02/04/2011

DIFÍCIL ? ... CREIO QUE SIM !

Re-editado

As 4 palavras do desafio : AS - VINHAS - DA - IRA
são o "elo de ligação" entre estes dois Grandes Senhores !

A NINA foi a primeira a atingir o “objectivo” do post e para isso teria que conhecer os 2 nomes e as suas obras .
O OOPS!!! reconheceu os 2 homens, porque fez a ligação de Ford (marca de carro) com o filme a Leste do Paraíso de Steinbeck !
A EMATEJOCA reconheceu facilmente o escritor !
O meu agradecimento a todos os outros, que colaboraram com as suas dicas e opiniões.

Ora este post destinava-se a recordar a grande OBRA de Steinbeck, 1939 (Nobel e Pulitzer) tão bem posta em cinema por J. Ford em 1940 (Oscar, com este filme) levando-a mais fácil e rapidamente ao conhecido público mundial.

A OBRA seria o grande “elo de ligação” entre os dois !


Inicial :

Eu associaria estes dois homens em 4 palavras !
Quais seriam elas ?

(Não me parece fácil, mas claro que posso dar dicas - coloquem as questões)




.

57 comentários :

  1. Artistas, génios, excêntricos, “à frente do seu tempo”.
    Não sei quem são. Quando olhei para a segunda foto o nome que me veio à mente foi Salvador Dalí, mas não é.

    ResponderEliminar
  2. Há alguma palavra que substitua “à frente do seu tempo”?

    ResponderEliminar
  3. Catarina
    Excêntricos, não.
    Uma forma de arte (duas, diferentes nos 2) sim !
    Não diria tanto como "génios", mas muito bons naquilo que faziam !
    À frente no seu tempo, podemos dizer que sim, mas as 4 palavras representam "um nome" de uma coisa que os ligou entre si .
    .

    ResponderEliminar
  4. Quatro palavras para representarem "um nome" é um pouco "a-gramatical"... :-))
    Só se for mais tarde é que voltarei aqui, espero que o oops entre de serviço depois de almoço! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Rosa dos Ventos
    Claro que de gramática percebes tu ! :)))
    Há uma "coisa" que é conhecida por 4 palavras !
    Essa "coisa" é que os liga e provavelmente mais nada (julgo)! :)))
    .

    ResponderEliminar
  6. Anónimo2/4/11 13:16

    Estou como a Rosa. Que o oops!!!entre depressa para dar uma ajudinha. Ou podes dar tu?
    4 palavras pode ser arte, mas isso é vastíssimo.:)

    ResponderEliminar
  7. (Gostava de saber o que é que uma marca de carros tem a ver com o andar a leste do paraíso...)

    ;)

    ResponderEliminar
  8. Pois bem, o homem da segunda fotografia é, sem dúvida, um dos meus escritores preferidos, o americano John Steinbeck.
    O primeiro homem também não me é estranho.
    Vou pensar... talvez seja o realizador do filme Leste do Paraíso?!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo2/4/11 14:15

    Ora bem...
    Enquanto não aparece o oops!!!, deixem-me dizer-vos o que descobri.
    O primeiro senhor não é mais nem menos do que o famoso realizador/director de Western, John Ford.

    Sei que conheço o segundo e palpita-me que tb está ligado à 7ª arte...e talvez ao mesmo género de filmes.

    Mais não posso, porque tenho afazeres que me impedem de aqui estar.
    Boa sorte a todos.
    bji, amigão.:)

    ResponderEliminar
  10. Anónimo2/4/11 14:16

    AS vinhas da ira ligam estes dois senhores, na tela:))

    Um escreveu, outro realizou::)

    ResponderEliminar
  11. Anónimo2/4/11 14:17

    As Vinhas da Ira (1939), considerado sua obra-prima, conta a exploração a que são submetidos os trabalhadores itinerantes e sazonais, através da história da família Joad, que migra para a Califórnia, atraída pela ilusória fartura da região. Essa trágica odisséia recebeu o prêmio Pulitzer e foi levada à tela por John Ford em 1940.

