29/12/2012

CARROCEL 88

Re-editado

Claro que não se pode chamar a este post um enigma ! … Na verdade, as coordenadas do local e também a informação do cruzamento das auto estradas   A1A10 , indicavam que só poderia ser no CARREGADO  !
Bastaria olhar para o mapa e ver onde elas se cruzavam.
De resto, tanto “carregamento”, tanta “carga”, “descarregamentos espíritas”, “carro carregado”, “descarregar”, “carregados de roupa”, “carregado de sono”,  “carregado de compras”,  apontavam para isso ! rsrs
(Clique uma vez na foto)

Obrigado a todos :
Cantinhodacasa,  Nina,  Janita,  Rui Pascoal,  Prof João Paulo,  Catarina,  Teté,  Rosa dos Ventos,  Tite,  Lis,   Luisa,  Pedro Coimbra,  Maria,  Graça Sampaio,  

A Janita e o Prof João Paulo enviaram  fotos.

Início :

No meu tempo de miúdo deliciava-me com os carroceis ! :)) ... Já adolescente, adorava descer e subir em andamento, imitando os cobradores !
Era inicialmente o carrocel circular simples, depois apareceu o carrocel 8, em que já se cruzava a níveis diferentes e as "coisas" foram-se complicando mais tarde !

Também em criança, não me lembro de ter visto grandes complexidades em cruzamentos de estradas a níveis diferentes.
Lembro-me de comentar, que,  "no estrangeiro !..." havia estradas que passavam a níveis diferentes umas sobre as outras ! :)))

Há alguns anos, passeando "por aí", deparei-me com esta situação das fotos abaixo !!! ...
Chega-se a circular, no mesmo ponto, a 4 (?) níveis diferentes !


Curioso que nós próprios ficamos "atarantados" ao ver tantas vias e viadutos a diferentes níveis e temos dúvidas se "escolhemos" a que pretendíamos ! rsrsrs


Reconhecem o local ? ...  Já lá passaram ?




Uma vista parcial do nó

.

55 comentários :

  1. cantinhodacasa27/12/12 12:31

    De certeza que já lá passei, e deve ser aí para os teus lados.
    Cintura a mais?
    Pode ser que sim, pode ser que não.E não consigo detectar no google.
    Adorava os carróceis e muito mais.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Não. Não reconheço, mas eu e estradas é aquela coisa.
    Pesquisa de 5 minutos, que está na hora da sopa.:))
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá, Rui!
    Atarantada e com a cabeça à roda já eu estou.
    Sabes que encontrei um "emaranhado" de viadutos muito semelhante a estes, mas são lá para Pernambuco! Acho que não nos levavas para tão longe, pois não? lol

    Acho que isso fica aí para os lados dos Mouros.:))))

    No google earth não vejo uma imagem igual à tua. Isto é mil vezes mais atordoante do que andar de carrocel. Bolas!!

    Vai ter que ficar para mais logo, Rui, é que já peguei no batente...nunca mais me saiem 3 na raspadinha. Eheheh

    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  4. Quando vou para baixo o carro vai sempre mais pesado... deve ser da carga.
    :)

    ResponderEliminar
  5. Caro amigo Rui da Bica!
    Aqui chamamos de entroncamento ou complexo viário.
    Envie-lhe correspondência eletrônica com a possível resposta.
    Será que acertei?
    Caloroso abraço! Saudações rodoviárias!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    PS - Lembrei da película https://www.youtube.com/watch?v=mc-MiOjKWj8

    ResponderEliminar
  6. A última foto parece-me em Toronto.
    Que emaranhado! É como a Janita já disse: dá para ficar com tonturas! : )

    ResponderEliminar
  7. Estimado amigo Rui da Bica!
    A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, disse-me que tem uma amiga paulistana, a Odete Sampaio, residente lá na Vila Ré, que estava nesta sessão apresentação neste vídeo:

    https://www.youtube.com/watch?v=weRz7pl5ztg

    Folguedos a parte, fico pasmo em ver a credulidade dos meus patrícios, que enriquecem e tornam cada vez mais poderosos os picaretas destas seitas...

