27/01/2012

AS TROPAS DE NAPOLEÃO ESTIVERAM AQUI

.
Re-editado

Acertaram sem ajuda extra :
Rosa dos Ventos, Prof. João Paulo de Oliveira, maria, cantinhodacasa.

Acertaram já na 2ª fase:
Tite, ematejoca, Sonhadora, Teté, Nina

Creiam que estou muito grato a todos quer acertassem quer não :
Aos que estão acima e a Teófilo Silva, lis, Graça Sampaio, Pedro Coimbra, M.A.A., Catarina, AvoGi, Fatima


.......................................................

Trata-se do Largo de Nossa Senhora da Nazaré, com o Palácio Real e o Santuário, no Sítio da Nazaré.
É um bairro da vila da Nazaré, situado no topo do escarpado promontório da Nazaré.


A Guerra Peninsular: ocupação e resistência :

Após as peças de artilharia terem seguido para Cascais, a partir de 1807 este local foi ocupado pelas tropas napoleónicas durante a Guerra Peninsular com um pequeno destacamento de soldados das forças do general Junot. Este efetivo foi expulso pela população local no ano seguinte.

Conseguiu-se convencer os invasores que havia reforços vindos de Cascais e o inimigo foi repelido para Peniche. Posteriormente os invasores franceses retornaram a Nazaré e em 9 Dezembro de 1807 entraram no Sítio da Nazaré os soldados de Junot, numa força de cinquenta homens, sob o comando do oficial Miron, matando os seus habitantes e incendiando casas e embarcações nas povoações da Nazaré e do Sítio, em represália.
Em 1808 as tropas de Napoleão saquearam a igreja e a povoação, que incendiaram parcialmente, na sequência de uma revolta popular. Alguns dos habitantes do Sítio foram capturados e fuzilados pelos soldados franceses.

Santuários de Nª Srª da Nazaré Vs. Fátima

Este era um local de culto e até meados do século vinte, foi elevado o número de forasteiros que ali se deslocavam para venerar a Senhora da Nazaré na época das suas Festas, no final do Verão. O Santuário de Fátima desviou progressivamente a devoção e a rota dos peregrinos que aí começaram a afluir após as aparições de 1917, embora hoje, muitos dos peregrinos e turistas-religiosos de Fátima visitem também a Nazaré.


Ver também no Google

 Nossa Senhora da Nazaré
 Lenda da Nazaré
 Capela da Memória
 Santuário de Nossa Senhora da Nazaré
 D. Fuas Roupinho
 Festas da Nazaré
 Elevador da Nazaré
 Praia da Nazaré
 Nazaré (Portugal)

.......................................................

AJUDA :



Os comentários deste post deram lugar a muitas pistas falsas que dispersaram a atenção.
Leiam p.f. o meu último comentário de 27/1 às 10.50 h. e procedam como se fosse agora postado !


Inicial_
.
E não se ficaram pela visita ! (Portaram-se muito mal).
Sabem onde ?

Com dicas. Os comentários estão livres.





.

135 comentários :

  1. Também estou com um pé fora de casa, esta tarde vou ao cinema, e não penso fazer pesquisas, porque acabava por encontrar os palácios reais de Postdam ou de Sans-Souci.

    Soult actuou no Norte e saqueou o Porto, passando por Chaves.

    Junot dirigiu-se de Castelo Branco a Abrantes e fixou-se em Lisboa, mas foi derrotado no Vimeiro próximo de Torres Vedras.

    Já que outrora era uma barra em história, não posso perder a oportunidade de mostrar a minha
    "sabichonice", mas preferia um desafio com estrelas de cinema do tempo do nosso prezado professor.

    ResponderEliminar
  2. Agora que li com mais atenção o teu post, onde os franceses se portaram muito mal, foi nas batalhas de Roliça e Vimeiro.

    Saudação ao professor e, em Fevereiro o "ematejoca azul" só vai falar de cinema, com ou sem virus.

    ResponderEliminar
  3. Em Coimbra também não se portaram lá grande coisa. A imagem não consegui localiza-la.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Os franceses portaram-se mal por onde passaram e onde pararam...só um milagre livraria esta gente dos seus saques!
    Mas o milagre não se repetiu!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Cara confrade Ematejoca!
    Desta vez cheguei e não precisei ficar na plateia, porque mirei a fotografia em foco e coloquei três palavras chaves no Google e consegui descobrir o nome da cidade!!!!!!!!!!
    Lá vão dicas:
    A cidade tem aproximadamente 10.000 habitantes.
    Está localizada no litoral.
    Por conta de três pequeninos, a Lúcia, o Francisco e a Jacinta, a cidade não é mais visitada como era até 1917...
    Caloroso abraço! Saudações fanáticas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP


    PS - Espero que você consiga livrar seu blog do vírus do sino da aldeia...

    ResponderEliminar
  6. Caro confrade Rui da Bica!
    Já lhe enviei uma correspondência eletrônica com o nome da cidade!!!
    Caloroso abraço! Saudações inquiridoras!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP


    PS - Meu telefone portátil vibrou!!!!!!!
    Preciso dizer quem era?!...
    Claro que era a minha amiga, a Dona Miquelina (huhum...)!!!!
    Ela disse-me que a sobrinha dela, que reside na cidade do Porto, a Imaculada Placidina Bundasseca Pinto, enviou-lhe uma correspondência eletrônica, porque o viu almoçando num requintando restaurante, que fica no centro da cidade do Porto...
    A ligação foi interrompida de supetão...

    ResponderEliminar
  7. Segundo o que diz o Prof. e de acordo com o que eu já tinha referido, fez falta outro milagre! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Esse local antigo me lembra algo bem proximo aqui onde moro ,quando atravesso a ponte rsrs ,sei nao,
    está bem familiar...
    Napoleão esteve aqui com certeza com toda sua tropa rs desencadeando um punhado de história !!
    se estiver errada eu "paço" rsrs
    vê se me entende Rui?
    nao psquisei , saiu assim de reonhecer mas nao sei se estou certa, aliás nunca nada seipor aqui rsrs
    abraços
    muitos abraços
    bom descanso

    ResponderEliminar
  9. Caro confrade Rui da Bica!
    Acabei de descobrir que esta cidade faz parte do meu roteiro de viagem!!!!!!!
    Falando no Napoleão Bonaparte indiretamente devemos a ele a nossa unidade nacional, porque se a família real portuguesa não tivesse ficado entre nós de 1808 até 1820 talvez seríamos na contemporaneidade alguns países de língua portuguesa, a exemplo do que acontece com outros países de língua espanhola na América do Sul...
    Aproveito o ensejo para externar minha antipatia pela espanhola, a Carlota Joaquina, que foi obrigada a casar com o Dom João VI, porque dormiu, comeu, bebeu e fornicou aqui, e ainda teve a audácia de voltar para o reino distante além-mar nos depreciando sobremaneira...
    A minha amiga, a Dona Miquelina, tem uma antepassada, a Leucipa Lucrécia do Amor Divino (1787-1841), que foi auxiliar da camareira da espanhola antipática, quando ela foi obrigada a morar entre nós... Como a Leucipa era analfabeta passou de geração e geração as histórias do arco-da-velha a respeito da Carlota Joaquina, que segundo a Leucipa era insaciável...
    Caloroso abraço! Saudações maledicentes!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  10. Cara confrade Ematejoca!
    Seu blog continua "bichado"...
    Lembrei-me a pouco que outro dia ao pesquisar imagens para desvendar um enigma do blog do Rui entrei neste tal blog sinos da aldeia e me deparei com o mesmo aviso que encontrei no seu... Tenha cautela, porque pode danificar sua máquina eletrônica.
    Caloroso abraço! Saudações prudentes!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP


    PS - Pode voltar a embarcar no meu vagão do Expresso do Oriente, porque o nobilíssimo detetive Hercule Poirot já desvendou a autoria ou melhor dizendo autorias do assassinato.

