27/01/2019

SISTEMA EDUCACIONAL NOS PAÍSES NÓRDICOS

Re-editado


O Sistema Educacional da Finlândia,  nos países nórdicos em geral (Noruega , Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia e Islândia), optou por  tomar o rumo de preservar a infância !!!

Ver, ouvir e ler bem este vídeo, é essencial para uma melhor compreensão da questão ! Não deixem de o fazer .

Ora este "ponto de vista" tem estado a merecer por muitas partes do mundo uma especial atenção.
Cá em Portugal, alguém (poderia ter sido eu) , tendo entendido  o que estava em causa, resolveu lançar a questão ao nosso Parlamento e criar uma Petição Pública com vista a que o assunto fosse debatido .

VER AQUI

AQUI   a Petição Pública.

"As crianças e jovens são cidadãos de pleno direito. E a brincadeira e os jogos fazem parte não só da sua atividade quotidiana, como são elemento central para o seu desenvolvimento e processo de socialização. 

Como tal, a escola (pública ou privada) deve fazer com que se cumpra esse "direito ao ócio e ao desporto", tendo por dever organizar as atividades de aprendizagem de forma a que não ponham em causa esse direito dos alunos à participação na vida social e familiar. 

Esta petição propõe, assim, que regule os trabalhos de casa por lei, com o fim de reconhecer o direito das crianças disporem de tempo livre e de garantir que as tarefas que desempenham na escola respeitam o tempo e as necessidades dos estudantes."


O que pensam disto ? ...

Eu, tenho conhecimento de causa ! 
 Um dos meus filhos fez 6 meses de Erasmus (link) na Dinamarca e presentemente, uma das minhas netas está a fazê-lo durante  10 meses  na Noruega !

ADENDA :

No entanto, é sempre bom ponderarmos e termos em conta algumas considerações !

Mais uma vez repito que os comentários poderão valorizar muito um post e por isso mesmo, será de realçar que como é neles referido, aqui, a comparação, visa mais  os USA e a Finlândia, sendo certo que há muito, mesmo muito, a melhorar no sistema de ensino português , desde que houvesse meios financeiros disponibilizados para tal pelo Estado. 
Só que as políticas não lhes dão o destino mais de acordo, tendo em vista o futuro real de Portugal, nomeadamente ao nível das condições de Ensino !
Nós já fomos ENORMES ! ... e temos Capacidades humanas para nos mantermos no topo !!!

Vejamos este vídeo :



.

33 comentários :

  1. Já conhecia. O ano passado até passou na TV. Não sei se na altura já havia a petição mas lembro-me da reportagem.
    Abraço

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    1. Creio que a Petição é de 28 de Dez. 18 e em pouco tempo atingiu as 200 mil assinaturas !
      Sim, este Sistema Educacional Nórdico , já não é novidade ! … mas ao ver este vídeo, feito por Michael Moore, achei por bem trazê-lo aqui !

      Creio que a Petição é de 28 de Dez. 18 e em pouco tempo atingiu as 200 mil assinaturas ! Não sei como estará agora.

      Abraço

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  2. Na Ásia é o oposto - começam a dar cabo da cabeça dos garotos desde que entram para o jardim de infância.
    Por isso é que as minhas filhas frequentam as chamadas escolas internacionais.
    São estupidamente caras, dão muito mais Mundo.
    Aquele abraço, bfds

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    1. No meu ponto de vista, é pena que assim seja, Pedro ! ☹ … o que não dá hipóteses para além da sua opção !
      Todos conhecemos aquela rigidez disciplinar própria do regime chinês e não só , mas também asiática em geral, que não deixa opção a quem tem “vistas mais largas” e possibilidades !

      Abraço e também para si um bfds :)

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  3. Vi o vídeo. Não esperava que tivesse sido feito por Michael Moore!! Um boa surpresa!

    Pois o vídeo confirma, de facto, que é um sistema educativo de sucesso.