    ResponderEliminar
  8. Cantinhodacasa
    (???) … huuummm,.. não creio,… só tem cerca de 5 anos, é em Portugal, mas não no Porto, ou arredores ! :))

    Beijinho ! :)
    .

    ResponderEliminar
  9. Bom, esta é fácil, quando ampliamos a foto! Já lá devo ter passado, mas não me dei conta do tamanho do nó, que mais parece um impróglio... :)))

    Há um nos EUA, que visto de cima parece o laço de uma embrulho! :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  10. Nina
    Recebi o mail, mas vinha com outro link ! rsrs

    Beijinhos !:))
    .

    ResponderEliminar
  11. Janita
    Ehehe… estes são em Portugal ! … Então se passasses por lá é que ficavas atordoada ! rsrsrs … e tens a certeza que não passaste quando foste ao “berço” ? eheh
    Vê lá se logo encontras ! rsrs … este é de pesquisa pura (se não passaste lá) ! :)

    Beijinho
    .

    ResponderEliminar
  12. Rui Pascoal
    Claro, Rui ! Que é que esperavas ? … Com o carro carregado e a descer ele anda muito mais rápido, pelo menos enquanto não encontrar um nó destes ! Aí tens que o descarregar ! eheheh

    Abraço ! ;)
    .

    ResponderEliminar
  13. Prof João Paulo
    É o que eu digo ! rsrs … Tantos acordos ortográficos e não há meio de falarmos “a mesma língua” ! ehehe … aqui é nó rodoviário, ou nó das auto-estradas ! rsrs
    Aqui, um entroncamento é a simples chegada de uma estrada a outra, perpendicular ou obliquamente, tendo que entrar nessa outra. Se tiver continuidade e tiver que a atravessar, chamamos-lhe cruzamento.
    É curioso, que falou em entroncamento ! É que temos cá uma cidade com esse nome : Entroncamento ! … é a cidade dos fenómenos de toda a ordem e especialmente agrícolas ! … por ex. e só para dar uma ideia : couves com 5 metros de altura, abóboras com 30 kg de peso, etc., etc.. ehehe Quando se fala em qualquer coisa “anormal” dizemos : parece que é do Entroncamento ! rsrs
    A película do YouTube, grande filme e grandes actores ! :))

    … e Grande abraço ! :)
    .

    ResponderEliminar
  14. Catarina
    Estás a ver Catá ?... Até já nos comparas a Toronto ! eheh … o dinheiro que se pedia emprestado sempre dava para estas obras faraónicas ! rsrs … ainda se o tivéssemos, … se fosse resultado da nossa Economia ? ,… rsrs … Agora, estou “eu” a pagar esta obra de há cerca de 5 anos ! :((

    Bjs
    .

    ResponderEliminar
  15. Em miúda adorava andar de carrossel, até aprendi a subir e a descer com ele em movimento para não pagar bilhete...era no tempo que havia um funcionário que vinha cobrar já com o carrossel a girar...
    Não é coisa de que me orgulhe muito...:-))
    Quanto a este local, ainda por lá passei hoje mas sempre por baixo!

    Abraço

    ResponderEliminar
  16. Prof João paulo
    Chiiiçaaa ! … essa sessão de “descarregamento” dos espíritos que “entram nos corpos” é de meter medo ! ehehe… Nesse aspecto o Brasil é muito mais crédulo nessas coisas que nós por aqui ! :) Essas “Igrejas” fartam-se de ganhar dinheiro com estes “espectáculos” ! …

    .

    ResponderEliminar
  17. Teté
    Este nó tem apenas uns 5 anos ! … Eu fiquei parvo ! Como é possível haver necessidade de uma obra desta envergadura num simples cruzamento de 2 auto estradas ? … Já lá passei várias vezes, mas de uma delas “enfiei” para onde não queria ir ! eheh
    Depois vou colocar a fotografia tirada de cima e ainda na fase de construção ! :)

    Beijocas ! :)
    .

    ResponderEliminar
  18. Rosa dos Ventos
    heh … tal como eu, mas eu por motivos diferentes: apenas porque tinha “livre-trânsito”, porque na altura o meu pai é que contratava os carroceis para as festas de cá da terra ! …
    Quanto ao local, … rsrs … eu tenho passado, mas descendo e virando para a esquerda (se é que me fiz entender ? ehehe) … Já no regresso é bem menos perceptível , assim como “por baixo” ! rsrs

    Abraço ! :)
    .