    ResponderEliminar
  11. Cheguei agora a casa e, continuo envolvida pela magia de "O ARTISTA" e, sem vontade de entrar em guerra com os franceses, no entanto, o nosso querido professor deu uma dica que eu vou aproveitar:

    CHAVES!!!

    Uma vez que o exército comandado pelo Soult se dirigiu ao Porto vindo de CHAVES.

    Mas é como te digo, Rui, depois de ter visto o MARAVILHOSO filme francês, até já nem me importa, que Portugal tenha sido atacado pelos generais: Junot, Soult e Massena.

    Por falar em Massena, esse general também esteve em VISEU.

    ResponderEliminar
  12. cantinhodacasa26/1/12 22:21

    Ematejca, Chaves não é cidade do litoral.
    Já descobri e vou enviar um e-mail

    4 sílabas

    ResponderEliminar
  13. Eu sei que Chaves é uma cidade transmontana para os lados de Vila Real.
    Eu sou uma mulher do Norte e, conheço muito bem essa região, a minha mãe era de Bragança.

    O professor também fala em Fátima e, as tropas francesas nunca aí estiveram, mas o professor é um brincalhão!!!

    ResponderEliminar
  14. Cara confrade Ematojeca!
    Buaaaaaaaaaaaaá... Esta imperdível película entrará em cartaz entre nós somente no dia 10 de fevereiro... Buaaaaaaaaaaaaaá!
    O único consolo é que provavelmente a pré-estreia será na sessão de cinema do Clube do Professor (sábado às 11h00), no Shopping Center Frei Caneca, mas como sou associado o ingresso é grátis!!!!!
    Caloroso abraço! Saudações cinéfilas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  15. Cara confrade Ematejoca!
    Pelo contrário minha dica diz que a cidade de Fátima tornou-se conhecida por conta dos três pequeninos que tiveram uma visão. Antes de 1917 a cidade em foco era muito visitada por beatos zelosos.
    Caloroso abraço! Saudações explicativas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  16. PS - Atualmente sou incrédulo, mas a cidade de Fátima também faz parte do meu roteiro de viagem...

    ResponderEliminar
  17. Foi desse tempo que ficou a expressão "roubar à grande e à francesa". Isso eu sei, agora o local, tanto pode ser nas Linhas de Torres, nas linhas de Elvas, em Almoster, na Asseisseira, ou até na Lamarosa... O meu pai dizia com muita graça, que um soldado do tempo das Invasões Francesas, cheiinho de fome, dizia:

    «Lamarosa, Lamarosa,
    Maldita sejas tu!
    Tenho ferrugem nos dentes
    E teias de aranha no ... cu!»

    E com esta me vou...

    ResponderEliminar
  18. Antes que me alguém avise, eu sei, que Mangualde é uma cidade que fica no Centro de Portugal, perto de Viseu, mas o Soult também andou por lá e, Mangualde tem 4 sílabas.

    ResponderEliminar
  19. ematejoca
    eheheh … Tu e as pesquisas ! :)))
    Ainda te lembras de umas “coisinhas” ! … :)))
    Tudo que disseste está certo.
    Os franceses portaram-se sempre mal por represália pelas suas derrotas e nas retiradas.
    Não andas longe, mas que sítio é este ? … :))
    .

    ResponderEliminar
  20. Teófilo Silva
    Certo. Na sequência da Batalha do Buçaco.
    Encontradas valas comuns que pertencerão a soldados das Invasões Francesas/Guerra Penínsular.

    "...Para já uma centena de ossadas, de homens e mulheres adultos, sendo que a particularidade reside no facto de os indivíduos do sexo masculino apresentarem vestígios de roupa (botões, fivelas, medalhas, alfinetes, etc), que indicam que estariam de uniforme.
    …mas não é este o local ! :))
    .

    ResponderEliminar
  21. Rosa dos Ventos
    Mail certo !
    Verdade e sempre por represália pelas derrotas sofridas.
    … e não se limitaram a saquear !
    Referes-te ao milagre das “roupas enfiadas” ou ao dos Pastorinhos ? … :))
    .

    ResponderEliminar
  22. Lamarosa também tem 4 sílabas!!!
    Fica situada no concelho de Coimbra e, não fica no litoral.

    ADIEU!!!

    ResponderEliminar
  23. Caro confrade Rui da Bica!
    Agradeço o relato circunstanciado via correspondência eletrônica...
    Minha vontade é mandar este fedorento do Napoleão Bonaparte para a p...
    Caloroso abraço! Saudações revoltadas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  24. Prof. João Paulo de Oliveira
    Mail certo !
    São boas dicas, mas uma delas induziu em erro ! :))

    Devo informá-lo que não pode acreditar sempre na D. Miquelina ! A D. Imaculada Placidina Bundasseca Pinto, não me pode ter visto a almoçar no Porto, porque almocei de facto em Espinho, uma cidade litoral um pouco a Sul, de onde segui para Vila da Feira ! :))

    Abraço ! :)
    .

    ResponderEliminar
  25. Lis
    Não sei, não lis, se por aí há algo parecido, mas não é. Quem esteve aqui foram tropas de Napoleão em muito pequeno nº, mas suficiente para fazerem grandes maldades.

    Para vocês daí do Brasil torna-se meio complicado, exceto para o Prof. que consegue quase sempre subir ao palco ! :))

    Beijinho, lis ! Obrigado ! :)))
    .

    ResponderEliminar
  26. Prof. João Paulo de Oliveira
    Quanto à viagem, estas 2 cidades de que falou poderão ser só de passagem e valerá a pena, de passagem, ver exatamente este sítio !
    Bem lembrado, Prof. ! :)) Se Napoleão não tivesse invadido Portugal talvez a história do Brasil tivesse vindo a ser completamente diferente ! …muito bem visto ! :)))
    Fico pasmado com a alcoviteirice da D. Miquelina ! :)… Ela vai-lhe contar tudo que ouve ou vê ! :))

    Eu já expliquei por mail , como a ematejoca se pode ver livre dos sinos da aldeia !
    … Cuidado com o “bichado” brasileiro, caro Prof. ! :)))

    Abraço ! :)
    .

    ResponderEliminar
  27. ematejoca
    Primeiro : Ainda não vi “O Artista” ! :((
    Segundo : A dica não é essa ! :)
    Terceiro : Seguiria mais a sequência do 1º comentário ! :)
    .

    ResponderEliminar
  28. Cantinhodacasa
    Mail certo !
    Certo também não se tratar de Chaves.
    Não sei a que 4 sílabas te referes.

    Beijinho :)
    .

    ResponderEliminar
  29. A minha última resposta é:

    L A M A R O S A

    ResponderEliminar
  30. Já retirei o Sino da Aldeia, mais não posso fazer, a não ser, apagar todos os meus blogues e, dizer ADEUS!!!

    ResponderEliminar
  31. ematejoca
    Claro ! …
    Como o Prof. explica abaixo, a ligação a Fátima tem outra relação, que não militar. Não era a brincar. :)
    .

