15/04/2012

MOTIVAÇÕES E INSPIRAÇÕES

.
POSITIVISMO E NEGATIVISMO


Para tentar fugir um pouco ao "alinhamento desagradável" destes últimos tempos e enquanto não surgem ideias para lhes "azucrinar as cacholas" e obrigá-los a googlar, deixo-lhes este outro tema para meditarem.


Ganharemos alguma coisa em ver sempre as coisas “cinzentas” e habitualmente, avaliar apenas o lado negativo ? … ou seria muito mais “saudável” olhar o mundo com positivismo e tentar ver nos outros e nas “coisas”, os factores positivos, inspiradores e motivadores ?


Atentem bem nisto, façam por mudar a atitude e verão como a vida se torna mais agradável !

A verdade é que as pessoas estão tão viradas para o seu umbigo e para os seus problemas, que esquecem que há mais mundo para além do círculo onde se movem.

A vida até é bela e fácil, mas nós complicamos. Exigimos demasiado dela e dos “outros” e pouco de nós próprios !
Quanto ganharíamos se a olhássemos com olhos mais tolerantes, com mais positivismo e esforço de compreensão !

Ganhamos muito pouco com as “queixinhas” e lamentos por tudo e por nada e com negativismo !

O mundo está cheio de coisas boas que nos "inspiram e motivam" e é isso que eu tenho tentado transmitir aos meus netos já que os meus filhos não o necessitam, porque estão muitíssimo bem preparados .

O que são os “meus problemas” ? … O que são os "nossos" problemas ?... Tudo é tão relativo ...

Temos que os relativizar e admitir que são ínfimos face aos da maioria do mundo
… e temos que deixar de “ser o centro do universo” e tentar descobrir nos outros e nas coisas o que eles têm de positivo e congratularmo-nos por isso !

Se é difícil, façámo-lo como exercício, para começar.
Verão que o mundo se vira a nosso favor ! :))

Educar para o otimismo e positivismo é bem preciso ! É crucial !

Pensemos antes: o que tenho eu feito (e não os “outros”) para mudar as coisas a meu favor e da comunidade ?!

Podemos não controlar “as coisas” e o seu impacto na nossa vida, mas podemos ganhar controlo sobre os nossos estados emocionais não fazendo da situação, melhor nem pior do que ela é especificamente para nós.
Lidar com estes impactos é mais importante, do que apenas experienciar estados emocionais negativos "por causa" deles, pensamos nós.

Trata-se de gerir oportunidades de mudança pessoal e social.
Que cada um assuma a responsabilidade de se mudar a si próprio parece-me um excelente ponto de partida!

Vivemos numa fase em que o pessimismo e o negativismo estão a prejudicar e a afetar muito seriamente as pessoas e a sociedade e é urgente mudar de rumo !

.

50 comentários :

  1. Amigo,

    Se queres alguém auto-motivada aqui me tens.
    Não gosto de sofrer por antecipação.
    Nem sequer me lembro com antecedência que grandes males podem vir por aí.
    Quando alguém se queixa digo logo que isso não é nada e que tudo vai melhorar, é só ver a coisa por um prisma mais positivo.
    Assim sendo... não passa nada. Estamos no melhor dos mundos é só vermos o lado bom da vida que tudo nos corre muito melhor.

    Se esta filosofia de vida tem algum nome não sei nem quero saber. Basta-me não entrar pelo cano e conseguir passar aos outros esta alegria de viver.

    Um grande abraço amigão

    ResponderEliminar
  2. Há pessoas que são, por natureza, otimistas, que estão ou parecem estar sempre bem dispostas; há outras que estão no meio termo e outras que veem tudo cinzento. Para estas últimas é um esforço danado mudar de atitude e que coisa mais deprimente conviver com pessoas “cinzentas”. Acredito que o ser otimista é meio caminho andado mas ... por vezes, as pessoas desmoralizam e necessitam de estar rodeadas de pessoas cujo lema é o positivismo. O positivismo pode ser contagioso e é necessário criarmos um ambiente que nos proporcione bem estar não só para nós como também para quem convive connosco.
    Isto para um domingo à tarde que está mesmo “cinzento” já é boa vontade!
    Abraço, Rui. Porta-te bem.

