Re-editado
Vi este quadro ao vivo em fins de 2004 numa exposição de Paula Rego, em que ela esteve sempre presente, no Museu de Serralves, no Porto.
Por curiosidade : De todas as “mostras” que lá se fizeram essa foi a mais visitada de sempre com mais de 157 mil visitantes !!!
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A “MULHER CÃO” – PAULA REGO, 1994 – Tate Gallery, Londres.
(enviado pela Nina) :
A ideia desta obra, foi despoletada por uma história de fadas que uma amiga portuguesa lhe contara numa carta.
Uma história de uma rusticidade feroz:
- "Uma senhora de idade, que vive sozinha com os seus animais de estimação.
O vento que sopra pela chaminé soa com a voz chorosa de uma criança, encorajando-a a comer os animais, um após o outro.
Tarefa sinistra que ela cumpre conscienciosamente.
Põe-se em quatro patas e os animais entram na sua boca.
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Sobre esta obra dizia Paula Rego :
"Pinto para dar uma face ao medo"
E sobre esta tela, em concreto, afirmava :
"Mulher Cão surgiu de um esboço feito, tendo Lila como modelo e realizado em cinco minutos enquanto pintava no atelier".
Paula Rego pediu a Lila "para se agachar e representar uma mulher com a boca aberta,como se estivesse a engolir".
"Quando apareceu a mulher cão foi um grande dia na minha vida, posso assegurá-lo".
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De um modo geral todos reconheceram a autora da Obra (embora não o quisessem deixar explícito) e quase todos sabiam o seu nome.
TETÉ e MARIA, em primeiro lugar o indicaram por mail !
O meu obrigado a :
MAROTA, LUISA, CATARINA, EMATEJOCA, NINA, RUI PASCOAL, TEÓFILO SILVA.
Inicial :.
Quem é "ALGUÉM" ?...
Esta OBRA é bem representativa do estilo (de uma determinada fase) de "ALGUÉM" notável !
Já estive frente a ela num museu português, onde esteve exposta.
Por favor, não falem muito alto, porque a senhora é doente e já agora se souberem o nome da obra também poderão dizer ! :))
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O estilo é inconfundível, o título do quadro segue por mail... :)))
ResponderEliminarPistas? Suponho que não vão ser necessárias...
Não mora longe do grande ben.
ResponderEliminarVou falar muuuuuito baixinho para a senhora não ouvir...
ResponderEliminarNão sei o nome do quadro e preciso dar-lhe uma "paulada" para ter a certeza de que é o verdadeiro e não uma imitação...
E vão duas Rui eheh
Beijinho :)
Esqueceu-me de dizer que se depois da "paulada" o quadro fizer ão ão no feminino é porque é verdadeiro...
ResponderEliminarBeijinho :)
´Tudo desvendado......
ResponderEliminarNunca vi o quadro e tenho visto centenas e centenas de quadros em várias galerias dentro e fora do “meu” país! Há anos e anos que não visito uma galeria portuguesa mas talvez não seja razão de peso para não conhecer... afinal há a internet. Terei que esperar...
ResponderEliminar"A mulher cão" de 1994.
ResponderEliminarTambém eu já estive com este quadro em frente do meu nariz.
Há mulheres que fogem de Portugal para a Alemanha, outras que fogem para a Inglaterra como a autora deste quadro.
Nem houve tempo para pesquisar. A norma referente a pistas, dicas, indicações subtis, informações úteis sem desvendar o mistério já foi eliminada?! : ) Bom dia para todos.
ResponderEliminarNada de queixas, Catarina, o Rui diz que:
ResponderEliminar"já agora se souberem o nome da obra também poderão dizer!!!"
Eu até sei, em que Museu o Rui viu esta obra e em que ano!!!
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Conheci este Senhor (José Fanha) há cerca de 2 meses atrás, na Biblioteca da nossa escola.
ResponderEliminarEntre outras coisas, apresentava o seu poema sobre a "Mulher Cão", esta impressionante obra de Paula Rego, que me deixa de coração apertadinho ao imaginar a agonia que se esconde neste coração.
Deixo-vos o poema.
Beijinhos (a razão da minha "ausencia" é a semana cultural da minha escola.:))
"Ela acendeu a brasa do fogão
anos e anos a fio.Esfregou o soalho
lavou a roupa e os vidros
da janela costurou bainhas
descosidas e levou toalhas a cheirar
a rosmaninho à senhora do andar
de cima.Foi ao quintal buscar hortelã
para a canja e adormeceu ao som
das gargalhadas felizes dos meninos
hoje já todos engenheiros
com a Graça do Senhor.Agora está atada ao côncavo
da terra por atilhos
grossos.Ladra á lua
e tudo nela
é carne e sangue.Morde a mão
e dança a valsa
sobre o chão confuso
de algum sonho diluído lá no longe
nos botões do maestro
do coreto aos domingos e feriados.Ela é grossa
e ladra á lua.