    ResponderEliminar
  32. Prof. João Paulo de Oliveira
    Bem explicado !
    :))
    .

    ResponderEliminar
  33. Quando as tropas de Napoleão estiveram em Portugal, eu ainda não vivia cá :p

    Nunca fui muito boa a história porque nunca gostei muito de me meter na vida dos outros :p

    Vou perguntar à Rosinha...que ela sabe :p

    Engraçado que mesmo que não se encontre o que se procura, encontramos locais muito interessantes, já sem falar do que se aprende...

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  34. ematejoca
    Não !
    1º comentário muito mais próximo ! :)
    .

    ResponderEliminar
  35. Prof. João Paulo de Oliveira
    Vale a pena passar por lá , mas de passagem ( 1 h a 2 horas) !
    .

    ResponderEliminar
  36. Graça Sampaio
    Contas uma série de coisas que eu não conhecia. :)))))
    … não é nenhuma dessas localidades !
    .

    ResponderEliminar
  37. ematejoca
    Esquece as sílabas ! A pista não é boa !
    Nem uma nem outra.
    1º comentário, mais certo ! :)
    .

    ResponderEliminar
  38. cantinhodacasa26/1/12 23:40

    Rui, comentei Chaves para a menina ematejoca.
    A cidade que referi no mail tem 4 sílabas.


    Beijinho

    P.S.: tens aqui uns comentadores muito dinâmicos e poéticos, lol.

    ResponderEliminar
  39. Prof. João Paulo de Oliveira
    :))))))
    Vamos mandá-lo os dois ! :))))
    .

    ResponderEliminar
  40. Cara confrade Rui da Bica!
    Nossa amada Língua Portuguesa me reporta a inesquecível atriz Mae West (1893-1980) por conta das palavras de duplo sentido, porque quando escrevi "bichada" quis dizer que está corroída!!!
    Caloroso abraço! Saudações linguísticas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira


    PS - A minha amiga, a Dona Miquelina, está morta de vergonha e inclusive fez uma ligação telefônica internacional para admoestar a sobrinha, a Imaculada Placidina Bundasseca, por conta dos seus mexericos infundados...

    ResponderEliminar
  41. ematejoca

    Quanto aos locais já disse tudo.

    O bichinho já desapareceu do teu blog.
    Estive lá agora para confirmar ! :)))

    Eu sei que aí é mais uma hora. :((
    Não vou encerrar hoje 26.
    Vou deixar até amanhã ao fim da manhã.
    Estiveste muito próxima no 1º comentário.
    Houve muitas dicas más, mas as do Prof. eram boas se compreendidas.

    Dorme bem ! Gostava que acertasses depois de tanto trabalho !
    Litoral
    É um sítio com vistas muito bonitas
    Houve milagre
    .

    ResponderEliminar
  42. Onde se lê cara leia-se caro. Só pode ser praga da lambisgoia da Agrado...

    ResponderEliminar
  43. maria
    A Rosinha sabe e o Prof. e a cantinhodacasa também !
    Tens toda a razão, ainda estás longe dos 200 anos !!!
    Isto também tem dessas vantagens. :)) Aprende-se mesmo o que não se quer aprender ! :)

    Bjs
    .

    ResponderEliminar
  44. cantinhodacasa
    A resposta do mail está certa.
    Nada a ver com Chaves e também não tem 4 sílabasw mas sim 3 ! :))
    Não sei como contas 4 ?!
    Olha que tenho os melhores comentadores do mundo !!! :))

    Bjs
    .

    ResponderEliminar
  45. Prof. João Paulo de Oliveira
    Eu sei. Compreendi perfeitamente ! Foi para “brincar” com “a bicha” brasileira ! :))
    … e acho que faz muito bem em puxar as orelhas à alcuviteira da D. Miquelina e à sua sobrinha. Não se pode confiar nela ! :)

    Abraço
    .

    ResponderEliminar
  46. Todos
    Amanhã continuarei.
    Boa noite ! :))

    Abreijos !
    .

    ResponderEliminar
  47. Boa noite e dorme bem :)

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  48. Caro confrade Rui da Bica!
    A lambisgoia da Agrado disse que como o Carnaval é no mês vindouro Morpheu resolveu dar-lhe uma bonificação com sonhos repletos de belíssimas mulheres se requebrando ao som de músicas carnavalescas!!!!!!!!!!!!
    Acuda Max, porque ouço os rugidos dos leões da Metro e da mulher da Columbia com a tocha atiçados pela valorosa esposa do Rui e da minha por ser atrevido e lascivo...
    Caloroso abraço! Saudações doloridas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  49. cantinhodacasa27/1/12 00:41

    Rui, não é que, já com o computador desligado, estava eu no meu canto a descansar um pouco, antes de me deitar e, eis que me lembrei que queria dizer 3 sílabas, e caraças, onde ando eu com a cabeça?
    Desculpa, e desculpem-me todos os que me leram.
    E liguei o pc de propósito para vir aqui desfazer o meu lapso. 3 sílabas a cidade e não 4.
    Ó Rui, tu pões-nos desesperadamente à procura de descobrir os teus enigmas que, no meu caso, e as poucas vezes que posso vir cá, só faço asneira.
    Beijinho
    Até logo.
    Maria

    ResponderEliminar
  50. Pertinho de Fátima, no Distrito de Leiria, este Mosteiro, e a cidade, devem o seu nome à vitória perante as tropas napoleónicas.

    ResponderEliminar
  51. Pof. João Paulo de Oliveira
    Obrigado pela informação, Prof.. Na verdade eu e minha mulher tivemos uma boa noite de sono, mas quanto a sonhos lascivos, “nadica de nada “ ! :)))

    Abraço
    .

    ResponderEliminar
  52. cantinhodacasa
    De facto, confundir 3 com 4 … !!! :))
    Eu bem que informei que tinhas acertado, mas não compreendia como contavas 4 sílabas !!!
    … e alguns comentadores andaram perdidos atrás delas !
    Pela minha parte, que me desculpem, mas tentei evitar o erro como poderão verificar !
    Vão-te bater !!! :))

    Bjs
    .

    ResponderEliminar
  53. Pedro Coimbra
    Para facilitar a resolução do enigma, digamos que é por aí, mas nem o “Mosteiro” (?), nem a “cidade” tiveram nada a ver com qualquer vitória sobre as tropas de Napoleão.
    Apenas com uma “patifaria” que umas dezenas de soldados de Napoleão, por represália, lá foram fazer.
    .

    ResponderEliminar
  54. Afinal não sou só eu que vou prá cama com os desafios na cabeça, né cantinho? :)

    A maioria das vezes até, já a dormir, descubro onde ou quem é, mas depois acordo e não me lembro de nada (cof cof cof) :( :p

    E continuo sem saber nadinha...raios.

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  55. Todos
    Leiam com atenção e esqueçam o resto!

    Até agora, acertaram por mail, a Rosa dos Ventos, o Prof. João Paulo de Oliveira e a cantinhodacasa !

    Acontece que os comentários estão cheios de pistas “falsas”, claro que não intencionais, mas que levaram a que muitos dispersassem a sua atenção.

    O Prof ao falar em “coloquei 3 palavras chaves” no Google, não queria dizer que fosse em Chaves, mas sim “palavras chave” !
    A cantinho da casa insistiu (???) nas 4 sílabas quando são 3 !

