Por serras, montes e vales, por essas aldeias de Portugal, isoladas do mundo e que tenderão a desaparecer, com caminhadas (ou não) e almoços em grupo de Amigos num dia de convívio, ... haverá melhor ?...
Quem estiver preparado para subir e descer "bastante" por caminhos de pedra solta poderá e deverá fazer uma caminhada até Drave - A Aldeia Mágica (abandonada) (com link) .
Aqui lhes deixo algumas fotos de um desses dias, desta vez na Aldeia de Regoufe - Arouca, freguesia de Covelo de Paivó, na Serra de Arada, entre Arouca, S. Pedro do Sul, Castro Daire e Vale de Cambra .
E para almoçar o Restaurante "O Mineiro" (com link)
Não deixem de ver os 3 links (texto), nem os 3 vídeos (ao fundo)
Também AQUI a diversidade e riqueza do Arouca Geopark (enviado pela Clara).
(Clicar numa foto para as aumentar)
Regoufe foi rica em tempos pela sua área mineira ( com link) , agora desactivada .
Drave (link)
Drave (link)
Drave é
uma aldeia desabitada
numa cova entre as Serra da Freita, Serra de São Macário e Serra da
Arada, integrada no Geoparque de Arouca.
De Regoufe a Drave , a pé (acima) 4,5 kms e de carro (abaixo) 16,4 kms
Regoufe, Arouca (fotos) :
Essa rampa no centro das fotos é o início da subida para Drave
Caminheiros para Drave (nesse "caminho de cabras" (abaixo)
... Mas para se chegar lá , .... a regoufe (e sair) ...
.
Ahhhhh.... lindo!!!! Como eu gostava de passear por essas aldeias!!
ResponderEliminarE petiscar por esses restaurantes... claro!!
: )
Eu adoro, Catarina. Muito mais do que pelas cidades ! Passear, ver e contactar com as pessoas que nelas vivem !
Eliminar:)) Costuma dizer-se que "não há nada como estar com os amigos e preferencialmente com os joelhos debaixo da mesa" ! :)))
Voltei para ver os vídeos que ainda não tinha visto.
EliminarComo vivo numa grande cidade (e gosto de viver em grandes cidades), estou ansiosa por ter a oportunidade de visitar aldeias e vilas portuguesas quando aí for. E tal como tu, falar com os habitantes (adoro ouvir estórias e a história dos locais que visito), o que nem sempre acontece, e comer os pratos típicos da região. Viajar proporciona-nos um enriquecimento cultural empolgante. Por isso gostei de ler sobre as viagens e experiências de Miguel Sousa Tavares. E agora ver e ler sobre as tuas experiências.
Gostaria de fazer esse passeio, não necessariamente devido aos trilhos que podem traiçoeiros... prefiro caminhos planos sem pedras e raízes de forma a não ter que andar a olhar sempre por onde estou a caminhar... : ))
O ar deve ser puro!!! Limpo!... Só de pensar...
É mesmo isso, Catarina. O que me motiva nem são as caminhadas, mas antes o conhecimento destes lugares escondidos, "longe do mundo", ouvir as pessoas, conhecer a sua maneira de viver,...
Eliminare claro também o convívio social com este grupo de amigos durante um dia inteiro. Em cerca de metade das vezes só faço meios percursos, ou até nenhum, ficando-me (sempre com mais alguns amigos) por essas aldeias ! Isso é muito enriquecedor e é feito uma ou duas vezes por mês, ao sábado.
Olá, Rui! :)
ResponderEliminarEste é um post para se ir desfrutando com calma.
Por agora admiro as magníficas fotografias de um dia de sol lindo.
Depois virei abrir os links e ver os vídeos.
Lá gostar de ir visitar essas Aldeias perdidas nas serranias, eu gostava sim, mas fazer caminhadas por caminhos pedregosos, isso não me iludo. Sei que não teria fôlego nem pernas para tal...:(
Beijinhos e até amanhã. :)
☺ Sim, compreendo. Está um bocadinho "pesado", mas pelo menos dá uma olhadela nos vídeos e vai avançando com o rato. O mesmo nos links, "na diagonal" . ☺
EliminarTambém isso acontece comigo. Nem sempre faço as caminhadas (tal como aconteceu nesta). Quando são muito íngremes ou demasiado longos, ou caminhos demasiado complicados, há sempre um grupo que opta por ficar e vale esse convívio !
Beijinhos, Janita
Fantástico, Rui.
