05/11/2012

UM LOCAL


Re-editado (mas podem continuar a comentar, neste caso o texto)


Trata-se da denominada “CHEGA DE BOIS”(link) , típica e originária na zona transmontana de MONTALEGRE (vejam o link com textos e fotos fantásticos), em “Terras do Barroso”, uma zona alta, serrana, onde a neve não falta, nem os bois corpulentos e valentes da raça barrosã, onde estes “torneios” são Reis, sendo certo que os haja agora, um pouco por toda a região norte/transmontana e ainda noutras localidades, mas com menor expressão!

Sou acérrimo opositor às touradas de qualquer tipo ! Detesto também as lutas de cães ou de galos, pelos “treinos violentíssimos” a que são submetidos, mas, comparado com a tourada à portuguesa, ou até mesmo com a tourada à corda, este espectáculo é o menos violento. !

… também, não porque aprecie este tipo de torneios, mas apenas pela curiosidade e respeito !

É apenas uma prova de força entre dois animais da mesma espécie e em igualdade de circunstâncias.

É mais "violento" o vocabulário dos humanos que assistem.




                            A escultura às "Chegas dos Bois"


O "Boi do Povo" e as "Chegas de Bois" - O desporto do barrosão :
Para qualquer barrosão o boi é muito mais que o rei dos animais, é um bicho “sagrado” e o que mais genuinamente representa os modos de vida, a cultura e as tradições deste povo.

Por causa dele o barrosão é capaz de matar e de morrer !

Esta ligação ao boi vem dos princípios do mundo e vai continuar até à consumação dos séculos.

Também os egípcios, os minoicos, os persas, os gregos e os romanos alimentaram ligações muito estreitas com o boi mas nenhum deles vai tão longe como o povo barrosão.

Na mitologia Júpiter, o Deus dos Deuses, tomou a forma de boi para seduzir a bela Europa que acabou por entregar-se-lhe. A esposa de Júpiter teve de transformar-se em vaca para recuperar o pai dos deuses!

A própria bíblia, o nosso livro sagrado, refere-se ao boi em dezenas de passagens, desde o Génesis ao Apocalipse de São João.

Na simbologia cristã, São Lucas, evangelista e médico, é representado pelo boi !

Esta simbologia bem pode ser extensiva ao homem barrosão pelos sacrifícios a que se submete cada dia e pela forma como se relaciona com este abençoado animal.

O "boi do povo" em Barroso é o símbolo máximo da vida comunitária, da virilidade, da fecundidade, da força e da honra da freguesia.



Todos, (ou quase) com maior ou menor precisão acertaram !
Espero que tenham gostado e  muito fico grato a:
Nina,  São,  M.A.A.,  Afrodite,  Janita,  Sonhadora,  Prof João Paulo de Oliveira,  papoila,  Rosa dos Ventos,  Donatien,  luisa, Teté, Regina Rozenbaum, lis,  Evanir,  Pedro Coimbra


INICIAL :


Olhando a foto, serão capazes de dizer onde ela foi tirada ?


.

46 comentários :

  1. Que raio de pergunta!

    Eu não digo que queres castigo?:)

    Deixa-me lá ver onde há neve e touros!
    5 minutos para pesquisar.:)
    beijocas

    ResponderEliminar
  2. Terras de Barroso, meu amigo: só pode!

    Boa semana

    ResponderEliminar
  3. Eu apostaria em terras mais abaixo, Sãozinha, porque eles andam à solta, no entanto há várias regiões com neve e touros.:)

    Pesquisa concluída por hoje. Testes chamam-me.:)
    bji

    ResponderEliminar
  4. Este espectáculo, que me recuso a ver , costuma acontecer no norte de Vinhais , já na fronteira com Espanha , na Moimenta . Como há neve, se não fôr ali é de certeza numa localidade ao longo da fronteira. M.A.A.

    ResponderEliminar
  5. ahahahah
    Esta é mesmo a outra face da moeda!
    Num dia, um enigma tão fácil que nem direito a esse nome teve... e no outro um verdadeiro e "cabeludo" enigma.

    Eu tenho um palpite, mas é só palpite. Terei de investigar um bocadinho.
    Quando tiver mais certezas volto.

    Até lá (^^)

    ResponderEliminar
  6. Disse-me há pouco o meu pai que a M.A.A tinha razão, mas eu continuo com dúvidas.:)

    beijocas

    ResponderEliminar
  7. E agora dou razão à Sãozinha.:)

    ResponderEliminar
  8. Luta de touro com touro, sempre é menos desigual do que luta de homem armado com touro desembolado! Rima e é verdade, Rui!
    Não gosto de touradas, acho uma crueldade!
    Claro, que aqui é diferente. Bom, o que está em causa é este local...pois, nã sê!!:)))

    Agora tenho que ir trabalhar, logo virei pesquisar. Afinal, não tinhas dito que os próximos enigmas também iam ser fáceis??
    Mau, mau!!

