Como é e como era :
Precisamente no local onde se vê o comboio (no post anterior) e onde se vê a fabrica da Refinaria de Açúcar Angola (na 1ª foto antiga, abaixo)
O Monumento do Padrão do Senhor visível na foto abaixo (às 9 horas)
O "calçadão" com a praia à direita
A praia e os edifícios, vistos do Castelo do Queijo
A Praça onde está a "Anémona"
INICIAL (como era) :
E cá está o "take 3" sobre o tema ! :))
Nesta 1ª foto, especial relevância para a Fábrica da Refinaria de Açúcar Angola, vendo-se em frente (do lado da praia ás 9 h.) a estação e o monumento do Senhor do Padrão (ainda hoje no local).
... e as barracas da praia (ás 6 h) limitadas aos "Banheiros", onde se tirava a roupa (que ficava guardada) e se vestiam os fatos de banho, para seguidamente se ir ao banho de mar !
Curiosamente, as senhoras e as crianças (especialmente estas) iam ao banho com os "Banheiros" e esses banhos eram pagos !
Note-se que nessa altura, já Matosinhos era um grande aglomerado de construções, na maior parte fábricas de conservas . Hoje, toda esta zona frente à fábrica está completamente reconstruída com grandes empreendimentos urbanos residenciais ! ... Irreconhecivel ! ...
Creio que esta foto será dos anos 20 a 30.
Na altura em que a praia era mais destinada à pesca e à seca do pescado, do que aos banhos !
Foto provável dos anos 10 a 20.
A chegada de um iate turístico da época (neste caso o D. Amélia), oferecia-nos este aspecto no desembarque feito através de pequenos botes
Provavelmente, fotos com mais de 100 anos ! ... Talvez da 1ª década do sec. XX.
Fotos da net (não conheço a origem)
.
Pagava-se para ir tomar banho de mar, Rui? As coisas que tu sabes!!
ResponderEliminarEstes teus últimos posts são uma preciosidade em relação ao que a evolução dos tempos transformou Matosinhos.
Imaginemos outras localidades. Na minha terra, por exemplo, onde as crianças do meu tempo brincavam na rua, hoje até existem semáforos tal a quantidade de carros. ...:))
Beijinhos e parabéns por estas belas informações que são autênticas reportagens, Rui!:)
Naqueles tempos era normal os pais levarem os filhos a fazer o seu baptismo de mar e havia mais receios que hoje. Não era normal saber-se nadar, como hoje é e por isso era muito mais seguro ser o banheiro a fazê-lo e por isso recebia.
EliminarDo mesmo modo, a mulher, não arriscava muito, para além dos joelhos e se queria um banho em condições pagava ao banheiro o seu acompanhamento, até uma maior profundidade. Assim estava em segurança ! :))) ... Era um "luxo" (e digamos, um prazer extra e aceite) as meninas da sociedade irem tomar o banho acompanhadas por um homem másculo ! rsrs
Matosinhos, mais que outra qualquer praia (e cidade) teve um desenvolvimento invulgar, nestas últimas décadas ! ... e eu conheço bem, porque era a praia para onde eu ia desde muito criança e pela vida fora !
Gostei que tivesses gostado ! ... É uma maneira de descansarmos um pouco, dos enigmas e das pesquisas ! rsrsrs
Beijinhos, Jani ! :)))
.
Eheheh
EliminarÓ Rui esse "luxo" das meninas irem a banhos acompanhadas por "banheiros" viris e espadaúdos é que foi pena ter acabado! :)) Agora, os nadadores salvadores, ficam empoleirados lá no alto e as meninas que não saibam nadar quais Esther Williams, like me...andam ali na beira-mar para lá e para cá sem se aventurarem mar alto!
Desse luxo gostava eu...ora bolas! Afinal o progresso levou muita coisa boa...:)))
Tens razão, Rui, desafios que exijam muito trabalho, neste momento não estou no meu melhor. Assim, aprendemos e descontraímos!
Amanhã, sim, vai ser o meu dia, vou também almoçar com a minha mana! Na semana passada estive adoentada, não saí todo o fds, vê lá tu:(
Beijinhos, Amigo Rui. tem uma noite descansada!:)
erheheh... Queriiiias ! eheheh... é que dantes, quase todas (ou uma grande maioria) das mulheres não sabiam nadar e isso justificava o banho com banheiro ! Hoje não.
EliminarEsqueci-me de outro argumento antigo para os banhos : os médicos recomendavam mesmo o banho de mar principalmente às crianças, mas a toda a gente´e daí essa "prática instituída" !