    Vá, amigo, esta era demasiado difícil ou fácil para aqui estar muito tempo::)

    bji

    ResponderEliminar
  12. Anónimo2/4/11 14:20

    P.S: este texto que citei, da biografia e bibliografia de Jonh Steinbeck (deveria ter posto aspas), consta aqui:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Steinbeck

    Beijocas (já te respondi, oops!!!?:))
    (quer-me parecer que a obra está a ultrapassar o criador. Não te parece, amigão?:))

    Oops, obrigada por me teres dito quem era o segundo.LOL

    ResponderEliminar
  13. Pode ser que o primeiro homem seja um realizador americano, no entanto, é muito parecido com um escritor alemão Uwe Johnson, e, então, seria a LITERATURA a unir estes dois, o que não pode ser, porque literatura tem mais de 4 letras.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo2/4/11 14:31

    O que une estes dois senhores não são 4 letras, Ematejoca, mas 4 palavras. No início tb percebi como tu, por isso disse "arte".
    O filme que mencionei tem essas 4 palavras.
    Faz todo o sentido.
    bji

    ResponderEliminar
  15. Anónimo2/4/11 14:32

    (amigão, hoje até aqui podes por ouro, que já não volto cá mais tão cedo.:))

    bji aos 2 (tu e a tua amada, claro:))

    ResponderEliminar
  16. Anónimo2/4/11 14:35

    P.S, amigão:
    Onde disse "ligam", deverá ler-se "", já que é apenas um filme.(preciosismos.lol)

    Já vou, não me batas!lol

    ResponderEliminar
  17. Faz todo o sentido, Nina, mas eu estou a ver o realizador desse grande filme, com uma cara muito diferente do que a da fotografia em cima.
    Talvez, fosse mais novo!

    Porque não voltas aqui tão cedo, Nina?
    Estes puxa-cabeças têm um piadão!!!

    ResponderEliminar
  18. Nina
    Enquanto almocei, isto avançou bastante ! :))
    Com vocês estou a ver que não são precisas ajudas ! :))
    .

    ResponderEliminar
  19. Oops!!!
    Também não faço a mínima ideia ! Eu também acho que nada ! rsrsrs
    … estou a leste do paraíso e até fico irado com essas coisas ! Deve ter sido do vinho á refeição ! :))
    .

    ResponderEliminar
  20. Ematejoca
    A maior dificuldade é de facto saber quem são os dois ou um deles. A partir daí tudo se torna mais fácil, por já haver um ponto de partida ! Não é “ A Leste do Paraíso” ! :)
    Claro ! … e não eram 4 letras, mas sim 4 palavras. :))
    … muito provavelmente o nome de uma obra ou de um filme a ligá-los ! :)
    .

    ResponderEliminar
  21. Anónimo2/4/11 14:49

    Sabes como reconheci o realizador? Pelo "defeito" no olho. Depois foi só confirmar.:)

    Não volto aqui tão cedo, porque estou a começar a fazer uma coisa que me dá muito prazer: limpar.:))
    Mas limpar a fundo.
    Vou tirar tudo do quarto do meu filho (tem 4 anos) e dar uma geral, tirar o que não veste. Enfim..tu sabes, Ematejoca.
    E amanhã tenho visitas, por isso é que vou estar mais ausente.lol

    bji

    ResponderEliminar
  22. Nina
    Ora bem. Já há dois nomes e duas actividades ! Agora as coisas começam a simplificar-se. :))
    Será mesmo, Nina ? … ;))
    Realmente este conceito de difícil ou fácil é uma incógnita. Nunca se sabe à partida ! :)
    Que grande obra e incompreensivelmente bastante actual !
    Bj
    .

    ResponderEliminar
  23. Todos/as
    Vou saír agora e estarei ao fim da tarde. Até já.
    .

    ResponderEliminar
  24. Anónimo2/4/11 14:52

    É, pois, amigão.
    Esta obra e filme liga as duas personagens. POde até haver mais alguma, mas agora não posso pesquisar e esta já responde. (na escola, qd os pirralhos acertam, pode até não ser o que pretendia, mas se fizer sentido e estiver bem justificado, tenho que aceitar...não é assim, Mestre Rosinha?:))

    Vou...vou:)
    Um bom dia todos!

    ResponderEliminar
  25. De facto só podem ser personagens bastante iradas que mereceram um prémio Pulitzer.

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  26. Reconheci imediatamente o John Steinbeck, a minha dificuldade foi pensar em literatura e não em cinema, apesar de ter visto todos os filmes inspirados na obra dele, como "A Leste do Paraíso", "Ratos e Homens", "Vinhas da Ira", "Lata de Sardinhas", entre outros.

    Certo é, que o "nosso" Uwe Johnson era muito parecido com o homem da fotografia... e eu só penso em literatura!!!

    ResponderEliminar
  27. Em cima temos o realizador John Ford e em baixo como já alguém disse, John Steinbeck e claro que o 1º realizou o filme sobre a obra do 2º, pelo menos, li e vi o filme Vinhas da Ira mas, também, comum aos dois será o John ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  28. Eu associaria estes dois homens em 4 LETRAS como diz, muito bem, a ISA GT: JOHN!!!







    .