ResponderEliminarAdoraria fazer um passeio destes, mas os caminhos tortuosos não são os melhores para os meus joelhos.
Mas era capaz de tentar.
Beijinhos
Claro que há sempre a possibilidade de fazer uma parte da caminhada e retornar, ou de nem a iniciar. Importa é o convívio com quem fica ! ☺ Faz-se um pequeno passeio pelas proximidades que também é sempre muito interessante.
EliminarConversar com as gentes locais é sempre maravilhoso.
Beijinhos :)
Eu até gosto de caminhar por caminhos pedregosos, por serranias como nas minhas férias de Outono em Winterberg, mas após uma semana, preciso de uma cidade grande com diversas actividades culturais.
ResponderEliminarNormalmente usa-se um ou dois bastões para ajudar a equilibrar.
EliminarComo já disse prefiro as aldeias às cidades !
Olha que conversar com estas gentes é riquíssimo culturalmente ! :)
Elas conhecem coisas que poucos, nas cidades, conhecem.
Como já referi várias vezes, para mim, a "culturalidade" resulta de um vasto conhecimento geral e diversificado, para além de um conhecimento específico e erudito !
Nem de nome conhecia!
ResponderEliminarAquele abraço, bom fim-de-semana
:))) Estas aldeias estão “no fim do mundo”, Pedro !
EliminarSão praticamente desconhecidas da maioria.
Abraço e bom fim de semana :)
Imagens fantásticas!
ResponderEliminarComo eu adorava calcorrear esses caminhos!
Perus no meio da rua, achei o máximo!
Bom fim de semana!
Beijos Rui
:)) E já imaginaste percorrer estas estradas de montanha em autocarro ? ... Há zonas em que se tinha que sair dele para fazer certas curvas, com enormes precipícios, tal como aquela 1ª foto depois de … Mas para se chegar lá,… !
EliminarNuma outra zona,...”O poço do Inferno” ! ☹
Eu adoro aldeias e o seu tipo bucólico e ar puro !
Beijo Manu e bom fim de semana. :)
Umas imagens muito bonitas.Obrigada pela partilha. :))
ResponderEliminarHoje :-[Poetizando e Encantando ] Um ilusório mundo feito de nada.
Bjos
Votos de uma óptima Sexta - Feira.
Obrigado, Larissa ! :)) …
EliminarAgora imagina ao natural e não em fotos ! :))
Beijos e bom fim de semana .
Estou com uma dúvida. Conheci a aldeia de Drave no final dos anos 80, ainda cheia de vida. Mas não me lembro de ter conhecido Regoufe. e ou entendi mal ou me diz que se passa por uma para ir à outra. Será que também passei por lá e não me lembro?
ResponderEliminarBoas caminhadas. Abraço e bom fim-de-semana
Olá Elvira. Para lhe responder com mais precisão, fiz umas adendas ao texto do post.
EliminarDrave, neste momento não tem habitantes. Há apenas alguns elementos que não residindo lá, tentam preservar a aldeia .
Regoufe , digamos que é um "corta caminho" para quem quiser fazer uma caminhada de 4,5 kms.
Regoufe não tem saída para lado algum. É a mesma da entrada. É uma aldeia que nasceu devido às minas (já abandonadas) e o único acesso é pela estrada M 567 .
Quem for a Drave de carro é essa estrada que utiliza até certa altura .
Portanto, não deve ter passado por lá, se foi de carro.
Obrigado e um bom fim de semana.
Só agora pude vir ver os vídeos, Rui.
ResponderEliminarÉ impressionante como a Aldeia de Grave fica isolada do resto do mundo. Daqui por algum tempo, nem resto do pouco que ainda se vê existirá, para mostrar aos vindouros que aqueles inóspitos lugares já tiveram vida e foram os lares de muitas famílias.
Foi pena o primeiro vídeo, o das Minas, não ter som. Fica quase assustador ver tudo aquilo em total silêncio.
Obrigada, Rui. Gostei muito de conhecer, já que «in loco», sei que não seria possível. Não me vejo a caminhar por aqueles trilhos tão estreitos e pedregosos. Vocês foram uns valentes! :))
Beijinhos, bom fim de semana, Amigo.
☺ Os carros (dando aquela volta toda, nem chegam lá, Janita ! … mesmo Regoufe e tantas outras como esta, tendem a acabar em relativamente pouco tempo.
