11/10/2012

O DOURO VINHATEIRO


.
Re-editado com "Aditamento" (barragem do Tua) e comentários

.
Como lhes tinha dito, fiz há dias um passeio de 3 dias a esta região, "Património Mundial da Humanidade" !
Poderão ver aqui algumas das paisagens, relativas à produção das uvas para os Vinhos do Douro e para o Vinho do Porto !
Peço-lhes que imaginem o trabalho que "esta gente" tem para a sua produção, quando comparada com a dos vinhos do Alentejo, vinhos de planície!
Não pensem (os que não sabem) que por aqui apenas se produz vinho ! Também aqui, a azeitona, o figo, a amêndoa, o marmelo, são frutos de grande exploração !
Foram cerca de 600 km do Porto a Miranda do Douro e volta, sempre que possível junto ao Rio Douro, especialmente a partir e chegar à Régua.
Não porque não seja menos bela a paisagem Porto/Régua e volta, pelo Rio, mas simplesmente porque já sobejamente conhecida e apreciada por mim (não é considerada zona vinhateira, mas tem paisagem extraordinária)!

Sugestões :
1-Sempre fantástica a viagem de comboio até à Régua e regresso de barco, com almoço a bordo e descida das várias eclusas ao longo do rio (passeio de um dia).
2-Da Régua ao Pocinho, uma viagem de ida e volta de comboio sempre a poucos metros do rio.
3-A partir do Porto, ou da Régua, viagem em "barco hotel" de vários dias !
4-Carro
5-Passagem de alguns dias em Enoturismo! Hoje em dia muitos dos produtores de vinho estão a utilizar esse sistema, facultando aos visitantes a vista ou a prática de todas as operações da vindima e da produção e provas de vinhos !














ADITAMENTO :

A polémica barragem do Tua e em causa o "Património Mundial da Humanidade"
Como se vê o local da albufeira futura não afecta grandes áreas vinhateiras, mas sim de Oliveiras
Veja-se o local da Barragem lá em cima (local de passagem do trânsito futuro, ganhando-se alguns kms.)
Os estaleiros e a foz do Tua (que ficará inalterada).

42 comentários :

  1. Estimado amigo Rui da Bica!
    Agradeço sua deferência em nos brindar com encantadoras fotografias das adjacências do rio Douro!
    Oxalá, as agências de viagens daqui comecem a oferecer pacotes que permitam aos turistas permanecerem mais tempo nestes locais verdejantes que você visitou recentemente!
    Caloroso abraço! Saudações douradas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  2. O região duriense é linda e muito variada como escreves e muito bem, como é habitual!
    Como já o disse também estive agora num Douro diferente deste mas sempre com o rio por perto!
    Já fiz duas subidas do rio, de barco, descidas de comboio e gostava de repetir!
    Mas do que gostava mesmo era de um cruzeiro no Douro Internacional a partir de Miranda onde já estive. Penso, pelo que vislumbrei das margens, que a paisagem é totalmente diferente!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá, Rui.
    A minha irmã viveu durante largos anos em Moncorvo e as primeiras vezes que lá fui ainda a viagem era efectuada pelas "curvas do Marão". Meu Deus, que enjoo, se apanhasse um camião pela frente!...:((
    A minha nora é natural de Alfândega da Fê, e tem lá casa e família, pelo que de quando em vez os acompanho até lá numas feriazitas.
    Acho a paisagem duriense e transmontana duma beleza agreste e única, mas a mim quem me tira a planície a perder de vista...tira-me tudo!:)

