29/06/2017

AS IMAGENS "FALAM" POR SI

Do Blog  "papoilablogspot.com"

AGORA, SIM ! :(( ...

Passada a emoção de momento, é altura de se tirarem conclusões e mais do que isso, passar à acção com vista ao futuro, não dos próximos anos, mas das próximas décadas !

O menos importante é procurar culpados, habitualmente do que só resultam alguns alívios de consciência pesada, o "passar a bola" e livrar-se dela, mas que não resolvem a questão de fundo ! Essa, sim, exige tomadas de medidas eficazes !
Para lição, já tivemos que chegue e "quem de direito" já deve estar bem consciente do que haja a fazer !!!

Não suporto, "enojam-me" até, os aproveitamentos políticos, quer por parte do governo e apoiantes, quer por parte das oposições , nomeadamente, num e  noutro caso, o dos simpatizantes de A ou B. 

Claro que os incêndios continuarão a acontecer. Isso é inevitável , mas que, pelo menos não se lhes dê a possibilidade de assumirem estas proporções !

E por favor, deixemo-nos de ser "treinadores de bancada" , que desses temos uns 10 milhões ! Neste país há já uma imensidão de gente e de organismos para estudar o problema a fundo e resolvê-lo, pelo menos dentro das condições normais !







.

28 comentários :

  1. Querido Amigo, vou comentar com algumas palavras que deves reconhecer, entre outras de minha autoria:
    O teu blog é um espaço de entretenimento, pelo que não me cabe a mim/nós, nem a quente nem a frio, vir para aqui encontrar culpados, apontar o dedo e, muito menos, procurar soluções de modo a evitar tragédias futuras. Deixemos o plano do 'novo' ordenamento do território, ou quaisquer outras medidas de segurança, nas mãos de quem sabe e tem poder para delinear as estratégias preventivas e de defesa da integridade das gentes que vivem em zonas florestais.
    Repara que nem sequer falo no apuramento de responsabilidades. Não falo nas causas, não menciono a inoperância de certos serviços, muito menos refiro as declarações de JMS, Presidente da Liga de Bombeiros. Deixemos trabalhar, quem tem essa espinhosa missão a seu cargo. A nós, cabe-nos o espanto de ver o coração do país devastado, de preferência, agora sim, do alto, a vida de dezenas de seres humanos perdida no mais cruel dos sofrimentos, e os sobreviventes caminharem como zombies no meio das cinzas e dos destroços dos seus haveres. Conseguidos, não por herança, mas com o sangue e suor do seu rosto.
    Não é assim que devemos fazer, Rui? Assinar Petições para quê? Quem quiser reivindicar esse direito, que se sente lá na Assembleia da Republica.

    Um abraço amigo e solidário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Amiga ! Subscrevo palavra por palavra, o que escreves ! Dizes exactamente aquilo que penso e confesso que não poderia nem deveria acrescentar rigorosamente mais nada !
      É precisamente assim que penso, Janita !!!
      No meu ponto de visto e de acordo com o meu texto, acho o teu comentário exemplar.
      Obrigado, Amiga !

      Um Grande Abraço !!!

      Eliminar
  2. O ser humano tem necessidade de se exprimir e de falar de situações que são graves para a humanidade. Esta foi uma delas. Infelizmente nem sempre há o discernimento suficiente para nos exprimirmos, e dizermos coisas que não devemos. Vivemos uma época em que dar opiniões e aparecer em público é importante, porque é essa a mensagem que nos incutem e impingem.
    Os incêndios continuaram a existir, espero que a legislação e aquilo que for feito por quem estudou para isso, seja suficiente para que eles não passem de meras fogueiras de Santos Populares !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma necessidade absolutamente gratuita, só para consolo do nosso Ego, Ricardo ! ... e quantas vezes com um intuito meramente político (próprio ou por tabela), de acordo com as tendências de cada um !
      Como refiro, tal como no futebol, em que cada um se acha sempre com melhores ideias, sistemas e tácticas, que as do treinador ! ... Arranja-se um bode expiatório e tudo, como que por encanto, se altera e está resolvido para todo o sempre, até se arranjar um novo culpado por novos desaires !
      É isso ! Primeiro que tudo, o nosso Ego, no sentido de nos afirmarmos com opinião formada e vamos todos uns atrás dos outros !
      Será evidente, não somos sonhadores, que os incêndios continuarão a acontecer e a surgir novas sugestões de cada um, quantas vezes inversas das anteriores !
      Acredito que alguma coisa de bom se irá encontrar, não para os erradicar, mas para reduzir o impacto !

