06/01/2017

PORTUGAL - UM ORGULHO NACIONAL


Quem tem visto os noticiários, já reparou, certamente, que Portugal é, neste momento e no futuro,
O país que todos vão querer visitar em 2017  e em anos futuros !

Este ano, Portugal duplicou o número de prémios conseguidos nos World Travel Awards (WTA) considerados os Óscares do Turismo em relação a 2015.  Portugal saiu vencedor da gala que decorreu recentemente na Sardenha, em Itália. Os prémios vão de Norte a Sul.

"Porugal é o destino dos seus sonhos mais belos", escreve o portal norte-americano huffington-post.


                                                               Foto de Paolo Giacoso


A Revista americana "Travel & Leisure" põe o Porto no top do Mundo e considerou-o como um dos destinos "mais charmosos e acessíveis" do Mundo.

Não bastava a região do Douro ter sido há dias, distinguido no ranking mundial da National Geographic Society, agora surge a notícia de que uma das mais conceituadas revistas mundiais de viagem, acaba de colocar a cidade do Porto como destino turístico de topo, mundial !

Nunca o lema "vá para fora cá dentro" fez tanto sentido. É que, segundo a imprensa internacional temos das melhores cidades, praias, comida, hotéis e vinhos do mundo.
2016 foi,  2017 é  e 2018 será,  Ano de Portugal.


É ou não é um motivo para nos sentirmos orgulhosos do nosso país ???

Quando será que todos se convencem que isto é uma realidade ? ...
Quando terminarão os "bota abaixo" relativos a TUDO que nos diz respeito e para quem, inversamente, tudo lá fora é que é bom ?

Lá fora, é tudo muito bonito, mas se permanecemos por algum tempo a nossa vontade é o regresso rápido ! ... Os custos são incomportáveis !

Portugal é de facto o país ideal para se viver ! ... É o clima fantástico, é a simpatia das pessoas, únicas, é a nossa comida mediterrânica, a relação qualidade preço do nosso vinho, são as nossas praias, é a relação qualidade preço de tudo (é. pois é ! podem ter a certeza ) !...
Lá fora ganha-se mais, mas os descontos e preços (de tudo) são incomportáveis !

Muito sinceramente, se eu fosse um reformado de qualquer país europeu, escolheria Portugal para viver o resto dos meus dias !!!  Com as reformas, especialmente dos nórdicos (mas não só) e o nosso (relativo) baixo custo de vida, Portugal seria "O Paraíso" !!!

Claro que, quem não tem ido lá fora com alguma frequência e lá permanecido por tempo suficiente, não poderá avaliar correctamente e achará que o que aqui está escrito é um disparate ! ... Pois devo dizer firmemente, que estão completamente enganados !!!
Nós somos é uns "queixinhas" !!!

Tenho um enorme orgulho em ser português e nunca poderei imaginar, sequer, que poderia viver melhor noutro qualquer país do mundo !!!


Finalmente ! ...  

Ora assim sendo, o que estarei eu a fazer dentro de casa ? ...  
Ao acordar vi o tal "bilhetinho com os 1440 €,  todos os dias" ! :) ... O melhor é "dar cabo deles",  porque "a cavalo dado, não se olha o dente" ! ... e se não os "gastar", eles desaparecem ! ... 
Claro que já entenderam que estou a falar dos 1440 minutos que nos são dados todos os dias ! :))
Por isso durante a próxima semana não estarei por aqui  e vou ver se é verdade ! :))
.

Obrigado pela presença a :

Elvira Carvalho,   Ricardo Santos,   AFRODITE,   FATifer,  Manu,    papoila,   Catarina,   Janita,   Portugalredecouvertes,   luisa,   Flor de Jasmim,   Pedro Coimbra,   alfacinha,   M.,   Teté,   LM,   cantinhodacasa,   Golimix,   

38 comentários :

  1. Deixo-lhe um link que mostra como os estrangeiros vêem Portugal. É um país lindo, e excelente para os estrangeiros. Pena que não seja tão bom assim para os portugueses. E nem quero falar de sermos "queixinhas"
    http://grifoplanante.blogspot.pt/2016/12/portugal-analisado.html
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente o link, Elvira ! Obrigado. Um link sobre o mesmo tema na visão de uma advogada brasileira !
      Um belo acréscimo ao tema, que aconselho a que todos leiam !
      “Nós” não damos o devido valor ao país que temos, o que é pena ! :( … Os “outros”, os de lá de fora, conseguem ver o que a maioria aqui não consegue !!!

      Abraço e bom fim de semana !