    ResponderEliminar
  3. Pensar positivamente, pois concordo...o pior é que existem demasiadas pessoas a quem nem é sequer permitida a esperança!

    Um bom resto de domingo

    ResponderEliminar
  4. Olá meu amigo

    Deixei comentário em "cirurgia" quando deveria ser em "atitudes". Mas isso agora não interessa para nada. O que interessa é que estás a melhorar e estou muito feliz por isso.
    Como não sou pessoa muito otimista, a tua motivação e alegria de viver contagia-me.

    Beijinhos para todos e para ti em especial.

    ResponderEliminar
  5. Eu ando numa dessas embora de vez em quando tenha alguma recaída!
    Nem imaginas a volta que eu estou para dar à minha vida! :-))

    Abraço e continuação desse excelente espírito positivo que te vai ajudar na recuperação

    ResponderEliminar
  6. Diz umas boas verdades.Saúde e otimismo.M.A.A.

    ResponderEliminar
  7. Concordo. Porém... também para se ser positivo e conseguir ter esse impulso é preciso que estejam reunidas algumas condições. E, para muita gente no nosso pais, atualmente algumas dessas condições estão a fugir-lhes por entre os dedos. Não é fácil.

    Boa continuação da convalescença e desse espírito otimista.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Eu sou positiva, bem disposta e a minha "arma" é o sorriso...não sei se mudo os outros com esta atitude, mas, modéstia à parte, pelo menos contagio-os em alguns momentos...

    Isto não quer dizer que de vez em quando não tenha uma nuvenzinha escura por cima de mim, mas até aí consigo ver o lado positivo da coisa...

    Consigo ver o lado bom das coisas e da vida mesmo até quando "ameaças" azucrinar-me a cachola eheheh se por um lado vou andar aqui feita barata tonta à procura da resposta, por outro quer dizer que já estás bem, e isso é o mais importante :)))

    Beijinho e vem devagarinho, não começes já com desafios difíceis, ok? eheheh

    :))

    ResponderEliminar
  9. Rui,
    Quando surgem situações realmente complexas nas nosas vidas, connosco ou com quem nos é próximo é que percebemos a pequenez daquilo que tantas vezes consideramos serem problemas.
    Vamos lá a recuperar com calminha para nos poder moer a cabecinha :)))
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  10. Estimado confrade Rui da Bica!
    O que seria das nossas existências se não tivéssemos a esperança de dias melhores?!...
    Fico incomodado quando me deparo com pessoas que são asseclas da Cassandra...
    Caloroso abraço! Saudações esperançosas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  11. Eu sou sempre positiva Rui, mas tem vezes que acontecem algumas coisas que nos jogam no chão mesmo. Mas o bom de ter uma atitude positiva com a vida é saber que a gente vai levantar e seguir em frente custe o que custar.
    Bjs meu amigo espero que vc esteja bem melhor

    ResponderEliminar
  12. cantinhodacasa16/4/12 15:35

    Olááááááá!
    Adorei o que escreveste e, não sendo negativa, para dar o exemplo a muitas pessoas que conheço que vêem apenas o seu lado, negativo, vou copiar este e-mail e enviá-lo para os meus contactos.
    Parabéns.
    Mostras que és corajoso e lutas pela felicidade.
    Saúde para ti, meu amigo.
    Beijinho
    Maria

    ResponderEliminar
  13. Sempre com o pensamento positivo. Assim é pelo menos que encaro a vida e que cada um tenha uma atitude positiva perante os factos e as contrariedades. De que vale o contrário. Há que pegar o touro pelos cornos.

    Amigo Rui, tudo de bom e de forma muito positiva. Abraço

    ResponderEliminar
  14. Todos
    (aditamento ao post)

    Pretendo ser mais genérico do que abordar as coisas apenas sob um ponto de vista político ou de saúde.