    ResponderEliminar
  29. Anónimo2/4/11 16:40

    Meninas, concentrem-se!

    Não são 4 letras, que o nosso mestre pede, mas 4 PALAVRAS.:)
    bji (deixa-me lá continuar o que estou a fazer)

    ResponderEliminar
  30. Eu sei, Nina, que o mestre queria 4 PALAVRAS, mas o que querem os mestres, nem é sempre o que nós mulheres queremos.
    A ideia das 4 LETRAS ~ JOHN, acho excelente!

    Tu vai à tua vida, Nina, quero dizer, vai até às limpezas, que eu vou à minha: NOITE DOS MUSEUS!!!

    Até amanhã

    ResponderEliminar
  31. Pronto, já está mais que encontrada a ligação entre os dois homens, quer em 4 letras, quer em 4 palavras. Ando a chegar tarde, é o que é, mas não se pode estar sempre diante do PC... :)))

    Bom fim de semana, Rui! :)

    ResponderEliminar
  32. (Humm... penso que não tenho mai nada para deixar escrito... a erudição conceptual está instalada...)

    ;)

    ResponderEliminar
  33. Anónimo2/4/11 17:16

    Isso, Ematejoca.

    Pode ser que o nosso mestre te dê um desafio/presente sobre um museu.
    Ele anda mãos largas.
    :))

    ResponderEliminar
  34. Ematejoca
    Este filme é de 1940, quando John Ford tinha 46 anos. Na foto não aparenta muito mais ! :))
    .

    ResponderEliminar
  35. Tite
    Sim. Além do Prémio Nobel (escritor) em 62 tendo também como base esta obra e do Oscar da Academia em 40 para o cineasta ! :))
    Boa noite e bom Domingo, Tite ! :)
    .

    ResponderEliminar
  36. Ematejoca
    Já deves ter reparado que os desafios são de vária ordem ! :))
    Há conhecimentos diferenciados para os vários temas, mas o importante é ser-se eclético ! rsrsrsrs
    .

    ResponderEliminar
  37. Isa GT
    Certo Isa ! … seria muito bem visto se se pedissem “4 letras” ! :)) … mas o que se pedia eram as “4 palavras” que os associavam.
    As-Vinhas-da-Ira . rsrsrs
    Beijo
    .

    ResponderEliminar
  38. Ematejoca
    Como disse à Isa : era bem visto e curioso, mas pediam-se “4 palavras” ! rsrsrs

    … mas o que é que é isto ? :)) …
    ... não é à vontade do freguês ! rsrsrs

    Boa noite e bom Domingo, ematejoca !
    .

    ResponderEliminar
  39. Teté
    É verdade! Nada mais a acrescentar ! :))
    Igualmente, Teté. Boa noite e bom Domingo ! :)
    .

    ResponderEliminar
  40. Oops!!!
    Rsrsrsrs
    Grande abraço ! :))
    .

    ResponderEliminar
  41. Nina
    Quem sabe ?... e porque não ? rsrsrs
    Isto anda fácil demais ! :))
    .

    ResponderEliminar
  42. Anónimo2/4/11 21:10

    Não anda nada!lol

    Eu é que ando muito espevitada.
    São influências dos homens da casa.lol

    Mas olha lá, amigão, não concordas que a obra está a ultrapassar o criador? É que ele não precisa de pesquisar. Já eu, sem a pesquisa, estaria frita.lol

    beijocas

    ResponderEliminar
  43. Nina
    Quem te viu e quem te vê ! ;)))
    Espevitadíssima ! ... pudera ! ... és boa aluna, aplicada e pronto ! :)))
    Claro que sim ! Concordo. Tens é que trabalhar mais que ele para atingir o mesmo objectivo, mas desta vez até te superaste com determinação, apesar de muito ocupada!
    rsrsrs

    (os vermelhos lá em cima zangaram-se comigo e não querem lá ficar ! Fica em maiúsculas ! rsrs )
    .

    ResponderEliminar
  44. Anónimo2/4/11 21:30

    Deixa lá os vermelhos(embora eu seja benfiquista), mas põe o nome do filme...ou não era esse o desafio das 4 palavras?lol

    P.S: estou babadíssima.:)

    bji gde

    (sabes que me parece que o sr oops!!! não me ajuda propositadamente? Huum...
    Acabo de perceber que faz muito bem!:))

    ResponderEliminar
  45. Nina
    Tenho que te nomear minha "Revisora Oficial" e "Ajudante de Campo" !... ando muito distraído e não só. Sabes que depois de ter um belo texto bem completo para colocar no cimo do post, com muito trabalho de pesquisa e compilação os meus netos deitaram-mo abaixo antes de gravar. Fiquei "pôdre" e tive que rabiscar essas coisas por alto.
    Não acredito. Claro que se perguntares ele diz ! :)))
    Bj
    .

