08/02/2019

ESTADOS DE ESPIRITO


Li há dias um artigo muito interessante, que veio confirmar os meus "pontos de vista", sobre o assunto e sobre os quais não me tenho furtado a expô-los aqui, ao longo de anos (como sabem) e até com alguma insistência !




Segundo esse artigo, há iniciativas em curso na medicina, conducentes a estimular nos pacientes o fortalecimento do optimismo, do positivismo, do humor, do riso, da esperança e, de um modo geral , condições emocionais positivas, já consideradas pela ciência como recursos eficazes no combate a doenças e até mais importante que isso, a reduzi-las ou evitá-las !

Funcionam de facto como remédios para a alma, espirituais, mas com repercussão benéfica para o corpo !
A adopção desta postura deve-se à constatação empírica de que atitudes e estados de espírito  positivas, trazem benefícios de toda a ordem aos pacientes e claro, aos não pacientes ! 

A verdade é que, esta prática aparece associada à redução da depressão, da dor e até à eliminação das queixas.

Em geral, quem é optimista e positivista, conciliador,  tem mais esperança e cultiva uma forma de vida de hábitos mais saudáveis e encara um problema de saúde como um desafio a ser vencido !

E estas coisas não acontecem apenas por "impressão nossa", mas sim biologicamente, porque esse estado de espírito promove o aumento de produção hormonal, benéfica, que fortalece os sistemas de defesa do organismo, a oxigenar melhor os tecidos, a melhorar as funções respiratórias e cardíacas, entre outras, ajudando a combater os males .

São de facto óptimos recursos terapêuticos, que só recentemente estão a ser tidos em conta, mais seriamente !




Por outro lado, o negativismo e o pessimismo, a agressividade, o mau humor, a sisudez, a revolta, a maledicência, arrasta consigo uma quantidade de factores negativos que vão impedir toda a colaboração do organismo  e encaminhá-lo no sentido inverso ao acima referido e não só no aspecto da saúde, como também no das relações com os outros ! 

O artº, no qual se baseou este post  é  ESTE ,  onde poderão aprofundar estas ideias.

.

38 comentários :

  1. A vida não é a preto e branco, quer dizer que há momentos para uma coisa e outra.
    Sou uma pessoa bem disposta, benevolente, não sou malidicente, tenho sentido de humor, no entanto tenho momentos muito difíceis!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo isso é um facto, indiscutível, Leo ! … E longe de mim, que este seja um post “crítico” e muito menos, crítico pessoal !
      Ninguém está sempre bem disposto, com bom humor e a sentir-se feliz. Só que devemos contrariar-nos e tentar “esquecer” o que nos preocupa e pensar em coisas que nos tonem mais felizes. E isso é possível !

      O post é apenas uma constatação, agora científica, de que me apercebi há muito tempo e agora confirmada por conclusões e atitudes médicas, reveladas nesse artigo !

      Repara que, até quando se diz mal disto ou daquilo, produz em nós uma sensação muito mais negativa, do que quando dizemos bem disto ou daquilo !... Neste caso, ficamos bem mais felizes ! :))

      Abraço

      Eliminar
    2. Só agora dei pelo meu erro ortográfico, mereço um castigo! 😁
      Eu que até nem sou maledicente!
      Aqui faz falta o Editar do FB!😄

      Abraço

      Eliminar
    3. Oh ! ... Leo. Não ligues a essas coisas ! Eu nem ligo e nem sequer reparo !... Mal de mim, que estou constantemente a cometer erros desses e muito piores. :)... Olha . Por ex. quando vires escrito "chá" com til, é porque fui eu. eheheh Cometo constantemente esse erro, mas não só esse, mas também muitos outros e nem me dou ao trabalho de corrigir . :))

      Eliminar
  2. O optimismo é contagiante e sinto-o como um excelente remédio para qualquer agrura.

    Beijinhos, Rui :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está, Maria Eu. O facto é, que nós sentimos isso mesmo e sempre que possível, deveremos fazer por o ter em conta e por o levar à prática !

