.
Faça duplo clique na foto para poder ler e ver que é verdade !
Para quem não sabe,... Lisboa, onde se fala fluentemente o espanhol, é banhada pelo Oceano Pacífico. Talvez por culpa do aquecimento global e do degelo, estes Oceanos gostam de andar a saltar duns sítios para os outros e graças ao Estreito de Gibraltar, (que se deslocou para a foz do Tejo pela calada da noite), liga-se ao Oceano Atlântico.
Curioso que 2/3 da capital, desapareceram após a II Guerra Mundial (neste país rouba-se tudo ; para onde os teríam levado ?... a Ditadura tem destas coisas), mas o 1º Ministro de então, Marquês do Pombal (que reencarnou no Salazar - bem me parecia...), providenciou a recuperação das ruínas !
Nota. Os amigos/as brasileiros que por aqui andam e que não têm culpa nenhuma destas desinformações turísticas, deverão tomar boa nota que há um tal "Turismo & amp; Negócios" de Maceió, já com 13 anos, que deverão banir das suas leituras !
.
Caro confrade Rui da Bica!
ResponderEliminarFiquei concomitantemente constrangido e exasperado ao ler a publicação do dia em curso no seu espaço cibernético... Os habitantes da hospitaleira cidade de Maceió, capital do Estado nordestino de Alagoas, certamente desconhecem estas desinformações emanadas de uma publicação que tem a audácia de se estabelecer e depreciar sobremaneira uma cidade histórica e que também viu chegar, neste maltratado e fascinante mundo, seres viventes notáveis que deixaram marcas indeléveis na história da humanidade... No meu viés é uma piada de extremo mau gosto em relação a capital do reino distante além-mar. Onde estão os órgãos fiscalizadores para punir com severidade os editores desta publicação, que tornaram de domínio público que são uns néscios e envergonharam seus patrícios?!...
Só me resta rogar:
Valha-me Santa Ifigênia dos Caracóis Desesperados!!!
Max!!!!!! Traga meus sais centuplicado!!!!
Caloroso abraço! Saudações constrangidas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Eu recebi um e-mail com esta notícia.
ResponderEliminarTenho um amigo que é português de Braga e vive no Rio há muitos anos.
Quase sempre me envia o mau e o bom do que se diz de nós lá pelas bandas dos nosso irmãos.
E ele é um grande defensor do seu país.
Brasileiro só na pronúncia, mas português de sangue em todos os seus ideias e cultura.
Rui, estás a "andar" bem.
Fico feliz, acredita.
Beijinho
O clicar duplo não funciona, mas esta publicação é antiga e já conhecia o seu teor. Curiosamente, é um plágio descarado de um artigo de um jornal local norte-americano, que por sinal tinha o nome e o e-mail do seu autor, que nos dias que se seguiram à publicação viu a sua caixa de correio eletrónico entupida com vários protestos, incluindo o meu! Como já foi há uns anos, não me lembro do nome do homem nem da publicação. Mas pela amostra, também não interessa nada... :)))
ResponderEliminarProf Ms João Paulo de Oliveira
ResponderEliminarMeu caro Prof, fez-me rir a bom rir (e isso é muito bom ! rrssss) com a Santa Ifigénia dos Caracóis Desesperados, de quem não era devoto nem conhecia a existência e já agora há-de dar-me indicações sobre o fornecedor e o tipo desses sais, que em dose normal ou em centuplicado devem ser um ótimo remédio para muitos males ! :)))))
Quanto ao tema propriamente dito, é claro que os meus amigos não têm que se sentir constrangidos ! Isso também acontecerá porventura, por cá, em sentido inverso e como nós não conhecemos poderemos ser induzidos em erro ! :))
Grande abraço
.
cantinhodacasa
ResponderEliminarEssa troca de impressões do teu amigo brasileiro deve ser muito interessante e útil e não deverão faltar motivos de riso ! O facto é que com estes altos e baixos das condições económico-sociais de portugueses e brasileiros ao longo das décadas, motivos de “chacota” e anedotas do tipo, nunca faltaram, principalmente por parte dos cariocas em relação aos portugueses, pequenos comerciantes no Brasil !
Eu sinto-me bem, Maria, mas sinto que tenho que dar mais apoio e companhia à Lena, antes que ela “se vá abaixo” !
Estou-te grato ! :)
Beijinho
.
Teté
ResponderEliminarEu sabia que esta notícia não era actual, mas também não sabia que fosse tão antiga e muito menos conhecia a sua origem.
Se na altura tiveste essa oportunidade de protestar, estás de parabéns ! Era o que essa informação impunha que se fizesse nessas condições !
Obrigado !
.
Que tonteira!
ResponderEliminarValha-nos Santa Bárbara já que estamos em maré de tempestades e de haver muita água nesta informação!
Abraço
Rosa dos Ventos
ResponderEliminarÉ mesmo, Rosa ! :))
... mesmo com diferentes origens possíveis é de bradar aos céus tanta ignorância ! Talvez tenha sido escrito numa qualquer "casa dos segredos" ! :)))
Beijinho
.
Caro confrade Rui da Bica!
ResponderEliminarFolgo em saber que achou hilário o meu rogo!!!
Acho que você merece uma explicação circunstanciada, vamos lá:
Apesar de na contemporaneidade ser incrédulo
(a gota d'água foi o longo sofrimento do meu adorado e saudoso pai, o Sr. Benedito de Oliveira (1919-1997) antes de deixar de existir no fatídico dia 09/08/1997) não posso negar que sou oriundo de uma família de católicos praticantes (no meu tempo de infante do Domingo de Ramos até Páscoa podia fazer as maiores traquinagens que não levava uma sova da minha adorada e saudosa mãe)... Pode parecer paradoxal, mas apesar de ser laico na minha regência quando sei que um amado regido fará a Primeira Comunhão sempre dou de mimo um Rosário e considerei um desfeita imperdoável não ter sido convidado para a Primeira Comunhão da minha sobrinha neta, no ano passado, porque não posso negar que aprecio acompanhar todo aquele ritual...