Sente o corpo a crepitar
e rasga o coração.Inesperadamente
entre coágulos de sangue
fala línguas
que nunca ninguém lhe ensinou.Está atada
à sangrenta forja
das gramáticas lunares e procura
uma palavra
um nome mesmo que obscuro
e difícil de entender.É uma mulher grossa
e no côncavo do corpo
fala línguas
sem sentido.Deixou secar os coentros
a salsa
e a hortelã.Chama-se cão
e ladra à lua.Vive atada
às chamas que a consomem."
José Fanha
(de “Marinheiro de outras luas”)
(ausência)
ResponderEliminarParece que esta palavra ainda fica assim.:)
(e, já agora, pequena correcção nos dois "a" do poema-à:))
ResponderEliminarUm óptimo dia para todos!
Estive aqui de manhã. Não sabia a resposta e também não tive tempo para pesquisar. Como já alguém descobriu, penso que já posso deixar um Link para A Mulher Cão. Para ver click no Link em baixo.
ResponderEliminarMulher Cão? CLICK AQUI
Estava a reler um pouco mais sobre esta obra e dizia Paula Rego " Pinto para dar uma face ao medo"
ResponderEliminarE sobre esta tela, em concreto, exposta no Tate Gallery, em Londres, afirmava:
"Mulher Cão surgiu de um esboço feito tendo Lila como modelo e realizado em cinco minutos enquanto pintava no atelier"[...].
A ideia foi despoletada por uma história de fadas que uma amiga portuguesa lhe contara numa carta.Uma história de uma rustividade feroz:
-"Uma senhora de idade ,que vive sózinha com os seus animais de estimação.O vento que sopra pela chaminé soa com a voz chorosa de uma criança, encorajando-a a comer os animais,um após o outro.Tarefa sinistra que ela cumpre conscienciosamente.Põe-se em quatro patas e os animais entram na sua boca.
Paula Rego pediu a Lila "para se agachar e representar uma mulher com a boca aberta,como se estivesse a engolir"
"Quando apareceu a mulher cão foi um grande dia na minha vida,posso assegurá-lo",disse."
Diria, por isso, que a obra se enquadra na fase em que ela pinta para denunciar situações de jovens e mulheres que sofrem e escondem...se é que as restantes obras não o fazem também.
(sabes bem como me entusiasmo, a pesquisar.:))
outro bji
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarP.S: não corrigi o texto citado.
ResponderEliminarP.S1: a exposição que referi decorreu em 1994.:)
A "Mulher Cão" do Teófilo Silva é muito mais engraçada!!!
ResponderEliminarLOL!
ResponderEliminarPois é, ematejoca!:)
Este Teófilo!
A primeira vez que vi os trabalhos dessa pintora, no Museu de Arte Moderna Rainha Sofia em Madrid, não gostei, da segunda, na casinha ao pé da baía a sensação já foi outra.
ResponderEliminarÉ Nacional, é Bom!
:)
Para tirar o gosto amargo que esta Dog Woman me deixou, publiquei no "ematejoca azul" um post mais divertido, com um tema "um pouco" idêntico, influênciada pelo Teófilo Silva.
ResponderEliminarTeté
ResponderEliminarRealmente não era de deixar dúvidas ! … :))
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Marota
ResponderEliminarSei que está em Londres, mas não sei mais ! :))
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Pratos de ouro
ResponderEliminarNão há nada para agradecer ! :)) Certamente que irei “cheirar” os tachos e provar uma garfada ! rsrsrs
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Maria
ResponderEliminarSsccchiiuu … só eu é que ouvi ! “Dicas” óptimas !
A "paulada" e o "ão, ão", impecáveis ! :))
Beijinho
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Luisa
ResponderEliminarEste foi muito rápido ! rsrsrs
Este estilo não dava para enganar ! :))
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Catarina
ResponderEliminarA Paula Rego será porventura, a maior pintora portuguesa (embora a viver fora) ainda viva e penso não haver exagero se a par de Vieira da Silva, ser considerada a maior de sempre ! Corresponde a uma fase da Pintora em que ela pretendeu, nos seus quadros, representar (nas mulheres), a face do medo !
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Ematejoca
ResponderEliminarClaro que sim ! Vi-o em fins de 2004, em Serralves, onde tive a oportunidade de trocar umas impressões com a autora. A exposição
Mais visitada de sempre, em Serralves (mais de 157 mil) !
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Nina
ResponderEliminarCertamente que se trata do José Fanha que eu conheço bem desde o tempo da “Visita da Cornélia”, do Raul Solnado, na TV de 77, onde ele se revelou a grande nível ! Sempre o conheci como nessa altura, um Senhor em Grande, infelizmente muito “desaparecido” das TV’s actuais ! :((
Belo esse poema ! … e dito por ele, deve soar ainda melhor. A sua voz já é poesia além da simpatia que ele irradia !