    Obrigada Rui, por partilhar connosco estes retalhos maravilhosos do nosso Portugal: Pobre, pequenino, mal governado, mas de uma diversidade paisagística e cultural imensa, da qual muito nos orgulhamos, não acha?!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Prof. João Paulo de Oliveira
    De há uns 10/15 anos para cá, está a verificar-se uma grande mudança no Turismo do Norte, nomeadamente, Porto, Braga, Guimarães, Reserva Natural Peneda-Gerês, Rio Douro e Alto Douro Vinhateiro e mais ainda.
    São muitas as situações de Enoturismo, as possibilidades de passeio em todo o rio Douro de barco, sem ou com almoço e até dormida (hotel); Guimarães (capital Europeia da cultura), berço de Portugal, riquíssima em história ; Braga (cidade muito antiga ) com possibilidades enormes de pontos turísticos de interesse e beleza (actual Capital europeia da Juventude); Peneda Gerês, de uma beleza natural notável ; Porto,... sem palavras ; etc. etc..
    Este ano, por tudo isto, Portugal foi considerado um dos melhores destinos de férias do mundo (não deixando de ter sido em conta o baixo nível de preços de tudo, quando comparados ao resto da Europa) !
    Por inércia e porque temos um Algarve com óptima água e belas praias, as agências de Turismo estrangeiras estão para aí viradas, para Lisboa e para Fátima e teimam em não querer mostrar o Norte, o que é um enorme disparate !
    Claro que eu precisei de 3 dias só para o Alto Douro Vinhateiro e suas cidades, vilas e aldeias ! :) …
    .

    ResponderEliminar
  5. Rosa dos Ventos
    Não sei se me considerarão “suspeito”, Rosa, mas muito sinceramente, não posso negar que adoro o Porto e o Norte de Portugal ! :))
    Quando repetires o barco Porto /Régua, aconselho-te o contrário : ida de comboio e descida de barco ! Porque o barco de manhã é frio demais e a descida tem o almoço à saída, a tarde quente é mais propícia à frescura do rio e o descer do sol mais belo !
    Nunca fiz o Douro Internacional, mas estou a pensar fazer Régua-Pocinho de comboio, sempre junto ao rio ! Dizem-me ser extremamente belo ! :)
    Um passeio de barco, na região de Miranda, dizem-me também ser belíssimo, mas ocupava uma grande parte da tarde ! :)
    Desta vez o “menino da cartolinha” estava fechado ! A hora a que saí de Miranda não permitiu a visita.
    :((
    .

    ResponderEliminar
  6. Janita
    Que bem me lembro dessas curvas, Janita ! :(( … mas mesmo na subida da IP4 no Marão, já me vi atrapalhado e imobilizado com a neve junto à Pousada ! :))
    Desta vez fiz Amarante, Mesão Frio, Régua. Almocei em Torre de Moncorvo (linda, linda, com fotos para desafio (que vais acertar) ! :))
    Há 4 anos estive uns dias no alto de Bornes (Senhora das Neves) com o Vale de Vilariça pela frente e Alfandega da Fé lá ao fundo e daí a Torre de Moncorvo, Pocinho e V.N.Foz Côa ! :)
    Não digo que não gosto da planície alentejana, outra beleza diferente onde há 3 anos passei uns dias um pouco a sul (15 km) de Beja e deu para ver tudo em volta, desde Sines a Mértola, Serpa, e Moura, Barragem do Alqueva, Monsarraz, Évora, etc.., mas, infelizmente, constatar o “domínio” das belas planícies pelos agricultores espanhóis que as têm vindo a comprar, especialmente na metade alentejana sul mais próxima de Espanha !
    Outra zona lindíssima é Castelo de Vide, Marvão, Portalegre, Elvas, Estremoz, Vila Viçosa !

    Outra ainda que gosto muito é das aldeias históricas das Beiras ! :))
    Como diz, uma diversidade de paisagens notável e todas elas de um beleza muito particular de que de facto nos devemos de orgulhar e amar profundamente !
    Faz-me confusão quando se ouvem, tantas vezes, coisas que me deixam furioso, saídas da boca de gente que não sabe do que está a falar !
    Adoro partilhar estas coisas, amar Portugal e ter orgulho em ser português, indiferentemente a tudo !

    Beijinho, Janita ! :)
    (isto hoje vai longo, mas não poderá ser sempre) eheheh
    .

