24/09/2011

NO MEU TEMPO ... NÃO ERA NADA DISTO !

.

Falando sobre conflitos de gerações, o médico inglês Ronald Gibson começou uma conferência citando quatro frases:

1) "A nossa juventude adora o luxo, é mal-educada, goza da autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Os nossos filhos, hoje, são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem aos seus pais e são simplesmente maus."

2) "Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país se a Juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque essa juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível."

3) "O nosso mundo atingiu o seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais os seus pais. O fim do mundo não pode estar muito longe."

4) "Essa juventude está estragada até ao fundo do coração. Os jovens são malfeitores e preguiçosos. Eles jamais serão como a juventude de antigamente. A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura."




Após ter lido as quatro citações, ficou muito satisfeito com a aprovação que os espectadores davam às frases.
Então, revelou a origem de cada uma delas:










1ª) de Sócrates (não, não é o nosso) (470-399 a.C .)
2ª) de Hesíodo (720 a.C.)
3ª) de um Sacerdote no ano 2000 a.C.
4ª) de uma escrita num vaso de argila descoberto nas ruínas da Babilônia (atual Bagdad), possuindo portanto mais de 4 milénios de existência.


CONCLUSÃO !
Aos que são pais:

RELAXEM, POIS SEMPRE FOI ASSIM!
.

22 comentários :

  1. Nós todos devíamos/devemos ter/tido a consciência da educação que demos aos nossos filhos. Infelizmente, devido à porcaria de sociedade que criámos, ambos os pais na década de 70, começaram a ter de trabalhar os dois, o que possibilitou a solidão aos filhos e falta de educação que eles pudessem adquirir. Ao invés disso, os "media" metralharam-nos com violência, com desonestidade, com vigarice. Por isto tudo que é uma conversa que dava "pano para mangas" a sociedade onde vivémos está como está.
    Das frases acima todas elas têm a sua verdade, mas são todas muito muito tristes. Um abraço

    ResponderEliminar
  2. vim...


    e depois de ler tbm digo:

    Relaxem pois foi sempre assim...

    desejo bom fim de semana...

    ResponderEliminar
  3. Não quero parecer convencida mas os meus filhos não foram nem são assim!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Amigo Rui, adorei!! Posso levar uma das citações? A do Sócrates, que não o nosso! Obrigado. :)

    ResponderEliminar
  5. Estou com a Rosa dos Ventos, os meus também não foram nem são assim. E muito me orgulho disso! : )

    ResponderEliminar
  6. Revejo-me na Rosa dos Ventos e na Catarina. Por questões profissionais passei grande parte do tempo "fora" de casa mas essa ausência não foi "sentida" por eles (ou terá sido?). Graças ao acompanhamento diário e interessado da mãe e dos professores os resultados estão aí. Orgulho-me de os ter como filhos e o inverso creio que também é verdadeiro.
    :)

    ResponderEliminar
  7. Ricardo Santos
    Tendo vivido toda a minha infância com minha mãe, em casa, sinto que há uma diferença notória nos comportamentos de há umas décadas para os de hoje. Claro que também os padrões de avaliação da época eram diferentes dos de hoje e daí a dificuldade numa correcta conclusão !
    Poderemos ter que introduzir uma factor de correcção relativa ! As “exigências de comportamento” de hoje são bem diferentes.

    Abraço !
    .

    ResponderEliminar
  8. Africa em Poesia
    Olá Lili ! :) … Não há dúvida que não se espera um desfecho destes ! Ao fim e ao cabo as coisas não serão assim tão diferentes, mas insisto : talvez os “padrões” de avaliação fossem diferentes.

    Bom domingo
    .

    ResponderEliminar
  9. Rosa dos Ventos
    Felizarda ! … ou muito competente nessa difícil missão de educar ! :))

    Bj
    .

    ResponderEliminar
  10. Turista
    Óptimo ! :)) … Daqui, pode-se levar tudo e mais alguma coisa . Não é roubo ! ;))

    Obrigado !
    .

    ResponderEliminar
  11. Catarina
    Muito bem, Catarina ! Outra felizarda ! :))

    Parabéns !
    .

    ResponderEliminar
  12. Rui Pascoal
    É muito bom poder-se falar desse modo !
    De qualquer modo, o acompanhamento diário da mãe durante a “formação” da personalidade é de uma importância decisiva ! Reconheço essa grande dificuldade nos dias de hoje !
    .

    ResponderEliminar
  13. Acho que depende dos pais, que às vezes deixam os filhos tão à vontade, deixam-nos fazer tudo o que querem, não sabem dizer "NÃO"...ISSO ESTRAGA .
    Tem que impor limites, saber o que pode ser bom ou ruim, enfim, também , no mundo de hoje tá difícil educar...
    Beijo, querido amigo.
    Bom post, pra se refletir, fui educada com muito rigor.

