26/03/2019

NOVA ESPERANÇA MÉDIA DE VIDA


Constatou-se, segundo as últimas estatísticas sobre esperança média de vida, que nestes últimos  50  anos esse valor aumentou em  14 anos !!!
Portanto, quer isso dizer que as pessoas de hoje poderão ter a possibilidade de viver mais 14 anos que os seus avós.
O mesmo é, dizer-se que a  esperança é vivermos mais 7 anos que os nossos progenitores ! 

Curiosamente, as mulheres, esses mesmos 14 , mas a um nível mais alto,  6 anos ! ... Ou seja Mulheres  84 anos - Homens  78   (note-se, ... em 2016).

Ora isso, deve-se às actuais terapêuticas médicas e hospitalares anti-idade e tipo de vida ! 

Mas notem que "as coisas" não ficarão por aqui !

As expectativas são tão altas que se prevê que novas terapêuticas esteja no mercado em 2023.  Ou seja, é possível que dentro de quatro anos já se possa viver não só, ainda durante mais tempo, mas também com menos dor e doenças crónicas.

Um facto a acrescentar (por mim), é que estive ainda há poucos anos presente num jantar, no fim do qual, um renomado médico, especializado no assunto, ia falar sobre o tema !
Concluiu ele que, mesmo para muitos de nós, seria absolutamente normal e corrente, sabermos de, e vermos, variadíssimas pessoas com mais de 110 anos de idade !!!

(Reparem que abaixo, se trata de "média de vida" - já fiquei mais tranquilo , mas estava a "doer" um bocadinho  !  eheheh )

Clicar na foto


Lembrei-me deste assunto a partir de um post da Catarina - ESTE 

.

29 comentários :

  1. Desde menina sempre ouvi dizer que a esperança média de vida da mulher era maior que a do homem. Uma vez ouvi num programa que em tempos de guerra nascem muito mais meninas que meninos. Diz que os meninos necessitam de ambientes muito mais calmos, as meninas geram e crescem em situações de grande provação. Se é verdade ou não não sei. Também ouvi uma vez um homem dizer que as mulheres têm uma esperança média de vida maior, porque o seu corpo está preparado para a todas as transformações, pela gravidez. Isso torna-a mais resistente. Também não sei se há algum estudo que comprove isso.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Elvira,
      Segundo o médico obstetra que me seguiu durante a gravidez do meu filho (e também já contei isto lá na Catarina), o que ele me explicou é que se a probabilidade de gerar meninos e meninas é a mesma, o mesmo não acontece com as gestações que vão até ao fim. Ele explicou-me que há uma maior taxa de abortos para fetos do sexo masculino... só não me explicou porquê. Provavelmente não me quis apoquentar, não fosse eu ficar mais preocupada do que o necessário.

      Beijinhos 🌹

      Eliminar
    2. Elvira

      Tal como eu sempre ouvi, Elvira e creio que se mantém essa situação !

      Relativamente às considerações feitas, sobre o género, acho que são especulações pouco credíveis . (???)

      O artº anexo à foto está muito bom, no sentido de explicar formas e porquês de longevidade. Não refere o porquê das mulheres terem uma vida mais longa e aí, sim, estará a resposta ao maior nº de mulheres do que de homens , mas gostava de saber quais os motivos/causas, dessa maior longevidade . :)) ... Sortudas das mulheres ! eheheh

      Abraço

      Eliminar
    3. Clara

      :)) Obrigado.

