13/04/2016

OS PERIGOS DA "EXPOSIÇÃO" NAS REDES SOCIAIS

Acabo de receber do nosso Amigo Ricardo este vídeo :




Juntamente, também este  DOCUMENTO   (link),  sobre o mesmo assunto !!!

Peço-lhes a maior atenção para esta leitura (abaixo) :


Relativamente a este nosso Encontro / Almoço de 10 de Abril, no Porto e respectivas fotos  já não haverá muito a fazer, mas que fique presente para todos !

É sabido que a Exposição Pessoal às Redes Sociais não está isenta de perigos de vária ordem e de que muitas vezes nem nos apercebemos ! 


Muito importante - Diz-nos respeito :


Entre nós e no nosso Grupo de inter relações, na "nossa Família  blogueira", há, como sabem, quem use avatares em vez de foto e quem queira manter anonimato, não perante nós próprios, é evidente, mas perante terceiros e se assim o pretendem, lá terão as suas razões, que temos que respeitar religiosamente ! 


Este, é um blog de "pesquisas" e todos sabem que qualquer foto publicada nos blogues vai para as Imagens do Google e que, a partir dessas imagens no Google, clicando na foto, somos encaminhados para a respectiva fonte e respectivas informações sobre a foto, sendo assim muito fácil para qualquer pessoa estranha, passar a saber de quem se trata e seguir-lhe o rasto blogueiro, ou até outros !


Uma informação que a maioria desconhece :


Aconteceu que, com origem em Maio do ano passado, 2 Amigos nossos (que bem conhecem), foram vítimas desta "exposição" e  desses perigos das imagens da net  (e só passado meio ano, sofreram as consequências disso e por isso mesmo não puderam (ambos)  estar presentes neste nosso Encontro, o que muito me penalizou !


A estória é muito complicada para explicar neste âmbito, só que posso informar que, por isso, viram o seu casamento ou relação em perigo e sofreram bastante com isso ! 
...  Uma simples foto, imaginem  !!!

Há pois que usar de todas as cautelas para que tal não se verifique ou não se repita noutros nossos amigos !


Será evidente, que a primeira coisa a evitar é a identificação individualizada !

Antes de se publicarem fotos individualizadas, ou outras com as respectivas identificações, mesmo que remetendo para o seu blog, se deveria ter a noção exacta de que isso não vá contra a vontade do visado e em certos casos, até pedir a sua autorização para a publicação.


É certo que fotos de grupo serão muito menos perigosas e não exigirão tantos cuidados ! 

É por demais evidente que quem o faz, o faz com a melhor das melhores das intenções, é compreensível e todos estamos gratos pela boa intenção de cada um ao divulgar as fotos dos "Encontros" !  Não se trata de uma recriminação, mas sim de um pedido de cuidado !

Fica o aviso a todos e o meu pedido para que, futuramente, tenham isto na máxima atenção !


.



31 comentários :

  1. É mesmo importante alertar para esses perigos de que a maioria nem se dá conta.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Luisa ! Essa é a minha intenção !!!
      … mas queria ir além dos “Perigos” ! … Também, os “inconvenientes” , principalmente para aqueles que se pretendem manter anónimos para com "terceiros"!

      Posso acrescentar que haveria para este “Encontro” mais 2 ou 3 Bloggers que só não vieram porque se querem manter anónimos, até para com a família mais directa (companheiro/a e filhos) !

      Eliminar
  2. Também recebi esse video, Rui!

    Quanto à exposição de fotos , acho que quem anda pelo Facebook ou twiter é que deve ter cuidado com o que lá expõe.

    Como te vi sempre publicar fotos tuas, dos teus filhos e netos, achei que os blogues seriam imunes a esses perigos.

    Vendo bem o que se passa acho que devemos ter mais cuidado, agora avatar é algo que não penso usar!

    Obrigada pela tua preocupação, Rui!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, Janita ! O Ricardo disse-o !
      Eu pretendi aproveitar o "trabalho feito" para alertar e falarmos sobre isto, porque se tornou importante e oportuno neste momento !

      Quando cada um coloca fotos suas ou dos seus, fá-lo por sua conta e sabe que o pode fazer com risco controlado (?) ! O problema não é bem esse !
      Quanto à exposição de fotos há uma diferença grande entre o FB e o Blog. Neste as fotos passam de imediato para o Google e aí permanecerão (no FB, não). No FB, podem é ser utilizadas por outros, para diversos fins . Se no Google houver uma identificação na foto que se pretende anónima, é sempre possível clicar nela e ter acesso a toda a informação sobre a foto e a partir daí, sobre a pessoa (que pretende ser anónima)! … Aconteceu com o nosso Amigo, Professor João Paulo (ele já o referiu abaixo)!
      ... tal como já relatei no texto (com a devida autorização do próprio).