    Vais ver isso foi em Barrancos, aquando do último nevão...ehehehe

    Beijos e hasta pronto!!

    España qué bella eres!

    ResponderEliminar
  9. Deve ter-te dado alguma coisinha má!
    Como diz a Nina, que raio de pergunta!
    Mas não é por isso que não vou tentar!
    Uma certeza porém: Lá para os meus lados não é.

    ResponderEliminar
  10. E agora digo só mais isto:

    Não só dou razão à São e à Nina como
    "Para lá do Marão, mandam os que lá estão".

    :))))

    ResponderEliminar
  11. Montalegre? Bragança? Vinhais? Miranda do Douro?
    Vai excluindo...
    Não vejo outra hipótese!
    Ou então venham as dicas...

    ResponderEliminar
  12. Dica nº1, Sonhadora:

    Há por lá estes meninos em escultura.:)

    bji
    Nina

    (p.s: li o teu conselho lá no teu cantinho e muito agradeço:))

    ResponderEliminar
  13. Espero não ter dito disparates e a minha fonte estar certa.
    Dica nº2, Sonhadora:
    É numa dessas localidades.:)

    Nina, a fugir daqui

    ResponderEliminar
  14. Sonhadora, dica nº1 certa.

    (quanto me fazes estudar, amigão!:))

    Nina...já fugida

    ResponderEliminar
  15. Seguiu mail. Se estiver certo foi com uma ajudinha da Nina...

    ResponderEliminar
  16. Caro amigo Rui da Bica!
    Este enigma me fez lembrar da película
    https://www.youtube.com/watch?v=NCjF8msbej4
    Caloroso abraço! Saudações almodovianas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  17. Pode ser em Montalegre, por exemplo!
    Será que desta acerto????
    xx

    ResponderEliminar
  18. Atão Rui, não apareces?

    Um local? Há mais do que uma localidade onde estas "Chegas" acontecem, mas todas em terras de Barroso...
    Desculpa lá Rui,só estou a repetir o que a São já afirmou...

    Anda lá Rui, aparece sff!!!

    Senão, começo a dizer os nomes das terras todas dessa região.:)))

    Espero que a tua vista esteja nos conformes.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  19. Nina
    Até parece que é difícil ! :))
    … Ah! … é verdade ! Não são touros ! São bois ! :))
    .

    ResponderEliminar
  20. São
    É uma das hipóteses ! rsrsrsr ... neve e bois ! :)
    .

    ResponderEliminar
  21. M.A.A.
    Outras boas hipóteses ! Qualquer delas tem lógica ! :)
    .

    ResponderEliminar
  22. Afrodite
    Não é nada difícil, Afrodite !
    Bois e neve ! :))
    .

    ResponderEliminar
  23. Nina
    Eheheheh … estás mesmo baralhada ! :)) … mas é uma questão de minutos, eu sei ! :)))
    Do teu pai, da M.A.A., da Sãozinha , palpites interessantes ! :))
    .

    ResponderEliminar
  24. Janita
    Nem me fales em touros ou touradas que fico com os pelos em pé ! ))
    Aqui, o boi é muito mais que o Rei dos animais, é um animal “sagrado”, acarinhado, respeitado e o que mais genuinamente representa os modos de vida, a cultura e as tradições deste povo.
    É uma grande verdade : "Para lá do Marão, mandam os que lá estão", mas aqui, o Boi é o Rei !
    .

    ResponderEliminar
  25. Sonhadora
    Não me deu uma coisinha má, mas apeteceu-me homenagear o Boi ! :))
    São 4 boas hipóteses e todas elas com boas razões ! :))
    .

    ResponderEliminar
  26. Nina
    Sempre Amiga e pronta a ajudar ! :))) Até descobriste o monumento aos bois ! :))
    .

    ResponderEliminar
  27. Sonhadora
    Mail certinho ! :))
    .

    ResponderEliminar
  28. Prof João Paulo de Oliveira
    Não vi todo o filme, mas não se trata da barbárie das touradas e dos matadores, que abomino ! Tem no entanto outras cenas bem sugestivas ! rsrsrsrs
    Aqui é o boi (quase sagrado) !

    Abraço ! :)
    .

    ResponderEliminar
  29. papoila
    E uma boa hipótese, papoila ! :))
    .