      Também creio que essa probabilidade de gerar um ou outro género seja igual e provavelmente aleatória . De outro modo (se já tivesse sido descoberto o porquê) , certamente que já haveria quem pudesse escolher o sexo dos seus bebés e o tivesse feito ! :))
      Já quanto à maior incidência de abortos do sexo masculino, já custa um bocadinho a crer . (?)… mas é muito provável que haja estatísticas relativas ao seu género .
      :)

      Eliminar
    4. “Já custa um bocadinho a crer”, dizia eu, leigo nestas coisas, mas o certo é que é verdade ! :)
      Encontrei ISTO  que o comprova e com informação adicional !
      “Fetos de meninos são mais suscetíveis a abortos espontâneos” e explica porquê ! :)

      O teu médico estava certíssimo !!! :)

      Eliminar

    5. Tal como Tomé... também tu tiveste de ir "colocar o teu dedo nas marcas dos cravos e a tua mão no seu lado" para acreditares. 😅
      Como vês, ele estava certo sim. 😊

      Eliminar
    6. :)) ... Bom ! :)... Eu dizia que embora custasse a crer, era mais que provável que o médico estivesse certo, porque logicamente (porque é médico) teria conhecimento de dados estatísticos sobre o assunto ! :)

      Eliminar
    7. E porque é médico sabe de medicina mais do que de estatísticas... não será? 😉

      Eliminar
    8. Vamos lá a ver : O facto de eu ter dito : “Já custa um bocadinho a crer”, não quer dizer que não acreditava !
      Simplesmente que "custava a crer". :)
      Ok ! :)) ...

      Eliminar

  2. São dados sempre agradáveis de se ler, saber que a esperança média de vida continua a aumentar. 😃

    Beijinhos sem prazo de validade
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) … É de facto agradável. ☺ Quem não gosta de pensar que a sua probabilidade de sobreviver mais uns anos será um facto ?…
      O certo, é que as estatísticas o demonstram !
      O que já não será tão agradável para os homens é que estão em desvantagem de 6 anos ! Eheheh

      Beijinho, dentro do prazo

      Eliminar
  3. : ))

    Um recenseamento realizado em 2016 no Canadá, indica que, pela primeira vez, o número de seniores é superior ao número de crianças. Atualmente há 5,9 milhões de seniores e 5,8 milhões de crianças com 14 e menos anos de idade.
    Isto deve-se a “um aumento histórico no número de pessoas com mais de 65 anos – um aumento de 20% desde 2011.
    A população com mais de 85 anos aumentou 19,4% e 41,3% quanto aos de 100 anos.
    o envelhecimento da população deve-se não só ao facto de que os baby boomers completaram 65 anos nos últimos cinco anos, mas também devido ao aumento da expectativa de vida dos canadianos e à baixa taxa de fertilidade.”
    Estão a prever que “em 2031, cerca de 23 por cento dos canadianos serão seniores, à semelhança do Japão, o país mais velho do mundo. E que em 2061 o país terá 12 milhões de seniores e apenas 8 milhões de crianças.”
    De entre os G7, o Canadá ainda é o país mais jovem a seguir aos Estados Unidos.
    Curiosamente, e terei que ler mais sobre isto, a região do leste (no Canadá) está a ficar mais velha que a região oeste.
    O artigo que estou a ler também confirma que “a proporção de mulheres para homens aumenta com a idade - há duas vezes mais mulheres com 85+ que homens. As comunidades mais velhas apresentavam os maiores desequilíbrios quanto ao número de mulheres e homens, enquanto os municípios que têm estâncias de esqui, instalações correcionais ou bases militares tendem a ter mais homens do que mulheres.”

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Impressionante, Catarina.
      Isso já é outra coisa, mas não menos interessante , embora esta mais entendível, tendo em conta o aumento da longevidade e a redução da natalidade, esta (pelo menos) mais notória na Europa e América do Norte, ou em países mais desenvolvidos (tipo Japão).

      O grande problema é que este facto originará grandes problemas económicos aos Estados, na medida em que as reformas terão que ser pagas durante muito mais anos e a respectiva contribuição de quem trabalha e desconta para isso, terá que ser muito maior .

