21/10/2011

ORGANISMOS PÚBLICOS

.
Reeditado

.
Acrescentado o gráfico da Dívida Pública em função do PIB, dos últimos 160 anos.
... E comentários aos comentários.

.
Onde andavam os críticos do actual governo e das medidas que estão a ser tomadas, enquanto o governo anterior se "divertia" a criar estes organismos (vídeo) ? ...
Nunca ouvi críticas quando da criação deste "POLVO" e de todos os projectos megalómanos que se implementaram ou tentavam implementar. Pelo contrário, só ouvia incentivos, estando já à vista de todos a crise que nos rondava e da qual não faltaram avisos ao governo de então, que teimava em dar o salto por cima e garantia que a crise era para os outros, estando Portugal numa situação privilegiada na Europa.

Será que alguém pode dizer que não se lembra ?
Porque não são julgados os políticos que tão mal nos fizeram ?
Porque não se esclarece a proveniência dos 383 milhões de "uma família", em paraísos fiscais ?
Há "desaparecimentos estratégicos" que dão muito jeito !

"Quem vier atrás que feche a porta" !




Os portugueses têm uma ideia errada do que é o Estado e da proveniência dos dinheiros públicos !
Será que pensam que o Estado é uma "máquina" que produz dinheiro para tudo, alimentada apenas de intenções ?
Não !!! ...
O Estado e todos estes dinheiros que "esbanjou" somos nós e os dinheiros,... os dos nossos impostos !
É evidente que há outras "entradas" de dinheiro : o das Exportações e o do Turismo (de estrangeiros), mas esse está a ser consumido pelas Importações (entra por um lado e sai pelo outro)!

Há que ter noção que tudo que o Estado gasta é dinheiro dos nossos bolsos e que se gasta mais do que tem, terá que vir buscá-lo a nós próprios, através de novos impostos! Não cai do céu nem há mecenas para os gastos públicos !
Quando o Estado pensa construir uma estrada, um hospital, criar um novo organismo público, pagar ordenados e regalias chorudas, aumentar ordenados públicos ou pensões, dar subsídios, manter o nº de políticos nos orgãos do Estado, etc., etc., esse dinheiro saiu ou irá sair dos nossos bolsos !
Será tão difícil entender isto ?...
Então quais são as alternativas ? ...

Claro que a única solução seria criar emprego e aumentar drasticamente as nossas exportações, para que dinheiro de lá de fora entrasse em Portugal. Mas como incentivar esse meio, ou torná-lo competitivo, nas actuais condições laborais e sindicais, num país onde ser rico ou onde ser patrão, ou onde criar emprego é "crime" e "especulação" ?
Se eu fosse rico e com possibilidades de criar emprego, por isso mesmo não investiria em Portugal e o mesmo pensam os estrangeiros que o poderiam fazer.
Não faltam por esse mundo fora países onde o investidor (o patrão) é considerado e respeitado, precisamente porque é ele que pode criar emprego e tornar o país rico !

............................................................

Gráfico da Dívida Pública em função do PIB, dos últimos 160 anos (da Net).



(apenas apresentados os PM's que tiveram relevância em tempo de governação)

.

21 comentários :

  1. O post é claro e lúcido e eu estou de acordo.
    Porém acho que os ricos e os patrões se safam muito bem em Portugal.

    E quando ouço Américo Amorim, o homem mais rico do país, dizer que não se considera rico , mas sim um trabalhador - além de pagar menos impostos do que Belmiro de Azevedo e o dono da Jerónimo Martins...pelo muita desculpa, mas esta criatura não me merece respeito algum.

    Mas como não sou maniqueísta, sei muito bem que há patrõs honestos e responsaveis e trabalhadores que seria bem melhor estarem em casa quietos.

    Boa noite, caro Rui

    ResponderEliminar
  2. Estou revoltada.
    Sinto-me triste, traída, preocupada.
    Ontem, vinha a subir a av. da Boavista e estava um velhinha, daquelas que fazem lembrar as da aldeia, como a minha avó, a pedir no semáforo.
    Não consegui conter as lágrimas!
    O nosso país está uma vergonha pegada. Os políticos fingiram o que os inteligentes e iluminados há muito sabiam: gastava-se para além do que se podia gastar.
    Custa ter que pagar a fatura. É dura. É pesada, mas teremos que o fazer. Era bom que fosse por todos, por fasquias.
    A situação de ontem mexeu muito comigo.:(

    ResponderEliminar
  3. P.S: deixa-me que te diga que ao ler o teu título li "orgasmos públicos".lol

    ResponderEliminar
  4. Eu também nunca investiria neste país, se fosse rico. :(

    ResponderEliminar
  5. Apesar de concordar que o Sócrates implementou alguns projetos megalómanos, não o vejo como único culpado. Aliás, segundo um gráfico que circula por aí, as maiores obras e endividamento foram no tempo do Cavaco.