    Tenho um filho que utiliza muito a "metáfora do beija-flor" que perante um incêndio na floresta, vai ao lago encher o bico de água para despejar essas gotas que transporta no bico até às chamas da floresta. Ele está a cumprir a sua função na sociedade, assim como eu pretendo fazê-lo com este post.

    Já repararam nas respostas que a maioria dá quando se pergunta : então como estás ?...
    As respostas são invariavelmente, aaahh :(,… assim assim,… mais ou menos,… vai-se andando,… do mal o menos,… é a vida,… etc., mas sempre deste cariz.
    Não será que “os outros” gostariam muito mais de ouvir um simples e directo : Muito bem ! :)), …Estou ótimo! :)) ,… Fantástico ! :)) … e sempre um sorriso no rosto em vez de um “nariz torcido” ? …
    O que é que os primeiros ganham com isso ?...

    Conhecem alguém que seja feliz com o seu negativismo e pessimismo ? … Será que se sentirão mais felizes por isso ?...
    … e inversamente ?... Não contribuirá muito mais para a nossa felicidade ver as coisas com positivismo, otimismo e um sorriso? … Não será verdade que nos sentimos “outros” e para melhor ? :)))

    “Nós” teimamos em nos deixar levar por estados emocionais que excedem o que realmente eles representam para nós próprios, com o fim de alinharmos com o que é corrente numa sociedade maledicente e amorfa que gosta de alimentar o seu EGO nesse “alinhamento”, para ser “apreciada” pelos “outros”.

    Temos que nos mudar a nós próprios, para que, como o beija-flor, um a um, possamos contribuir para mudar a sociedade e passarmos a ser um povo mais alegre e feliz !
    .

    ResponderEliminar
  15. Sem dúvida, um ótimo conselho, amigão.
    Na escola sou conhecida pela minha simpatia. Dizem que trago sempre um sorriso nos lábios. Talvez seja verdade, mas acredita que nem sempre esse sorriso é verdadeiro. Muitas vezes, por detrás dele está agonia...que ninguém, mais do que a minha família e amigos (e às vezes nem estes) tem que presenciar.
    Como é que fica o meu dia, mesmo que esteja a fingir? Quase sempre fica melhor, é certo, porque um sorriso traz outro...mas a tanto custo!:)
    Tudo é bem mais fácil quando não deixamos endurecer o nosso coração e isso eu não deixo. Não deixo, mesmo! Julgo que isso é que é importante.:)
    beijinhos mil aos 2
    Nina

    ResponderEliminar
  16. Concordo contigo, há que ter um espírito mais positivo e otimista. Mas, quer dizer, também é um facto que não podemos estar sempre de cara alegre, quando a vida é mais traiçoeira, não é? Aí corremos o risco de ninguém nos tomar a sério ou só como patetas alegres... :)))

    Bom mas gosto que estejas a recuperar bem e, não sei porquê, fiquei com a sensação que já andas por aí a matutar em enigmas para nos dar cabo da cachola! Mas calmex, vamos devagarinho, OK? Tanto para estares bem restabelecido no teu regresso, como porque nós andamos um pouco destreinados... :D

    Beijocas e continuação das melhoras!

    ResponderEliminar
  17. Olhar o próprio umbigo não é o meu género; todavia, porque não sou um ser de excepção, talvez já o tenha feito. Afinal há sempre um momento em que o "nosso" problema é o maior de quantos problemas acontecem no mundo.
    Mas quanto a boa disposição, é o meu estado natural.
    Nalgumas ocasiões terei exagerado; é mais um modo de defesa do que de inconsciência.
    A vida não é fácil e em diversas ocasiões ainda se torna mais difícil. Há pessoas que recuperam rapidamente de uma contrariedade; outras há que nem se recuperam.
    E não tem a ver somente com questões económicas.
    Porque "rir é bem melhor" quero continuar assim. Veremos se sou capaz disso!