    ResponderEliminar
  7. Ando há anos para fazer essa viagem de comboio e barco, mas ainda não se proporcionou. Isto de ir adiando viagens que gostaríamos de fazer "um dia" normalmente não é boa ideia... Mas gostei de ver as imagens do teu passeio, que parece ter sido muito agradável nas belas paisagens do Douro... :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  8. Estimado amigo Rui da Bica!
    Na condição de lusófilo de carteirinha o aplaudo em pé por suas pertinentes e racionais considerações no que tange ao sentimento de menos valia, que infelizmente é a tônica entre seus patrícios.
    Não entrarei na cruciante questão da crise que os assola porque - como dizem aqui - "pimenta nos olhos de outros é refresco"...
    Neste período de menos valia, mais do que nunca, é necessário trazer à baila o destemor dos seus ascendentes, que não consideraram o obscurantismo, do período em que viviam, e enfrentaram com pertinácia os sete mares, deixando marcas indeléveis nas terras encontradas nos mares nunca dantes navegados!
    Caloroso abraço! Saudações esperançosas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  9. O Douro fascina-me e, sem qualquer bairrismo, considero-a uma das mais belas regiões do mundo. Todos os anos costumo ir lá, pelo menos no Outono, porque é a época do ano em que mais me fascina, mas este ano também só la estive um fds prolongado.
    Hoje já é o segundo blog em que entro - e só há poucos minutos comecei a viagem blogueira- onde o Douro aparece em todo o seu esplendor, o que me faz acreditar que não sou o único a ter um fascínio pelo Douro.
    Belo texto a acompanhar estas fotos, Rui
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Essa paisagem é sobejamente conhecida por mim sempre que me deslocava a Trás-os-Montes duas vezes por ano até aos meus Pais venderem a casa por manifesta falta de saúde.

    Agora falta-me fazer o percurso fluvial e esse está aguardando melhor oportunidade.

    Até lá vou beneficiando das reportagens dos amigos.

    Beijos amigo Rui

    ResponderEliminar
  11. Sim senhor , gosto desta " musica"... h´´a coisa mais bonita do que o Norte ?...Falam das curvas do Mar~~ao..... e as de Murça onde ainda passei este verao por causa das obras do IP4...e as curvas , na antiga estrada de Bornes - Moncorvo-Vila Nova de Foz Coa ?O Douro ? Belissimo .Na Zona de Miranda, imponente. As pessoas , ao ir para o sul sem conhecer o norte , n~~ao sabem o que perdem.E a minha cidade vista do IP4 , quem vem de Espanha ?! O castelo em todo o seu esplendor, com umas muralhas e torres perfeitas. E de noite com a respectiva iluminaç~~ao ? Bom, ´´e melhor calar-me, venham ver. M.A.A.
    ( Tenho o aparelho "avariado" nos acentos )

    ResponderEliminar
  12. As fotos estão muito bonitas e essa região é linda.

    Mas se é complicado trabalhar em socalcos, no Alentejo é complicado trabalhar sob um Sol escaldante e o vento suão.

    Assim como na ilha do Pico(Açores) é complicado trabalhar com os mueretes de pedra basãltica que constituem os currais onde se plamtam as videiras e que também é Patiimónio Mundial.

    Bons sonhos

    ResponderEliminar
  13. O Douro é um espetáculo de beleza e de pujança natural. Já fiz essas visitas de barco e de comboio e foi um encantamento.

    Belas fotos desses socalcos lindos, únicos!

    Deu para descansar a vista não deu? Que bom!

