23/01/2011

CARTÃO ÚNICO (CARTÃO DO CIDADÃO)


Maravilhas da técnica e do Simplex ! ... até que, com as eleições de hoje, ... "foram-se as vantagens" para muitos !

Afinal para poderem votar, muitos eleitores tiveram uma série de problemas com o CU e muitos deles tiveram que contribuir para o aumento ( forçado) das abstenções .

Incluo-me naqueles que têm dito muito mal destes nossos políticos, mas neste caso reconhecia que era uma boa medida socialista. Isto do "Simplex", no qual se incluia um uso regular do CU era de facto uma "simplificação".


Esse projecto visava acabar com a burocracia, fornecendo a cada cidadão um cartão único !
Ora, poder ter um CU em vez de um conjunto de cartões, como BI, NIF, Eleitor, Segurança Social e Utente dos serviços médicos, seria uma enorme vantagem !


Era muito simples: Quando nos pedissem para apresentar qualquer daqueles cartões bastaria mostrar o CU e isso facilitava as coisas !


No meu caso, (há já alguns anos) na última renovação do BI, na Loja do Cidadão, bem pensei que a Srª que me atendeu já me ia entregar o CU ali mesmo na repartição, mas informou-me que tal não era possível, porque o Porto ainda não estava abrangido pelo projecto e que só na próxima revalidação o poderia fazer.

Assim, lá continuei eu a ter que andar com a carteira cheia de cartões, o que ainda acontece, o que por outro lado, me tem evitado ter que o mostrar ou entregar o CU a qualquer um que o peça, como acontece com a maioria das pessoas !


Afinal, nestas eleições nem o CU serviu para nada ! Tinham-no consigo, e logicamente ficaram com medo de não poderem votar.


Não sei se já haverá muitos/as de vocês a utilizar o CU para todos os fins possíveis, além dos naturais e possam testemunhar essa abrangência de funções !?


Dizem-me muitos que, inicialmente, o utilizavam apenas para as necessidades básicas mas que , com o tempo, lhes tem proporcionado inúmeras vantagens, bastando mostrá-lo, nuns casos, ou entregando-o, noutros casos e que se sentem perfeitamente satisfeitas e compensadas com a utilização que lhe têm dado, coisa que eu acho muito estranha !!!...


Há mais testemunhos ?...
.

29 comentários :

  1. Eu fui votar depois de ter andado desde ontem à procura da mesa. Lá fui munido do BI que infelizmente caduca para o ano e cartão de eleitor.
    Já a minha mulher e a minha filha tiveram de mostrar o CU na mesa de voto, bem com muitas senhoras já de uma certa idade, que apresar de não terem necessidade quiseram ter CU.
    É uma descriminaçao!

    ResponderEliminar
  2. Parece-me que não vou requerer o CU. O Rui embaralhou o CU de tal maneira, que se estivesse numa mesa de voto em vez de mostrar o CU ainda mostrava o lado oposto. lol

    ResponderEliminar
  3. Esta desordem administrativa é uma vergonha!

    ResponderEliminar
  4. Eu também já tenho um novo.

    ResponderEliminar
  5. Grande Zebedeu
    Como eu, tiveste sorte em não ter que entregar o CU ! :)
    Agora isto de o entregar enquanto se vota, ainda mais tratando-se de pessoas da nossa família é que não tem jeito nenhum ! ... ainda por cima há sempre gente nas filas a apreciar tudo isso.
    Vou-te ensinar uma coisa: Como sabes as mesas de voto com nºos mais altos é que correspondem à gente mais jovem. Nas próximas eleições vou manter-me á porta dessas. Deve ser giro ver as mocinha novas a mostrá-lo ! rsrsrs
    .

    ResponderEliminar
  6. Castanheira de Pera
    Se já temos o nosso, para quê outro ? Foi uma chatice, porque com a minha idade, calhou-me uma sala de gente que não o teve que mostrar. Só depois é que eu soube do “espectáculo” que se passava nas salas com nºos altos ! Autêntica pouca vergonha ! O juri pegava no CU de cada um, virava-o de um lado e de outro, passava-o depois para os outros membros do juri, riam-se, disparatavam e os/as pobres eleitores ali à espera a sujeitarem-se a tudo isto, ainda por cima num dia bem frio, sujeitos a apanharem uma gripe ! ... e é claro que ficavam os 2 lados à vista de todos !!!...
    .

