Pavilhões Desportivos eram ainda um "luxo" e não se ouvia ainda falar em SPA's !
As 4 fotos abaixo são "postais".
 Nesta "Piscina", a piscina do CPN - Clube de Propaganda da Natação, de Ermesinde, de que o meu pai era o sócio fundador nº 3, chegaram-se a disputar os Campeonatos Regionais do Norte.
 Nesta "Piscina", a piscina do CPN - Clube de Propaganda da Natação, de Ermesinde, de que o meu pai era o sócio fundador nº 3, chegaram-se a disputar os Campeonatos Regionais do Norte.Trata-se do Rio Leça que nasce em S.to Tirso e desagua no Porto de Leixões, sendo este local conhecido por "Moínhos do Panelas".
Foi aqui que aprendi a nadar !
 Fazem uma pequena ideia das minhas saudades ao olhar para estas fotos ?...Não posso garantir que eu não seja um dos miúdos que lá se vêm.
 Fazem uma pequena ideia das minhas saudades ao olhar para estas fotos ?...Não posso garantir que eu não seja um dos miúdos que lá se vêm. Na 4ª foto é visível a "escola primária" que servia a zona Norte de Ermesinde. Eu frequentava uma exactamente igual, na Zona Sul.
 Na 4ª foto é visível a "escola primária" que servia a zona Norte de Ermesinde. Eu frequentava uma exactamente igual, na Zona Sul.
Escusado será dizer que tudo isto é praticamente irreconheivel, hoje.
.
 
E mesmo que estivesse parecido, a poluição teria, de certeza, aumentado.
ResponderEliminarSe fosse hoje, não sabias nadar, IÔ!
ResponderEliminarSim, porque não me parece que actualmente deixassem os meninos aprender a nadar no rio, com as 1001 precauções que existem. Muitas delas correctas, mas outras a raiar o exagero. Além de que, como diz a Isa, as águas devam estar bastante mais poluídas - perigoso também para as alergias.
Enfim, outros tempos, que sabe bem recordar... :)
Pois é, se fosse hoje aprendias numa piscina, também ela um pouquinho menos poluída que os rios mas menos limpa e natural do que o teu rio daqueles tempos. Também eu aprendi a nadar no mar da Ericeira. Sei dar o valor a essa nostalgia!!!!
ResponderEliminarIsa GT
ResponderEliminarNaquele sítio o rio está reduzido a metade da largura, cheio de casas de um lado e de outro e a poluição é terrivel !
Custa a crer como mudou tanto !
.
Teté
ResponderEliminarNaquele tempo podia-se beber a água do rio à vontade que não acontecia nada de mal. Hoje seria inconcebível, já não digo nadar, mas simplesmente entrar naquela água.
Fica a recordação, a saudade e a nostalgia ...
.
Leitanita
ResponderEliminarLeitanita
Exacto. Tenho a impressão que era mais saudável naquele tempo que nas piscinas actuais, cheias de cloro. A água era tão límpida que se via perfeitamente todo o fundo do rio e peixinhos não faltavam (o que era bom sinal) !
.
EStas fotos são uma preciosidade!
ResponderEliminarAbraço
Rosa dos Ventos
ResponderEliminarChhiiiuu ... não digas nada....
Vieram-me as lágrimas aos olhos quando as vi. Tenho motivos para isso ...
Beijo
.
Tenho 77 anos moro no Brasil aprendi tambem a nadar nesse rio onde era a piscina improvisada do CPN vi as fotos com muitas saudades
ResponderEliminarmario monteiro
ResponderEliminarBEM-VINDO, Mário ! :)))
As saudades são muitas, de facto !
Naquele tempo haveria uns 7 mil habitantes e todos nos conhecíamos uns aos outros !
Eu tenho menos 5 anos, mas tinha 2 irmãos O José Romeu Delgado com 80 hoje e o Manuel Delgado que teria hoje 77, também ! Talvez se conhecessem, porque também eles passavam por lá muito tempo !
O meu pai era o Alberto Delgado, sócio nº 3 do CPN e secretário da Junta !
Se se lembrar deles diga alguma coisa ! :))
Grande abraço !
.