      Sabes que ainda há tempos li um "conselho" aparentemente estúpido eheheh : Que quando nos levantássemos, todos os dias, deveríamos olhar para o espelho e rirmos-nos para a nossa imagem do outro lado do espelho ! eheheh
      Claro que nos achávamos estúpidos, mas o que é certo é que acabamos por nos rir dessa estupidez e por ficar bem dispostos com isso ! :))

      Beijinhos em ti :)

      Eliminar
  3. Acredito que o otimismo ajuda, sim. Penso que sou tendencialmente otimista e procuro a boa disposição, apesar de também ter maus momentos.
    Bom fim de semana, Rui. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora, isso é um facto comprovado cientificamente, Luisa.
      E está em nós a procura desses estados de espírito, tão benéficos, não só para nós como por quem nos rodeia !

      Claro que nem poderemos pensar em sentirmos-nos constantemente felizes. O que é um facto é que devemos lutar por isso constantemente !
      ... E mesmo o tentarmos "enganar-nos" a nós próprios, não traz mal ao mundo nem a nós mesmos. :)

      Bom fim de semana com belas fotos, que fazem bem à alma, Luisa :)

      Eliminar

  4. Parafraseando a Ni começo a dizer assim: "do que a vida me ensinou"... sei até que tens razão e que os estudos baterão certo em boa parte dos casos estudados MAS... quero lembrar-te de uma coisa importante: para além de sermos todos diferentes uns dos outros, não te esqueças de que é muito fácil sermos e mantermo-nos optimistas e sorridentes perante os outros e perante a vida quando (ou enquanto) a vida nos corre bem. Mas... e o busilis vem a seguir... é que quando a vida não nos corre bem, por questões da mais variada ordem, não há pensamento e vontade de ser optimista que perdure muito tempo. É claro que as coisas acabam por se complicar e entrar em espiral recessiva se as pessoas não tiverem do seu lado quem as ajude e as puxe para cima.
    Não são só as doenças físicas mas principalmente as doenças do "coração" e da alma que nos enfraquecem, nos tiram as forças e, quantas vezes, a vontade de lutar.

    Ainda tinha muito para dizer sobre este tema... mas vi agora que passa já da minha hora de ir nanar. Volto amanhã.
    Sei que este post vai dar pano para mangas e que te vais consolar com o que vais ler por aqui e também com os testemunhos que tens para dar.

    Beijinhos e até amanhã
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu acrescentaria a dores de alma, as perdas irremediáveis, as vidas dos filhos e dos netos...
      Tanta coisa, Clara!
      Apesar disso tenho uma enorme capacidade para rir nem que seja de mim mesma.
      Como disse a vida não é a preto e branco, tem muitos cambiantes!

      Abraço

      Eliminar
    2. Clara

      A mim, a vida tem-me ensinado isso, Clara ! E tenho-me dado bem ! :))
      E lá está. Isso que referes é um facto irrefutável .
      Tu tens toda a razão !… Mas o que a ciência médica recomenda, é que procuremos ultrapassar essas situações negativas, “dar a volta por cima”, não pensar e nem falar nelas,... tentar esquecê-las !
      Repara que essas recomendações são feitas até aos doentes mais ou menos graves, que certamente não terão grandes motivos para se sentirem felizes, bem dispostos e com bom humor.
      No entanto, é imperioso que, para vencer as doenças eles mudem de atitude !!! ...
      Tem presente que não é uma questão de "impressão" mas sim "biológica", assente na ciência !!!
      Procurar coisas que nos desviem a atenção dessas coisas negativas ! Há a família, há os amigos, há as “coisas boas da vida” !… Há fundamentalmente a ideia de nos livrarmos daquilo que sentimos ser mau e imaginar-nos essa situação ultrapassada !
      Eu sei que é uma “luta” que temos que travar, mas cujos resultados são muito benéficos !

      Eu não sei se o post vai ou não "dar pano para mangas" . Teria realmente muitos testemunhos de ordem pessoal que poderia dar, mas não tenciono colocar aqui questões pessoais específicas ! Apenas que fiquei feliz por ter encontrado este artigo que vem ao encontro daquilo de que tantas vezes tenho falado ! :))

      Beijinhos sempre optimistas e positivos ! :)))

      Eliminar
    3. Claro, Leo ! … Como referi, trata-se de “uma luta” interna constante ! O “jogo” é entre nós próprios !
      Se ganhamos, ganham também todos os que nos rodeiam; se perdemos, perdemos nós e também todos eles !