    ResponderEliminar
  7. ematejoca
    Eu não sei se aí em Düsseldorf , a Teresa e os outros também têm CU ou não e se têm que o mostrar !?
    Aqui, administrativamente foi um cabo de trabalhos e muita gente (farta de mostrar o CU a todos, para nada) acabou por se ir embora, aumentando a abstenção. Dizem que a culpa era dos computadores (os computadores é que têm sempre a culpa toda) ! Nunca da Administração Interna ! ... Depois ainda queriam que se fosse mostrar o CU à Junta de Freguesia para que lhes fosse atribuído um nº !... era o que faltava ! Depois de tudo isto, ainda ter andar com o CU de lado para lado e ter que o mostrar a mais gente !!!...
    .

    ResponderEliminar
  8. Olá Marota
    Tu também !? Que maravilha ! ... e assim novo deve ser giro !:))
    ... e os CU's daí são iguais aos de cá ?...
    Pois é. Para ti deve ter sido giro, toda vaidosa a mostrá-lo ao juri, que se calhar já o têm há muito tempo e talvez sujos e amarrotados ! Nada como um CU limpinho, sem rugas e bem tratado !!!
    .

    ResponderEliminar
  9. O meu está novinho e sem uso, mas infelizmente não o pude mostrar. Eu bem queria, marota como sou, mas ninguém quis vê-lo. Não sabia que me tinha que recensear a mais de dois meses antes das eleções. Uma desgraça... ando a ficar complexada.

    ResponderEliminar
  10. Marota
    Não me digas !... Mas que desconsolo ! Assim novinho e sem uso até gostava de ver! Anda a gente a aperaltar-se para uma situação especial, para mostrarmos com orgulho aquilo que temos e de que nos orgulhamos e na altura própria ninguém quer ver ! :((( ...
    Deve ter sido decepcionante !... mas tem calma, não te deixes ir abaixo, que não tardarão outra situações em que terás essa oportunidade ! :))
    ... mas suponho que já o mostraste, pelo menos a alguém aí em casa!... ;))

    Beijinho
    .

    ResponderEliminar
  11. Eu cá não tive problemas. Mostrei o CU mas não me esqueci de preservar o de eleitor, e assim introduzi o voto na ranhura sem dificuldades. Piores estavam outros cidadãos sem saber o que fazer com o CU na mão. Assim, ganhou a abstenção.

    n.d.r.: o Simplex não introduziu o cartão de leitor no CU. Terão se esquecido?!

    ResponderEliminar
  12. Eu também tenho cartão de cidadã, esperei um pouco pelo novo número mas nada que me incomodasse.
    Afinal tirei o dia para votar! :-))

    ResponderEliminar
  13. Paulofski
    É caso para dizer que andou muita gente "com as calças na mão" por causa do CU. Foi muito prudente teres posto o preservativo no de eleitor ! Há que ser cuidadoso nestas promiscuidades de Cu para cá e para lá !

    n.d.r.: Eu nestas coisas de CU's não estou muito por dentro. Prefiro vê-los por fora, mas estive a confirmar e de facto a ideia era introduzi-lo mesmo e isso foi feito, só que em muitos casos ele deve ter siso introduzido demais e "desapareceu" não deixando os dados utilizáveis ou legíveis pelo utilizador o que obrigava a novo recenseamento (ver comentario da Marota).
    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=464541
    .

    ResponderEliminar
  14. Eu ainda não tenho o cartão do cidadão...

    Não sei se é assim, mas ontem ouvi alguém explicar que quando se muda para o cartão de cidadão o nº de eleitor muda e que basta saber esse nº e votar como antes, até porque dizem que o nº de eleitor, no cartão, só é visível nas tais máquinas que não existem...será?

    Para muitos foi "compliquex" mesmo.

    Bjs :)

    ResponderEliminar
  15. Eiii meu amigo!!! Com CU ou sem CU percebi que como por aqui, o número de abstenções foi grande e o povo continuando a tomar...e eles, os de sempre, rindo às custas.
    Beijuuss n.c.

    ResponderEliminar
  16. Rosa dos Ventos
    Como eu não tenho CU, não sei nada sobre este caso a não ser o que ouvi !
    Mas portanto, sempre é verdade ! O CU inclui o cartão de eleitor ! :)
    (pareceu-me que o paulofski dizia que não).
    É que não cheguei ainda a perceber bem como o CU funciona. Quando se mostra ou entrega temos que ser nós a dizer o nº de eleitor ?... e não te incomodou a espera ?... com o frio que ontem se fazia sentir
    .