    ResponderEliminar
  14. As fotografias do Douro são sempre lindas :)

    Já fiz a viagem de barco, num mini-cruzeiro de Vila Nova de Gaia à Régua e no dia seguinte fiz a viagem de comboio, da Régua para o Porto...e Amei uma e outra :)))

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  15. Rui,
    Soube hoje que a UNESCO considera que o Douro vinhateiro não está em perigo com a construção da barragem do Tua.
    Depois do que li, e publiquei no meu blogue; depois de ouvir os ambientalistas; esta garantia da Unesco não me tranquiliza.
    Serei o único?
    O património que ali temos, e que o Rui aqui mostra, é demasiado precioso para ser posto em perigo.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  16. Lindo, mas tenho tanto ainda para visitar.:))

    beijinhos aos 2 (e àqueles que hoje não conseguirei visitar. Tem que ser por etapas:))
    Nina

    ResponderEliminar
  17. Teté
    “Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje” :))) … não é para “seguir à letra”, mas para ser feito na primeira oportunidade. É uma questão de decidir e programar ! :))
    Claro que é preciso ter em conta o tempo (não no pino do calor nem com chuva ou vento !
    Talvez entre Junho e Setembro.
    Há 2 situações diferentes e complementares : Porto / Régua e da Régua para cima (várias alternativas) com “belezas” diferentes!

    Beijoca
    .

    ResponderEliminar
  18. Prof João Paulo de Oliveira
    :)) Será difícil para si avaliar com aproximação esses sentimentos ! Constato que quem passa um período suficientemente longo noutros países, modifica radicalmente esses sentimentos e anseia pelo regresso!
    É como : “quem perde uma coisa que utiliza diariamente é que vê a falta que lhe faz posteriormente” !
    … mas isso é uma questão que “daria pano para mangas” ! :))

    Abraço ! :)
    .

    ResponderEliminar
  19. Carlos Barbosa de Oliveira
    Há que considerar que estamos em pleno período da fase mais interessante do Douro – as vindimas e as operações subsequentes nas adegas ! :) É natural que se fale mais nesta fascinante Região !
    O meu fascínio é também enorme, até porque passei um período profissional da minha vida com fortes ligações ao Vinho e aos seus produtores ! :)

    Abraço !
    .

    ResponderEliminar
  20. Tite
    É realmente uma Região única ! … até as pessoas são diferentes ! Transmontanos e Dourienses são “gente boa” ! :))
    Como disse à Teté, é só decidir e programar ! :))

    Beijinhos ! :)
    .

    ResponderEliminar
  21. M.A.A.
    Uma transmontana de gema ! eheheh … o pior é o frio e o calor excessivos ! eheh

    Como era dantes e como é hoje, querida amiga ! … é por isso que digo que nestes últimos 10 a 20 anos o panorama alterou por completo no que respeito ao Turismo !
    Desta vez deixei a IP4, por razões de maior proximidade ao rio Douro.

    Bragança, Montezinho, Rio de Onor, (até Puebla Sanábria) depois de passar por vila Real, Murça, Mirandela, Macedo de Cavaleiros e regresso por Chaves, Montalegre, (Barragens), Braga, Guimarães, Porto, outro passeio lindíssimo !
    .

    ResponderEliminar
  22. São
    É muito diferente, São ! Hoje já se fazem “vindimas mecânicas” e respectivos transportes auto, o que é impossível no Douro onde tem que ser tudo à mão, inclusive o transporte das uvas. Os custos de vindima do Douro são incomparavelmente mais caros que no Alentejo !
    Embora já tenha estado no Pico, não conheço bem os métodos, mas pelo que vi, será ainda bem pior que o Douro, no entanto a dimensão é incomparável ! :) A produção do Pico é inexpressiva !

    Bj
    .

    ResponderEliminar
  23. Graça Sampaio
    Não conheço ninguém que não tenha adorado estas viagens ! :))
    Foi mesmo um regalo e um descanso para a vista, mesmo não tendo sido a primeira vez ! Fui mais para “mostrar” do que “para ver” ! :)))
    ... e diga-se de passagem. ... a pensar muito em vocês todos/as ! eheheh
    .

    ResponderEliminar
  24. Maria
    Como já disse acima prefiro a viagem inversa : comboio primeiro e barco depois, por questões de temperatura. Subir o rio cedo, é frio e descer o rio à tarde é mais fresco e relaxante que o comboio ! … mas a diferença não é assim tão grande ! :))

    Beijinho
    .