    Ou eu estava distraída ou não mencionaram que as classes na Finlândia são muito mais pequenas (em comparação com as do Canadá e EUA) e que todos os professores (mesmo os do ensino elementar) têm que ter o mestrado. Para além de que o ensino pós-secundário é gratuito na Finlândia. Aqui não. Todos estes “pequenos” pormenores fazem uma grande diferença!!

    Também concordo que os testes padronizados deveriam ser eliminados no Canadá.

    Considere-se o sistema educativo canadiano, de uma maneira geral (há pequenas diferenças de província para província): as aulas nas escolas elementares começam às 8:30 ou 9 h e acabam às 15 ou 15:30 e nas secundárias das 8:30 às 14:30; as classes têm 22-24 alunos (nos primeiros anos de escolaridade) ou 30 no sétimo ano e no oitavo ano; consequentemente, os professores não podem dedicar tanto tempo a cada aluno como os professores filandeses.

    Posto isto, concordo com os trabalhos de casa desde que não sejam em excesso e de acordo com o ano de escolaridade. Os mais pequenos podem passar 10 minutos a ler em casa e os mais velhos entre meia hora e uma hora. Na secundária de uma a duas horas.

    Os trabalhos de casa podem perfeitamente ser uma experiência positiva. Ensinam os alunos a ser responsáveis pela sua própria aprendizagem, a desenvolver a auto-disciplina e bons hábitos de trabalho, permitem que os pais estejam a par do que os filhos estão a aprender e a manter contacto com a escola, solidificando a parceria entre escola e lar.

    E ainda lhes sobra muito tempo para conviver com os amigos e com a família, para brincar e participar em atividades extra-curriculares da sua preferência.

    Também não concordo que a criança esteja envolvida em muitas atividades: ballet, futebol, piano, canto – todas as semanas. Elas precisam de ter tempo para si e decidir como vão passar o seu tempo livre.

    O sistema filandês pode ser observado de perto, claro, e muito se vai aprender, mas também é necessário analisar a dinâmica, a diversidade de cada país.

    O governo canadiano poderia atribuir mais verbas ao ensino? Absolutamente! Poderia ser um sistema educativo com maior sucesso.

    (Claro que haveria muito mais para dizer... )

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    1. Até por ser do Michael Moore, o vídeo é merecedor da maior credibilidade ! Não é propaganda !
      Como disse, imperioso vê-lo e ouvi-lo (ou lê-lo) com a maior atenção e de princípio ao fim !
      Creio que não falam no nº de alunos por turma, mas dá para ver que são poucos e entende-se que, sem aquela “rigidez disciplinar” que é normal ver-se noutras paragens.
      Aquele ponto de vista de que há que “preservar a infância” acho fundamental ! Há que lhes deixar tempo para brincar, porque também a brincar se aprende muito e é importantíssimo (por isso) que se acabe (ou reduza ao máximo) com a (TPC) “Tortura Para Crianças” (e não Trabalhos Para Casa) .
      Estás a ver ?… Lá, apenas 4 horas de escola / dia e sem aquela “pressão” que se verifica por aqui.
      Acontece por aqui, é que seria uma “tortura” para os pais , saberem onde colocar os filhos fora das horas escolares. ☹ … É que até dá muito jeito, mantê-los nas escolas , como se fossem creches. Pelo menos estão “presos” e deixam os pais à vontade e com mais tempo livre ! :((
      Aqui, há muito a ideia da “rigidez disciplinar e bom comportamento” e menos importante a alegria, satisfação e aprendizagem da criança.
      Sim, também concordo que as actividades extra escolares se resumam a 1 ou 2 e até variáveis nos vários campos, de ano para ano, até se ver se há uma “vocação” ou questão de maior realização pessoal !

      Como dizes, este é um tema que daria “pano para mangas
      Muito obrigado pela tua abalizada e bem fundamentada opinião !

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  4. Também não concordo muito com as escolas particulares. As crianças devem conviver com outras de diferentes classes sociais. Como as escolas canadianas não são como as da Finlândia onde todas têm a mesma qualidade de ensino, escolhi, para os meus filhos, as que mais me agradaram em termos de qualidade de ensino e comportamento. Tive a sorte de que a escola elementar e a secundária ficavam localizados no meu bairro.

