23/03/2014

A CONTAR VINDO DO CÉU ...

Re editado

Trata-se da Ermida / Santuário da Senhora da Graça, localizada no alto (vértice) do 
Monte Farinha, em Mondim de Basto.

Há uma  LENDA , muito curiosa,  que explica a origem do nome do Monte ! J)

Famoso pela subida dos ciclistas quando da Volta a Portugal, em pleno Verão e com temperaturas por volta dos 40º C, a estrada com inclinação a chegar aos 12% e sempre a subir durante cerca de 10 Kms, atualmente com boas proteções nos precipícios e em muito bom estado, vai contornando todo o monte no seu percurso, podendo este ser feito em total segurança !

(2 fotos da net)


Obrigado pela presença e comentários a :
ematejoca,  Rosa dos Ventos,  Catarina,  Graça Sampaio,  Majo,  M.A.A.,  SãoAFRODITE,  Janita,  Turista,  Teté,  luisa,  Ricardo Santos,  lis,  Pedro Coimbra,   cantinhodacasa.



INÍCIO :

TAMBÉM EU JÁ TINHA SAUDADES DESTA VISITA !

Num dia de quase Primavera a "fugir" para Verão, respirar este ar puro foi delicioso ! :))
Já quase não chega a ser enigma, mas antes, a vontade de partilhar este cheirinho de "paraíso" lá no alto, com o "mundo" a nossos pés ! :))

Claro que já identificaram o local ! :)))) ... e deixo os "comentários livres" para dizerem o que pensam ! :)) ... Responderei no fim, globalmente.












.

23 comentários :

  1. Também eu queria respirar esse ar puro e delicioso, Rui, só que aqui o dia foi quase de Outono com chuva e temperaturas entre os 9 e 5 graus.

    Contemplei com grande prazer as excelentes fotografias e fiquei um pouco mais reconfortada.

    ResponderEliminar
  2. Tem graça, parece a Senhora da Graça!
    Difícil de subir de bicicleta! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Eu sentar-me-ia nos degraus e ali ficaria a contemplar tamanha beleza… até o meu olhar alcançar! Imagino o ar fresco e puro.

    ResponderEliminar
  4. Ar puro e vistas assim só lá para o Gerês, sei lá!

    ResponderEliminar
  5. ~ Maravilhoso, Rui!
    ~ Não resististe e foste "farinhar" um pouco, deste uma voltinha de parapente?
    ~ Ftco muito contente por terem inaugurado uma Primavera antecipada.
    ~ Hoje, tivemos um esplendoroso sol, com um desagrabílíssimo vento.

    ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ Muito grata pela partilha. ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~

    ~ ~ ~ Continuação de uma Primavera bem vivida. ~ ~ ~

    ~ ~ ~ ~ - Beijinhos para o casal Espírito Santo. - ~ ~ ~ ~

    ResponderEliminar
  6. Tem graça , já por lá passei de carro...há muitos anos...paisagem soberba , mas na televisão , costuma-se ver .M.A.A.

    ResponderEliminar
  7. A primeira vez que lá fui, empaniquei completamente ...e já tinha viajado bastante e passado , por exemplo, peas estradas da Madeira.Só que não estava à espera de ser assim e não achei Graça nenhuma.

    Na segunda vez, fui porque me determinei a isso e foi tudo normal, até porque a subida e o monte estão diferentes...mas a paisagem, essa, continua lindissima!!

    Bom domingo

    ResponderEliminar

  8. Já tive o privilégio de ir lá acima, há uns bons anitos já. A vista é soberba e ali no alto tem-se mesmo a sensação de se estar mais perto de Deus. :)

    Este local é emblemático, sem dúvida, e custa a acreditar que há gente afoita que se atreve a subir de bicicleta por ali acima em pleno verão!


    Beijinhos Primaveris
    (^^)

    ResponderEliminar
  9. Não é que me aconteceu o mesmo que no blogue da Flor, Rui?
    Ufa, assim é impossível blogar! Volteou a escafeder-se o meu comentário..

    Rui, deixo beijinhos e olha, não me apercebi que tinhas publicado mais um desafio!
    A paisagem é de sonho
    Se desta vez o comment não seguir viagem, desisto!