    ResponderEliminar
  25. Pedro Coimbra
    É uma boa questão, Pedro !
    Não passa pela cabeça de ninguém que a “própria UNESCO”, por si só, tomasse essa decisão de retirar a atribuição de “Património da Humanidade” ao Alto Douro Vinhateiro, apenas pela construção de uma barragem no Tua, que representa uma % ínfima da área em causa !
    São interesses financeiros de determinados produtores a que se aliaram os ambientalistas (nunca se faria nada de nada com as posições que eles assume) que se movimentaram para “assustar” as entidades e pôr em causa toda uma Região, que, aliás, creio que sairá valorizada em termos de paisagem e infraestruturas. Vou acrescentar outras fotos em que isso será visível !
    Acresce que o Vale do rio Tua até nem é tão vinhateiro como todo o resto, mas mais produtor de oliveira !
    Não creio que essa posição conduza a coisa alguma ! Mais uma prova que somos o país "do contra" ! Progresso, não, estagnação, sim !
    :((

    Abraço !
    .

    ResponderEliminar
  26. Nina
    Portugal é tão pequenino e com tanto para ver , não é ? eheheh
    Habitualmente estes passeios e visitas fazem-se melhor com companhia ! O ideal é um carro cheio para dividir custos ! :))

    Beijinhos ! :)
    .

    ResponderEliminar
  27. Tenho um sobrinho que tem uma empresa de topografia que está "entalado" aqui, no Tua e no túnel do Marão...:-((
    Neste momento está a acabar uma obra em Moçambique!
    São os novos emigrantes!

    Abraço

    ResponderEliminar
  28. O que queria dizer é que ainda tenho muito para conhecer no meu Douro tão amado!
    Quanto ao resto do país, é melhor nem falar.
    Lá irei.:))

    bji
    Nina

    ResponderEliminar
  29. Assunto muito particular da sua terra,em respeito, só passei para deixar meu bj.

    ResponderEliminar
  30. Cara confrade Fátima!
    Já estava a sentir sua falta!
    Seu comentário deixou-me propenso a refletir que sou muito ousado, porque frequento a Escolinha do Professor da Bica tendo o atrevimento de "meter a colher" como se fosse um lusitano... Daqui a pouco nosso estimado Professor Rui da Bica vai expulsar-me da sua Escolinha...
    Como foi a eleição na sua cidade? Aqui em Diadema-SP teremos 2º turno...
    Caloroso abraço! Saudações patrícias!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  31. Rosa dos Ventos
    Não passei pelo Marão, não vi portanto a situação, mas suponho que as obras pararam mesmo ! Quanto ao Tua, as fotos aí estão e vê-se que estão a trabalhar na “construção” da Barragem.
    Na verdade não apreciei o “ritmo” nem avaliei se realmente são “obras de continuidade”, mas ouvi agora mesmo no noticiário da TV que hoje, a UNESCO se pronunciou favoravelmente à continuação das obras, sem pôr em causa a manutenção de “Património da Humanidade” à zona do Douro, mas que, no entanto, recomenda o abrandamento da actividade na construção, até uma derradeira avaliação do impacto ambiental na zona.
    Acontece que cerca de 15 kms da antiga linha férrea visível na foto ficarão submersos e a "cota" não subirá muito mais.
    É aceitável que tenhamos que ter em conta os “impactos ambientais” das grandes obras, mas já não se compreende é como é que essas avaliações são feitas à posteriori, pondo em causa valores financeiros enormes com vários destinatários, ou indemnizações a pagar por todos nós por quebras de contractos ! :((

    Abraço
    .

    ResponderEliminar
  32. Nina
    É verdade, Nina ! :) … Só do Rio Douro para Norte já é um “mundo” de coisas belas ! … e ainda há mais 2/3 para conhecer bem ! :)))
    Devagar se vai ao longe ! eheheh

    Bjs
    .

    ResponderEliminar
  33. Fátima
    Obrigado pela visita, Fá ! Eu compreendo ! :)))

    Beijinho com muito carinho ! :))
    .