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    1. Ora aí está outra questão importante ! … É muitas vezes essa “avaliação” feita pelas próprias crianças um factor/causa de “descriminações” entre elas, com efeitos nefastos, mais tarde !
      Claro que a “proximidade” de casa é um factor a ter sempre em conta !

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  5. Há falta de “enes” em duas palavras... Sei que não vais pensar que não sei escrever a palavra “finlandês”... mas pelo sim, pelo não... : )

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    1. Comigo (pelo menos) nunca te preocupes com isso. :)
      Eu sei que, quantas vezes, ao escrever corrido no teclado e ao publicar, sem rever, me acontecem dessas coisas, a que não dou muita importância. :)
      Mais importante o conteúdo que a forma (quanto a mim) . :)

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  6. Não te esqueças que o povo nórdico tem uma mentalidade diferente da portuguesa. Eu cá estou absolutamente satisfeita com a educação que recebi no Porto.

    Aqui nós temos diversas opções de ensino. Há quem se entusiasme com o método nordico e há quem o critique.

    Uma coisa é um adulto ir estudar para uma universidade nórdica, outra coisa, é o ensino das criancinhas.

    Ótimo fim-de-semana 🌻 desejando-te um pouco de sol e a vitória do FCPORTO contra o Sporting.

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    1. Eu sei que tem, Teresa ! … e temos que optar pelo que achamos melhor para todos .
      Será que o nosso é melhor ?… Eu, não creio.

      Sim, é verdade que são coisas diferentes. A minha opinião baseia-se no que li e vi, relativamente ao ensino elementar e médio e opinião própria (familiar) relativamente ao ensino superior (filho e neta) !
      Lá, turmas muito reduzidas, ensino mais “prático” (menos teórico e mais “vivido” no exterior).
      Muitas das aulas, fora do edifício escolar , ou até no seu bar, os professores vestidos informalmente, até em shorts , tea shirts e chinelos, os alunos também à vontade e a servirem-se de café ou água na sala de aula, …
      O professor é mais um “colega” que sabe muito mais e explica o que sabe !

      Também para ti, um óptimo fim de semana e um sábado futebolístico especial :))

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  7. Neste momento só posso falar dos meus netos, bem pequenos.
    As famílias se dinheiro para pagarem bons ATLs e sem rede familiar têm que deixar os seus filhos nas escolas e creches das 8 às 19.
    E assim temos crianças no mesmo espaço, acompanhadas fora do horário escolar a maior parte das vezes por gente que, por mais creditados que estejam, não têm meios para lhes dar essa vertente lúdica.
    Quem tem meios, mesmo sem rede familiar, sabe que as crianças têm esse aspecto salvaguardado através dos tais ATLs que lhes proporcionam natação, judo, jogos e acompanhamento no estudo!
    Não posso falar de Erasmus, os meus filhos não quiseram essa experiência que estava no início...
    E também não se pode comparar o incomparável!

    Abraço

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    1. Ora aí está, Leo ! … Primeiro que tudo a falta de meios financeiros e por outro lado, tal como referi acima, a “comodidade” de fazer da escola, creche, “prendendo” as crianças enquanto os pais estão a trabalhar, mas muitas vezes não só. Também é cómodo que outros se ocupem com a educação (não só instrução) dos seus filhos, que mais competiria aos pais !
      Acho que a ocupação dos tempos livres não deveria ser competência da escola, mas sim dos ATL’s de facto.
      Claro que isso fica caro ! :(( … e também por isso “se inventaram” os avós (a maior invenção do séc. XX), para se ocuparem dos netos e os educarem (mal, segundo muitos pais) ! :))

      Abraço :)

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    2. cantinhodacasa25/1/19 13:13

      Os avós educam mal?
      Pode ser que sim, para algumas famílias, mas no geral, acho que não.
      Os pais são os primeiros formadores e educadores dos filhos, os avós vêm depois.
      Eu não permito muitas coisas dos meus sobrinhos netos e se tiver de lhes dar um raspanete, dou.
      Beijinho

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    3. eheheh... isso é o que muitos pais dizem (com certo carinho) !
      ... Dizem 8a brincar) que os avós lhes estragam os filhos com mimos e fazerem-lhe todas as vontades ! :)))
      Claro que não é assim !