    Agora nesta terra há a mania de passar do 8 para o 80 e vice-versa! Por muito que se queira pagar as dívidas, tal não pode ser feito condenando a população à fome e à miséria completa, para já não falar da verdadeira escravatura que este governo está a tentar implementar. De que serve pagarmos as dívidas, se abdicamos da soberania e independência e passamos a ser meros escravos na engrenagem e muitos não sobreviverão? Se os jovens licenciados forem todos trabalhar para o estrangeiro, porque não estão para ser escravos toda a vida? Se os reformados mal vão ter dinheiro para se sustentar após uma vida inteira de trabalho, muito menos para terem uma velhice condigna em que pudessem ir ao médico e comprar os seus medicamentos, quando necessário? E tudo isto para pagar uns juros exorbitantes a agiotas? E já agora porque não renegoceiam a dívida? Não é possível? Mas nem sequer tentaram!!! Até pessoas insuspeitas como o Belmiro dizem que assim nunca vamos conseguir pagar, porque a recessão vai acabar com o que resta da nossa economia.

    Não sou nem nunca fui comunista ou sequer revolucionária! Mas sou patriota, com muita honra! E custa-me ver o meu país nas mãos destes badamecos que nunca trabalharam na vida, que parecem andar a fazer experiências económicas com os nossos impostos exorbitantes, sem darem as contrapartidas de saúde, ensino, justiça, etc, como era seu dever. Estou mais que revoltada! E não votei nestes gajos (nem no Sócrates)! Mas quer dizer chamavam Pinóquio ao outro, este não tem feito outra coisa senão mentir: na campanha disse uma coisa, agora pôs outro plano em ação! E é sem dúvida o pior plano das últimas 4 décadas! :(((

    ResponderEliminar
  6. Parece que a situação está a ir de mal a pior, como se costuma dizer.
    Nem sei que dizer.

    ResponderEliminar
  7. Concordo com o que dizes, e mais uma vez, assino por baixo.

    Todos os governos tiveram culpas, uns mais outros menos, mas nenhum foi tão longe nas atrocidades ao nosso país como este último durante 6,5 anos, mas era um governo de esquerda e quando a esquerda está no poder o povo e os críticos desculpam (calam-se)tudo ou quase tudo, não levantam muitas ondas...enquanto se achar que esquerda é sinónimo de democracia e direita de ditadura, vai ser sempre assim...basta ler a história pós 25 de Abril...e aqui culpo os que tiveram no poder e até aqueles que nunca lá chegaram...o mal não está só nos maus, mas também naqueles que permitem as maldades...a verdade é que vivem todos bem, têm grandes mordomias e ninguém quer abdicar delas...bem lá no fundo estão-se nas tintas pró povo e ainda bem que há pobrezinhos, doutra maneira falavam pró boneco...

    Já agora junta aí aos 383 milhões a casinha de 1 milhão que um sr. que leva a vida a "proteger" os mais desprotegidos, está a construir na santa terrinha...o sr. é outro, mas vai dar ao mesmo.

    Enfim...é melhor parar por aqui, eu não percebo nada disto!

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  8. Em primeiro quero dizer que me ri com essa da Nina ter lido orgasmos públicos!
    Fez-me lembrar uma gralha, que se bem me lembro, foi do Jornal "O Século" no tempo da outra senhora. Na primeira página desse jornal saiu este título: As Conas do Estado!
    Penso que o Rui se deve lembrar ou ter conhecimento desta gralha que levou à recolha de todos os jornais em todos os postos de venda.
    Bem, quanto ao post tenho que dar os parabéns ao Rui pelo excelente texto, que deve ser lido com atenção, pois parece que muito boa gente ainda não entendeu que não existe árvore nenhuma das patacas.
    Quanto à pergunta: Onde andavam os políticos?
    Andavam muito atarefados a construir uma Democracia à Portuguesa.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Andava tudo muito distraído, Rui.
    Há muitos anos.
    Bfds