      Eliminar
  2. Excelente Foto trabalhada, mas nao deixa de ser Bonita e de mostrar a Bela Cidade do Porto !
    Sítio que adoro visitar. Pena serem tão poucas as vezes que o faço ! :(
    Abraço Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achei a foto muito bonita, Ricardo, mesmo sabendo que foi trabalhada ! … Ela mostra-nos uma vista daquilo que me é tão querido e pelo qual “morro de amores” !
      Sabes que, curiosamente , uma vista, de um dos locais onde eu pretendia levar-vos quando do nosso Encontro ?! ... Infelizmente as corridas pedestres, com o trânsito condicionado, a polícia e o tempo disponível, não o permitiram ! :((
      Um dia que venhas ao Porto, não te perdoo se não avisares ! :)) … e faremos esse circuito para “disparares” ! :))
      Abraço ! :)

      Eliminar

  3. Subscrevo tudo o que dizes!
    O nosso país é liiiindo! E ainda bem que no estrangeiro reconhecem a qualidade do nosso turismo pois é a nossa grande mais valia em termos económicos.

    Bom descanso... e traz muitas fotografias para novos e interessantes desafios!

    Beijinhos
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que sim, Afrodite ! :) Sei bem quanto tu gostas do nosso país e das nossas gentes , tal como eu ! :)
      Tenho enormes e fundamentadas esperanças de que que venhamos a colher os frutos desse “boom” turístico, que já se nota vincadamente e de que Braga beneficiará também !!! .. Lê, quando puderes, o link que a Elvira deixou.

      Quanto a fotos minhas, sabes que eu não tenho “qualidades”, nem sequer uma boa máquina ! :(

      Beijinhos, querida Amiga ! :))

      Eliminar
  4. Meu caro amigo,

    Nunca tive dúvidas que vivo num dos melhores países do mundo. Não quero sair daqui. Posso querer visitar outras paragens, mas viver é na minha Lisboa ;)

    Abraço e confirma lá bem confirmadinho ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá FAT ! :) … Para quem tem um “espírito limpo”, estas coisas até se conseguem ver facilmente ! Constata-se linearmente ! Infelizmente há ainda muitos que o não têm e que só vêem numa direcção , aquela que "preferem ver" !
      Por mim, está mais que confirmado ! rsrs … Vou mais, é aproveitar ! :)))

      Abraço

      Eliminar
  5. Como tu sabes Rui, tenho viajado muito por esse mundo fora e tenho-o feito enquanto tenho forças e algum dinheirito, mas acreditas que quando chego sinto uma alegria enorme!
    De facto o nosso país é lindo e felizmente já conheço um pouco do Norte ao Sul, mas tenho um sonho, percorrê-lo todo, com calma.
    Vais para um dos lugares mais bonitos que temos, desejo-vos umas óptimas férias. Vamos ter fotos e enigmas? rsrsrrs

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) … Calculo bem, Manu. Isso acontecia-me a mim, também. Sempre que andava lá por fora estava ansioso por regressar e quando cá chegava só me apetecia ir aqui e ali, a um bom restaurante, a um bom espectáculo, porque reconhecia que afinal, contra o que eu julgava antes, “era de borla” ! :))
      Nós vamos lá fora em férias e gastamos numa semana o que ganhamos aqui num mês ! Eles, vêm de férias para cá e gastam menos que o que ganham lá (claro que me refiro a gente do “primeiro mundo”) !

      Não. Não contem com boas fotos, porque não é a minha especialidade, nem com desafios imediatos. Nisso, “dou-lhes a volta” . Eheheh

      Beijo, Manu.

      Eliminar
  6. Eu também adoro o nosso País!
    Só tenho muita pena de não podermos usufruir dele como os turistas reformados :))))
    Não me queixo adoro viver cá.
    beijinhos e boas férias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, é isso mesmo, papoila ! Por isso digo, que se fosse reformado de lá de fora “primeiro mundo”, Portugal é o país ideal para se viver !
      Mas também, para nós o é, porque não encontraríamos outro país com as características e custos de Portugal . Qualquer outro seria incomportável !
      O Turismo está em franco crescimento, precisamente por esse conjunto de circunstâncias !
      Podes crer que isto por cá é um verdadeiro Paraíso !!!