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Teófilo Silva
ResponderEliminarEhehehehe ! Não podia ser mais oportuno ! :))))
Afinal esta é que é a verdadeira ! rsrsrs
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Nina
ResponderEliminarObrigado por essa transcrição !
Vou aproveitá-la para a re-edição do post, Nina ! Nada melhor que esse texto para informar sobre esta obra !
Muito bom, mesmo. Já agora pesquisa o José Fanha que talvez valha a pena.
Bj
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Rui Pascoal
ResponderEliminarTambém temos coisas boas, Rui ! É verdade !
Principalmente na sua pintura, já que conversando com ela não é assim tão agradável ;)))
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Ematejoca
ResponderEliminarEhehehe ! Coitadinho do cão !... :)))))
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E achas que não o fiz, na altura, amigão?
ResponderEliminarOuvi-lo a declamar esta poesia e mais algumas, foi uma delícia. Aliás, ouvi-lo falar é uma delícia!:))
bji gde e mais uma vez obrigada pelos gdes desafios que aqui colocas.:)
Como nessa altura estava a passar um temporada no Porto, fui eu uma das 157 mil visitantes dessa exposição.
ResponderEliminarMulher Cão também está no catálogo que comprei nessa ocasião, e quando li este desafio fui logo buscá-lo para saber de que ano era essa pintura.
Claro que há uma série de trabalhos chamada Mulheres Cão, todos eles terrívelmente deprimentes.
Aqui diz-se, que ela foi violada em criança, sendo a razão das suas pinturas mostrarem tanta violência contra crianças e mulheres.
Desafio fácil, mas muito interessante.
Em breve, também eu vou colocar no "ematejoca azul" um puxa-cabeças!!!
O Teófilo Silva é que me deu a idéia de publicar no "ematejoca azul" qualquer coisa divertida para esquecer o medo, que a obra da Paula Rego causa numa pessoa sensível como eu.
ResponderEliminarDepois do teu comentário e do da Teté, fiquei com tal pena do lindo cãozinho branco, que mudei o título do post, pois caso seja verdade, que a rapariga corra com ele na sacola — pode ser só uma pose para o fotógrafo — não é um momento nada divertido para o cachorro.
Vamos lá ver o teu próximo puxa-cabeças!
De volta ao meu aconchego, estafada e furiosa!
ResponderEliminarSe não fosse preguiçosa fazia um post sobre o facto de ter estado 5 horas no HSM para ter uma consulta, eu e muitos mais, a médica não aparecer e os funcionários a decidir por conta própria que devíamos ir embora porque não conseguiam contactar com ela!
Nós assim fizemos...
Vê se pode! :-(((
Abraço
Rui,
ResponderEliminarO que eu tenho aprendido aqui no teu blogue, Rui! E de uma forma lúdica, ainda por cima, muito mais entusiasmante.
Esta pintura é demasiado perturbante. Com tempo irei ler mais sobre esta pintora e quem sabe se algum dia terei a oportunidade de ver um dos seus quadros ao vivo.
Nina
ResponderEliminarCalculo ! :) Olha,… contigo !!! rsrsrs
Conheci-o em 77 . Extraordinário para a época ! Entretanto tenho sabido dele de longe a longe . :((
Quanto aos enigmas, calcularás como tens contribuído para isso ? rsrsrs
Bj
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Ematejoca
ResponderEliminarQuem sabe se estivemos no mesmo dia ?... rsrsrs
Achei muito curiosa a explicação que ela deu sobre a ideia original para o quadro !
A violação (?) poderá ser uma das razões para esta série de trabalhos naquele período e de estranhar também a maneira como fala (tipo drogada ou embriegada) a “comer” as palavras ! :))
Rsrs Claro que o cãozinho foi uma “frescura” depois deste “peso dramático” ! :))
Até já, ou até amanhã ! :)
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Rosa dos Ventos
ResponderEliminar… E eu a pensar que te estavas a divertir ! … mas isso do HSM,... quer dizer doença ou algo problemático ?...
Se com doença é péssimo, mesmo sem essa gravidade é horrível a espera ! :(((
Bj. …espero que esteja tudo bem !
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Catarina
ResponderEliminarVamos aprendendo uns com os outros e sugerindo “pretextos” de
Enriquecimento cultural (mais nuns casos que noutros).
Aconselho a aprofundares o conhecimento sobre ela porque é do melhor que há ! :))
Começa por ver no Google as obras dela em imagens e “chamar” aquelas que te provoquem mais curiosidade e na Wikipédia o que houver sobre ela.
Bj
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