    ResponderEliminar
  10. Olá São.
    As declarações de Américo Amorim foram muito infelizes e inadmissíveis, mas não podemos generalizar . Temos que ter presente que apenas os empresários, seja qual for o nível, podem gerar emprego e isso tem que ser respeitado, tendo em vista a redução do desemprego. Não poderemos contar com o emprego em empresas, ou organismos públicos que, como se sabe, estão é a reduzi-lo na proporção de uma entrada para 3 saídas. É preciso criar condições para que o “patrão privado” se sinta incentivado a empregar pessoas e não a recear essa criação de emprego. Eles são fundamentais na recuperação.
    Nós temos é que acabar com os pobres ! Acabar com os ricos não resolve nada !
    .

    ResponderEliminar
  11. Nina
    Custa muito ver tanta miséria e vê-la sempre a aumentar, mas podes crer que o mal já foi feito com o elevadíssimo endividamento a que Portugal foi conduzido. Agora é preciso pagar aos credores, sem o qual as “torneiras” de mais empréstimos fecham.
    Eu não gostaria de imaginar chegar ao fim do mês e não haver dinheiro para me pagarem a pensão ou o teu ordenado, … e isso pode acontecer se não tivermos “juízo” !
    Não tenho nada contra o retirarem-me cerca de quase 30% em 2012 em relação ao que recebi em 2010. Só “raiva” de quem levou isto a esta situação e cuja família tem 383 milhões em paraísos fiscais! Tenho pena é de quem não tem que pagar nada, ou muito pouco !
    A dos “orgasmos” tem piada mas lembrei-me logo “daquela situação” já colocada pelo Teófilo, em título a letras grandes na 1ª pág. dum dos principais jornais ! :)))
    .

    ResponderEliminar
  12. L.O.L.
    Então não é ?... Porquê investir aqui e ser “condenado” e “mal visto” por isso ?
    Como é que este país pode ir para a frente, tratando assim os criadores de emprego e de riqueza para um país em que criar emprego ou ter dinheiro é “crime” ?
    .

    ResponderEliminar
  13. Teté
    Procurei esse gráfico, Teté, publiquei-o aqui e não verifico isso !
    … e embora o crescimento da Dívida Pública já viesse a crescer, o grande erro de Sócrates foi continuar a aumentá-la (e muitíssimo) depois de 2007, quando já em todo o mundo se via a crise a instalar-se . No tempo dos outros tudo eram rosas e no tempo do Cavaco, a dívida foi travada como se pode ver no gráfico.
    Sócrates foi teimoso, megalómano, fez ouvidos moucos e mentiroso até ao limite !
    Passos Coelho, nunca disse que as coisas iam ser fáceis, alertou bem para a situação em que Portugal se encontrava e comprometeu-se a cumprir o que Sócrates tinha assinado com a Troika !
    … e note-se que os sacrifícios que estão a ser pedidos são realmente equitativos à situação de cada um, embora se esteja a fazer de conta que não se vê isso.
    Acontece é que cada um está a olhar apenas para si próprio.
    Já o disse acima, mas há que ter em conta que os serviços públicos são pagos pelos contribuintes e por mais ninguém. Se esgotaram o dinheiro, como resolver a situação ? … O Estado sou eu, a Teté e todos os contribuintes ! Se queremos mais e melhor só depende dos nossos impostos !
    .

    ResponderEliminar
  14. Catarina
    Compreendo a tua situação como emigrada no Canadá. Torna-se difícil compreenderes claramente a nossa situação, mas tenho a certeza que encontras muitíssimas diferenças nas políticas e principalmente nas mentalidades das gentes do Canadá e de Portugal !
    .

    ResponderEliminar
  15. Rui, tenho que te confessar e declarar aqui, e já, que ao abrir o teu blog li:
    orgasmos públicos!
    Ora bem, fiquei logo interessadíssimo (eheheh) e "atirei-me" à leitura do texto em apreço!(*)
    Está visto que após umas quatro ou cinco linhas comecei a entender que o orgasmo era outro e não o que eu pensei inicialmente.
    Sim, porque não restam dúvidas de que andam uns quantos a flixarem-nos e ao fazê-lo certamente que têm orgasmos; podem não ser orgânicos, mas serão orgasmos com toda a certeza.
    E é confrangedor (para mim, mas acho que não só), assistir a comícios onde as pessoas aplaudem continuadamente aqueles que delas se vão servindo para manterem o poleiro.