    ResponderEliminar
  30. Janita
    Ehehe tenho que ver primeiro aos vossos palpites ! :))
    Parece-me que estás bem “infirmada” ! rsrsrsr
    Não. Não é um problema de visão ! Essa está impecável ! eheheh
    .

    ResponderEliminar
  31. Chegam-me as dicas e alegram-me!
    Pelo menos é uma luta entre iguais!

    Abraço

    ResponderEliminar
  32. Rosa dos Ventos
    É isso mesmo ! :)) Daí a impossível comparação com as touradas de todos os tipos !
    .

    ResponderEliminar
  33. Chega de Bois...Ainda o outro dia me lembrei disso quando vi o Padre-Bruxo...

    ResponderEliminar
  34. Donatien
    eheh ... O carismático e "famoso" Padre Fontes, a quem Vilar de Perdizes e Montalegre muito devem !
    Tem sido o grande dinamizador daquela região ! :))
    .

    ResponderEliminar
  35. E com tanta neve não escorregam, estes animais? :)

    ResponderEliminar
  36. luisa
    Não ! eheh ... com aquele peso é impossível ! :)))
    .

    ResponderEliminar
  37. Não fazia a menor ideia! Estamos sempre a aprender, é o que é... :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  38. Já cheguei com a charada resolvida, mas em tempo de deixar meu carinho procê, amigo Rui!

    ResponderEliminar
  39. Oi Rui
    Primeiro dizer que fiquei 'babando' rs encima das fotos do Sr.Mourinho, que gato! hem?
    E quanto a essa postagem gostei de saber a respeito, quando olhei claro pensei em 'touradas' que todos abominamos ,mas lendo devagar o texto vejo que há respeito e carinho pelo boi .
    A escultura é bacana também.
    Quanto as fotografias Rui, ainda sou principiante_ um dia quem sabe? quando estiver mais íntima das técnicas,em concursos esses detalhes contam,
    fotografo assim, sem nenhum conhecimento, as vezes é melhor, ficamos mais livres.
    Obrigada Rui
    bonitos dias nessa semana está bem?
    abraços

    ResponderEliminar
  40. Estou com muitas saudades
    como estou resolvendo no momento
    problemas pendentes que preciso realmente
    decidir.
    Com muitas saudades venho deixar meu carinho
    e agradecer sempre pela sua linda amizade.
    Quantas vezes ao me sentir sozinha entro
    no meu blog vejo um recado carinhoso
    minhas forças se renova a cada dia.
    Uma abençoada semana beijos na sua alma
    pra sempre sua amiga,Evanir..

    ResponderEliminar
  41. Teté
    Vou-te confessar uma coisa ! Quando coloco uma foto, do género, para acertarem o quê ou onde, normalmente não sei onde o post vai parar !
    Quantas vezes são os vossos próprios comentários que me levam a pesquisar e encontro autênticos “tesouros” ! :))
    Portanto, como dizes, estamos sempre a aoprender uns com os outros ! :))

    Beijoca, Té ! .))
    .

    ResponderEliminar
  42. Regina Rozenbaum
    Conta é esse “carinho”, querida Rê ! Eu reconheço que este blog é muito “ingrato” para vocês desse lado do Atlântico e é com grande satisfação que vos vejo por aqui, mesmo sabendo que vos é quase impossível desvendar as questões colocadas !
    O “carinho” é tudo e podes crer que é recíproco ! :)))

    Beijinho, Rê ! :))
    .

    ResponderEliminar
  43. Lis
    Não sei se estou certo ou não, mas julgo que vocês aí no Brasil conhecem este fantástico treinador , um português no Real de Madrid (Espanha) e que é considerado o “Special one” – o melhor treinador de futebol do mundo !? … pelo menos nos meios ligados ao futebol, estou certo que sim ! rsrsr
    Esta tradição de Montalegre é notável, precisamente pelo “respeito” e quase devoção que o povo da zona dedica ao Boi ! Também uma terra notável por muitas outras coisas !

    Quanto às tuas fotos, sempre que vou ao teu blog fico sem palavras (novas) e só me saem as de admiração pelo teu talento que acho deveria ser reconhecido ! Se és amadora, não parece ! :))

    Beijinho, lis ! :)
    .

    ResponderEliminar
  44. Evanir
    Sempre com a tua simpatia e palavras de carinho, Evanir ! :))
    É bom ver-te por aqui !
    Muitos beijinhos também para ti querida amiga ! :)))
    .

    ResponderEliminar
  45. Pedro Coimbra
    Pudera, Pedro ! … Os outros estão muito mais perto ! eheheh
    Conta a presença ! :))
    Grande abraço !
    .

    ResponderEliminar