      Porque haverias de o usar se não pretendes o anonimato ?...
      E é bom frisar que há 2 tipos de anónimos : os que o são mesmo “na totalidade”, perante todos e os que o são apenas para “terceiros” (por certos motivos que não são de nossa conta) !
      É preocupação, não por mim, mas sim pela defesa do anonimato para com terceiros e não no nosso âmbito, percebes ?...

      Beijinhos, Janita

      Eliminar
  3. Os perigos que batem à porta quando menos esperamos!

    Se o encontro no Porto estivesse no meu programa acabava por faltar, o Rodrigo adoeceu, ficou de cama desde sábado, hoje levantou-se, mas ainda não está em forma.

    Um beijinho Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu soube (nós soubemos) Adélia ! … Em tempos ainda me chegaste a pedir informações sobre o “Encontro” (que te enviei), estavas disposta a vir, mas surgiram outros problemas e ainda a doença do Rodrigo que te impediram. Na próximo e se, ainda melhor, for em Leiria, lá estaremos todos ! :)))

      Beijinhos Adélia

      Eliminar
  4. Caro Padrinho Mor Rui Espírito Santo.
    Estou cá com lágrimas a deslizar pela minha face - já sem viço - ao ter calafrios e ficar sem chão ao ter ciência da dura realidade de uma publicação, de minha lavra, onde dava vida a "uma" personagem almodoviana sapeca e levada da breca, a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê (que está trancafiada a sete chaves na cabine nº 5 do vagão do Expresso do Oriente, até que não eu seja considerado indigno pelos meus estimados amigos do reino distante além-mar) para não dizer picante e bacante, num contexto entre amigos tornar-se imprópria
    - inclusive - a colocar em xeque a reputação da retratada, que publiquei a fotografia sem ter a anuência, mas afirmo sob as penas da Lei, sem dolo, desta queridíssima amiga, que considero como se fosse uma sobrinha muito querida, que me recebeu de braços abertos e a considero também minha Madrinha, na minha estadia no reino distante além-mar, mais precisamente na cidade de Gondomar e Invicta, a cidade que certamente seria, com muito gozo, a minha segunda morada e que é a cidade de cidade de nascença do autor da registro de nascimento da então Ilha de Vera Cruz, Pero Vaz de Caminha (1450-1500), que foi de sua lavra a missiva circunstanciada a dar conta ao nosso amado Rei Dom Manuel I (1469-1521),O Venturoso,ente outros nobres desígnios, da exuberante "Ilha", que uma das máquinas flutuantes, sob o comando de Pedro Álvarez Cabral(1467-1520) fincou âncoras no dia 22 de abril de 1500 na nossa atual Pátria, que ainda tem palmeiras e sabiás e passa por um crise política sem precedentes, na contemporaneidade...
    Quando tive ciência do mal involuntário que causei me senti um degredado, como meu ascendente distante de Vouzela, o promíscuo e aventureiro João Ramalho (1493-1580), que deixou a família desolada em Vouzela e nunca mais voltou e deixou numerosa prole com incontáveis nativas, com minha ascendente Bartira, que foi batizada com o nome de Maria Ramalho, filha do Cacique Tibiriçá.
    Torno de domínio público que tive um duro castigo, porque quando minha amada esposa, sa Sra. Alice Machado de Oliveira, soube das sequelas dos meus folguedos ficou exasperadíssima comigo e deixou-me quase três semanas sem compartilhar nosso leito conjugal, que compartilhamos desde o dia 5 de maio de 1977. Somente recebi este castigo em situações excepcionais...
    Padrinho Mor, apreciei sobremaneira o vídeo que nosso estimado Amigo Ricardo Santos te enviou-me e, mais ainda, que está nosso modo de falar do lado de cá do grande oceano e Hemisfério que nos separam. Espero que teus patrícios não reclamem com eu fiz e minha patrícia de Niterói que reclamos que o vídeo literário publicado pelo alfacinha Ricardo não estava compreensível para os do lado de cá do grande oceano e Hemisfério que nos separam.
    Padrinho Mor, aproveito o ensejo e respeito, mas não procuro estreitar laços de amizades com pessoas dos dois lados do grande oceano que nos separam que - sapientemente- não revelam suas identidades no mundo virtual de maneira generalizada, mas não procuram estreitar laços de amizade virtual e real, como nossa querida amiga, a minha Madrinha Afrodite.
    Caloroso abraço. Saudações esclarecedoras.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.