    ResponderEliminar
  19. Caro amigo Rui da Bica!
    Andei cá a pesquisar e descobri que os pedágios são bem mais em conta aí no reino distante além-mar do que aqui. Num trajeto de aproximadamente 300 km em rodovias impecáveis paga-se em torno de 20 euros, enquanto aqui no Estado de São Paulo, num trajeto similar ida e volta, somos obrigados a desembolsar o equivalente a 50 euros.
    Caloroso abraço! Saudações inconformadas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  20. Rui,

    Nem na altura das festas tu alivias os enigmas.
    Estou carregadinha de procurar e +/- quando avistei o Presépio lembrei-me do que estavas a falar.

    É o que dá viver no Oeste e só utilizar a A8 para trás e para a frente.

    Beijos de agradecimento por me aceitares no teu núcleo de amigos.

    ResponderEliminar
  21. Oi Rui
    Gostas muito de emaranhar nossa cabeça e olha que aqui nem precisava porque já estamos é sufocados com tanto calor! sensação de 50°- um sol a pino que só acaba proximo as 8 da noite;
    Estava a procurar por aqui mesmo tipo São Paulo que tem só obras grandes e nao grandiosas rsrs na verdade perco tempo se nao leio os comentários _ aqui é obrigatório rs
    Se é na sua terra_ aí é que não sei mesmo e , sempre volto curiosa pra saber onde nos metestes rsrs
    abraços Rui
    beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Prof João Paulo
    Pedágios, aí, Portagens, aqui ! :))
    Aqui, Porto a Lisboa = 300 km = 20 € só ida.
    Porto a Albufeira (Algarve) } 525 km } 40 € só ida.
    Praticamente igual aqui e aí, mas muito mais caro aqui, que no resto da Europa !
    De resto, na Alemanha não se paga e em Espanha e França há relativamente poucas a pagar.
    .

    ResponderEliminar
  23. Tite
    Aqui ?… Aqui ..., trabalha-se ! … rsrsrsrs
    Se estás carregadinha de trabalhar, olha : Aqui as cargas são para quem as quer ! eheh … ninguém é obrigado ! rsrsrs
    Minha querida amiga : eu não te "aceito" ! … eu peço-te de joelhos que não nos abandones e que participes sempre nestas brincadeira mesmo que sejam uma carga pesada a carregar ! :))
    Eu é que te estou muito grato ! :))

    Beijinho ! :)
    .

    ResponderEliminar
  24. Lis
    Eia ! … Que sorte, lis ! :))
    Tomáramos nós que por aqui estivesse um pouco mais quente ! … Mesmo com sol, durante o dia, anda pelos 15º C. e, dependendo dos sítios pode ir aos menos 7 negativos (em alguns dias) ! :(

    É verdade lis ! Aqui os comentários estão (em geral) muito em sintonia com o “enigma” ! Quantas vezes se encontra a resposta nas dicas, mesmo escondidas, dos comentários !
    Vê o exemplo do teu conterrâneo de S. Paulo, o Prof João Paulo, que já não falha uma ! eheh

    Trata-se de Portugal numa das auto-estradas ! :)) … e são muitas (demais!) ! rsrs

    Beijinho, Lis ! :)
    .

    ResponderEliminar
  25. Caro amigo Rui da Bica!
    A arrecadação dos pedágios na sua banda vai para os cofres públicos?
    Aqui na banda de cá, como as estradas paulistas foram privatizadas, o valor também muito carregado dos pedágios e que pesa sobremaneira no bolso dos usuários, vai para as empresas que construíram e ganharam o direito de cobrar pedágios... Viu que carga pesadíssima também carregamos?!...
    Caloroso abraço! Saudações descarregadas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    PS - Ô Rui, a lambisgoia da Agrado disse-me que a minha estimada colega de carteira, a sempre aplicada Nina, foi passear com a Margaridona e por isto não retornou depois do recreio à Escolinha do Professor Rui da Bica... Creio que ela merece levar uma advertência para que seus valorosos pais fiquem cientes que ela é uma gazeteira...
    Juro pela alma imaculada daquela megera de Queluz, isto mesmo, a antipática da Carlota Joaquina, que foi ideia da Nina convidá-lo para nadar na praia artificial do Rio Tietê, lá no interior paulista. A Nina prontificou-se a pagar o pedagío somente de ida..