      Beijinhos :)

      Eliminar
  7. Portugal não será o país ideal para se viver, se o considerarmos em termos económicos/financeiros/emprego e de educação - Alemanha em primeiro lugar, Canadá em segundo! : ) – mas é, indiscutivelmente, um país muito bonito, hospitaleiro (principalmente em relação aos estrangeiros, infelizmente) e, bem governado, teria potencial para ser um dos melhores. Estive a ver o ranking – melhor país para as mulheres; não figura na lista; o primeiro país é a Dinamarca, em segundo encontra-se o Canadá.
    Tenho pena que a gastronomia não seja tão conhecida a nível mundial como a italiana, por exemplo. Em Toronto, a cozinha portuguesa é conhecida apenas pelos frangos no espeto/grelhados e pelos pastéis de nata... alguns canadianos lembrar-se-ão dos rissóis de camarão, mas não é frequente. O frango é o que conhecem melhor.
    Há 3 anos que não vou a Portugal. O maior interregno de que me lembro.
    Bons passeios, Rui
    Bjos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu compreendo o que queres dizer, mas não é bem isso o que está em causa. Eu refiro-me à “deslocalização de residência”, ou para férias, ou para longo prazo, mas temporariamente .
      Concordo que no Canadá ou na Alemanha, quem lá reside desde há muitos anos tenha um tipo de vida muito diferente, até para melhor que cá, mas imagina o que seria um português radicado em Portugal, ir passar um mês de férias num desses países e o inverso, ou seja alguém desses países (com o que ganham lá) virem para Portugal durante um período alargado.
      Para nós seria incomportável, até por que gastaríamos por mês o dobro do que ganhamos aqui ; inversamente um alemão, ou canadiano, passaria em Portugal um período de sonho, a gastar à grande e ainda lhes sobraria muito dinheiro do que recebem por mês !
      Nós teríamos que viver fora com os cêntimos contadinhos, a cortar em tudo (e lá se ia o gozo) enquanto que os daí poderiam aqui fazer uma vida de ricos, sem qualquer preocupação de gastos . É um paraíso nesse aspecto.

      Beijos, Catarina :)

      Eliminar
    2. Tb compreendi o quiseste dizer! : ) Por vezes o dinheiro não é tudo. O sol e as praias não alimentam (sentido restrito) mas alegram as nossas almas! : ) E o sol e as praias de Portugal têm esse dom, principalmente as do sul, devo acrescentar!!! : ))
      Quando a moeda era o escudo, o poder de compra do dólar era grande. Cheguei a ir a Lisboa durante fins de semana prolongados (apenas porque tinha regalias numa determinada companhia aérea) e regressava com uma série de malas e sapatos comprados a preços fabulosos. Agora já não.
      Pensei que já estavas a passear...
      Bjos

      Eliminar
    3. Mesmo agora, Catarina, o custo de vida por aqui é incomparavelmente mais baixo que em qualquer outro país do primeiro mundo, ao qual pertencemos !
      Por isso digo que é um Paraíso para gentes desses outros países e o inverso (a nossa ida a outros desses países) é incomportável para nós ! … E por outro lado, não encontraríamos nesses outros países o que temos por cá de maravilhoso : o clima, o sol, as pessoas, insisto na comida e tantas outras coisas , mas principalmente os custos !
      Beijo

      Eliminar
  8. A foto é linda, mas reparei na observação do Ricardo e tu corroboras, Rui. Não sei se a foto se vê que é 'trabalhada' pelo conjunto de luz/sombra que se observa na cidade e no negrume das nuvens à mistura com o azul claro do céu. Só sei que o Porto é um dos destinos mais sugeridos para férias, pelas agências de turismo.
    Vai lá passear e gastar os mil e tal euros e depois conta-nos como é bom viver em Portugal, mas com imagens...:)

    Beijos, aproveitem enquanto o tempo está de feição.
    Passeios felizes e alegres. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei da foto, escolhida da net porque nos mostra uma vista que para mim representa muitíssimo ! :)
      O que se passa é que os minutos do dia se esgotam a uma velocidade tremenda e nós vamos envelhecendo. Por isso, ficar em casa sempre, não é muito boa ideia ! Temos que viver a vida, que o dinheiro não vale nada quando formos desta ! rsrs
      Os dias foram escolhidos, Janita. Na próxima semana estará bom tempo. :)

      Beijinhos :)

      Eliminar
  9. Olá Rui espero que tudo corra de maneira espetacular !
    se tiveres tempo dá uma vista de olhos na cidade que coloquei no meu blogue et logo me dizes se fica bem apresentada !
    abraços

    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Angela ! .. Se não der para divertir, dará pelo menos para mudar de ritmo , ou “descansar” ! rsrs
      O teu post sobre Barcelos está fantástico ! Completíssimo ! Um bom “documento” até para ser aproveitado pela Câmara local ! :))
      Já não vou lá há uns 10 anos ! :( … Costumava ir lá almoçar na Bagoeira e aquele centro, com a feira, é fantástico. Um post muito bom, como alíás, a quase totalidade dos teus posts ! :)