    ResponderEliminar
  17. maria
    Já somos 2 ! Assim foi muito mais fácil ! Quer dizer : uma Administração Interna, que sabe a data das eleições há muito tempo, que sabe que existe um cartão com o nº de eleitor que só uma máquina especial lê, não se preocupa com o facto ! Qual seria a ideia ? ... ou não faziam ideia porque não têm ideias ?
    É mesmo “Complicadex” ! ... e chamamos a isto, Governo ? ...
    Como dizem os brasileiros: “Tem pai que é cego” ! rsrsrs
    Beijinho, maria e obrigado por esclareceres.
    .

    ResponderEliminar
  18. Ói Rê
    O que vocês perdem por estar desse lado do Atlântico ! Então não é que aqui, ontem foi uma autêntica Copacabana em dia de Verão ?! Toda a gente a ter que mostrar e entregar o CU ! rsrsrs
    ... e o pior é que muitos tiveram que andar com ele de lado para lado a mostrá-lo em vários sítios ! Com o frio que por aqui estava foi terrível ! ... Imagina ! rsrs
    ... e aqueles incompetentes a saberem (ou a deverem saber) o que se ia passar não foram capazes de raciocinar, numa coisa tão simples . Problema ainda maior é não serem capazes de raciocinar sobre os grandes problemas do país !
    Estou farto de CU’s, prefiro bundas ! :)
    Beijão, minha querida ! Manda-me uma passagem aérea que eu quero emigrar ! :))

    ResponderEliminar
  19. É por essas e por outras que vou pedir o CC em vez do CU lol

    Bkos

    ResponderEliminar
  20. Até fiquei baralhada lol não são Bkos mas Bjos lol

    ResponderEliminar
  21. Eu ainda tenho BI e cartão de eleitor, pelo que votei sem dificuldade. Já o meu filhote, que foi votar pela primeira vez e tem o dito cartão do cidadão, esteve numa bicha do caraças, onde não faltaram desistentes, e até alguns velhotes que julgavam ser necessário estar na fila... :S

    E acabou por ir votar... ao CU de Judas! :)

    ResponderEliminar
  22. Olá Isa
    Agora também fiquei baralhado com o CC rsrsrs
    Realmente a utilidade do CU não é muita, a não ser para uma coisa ! :)))
    Bkos, bjos, seja lá o que for desde que seja um carinho, serve ! :)))
    Outros para si !
    .

    ResponderEliminar
  23. Teté
    Mais uma para o grupo ! :)))
    Será que ele encontrou a "urna" para introduzir o voto, no CU de Judas ? rsrsrs
    Bj
    .

    ResponderEliminar
  24. Eu creio que em Portugal a emenda é sempre pior do que o soneto...

    Boa semana

    ResponderEliminar
  25. Olá São
    Na minha opinião, (disse: na minha opinião) isso depende do leitor, do soneto e do poeta !... É uma questão de gosto !
    Se eu fizesse um soneto não faltaria quem, com algumas emendas o tornasse muito melhor ! :))) ... até poderia eu ser um bom prosador e haveria sempre quem não apreciasse!
    O mais importante (em democracia) é o que a maioria goste !
    A maioria não gostou do que escrevi ontem, OK. está no seu direito e eu devo aceitar democraticamente !

    Como dizia o Zeca : "Venham mais cinco, duma assentada que eu pago já ..."

    e, curiosamente :)) acrescentava :

    "Na minha terra, quem trepa no coqueiro é o rei! rsrsrs

    Um beijo, São ! :))
    .

    ResponderEliminar
  26. O choque tecnológico no seu esplendor

    ResponderEliminar
  27. Carlos Barbosa
    É verdade ! Desta vez a tecnologia causou mesmo um grande choque ! :)))
    .

    ResponderEliminar
  28. Rui deixa-me propagandear o meu Blog numas histórias previsiveis que escrevi aqui há uns tempos, quando tive a esperança de que desta vez o cartão único, fosse mesmo único e passassemos a ter um CU adicional :)))
    http://temposvontades.blogspot.com/2008/08/trs-dilogos-previsveis.html

    ResponderEliminar
  29. Ricardo Santos
    Ora essa, Ricardo. Agradeço muito porque é um "complemento" muito interessante e vem a propósito. Vem lembrar às pessoas que o nome inicial do dito cartão era mesmo "Cartão Único", abreviado para "CU" .
    Só posteriormente e pelo efeitos das anedotas deste tipo, que foram aparecendo é que se começou a falar em "Cartão do Cidadão".

    Já agora aproveito para chamar a atenção aos comentadores anteriores para abrirem esse teu link e lembrar-lhes que era esse o tipo de anedotas que o cartão originou. Daí eu lembrar-me e fazer este post sobre o CU, muito a propósito do0 que ocorreu nas eleições ! :)))
    .

    ResponderEliminar