03/02/2019

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL


Sim ! Estou a falar de telemóveis, computadores, robótica, drones ou misseis, comandados, ou autónomos e outros que tais !!!

Li há dias um artº muito interessante, mas ao mesmo tempo "medonho", "preocupante" (?) ...

O artº é baseado no livro "Inteligência Artificial" e respectiva entrevista ao seu autor, o Presidente do Instituto Superior Técnico, cientista Arlindo Oliveira e é muitíssimo recente.

Perante o que se sabe poderemos num tempo próximo imaginar a terra habitada por duas espécies inteligentes: a humana e a máquina !

Hoje, o Homem ainda domina a Máquina e esta, está ao seu serviço. 

E quando a situação se inverter e a inteligência da Máquina for superior à dos humanos e seja a Máquina a tomar decisões e a pôr o Homem ao seu serviço ? ...
Dizia ele que :

"Até ao fim do século será inevitável conviver com outras entidades inteligentes" ( e não está em causa nada extra-terrestre)


... Na verdade , trata-se daqueles "instrumentos" falados acima !!! ...

A sua memória é quase infinita, o seu poder de resolução lógica, fantástico, pode-se considerar que há ali inteligência mesmo, muito mais que simples algorítmos. 
Por ex., no xadrez, já não há hoje um campeão do mundo que consiga vencer o computador !

E se essas capacidades forem adaptadas a poderes decisórios, até à política, o que poderá acontecer ?...

E não é verdade que, de certo modo, já hoje, o tlm, os jogos de computador, até as próprias redes sociais, estão a dominar a juventude (e até, não só a juventude ?...)

Não é um facto que a tecnologia já pôs em sérios riscos de vida os jovens, naquela falado "jogo de suicídio "Baleia Azul", no Facebook, levou muitos miúdos ao suicídio comandado pela máquina ?...





Este seu ensaio, Inteligência Artificial,  uma "suave introdução" ao grande perigo tecnológico que espreita a humanidade desde há 60 anos, coloca-nos perante uma evolução tecnológica inevitável, mas sem previsões sobre como será o nosso futuro !

É difícil adivinhá-lo e há várias possibilidades em aberto. Estamos numa fase de aceleração tecnológica muito rápida, que torna mais difícil qualquer previsão.

As oito décadas até ao fim do século são um intervalo de tempo razoável para acreditar que teremos evoluções muito significativas nesta tecnologia que já leva 60 anos.

Com mais 80 anos, será tal, que alterará a maneira como vemos a humanidade e como nela nos enquadraremos.

No fim do século será inevitável vir a acontecer que venhamos a conviver com outras entidades inteligentes e com as quais teremos de interagir. 
Se serão uma espécie de nossos escravos, que fazem tudo o que dizemos, ou o contrário e que também participarão da decisão, sendo nós os mandados, é mais difícil de antecipar.

... Uma espécie de "Matrix" ?...

Os seres humanos estarão preparados para esse confronto?
O que se preverá quando as máquinas tiverem consciência ? ...

Será que querem continuar a ser úteis e a tomar decisões, deixando para as máquinas as coisas aborrecidas que ninguém quer fazer, dedicando-se apenas ao lazer ? ...
Ou será que as máquinas acabam por dominar o planeta porque a espécie humana se tornou inútil, face à presença de uma inteligência superior ?

A Inteligência Artificial é uma "arma" poderosíssima. 
Se vier a ser usada como arma será terrível porque teremos robôs, mísseis ou drones autónomos.
Se de facto for usada desse modo, poderia contribuir para a exterminação da espécie.

Stephen Hawking disse que a Inteligência Artificial pode ser uma das vias de extermínio da espécie o que está longe de ser uma inevitabilidade.
Serem a inteligência dominante no planeta e uma espécie de cuidadores da espécie humana é uma possibilidade provável.

Temos que aceitar que há uma inevitabilidade de desenvolvimento desta tecnologia e que alguém e algures a esteja a melhorar continuamente !

Até politicamente, ... Não se está a sugerir uma alteração à democracia, mas nem sempre a democracia tem dado o melhor resultado. O referendo inglês, ou o caso da eleição de Trump ou de Bolsonaro, exige que reconheçamos que dividiu em muito a sociedade.
Não é óbvio que a democracia esteja a dar os melhores resultados em alguns casos.