    ResponderEliminar
  46. Tive um dia muito estranho de que não vale a pena falar!
    Só agora cheguei e já estava tudo desvendado e ainda bem porque não trago cabeça para enigmas!

    Abraço

    ResponderEliminar
  47. Rosa dos ventos
    OK . O que é mau é para esquecer. É melhor não falar ! :)))
    Fiquei foi baralhado com o "meu português". rsrs
    Então "4 palavras" para um "nome" de uma coisa (de um livro ou de um filme) ! :)))

    Bj e até amanhã
    Um melhor Domingo que o Sábado ! :))
    .

    ResponderEliminar
  48. A Eurovisão é sempre na capital do país que ganhou no ano anterior, portanto, em 2011 seria em Berlim.
    Mas não é! É sim, na cidade onde eu vivo, uma cidade maravilhosa, e vai realizar-se num estádio pertíssimo de minha casa, até posso ir até lá a pé.

    Claro que hoje é a Noite dos Museus em Düsseldorf, só que eu preferia que fosse em Maio para poder ficar lá até às 2 da manhã, como costumo.
    Hoje só assisti a um concerto de música barroca no Palácio de Benrath e vim logo para casa.

    BOA NOITE!

    ResponderEliminar
  49. ematejoca
    Compreendido !
    Cidade maravilhosa,... e eu que o diga !
    Estive aí uma meia dúzia de vezes por 4 a 5 dias de cada vez, quando nos anos 80 ia às feiras de máquinas texteis e de confecções, que posteriormente passaram para Köln.
    Fiquei várias vezes num hotel ao cimo de Königsallee, que tinha ao lado as Galerias Kaufhof e ia muitas vezes jantar à Altstadt.
    Deliciáva-me com aquelas "coisas" de porco do tamanho de um frango e regadas com cerveja e a apreciar as mulheres a beberem canecas e canecas dela.
    Quando passou para Köln, tomava o comboio na Bahnof e voltava à noite. Episódios curiosos se passaram ! :)))
    .
    .

    ResponderEliminar
  50. Rui da bica

    Meu Amigo
    Gostei muito da visita

    Li o teu perfil e é igualzinho ao que poderia ser meu.
    Um beijo e uma bica

    ResponderEliminar
  51. Africa em poesia
    Gostei muito e tenho que voltar sempre com tempo.
    Há muita coisa boa para ler com atenção.
    Ainda bem que estamos em consonância ! :)))
    Beijo ! :)))
    .

    ResponderEliminar
  52. Anónimo3/4/11 00:46

    Assisti há anos a este filme sem o conhecer mas notando logo que se tratava de uma obra-prima, pois logo fiquei maravilhado com todo ele.

    Posteriormente verifique que realmente constava na lista dos maiores clássicos do cinema mundial, o que me deixou de certo modo "vaidoso" por assim o ter previsto.

    O mesmo se passou com O Grande Ditador, Ivan o Terrível, O Meu Tio, Do Céu Caiu Uma Estrela, e mais um ou outro.

    Cumprimentos ao comandante, deste Blogue, Rui Bica e a todos os presentes.

    (António Azevedo)

    ResponderEliminar
  53. Curiosamente, nunca tinha visto – que me lembre – uma foto de Steinbeck. O primeiro livro que li dele foi esse precisamente “As Vinhas da Ira” e anos mais tarde viria a ler “Ratos e Homens” que ainda hoje recordo, mais do que o primeiro.

    ResponderEliminar
  54. (Quanto a mim, observação sublime, a da Catarina. Atente-se à referência da sua mais que obra prima - na minha modesta opinião - "Ratos e Homens"... mas isto sou eu que dos muitos, ainda só li para aí sete ou oito...)

    ;)

    ResponderEliminar
  55. António Azevedo
    Muito Bem vindo!
    Obrigado pelo comentário e pelas palavras amigas.
    Concordo perfeitamente ! Grande obra, quer em livro quer em filme assim como todos os outros referidos !
    Abraço
    .

    ResponderEliminar
  56. Catarina
    “Vinhas da Ira” e “A Leste do Paraíso”, fantásticas ! Não li “Ratos e Homens”! :(( … mas fiquei com a curiosidade aguçada ! :))
    .

    ResponderEliminar
  57. Oops!!!
    Não posso opinar de facto, porque não conheço a obra !
    Sinceramente não serei tão bom leitor ! rsrsrs
    Acho que leio até muito menos que o que devia ! :((
    Abraço
    .

    ResponderEliminar