    Dicas certas :

    1 -a “cidade” tem 10 mil hab.
    2 -Localizada no litoral
    3 -Por causa de Fátima muitos peregrinos deixaram de vir a este local
    4 -Houve aqui um milagre, que não teve nada a ver com Fátima nem com Napoleão.
    5 -O nome do local da foto é de 3 sílabas
    6 -É um sítio com vistas muito bonitas
    7 -Não é um mosteiro. É um Santuário e um Palácio.
    8 -Foram umas dezenas de soldados de Junot que lá fizeram patifaria por represália.
    .

    10:50

    ResponderEliminar
  56. Nunca pensei que esta foto desse tamanha confusão!
    É só olhar para o sítio e reconhece-se logo!
    Claro que não é "O Sítio do Pica-Pau Amarelo" que fazia as delícias dos meus filhos e eu com eles! :-))
    Isto para me meter com o confrade Prof.!

    Abraço

    ResponderEliminar
  57. cantinhodacasa27/1/12 11:21

    Batam-me , por favor.
    Sinal de que a minha cabeça anda algures noutros mundos , lol.
    Mas até que dormi bem, depois de desfazer este engano.
    Perdoem-me.

    Rui,foi mesmo 3 sílabas que contei, mas não sei o porquê das 4.
    Falhas. O Cavaco também falhou.

    Beijito

    ResponderEliminar
  58. "É só olhar para o sítio e reconhece-se logo!" diz a Rosa e eu acredito, mas estou farta de olhar para a imagem e farta de pesquisar imagens e continuo sem saber...

    Encontrei agora, e já depois de 3000 consultas e de ler todos os comentários, um santuário num sítio onde já passei férias, que tem um mar bravo, uma cidade no litoral, que tem 10 000 habitantes e o seu nome tem 3 sílabas...a imagem não é bem igual, mas é muito parecida...só pode ser aqui...

    Será que é, Zé? Quer dizer, Rui :p

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  59. cantinhodacasa27/1/12 11:29

    Maria, as poucas vezes que ando metida nestes enigmas do Rui, fico horas na pesquisa.
    Neste caso, foi quase imediato, apenas fui confirmar a imagem.
    E acertei.
    Quanto às sílabas, foi pura confusão.
    Estava tranquilamente no sofá, nem tinha lido o comentário do Rui, quando me veio à mente os enigmas habituais do Rui, e lembrei-me que escrevera 4 sílabas.
    Não descansei enquanto não vim ao blog corrigir esta falha que, pelos vistos, despistou muitos frequentadores deste "enigmático" blog.
    Beijo a todos. E tu, Rui, desculpa andar aqui a trocar confidências com os teus fãs.~
    Maria

    ResponderEliminar
  60. Cantinho, enganaste-me...e agora como é que vamos resolver este problema???

    Deixa lá, prá próxima quando disseres que tem 4 sílabas eu já sei que são apenas 3 eheheh

    Se fosse só pelo teu engano que eu não descobri, estava eu bem...

    Acho que o Rui desculpa...ou não? :p

    Beijinho de maria para Maria :)

    Maria tem 3 ou 4 sílabas? eheheh brincadeirinha...

    ResponderEliminar
  61. Eu nem me atrevo a dizer nada....M.A.A.

    ResponderEliminar
  62. maria
    :)) … e agora vejam lá o que pode acontecer comigo, a pensar nessas coisas todas ! :))

    Bj
    .

    ResponderEliminar
  63. Rosa dos Ventos
    É verdade, Rosa. Também nunca pensei que um sítio destes desse tanto problema ! :)
    … e ainda ninguém se lembrou do cavalo nem no nº 7 !!! :))
    .

    ResponderEliminar
  64. cantinhodacasa
    Parece que te estás a safar duma tareia ! :)))
    Fizeste-me lembrar o Guterres quando se referiu ao PIB : é 3,… não é 4… ou, … deixem ver … bom, é uma questão de fazer as contas ! :)))
    .

    ResponderEliminar
  65. maria
    Claro que se reconhece logo. Até o meu neto Zé (de 2 anos) sabe o nome deste sítio !
    .

    ResponderEliminar
  66. Cantinhodacasa
    Parece que te perdoaram. :)) … Desta escapaste ! :))
    Até a Maria diz que já encontrou o sítio da foto ! :)
    .

    ResponderEliminar
  67. Factos históricos que se me varreram da memória...
    Número 7 e cavalo. Vou aguardar o “desenlace” deste enigma.
    : )

    ResponderEliminar
  68. maria
    Com tudo isto até acabaste por chegar lá, mesmo sem o cavalo nem o nº 7 !
    Claro que desculpo, mas a ematejoca talvez não !
    Começou por quase acertar e andou a ser confundida por muitos comentários !
    …mas penso e espero que vos vai perdoar e acertar agora !
    Merecia !!! ... eu ficaria muito feliz !
    .

    ResponderEliminar
  69. Catarina, Catarina!
    Vai por mim que chegas a este sítio! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  70. Acabei por chegar lá e ficar a saber tudo o que lá se passou, as maldades que os malandros fizeram...o mais engraçado é que depois de saber onde era, finalmente, é que encontrei a imagem que aqui tens eheheh

    Eu nem consigo imaginar as voltas que tu dás para nos fazer andar aqui às voltas...espero que apesar do trabalho que tens te dê tanto prazer a ti como nos dá a nós participar, e acho que posso falar por todos :)

    Acredita que já tenho pensado em formas de te ajudar com temas para novos pot's, mas não basta encontrar uma imagem e uma dica...é preciso mais que isso.

    A coisa não tá fácil quando em desespero já recorres a piolhitos de 2 anos para fazer um novo post...e parece que ele saiu ao avô, também nos faz andar aqui às aranhas...aqui uso o nós, mas falo mais por mim eheheh

    Seja como for, é muito bom vir aqui e andar feita barata tonta à procura do que às vezes se conhece, mas não se está a ver...a solução nem sempre é tão complicada quanto isso, muitas vezes ando lá perto ou digo Ahhhhhh!

    Continua a "trabalhar", que o teu trabalho tem graça :)

    Vamos esperar que a ematejoca venha e diga o nome :)

    Beijinho e venha mais outro eheheh :)

    ResponderEliminar
  71. M.A.A.
    Não faças isso. Há aqui um problema, que é o de estarem demasiado presas às guerras napoleónicas !
    Alheiem-se um pouco disso e concentem-se mais na foto e nas dicas !
    É um local que é muito conhecido ! :)

    Bjs
    .

    ResponderEliminar
  72. Catarina
    Como disse à M.A.A., não ligues muito aos factos históricos, mas mais às dicas.
    Estou convencido que se não estiveste neste sítio, não estiveste longe e estás farta de ouvir falar nele !
    Não aguardes. Vai ao ataque. A Maria também já lá chegou ! :))
    .

    ResponderEliminar
  73. Rosa dos Ventos
    Confirmo exatamente o que dizes :) … Como se pode não conhecer este sítio ? …
    .