      Exacto. Tal como referi acima, até o rirmos-nos de nós próprios tem as suas vantagens !… ☺… E porque não ?…
      Vamos esquecer os “estados pretos” e ter os “brancos” sempre bem presentes, ok ?… :))

      Abraço, sempre optimista ! :)

      Eliminar
  5. Respostas
    1. :) Verdade, Amiga !... Porque fazer dela um "vale de lágrimas" ?... Porque haveremos de ver as coisas sempre negativas e dar-lhes tanta a tenção, quando há tantas coisas positivas para que se aproveitem !
      Claro que é uma questão também de "treino", de prática de uma maneira de ser !
      Mudanças de "estado de espírito" (no bom sentido) são um imperativo ! :)
      Como dizes , "A vida é bela". Porque fazer dela "um bicho de 7 cabeças" ?... :))

      Eliminar
  6. olá Rui
    muito bom texto, também acredito nos benefícios do optimismo que apesar das dificuldades da vida, temos de fazer por ele :)
    treinar a mente, e sobretudo também juntar amigos que tem essa virtude de serem amáveis e bem dispostos, porque há pessoas que são um "valha-me Deus", tipo esponjas que absorvem as más energias para depois distribuírem a quem está por perto :(

    aqui uma boa noticia, depois de vermos o tão lindo monumento
    em ruina, e que agora já foi recuperado, com esta linda filmagem

    https://www.youtube.com/watch?v=Wag1VXOm6ZE

    Convento de Santa Clara | Vila do Conde | Portugal
    O Convento de Santa Clara visto por fora e por dentro, e toda a história das personagens e lendas que envolveram este antigo Convento feminino, e a cidade e Vila do Conde.

    abraço, bom fim de semana
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Angela. Abordas uma questão muito pertinente e de que gostava de falar.
      já há largos anos, li um artigo muito interessante de um vastíssimo inquérito que foi feito numa Universidade Americana muito conceituada e que confrontava precisamente essa questão que apontas :
      "amigos que tem essa virtude de serem amáveis e bem dispostos, versus, pessoas que são um "valha-me Deus", tipo esponjas que absorvem as más energias para depois distribuírem a quem está por perto".

      Foi feito esse inquérito, sobre as consequências, num caso e no outro.
      O resultado mostrou que os primeiros eram muito mais bem aceites pelos seus colegas e pela sociedade em geral e eram bem melhores alunos e com futuro muito mais promissor, confirmado nos seu locais de trabalho do que os segundos em que as apreciações e constatações eram rigorosamente as inversas !!!

      Sobre o Convento de santa Clara, em Vila do Conde :
      Conheço muito bem, mas por acaso, só por fora ! :((
      verdadeiro "Ex-libris" de Vila do Conde, imponente e majestoso, muito tempo quase abandonado e agora "rejuvenescido". Tenho ido com alguma frequência àquela "adro", mas nunca entrei ! :((
      O vídeo está óptimo ! Obrigado ! :)

      Abraço e bom fim de samana :)

      Eliminar
  7. Como diz a Teresa, a vida é bela, nós é que a estragamos, com as nossas atitudes. Há que aproveitar e pensar positivamente e ajudar os outros. Este é um dos meus lemas, ajudar !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós é que a estragamos, sim e principalmente com os nossos "maus feitios" !... Uma das coisas que mexe muito comigo é a linguagem insultuosa, gratuita, quantas vezes bem explícita, que muitos usam para denegrir A ou B . A maledicência afugenta-me e não consigo entender onde esteja a felicidade de insultar quem não se gosta ! Só a atendo se para compensar frustrações de quem as profere, mas mesmo assim, entendo-a mas não a desculpo.

      Claro que, inversamente, a "ajuda aos outros", ajuda de vária ordem, poderá ser uma das componentes que nos faz felizes, sim ! Ao próprio e também aos outros !

      Eliminar
  8. Neste momento não me sinto em condições de comentar, no entanto posso dizer que sou uma pessoa bem disposta, mas tenho uma vida muito sofrida, momentos bons, tenho poucos!