Era também prática instituída, os banheiros pegarem nos miúdos e enfiarem-nos na água, de cabeça, 7 vezes, para perderem o medo da água e para lhes fazer bem à saúde ! rsrsrs
Sabes também, que as mulheres não usavam, fato de banho e que os homens o usavam, mas de corpo e alguma pequena perna ? rsrs
Beijinhos e um bom Sábado "mimalho" ! :)))
.
Dizes que hoje o local está irreconhecível...tão irreconhecível que só mesmo as fotografias para nos fazerem acreditar que já foi assim...impressionante!
ResponderEliminarBeijinho :)
Isso mesmo, maria ! ... Sem provas documentais, só explicado, não se pode ficar com uma ideia ! :)))
EliminarPara quem tem acompanhado toda esta evolução , é mesmo impressionante ! :))
Beijinho e bfds ! :))
.
Gosto muito de ver fotos antigas, tais como estas, gostei de ficar a saber algo que desconhecia!
ResponderEliminarBom fim de semana Rui
beijinho e uma flor
:)) ... É para isso que serve esta troca de informações blogosféricas, Adélia ! ... Não é verdade ? ...
EliminarBeijinho e bfds que eu quero com muito sorriso ! :))))
.
Tb não saiba que se tinha que pagar para ir a banhos! : )
ResponderEliminarBom fim de semana, Rui.
Olá Catá ! :)) ... Ora bem ! Eu não quero que ficam com uma ideia distorcida !
EliminarRealmente, naquela altura, não havia barracas de aluguer. Apenas as cabinas para mudar e guardar a roupa e isso era pago, evidentemente. Quem tivesse "autonomia" para entrar no mar (quem soubesse nadar, ou quem não tivesse medo de entrar nas ondas) poderia fazê-lo, mas como nesses tempos nem as crianças, nem a maior parte das mulheres sabiam nadar, teria que ser o Banheiro a acompanhar e dirigir esses banhos individualmente e sem nunca largar de mão os/as clientes, o que tinha que se pagar (era o trabalho dele).
Como já disse, também nessa altura, os médicos receitavam banhos de mar e essa era a solução.
Também os próprios pais, habitualmente vestidos, não estavam em condições de entrar nas ondas e o banheiro é que se encarregava de pegar nas crianças pela cinta e enfiá-los nas ondas 7 vezes ! :)))
Bom fim de semana, Catarina ! :)))
.
Mudam-se os tempos mudam-se as fotos! :)
ResponderEliminarPreciosidades!
Nem me fales de banheiros porque ainda sinto a mão áspera do meu a limpar-me a cara depois de cada mergulho! :(
Abraço
Verdade, Rosa ! :))) ... e que mudanças !
EliminarNão me digas que também foste "vítima" ! Fartei-me de ver as crianças a espernearem e gritarem quando o banheiro as enfiava na água ! rsrsrs
Abraço, querida amiga ! :))
.
Ruiamigo
ResponderEliminarMais um belíssimo post; mais um belíssimo trabalho de pesquisa e documentação. Matosinhos tem, naturalmente, de te agradecer, porque a blogosfera conta muito - e de que maneira. Parabéns!
Tenho bastantes photos antygas de Goa. Com esta peregrinação lembraste-me que um dia destes poderei fazer um post da Goa antyga. Antes de me pirar para a Goa actual? Talvez depois de lá estar, entre o de papo pró ar 1 e o de papo pró ar 2. Kaxas?
Abç
Olá Henriquamigo ! :))) Obrigado ! Matosinhos fica-me a dever uma ! rsrs
Eliminar... a fazeres a "digestão" de umas e a preparares-te para outras ! rsrs
Depois, em Maio, serei eu ! eheh
"Kaxo" uma boa ideia essa das fotos de Goa antiga, que nunca conheci e da Goa nova que também desconheço ! ... Juntar as fotos e confrontá-las seria uma boa ideia ! :)))
Ah ! ... e aproveita bem os papos pró ar e ainda mais os intervalos ! rsrs
Grande abraço !!!
.
Muito giras estas fotos antigas! Adorei a da Fábrica de Açúcar! Por isso adoro ir ver o blog «Restos de Colecção» de José Leite. É do melhor que há...
ResponderEliminarBom fim de semana
:))) Também eu, Graça ! :))) ... Dei uma vista de olhos por esse blog e achei-o muito interessante !
EliminarLindas fábricas, estações de caminho de ferro e comboios, entre outras coisas ! :)))
Bjs e bom Domingo ! :)))
.