      Em 2000 numa entrevista que fizeram ao "pai do satélite português", Prof Carvalho Rodrigues (por ele ser um cientista) perguntaram-lhe :
      Prof., o Sr, como grande cientista que é, diga-nos qual foi para si o maior invento do Séc XX ?
      Ele, sem vacilar, respondeu :
      Sem duvida que foram os Avós !!! ... e explicou porquê !!!
      :))
      Beijinhos

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    4. cantinhodacasa25/1/19 22:50

      Boa!

      Beijinhos

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  8. cantinhodacasa25/1/19 13:08

    Gostei do vídeo, mas a nossa sociedade é diferente, assim como o nível de vida.
    Concordo, desde sempre, que o horário de aulas e permanência na escola devia ser mais reduzido para que as crianças tenham tempo para a brincadeira e o convívio, mas, infelizmente, por cá, se não forem as escolas a aguentarem as crianças, para onde iriam elas?
    Acho que a carga disciplinar deveria ser mais leve e distribuída pelos dias da semana, com tempos lectivos menores, também.
    Sou a favor de algum TPC, o mínimo possível, ajuda a solidificar o conhecimentos e aprendizagem, e a solucionar dúvidas, quando existem.
    Ah! Apesar de no nosso tempo termos uma disciplina muito leve de Organização Administração e Política do Estado, que desapareceu, acho que urge algo sobre cidadania e estado.
    Não podemos fazer dos cargos do Estado uma profissão com um cor política, mas ensinar como ele funciona, dar-lhes ferramentas para formar bons políticos.
    Há muito a dizer e a fazer para bem das gerações do futuro.
    Beijinho

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    1. É um problema, primeiro, de mentalidade e segundo de nível de vida (falta de condições financeiras particulares e do Estado) .
      Quem vir, ouvir ou ler atentamente o vídeo compreenderá melhor !

      Aqui, confundem-se as escolas com creches, obrigadas a instruir, a educar e a serem "amas secas" e também como centros de ocupação de tempos das crianças ! :(
      Mas a "Instrução" é demasiado "rígida" e pouco lúdica !... É um "frete" para as crianças, em vez de ser um factor de satisfação e alegria !

      O mínimo de TPC's, sim !... A criança até aos 10 anos, precisa fundamentalmente de brincar, relacionar-se com os amigos dos dois sexos e aprender brincando !

      A "Educação Emocional" e Cívica, deviam fazer parte da formação inicial de todos nós e também dos docentes.
      Lembras-te deste post :
      https://coisas-da-fonte.blogspot.com/2018/02/escola-das-emocoes.html

      Hoje, muitos dizem mal de tudo e de todos, são uns revoltados, porque lhes falta "educação emocional", gente frustada, a quem falta um maior controlo da agressividade;
      melhor sentido dos próprios comportamentos, das devidas atitudes a assumir e melhor compreensão dos "outros" !

      Beijinhos :)

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    2. cantinhodacasa25/1/19 22:58

      Fui recordar o post.
      Mas acho que os adultos precisam tanto ou mais de educação emocional quanto as crianças.

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    3. Claro que sim, Maria. E porquê ?... Porque nem se sabia o que isso era há algumas décadas atrás ! :((

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  9. Olá Rui
    Fiquei muito contente ao ver por aqui um vídeo sobre o sistema educativo na Finlândia.
    Há uns anos atrás, estive neste país a ver como funcionava o sistema educativo e fiquei pasmada com o sucesso, as atitudes, os objectivos de alunos e professores.
    Os professores são muito bem preparados e avaliados, têm que ter mestrado e a seguir aos polícias, são as profissões mais consideradas.
    Estive dentro de salas de aula, onde ao fundo da sala haviam instrumentos musicais e todos os alunos sabiam tocar.
    Vi oficinas de teatro e dança.
    Não vi alaridos nem gritos entre as crianças.
    Os livros ficam na sala de aula e passam de uns para os outros.
    Trabalhos de casa estão fora de questão.
    No refeitório, há um bufett e uma criança ao fundo , para ver se ninguém deixou restos.
    E podia ficar aqui a desfiar uma série de factos que me encantaram.
    Claro que não temos o nível de vida dos finlandeses e as crianças mais ligadas a mim, saiem às 7 da manhã de casa e entram às 19, porque os pais não podem ficar com elas.
    Enfim realidades bem diferentes!