      Eliminar
  3. A tristeza que se faz sentir, não me permite dizer muito, ultrapassa-me, simplesmente, no entanto acho que os politicos ao culparem uns e outros, nada resolve, muito menos a demissão da ministra por um assunto que tem barbas brancas, a única coisa que desejo é que não esqueçam esta catástrofe.

    Sabes Rui eu e o Rodrigo passávamos parte daquele dia em Ansião e Penela, o resto do dia era para ser em Pedrogão Grande e Castanheira de Pera, mas o calor que se fazia sentir, não permitiu que o Rodrigo (cardíaco) ficasse mais tempo.

    Beijinho meu amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que é isso mesmo, Adélia ! Um motivo ideal para se tirarem dividendos políticos de parte a parte (cada um a seu jeito), com acusações mútuas julgadas vantajosas e que, inversamente, não seriam diferentes !

      Eu soube, na altura, Adélia ! Só por isso vocês foram poupados a passar por mais perto !

      Beijinhos Adélia e Rodrigo .

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Verdade, Graça ! Deixemos as imagens falar por si ! :((
      E estas não são as mais chocantes !!!

      Eliminar
  5. Isto é tudo muito triste. E o pior é que não sei se, mais uma vez, se vai estudar, analisar, discutir... para pouco ou nada fazer até à próxima desgraça. :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitíssimo triste, sem a menor dúvida, Luisa ! :((
      Creio que "aquele espaço" vai ser a grande mostra, o grande ensaio, do que virá a ser a reflorestação do futuro, no país.
      É certo que não se poderá desde já fazê-la em todo o lado !

      Eliminar
  6. O que devemos fazer, os que puderem, é ir até às zonas atingidas e fazer mexer a economia com dormidas, almoços, jantares e palavras de conforto a quem tanto perdeu!
    Por mais que façamos tudo será pouco para as reais necessidades.
    Quanto às críticas continuo a dizer que todos fizeram tudo o que estava ao seu alcance para minimizar a tragédia de acordo com o contexto situacional e emocional!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, é uma das coisas (entre outras), que pretendo fazer, em princípio esta semana ! … e como dizes, isto deve ser feito, mesmo não suficiente !
      As críticas são o “lugar comum” que “não aquece nem arrefece” ! :((
      Obrigado pelo comentário !

      Eliminar
  7. cantinhodacasa30/6/17 00:06

    Olhamos para o nosso umbigo, esquecemos tudo o resto.
    Mas nós também não saímos da nossa zona de conforto e não protestamos, esperamos que eles, os senhores do poder tomem as atitudes certas, no caso, leis ou seja lá o que for, e que não passam do papel.
    Estou farta de ataques políticos , de partidos, de deitarem a culpa para os mais frágeis, e morre esta solteira.
    Esquecer cores partidárias, unirem-se para resolverem estas questões, entregarem os estudos a quem sabe e pedir ajuda, não custa nada.
    Não deixam de ser políticos.
    Gosto do meu país, não gosto de quem nos governa e dos seus opositores.
    Quanto a comentadores sabem mandar postas de pescadas acham-se senhores do saber e da palavra e a culpa é da comunicação que dá-lhes crédito.
    Tristes imagens, Rui.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos se aprazem em dar uma opinião "salvadora e gratuita”, Maria ! ☹
      Cada um tem a sua zona de actuação para que foi incumbido (ou não) ! Não vou por aí. Mais uma vez repito que não estou interessado em “culpados”, nem fazer sugestões, mas sim que estas coisas não se voltem a repetir com esta dimensão ! Incêndios haverá sempre . Não somos ingénuos !
      Gostar do país acho que todos gostamos, já o resto é discutível ! … Escolhemos a Democracia e por muito que a discutamos, ainda será "o menos mau" dos regimes políticos, longe de ser óptimo !

      Obrigado, Maria ! Pela nossa parte, poucos nos resta fazer senão aguardar resultados !

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Uma oportuna reflexão que me leva a interrogar-me:
    - E agora?
    Continuará tudo na mesma ou haverá coragem política para delinear estratégias e alterar comportamentos?

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tua interrogação está respondida nos meus comentários acima, Manu ! A reflexão está feita e a esperança em melhores dias e soluções compatíveis também expressa !
      Sinceramente, espero que as 64 mortes sejam um grande alerta e "incentivo" nas decisões para o futuro !
      Não serei eu, nem nós que as vamos decidir !