EliminarComo e onde podem trabalhar os homens e as mulheres jovens de lá ?… Só em ocupações locais ! Mas isso não será futuro para ninguém . Regoufe, vive hoje, apenas de alguma agricultura de subsistência e de algum pequeno turismo do género que eu fiz . Não há qualquer tipo de lojas de comércio. As únicas coisas são um café e um restaurante !
Creio que o silêncio do vídeo das minas é intencional. Precisamente para se sentir esse tal isolamento e abandono tão tristes !
Eu também não passei de para lá daquela subida de caminho pedregulhoso solto (de cabras) que se vê na foto (onde se podem ver caminhantes). Portanto, não fomos valentes ! eheheh
Beijinhos, bom fim de semana e obrigado pela companhia.
Obrigada
ResponderEliminarAbraço e bom fim-de-semana
Eu é que lhe agradeço, Elvira !
EliminarEsclarecimento feito. :)
Abraço, continuação de recuperação e bom fim de semana.
Conheço de ver videos, que normalmente aparecem no Face! De Arouca conheço uma Srª. que vive na Marinha Grande (penso que ainda é viva, à muito que não me cruzo com ela como acontecia quando eu trabalhava.
ResponderEliminarEm Portugal há Aldeias que acabam por desaparecer, não têm gente jovem, os velhinhos partem e tudo fica.
Beijinho Rui
Tem muito que ver, principalmente estas aldeias abandonadas ou quase (como dizes, os velhinhos partem e tudo fica ao abandono), os Passadiços do Paiva, as Pedras Parideiras, o Parque, a cascata da Frecha da Mizarela, as Serras, ...
EliminarO concelho de Arouca é muito extenso.
https://www.tripadvisor.pt/Attractions-g656854-Activities-Arouca_Aveiro_District_Northern_Portugal.html
Estas imagens lembram-me de locais por onde passei (e onde muitas vezes pernoitei ao relento) nas décadas de 80 e 90, quando pela paixão dos automóveis eu acompanhei os ralies de Portugal.
ResponderEliminarLugares que, não fora essa "coisa" dos ralies, jamais conheceria.
Estas tuas fotos "levaram-me" numa viagem no tempo. Obrigado pá!
Agradeço-te igualmente as fotos dos meus primos (afastados é certo, porém primos), aquele majestoso perú bem como a esbelta perua que debica no empedrado e a galinha curiosa que "se faz" ao fotógrafo.
akele abraço pah!
Então, com essa experiência (da ida aos ralies) já fazes uma ideia do que é andar por estas estradas estreitas e montanhosas ! :))
EliminarAinda bem que contribuí para te fazer recuar no tempo e claro que não tens que agradecer ! :))
É verdade. Já me esquecia ! … Os teus primos mandam-te um abraço de leque aberto ! :))
Também um outro meu, caro Kok ! :))
Bela passeata o que significa que estás aí para as curvas! :)
ResponderEliminarAbraço
:)) Olha que nem tanto (para as curvas), Leo , até por que não fiz mais que 2 kms do percurso (até àquela rampa de pedregulhos soltos que se vê numa (ou duas) das fotos ! :))
EliminarMas que passeata foi óptima, disso não tenhas duvidas ! :)
Privilegio muito o facto de estar com amigos, muito mais que as caminhadas !
Abraço, Leo :)
ResponderEliminarEste post ficou riquíssimo!
Fazer um passeio destes tem de ter preparação e aqui está feito já metade do "trabalho de casa"!.
Gosto da zona de Arouca, a vila em si é muito bonita e bem cuidada e toda a zona envolvente, rica em património geológico que podes explorar no AROUCA GEOPARK, está bem divulgada e conhecida, nomeadamente pelos Passadiços do Paiva (que tive o privilégio de poder visitar o ano passado).
Obrigada pelo testemunho que deixas nesta fantástica publicação
Beijinhos com pensamento nos doces conventuais de Arouca
(^^)
Obrigado pelo teu apreço, Clara !
EliminarSem falsa modéstia, também achei e ainda poderia ter ficado mais completo, mas, certamente, também ficaria demasiado massudo !?
Mesmo assim, acrescentei no texto a tua hiperligação!
Lembro-me de teres falado na tua ida aos “Passadiços do Paiva” ! Uma “falha minha” que já tenho andado lá por perto, mas ainda não me decidi a ir lá ! ☺ …
É preciso ter “boas pernas” (e coração forte) para tanto degrau ! Foste corajosa ! :))
:)) E também não “aproveitei” os doces conventuais de lá do sítio ! :))
Eu é que te agradeço o comentário tão bom para o meu ego ! :)
Beijinhos arouquenses, doces.