    Um grande abraço, amigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, não 'volteou' a fugir.:))
      Antes de sair aí vai um abraço para todos os presentes!:))

      Eliminar

    2. Beijinhos para ti também Janita ♥


      ps: acerca da tua queixa com o comentário fujão, experimenta copiar o texto antes de o publicares. Se ele fugir... publicas de novo. :))
      A mim também já me aconteceu esse aborrecimento... mas lembro-me que experimentei voltar a trás clicando na setinha de "retroceder"... e o comentário estava lá direitinho. Foi só publicar de novo!

      Mais beijinhos

      Eliminar
    3. Ih, amiga Afrodite, isto anda muito mal! Acho que o meu PC anda a precisar de férias! Nem consigo copiar, pelo menos à primeira tentativa. Naõ se segura a selecção dos textos e se insisto muito esbandalha-se tudo!!
      Uma chatice! Para publicar escrevo directamente, se não, nada feito. Sim, também já me aconteceu retroceder e o que escrevi mantém-se, mas agora é diferente. Aparece o logotipo do blogger partido e diz que foi um erro. Raio que os parta, mas é!!

      Que bom teres voltado, Afro! Isto sem ti não é a mesma coisa, Amiga. Espero que já tenha voltado tudo ao normal!

      Muitos beijinhos, Já vou lá ao Olimpo, ver se lá estás!:))

      Grande abraço!:))

      Vou-me benzer!!

      Eliminar

    4. Com essa do "vou-me benzer" conseguiste arrancar-me uma enorme gargalhada!
      Estou a voltar em doses pequenas... eu sem isto é que não sou a mesma, acredita!
      (^^)

      Eliminar
  10. Amigo Rui, sempre com belas fotografias e com enigmas fantásticos. :)
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Não, RUI, não tinha identificado. Também nunca estive em Mondim de Basto... :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  12. Um lugar onde nunca estive. Vejo que por cá continuam os interessantes enigmas que nos levam a belas descobertas. :)

    ResponderEliminar
  13. Rui excelente fotos e ermida/santuário. Não conhecia (por foto) nem conheço ! Muito bonita a zona. Fez-me lembrar muito de repente Vila do Rei e o marco geodésico que aqui há uns tempos publicaste com uma foto minha.

    ResponderEliminar
  14. Oi Rui
    São lugares lindos que provavelmente só verei pela fotografia ,dada a distância ,por isso muito agradeço estas suas postagens de lugares inusitados e belíssimos.
    grande abraço Rui

    ResponderEliminar
  15. Já cheguei tarde :(
    Aquele abraço e votos de boa semana!!

    ResponderEliminar
  16. O Pedro diz que chegou tarde … como se fosse logo adivinhar!!! : ))) Brincadeira, dr. Pedro Coimbra!

    A paisagem deve ser fabulosa! Bem alguns comentadores se referiram a farinha ... agora compreendo! : )

    Sentes-te melhor, Rui?

    ResponderEliminar
  17. ~ Rui, rápido restabelecimento e uma semana muito agradável.

    ~ Cuidado com o sol. Ainda não é saudável...

    ~ ~ ~ Beijinhos. ~ ~ ~

    ResponderEliminar
  18. Todos
    Conforme tinha dito , vão-me desculpar, mas responderei globalmente, contrariamente ao que me é habitual.
    Mais uma vez muito grato e feliz pela V/ presença e amizade , a
    ematejoca, Rosa dos Ventos, Catarina, Graça Sampaio, Majo, M.A.A., São, AFRODITE, Janita, Turista, Teté, luisa, Ricardo Santos, lis, Pedro Coimbra.

    Li com a maior atenção e gratidão cada um dos V/ comentários, que creio todos leram e que esclareceram algumas dúvidas que pudessem ainda haver !

    Não me tem sido de todo, possível, acompanhar os V/ blogs tanto como gostaria e por isso peço desculpa. ( … mais tarde compensarei, certamente !
    Entretanto, deixarei um outro post que já estava agendado (sem data) e que não me ocupa tempo , que, neste momento, me é um bem muito escasso !
    Sempre será melhor que deixar o blog "parado" !

    Um GRANDE ABRAÇO a TODOS !!! ... e uma boa semana !
    .

    ResponderEliminar
  19. cantinhodacasa24/3/14 18:42

    Ando afastada?!
    Ocupada, talvez.
    Não me esqueço de ti, vim cá num dia da semana passad, vi o post anterior, mas não foi possivel voltar.
    E olha por ti, todos sabemos que, qundo podes, nos espreitas.
    Beijinho

    ResponderEliminar