    Beijos Rui

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    1. Também eu, por teres gostado, Manu e muito grato pelo teu esclarecido e esclarecedor comentário, com conhecimento de causa.
      Já lá estive, mas não sob esse pretexto. Outro de ordem profissional !… mas o que me levou a interessar por este assunto. Foi o facto de ter tido na Dinamarca e na Finlândia, familiares directos, que me foram revelando muitas particularidades do Ensino.
      Ao ver este vídeo, foi uma confirmação de conversas que tivemos.
      Curiosa e inversamente, por aqui, professores e polícias são das profissões mais depreciadas por muita gente, sem noção das realidades, que a eles próprios dizem respeito !
      As aulas, lá, são multidisciplinares e não vigora aquela ideia de (desculpa o termo) “encornar” as matérias e ter que ser avaliado apenas pelo que "decorou". Vigora a intenção da Educação cívica e preparação para o futuro !
      O importante é brincar civilizadamente e sempre com atenção ao ambiente que os rodeia e após as 4 horas de escola , as relações com os outros amigos e familiares é fundamental, não tendo que ficar fechados no quarto a continuar a trabalhar como na escola.
      Claro que aqui, como já referido anteriormente, 12 horas de “trabalho” e falta de tempo para se sentirem como crianças ! :(
      Como dizes, realidades bem diferentes, que é preciso alterar.

      Mais uma vez, muito grato pelo teu excelente comentário, Manu.

      Beijinhos :)

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  10. Óh páh... depois de ver o vídeo (e realço já aqui que não gosto do Michael Moore nem dos vídeos propagandistas que ele faz) fiquei desconcertada. E porquê? Porque achei que ia ver e ouvir falar do sistema de ensino que se pratica na Finlândia (de forma séria) e afinal o vídeo inteiro é sobre as diferenças entre o sistema americano e o sistema finlandês. Há uma expressão que o Ricardo Santos costuma usar (e peço já desculpa pelo plágio e pelas palavras que vou usar...) mas isso é como comparar cagalhões com marmelos.
    É que não têm nada a ver um com o outro.

    Bom, mas o que interessa absorver do vídeo é que as crianças na Finlândia passam pouquíssimo tempo na escola e ainda assim, não levam metas de estudo para consolidar os conhecimentos em casa! Desculpa... mas eu vou dizer agora como diria a Catarina: "bullshit"!

    Seja em que domínio do conhecimento for, desde as línguas às ciências, da Matemática às artes, TUDO necessita de prática, de horas de estudo individual e de contacto feito na primeira pessoa com as matérias leccionadas.
    Se os finlandeses são mais felizes que nós? Pois... até acredito que sejam (não conheço a estatística do nº de suicídios que lá há por ano)... porque afinal, têm montes de tempo livre para fazerem de tudo um pouco inclusivamente todas as palermices que lhes apetecer e até acharem que são mesmo melhores do que os outros... ao ponto de se esquecerem da sua própria história (como aconteceu em 2011) ao vetarem no parlamento europeu um pedido de ajuda financeira ao país que no passado tanto os ajudou.
    (lembras-te deste VÍDEO?)

    Se o nosso sistema de ensino é bom? Não é... e que temos muito a aprender e a modificar. Temos carga excessiva de horas lectivas, temos turmas enormes e os professores não conseguem acompanhar e ajudar os seus alunos nas suas dificuldades, temos programas curriculares que em alguns casos raiam a palermice... e sistemas de avaliação que não são justos e só servem para aumentar a pressão e conduzir ao insucesso escolar.

    Há ainda muito a melhorar no nosso sistema de ensino... mas não me venham com propagandas de que o segredo do sucesso é acabar com os trabalhos de casa!