    Beijinhos meu amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei e todos sabemos dos problemas que (quase) constantemente te têm vindo a afligir e que não são de modo alguma de não ter em conta ! :( … Mas olha que, precisamente por isso, este post te pode ser dirigido a ti, ainda mais do que a todos os outros !
      A nossa mente, consegue moldar, em nosso favor, os nossos estados de espírito, contra tudo e contra todos. Não é fácil, concordo, mas é absolutamente necessário, para nosso bem ! Claro que o teu esforço terá que ser redobrado, mas tens que o ter em conta, para te sentires melhor !
      Procura "praticar" e verás que com o tempo estarás mais preparada.

      Beijinhos, querida Adélia :)

      Eliminar
  9. O positivismo e a boa disposição são características natas para uns e para ser adquiridas por outros mediante estratégias, técnicas, aprendizagem. Sem elas será uma “coisa” muito simplista.
    Para uma pessoa que não gosta de viajar de avião, não basta ter pensamentos positivos: vai tudo correr bem! Tem que pensar: que devo fazer se sentir ansiedade a meio do voo? É nesta altura que certos truques ajudam: o uso do elástico, a respiração abdominal, a técnica de imagens, o truque mindfulness 54321. : )
    Sim, olhar para o espelho quando nos levantamos e pensar ou dizer: gosto do que vejo!
    Alimentação equilibrada, exercício físico regular e um bom sono
    Praticar a gratidão. Praticar atos de bondade.
    Evitar pessoas que são pessimistas todos os dias. O convívio com estas pessoas é muito difícil. Pessoalmente, tento evitar. Mas não abandono uma amiga que passa por momentos muito difíceis a certa altura da sua vida.
    As boas e as más energias sentem-se logo.
    Para quem não tem sempre uma forma positiva de pensar, será mais difícil perante um grande sofrimento.
    Mas sem dúvida que a mente é muito mais produtiva com o positivismo pois as aptidões cognitivas são melhoradas. A mente vence o humor.
    Vamos, então, tentar ser mais positivas/os!! Só temos a ganhar! E todos aqueles que nos rodeiam beneficiarão!
    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) Quase “geminamos” (tal Clara), estes últimos nossos posts, Catarina ! :))) … A intenção (coincidência) teria sido a mesma ! :)))
      Este teu comentário,… está Brilhante !!! … Como não concordar com tudo o que dizes !?… Todos deveriam lê-lo com a maior atenção !!!
      De um modo geral , as pessoas pensam apenas : “eu sou como sou”. Sou infeliz, tudo me corre mal, … como posso ser optimista e positivista ?… Errado !!! … É precisamente para esses, o conteúdo dos posts.
      Como referes, a mente tem uma força extraordinários e com enormes capacidades para alterar os nossos estados de espírito, independentemente de tudo !!!
      Sim, é uma verdade que há uma predisposição nata, além das contingências da vida, diferente para cada um, para se sentir com um espírito mais sereno, mais condescendente, mais optimista e positivista, menos agressivo,… etc., etc.., mas (e como dizes, bem) também há “mecanismos” para trabalhar essas questões de modo a alterarmos em nosso favor esses “estados de espírito” !

      E que mais dizer, ou argumentar, senão remeter quem lê para o teu comentário ?…

      Obrigado, minha querida !!! … Um grande abraço em perfeita sintonia ! :))

      Eliminar
  10. Bom dia. Muito bom. Cada um tem de aceitar a vida tal como ela é...O positivismo é muito importante.:))

    Hoje:- Os nossos corações arrebatam-se num desejo {POETIZANDO...}

    Bjos
    Votos de um óptimo Domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Larissa, Isso já é um bom começo, mas não suficiente !
      Teremos que lutar internamente para criar um espírito que ignore as coisas más da vida e faça relembrar constantemente as boas !
      Por ex., comigo, agradeço sempre que não me recordem coisas negativas da vida . Simplesmente porque não me dão felicidade alguma ao falar nelas . Evito-as !… a não ser que seja para realçar, que afinal me serviram para saber ultrapassá-las e que por isso, constituíram um factor de aprendizagem e ajuda para o futuro ! :))

      Beijos :)