    Akele abraço, pah!

    §-então e sobre a fisioterapia? como é? conta lá! A fisioterapeuta esmera-se nos movimentos? Hum?? ;))

    ResponderEliminar
  18. Oops!
    Meu amigo, em que fuso horário vives?
    Terminei o comentário anterior às 17:15 e aparece registado às 09:14 AM

    Agudizam-se as minhas dúvidas sobre o local onde estou; será que estou aqui ou estarei fora daqui?
    Tenho mesmo que me tratar...

    ResponderEliminar
  19. Como se não bastasse agora até o sacana do teclado está contra mim!
    Quis dizer 09:15 AM, e não o que ali se lê!

    ResponderEliminar
  20. Todos
    Sinto que comentar os comentários individualmente ia ser redundante e iria limitar-me a repetir os argumentos usados quer no texto do post quer no comentário de aditamento.
    Os vossos comentários foram extraordinariamente enriquecedores, nem sempre totalmente concordantes, mas fico com a impressão que a “mensagem”, no geral, “passou”. :))
    Mais uma vez, acho que o importante é tomarmos consciência que somos um povo triste, pessimista e negativista mas pacífico, que se deixa arrastar facilmente para estados emocionais que nada contribuem para o bem comum nem para a nossa felicidade.
    Ora é exactamente isso que temos que mudar em cada um de nós, para contribuirmos para uma sociedade mais feliz.
    Como se disse e muito bem, o sorriso, a alegria, o optimismo e o positivismo são contagiantes e altamente benéficos para uma sociedade e consequentemente para cada um de nós.
    .

    ResponderEliminar
  21. Tite
    Deixas transparecer facilmente esse estado, minha querida amiga e tenho a certeza que és mais feliz por isso. :)
    Acho que estás no caminho certo.
    .

    ResponderEliminar
  22. Catarina
    Há um estudo sociológico feito numa universidade americana que comprova que as pessoas positivistas e optimistas são muito mais felizes que as outras. Acredito profundamente.
    Como referes e muito bem, felizmente que isso é “contagioso”.
    Precisamos dessas pessoas à nossa volta.
    .

    ResponderEliminar
  23. São
    É uma verdade, mas muito relativo, São.
    Não creio que seja esse o facto motivador do estado generalizado de pessimismo e negativismo dos portugueses.
    .

    ResponderEliminar
  24. Sonhadora
    Lá está, Sonhadora ! A motivação a partir do factor “contágio” da alegria de viver, do optimismo e do positivismo ! :))
    Gota a gota, chegaríamos lá ! :)
    .

    ResponderEliminar
  25. Rosa dos Ventos
    Tens que vencer as recaídas ! :) Há teorias que comprovam que, genericamente, as mudanças são benéficas. Claro que não sei de quais se tratam ! :))… e podes crer : com outro estado de espírito estaria ainda a meio caminho do actual ! :))
    .

    ResponderEliminar
  26. M.A.A.
    Às vezes, torna-se “arriscado” ser franco e dizer-se o que se pensa. :))
    .

    ResponderEliminar
  27. Graça Sampaio
    Desculpa, Graça. Acho que as “condições” são as mesmas em qualquer parte do mundo e independentes das situações políticas. É uma característica dos povos e nós estamos muito cá para baixo !
    .

    ResponderEliminar
  28. maria
    Nota-se, maria ! :)) … e será por isso que é tão agradável ler-te ? :)) Estamos a "ver" o teu sorriso contagiante !
    .

    ResponderEliminar
  29. Pedro Coimbra
    Na “mouche”, caro Pedro ! :) Quem passa por certas situações “aprende” a valorizar o que é realmente importante na vida e a relativizar o restante.
    .

    ResponderEliminar
  30. Prof. João Paulo Oliveira
    Verdade, Prof. ! O que seria de nós sem esperança ?!...
    Associada a motivação, optimismo e positivismo é o “pocker” de ases ! :))
    .