    ResponderEliminar
  74. Maria
    É verdade, maria ! Não calculas mesmo o trabalho que isto me dá.
    Quando coloco uma foto, começo por “estudá-la” para atribuir um título ao post.
    Sempre que recebo um comentário vou pesquisar aquilo que à primeira vista possa não entender como correto e a partir dai tentar responder com novas dicas.
    Um post destes leva-me horas e horas e horas de trabalho, o que me rouba muito tempo dos meus afazeres habituais, das saídas e da família e tira-me todo o tempo necessário para, muito justamente e com prazer, visitar os blogs amigos. Não quero parecer de modo algum ingrato e sinto que possam pensar isso ! :((
    É um ritmo diabólico ainda agravado pelo facto de me alargar nos comentários ! :))
    Sinto-me muito em débito para com todos e lamento o facto de não lhes corresponder como merecem !
    Seria muito fácil colocar uma foto, perguntar onde era, limitar-me a dizer sim ou não, ou nem comentar os comentários como acontece com muitos blogs, mas não é o caso ! :)) Tenho a mania do perfecionismo ! :)))
    O que me estimula é o facto de sentir que isto vos possa divertir, dar prazer e deixar "mais alguma coisa" de conhecimento enriquecedor.
    Nesta altura ficava muito feliz se a ematejoca acertasse (pelo trabalho que teve.
    Obrigado pelo teu estímulo e compreensão ! :)))

    Beijinho, querida Amiga ! :)
    .

    ResponderEliminar
  75. Pois é, Rosinha, eu presto muita atenção aos teus comentários... Milagre não se repetiu... hmmm....Vou dar mais uma voltinha pelo google. Antes vou filmar o grande nevão. : )

    ResponderEliminar
  76. Caro confrade Rui da Bica!
    Peço minhas escusas por conta de algumas dicas que dei causaram mal entendidos...
    Como a confrade Rosa dos Ventos citou o Sítio do Pica Pau Amarelo, certamente ela se refere a adaptação televisiva da Rede Globo de Televisão desta obra do escritor Monteiro Lobato (1882-1948), mas no meu tempo de infante a extinta TV Tupi Canal 3, que depois passou para o Canal 4, apresentou de 1952 a 1963 uma adaptação da obra do Monteiro Lobato ao vivo, porque não existia vídeo taipe, produzida pelo saudoso Dr. Júlio Gouveia e sua esposa, a nobilíssima escritora Tatiana Belinky!!! Que deleite inefável lembrar das peripécias da boneca Emília, brilhantemente interpretada pela saudosa atriz Lúcia Lambertini!!!! Como nasci em 1953 e a nossa primeira televisão foi comprada com muito sacrifício pela minha adorada e saudosa mãe em 1957, tive a prerrogativa de assistir muitos episódios desta inesquecível série televisiva antes de ser alfabetizado!!!
    Caloroso abraço! Saudações memorialistas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  77. Pois é Rui!
    Há muito tempo que não coloco um enigma e logo eu que cheguei à tua Fonte por também gostar de enigmas!
    Mas eu, além de não ser perfeccionista como tu, sou preguiçosa!

    Abraço

    ResponderEliminar
  78. Catarina
    Depois do nevão, vê lá agora, se segues as dicas da Rosa dos Ventos e aprecia as 2 fotos novas ! :))
    Agora, para a “segunda volta”, está muito mais fácil !
    .

    ResponderEliminar
  79. Rosa dos Ventos
    Lembro-me tão bem, Rosa ! :))

    Viste o meu comentário acima (à Maria) ?... é verdade ! Não sei se continuo a ter “pedalada” para este género de enigmas ! … não pelos enigmas em si, mas pelo acompanhamento a que me sinto obrigado ! :)

    Agora vai ser muito mais fácil e tu sabes (duplamente) porquê !
    Também me custa que quem aqui vem, se prejudique com o tempo que possa perder a pesquisar. Sinto uma espécie de remorso ! … e como tenho "um coração mole" :)))... e não gosto de ver sofrer, ... :)))

    Beijinho
    .

    ResponderEliminar
  80. Cheguei agora e não li quase nada nem sei se já acertaram mas, ao ver aquele sítio lembrei-me logo de um Cavaleiro destemido que só não caiu ao mar devido a um milagre poderoso da Senhora da N. (cala-te boca senão... lá vem bordoada do Sr. Dono desta Quinta.

    Voltarei para ler todos os comentários.

    ResponderEliminar
  81. Caro confrade Rui da Bica!
    Peço minhas escusas por conta de algumas dicas que causaram mal entendidos.
    A confrade Rosa dos Ventos certamente se refere a série televisiva produzida pela Rede Globo de Televisão de 1977 a 1986.
    A 1ª versão televisiva do Sítio do Pica Pau Amarelo, adaptada da obra do escritor Monteiro Lobato (1882-1948), foi transmitida pela extinta TV Tupi Canal 3 (depois passou para o Canal 4) de 1952 a 1963, produzida pelo saudoso Dr. Júlio Gouveia (1914-1988) e sua esposa, a escritora Tatiana Belinky, que ainda nos brinda com livros supimpas de histórias infantis!!!!
    Como nasci em 1953 e minha adorada e saudosa mãe, com muito sacrifício, comprou a nossa primeira televisão em 1957, nem piscava quando o programa era apresentado ao vivo, porque naquele tempo ainda não existia entre nós o videotape... Que saudades que dá ao lembrar das peripécias da boneca Emília, brilhantemente interpretada pela saudosa atriz Lúcia Lambertini (1926-1976)!!!!
    Aproveito o ensejo para informá-lo que discordo quando você diz que as pesquisas são perda de tempo, pelo contrário, elas nos possibilitam aprender a aprender mais!!!!
    Caloroso abraço! Saudações memorialistas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    PS - Ô Rui, falando em televisão do tempo que amarrávamos cachorro com linguiça, lembra que elas tinham um odor peculiar, válvulas enormes, que demoravam para esquentar?!...

    ResponderEliminar
  82. Toda essa confusão das muitas pistas falsas deu muita vida a este teu desafio, meu caro Rui.

    Tu sabes, que mandar-te a resposta certa por @-mail e, tu então anunciares que a "menina" ematejoca acertou, não é para mim.
    Eu gosto da brincadeira!!!

    Os meus agradecimentos pela vossa preciosa ajuda (tua e do estimado professor) vão sair mais tarde, pois só agora é que cheguei a casa.

    Quanto ao filme, não estou certa, que tu e a Teté vão gostar, estou certa sim, que o nosso professor vai gostar e muito!!!

    ResponderEliminar
  83. Maria, agora que sei o nome, é que não digo!!!

    ResponderEliminar
  84. Cheguei tarde mas ainda a tempo de tomar um banhinho na companhia de D. Fuas Roupinho.

    ResponderEliminar
  85. Na praia da Nazaré toda a gente toma banhinho, as senhoras de roupão e o D. Fuas de roupinho.

    ResponderEliminar
  86. Iupiii! Já sei! Já aqui tinha estado ontem, mas baralhei-me com tanta pista contraditória! :)))

    Afinal foi só ver a 1ª imagem que hoje puseste, para ter logo um feeling! Como não sou muito de igrejas... :D

    E pronto, fui confirmar ao google e vi essa mesma igreja noutra perspetiva, mas indubitavelmente a mesma!

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  87. Se o mestre determinou, nem um comentário que li!:)
    Fiz-me à pesquisa que é o que mais gosto, mas azar dos azares...perdi-ne na Pederneira!:(

    Desisto!
    Beijo a todos
    Nina

    ResponderEliminar
  88. Prof. João Paulo de Oliveira
    Não tem que pedir esculpas porque não deu falsas pistas. Foi sim mal interpretada a das “chaves” ! :))

    Quanto ao “Sitio do Picapau Amarelo” foi uma dica da Rosa dos Ventos para intruzir a “dica “Sítio”, que foi falada muitas vezes e porque este é o “Bairro do Sítio” pertencente à Vila da Nazaré ! :)))
    O Milagre, foi o do D. Fuas Roupinho !
    Quanto a Napoleão será explicado no texto do post

    Eu concordo que as pequisas não são perda de tempo, mas ocupam é muito tempo para quem gosta de passar pelos blogs a correr ou então se deita muito tarde com o “vício” da pesquisa !
    Claro que sou do tempo da TV e da Rádio a válvulas ! :))

    Grande abraço, Prof. ! :))
    .