Ainda há dias, quando aqui se abordou o futuro do sistema educacional, se chegou a esta conclusão :

Nas escola superiores, os jovens estão menos disponíveis para estarem sentados numa aula durante uma hora e meia com o professor a escrever no quadro. O ensino tem de se tornar mais interactivo, menos expositivo, porque a componente expositiva já existe e é usada na internet. 
É mais baseado em projectos e em trabalhos de grupo.

As directivas são mais ou menos estas referidas - um ensino mais interactivo, menos expositivo, mais baseado em projectos concretos, menos teórico e com mais componentes interdisciplinares.

Há coisas onde se nota bastante a diferença. 
Há poucas décadas, pegávamos num livro e se não o líamos do princípio ao fim para estudar, líamos grandes partes dele. Íamos às aulas teóricas, tomávamos notas, havia esta componente de pegar no livro, ir às aulas, estudar e depois, resolver os exercícios. 

Neste momento, estou convencido de que a fracção de jovens que pega num livro e o usa como base principal de estudo é muito pequena. 
Quase todos eles usam outros métodos, como vídeos na Web, uma série de ferramentas digitais, grupos de trabalho, trocam impressões, resolvem problemas em conjunto. 
Não é tudo mau nem é tudo bom.



Se quiserem ver mais, poderão fazê-lo   AQUI   (artº em que este post está baseado)
.

28 comentários :

  1. Sinais dos tempos... Já não assistiremos...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. “Nós”,… creio bem que não !… :)) ... Mas os meus netos, muito provavelmente e para os bisnetos, uma certeza ! … :((
      Valha-nos que a sua adaptação virá a ser gradual !

      Beijinhos, Graça

      Eliminar
  2. A ficção (científica) a tornar-se realidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, Luisa ! …
      É sempre um exercício muito interessante, quando tentamos passar à realidade aquilo que pensamos ser apenas ficção!
      O que por aí virá ?… (??)

      Eliminar
  3. O homem a criar seres mecânicos que poderão suplantá-lo em inteligência que, aliada à ausência de sentimentos, o irão destruir. Haverá incongruência maior?
    Como se já não bastassem as armas de guerra destrutivas que inventa. Este tema da robótica, não me cativa de todo. Pelo que ando um pouco a leste, e a leste quero ficar.

    Boa semana, Rui.
    Beijnhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até aqui, víamos coisas do género no cinema ! … (Matrix ?)
      No futuro, os nossos netos terão que encarar esta realidade ! Como reagirá a humanidade a esta questão ?...

      Encara-se a possibilidade de 50% dos trabalhadores (substituídos pelas máquinas nas próximas décadas) terem que mudar de actividade ao longo da sua vida profissional .
      Não digo que fiquem desempregados , ok ?...

      Beijinhos e Boa semana, Jani.

      Eliminar
  4. quando vejo destas coisas, recordo à muitos anos quando o Roger Moore no filme tirava o tacão do sapato e fazia do sapato telefone, assim como num outro filme com Sylvester Stallone onde ele fazia amor sentado ao lado da mulher num sofá bastava colocarem uma cena electrotecnia na cabeça, isto para dizer que dá que pensar, mas como diz a nossa amiga Graça não assisto.

    Beijinho Rui e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah… Creio que essa cena era no “Olho Vivo” (Get Smart), com o Steve Carell, baseado no "007" (do Roger Moore) ! :))) … Do outro, amor no sofá com influência electrónica, não me lembro, mas hoje também se pode arranjar um filme, pornográfico ou não, para ver a dois, no sofá ! eheheh

      Beijinhos, Adélia :)

      Eliminar
    2. Ó Rui mas eles estavam em sofás separados com um aparelho nas cabeças, nem se tocavam e além de fazerem amor ela engravida. :))

      Beijinho

      Eliminar
    3. Ahahah... Telepatia com certos “efeitos” eu tinha uma ideia ! :) ... Agora, gravidez telepática é que é uma grande novidade !!! :)) Que filme seria esse ? Ahahah

      Eliminar
    4. Rui o filme é o Demolidor

      Eliminar
    5. Já estive a procurá-lo no Stremio e já o tenho no computador para ver numa próxima oportunidade, Adélia. :)
      Com o Stallone e a Sandra Bullock !

      Obrigado :)

      Eliminar
  5. Nos filmes de ficção científica, o cientista cria um monstro que mais tarde se revolta contra ele.
    Bill Gates já se manifestou sobre os riscos que a IA representa.
    Por enquanto... as emoções não podem ser criadas e a alma não pode ser reproduzida... : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como neste caso, está-se a criar “um monstro” ! O que “vamos” fazer dele é a grande incógnita. Será que teremos capacidade para o “dominar” ? ...