    ResponderEliminar
  5. PS - Como minha Madrinha Afrodite depois de longo e sadio convívio cibernético.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma grande “chatice” Professor ! … mas pelo menos, ficou também uma “grande lição” que todos nós temos que aproveitar !
      Ficamos, claro, pesarosos pela falta deste Grande Amigo do Brasil ! Fomos mal habituados e sentimos a falta dessa boa disposição que transborda e nos faz falta !

      Quanto à explicação da ausência, tal como pedido, está dada ! :))) ... "Vítima da "exposição" !!!
      Perdeu-se “pau e bola” ! rsrsrs … Foram menos dois com quem adorávamos poder ter estado em convívio !
      … mas haverá mais ! Rsrsrs

      Grande Abraço ! :)

      Eliminar
  6. Recebi o vídeo, tenho muita cautela com a exposição, minha e da família, em redes sociais.
    Cautelas e caldos de galinha...
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aprendi uma vez que “ERRAR É BOM” ! Aprendemos muito com os erros ! … Se forem dos outros, ...do mal o menos ! … rsrsrs … Agora quando nos toca a nós a coisa fia mais fino” ! rsrsrs ... mas tem a vantagem que, ...desses não nos esquecemos facilmente ! :))

      Abraço, Pedro !

      Eliminar
  7. A minha mãe que era muito opinativa passava a vida a dar opiniões sem ninguém lhas pedir mas avisava de antemão...:)
    Vou fazer o mesmo embora esteja fora de jogo:
    Devem ser dados todos os esclarecimentos sobre anonimatos antes de qualquer encontro deste género sobretudo por quem quer salvaguardar esse anonimato face ao exterior do grupo!
    Tenho dito!

    Abraço

    LM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente, LM ! Avisar, sim para bloggers "novos no grupo", tal como aconteceu em Lisboa.
      Fomos alertados e nem uma única foto ou citação sobre essa pessoa !!! ... e já se ficou a saber como proceder em situações futuras com essa ou essas pessoas !

      Abraço,... em liberdade condicional e sem pulseira electrónica ! rsrs

      Eliminar
  8. Não creio que alguma vez tenha "mostrado" mais do que meras banalidades (e muitas parvoíces).
    Questões pessoais? Sim, algumas; mas sem que dêem aso a invasão de privacidade, se é que sei tenho a certeza do que estou dizendo.
    Só aos amigos contamos das nossas vidas e não o fazemos na praça pública como é o caso da blogosfera. Para isso há o telefone e os e-mails, né?
    O Ricardo também me enviou o vídeo, e agradeço.
    Adiante.
    Ainda sobre o encontro de domingo passado aproveito para te agradecer (como já fiz com a Afrodite) pela disponibilidade (também da "tua" Lena).
    Entre amigos estas coisas são (devem ser) normais porém também não devem deixar de ser sublinhadas nem ignoradas.
    Um grande obrigado pá, e só por estar longe não te pespego mais 1 xôxo! Todavia considera-te xôxado!
    Akele abraço pah!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehe... Agradecer a Amizade ? … Não ! :( … Essa retribui-se e é isso que eu faço, Kok , custe o que custar !
      Faria tudo de novo e com ainda maior empenho para sentir os meus Amigos bem e felizes !!! … É “defeito” de fabrico ! hehe
      Se vocês chegassem às 7 da manhã eu também lá estaria ! Rsrs … Sem aqueles contratempos da polícia a impedir a nossa passagem aqui e ali ter-vos-ia mostrado o Porto de ponta a ponta ! … Se for preciso ir ter convosco “ao fim do mundo” eu irei !
      A Amizade não tem preço nem dá trabalho ! … É puro prazer !!!

      OK ! Xôxo aceite e retribuído ! Rsrs … e a ti deram-te uma chucha ! Também já deves estar chuchado ou já chuchaste tudo! Rsrsrs

      Eliminar
  9. Os meus filhos não me permitem que eu publique fotografias da nossa família.

    Também me pedem para eu ter cuidado com o que escrevo nos meus blogues. Caso os meus filhos vejam o que eu publiquei hoje, vou ter grandes chatices, mas às vezes não resisto.