    ResponderEliminar
  31. Fátima
    É a solução, Fá ! :)) Após uma queda (e todos caem) resta-nos levantar com um sorriso e enfrentar o futuro com determinação ainda maior ! A vida não pode ser desperdiçada ! :))
    .

    ResponderEliminar
  32. Cantinhodacasa
    Estás à vontade para fazer o que quiseres do que escrevo, Maria ! :)) … e podes crer que o que deduzes é rigorosamente o que sinto ! Obrigado.
    .

    ResponderEliminar
  33. paulofski
    É a melhor filosofia de vida, Paulofski !
    As contrariedades sempre nos atingiram a todos. Há que contorná-las com determinação ! :)
    .

    ResponderEliminar
  34. Nina
    É como dizes. O sorriso é contagiante e muitas vezes atrás de um “mais forçado” surgem outro e outros mais naturais e quantas vezes as coisas se modificam totalmente para melhor ?!
    Se tiveres dificuldade, teima, teima, teima ! Procura ser optimista e positiva, sempre ! :))
    .

    ResponderEliminar
  35. Teté
    Genericamente somos assim e é isso que sugiro se combata ! Temos que mudar este estado de espírito português, tão característico e que nada nos ajuda ! Eu estou a ver as coisas para além das “traições da vida”, mais no sentido genérico característico do macambúzio povo português !

    Enigmas ainda não serão para já ! :)
    .

    ResponderEliminar
  36. Kok
    Estás a ser “verdadeiro” e realista ! O certo, é que isso é absolutamente natural. Ninguém pode manter o mesmo estado de espírito as 24 horas do dia, ou todos os dias ! :)
    A fisioterapia foi-me ensinada ainda no internamento e faço-a em casa eu próprio ! :)) Sabes que seria perigoso para o coração se feita com esmero por uma fisioterapeuta ! eheheh
    Será que afinal a operação correu mal e estou numa outra galáxia ? eheheh
    Isto está a acontecer desde que a maria se queixou que os meus comentários não lhe chegavam ao computador. Não sei o que fiz por aqui, mas resultou nisto ! :)))
    .

    ResponderEliminar
  37. Meu caro, meu caríssimo amigo, agora é que fiquei MESMO preocupado!
    Claro que a operaçõn foi melindrosa, que nunca há uma garantia a 100% de que tudo corra bem quando são mexidos os penduricalhos interiores, etc., etc.!
    Porém essa cena de seres tu a processares a tua própria fisioterapia...
    Claro que a ciência evolui, etc., etc.
    Mas mesmo assim...

    Acredito que vais ficar igual como dantes (confio na objectiva apreciaçõn do teu neto) ou mesmo melhor pois mal seria se com tanto mexer não houvesse uma melhoria!
    1 grande abraço, pah!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo bem e sob controle. Claro que é para ficar melhor ! :))
      É um erro pensar-se que ficar acamado seria a melhor solução.
      1-Treinar o coração com esforços diários, gradual, lenta e progressivamente mais exigentes, no tapete rolante e medição e registo em mapa, das tensões e pulsações antes e após;
      2-Treino para aumento da capacidade pulmonar e brônquica com exercícios respiratórios;
      3-Treino com exercícios físicos “leves” para uma manutenção física geral e consolidação das “facadas” (neste momento ainda a parte mais atrasada).
      4-Evidentemente, algum descanso !
      5-Avaliação a ser feita pelo cirurgião no próximo dia 27.

      Grande abraço ! :)))
      .

      Eliminar
  38. OK, chefe!:))

    E tu, procura descansar muito!
    bji aos 2

    ResponderEliminar
  39. :)))
    OK ! ... mas isso é apenas uma parte ! :))

    Obrigado. Beijinho ! :))
    .

