Uma "quase re-edição" :
Logicamente que, do resultado destas negociações interpartidárias, irá surgir uma solução que não será nunca, de qualquer modo, do agrado de todos, mas o que é certo é que a nossa Democracia está balizada por uma Constituição que, quer queiramos quer não, irá ser respeitada, embora muitos (desconhecendo-a, porque simplesmente a desconhecem), pensem que não.
Tudo tem o seu "timing" e só agora (conhecidos os resultados finais das eleições) a PR irá ouvir os partidos (até 3 dias após) e indigitar um governo.
Temos órgãos democraticamente eleitos, temos outras instâncias oficiais e seja qual for a decisão final, teremos que a aceitar como tendo sido a possível dentro do actual quadro Constitucional !
Não adiantaremos nada, agora, com recriminações ou com pensamentos de intenções ocultas !
Os dados foram lançados e há que aceitar as consequências do NOSSO ACTO !
A nossa função está terminada !
Todos sabemos que "a política é suja" e dos políticos (numa grande maioria) é de esperar tudo, mesmo o "impensável" no acto do voto, em que exercemos o nosso direito e obrigação de o fazer !
Todos sabemos que "a política é suja" e dos políticos (numa grande maioria) é de esperar tudo, mesmo o "impensável" no acto do voto, em que exercemos o nosso direito e obrigação de o fazer !
Certamente que se houvesse hoje novas eleições os resultados seriam completamente diferentes, porque hoje os programas partidários, seriam certamente outros !
Hoje, seja qual for a solução encontrada, ela será péssima e tempos muito difíceis nos esperam !!! ... mas mais uma vez, resultante do NOSSO ACTO !
… e mais uma vez , … atentemos nestes 7 quadros e fiquemos serenos !!!
… e mais uma vez , … atentemos nestes 7 quadros e fiquemos serenos !!!
Anterior :
Grato pela presença e comentários a :
Catarina, Graça Sampaio, M.A.A., papoila, Ricardo Santos,
Portugalredecouvertes, Manu, São, ematejoca, luisa,
Celene, Janita, Fê blue bird, redonda, Pedro Coimbra
A verdade é que, neste rescaldo eleitoral, nota-se em geral, que os nervos e a falta de serenidade vêm à flor da pele !
Uns por euforia infundada, outros por despeito, sentido de derrota, ou de "injustiça", mas todos, todos, têm vontade de expressar as suas opiniões !
Infelizmente, muitos não se ficam pelas suas simples e válidas opiniões e partem para o insulto, ou agressividade para com os políticos, ou apenas mostram o seu extremo nervosismo, quando não concordam com isto ou com aquilo que simplesmente lêem.
Algo vai mal, muito provavelmente com o passado traumático dessas pessoas !? ...
... Atentem nestes 7 "quadros", para TODOS, disse para TODOS, nós , meditarmos !
Pensem bem nisto, que ... TODOS, temos "culpas no cartório" e ninguém está isento de culpas a "lavar as mãos" e assobiar para o lado !
Portugal poderia ser bem diferente, com portugueses diferentes !!!
- Cooperação - Quando chegamos à conclusão (e aceitamos) que é no diálogo , aceitação, cedências e cooperação e não na teimosia, interesses pessoais e ideologias, que as coisas se resolvem, tudo se consegue, o objectivo é conseguido e as dificuldades são ultrapassadas ! J
– Uma grande realidade, que muitos se recusam a aceitar ! … Todos somos diferentes e por isso, todos vemos as coisas de modo diferente, pensando que a nossa visão e entendimento delas é que é a verdadeira, mas poderá não ser ! L
– Quantas vezes se discute à volta de um assunto , em que, afinal, ambos têm razão ?... Na maior parte das vezes é apenas uma questão de pontos de vista diferentes ! Porquê discutir em vez de argumentar e tentar compreender o ponto de vista do outro ? …
- … e é tão simples ! … Seríamos bem mais felizes se aproveitássemos a vida para rir, para amar (tudo e todos) , com menos ódios e azedumes ! … Se enfim, encarássemos a vida tal como ela merece de nós ! ...
– Há sempre aqueles que têm ilusões e vivem a vida nessa “ilusão de ilusões” e por nada no mundo as querem perder , simplesmente por teimosia e amor próprio ! … Aceitar e ceder é muito difícil ! :(
– Muito nos queixamos de tudo e de todos, sem pensarmos que se talvez dessemos todos mais um bocadinho de nós próprios, as coisas poderiam ser bem melhores ?...
Afinal, por mim, não fizeram nada ! … e será que eu fiz a minha parte ? …
– “Serenidade” é a palavra de ordem ! Aprendamos a “saber ouvir” primeiramente, que é a ouvir que se aprende ! … Quem gosta de se ouvir apenas a si próprio, não consegue aprender mais do que aquilo que (mal) sabe !
Fiz a minha obrigação, votei.
ResponderEliminarSei pouco ou nada de politica mas tenho reparado que de 1975 a 2015, os pobres continuam pobres e os ricos riquíssimos, não vejo nenhum partido interessado em mudar esta situação...como não vejo que haja vontade que as guerras acabem, que as drogas desapareçam...é um constante adiamento de concretizar promessas...
E não acho que isto seja um mal português!
bjs
Portugal vai passar por tempos conturbados, Rui.
ResponderEliminarA sociedade está dividida, partida ao meio.
E haverá barulho ruído, seja qual for a solução final.
Para quem está longe dói especialmente ver o País nesta deriva perigosa.
E perceber que as pessoas, o cidadão comum, vão sofrer com isso.
Aquele abraço, bfds
eu até votei no lado que pensei que daria mais estabilidade ao momento atual, vamos ver se a Democracia vence com a cooperação de todos :)
ResponderEliminare temos de ter confiança nas pessoas e instituições que são responsáveis pelos rumos do país, pensando que dão o seu melhor com os recursos que existem...
também a nível individual podemos ter programas de governo:
distribuir amor e amizade à nossa volta,
apoiar os nossos familiares
ensinar aos mais jovens
fazer o nosso melhor no local de trabalho
plantar arvores e flores
ler romances e poesia
assistir a espetáculos para também ajudar os artistas
colocar vasos nas varandas
pintar as nossas paredes devolutas
e haverá muito mais que se possa fazer!
abraços
Angela
papoila
ResponderEliminarPedro Coimbra
Portugalredecouvertes
Obrigado pelo comentário !
Como dizia no título este é um momento em que o que se deve pedir a todos é serenidade !
Tanto já foi dito, tanto haveria ainda a dizer, todos deveremos ter certamente uma opinião formada, mas ninguém poderá saber concretamente o que irá acontecer durante este próximo ano , a não ser prever que o que nos espera não augura nada de bom , de uma maneira ou de outra !
Há DOIS partidos que têm mais que razões para estarem eufóricos com a actual situação !
Tudo poderá acontecer, na verdade ! … Esperemos para ver, porque não poderemos agora fazer mais nada ! Fomos nós mesmos, que nos metemos “nesta embrulhada” !
Deixemos para os políticos e para os órgão institucionais as decisões que certamente tomarão em função da Constituição a que estamos obrigados !
Certamente que, em próximas eleições teremos mais em conta as várias variantes que nos estarão pela frente !
Um Abraço