    ResponderEliminar
  26. Prof João Paulo
    Aqui, o pagamento das portagens tem uma situação dupla.
    Na sua maioria, a construção, conservação e manutenção das auto-estradas é financiada com o dinheiro dos impostos dos contribuintes às PPP (Participações Público Privadas), havendo também comparticipação de fundos comunitários .
    No caso das auto-estradas, no modelo clássico de portagem, para além de uma comparticipação do Estado no custo da construção, é o utilizador da mesma que através do pagamento da portagem sustenta a construção, financiamento, manutenção e exploração .
    No (anterior) modelo SCUT (Sem Custo para UTilizadores ) o Estado substitua-se ao utilizador no pagamento da portagem, utilizando para isso o dinheiro dos contribuintes. O Estado entregou a construção, financiamento, exploração e manutenção das auto-estradas a consórcios privados PPP (Participações Público Privadas), pagando a estas uma dada tarifa por cada veículo que circulasse nessa via. Acontece que a situação era utópica, o valor era tão elevado que o Estado viu-se obrigado a reflectir esses custos nos utilizadores.
    Na verdade, hoje é tudo pago e os valores vão para os construtores, mas mesmo assim o Estado ainda tem que pagar a essas empresas um valor remanescente.
    .

    ResponderEliminar
  27. Prof João Paulo
    Tenho que ter uma conversinha de ao pé da orelha com a Nina ! :(( …
    Falta à aula e ainda por cima me quer mandar para as piranhas do rio Tietê ! :((
    … e então era premeditado !? … só pedágio de ida porque sabia que eu não regressava ! :((

    eheheh
    .

    ResponderEliminar
  28. Prof João Paulo
    Aditamento:
    O governo Português paga uma quantia variável anualmente ás concessionárias.
    Em 2008 esse montante foi de 800 milhões de euros e está previsto, em média, 700 milhões de Euros anuais até 2050.
    No final estima-se que as SCUT terão custado uns 15 mil milhões de euros.
    Com a introdução das portagens em 2011 o utente passou a pagar cerca de 9 cêntimos por cada Km de percurso.
    Com esta medida o estado esperava arrecadar 330 milhões anuais, valor que ajudaria a pagar as suas obrigações ás concessionárias.
    .

    ResponderEliminar
  29. Olá, desde há bocado!

    Às tantas já te recolheste em vale de lençóis, ó Rui!

    Fiz seguir mail e lamento vir tão tarde , mas olha, o cansaço era muito quando volvi do emprego e peguei no sono, envolta no aconchego do edredon.:)))

    É por isso que eu gosto é do Verão, não andamos carregados de roupa e os dias são graaannndes...

    Sabes, Rui, a última vez que fui ao "Berço" ainda não havia nada destas modernices...foi em 2003!
    Por sinal uma triste data, o funeral do meu último Tio.

    Beijinhos: :)

    PS. Lembrei-me que em 2010 também lá estive, mas foi no regresso de La Manga para Lisboa. Já estava a mentir, sem querer...

    ResponderEliminar
  30. Carroceis e enigmas à parte... só quero deixar aqui também os meus votos de boas festas enquanto, lentamente, volto a visitar os blogues amigos :)

    ResponderEliminar
  31. Caro amigo Rui da Bica!
    Agradeço o relato pormenorizado a respeito das parcerias governo/concessionárias no que tange as rodovias lusas.
    Continuo aqui numa torcida intensa para que esta odiosa crise, que os aflige, passe com celeridade!
    Caloroso abraço! Saudações solidárias!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    PS - Ô Rui, já ouço os rugidos dos leões da Metro no meu encalço, mas afirmo de joelhos e mãos postas sou inocente nesta tramoia de mandá-lo nadar na praia artificial do rio Tietê, porque a mentora desta armadilha preparada para ti foi a Margaridona... A aplicada aluna Nina e este seu aluno da banda de cá, ascendente de uma nativa e de um promíscuo e aventureiro degredado luso, o idolatramos e nem em pensamento nos atrevemos vê-lo como petisco de piranhas vorazes...