      Bil Gates, tal como o Stephen Hawking !!!

      … E se ainda se conseguir criar emoções nesse monstro ???… (parece-me que não estará muito longe) ?… Já “alma”, será mais complicado. (??) ...

      Eliminar
  6. Só te digo isto: cada vez mais me convenço de que os que dizem que o ser humano é o animal mais estúpido que existe na Natureza, se calhar têm razão! :(
    Todos os outros animais lutam incessantemente pela sobrevivência da sua espécie... enquanto que o ser humano, a continuar a proceder como tem procedido nos últimos 100 anos, só vai parar de fazer asneiras quando a aniquilação total for uma realidade.
    Ainda não perdi a fé na raça humana... mas digamos que estou seriamente preocupada com o futuro de todos nós, das gerações mais novas e das gerações futuras.

    Beijinhos e até amanhã
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando vi este artigo, pensei de imediato no teu filho, que certamente é ou foi aluno do autor desse livro (no IST) e que respondeu a esta entrevista ! ☺ … ou, pelo menos, deverá conhecê-lo.

      Aqui o mal, é que o Homem , apesar de tão "perfeito", tem uma inteligência limitada e com lacunas, ao passo que a das “Máquinas” que ele está a criar, poderá ser muito mais complecta, mais lógica, mais acertiva e mais eficaz !?...

      O que está pela nossa frente nos próximos 80 anos é de facto uma grande incógnita !
      Conseguirá o “Homem” continuar a dominar a “Máquina”, ou passará esta a dominá-lo ?...
      Para já, poderemos constatar e meditar bem nisso, que, pelo menos, há já uma grande dependência ! :(

      Beijinhos … (raios, ☹ que até estes vão através da máquina ! ☹ :)

      Eliminar
    2. 😊
      Não foi professor dele, mas obviamente que o conhece e também conhece este livro (ou pelo menos a sua existência).

      Eliminar
    3. Obrigado Clara. Calculava que sim, uma coisa ou outra. :))

      Eliminar
  7. Respostas
    1. ahahah… Kung Fat Choi !… e por muitos e muitos anos, Pedro ! :))

      Eliminar
  8. Uma excelente reflexão, mas quero acreditar ainda que omundo e a maior parte das pessoas se regem pelo coração.
    Quanto às novas tecnologias espero já cá não estar para assistir à decadência da humanidade.

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu creio que, quanto a isso, não haverá grandes alterações. (?)
      O problema estará mais, entre a razoabilidade humana e os interesses instalados mundialmente, com os seus efeitos a longo prazo !

      Beijos, Manu

      Eliminar
  9. cantinhodacasa4/2/19 19:41

    Receio o futuro das crianças que nascem agora.
    Mundo esquisito, este.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (???)… Será que essas venham a ser os Robots do futuro, Maria ?… Essa é a grande dúvida ! (??)

      O lado menos mau “da coisa” é que eles se irão habituando às situações, enquanto que, para nós estas “previsões” são bruscas, revolucionários e surpreendentes !

      Eliminar
  10. As novas tecnologias não me metem medo, antes pelo contrário, sinto por elas até uma certa fascinação.

    Tudo o que é novo mete medo ao povo!!!

    Ainda me lembra de ler num livro de história que homens de letras portugueses eram contra o comboio.

    Beijinho 😘 com ou sem inteligência artificial (a decisão é tua!!!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))) … Para já, Teresa, para já !!! ☺
      Isto não acontecerá de um dia para o outro, mas sim ao longo dos tempos e por isso, a “nós” não mete medo, é gradual, é passo a passo .

      Mas toma nota que isto não é uma questão do “povo” !
      Como está dito, trata-se de um cientista português, um homem da ciência e do Ensino, muito dentro do assunto, aliás, estas suas previsões já foram faladas por Stephen Hawking e por Bil Gates !!!

      (Decidido :) Beijinhos sempre inteligentes e nada artificiais :)

      Eliminar
  11. Muito interessantes seus levantamentos sobre a questão. O homem vive criando e suas criações tendem a se voltar contra eles de alguma forma. O que as novas gerações esperam do futuro... ? Abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Obrigado . Pena ser um bocadinho extenso ! :(
      São realmente essas, as duas grandes questões e realmente são uma constante ! :((

      Resta-nos, que os nossos netos venham a chegar a conclusões, que para já serão prematuras !

      Abraços e obrigado pela visita e comentário !

      Eliminar