    ResponderEliminar
  89. Tite
    Certo, Tite. Pena chegares agora na 2ª parte, depois de ter colocado as 2 fotos e bastantes mais dicas !
    Este post foi muito especial. Deu muito que fazer e causou muitas dúvidas na parte inicial ! :)
    Se leres os comentários é de rir ! :)))

    Bj
    .

    ResponderEliminar
  90. ematejoca
    Eu ficaria muito triste se tivesse que encerrar este post sem a tua resposta certa ! … Não merecias porque foste a maior “vítima” das confusões geradas, sem que eu tivesse culpa. Fiz tudo para as evitar!
    … mas como concordas (felizmente) deu muita luta e foi interessantíssimo !
    Agora temos que descansar ! :)))
    Eu até aceito que não digas o nome porque agora tenho a certeza que sabes !

    Beijo
    .

    ResponderEliminar
  91. Sonhadora
    Também tive pena que não tivesses vindo na 1ª parte. Depois das 2 últimas fotos ficou tudo simplificado ! :)
    Não sabia essa do Roupão e do Roupinho ! :)))
    .

    ResponderEliminar
  92. Teté
    Ontem foi um pandemónio que nem me deixou adormecer tranquilo com remorsos do trabalho que dei a quem se esforçou por acertar ! :))
    Hoje tudo ficou mais fácil. Até dava (intencionalmente) para fazer batota ! :)

    Beijoca ! :)
    .

    ResponderEliminar
  93. Nina
    Nunca acreditaria que não chegasses lá ! :)))
    Bastou falares na Pederneira, para eu ter a certeza que chegaste à solução (vá-se lá saber porquê !?) ;))

    Beijinho e bfs
    .

    ResponderEliminar
  94. Não sabias a do roupão e a do roupinho?! :-))
    Só não pus essa dica logo, porque era demasiado óbvia!
    Quero ver se chegamos aos 100 comentários!
    Estou para ver os comentários que vou ter quando colocar um dos meus enigmas! :-))
    Eu divirto-me mesmo que saiba porque dou voltas à cabeça para ajudar quem não sabe...mas devagarinho para fazer render o peixe que aqui, na Nazaré, é bem fresquinho!

    Abraço

    ResponderEliminar
  95. Meu caro amigo eu fui vitima de uma virose, que graças à tua ajuda e à do professor, desapareceu.

    Das falsas pistas não fui vítima e, para te dizer a verdade, até achei um piadão.

    Claro que agora sei, e por curiosidade, até fui confirmar à net, coisa que odeio fazer e, encontrei lá a dita praia.

    Eu não me esforcei por acertar, porque não foi o acertar ou a localidade, que me interessou, mas sim, a parte histórica do desafio.

    Rui, NUNCA te preocupes comigo, eu sou uma espécie de Padeira de Aljubarrota e, nada me derruba e, não te esqueças que estou há anos a lidar com alemães e até hoje fui eu sempre a vencedora.

    Beijinhos ao professor!
    Amanhã vou visitá-lo!

    ResponderEliminar
  96. Estás a brincar comigo, Rui?

    "Acertaram já na 2ª fase:
    Tite, ematejoca, Sonhadora, Nina"

    Eu NUNCA, mesmo NUNCA acertaria em Nazaré, mesmo com as dicas mais inteligentes do mundo!!!

    Mas gostei muito deste bocadinho.

    ResponderEliminar
  97. Caro confrade Rui da Bica!
    Fiquei cá a boiar com o comentário da nossa estimada confrade Sonhadora:
    "Na praia da Nazaré toda a gente toma banhinho, as senhoras de roupão e o D. Fuas de roupinho."
    Também aqui entre nós utilizamos a palavra sítio para designar um pedaço de terra com habitação na zona rural.
    Apreciei sobremaneira o blog da confrade Ematejoca e Rosa dos Ventos!!!
    Não vejo a hora da estreia entre nós da película indicada pela Ematejoca!!!!
    Caloroso abraço! Saudações cinéfilas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  98. Caro confrade Rui da Bica!
    Falando na cidade em foco lembrei-me do tempo que era beato zeloso e cantava com muito fervor a enternecedora música religiosa:

    Maria de Nazaré

    Maria de Nazaré, Maria me cativou
    Fez mais forte a minha fé
    E por filho me adotou
    As vezes eu paro e fico a pensar
    E sem perceber, me vejo a rezar
    E meu coração se põe a cantar
    Pra Virgem de Nazaré
    Menina que Deus amou e escolheu
    Pra mãe de Jesus, o Filho de Deus
    Maria que o povo inteiro elegeu
    Senhora e Mãe do Céu

    Ave - Maria (3X), Mãe de Jesus!

    Maria que eu quero bem, Maria do puro amor
    Igual a você, ninguém
    Mãe pura do meu Senhor
    Em cada mulher que a terra criou
    Um traço de Deus Maria deixou
    Um sonho de Mãe Maria plantou
    Pro mundo encontrar a paz
    Maria que fez o Cristo falar
    Maria que fez Jesus caminhar
    Maria que só viveu pra seu Deus
    Maria do povo meu

    Padre Zezinho

    Caloroso abraço! Saudações nazarenas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  99. PS - Fiquei emocionado com estas lembranças...

    ResponderEliminar
  100. cantinhodacasa27/1/12 20:43

    Nunca inaginei que este post fosse resultar em mais de 100 comentários.
    Rui, sei que dá imenso trabalho lançar um desafio "enigmático" e pôr estas cabeças "online".
    Seguir-te-ia com mais afinco, mas não posso.
    Nem para o meu blog tenho grande oportunidade e paciência.
    Quanto a não poderes visitar os blogues que habitualmente visitavas, não te preocupes, acho que ninguém te leva a mal.
    Um bom fim de semana.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  101. Caro Rui.

    Não sei o que me falta para ser feliz. Eu conheço este local, pois visitei muitas vezes a Nazaré. Só que eu sou teimoso e não aceito que os meus neurónios estão sepultados há muito tempo. A minha esperança é que numa próxima encarnação eu consiga herdar uma massa cinzenta made em Coisas da Fonte! :)))

    Um óptimo fim de semana.

    Abraço

    ResponderEliminar
  102. "Também me custa que quem aqui vem, se prejudique com o tempo que possa perder a pesquisar. Sinto uma espécie de remorso ! "

    Calma aí sr. Rui da Bica Albuquerque Monteiro Sousa e Silva (ganda nome inventado à pressão) só faltava que tu, que tens tanto trabalho a fazer estes enigmas, o que eu adoro e agradeço, ainda te sentisses mal pelo tempo que eu perco...que é isso???

    Venho aqui com muito gosto, porque gosto e porque me dá um enorme prazer...a pesquisa, mais ou menos, e o trabalho que possamos ter com ela, faz parte do prazer que é participar nestes desafios...ganhar também é bom, mas não é o mais importante :)

    Quando não tenho tempo não venho...quando tenho tempo para participar, não é uma perda de tempo...divirto-me e aprendo :)

    Obrigada :)

    Se quiseres descansar dois dias, vai que eu deixo :p ehehe

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  103. Estamos a assistir ao milagre da multiplicação ...dos comentários! :-)

    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  104. Rosa dos Ventos
    Não sabia ! :)) … pelo roupinho eu chegava lá !
    Parece que vai passar dos 100 … :)) … mas este também passou por situações especiais ! :))
    Sabes que já lá passei muitas vezes e nunca almocei lá ? :((

    Bjs
    .