    ResponderEliminar
  40. Nos últimos tempos tenho estado atento a este “fenómeno” do positivo versus negativo.
    Antes de lerem o resto considerem este desafio.
    Imaginem que têm um projeto para o qual necessitam de 2 pessoas.
    Têm a possibilidade de entrevistar 4 sendo que, uma delas tem como característica principal estar predominantemente com pensamentos positivos, outra tem pensamentos negativos, outra ainda com pensamentos otimistas e, por último, a outra com pensamentos pessimistas.
    Pergunto, se pudessem escolher apenas duas, atenção, apenas duas, que duas das 4 escolheriam ?
    .
    .
    Talvez a maioria de vós tenhas escolhido o Positivo e o Otimista…
    .
    .
    Atentem no seguinte, quem está predominantemente positivo vê essencialmente o que está bem no presente. Quem está negativo vê o que está mal no presente.
    Qual dos 2 terá mais vontade de fazer alterações? O que está bem ou o que está mal?
    Pois bem, partamos do princípio que a pessoa que nos poderá ajudar mais a evoluir será a que está atenta às coisas menos boas e que podem ser alteradas. A outra, a positiva, não terá motivação, motivo para a ação, para sair de onde está pois está bem agora.

    Agora atentemos no pessimista, este tem uma visão negativa do futuro, ou seja, se parte do presente negativo terá este tipo de pensamento: hoje está mal e amanhã estará pior logo não vale a pena fazer nada! Se parte do presente positivo poderá pensar assim: hoje está tudo bem mas amanhã será pior logo deixa-me ficar aqui que estou bem.
    Quanto ao otimista, este tem uma visão do futuro positiva ou seja acha que as situações no futuro serão boas. Se o ponto de partida deste for o presente positivo, ele poderá não tirar vantagem do seu otimismo pois no presente já está bem e nada faz para o alterar mesmo sabendo que no futuro o panorama até pode ser interessante.
    Caso o otimista no futuro parta de um presente negativo terá uma excelente oportunidade (e vontade)de agir pois não gosta do seu presente, sabe que há coisas para melhorar, coisas que não estão bem e sabe que o futuro pode ser melhor.
    Se aceitarmos esta “lógica”, então, será bastante interessante escolhermos o NEGATIVO e o OTIMISTA.

    Um, vê o que está mal e o outro, olha em frente e foca-se nas soluções.
    Sugiro a todos vós que tenham atenção quando avaliarem o positivismo e o negativismo pois, sem uma perspetiva de futuro, estas “classificações” pouco valor terão !
    Pois bem, ser negativo pode mesmo ser bastante interessante se juntarmos comportamentos otimistas a essa capacidade de olhar o presente e estar atento ao que está menos bem e pode melhorar.
    Acredito ainda que muitos dos que se dizem positivos querem dizer que têm comportamentos otimistas.
    :)

    ResponderEliminar
  41. Agora é que eu entendo porque o meu casamento deu certo ou se aguenta.
    Um é positivo/optimista (vê sempre uma volta a dar a tudo o que é menos bom) o outro é negativo/pessimista (prepara-se sempre para o pior com bastante antecedência.

    Tal como na electricidade e na vida o postivo/negativo ou o bem/mal é que chispam e fazem avançar o mundo.

    Boa Paulo!

    ResponderEliminar
  42. Tite,
    "(vê sempre uma volta a dar a tudo o que é menos bom)", esta é a caracteristica de um Negativo/ Otimista (se fosse Positivo não via o menos bom)! Vê o menos bom no presente o foca-se num futuro com soluções.
    Quanto ao Pessimista.... pois... estará seguramente bem acompanhado pelo Otimista!
    :)

    ResponderEliminar
  43. Paulo Lontro
    Lembro-me perfeitamente de termos tido uma conversa sobre este assunto ! :)
    Nada como a opinião e esclarecimento de um profissional para clarificar as coisas ! :))
    Recomendo que todos o leiam com atenção.