      Muito interessante esse estudo e lá está : “a proporção de mulheres para homens aumenta com a idade - há duas vezes mais mulheres com 85+ que homens.” - A tal questão da mulher ter uma vida mais longa . Esses 6 anos, para já (?), fazem a diferença . :)

      Eliminar
  4. Já agora acrescento que:

    “Através de uma série de programas e políticas, o Governo tomou medidas significativas para ir ao encontro das necessidades dos idosos, ajudando-os a manter estilos de vida ativos, participantes ativos nas suas comunidades e a permanecer bem informados sobre os serviços e benefícios que estão ao seu dispor.
    O governo implementou mudanças nos programas de segurança de renda para refletir a realidade moderna de como os canadianos escolhem viver, trabalhar e se aposentar;
    Introduziu programas novos que ajudam os idosos a continuarem sendo membros ativos de suas comunidades, por meio de trabalho remunerado ou voluntário;
    Investiu em pesquisas e programas que apoiam e promovem a boa saúde durante o envelhecimento;
    Realizou atividades para aumentar a conscencialização sobre o abuso de idosos e ajudar a preveni-lo; e
    Melhor acesso dos idosos a informações e recursos sobre programas e serviços disponíveis para eles nas suas comunidades.”

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio que terá que ser esse o caminho a trilhar pelos Estados no futuro e na medida em que a longevidade aumenta.

      Muito interessante também este novo espírito a ter de ser tido em muito boa conta pelos governos !
      Talvez até a criação de um Ministério Social dedicado aos idosos !?… :))
      Num Estado em que haja uma maioria notória e acentuada de idosos terá por força que haver essa preocupação .

      Obrigado, Catarina. Excelente contribuição ! :)

      Eliminar
  5. Cada vez mais se tentam usar métodos que prolonguem a vida, acho que tudo depende do estilo de vida, embora também tenha constatado que gente sem vícios, com estilo de vidas saudáveis, vão desta para melhor num ápice.
    Os estudos são o são e valem o que valem, o importante é que enquanto cá andarmos, possamos viver bem e com o mínimo de sofrimento possível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como referi acima, esse artº de onde retirei a foto , está muito interessante, no que diz respeito a tudo que tem sido feito (ou tentado), no sentido de prolongar a vida e com mais saúde.
      Os campos de actuação são muito diversificados e esperemos então por 2023 . :))

      A verdade é que há tantas , tantas coisas, que podem influenciar uma maior longevidade, assim como o inverso (note-se), que cada um de nós poderá ir tentando várias e cada uma delas (no maior nº e) na maior persistência possível .
      Acredito nessa possibilidade e também na consequência .

      Claro que o que referes acontece em muitos casos, mas creio bem, que as estatísticas é que contarão. :))

      Beijo Manu

      Eliminar
  6. Saber que a esperança média de vida continua a aumentar são noticias que nos agrada bastante, no entanto não sei bem até que ponto pode ser ou não verdade, nos últimos 2 meses na Marinha Grande morreram 16 pessoas entre os 33 e os 64 anos.

    Beijinhos Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Não sou eu que o digo, Adélia.
      Estes números são resultado de estatísticas baseadas em estudos científicos.

      Não sei se leste o artigo em que me baseei para esta publicação. (?)

      Claro que todas as idades de quem morre contribuem para os resultados da esperança média de vida !
      Se começar a morrer muita gente jovem, claro que o nº correspondente à esperança média de vida reduzirá !

      beijinhos, Adélia :)

      Eliminar
  7. Prevê-se que Macau venha a ser o local com a maior esperança de vida no Planeta julgo que em 2030.
    O que coloca sérias questões a nível dos cuidados de saúde, de cuidados na terceira idade, de sustentabilidade do regime de pensões, de segurança social.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ??? Muito interessante e para mim surpreendente, Pedro ! … Tinha uma ideia completamente inversa ! … que Macau seria um local de alto risco relativamente à longevidade. Pelos vistos, uma ideia completamente errada !!! …
      Obrigado por este esclarecimento !

