20/04/2019

COMER COM OS OLHOS




Soberanos da África Ocidental comiam sozinhos, não consentindo testemunhas às suas refeições, porque quem estivesse a ver,  as "comia com os olhos" !

Pensava-se que, certos olhares, absorviam a substância vital dos alimentos. !! ? :)


Eu creio que se nós próprios estivermos a comer uma boa refeição, não nos sentiremos muito à vontade se repararmos que alguém com muito poucas possibilidades financeiras nos está a observar. É como que se o melhor da nossa refeição se perdesse !  Daí o não me espantar com a reacção dos tais soberanos !

Na Roma Antiga, uma cerimónia religiosa fúnebre consistia num banquete oferecido aos deuses e, por isso, ninguém tocava na comida.
Apenas podiam olhar, “comendo" com os olhos.

Daí ficou a expressão que é muito vulgar em muitas e variadas situações e...  quem de nós, não tem comido "tanta coisa" pelos olhos ! ;) ... eheheheh 


Principalmente um belo corpo semi-vestido e desejado  ! :))))


Francis Pérot

.

14 comentários :

  1. Caro Amigo Rui Espírito Santo.
    Esta publicação fez-me lembrar de uma inquietante e imperdível película italiana, A Comilança.
    Saudações apetitosas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah… O curioso é a tradução para português de Portugal, João Paulo ! ☺ … Aí “A Comilança”, aqui, “A Grande Farra” ! … e os nomes mais incríveis noutras línguas ! :))
      De Marco Ferreri, 1973, com Mastroianni, Piccoli, Tognazzi,...

      Abraço

      Eliminar
  2. Outra expressão, cuja origem desconhecia. Eu como com os olhos. Um prato bem apresentado, com requinte, é muito importante para mim.

    Quando olho para o Kivanç fico extasiada. :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que é Kivanç??

      Gosto de comer numa mesa requintada, embora eu nunca goste de nada.

      Eliminar
    2. Kivanç é o nome de um ator/modelo turco (que tu já viste num dos meus posts) que considero o homem mais bonito de todo o universo!! : ))
      Como confirmas muitas vezes que comes pouco e agora que não gostas de nada, talvez sofras de algum transtorno alimentar. Cuidado. Se não consumires, diariamente, as calorias e os ingredientes necessários, a tua saúde poderá correr riscos desnecessários.

      Eliminar
    3. Catarina
      Eu acho que esta expressão faz muito sentido.
      Quantas vezes isso nos acontece a todos ! Um belo prato com coisas boas e bem apresentado é primeiramente "comido" pelos olhos e só depois pela boca ! … mas o conceito não se fica só pela comida ! ;))) ...

      E quanto ao Kivanç, se tu o dizes eu tenho que acreditar ! Eheheh


      Ematejoca

      Pois é, Te ! Assim à primeira também não me lembrava que tipo de "prato" seria. Afinal parece que não é prato, mas também (vos) apetecerá "comer", mesmo que só "com os olhos" !
      Sendo assim, se o requinte já te é suficiente, só comes mesmo com os olhos.
      :)) Mas atenção ao que te diz a Catarina. Cuidado com a saúde ! :))

      Eliminar
  3. Adorei ;))

    Dia de Páscoa, unem-se os afectos
    Vive-se o amor, a liberdade, a ressurreição
    Liberta-se a alma das tristezas e desertos
    Que se transportam no coração
    ~~
    Que o tempo seja sempre mote de reflexão
    Que nos corações de todos haja renovação
    E que permaneça para sempre o bem estar

    Em nome de ambos, desejamos que passem uma óptima Páscoa
    Que a o Senhor seja Louvado.
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelos teus votos, Larissa .
      Concordo plenamente com as tuas constatações sobre a Páscoa e corroboro os teus desejos !

      Também para ambos, os meus votos de “Tudo de Bom” !
      Abreijos

      Eliminar
  4. Aqui está outra conhecida cuja origem eu não sabia. Nem sei se está no livro do Jorge, ainda não o li todo, e como ando a ler pouco, a minha irmã levou-o quando me veio ver.
    Rui deixo-lhe aqui o link do blogue "Coisas do Arco-da-velha". É muito interessante.
    https://www.tintapermanente.pt
    Abraço e uma boa e feliz Páscoa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nestas coisas, a sua origem é o que tem piada. :)
      Quanto às expressões, creio eu que são (quase) todas elas do conhecimento geral. Pelo menos é o que eu julgo ! :)

      Hei-de dar umas voltas por esse blog .
      Obrigado, Elvira ! ☺
      Abraço e tudo de bom, especialmente saúde ! ☺

      Eliminar
  5. Olá Rui, passando por aqui, deixando votos de um bom domingo de Páscoa :)
    olha que eu até às vezes gostaria de só comer com os olhos,
    é que seria uma maneira de fazer alguma dieta, e de reduzir o peso na balança!
    mas o certo é que não me contento com isso !
    a não ser que me apareça um Kivanç ou um Diogo Morgado pela frente! e ai só me fico pelos olhos :)
    eh eh eh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Diogo tb é um grande borracho!
      Bom domingo, Angela.
      :))

      Eliminar
    2. Angela

      Obrigado.
      :)) Comer com os olhos, até pode consolar, mas a verdade é que, só com isso, estamos a trair os nossos gostos e prazeres ! ☹ É como que um consolo desconsolado ! eheheh … Fica-se com água na boca porque não se concretizam as nossas vontades e fica-se pelo desejo ! :))
      Claro que na maior parte das vezes não nos contentamos com isso e então, … ficamos apenas com a “água na boca” ! ☹
      :))) …
      E também, a verdade é que mais vale que não te apareça um Kivanç, ou um Diogo, pela frente ! eheheh

      Catarina

      ahahah… Mais um, Catarina !? … E se fosse só mais um, mas há-os (e há-as) por aí até dizer “chega” ! eheheh

      Eliminar

  6. Acho que já todos nós comemos algo ou alguém com os olhos. 😊
    E como acontece com quase todas as expressões, é raro conhecermos a sua origem, a menos que seja alguma expressão recente ou nossa contemporânea.
    Esta não é excepção tal como a maioria.

    A foto que escolheste é até "assustadora" e bem dentro do espírito da primeira explicação que apresentaste!
    Meeeedo...

    Beijinhos gastronómicos
    (^^)

    ResponderEliminar