      Eliminar
  11. Prof. Ms. João Paulo de Oliveira10/2/19 11:48
    Caro Amigo Rui Espírito Santo, bom dia.
    Apesar de ser deboista, após o conturbado período eleitoral, onde imperou uma onda avassaladora de notícias falsas, que elegeu um presidente integralista, ignaro, tosco, rançoso, homofóbico, higienista e belicoso, que me deixou profundamente decepcionado e temeroso de dias do porvir, onde a ignorância, as trevas, o ranger dentes serão a tônica.
    Como ser otimista, se a realidade é tão inóspita e repleta de retrocessos?
    É inconcebível um nosocômio de excelência, como o Albert Einstein, anuir para que um paciente, que se submeteu a um procedimento cirúrgico, que inspira cuidados intensivos, despachar do quarto que está internado?
    O imbecil não quer largar o osso, digo, a faixa presidencial, mesmo temporariamente, nem que a vaca tussa, de jeito nenhum, para que o vice-presidente assuma.
    Ele que vá para a residência do Sr. Carvalho, que fica na avenida das Almas Perdidas nº 666, duas quadras depois da Ponte que Partiu.
    Rui, no mês de abril, se não partir antes de maneira compelida no expresso da eternidade completarei 66 anos. Nunca me senti assim: tão amargurado, tão exasperado.
    Como é possível ter uma sinistra Doidamares, como diz o humorista José Sião, que é uma insana beata zelosa e um sinistro, digo Ministro da Educação, que despreza a pedagogia freireana e acredita que a Terra é plana e o Sol que gira em torno da Terra?
    Que desgraça inexcedível ter um mandatário maior do poder executivo no âmbito Federal tão ignaro.
    Rui, desculpe o desabafo, mas está intolerável viver num país que está sob a égide do obscurantismo.
    Muitos dos meus patrícios, se não ainda não mudaram, estão de mala e cuia prontos para fixarem residência no reino distante além-mar.
    Acuda, Max...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Professor. Ora aqui está um comentário que será a antítese daquilo que eu tenho procurado defender ! … :(

      O meu amigo deixou-se dominar completamente pela política e isso não beneficia ninguém !
      Nem a ti (especialmente), nem a todos os que te rodeiam e tentas influenciar ! ☹ … Vejo muito rancor, até ódio, insultos que não conduzem a nada senão a um mal estar próprio e até para os outros !
      Estás a antever o que vai acontecer, mas além de inútil, essa atitude não conduz a nada . ☹

      Todos defendem a Democracia e (dizem) odeiam o fascismo ou o esquerdismo extremo, mas teremos que entender que este resultado das eleições derivou do voto nas urnas e portanto, como resultado de uma maioria democrática ! Logo,... de aceitar, em Democracia.
      Primeiro que tudo, ver até que ponto essas previsões ou antevisões, se concretizam e após isso, haverá novas eleições e todos terão o direito e a obrigação de votar de novo, ou na continuidade, ou na alternativa !
      Acredito profundamente que te sintas amargurado, exasperado, mas não vejo outra solução senão a de arranjares “ferramentas internas” com base no cérebro, para combater esse estado de espírito que te mantém nessa situação de (creio eu) enorme infelicidade (tal como referes e é notório )!
      Será que ganhas alguma coisa com isso ?…
      Esse teu estado de espírito não é apelativo para os teus amigos e muito menos para ti ! :(((
      Terás forçosamente que o alterar, porque não conduz a nada ! :((
      Eu tenho imensa pena que vivas as coisas dessa maneira , mas tens que aceitar os resultados democráticos ! Até agora não vi nenhum golpe de Estado para alterar a situação anterior para a presente ! :((

      Um Grande Abraço , amigo João Paulo e crê que me custou muito escrever este comentário !