    ResponderEliminar
  34. Prof João Paulo de Oliveira
    Todos nós achamos que realmente o João Paulo é de uma "ousadia imprescindível" !!! eheheh
    Mais uma vez lhe manifesto a minha (e nossa) admiração pela sua enorme capacidade de ultrapassar a maior parte dos visitantes deste blog nos acertos das várias questões postas, sejam elas de que natureza forem ! :))
    Em breve, O Prof. será um dos brasileiros que melhor conhece os lugares portugueses ! :)))

    Grande abraço e os nossos parabéns ! :))
    .

    ResponderEliminar
  35. Rui , bem haja pelas palavras elogiosas e o conceito em que tem os meus conterrâneos.Já anda por aí uma escória, mas a gente vai identificando essa gente e afasta-se.
    Aqui estamos muito isolados do litoral onde tudo acontece...Ir almoçar à Puebla da Sanábria , ao Parador ou à "la Casona" é um passeio bonito ; depois dar uma volta pelo lago (único de origem num glaciar na península ibérica), ou ir Puebla-Zamora, é um dia bem passado.Este ano estivemos lá num dia em que havia regatas e o ambiente era bem animado.Últimamente , a albufeira do Azibo , com 2 praias , tambem merece uma visita.
    Quanto à barragem na foz do Tua , para mim é um crime.Vai perder-se , já se perdeu a viagem de combóio mais fabulosa do nosso país, meio de transporte que mesmo com neve e gelo andava quase sempre.Ora , a barragem não nos trás a energia mais barata, quando no inverno a factura é enorme.
    A IP4 está quase a ser substituída pela A4...ir almoçar ao Porto e vir no mesmo dia já é comum.Venham do litoral até aqui e não vão dar o tempo por perdido.Os transmontanos sabem receber.Obrigada. M.A.A.

    ResponderEliminar
  36. M.A.A.
    Não é para agradecer ! :)) … sempre tive em muito boa conta as “gentes” transmontadas, gente pura, fraterna, amiga, sincera, de "mãos abertas", que sabe receber bem, não só o amigo, mas quem a visita !
    Eu sei ! Conheço Bragança, o seu “isolamento” (anterior), o seu Inverno e o seu “Inferno” ! :)
    Fiz já por 3 ou 4 vezes a ligação a Espanha por Puebla Sanábria ( extraordinária aquela passagem por Rio de Onor), ou por Zamora. Há boas "sugestões" nas redondezas !

    Quanto à Barragem, considero um assunto muito discutível e polémico ! … o que não podemos é andar a “brincar” às grandes obras ! Os estudos ambientais e outros têm que ser feitos antes e não após adjudicações de empreitadas. As decisões devem ser bem ponderadas e ter em conta o interesse geral !

    Reforço o seu apelo, com muito gosto : Vão a Bragança e seu arredores , vão a Trás os Montes, vão ao Alto Douro ! Procurem conhecer toda esta Região, que não se arrependem !
    .

    ResponderEliminar
  37. Oi Rui
    Estou retornando aos blogs e encontro uma bela postagem sobre as vindimas espetaculares que tem por aí.
    Obrigada pelas fotos que achei espetaculares!
    venho hoje só deixar um forte abraço de chegada
    aceite-o

    ResponderEliminar
  38. Um grande abraço e votos de bom fim-de-semana!!

    ResponderEliminar
  39. Lis
    Olá lis ! :)... mas que grande "paradinha" ! :))
    Claro que aceito com muito gosto e retribuo ! :)
    As tuas fotos, sim, são espectaculares ! eheh … estas não são comparáveis !

    Muitos beijinhos ! :))
    .

    ResponderEliminar
  40. Pedro Coimbra
    Igualmente, amigo Pedro !

    Um grande abraço ! :)
    .

    ResponderEliminar
  41. Respondi ao teu comentário, Rui!!!

    Volto aqui mais tarde, agora já estou com um pé fora de casa.

    ResponderEliminar
  42. ematejoca
    Já vi e já respondi ! :))

    Bom fim de semana !
    .

    ResponderEliminar