De modo algum desejo fazer folguedos com a fé alheia, mas quando estou exasperado ou quero deixar patente minha estupefação criei uma válvula de escape, que é rogar pela suposta Santa Ifigênia dos Caracóis Desesperados!!!
Quanto ao Max, tomei a liberdade de me apropriar deste personagem da película "Sunset Boulevard" entre nós "Crepúsculo dos Deuses" e o tornei meu mordomo de cama e mesa e ao pedir os sais centuplicado me reporto a inesquecível personagem da boneca Emília, criada pelo escritor brasileiro Monteiro Lobato (1882-1948), que quando desejava invocar o mundo da imaginação aspirava o pó de pirlimpimpim (qualquer semelhança com substâncias ilícitas terá sido mera coincidência)!!! Falando no escritor Monteiro Lobato tive uma grande decepção quando descobri que era assecla do eugenismo...
Aproveito o ensejo para informá-lo que não considero de bom alvitre piadas que depreciam nossos irmãos portugueses e vice-versa...
Caloroso abraço! Saudações luso-brasileiro!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Já te tinha lido de tarde, mas fiquei sem saber o que dizer perante tamanho disparate. Com o comentário da Teté, fiquei mais esclarecida, mas continuo com a ideia inicial.
ResponderEliminarbeijinhos aos 2
(espero que estejas a recuperar muito bem!:))
Sabe Rui a gente se envergonha sim porque por esse tipo de gente que o povo todo fica com fama , mas como voce diz o inverso é verdadeiro.
ResponderEliminarTem esses tipos em todo lugar.É banir mesmo e ignorar.
São fatos isolados,mas o brasileiro gosta sim de fazer piadas ridículas e quando paro pra ler comentários por aí, vejo que os portugueses também ironizam pra caramba rsrs enfim sabemos separar direitinho quem merece nossa atençaõ.
Sabes qe amo seu país e abomino qualquer tipo de chacota seja com que país for.
Acabando que tive que entender o texto pelos comentários porque nao abriu e as letrinhas nao ajudaram , mas entendi que coisa boa não é rsrs
um abraço Rui,espero que estejas bem,
o comentário da Nina fala em recuperação algum problema? preocupa-me.
fique bem ok?
Rui,
ResponderEliminarCito o Solnado - se a estupidez pagasse imposto estes tipos andavam todos carimbados
Abraço e boa semana!!
Prof Ms João Paulo de Oliveira
ResponderEliminarAfinal, tudo tem uma explicação e eu a pensar que tinha sido um desabafo de mera circunstância ocasional ! :))))
Fiquei maravilhado com a descrição esclarecedora, da “origem” da santa Ifigénia e do mordomo Max !!! :)))
Realmente, deve dar muito jeito ter uma “santa” dessas a quem rogar em momentos difíceis e um mordomo sempre às ordens, para nos servir ! :)))
rrsssss … O meu caro amigo “é o máximo” !!! :)))))
Grande abraço ! rrsss
.
Nina
ResponderEliminarÉ uma verdade que perante certos factos, ficamos sem palavras, tal a natureza das tolices com que deparamos ! :))
Tanto disparate junto em tão poucas palavras é demais, qualquer que seja a origem e desde que não seja anedota declarada ! :))
Obrigado, Nina, mas neste momento o que me interessa é não manter preocupados os que me rodeiam e para isso o melhor remédio é um apoio mais “presente” e menos computador ! :)
Daí o meu pedido de há dias em me desculparem a ausência de comentários nos vossos blogs, embora os vá “espreitando” ! :))
Beijinho
.
Lis
ResponderEliminarÉ uma verdade e não é preocupante para alem da constatação dos disparates, que são normais e ridículos em ambos os sentidos !
O melhor é mesmo ignorar ! :))
Quanto ao resto (saúde) a “explicação está nos posts de, desde 6/11. Daí não ter deixado comentários nos v/ posts.
Para já, resta-me aguardar ! :)
Obrigado e Beijinho !
.
Pedro Coimbra
ResponderEliminarÉ mesmo, caro Pedro ! :)) … ou se fosse música,… havia por aí orquestras por todo o lado ! :))
Uma coisa é verdade e preocupante, mesmo para além deste caso: hoje em dia a falta de cultura geral de uma grande parte dos jovens é absolutamente asustadora e nós conhecemos grande parte das “causas” !
Abraço !
.
Siempre estamos aprendiendo ...
ResponderEliminarYo no sabía nada de él y yo estaba ansioso por descubrir Lisboa :p
ehehe
Beijinho e porta bem :)
maria
ResponderEliminarAfinal, há sempre uma Lisboa desconhecida à nossa espera ! Vai dar trabalho é encontrá-la ! :)))
Beijinho, Maria ! :)
.
Assim de repente imaginei-me delirante na jangada de pedra de Saramago à deriva pelo Pacífico!
ResponderEliminarEu cá tinha a impressão de ter lido este disparate em qualquer lado.
paulofski
ResponderEliminarAinda não li a "Jandada" do Saramago !... mas estou mais virado para o aquecimento global e os degelos ! :))).... olha que é muito provável que o Pacífico deixe de fazer juz ao nome, se enfureça e venha ocupar o lugar do Atlântico, empurrando-o para o Mediterrâneo e que sabe (?) ... arrastar Lisboa e Portugal até Gibraltar, por sobre a Estremadura e Andaluzia ! :)))
.