      Eliminar
  12. PS - Esqueci da vírgula, após a palavra intensivos.
    Já para o cantinho da correção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))) … E logo uma simples vírgula, João Paulo ?… :)) … Eu esqueço-me de muito mais ! :))) “ Liga à terra” ! :)))

      Eliminar
  13. Rui, a boneca Emília disse que a Dona Benta está acamada, sob os cuidados intensivos da tia Anastácia, Pedrinho, Narizinho e Visconde de Sabugosa, porque teve uma síncope ao saber que, além de um presidente ignaro e tosco, tem que suportar uma sinistra, que viu Jesus do alto de um pé de goiabeira e um sinistro da Educação que acredita que a Terra é plana e o Sol que gira em torno da Terra.
    Vamos todos dar as mãos para que a nossa amada Dona Benta se restabeleça - com celeridade - para ser membro da resistência contra o obscurantismo e retrocesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh… Ao começar a ler, ainda pensei que tinhas “mudado de rumo” do mau humor , de exaperado, de amargurado, mas lá voltaste ao mesmo ! :)))
      … Vá lá, que neste caso, utilizando algum humor ! Eheheheh

      Abraço :)

      Eliminar
  14. «quem é optimista e positivista, conciliador, tem mais esperança e cultiva uma forma de vida de hábitos mais saudáveis e encara um problema de saúde como um desafio a ser vencido!» - ´isso que tanto tento ser!

    Beijinhos bem otimistas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))...Olá Gracinha. É que acho que há uma ideia errada, de fundo, sobre o tema. De um modo geral todos dizem : “Se a minha vida não me proporciona alegria, se eu tenho muitos problemas, doenças, como aparentar optimismo e positivismo ?
      Ora, não está em causa “aparentar” um modo diferente. Está em causa “lutarmos” (internamente) por um domínio do espírito, por uma atitude mais positiva, com mais esperança, compreensão e conciliação e inversamente não “desancar nos outros”, que isso só vai avivar esse espírito mais “agressivo”, menos conciliador, mais do contra, com resultados e hábitos bem menos saudáveis .
      Cria-nos também uma “máscara” de mau feitio que acaba por afastar “os outros” . As pessoas em geral, sentem-se melhor, relacionadas com outras com “bons feitios” (seja lá o que isso for), mas nós sabemos o que é ! :)))

      Beijinhos , querida amiga e sempre Tudo de Bom para ti e para os teus :))

      Eliminar
  15. Eu sou por natureza uma optimista, mas isso não quer dizer que não tenha momentos menos bons, contudo e porque sou muito lúcida, uso ferramentas que me ajudam a superar pequenos contratempos:
    Meditação
    Uma boa leitura
    Caminhada
    Resolver os teus enigmas😀😀😀
    Fotografar...
    Afasto- me de pessoas negativas e não deixo que me suguem a energia.
    Sou de sorriso fácil e isso acho que já sabes😀
    Depois de ler este teu belíssimo texto, lembro- me sempre duma máxima que sigo:
    Problema é não ter saúde, o resto são contratempos.

    Beijinhos bem dispostos 😀

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) Quem não tem momentos maus ? Quem não tem até muito mais momentos maus que bons ?…
      Só que isso não está em causa, Manu, como já foi mais que dito.
      És uma pessoa por natureza optimista ! … E julgas que isso não se nota a kms ?… eheheh… Está à vista através até da maneira que escreves ! … Essas coisas vêm ao de cima e são aparentes aos outros !
      Tu atrais pessoas, muito mais que as afastas !
      É o tal caso daquela “estatística” levada a cabo pela universidade americana. As pessoas afastam-se dos maus feitios e são atraídas pelos bons ! …. e pior que isso é que os “maus feitios”, por esse facto, têm bastante menos sucesso nos seus empregos e na sua vida em geral ! Isso está mais que provado e embora uma maioria pense que não, é possível “mudar de estado de espírito” , usando, com o tempo, as “ferramentas” próprias e “treinando” !!!

      Beijinhos, Manu :)

      Eliminar
  16. Fujo de gente down.
    Viva la vida!
    Aquele abraço, boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa frase já diz tudo, Pedro ! :) ... Até sem nos apercebermos, sem uma intenção notória, todas acabamos por tomar essa atitude !
      É mesmo curioso, Pedro, que todos nós, até sem nos apercebermos, procedemos assim ! …

      Quem gosta de negativismos, de maledicência, de queixas, de insultos por tudo e por nada, do bota a baixo ?… O que ganhará com isso quem as profere e onde está o prazer de as ouvir ?…
      Então não é muito mais atractivo, ler “coisas boas”, que nos tragam alegria e boa disposição ?…
      Além de tudo isso, os reflexos na saúde, que são evidentes !

      Abraço, Pedro.

      Eliminar