Entonces, la gran pregunta sigue siendo: ¿Cómo podemos curar el VIH? Aquí está la respuesta el Dr. Itua tiene una cura y él
ResponderEliminarsalva mi vida de la miseria, compartiré esta ronda en todos los blogs para que todas las patentes de VIH / SIDA puedan curarse
con este Hombre Maravilloso (Dr. Itua), el Dr. Itua curó mi VIH y también me asegura que también puede curar
Las siguientes enfermedades: VIH / SIDA, Cáncer de mama, Cáncer de leucemia, Cáncer de pulmón, Cáncer de sangre, Cáncer de cerebro, Cáncer de próstata, Cáncer de Skinn, Cáncer de riñón, Infertilidad, Lotería, Virus del herpes, Amor, Cáncer Colo-Rectal, Epilepsia, Diabetes ,
La hepatitis y otros problemas de salud, tomaron su medicina herbal por dos semanas y después de dos semanas.
Fui al diagnóstico y luego descubrí que estaba curado y sano como nunca antes. Aquí está el contacto del Dr. Itua, si está
una persona enferma ¿Qué es la llamada de la aplicación. + 2348149277967 y luego correo. info@drituaherbalcenter.com---- drituaherbalcenter@gmail.com y para todas las personas que padecen VIH / Herpes, el virus obstinado, el Dr. Itua devolverá su vida.
Entonces, la gran pregunta sigue siendo: ¿Cómo podemos curar el VIH? Aquí está la respuesta el Dr. Itua tiene una cura y él
ResponderEliminarsalva mi vida de la miseria, compartiré esta ronda en todos los blogs para que todas las patentes de VIH / SIDA puedan curarse
con este Hombre Maravilloso (Dr. Itua), el Dr. Itua curó mi VIH y también me asegura que también puede curar
Las siguientes enfermedades: VIH / SIDA, Cáncer de mama, Cáncer de leucemia, Cáncer de pulmón, Cáncer de sangre, Cáncer de cerebro, Cáncer de próstata, Cáncer de Skinn, Cáncer de riñón, Infertilidad, Lotería, Virus del herpes, Amor, Cáncer Colo-Rectal, Epilepsia, Diabetes ,
La hepatitis y otros problemas de salud, tomaron su medicina herbal por dos semanas y después de dos semanas.
Fui al diagnóstico y luego descubrí que estaba curado y sano como nunca antes. Aquí está el contacto del Dr. Itua, si está
una persona enferma ¿Qué es la llamada de la aplicación. + 2348149277967 y luego correo. info@drituaherbalcenter.com---- drituaherbalcenter@gmail.com y para todas las personas que padecen VIH / Herpes, el virus obstinado, el Dr. Itua devolverá su vida.
(Online privacy)Rubicon ProjectThis is an advertisement web. Browsing further than errors can help one create more desirable tools. You see, our own Covington Catholic twelfth grade higher education as their conflict with a local yank parent known as Nathan Phillips gone virus-like keep going month is always suing miami deliver during caused by- $250 million claiming defamation, In accordance with the incline.
ResponderEliminarWhen he had been inquired inside regards to omitted domestic, Criminal court police officers so area volunteers gained electronic Bratcher farm building to be able to searching for your loved ones. Bing and yahoo RecaptchaThis played with maintenance crawlers and as well, unsolicited mail. (tags: New Jordan Shoes 2020, Yeezy 350 Cheap, Air Force Sale, Cheap Yeezys)
Renovation pursuing PixelsWe may also use totally between placement pixels online communities akin to pay per click, Ask public notices, While hub pages which will identify once a commercial have adequately caused the specified motion, For example, setting up the HubPages providers or posting a piece of text about HubPages.
Leslie Faludi gives you contrasted activist second spouse in order to be able for you to help blues who actually criticize yes battle, Hinting why are both dad Toms("A lot of women continually require the use of men to their budget in addition social sustenance, There is always ladies who would like to play why purpose"), If at this time full-time second in command ellie Gandy seems to have implied the fact many sexually active grownup males draw on very own girl fans a front, Similar to how"Of the male gender involved in rape is likely to use ladies lawyer or attorney towards are based on your boyfriend,Even so, Paying attention to the second spouse and so female friends, It is hard to protect that a majority of simple opinion (tags: Coach Handbags Clearance Outlet, Coach Outlet, Ray Ban 19.99 Sale, Michael Kors Wallet Outlet).