    Não me vou alongar mais... (pois tal como a Catarina disse, havia muito mais para dizer)
    Gostei dos comentários que fui lendo por aqui.
    Como eu e tu dizemos... são de facto os comentários que valorizam as nossas publicações.

    Beijinhos para todos e bom domingo.
    (^^)

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    1. "São de facto os comentários que valorizam as nossas publicações." ... Todos estes, deste post o são e fico feliz por eles.
      O teu comentários está também fantástico !... Franco e verdadeiro e veio valorizar muito o post, até por ter, relativamente a ele, muitos elementos contraditórios, que permitem avaliar as diferenças e tê-las em conta.
      O contraditório tem essas vantagens de desmontar "ideias feitas", ou pelo menos, fazer-nos pensar melhor sobre elas, reflectir.
      Como se diz, "da discussão de ideias, nasce a luz".

      Portugal é na realidade um país muito especial, que "peca" por pequeno, na sua área geográfica continental (mais conhecida e por isso mais comparada) mas, no entanto, uma das maiores (a 11ª mundial) zonas económicas exclusivas na sua área total, continental e insular (desconhecida por muitos) e enorme no seu valor a nível mundial, especialmente no passado .
      A 5ª língua mais falada !!!
      Fomos realmente muito grandes, enormes, na liderança do mundo, a levar-lhe novas luzes !!!
      "Peca" ainda, pela sua falta de meios financeiros actuais, que lhe permitissem elevar-se a alto nível mundial de novo !
      Tanto se poderia fazer melhor se os dinheiros públicos fossem canalizados de outro modo !!!
      Por isso mesmo poderemos correr o risco de ir ficando para trás por falta de capacidade financeira para fazermos mais e melhor !
      Capacidades humanas para isso não nos faltariam !!! ... Políticas,... talvez.

      Há realmente muito a melhorar no nosso Ensino, tal como referes no teu comentário (4º e 5º parágrafo).
      Quanto a mim, parece-me realmente que os TPC's são ainda demasiados e que os miúdos (principalmente estes) precisariam de mais tempo para poder ser crianças.
      Acabar com os "deveres" não, mas reduzi-los, sim !

      Obrigado, Clara ! :)))

      Beijinhos e um resto de Bom Domingo ! :)

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  11. Olá Rui eu estou um pouco como a Clara, tenho duvidas sobre essas horas que os miúdos terão para outras atividades
    pelo que vejo, a quantidade de trabalhos de casa tem diminuído, então a maioria dos pais trabalha e não tem capacidade para levar os filhos para atividades fora da escola, tem sorte aqueles cuja escola proporciona atividades …
    assim os miúdes ficam com bastantes horas para conviver, etc. mas o convívio fica ocupado pelos jogos dos tabletes ou dos telemóveis que cada um traz consigo, sem a preocupação dos trabalhos de casa, ou a obrigação de ler um livro,
    são ainda mais horas que lhes dão disponibilidade para os jogos dos ecrãs ou seja sem enquadramento ou diretivas dos adultos
    ou não será assim ?

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    1. Olá Angela. Antes de mais, desculpa ter “saltado” o teu comentário. :(( … Só agora reparei ! ☹

      Sim , é um facto, que não poderemos ter certezas no que estará certo e no que estará errado.
      Teremos apenas que ter em conta o que pensamos serem exageros ! … Nem tanto ao mar nem tanto à terra e como disse abaixo há que considerar as idades dos alunos e o grau de escolaridade (básico, médico, superior) e ainda o tipo de disciplina, que poderão necessitar de “treino” e exercício” diferenciadamente !
      Como disse também, não há nada como ouvirmos opiniões diferentes e concluir de que lado está a razãoou a razoabilidade !

      Por outro lado há ainda essa particularidade das horas de presença nos estabelecimentos (se escola, se ATL’s, se até a casa). Creio que não serão exigíveis, quantitativamente). os mesmos trabalhos em cada um deles . (?)