    ResponderEliminar
  14. Meu amigo

    Modéstia à parte tenho duas filhas que só nos têm dado alegrias. Educadas, amigas dos pais, boas esposas e ótimas mães. Não fora a má escolha da mais nova por um "racional" que nos está a fazer passar a todos as "passas do Algarve" e tudo estaria bem. Não tenho palavras e nem este é o espaço para exprimir aquilo por que estamos a passar. Nem as crianças, apesar do esforço da mãe estão a ser "poupadas". É, em parte, o motivo das minhas ausências por aqui. Desculpa o desabafo.

    Beijo.

    Sonhadora

    ResponderEliminar
  15. Mery
    Olá Mery ! :)
    Parece não fazer sentido esta nossa argumentação com o próprio texto, que afinal pretende demonstrar que sempre foi assim !
    A verdade é que os “padrões” de comparação são outros. Os filhos de hoje têm uma “emancipação” que não era pensável há décadas e séculos e daí essa falsa ilusão.
    Tenho a impressão que a frase que mais repeti desde que tenho este blog é : “educar é a coisa mais difícil do mundo” ! :))

    Um beijo grande e um Bom Domingo ! :)
    .

    ResponderEliminar
  16. Sonhadora
    Felizmente que há filhos que correspondem plenamente àquilo que deles se esperava, quanto ao "resto", também já passei por situação idêntica, felizmente que sem crianças, na altura ! :( … mas não falemos disso. Tudo se há-de resolver e voltar-se a uma situação mais "pacífica".
    Sinto a “ausência”, mas não sabia o motivo. :(

    Um beijo querida amiga e passa um bom domingo !
    .

    ResponderEliminar
  17. Rui
    É óbvio que as exigências de hoje são diferentes e deveremos adaptar-nos às alterações da nossa sociedade, mas não podemos passar a vida a desculpar-nos sempre que nos devemos adaptar. Há coisas, como a moral e o respeito que não são diferentes de época para época. Não queiramos inovar negativamente, só porque estamos noutros tempos.
    Uns pais do século passado não merecem mais respeito que uns pais deste século, merecem exactamente o mesmo. Um pedinte do século passado merece a mesma esmola, ou não, de um pedinte deste século. Um vigarista e aldrabão do s´culo passado, é também neste século, vigarista e aldrabão, e merece ser responsabilizado da mesma maneira.
    Não nos podemos querer alterar tudo, porque na verdade não educamos bem, na altura certa.
    Como disse isto dava "pano para mangas". É bom discutir salutarmente.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  18. cantinhodacasa25/9/11 15:21

    Rui, adorei o teu comentário "CONCLUSÃO !
    Aos que são pais:

    RELAXEM, POIS SEMPRE FOI ASSIM!"

    Felizmente que assim é, porque ainda há gente nova com classe, educada, estilo, inteligente, com formação.
    E isso devem-no aos PAIS.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  19. Ricardo Santos
    Claro que compreendo e concordo com o teu ponto de vista, mas estava a vê-lo por outro lado. Não como as "exigências" de hoje, mas sim como as "limitações" de outros tempos.
    Eu explico ! :))
    Sabes que há largas décadas os filhos nem se sentavam ou levantavam da mesa antes do pai, nem, por ex., poderiam falar à mesa, sem sua autorização.
    Conta-se que, certo dia, estando a família à mesa com um convidado e estando o pai constantemente a falar com ele, sendo frequente e momentaneamente interrompido pelo filho, deu-lhe vários raspanetes por o estar a interromper. Finalmente. Virou-se para o filho e autorizou-o a falar.
    Ora diz lá agora o que querias dizer !...
    Agora não vale a pena, sr, meu pai. Era só para dizer que tinha um lagarto na salada e era para o tirar, mas o sr. meu pai já o comeu entretanto ! :)))
    Era mais neste sentido de padronização das exigências a que eu me referia ! eheheheh

    Abraço ! :)
    .

    ResponderEliminar
  20. Cantinhodacasa
    Obrigado, cantinho ! :)
    A verdade é que sempre se criticou a educação dos jovens, desde há muitos séculos !

    “RELAXEM, POIS SEMPRE FOI ASSIM!"

    O mundo e os parâmetros de avaliação é que alteraram muito, felizmente !
    :))))

    Acho que compreenderam o meu ponto de vista ! eheheh

    Beijinho
    .

    ResponderEliminar
  21. Eu acho que não deveríamos falar tão mal dos jovens pois quem lhes deu e dá os exemplos somos nós os mais "antigos"...
    Há jovens muito mal educados e outros que o não são, e eu penso:pode ser que os mal educados apenas repitam o que sempre viram fazer aos mais velhos com quem convivem....
    xx

    ResponderEliminar
  22. papoila
    Sugiro uma releitura dos meus comentarios!
    Na verdade e na generalidade, o que está em causa são os "padrões de avaliação" do que é a "educação da juventude" ao longo das décadas e dos séculos e não "a educação", que é pior !
    O próprio texto das citações iniciais também para aí aponta !
    Não se pode comparar o incomparável, atendendo a esses "padrões tão limitativos". Veja-se, por ex. o tratamento : "sr. meu pai" vs. "tu", ou as "distâncias" impostas, entre tantos outros ! :))
    O meu próprio título do post é apenas irónico !

    Bj. e boa semana !
    .

    ResponderEliminar