    Há de facto a tendência para se associar o negativo ao pessimista e o positivo ao optimista o que não é verdade. São conceitos diferentes.
    O negativo e o positivo referem-se ao momento presente enquanto que o pessimista e o optimista se referem ao futuro, como bem explicas.
    Daí que, sob o ponto de vista do empresário, o conceito “Negativo/Optimista” está perfeitamente justificado na tua exposição. Nada como ter alguém que veja o mal presente e seja optimista ! Tem consciência da má situação presente, mas esperança e optimismo que o futuro será risonho e trabalhará nesse sentido . Consciente que as coisas não estão bem, mas a convicção de que podem ser melhoradas !
    Esta é a visão correcta, de facto ! :)

    Eu estava a ver a situação por outro prisma : aquele do indivíduo que vê mal em tudo no presente, que se “queixa” e “lamenta” por tudo e por nada e que se deixa “martirizar” pelo seu negativismo. Sob um ponto de vista apenas “pessoal”, essa pessoa não pode ser tão feliz como aquela que não se deixa afetar de modo relevante pelas coisas menos boas !
    Digamos que vejo dois pontos de vista, para avaliar: o individual e o colectivo.
    .

    ResponderEliminar
  44. Cuidado, mais uma vez estamos a misturar conceitos. O facto de se ver o negativo ou positivo não desencadeia sentimentos próprios. Pode-se ser feliz sendo negativo. Ser positivo ou negativo não tem valor intrínseco, não é bom nem é mau, é apenas uma característica comportamental.
    Vejamos, uma Emoção é algo bioquímico, é um processo inconsciente, já os Sentimentos são um processo de consciencialização das emoções. Resultam de uma filtragem ou interpretação das razões dessa emoção.
    Quando nos sucede algo que não gostamos, a dor pode ser inevitável, agora, o sofrimento é uma escolha!
    Talvez seja um interessante desafio, cada um de nós analisar não o que sente perante um contexto e sim pensar sobre o que sente perante o que sente.
    Às vezes, as pessoas sentem-se como acham que é “apropriado” sentirem-se numa determinada situação. Se há um acidente, uma crise, uma má noticia, então parece apropriado sentir-me mal com isso... Ou será que é possível escolher outro estado emocional, que seja realmente produtivo para mim e para os outros?
    Na verdade não vejo qualquer relação entre o individual e o coletivo e este tema.
    :)

    ResponderEliminar
  45. Bem... como diria o Lucas acho que agora estás a complicar :-)

    Como já sou reformada vejo isso tudo mais pelo lado pessoal e não empresarial. De qualquer forma...

    Obrigada pela aula e
    Beijos

    ResponderEliminar
  46. Paulo Lontro
    Como dizes "o sofrimento (também) é uma escolha".
    Podemos ter a noção do "negativo" senti-lo à nossa maneira
    ("pensar sobre o que se sente perante o que se sente"), sem necessidade de o andar a apregoar aos 4 ventos como a maior das desgraças, quantas vezes empolando pequenos pormenores que são realmente pormenores perante um contexto favorável.

    ... mas como bem diz a Tite, isto já é "demasiada areia" e nada como esclarecer a questão com o meu neto Lucas ! :))
    .

    ResponderEliminar
  47. Tite
    Como disse acima, nada como ouvir a opinião do Lucas ! :))
    ... talvez ele encontre uma explicação mais fácil de entender ! eheheh

    Beijo
    .

    ResponderEliminar
  48. Amigo Rui,

    Quanto mais leio os diálogos do Lucas com o Pai mais acho que a sua ingénua sabedoria deveria ser seguida pelos adultos.
    Nós, infelizmente, só sabemos complicar aquilo que até é fácil aos olhos de uma criança.

    Continuação de boas melhoras e
    Beijos e Abraços

    ResponderEliminar
  49. Tite
    É uma grande verdade, querida Amiga !
    Quem o conhece pessoalmente e fala com ele, é que pode avaliar bem a "verdade" daqueles diálogos !
    Há muita gente que "julga" que há "arranjos" metidos pelo meio, o que não é verdade de modo algum. Ele deixa-nos sem palavras ! :)))

    Obrigado, Tite ! :))
    .

    ResponderEliminar