      Agora, relativamente às condições de sustentabilidade do regime de pensões da Seg. Soc. é que creio que irá ser um enorme problema, principalmente onde a natalidade seja baixa e a idade média da população mais elevada !

      Abraço ☺

      Eliminar
  8. O meu avô paterno morreu com quase 100, imagina eu! Só para dar sinal de vida porque comigo está tudo a correr bem embora só me levante para ir à urgência repetir is exames dia sim, dia não.
    Talvez ainda não seja desta
    Agora com o Fernando ainda não se vê luz ao fundo do túnel.
    E tu cuida-te também!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))) … Avô a morrer com 100 anos é um bom indicador para viveres muitos mais anos !!! eheheh … mas lá está , teremos que ter os devidos cuidados connosco (eu, tu e todos nós) e não nos fiarmos apenas nas estatísticas ! :)) …
      Espero que tudo vos corra bem, Leo !

      Grande Abraço :)

      Eliminar
  9. Rui, deixemos as estatísticas e cuidemos de nós e dos que nos são próximos o melhor que pudermos. Mente sã em corpo são, até que Deus queira. De resto, o que vier, virá.
    Subscrevo a recomendação da Rosa dos Ventos: cuida-te!

    Beijinhos

    PS- Aquele novo exame de que falei já me chegou às mãos. Afinal, as plaquetas estão a 780 mil. A qualquer momento posso 'estourar'.
    O número do exame anterior foi um erro do laboratório. Já não se pode confiar em nada, nem em ninguém...Entretanto, continuo em "vigilância"...Enfim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizes bem ! :)) … Estatísticas são baseadas em médias .
      Não querem dizer que não se morra antes, até com 10, 30 ou 50 !!! :))
      … Mas fica descansada que todos nós aqui na blogosfera iremos atingir os nºs das estatísticas, pelo menos !!! ahahah

      :(( Afinal, erro das análises :(( … e quem nos garante que não sejam estas que estão erradas ?… Mas deixa lá que antes mais que menos !
      Vais ver que com o tempo as coisas irão correr bem !
      Qual é a média actual ?… 84 ?… e até lá, ainda terás alguns mais ! :)))

      Beijos

      Eliminar
    2. Ehehehehe...Valha-nos a tua sempre boa disposição, Rui!!

      (lá diz o ditado, "Mulher doente, mulher pra sempre". :)) )

      Beijinhos

      Eliminar
    3. :)))) ... Temos que fazer por isso ! ...

      Foram 3 mulheres a uma casa de chã, lanchar. No fim veio o empregado com a conta !
      Elas, olharam umas para as outras e responderam ao empregado : 3 tesas não pagam dívidas !

      Ora é o caso ! ehehe ... "Tristezas não dão saúde nenhuma" ! :))

      Beijinhos alegres :)

      Eliminar
  10. Afinal os seniores parece que vão ficar na moda, Rui !
    é vê-los de calçãozinho branco ou azul bébé, e t-shirt amarelinha ou rosa ! sem falar das meias brancas e sapatilha à maneira !

    parece que não são necessários tantos homens pela faculdade de fecundação que têm, ou seja dão conta de um grande número de mulheres (se os deixarem, claro !):)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) Não sei se na moda, mas pelo menos "na mó de cima" ficarão ! :)
      Será que há uma nova geração de séniores, Angela ?...Ou seja, duas gerações deles ? ...
      Já li há pouco tempo, que a nova adolescência ia até aos 25, que a nova "idade adulta" (antes da sénior) ia até aos 80 e só depois os séniores ! :)


      Estamos tramados (os que por aí virão) que dentro de pouco tempo as reformas serão aos 80 ! eheheh

      :) Quanto ao segundo parágrafo, não me pronuncio, porque seria advogado em causa própria e não seria muito adequado revelar a minha situação nesse aspecto ! eheheh

      Eliminar