      Quanto a essa questão dos tlm?s (jogos) e redes sociais, isso já é uma questão muito especial que só por si, mereceria outro post ! :(( … “Os perigos da Nova Inteligência Artificial” ! ) :((
      Claro que aí, os pais terão que ter, forçosamente, um papel decisivo ! … Nisso, não poderão “delegar” responsabilidades noutros ! :((

      Claro que está a ver bem a questão !

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  12. Rui estou com muito pouco tempo para comentar esta tua importante publicação, mas queria dizer umas poucas palavras e deixar algumas coisas que possivelmente já foram ditas.
    O nosso ensino é um ensio até bastante razoável, nalguns casos bom. Se não fosse assim não vinham buscar os nossos jovens para exercerem profissões lá fora, e olha que posso dizer que não existem finlandeses a desempenharem funções relacionadas com a saúde em Inglaterra, por exemplo, e reservo-me o direito de não dizer o porquê de o saber !

    O povo português ainda é latino, quente, eles são nórdicos, frios !
    Eles não sabem o que é uma guerra colonial e nunca sairam da Finlândia em conquistas, como nós, pelo Mundo fora, nomeadamente em África, mais calor !
    Eles não têm um clima agradável com Sol como nós. Somos um dos países com mais exposição solar a nível mundial !
    Nós não temos as riquezas que eles têm e por isso o nosso nível de vida é completamente diferente.

    Por algumas destas coisas que disse e temos na realidade de evoluir muito ainda em termos de ensino, mas não vejo que estejamos mal, bem antes pelo contrário estamos a meio da tabela, para mim claro.

    Vão a alguns países africanos e asiáticos e aí sim, a degradação no ensino e a todos os níveis mete dó !

    Grande Abraço Rui

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    1. Sim, Ricardo, concordo que, no “campo ambiental” e de bem estar, somos um país invejável !… Um sol maravilhoso, admirado por todos os que nos visitam, um mar (praias) fantástico, preços incríveis, para os da Europa do Norte, comida mediterrânica maravilhosa e saudável, … somos o verdadeiro paraíso para os reformados desses países ditos ricos !
      Aqui é de introduzir um “Violino no Telhado” e dizer : Aí se fossemos ricos !!! eheheh
      Com o dinheiro deles e a viver cá, é mesmo um paraíso !!!

      Claro que o tema de base eram os “trabalhos para casa” !
      É que há idades e temas (matérias). Por exemplo , nas crianças do ensino básico, eu não vejo grande necessidade em que os haja , pelo menos a ocupar muito tempo. Diferente já será por exemplo na matemática, em que o termo “Exercício” quer dizer muita coisa ! Aí sim, é preciso “exercitar” mesmo. É como ir ao ginásio e treinar, treinar, exercitando !
      Abraço, Ricardo e obrigado. :)

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  13. Vi que acrescentaste o vídeo na adenda :)
    O vídeo é de Maio de 2011 e provavelmente de lá para cá já terá algumas coisas desactualizadas, uma pelo menos de certeza está: é que entretanto Portugal já venceu um Eurofestival! hehehehe 😃

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    1. Sim, o teu vídeo (em vez de estar só nos comentários)! ☺ … Aí se vê realmente como já fomos os Maiores no Mundo !!!
      … E como dizes, não está actualizado, porque , para além de vencermos o Festival da Eurovisão, fomos também Campeões da Europa em Futebol, temos o Melhor jogador do mundo, já ganhamos recentemente títulos europeus de futebol, nas camadas mais jovens, também no Atletismo individual, no Judo e noutras modalidades ligadas à ginástica e à patinagem … (ajudem-me ! Eheh) … :)) … e , curiosamente, até no campo do ensino (Matemática) temos ficado muito bem representados internacionalmente (e isto, diz-te respeito ☺ )
      :)

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  14. ematejoca

    !!! :))) ... Estás a ver ?... Grão a grão, já vais em QUATRO CERTAS !!!
    Perfeito e só te falta uma de que não gostas, mas olha que foi um indivíduo muito especial e dos nossos lados ! :)))

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  15. Elvira Carvalho

    Três tiros,... Três melros ! :))) CERTOS os palpites dados.
    Agora, só faltam dois ! :))

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