    ResponderEliminar
  32. cantinhodacasa28/12/12 00:09

    Olá.
    Enviei e-mail, mas verifico que não faltam aqui dicas.
    Boa noite e um abaraço.

    ResponderEliminar
  33. Não é um nó górdio e eu agora estou com a carga toda :)))
    Agora é mais boas saídas, melhores entradas, um Maravilhoso 2013!!
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  34. Janita
    Eu deito-me cedo ! rsrsrs
    Andas carregada de sono e de trabalho, não admira dar-te a moleza ! :))
    Como já disse acima, nota-se mais quando se desce e se vira à esquerda ! rsrsrs
    Quando se faz directo, também não nos apercebemos tão bem deste nó ! rsrs

    Beijinho ! :)
    .

    ResponderEliminar
  35. Luísa
    Obrigado, Luísa ! … Espero que também tenhas tido um óptimo Natal e faço votos para continuação de Boas Festas (que isto ainda não acabou ! rsrsrs)

    Beijinho ! :)
    .

    ResponderEliminar
  36. Prof João Paulo
    Daria muito que escrever para lhe explicar exactamente ! ehehe
    Vocês querem é confundir-me e “sacudir a água do capote”. Agora foi a Margaridona ! … Está bem, eu digo que acredito ! Rsrsrsr

    Abraço !
    .

    ResponderEliminar
  37. Cantinhodacasa
    Recebi, Maria. … e é verdade. Dicas não faltam, desde a própria foto do Google Earth até aos comentários ! rsrsrs

    Beijinho ! :))
    .

    ResponderEliminar
  38. Pedro Coimbra
    É também um nó gordo ! rsrsrs
    … e com uma enorme carga de ci9mento por todos os lados ! :))
    Obrigado, Pedro e igualmente para si

    Abraço ! :)
    .

    ResponderEliminar
  39. Todos
    Hoje não vou estar em casa todo o dia ! As minhas desculpas por não poder responder aos vossos comentários posteriores ! :)

    Hoje, o dia é da Lena e o Blog espera até amanhã !

    Abreijos a todos !
    .

    ResponderEliminar
  40. Então bom dia da Lena :)))

    Adoro carrocéis e sei onde é este nó, se lá passei, e acho que sim, devo ter conseguido desatá-lo, mesmo carregadinha de compras :p

    Beijinhos :))

    ResponderEliminar
  41. Amigos, estou viva!!!!

    Caro professor, as suas estórias faziam um livro. Qualquer dia começo a copiar o que aqui escreve para ver no que isto dá (ainda fico famosa às suas custas!:))


    Vá lá, não se zanguem comigo, ando na apanha da azeitona, a gozar a lareira e cheia de mimo! Não tardo, volto à carga...com ou sem piranhas!:))

    bji a todos

    ResponderEliminar
  42. Conheço. Algures à saída da minha terra do coração para esta terra onde vivo há anos sem conto.

    Mas vim aqui apenas para lhe agradecer o carinhoso comentário que deixou lá no meu espaço. Estava de facto muito em baixo.

    Beijinhos e muito, muito Bom Ano!

    ResponderEliminar
  43. maria
    rsrsrs … Obrigado, também por ela, maria ! Foi o seu aniversário e “ofereci-lhe” o dia por inteirinho ! eheh
    Carregadinha de compras ?... Não é o que todas as mulheres gostam ! eheheh

    Beijinhos ! :)
    .

    ResponderEliminar
  44. Nina
    Há dias vi um post da Teté, em que a irmã lhe ofereceu uma compilação de todos os textos que ela tinha escrito no blog ! rsrs … ideia fantástica ! :))
    Já tu aconselhei em tempos para os teus poemas ! rsrs
    …agora esta da tua estória de vidas anteriores passadas, eheheh, … talvez fosse “um sucesso” ! … (mas a brincar) ! rsrsrsrs

    Nós sabemos, Nina ! rsrs … vens de lá uma mimalha (e com as baterias cheias), que até te vais esquecer das piranhas, dos sapos e das rãs ! ehehe
    … mas voltas à “carga” ? … Oh diabo ! rsrs … mesmo carregada de azeitonas ?...