    ResponderEliminar
  105. ematejoca
    Folgo muito que te tenha passado a virose! :))
    Para a próxima sabes que é só dizeres, que eu trato ! :)
    Ainda bem que “aguentaste” todos as “rasteiras” dos comentários, és rija e invencível como a Padeira ! :)))
    Eu sei! Eu sei que NUNCA acertarias ! NUNCA serias capaz !... :))
    És dura de roer, rapariga ! eheheheh … Foi delicioso ! rsrsrs
    .

    ResponderEliminar
  106. Prof. João Paulo de Oliveira
    Já leu a Lenda de D. Fuas Roupinho ?
    Nos comentários, lembra-se de eu ter falado no nº 7 ?!
    Faltou dizer-lhe uma coisa, caro Prof. que por aqui todos sabem, mas para os de outras bandas será novidade e não é lenda :
    Sabe que as mulheres da Nazaré que estão “ligadas” ao Mar e a actividades de Comércio Popular, assim como à Etnografia e Turismo usam 7 saias ? … E é que usam mesmo e fazem questão de o provar, mostrando-as uma a uma !

    Aqui, um sítio é um lugar, seja onde for.
    Quanto aos blogs que por aqui passam são do melhor que há e fazemos questão de ser bons “clientes” mutuamente ! :)). Há uma amizade e camaradagem muito grande que todos fazer questão em manter. Haja tempo !!! …

    Recordar é viver, caro Prof. e faz bem rebuscar o inconsciente na procura dessas recordações que nos são nostálgicas e nos emocionam !

    Abraço !
    .

    ResponderEliminar
  107. Estava tão longe!
    Já passei uma semana na Nazaré. Nunca mais lá voltei. Evidentemente que fui ao Sítio. Até me recordo de comer navalheiras numa tasca! Lá terei que ver as fotos que tirei.

    Uau... a Rosinha tem razão, os comentários estão a duplicar. Rui, muito em breve necessitarás de um(a) assistente para administrar aqui o blogue dos enigmas! Abraço

    ResponderEliminar
  108. cantinhodacasa
    Nem eu, Maria ! … Esse é o meu grande problema ! Como ter tempo para visitar e comentar nos outros blogs que sigo e que gosto, sem prejudicar os meus afazeres, a minha família, a minha saúde ?... Só eu sei o esforço que faço !
    … e agora, que o “adolescismo” está a entrar no meu neto Lucas e até convidou a namorada para ir ao cinema amanhã só com ele ! :))
    Igualmente para ti um bfs !

    Beijinho !
    .

    ResponderEliminar
  109. esta eu sabia mas nao chegue a tempo poça
    kis :=)
    vou andar por aqui nao vás tu fazer mais um sorteio e adivinhação e eu estar distraída e perder beijos e braços
    kis .=)

    ResponderEliminar
  110. Ao ler o comentário anterior é que me apercebi. O número 7! Ahahah! As sete saias! : )

    ResponderEliminar
  111. Rui, já tens 112 comentários. Aliás, com este totaliza 113! Estás a gozar de uma popularidade digna de menção. Merecida! : )

    ResponderEliminar
  112. Caro confrade Rui da Bica!
    É como sempre digo seu imperdível blog é uma fonte inesgotável de aprendizagem!!!! A partir de agora já conheço a história do D. Fuas Roupinho!!! Ora pois!!
    Caloroso abraço! Saudações fuasianas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  113. PS - Ché, estas sete saias me fez lembrar da inesquecível atriz Rita Hayworth (1918-1987) na enfeitiçante cena da dança dos sete véus, que amanhã apresentarei novamente no meu vagão do Expresso do Oriente!!!

    ResponderEliminar
  114. Eitá, que o trem teve bom heim?

    Bjs.

    ResponderEliminar
  115. Neste enigma passou-se comigo uma coisa curiosa , conheço bem o local , que é junto ao mar , mas relacionado com as tropas napoleónicas imaginei que seria na zona de Fátima ou Ourém e aí não conhecia nada parecido...M.A.A.

    ResponderEliminar
  116. Teófilo Silva
    A brincar que o diga, caro Teófilo, este é um dos motivos para que os meus neurónios se mantenham em forma. Nada como mantê-los activos, para os manter vivos ! … é por essas e outras que eu e todos nós devemos muito a uma Internet actuante e não passiva ! Se pararmos, o nosso corpo vai morrendo aos poucos sem nos apercebermos ! :))
    Igualmente, um ótimo fim de semana para si !

    Abraço ! :))
    .

    ResponderEliminar
  117. maria
    Refiro-me àqueles casos em que se ultrapassam os limites e que tantas vezes levam a perdas de saude ! … a quando, simplesmente não se utiliza, mas se vive para a Internet ! Disso, tenho remorsos, se acontecer ! :)
    Olha que o nome que me arranjaste não excede o real ! :))) ( Rui A. V. D. do E. S.) !!! :)))
    Tens sido uma grande amigalhaça e por isso te estou muito grato !

    Beijinho e obrigado, querida Amiga ! :)
    .

    ResponderEliminar
  118. Rosa dos Ventos
    Não é essa a minha intenção, Rosa ! :)) … mas qualquer de nós gosta de ver interesse por parte dos amigos acompanhantes do blog !
    Como já disse, infelizmente isso tem o “reverso da medalha” : gerar falta de tempo para visitar e comentar os blogs dos amigos como se gostaria ! :))
    Infelizmente também porque escrevo demais ! :))))

    Beijinho, Rosa e também para ti um bfs !
    (Espero que tudo esteja a correr bem com o teu marido e contigo)
    .

    ResponderEliminar
  119. Catarina
    Longe, literalmente ! :)))
    É verdade, Cat, mas como já disse acima temo que os meus amigos/as me achem “ingrato” por não os visitar. O tempo não dá para tudo ! :)))
    Eu tentei ajudar com o 7, a ver se se lembravam das 7 saias ! :))

    Beijinho, querida Amiga ! :))
    .

    ResponderEliminar
  120. AvoGi
    Daí até cá é um bocado mais longe, Gi ! :))
    …mas se te mantiveres por aqui não faltarão beijinhos ! eheheheh

    Vá ! … leva lá um para um ótimo fim de semana ! :)))
    .

    ResponderEliminar
  121. Prof. João Paulo de Oliveira
    … a lenda e …o Roupão e o Roupinho ! :))
    Este post ainda teria muito para dar ! Não deixe de ler os links que estão indicados abaixo (no texto) .
    Segundo a mitologia, 7 é um nº cabalístico segundo uns, ou um nº perfeito segundo outros ! Certo é que aparece referenciado numa infinidade de coisas curiosas ! … isto também daria um post ! :)))

    Grande abraço !
    .

    ResponderEliminar
  122. Fatima
    Pois é e a menina Fatima deixou fugir um assunto histórico ligado à História do Brasil !
    Claro que sabes que se não fossem as Invasões francesas, de Napoleão, passadas por aqui também neste Sítio da Nazaré, já D. João VI e a família não teriam fugido para o Brasil e a História do Brasil não seria a mesma !
    … a Independência viria sempre a acontecer, mas sabe-se lá quando e como ?

    http://www2.brasil-rotario.com.br/revista/materias/rev1027/e1027_p32.htm

    Bjs, Fá e bfs ! :)
    .

