta está aqui (https://www.publico.pt/2000/07/12/jornal/febre-escultorica-no-litoral-146373) e eu só li metade da notícia.
      José Rodrigues é o nome correcto.
      Aquele abraço

      Eliminar
    2. :)) Ah ! :) Agora correcto ! Eu vi que só podia ser distração !
      PERFEITO E COMPLETO !!!
      Abraço

      Eliminar
  14. Olá Rui
    Aqui vai a resposta
    Praça D. João II em Vila do Conde
    Na Doca pequena espraia-se a Praça D. João II, que com uma intervenção recente foi reabilitada, a autoria desta remodelação foi um projecto encomendado a Siza Vieira, tem alguns símbolos como os Padrões, as Esferas e a Sereia do Escultor José Rodrigues, dedicadas a evocar a participação desta Cidade nas aventuras da Navegação na época dos Descobrimentos.

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
  15. Manu

    PERFEITÍSSIMO,... e sem escapar nada, Manu ! :)

    Beijo e obrigado ! :)

    ResponderEliminar
  16. Localidade: Vila do Conde
    Praça D. João II
    Escultor: José Rodrigues

    Acho que aqui está tudo, Rui.

    http://vivercomlight.blogspot.com/2011/08/em-ferias-passando-por-aqui.html

    ( se não acontecesse comigo, não acreditaria. :( )

    Beijinhos, já é feriado. :)

    ResponderEliminar
  17. Janita

    É ISSO MESMO !!! :))

    Há uns que dão mais trabalho que outros, mas normalmente é uma questão de disposição !
    Não sei se este é ou não mais difícil que os outros, porque só houve 7 acertos (até agora), mas ainda há 24 horas !?...

    Beijinhos e um bom feriado.

    ResponderEliminar
  18. Deixo um abraço e um convite :))

    Hoje; No meu olhar, um sentimento profundo

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta - Feira /Feriado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado ! :)
      Outro de volta e um bom resto de semana
      Bjs

      Eliminar
  19. Todos

    Amanhã durante a manhã, farei a re-edição e a libertação dos comentários.
    Quem ainda não tentou terá cerca de mais de 12 horas ! :))

    ResponderEliminar

  20. Ainda venho a tempo... :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah... Sim ! ... quase a "fechar o controle" , mas ainda a tempo !!! :)

      Eliminar
    2. ... E as respostas,... CERTAS !!!
      ... e claro ainda muito a tempo !!!
      Um feriado muito bem aproveitado, creio eu . (?)... :))

      Eliminar
  21. Localidade: Vila do Conde
    Praça: D.João II
    Escultor: José Rodrigues

    ResponderEliminar
  22. Todos

    Foi feita a re-edição e libertados os comentários.
    Estão agora livres.
    Mais uma vez, muito grato a todos e um

    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  23. O facto de eu não me esforçar para a pesquisa, não impede que o possa receber no meu blogue com pompa e circunstância, kkkkkkkkkkk :))

    Bjos
    Votos de um óptimo final de tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não é isso, Larissa ! A questão já a expliquei ! …
      Eu visito apenas 4 ou 5 blogs por dia, porque quando comento, gosto de,
      - Primeiro, ler com muita atenção o respectivo post, fazer uma reflexão sobre o que li e fazer um comentário que valorize o post, que certamente deu muito trabalho e tempo a quem o escreveu . Daí, fazer comentários relativamente extensos, mas que o valorizem . Tem-se escrito aqui muitas vezes que, o conjunto dos comentários chega a ser ainda mais importante que o conteúdo do post !
      - Segundo, porque, procedendo assim, ocupo muito de meu tempo com cada blog visitado ;
      - Terceiro, porque, desse modo não tenho possibilidades, em tempo, de visitar mais que esses 4 ou 5 e muito menos se publicam com períodos muito curtos, ou até diariamente.
      - Quarto, porque se fosse passar pelos blogs e apenas dizer “Olá”, claro que os visitaria a todos todos os dias !
      -Quinto, porque como sabe eu dou-me ao trabalho de responder a cada um dos comentários que foram feitos nos meus posts e também não "telegráficos"

      Claro que reconheço que é a minha forma de estar na blogosfera , com a s suas vantagens e inconvenientes !

      Espero que compreenda, Larissa. O que não quer dizer que não a visite, desde que nestas condições possíveis !

      Beijo e óptimo fim de semana .

      Eliminar
  24. Excelente professor!! Eu, péssima aluna, me confesso pela falta de atenção, pela falha nos trabalhos de casa, pela falta de fazer os exercícios, pela falta de força anímica para continuar com esta vida de blogger (e não só). Desculpa, desculpa, desculpa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) Obrigado, Graça ! … Pelos vistos não serei só eu ! :)) … Aliás nunca o fui no ensino regular, sim noutros ! eheheh

      Eu sei que não gostas de “desafios” nem de pesquisas e compreendo perfeitamente, como sabes. Não é por isso que te considero menos, como muito bem tens reconhecido ! Nesse aspeto, já nos conhecemos bem ! :))
      E podes ficar tranquila sobre isso . Quero que te sintas à vontade.

      Beijinhos :)) … e um Abraço extra !!! :))

      Eliminar
  25. Cheguei atrasado. Peço desculpa Amigo Rui. Gosto da escultura da Sereia !
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Acontece, Ricardo. Sem problema. Não é obrigatório, porque se o fosse lá se ia o interesse pela blogosfera ! eheheh
      Obrigatório, não, obrigado ! :))

      Toda aquela obra escultural e monumental tem também "o dedo" de nosso grande arquitecto Siza Vieira !!!

      Abraço

      Eliminar