      Beijos Manu

      Eliminar
  9. Gostava tanto de acreditar que finalmente vai haver reordenamento florestal, política de prevenção de incêndios.
    Não quero mentir, não acredito que assim seja.
    Acredito muito mais facilmente que role uma qualquer cabeça para tudo ficar na mesma.
    Aquele abraço, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não gostaria de “sentir” os mortos revirarem-se nos caixões, Pedro e não estou minimamente interessado em ver rolar cabeças ! Isso seria “um descanso” para muitos, um alijar de responsabilidades ! :(
      Preferiria bem que não acontecesse, para evitar descanso de consciências !
      Sinceramente, espero que se encontrem soluções adequadas e graduais no futuro. Não sou ingénuo para pensar que o assunto estará terminado no próximo ano ! … É um trabalho faseado, para décadas ! Uns passos mais prioritários que outros !

      Abraço !

      Eliminar
  10. Será que é desta que se toma uma atitude firme, em relação às nossas florestas?
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como tenho vindo a dizer , creio que sim ! Preferiria um reconhecimento colectivo do que haverá a fazer do que ver rolar uma ou várias cabeças ou "organismos" !
      Isso, sim, seria uma justificação de falso dever cumprido !
      Abraço, Elvira, Bfds.

      Eliminar
  11. Rui, concordo contigo.
    Cansa-me a busca desenfreada de culpados para tudo e mais um par de botas, muitas vezes uma procura envolta em violência, assim como não tenho paciência para treinadores de bancada.
    Bom fim-de-semana!
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, Isabel ! Cansativo por demais, todos os dias só ouvirmos falar na caça aos “culpados” e de opiniões de “bancada" avulsas, quando o problema já tem muitas décadas ! Não existia no tempo dos meus avós e até (no meu caso), no tempo dos meus pais !
      Alguma coisa se alterou profundamente, apesar de tantos novos meios e novas tecnologias ! :(

      Também para ti, obrigado um bfds e um beijinho

      Eliminar
  12. Rui
    Só me resta solidarizar com todos que sentiram de perto essa calamidade nunca vista em proporções tão grandes e tristes.
    Falar o quê? diante dessas fotos que falam por si.
    O coração fica pequeno Rui
    grande abraço
    e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :((… Obrigado, Lis ! ☹… Mesmo nunca vista !!! … Esperemos que, pelo menos, esta calamidade nos sirva de exemplo, para que se tomem medidas mais radicais a longo prazo !
      Crê-se que o motivo/causa fundamental reside no tipo de florestação , pelo menos nas proximidades das casas, mas essas alterações demorarão muitos anos ! ☹

      Um Grande Abraço, Lis ! :)

      Eliminar
  13. Eu acho Rui que deveríamos aos milhares falar e escrever sobre os incêndios durante o ano todo, por muito que isso nos custe! porque parece que só são tratados os assuntos que despertam a atenção, que fazem brilhar alguém... se não tem interesse publico, fica rapidamente esquecido, e também se cai no nosso esquecimento também de certo modo teremos culpa porque não nos queremos incomodar ?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Angela.
      Como disse já, esse não é o meu ponto de vista! ☹… Trata-se de um problema de base política e creio que mais de ordenação florestal , (?) … Os técnicos é que terão que chegar a conclusões e os políticos a decisões que venham a ser radicais, mesmo que implementadas gradualmente e com controle cerrado !
      Claro que não podemos pensar em derrubar toda a floresta e fazer outra ! Terá que ser gradual, mas eficaz.
      E para isso tem que se legislar desde já , com muita seriedade e empenho político !
      Acho que dificilmente haverá maior interesse público do que neste caso. (?)…

      Eliminar
  14. há pouco estava a ler o post da Catarina que anuncia o aniversario dos 150 anos da nação canadiana, e
    durante o dia também tivemos o nosso aniversario de 150 anos :

    Portugal comemora hoje 150 anos da abolição da pena de morte com uma série de eventos, A 01 de julho de 1867, no reinado de D. Luís, foi publicada a carta de lei que ditou a abolição da pena capital para todos os crimes civis em Portugal,...
    bom fim de semana Rui,
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Angela ! Já fui ver. :)... Não sabia deste nosso aniversário ! Por sinal de um enorme simbolismo e motivo de enorme orgulho.
      Curiosamente, também vi no blog da Gi que hoje é feriado na ilha da Madeira - Dia da Região Autónoma da Madeira !
      Bom fds também para ti, amiga !

      Eliminar