    ResponderEliminar
  123. M.A.A.
    Confusão agravada pelo facto de se falar em milagres, nos pastorinhos e em peregrinos ! :))

    Bj e bom fim de semana (com menos frio por esses lados) ! :))
    .

    ResponderEliminar
  124. Não quero comentar sobre as sete saias das mulheres da cidade portuguesa de Nazaré, como o professor, prefiro as saias da Rita Hayworth.

    Só gostava de esclarecer o seguinte:

    ~ Como soubeste o meu @-mail?

    ~ Se mandaste algum @-mail para

    teresa.hoffbauer@arcor.de

    tenho que te informar, Rui, que continuo a ter este @mail, mas sem poder lá entrar, porque escrevi 5 vezes mal a "palavra chave"!!!

    Desejo um óptimo fim-de-semama ao meu outro "mosqueteiro" e, mais uma vez, muitíssimo obrigada!

    ResponderEliminar
  125. Caro mosqueteiro, digo, confrade Rui da Bica!
    A seguir transcrevo os hotéis que ficarei hospedado no reino distante além-mar no mês de maio vindouro:

    Em Funchal: de 15 a 18 de maio
    Hotel Suite Jardins D'ajuda.
    Em Lisboa: De 18 a 21 de Maio e de 28 a 29 de maio.
    Hotel Marriott.
    Em Albufeira: de 21 a 23 de maio.
    Hotel Real Bellavista.
    Em Évora: de 23 a 24 de maio.
    Hotel Mar Muralhas.
    Em Fátima: Del 24 a 25 de maio.
    Hotel Santa Maria.
    Em Porto: de 25 a 26 de maio.
    Hotel Holiday em Porto de Gaia.
    Em Lamego: de 26 a 27 de maio
    Hotel Lamego.
    Em Coimbra: de 27 a 28 de maio.
    Hotel Vila Gale.
    Caloroso abraço! Saudações viajantes!!!!!

    PS - Ché, como viajarei pela TAP terei que chamar as aeromoças ou comissárias de bordo de hospedeiras...

    ResponderEliminar
  126. Caro Prof. Jõao Paulo de Oliveira, desculpe eu me "meter" consigo, mas tem muito bom gosto nos hoteis que escolheu na sua estadia por cá. Deixe que lhe diga que no hotel Santa Maria em Fátima tem para ver , até nalguns quartos, pinturas de Pedro Calapez que é o autor das esculturas das portas da nova catedral. M.A.A.

    ResponderEliminar
  127. Caro confrade M.A.A.!
    Fico-lhe grato por me informar que os hotéis serão do meu agrado!!
    Tomara que eu fique hospedado no Hotel Santa Maria num dos quartos que tenha obras do artista plástico Pedro Calapez, que segundo as pesquisas que fiz descobri que chegamos neste maltratado e fascinante mundo no mesmo ano.
    Na verdade a escolha dos hotéis ficou a cargo da paulistana, Sra. Neide Carreira, uma diretora de escola aposentada, que organiza grupos de viagens. Meu irmão mais velho sempre viaja nos grupos que ela organiza... Estou inserido num grupo de 40 pessoas.
    Caloroso abraço! Saudações agradecidas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  128. ematejoca
    Olha que no caso da Rita Hayworth não são 7 saias, mas 7 véus ! :)

    Eu esclareço ! … Eu,… eu, sei tudo !... :)))

    Não! Não sabia , mas não sei se reparaste que utilizei o mail de um meu comentário ao teu post da “77ª semana verde internacional”, mas em vez de colocar no teu post , enviei como “resposta” a esse meu comentário sem passar pelo blog.

    Enviei-te agora mesmo um mail a partir do comentário que enviaste às 13,36 de hoje.

    Bom fim de semana, Té ! :)
    .

    ResponderEliminar
  129. Prof. João Paulo de Oliveira
    Neste link, bastará mudar o nome do Hotel ou da cidade

    http://www.booking.com/hotel/pt/holiday-inn-porto-gaia.html?sid=0c972b09bb312713f5621b6a3cb77aa7&aid=304085

    Caro Prof. como são muitos os hotéis evidentemente que não os conheço todos, mas envio-lhe este link que utilizo sempre quando quero reservar hotéis em qualquer parte do mundo e que tem todas as informações possíveis sobre cada hotel e arredores como poderá ver pelo exemplo deste do Porto, cujo nome não está muito correto. Suponho tratar-se do Hotel Holliday Inn (que é ótimo) e que fica em frente ao Porto, mas num bom local, perto da zona histórica do Porto (Rio Douro – Ribeira) Caves do Vinho do Porto, marginal do Porto até ao mar, etc.

    Poderá ver todo os outros, bastando escrever o nome do hotel e cidade de cada um.

    Acho que faz uma boa cobertura de 2/3 de Portugal, mas fiquei desolado, que o norte foi totalmente esquecido !
    Sai de Fátima a 25 de manhã, deveria visitar Nazaré e a costa litoral até ao Porto, onde estará ao fim do dia e donde terá que sair para ir dormir a Lamego, visitando o Vale do Douro. Nem tem tempo para o Porto e muito menos para Braga /Guimarães, actuais cidades capitais europeias da cultura e da juventude em 2012, já para não falar no resto do Minho .
    Praticamente, não vejo possibilidade de visitas para Norte do Douro, que é neste momento a parte emergente no Turismo em Portugal.
    Julgo que poderia pedir esclarecimentos sobre as partes a visitar e o tempo para isso na cidade do Porto e a norte do Rio Douro !

    Abraço !
    .

    ResponderEliminar
  130. M.A.A.
    Quanto a hotéis , também acho que a escolha está muito boa, talvez até um pouco elevada, atendendo a que é só para dormir na maioria.
    .

    ResponderEliminar
  131. Prof. João Paulo de Oliveira
    Quanto a hotéis, portanto nada a acrescentar a não ser a falta de mais 2 noites no Norte, o que acontece por só muito recentemente, (últimos 10 anos) o Norte ter dado o pulo turístico e as pessoas não estarem a par desse boom !
    Claro que o facto de viajar num grupo de 40, condiciona um pouco as coisas. Retira uma certa liberdade de escolha.

    Grande abraço e bom fim de semana !
    .

    ResponderEliminar
  132. cantinhodacasa28/1/12 18:38

    "e agora, que o “adolescismo” está a entrar no meu neto Lucas e até convidou a namorada para ir ao cinema amanhã só com ele ! :))
    "

    Li no FB do teu filho.
    Tens um neto fantástico e muito crescido.
    Faz 3 anos em junho que o conheci, e vejo a diferença.
    Até namorada ele tem, oh Deus! No meu tempo a minha mãe dizia-me o que era ter um namorado (risos).
    Beijinho

    ResponderEliminar
  133. cantinhodacasa
    O diálogo entre ele e a namorada é que foi de morrer a rir (pelas idades)!
    Foi como uma conversa de adolescentes em que ponderaram toda a situação, que acabou com um convite dele para irem hoje ao cinema sozinhos !
    Chegado a casa teve uma conversa de adulto com o pai, em que expôs a nova situação.
    Claro que pediu para contactarem formalmente a mãe da miúda para exporem a nova situação e combinarem a sua concordância para que eles fossem ao cinema. :)))
    .

    ResponderEliminar