02/08/2011

A "INSUSTENTÁVEL LEVEZA" DA ABELHA

.


Confesso que este animalzinho me causa alguns receios. É no entanto um bichinho extraordinário e com muitas curiosidades, principalmente, viver para trabalhar :

Faz, em média, quarenta voos diários, tocando em 40 mil flores.
Com a língua, recolhe o néctar do fundo de cada flor e guarda-o numa bolsa localizada na garganta. Depois volta à colmeia e o néctar vai passando de abelha em abelha. Desse modo a água que ele contém evapora-se, engrossa e transforma-se em mel. A maioria das abelhas transporta uma carga electrostática, que as ajuda na aderência ao pólen.
Uma abelha produz cinco gramas de mel por ano e para produzir um quilo de mel, precisa visitar 5 milhões de flores.

Uma colmeia abriga de 60 a 80 mil abelhas. Uma rainha tem cerca de 400 machos e milhares de operárias. A única missão dos machos é fecundar a rainha. Se nascem duas ou mais rainhas ao mesmo tempo, elas lutam até que uma morra. A abelha rainha vive até 5 anos, enquanto as operárias vivem de 28 a 48 dias.
A rainha é personagem central e mais importante da sociedade. O seu tamanho é quase duas vezes maior do que o das operárias, e sua única função do ponto de vista biológico é a postura de ovos e manter a ordem na colmeia usando feromonas que só ela possui. Única fêmea com capacidade de reprodução, a rainha nasce de um ovo fecundado, e é criada numa célula especial - diferente dos alvéolos hexagonais que formam os favos - uma cápsula denominada realeira, na qual é alimentada pelas operárias com a geleia real, produto riquíssimo em proteínas, vitaminas e hormonas sexuais. A geleia real é o alimento único e exclusivo da abelha rainha, durante toda sua vida. A partir do nono dia, ela já está preparada para realizar o seu voo nupcial, quando será fecundada.

Apenas as abelhas fêmeas trabalham. Os machos podem entrar em qualquer colmeia ao contrário das fêmeas. A rainha voa o mais que pode e é fecundada pelo macho que conseguir ir até ela, esse voo chama-se: voo nupcial. Depois de cumprirem essa missão, eles não são mais aceites na colmeia. No fim do verão, ou quando existe pouco mel na colmeia, as operárias fecham a porta da colmeia e deixam os machos morrerem ao frio e à fome e trituram e expulsam os que ficarem.

As espécies de abelhas nativas das Américas não possuem ferrão.
A abelha tem cinco olhos. São três pequenos no topo da cabeça e dois olhos compostos, maiores, na frente.
A abelha, como todo o insecto, tem três pares de patas. Utiliza o primeiro para limpar as antenas, protegendo-as da poeira. O segundo serve de apoio para o seu corpo, e o terceiro par, chamado de patas colectoras, serve para mover pólen.
A língua, move-se num canal formado pelas maxilas e os palpos labiais, terminando num tufo de pêlos que, como uma esponja, absorve o néctar da flor.
A mandíbula e maxilar é um órgão responsável por amassar as escamas de cera que a abelha expele do abdómen, utilizadas depois para construir os favos. Têm também a função de abrir as anteras das flores para extrair o pólen, varrer a colmeia e mutilar os inimigos.
O ferrão serve para injectar o caule no corpo do inimigo. Na fuga a abelha operária, quase sempre, deixa o ferrão, ligado ao seu abdómen, na vítima, correndo certo risco de que na fuga deixe, além de seu ferrão, partes de seu abdómen e acaba por morrer de 15 minutos a meia hora depois.
A ferroada da abelha no ser humano é muito dolorosa, e a sensação instantânea é semelhante a de levar um choque de alta voltagem.
O seu ferrão é unido a um sistema venenoso que faz com que a pele da vítima inche levemente na região (cerca de 2 cm ao redor), podendo ficar avermelhada, dolorida e coçando até dois dias.

fonte - Wikipédia : Abelhas
foto da net
.

12 comentários :

  1. Bom dia Rui!
    A abelha é um animalzinho curioso mesmo.
    Bom dia
    Xeros

    ResponderEliminar
  2. Viver para trabalhar não é o meu lema!
    Gosto de as ver e ouvir...longe de mim! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. É um animal extraordinário. De vez em quando sou presenteado pela picada de um desses bichinhos.
    E Homem que é Homem Come as Abelhas e Deixa o Mel. lol

    ResponderEliminar
  4. cantinhodacasa2/8/11 16:11

    Está adorável.
    A natureza e fantástica, para todos os seres vivos.
    Gostei.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Ana Karla
    Olá Ana Karla ! :))
    Há nas abelhas e colmeias particularidades curiosíssimas !
    Xeros ! :))
    .

    ResponderEliminar
  6. Rosa dos Ventos
    Mas já reparaste que é o que elas fazem ?... Impressionante !
    Por isso só vivem mês e meio no máximo, enquanto que a Rainha vive 5 anos, no bem bom, a comer do melhor (geleia real) e apaparicada por todas as operárias ! :))
    Realmente o trabalho não dá saúde ! rsrsrs
    .

    ResponderEliminar
  7. Teófilo Silva
    Vá lá que só fui picado umas 2 ou 3 vezes ! :))
    Isso de comer as abelhas, se elas estiverem vivas é que deve ser a tal comida bem picante ! rsrsrs
    Abraço
    .

    ResponderEliminar
  8. cantinhodacasa
    Há realmente coisas interessantíssimas sobre estas comunidades !
    É pena não nos podermos aproximar à vontade para apreciar bem, mas o seu labor é extraordinário ! :)
    Beijinho
    .

    ResponderEliminar
  9. A Natureza é uma coisa verdadeiramente espantosa!

    ResponderEliminar
  10. carol
    Autêntico enigma ! ... Como é possível que pequeníssimos animais irracionais, dispensam a inteligência, mantendo uma organização de trabalho colectivo absolutamente impecável !
    .

    ResponderEliminar
  11. E ..last but not the least, a redução da população de abelhas está a preocupar seriamenet a comnidade científica mundial, porqeu as abelhas são essenciais à vida.

    ResponderEliminar
  12. Carlos Barbosa de Oliveira
    Não sabia dessa redução de população.
    Elas são absolutamente indispensáveis à manutenção de todo um ciclo de "vida vegetal" !
    Seria uma calamidade se isso se vier a agravar.
    .

    ResponderEliminar