    Beijinhos ! :)
    .

    ResponderEliminar
  45. Graça Sampaio
    Claro que conheces ! rsrs… Olha se não ! eheh
    Vá lá ! …Sempre espírito de Natal é o que todos precisamos e temos que manter por aqui ! rsrs
    Eu faço por isso e dou-me bem com a prática ! :))

    Beijinhos também, querida amiga e não vamos permitir que as preocupações se sobreponham àquilo que temos e nos dá felicidade ! :))
    .

    ResponderEliminar
  46. Ah, pois!
    Eu lá vos largo?!:)))

    Estou tão mimalha, que por momentos até esqueci a vingança, mas olha que já é a 2ª...ou esqueceste a que eu e a nequinha andávamos a preparar?
    Abandonou-me, para andar às compras de Natal, por isso ficou tudo em águas de bacalhau! Sorte tua!:))

    beijinhos aos dois e um grande abraço ao nosso professor que me faz sempre dar valentes gargalhadas! Bem haja, professor!:))

    ResponderEliminar
  47. Olá, Rui!
    Mesmo com atraso, venho felicitar a tua Lena pelo seu aniversário.
    Parabéns e que conte muitos, com saúde e alegria.
    Avisaste só depois da festa para não nos ofereceres uma fatia de bolo...:))
    Deixo um beijinho para ela e outro para ti.:)
    Bom fim de semana, meu amigo.

    ResponderEliminar
  48. Nina
    Eu sei que não ! rsrsrs … já és “da casa” e os teus amigos não perdoavam ! eheh
    Vê lá se comes mais queijo, agora no fim do ano, a ver se te esqueces das vinganças … até por que isso de “vinganças” é muito feio ! :(( (rsrsrs)

    Obrigado e beijinhos para vocês ! :)
    .

    ResponderEliminar
  49. Janita
    Obrigado, por ela, Janita !
    Claro que tive que avisar em cima da hora ! Já imaginaste o que era a casa cheia de bloggers amigos ?! … eheheh

    Outro beijinho nosso, para ti ! :)
    .

    ResponderEliminar
  50. Dia da Lena?!
    Só agora percebi que havia uma bebé em casa! PARABÉNS, LEN(Y)A!

    Um gde beijinho para ela e outro para ti (havendo festa, lá se pensa em vingança?:))

    Nina

    ResponderEliminar
  51. Nina
    Pois foi, Nina ! rsrs
    Ontem foi o aniversário de nascimento da Lena ! Hoje é o mesmo aniversário mas no BI. Se juntares a isto a Véspera e o Dia de Natal e a Ceia de Fim de Ano e o Dia de Ano Novo, é uma semana em festa a que "temos direito" ... e ainda temos os "Reis" !!! rsrsrs

    Sou um felizardo ! :)))

    Beijinho dela e meu ! :))
    .

    ResponderEliminar
  52. Estimada colega de carteira Nina!
    Ontem, pouco antes da chegada da calada da noite, fomos surpreendidos com uma tempestade de verão, sempre acompanhada de incontáveis raios... Esta intempérie ocasionou a interrupção da conexão cibernética, somente restabelecida a menos de uma hora.
    Fiquei honrado em saber que aprecia minhas reles escrevinhações! Fique a vontade em copiá-las e divulgá-las!
    Embora não a conheça em carne e osso, a considero como uma filha muito querida, ou uma nora que todo sogro almeja, que é uma cidadã plena, que não mede esforços para que seu precioso rebento tenha uma vida plena!!!
    Caloroso abraço! Saudações paternais!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  53. Prof João Paulo
    Calculo que a Nina não tenha lido este seu comentário que certamente lhe daria muito gosto ler. Talvez ocupada com o aniversário do seu Diogo, não tenha tido oportunidade de voltar a este post ! :(

    Grande abraço ! :)
    .

    ResponderEliminar