      Abraço ! :)

      Eliminar
  10. Boas férias/passeios cá dentro!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Luisa ! … Há que aproveitar os tempos livres e as disponibilidades, sempre que possível !
      De resto, o carro, sempre sai muito mais em conta que o avião ! :))
      :))

      Eliminar
  11. Tens razão Rui, Portugal é lindo, tem cantinhos lindíssimos, nunca optei por fazer férias fora enquanto as pude fazer.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é a minha opinião Adélia, depois de já ter estado em trinta e tal diferentes países e de conhecer todos os recantinhos de Portugal e todas as cidades de Espanha !
      Por isso, falo, com conhecimento de causa ! :)

      Beijinhos :)

      Eliminar
  12. Vá para fora cá dentro.
    Portugal é LINDO.
    Boas viagens, boas aventuras, Rui.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é o slogan mais “próprio” neste momento, Pedro ! … Se os estrangeiros acham tudo isso (acima) , porque não deveremos aproveitar nós ? … :))
      É o que eu estou a fazer agora ! :))

      Abraço :)

      Eliminar
  13. O Portugal é fixe é um sonho
    um belga
    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá alfacinha ! :) … Obrigado pela visita e sê muito Bem-vinda ! :)
      Estamos de acordo ! … :) … Portugal é mesmo fixe ! :)
      Não compreendi foi o “belga” ! Rsrs

      Abraço ! :)

      Eliminar
  14. Eu bem vejo aqui no Porto!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso, Madalena ! … Basta andar pela baixa e vemos a diferença entre hoje e há alguns anos ! :))
      Beijo

      Eliminar
  15. Também tenho orgulho em ser portuguesa, o que não significa que também goste de viajar para o estrangeiro. Cá dentro, é sempre que posso... :)

    Beijocas e diverte-te!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) … Gostar é uma coisa, Té. … Ver coisas novas, diferentes é sempre interessante ! Poder fazer a mesma vida que fazemos cá, por um tempo alargado, ou com frequência, é outra ! Eheh...

      Estou a fazer por isso ! :) … Beijocas ! :)

      Eliminar
  16. Por isso é que, como aposentada, escolhi este belo país para passar o resto dos meus dias! :)

    Abraço

    LM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rsrsrs... Escolhemos, Leo ! :)) … Motivos para isso não nos faltam . Basta ler o post ! :)))

      Abraço e Tudo de Bom ! :)

      Eliminar
  17. cantinhodacasa11/1/17 14:14

    Ai, Rui, eu adoraria conhecer o país de norte a sul, este a oeste, e todos os outros pontos colaterais.
    Faz uma excelente viagem por ali por aqui, por tudo o quanto é bom de se ver e viver.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio que já conheces uma boa parte, Maria ! :)
      Até tens independência, possibilidade e disponibilidade. Tens carro, basta arranjar uma boa companhia , que sempre é bastante mais agradável do que andar sozinha ! rsrs
      O carro vai para todo o lado e é muito mais em conta que o avião ou os táxis para aqui e para acolá ! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  18. Olá.
    Sim Portugal é um país com muito para visitar. E claro, o clima e a comidinha são o seu ponto positivo! ;)

    Já o facto de ter orgulho de ser portuguesa... queria mesmo sentir isso, mas apesar de achar que Portugal é um lugar calmo para viver, penso que há muito, mas mesmo muito para as mentalidades evoluírem!

    Será que eu não tenho esses sentimentos patriotas porque nasci em Angola e fui de requitó para o Brasil, ambos países filhos de Portugal?
    Não sei, o que sei é que me identifico mais com mentalidades género Canadá, Noruega e Finlândia. Mesmo que seja frio.

    Bjnhs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Golimix :) Excelente contributo !

      Alto lá ! "Patriotismo", poderá ser encarado de várias maneiras. No sentido de "dar a vida pela Pátria", ou coisa do género, não ! rsrs ... Agora no sentido de me orgulhar das coisas que são nossas, que estão à vista de todos, sim !!! ...
      São coisas um bocadinho diferentes ! eheh

      Eu acho que os portugueses, em geral, têm um deficiente sentido de auto estima, de depreciação pelo que é nosso e até de maledicência em vez de procurarem sentir-se felizes ! :( ... e tenho pena que assim seja, quando temos tanta coisa por que nos orgulharmos !
      Daí a diferença de mentalidades e aí é que reside o problema ! :( ... Com mentalidade negativista não se pode ser feliz ! Vive-se constantemente a ver o mal em tudo, em vez de nos sentirmos felizes com o que temos !

      Beijinhos :)

      Eliminar