    Como já alguém afirmou: É o que temos!

    1 abraço!

    (*)nunca tinha escrito tal palavra mas pareceu-me bem!!!

    ResponderEliminar
  16. Maria
    Ainda bem que há quem compreenda o meu ponto de vista ! :))
    Dizes bem. Foram 6.5 anos, mas numa altura em que já era mais que evidente a crise em que estávamos a entrar e para a qual houve muitíssimos avisos !
    Se fosse nos anos 90, não seria tão grave. Houve uma 1ª fase entre 1998 e 2007 e uma 2ª depois de 2007 ! Até eu vi ! Como é que um PM não via ?
    Dizes outra coisa acertada. Neste país há uma noção errada do conceito “Democracia”. Para uns é liberdade de escolha pelas maiorias ; para outros é cor partidária. É Democrata quem é de esquerda e fascista quem é de direita, mesmo que estes estejam em maioria !
    Obrigado pela compreensão, Maria ! :)
    .

    ResponderEliminar
  17. Teófilo Silva
    Lembro-me perfeitamente desse dia. Os jornais foram todos recolhidos e repostos, mas houve muita gente que ainda comprou a tempo. :))
    É isso, Teófilo. Ainda há muita gente que não entende o funcionamento das finanças do Estado, pensa que o Estado tem que fazer tudo e pagar tudo, mas não se lembram que isso é pago apenas por nós contribuintes , quer na construção, quer na manutenção. O governo existe apenas para gerir esse orçamento. Aplicar da melhor maneira os dinheiros que lhe pomos à disposição para garantir, a saúde, a educação, a segurança, a justiça, etc., etc..
    Já fui sindicalizado e deixei de o ser quando vi o Relatório de Contas anual e concluí que todo o dinheiro era gasto nos ordenados aos dirigentes sindicais e aos funcionários, despesas de representação e deslocações, aluguer das instalações, despesas administrativas e que sobrava uns 2 ou 3% para real defesa dos interesses dos trabalhadores.
    Um bom sindicado, paga inclusivé as perdas de vencimento em greves gerais ou sectoriais.
    Abraço !
    .

    ResponderEliminar
  18. Pedro Coimbra
    Andávamos todos muito distraídos ! :(( … e cantei eu a Grândola, e a Gaivota voava, voava e tantas outras, depois de andar tantos anos a “conspirar” baixinho nos cafés, com os colegas da Universidade.
    O curioso é que se exigia uma Democracia e hoje, que a temos, já muitos acham que o sistema Democrático não serve e preferem outro representada por 10 ou 15% dos portugueses !
    Bfds
    .

    ResponderEliminar
  19. Não imaginas como ando cansada de tanta confusão, sujeira, corrupção...:-((

    Abraço

    ResponderEliminar
  20. Kok
    rsrsrs Ainda bem ! … para humorizar um pouco o tema e para “provocar” mais audiência ! :))
    Pelos vistos, pela rapidez, foi mais uma ejaculação precoce ! :)) …
    Dois orgasmos num post só, já não é mau ! À Nina aconteceu o mesmo !
    … e logo Públicos ! :)))))
    Agora que o dizes é uma grande verdade que o que se vê naquelas caras “triunfantes a rirem do Zé Pagode e cheias de gozo, a falar nos comícios e a serem idolatrados, são autênticos orgasmos ! Eles deliram de gozo com a idolatria !
    Abraço ! :)))
    .

    ResponderEliminar
  21. Rosa dos Ventos
    Claro que imagino, Rosa ! Desilusões atrás de desilusões quando tanto se esperava desta Democracia que tanto ansiávamos e aplaudimos !
    Se nos foi “oferecida” temos que a preservar e saber viver nela ! Sempre é o menos mau de todos os sistemas políticos, embora nos destrua os fígados !
    A Democracia não tem alternativa ! … mas temos que concordar que custa muito viver nela e 37 anos parece ainda não ser o suficiente para a compreender e aceitar como tal !
    Bj

    ResponderEliminar