    {*}

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora bem, Teresa ! Eu acho que há diferentes questões :
      Há perigos realmente, mas esses poderão ser mais relativos aos jovens e ao uso que dão aos “instrumentos” da net !
      Neste caso de adultos, é mais uma questão de privacidade de diferentes graus, de cada um, e dependentes do que possa estar em causa em cada caso !
      A mim, por exemplo e certamente a muitos, não se me colocam essas questões ! Isto porque não pretendo o anonimato !
      Mesmo em relação ao que publico, o problema é só meu, podem gostar ou não, criticar, mas é apenas uma questão de opinião !

      Admito perfeitamente que a outros, sim, a privacidade da identidade seja muito importante !
      Como já disse, há “anónimos totais”, que ninguém faz ideia de quem se trata, sem qualquer tipo de identificação e que usam os blogues para azucrinar a paciência de quem visitam ;
      Há “anónimos parciais” que usam um avatar e um nick e que só se “mostram parcialmente” a um grupo restrito de amigos e que muitas vezes nem em sua própria casa sabem que têm um blog e por isso mesmo não “alinham nestas coisas” e por isso, podem ficar descansados ;
      Há “anónimos só para terceiros”, estes muito mais respeitáveis, porque gostam dos seus amigos e de se relacionar com eles plenamente, com a família perfeitamente identificada com esse hobby e com plena liberdade de atuação no meio !
      O problema reside mais nestes, que estão a “dar a cara”, correndo riscos inerentes a essa situação, talvez maioritariamente causados pelo tipo de conteúdo base dos seus blogs !

      Um Abraço de hoje e um Beijo do Dia de ontem ! :))

      Eliminar
    2. Agradeço a tua explicação, Rui, embora não tenha a certeza de ter compreendido totalmente.

      Nos meus blogues não publico fotografias da família, mas às vezes escrevo textos muito íntimos.

      Ontem e hoje não resisti e entrei na polémica que actualmente abala a Alemanha.

      Não estou inscrita no Facebook.

      {*] querido amigo.

      Eliminar
    3. Este assunto dos "perigos" é vastíssimo e difícil de comentar, Teresa !
      Os "perigos" são de tanta, mas tanta ordem diversa que se torna difícil falar deles tal a variedade !

      As fotografias normais de grupo de pessoas não são "perigosas" ... Poderão sê-lo (mais) se individualizadas ou se identificadas , ou se mostrarem qualquer coisa que possa despertar a atenção !

      Nos textos, identicamente, já viste a variedade de assuntos que podem conter ? ... Claro que tem que haver sempre uma certa preocupação, atenção, mas também te tipo tão variado !... Muito difícil de comentar ! :((

      Por acaso, ainda não tive oportunidade de entrar nesse assunto polémico sobre a alemanha ! :(

      No FB, como será fácil constatar pouco utilizo. É mais para acompanhar a família !

      Abraço, Teresa !

      Eliminar
  10. Já antes de receber o vídeo, porque também o recebi, tinha colocado duas fotos no facebook. Mas, não sei se reparaste que estou só eu e o Mingos. Mesmo nessas duas tive o cuidado de "cortar a cabeça do KOK, e um ombro da tua adorada Lena". Espero que eles me perdoem . Posteriormente, quando vi tanta foto espalhada por aí, PARTILHEI o álbum da Teresa. Por agora já quase nada há a fazer. Por mim, em próximos encontros, fotos publicadas, só da minha "fuça", se for o caso.
    Beijinhos para o casal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hehehe... Estou a rir porque de facto a Lena queixou-se de dores no ombro ! rsrs ... Agora já sei ! rsrs
      Faço uma ideia do que teria acontecido com o Kok ! Lembro-me, era eu miúdo, de lá em casa se cortar a cabeça a um galo , ele bater as asas, soltar-se já sem cabeça e correr como um desalmado aos tropeções ! hehehe

      ... mas falando sério :

      Acho que "nem tanto ao mar, nem tanto à terra ! Eu por exemplo, não me incomodo nada com as publicações das minhas fotos , mas respeito muito as opiniões contrárias !
      Claro que conhecendo-se as pessoas é muito fácil adoptar um sistema que não viole as privacidades ! A "imagem" não é que está muito em causa ! É mais a identificação !
      Bom ! O importante é que fiquemos com estas ideias e TUDO BEM com todos ! As Amizades superam tudo !!!

      Beijinhos do casal aceites e retribuídos para o outro casal !
      ... e por falar nisso, ...para mim foste uma grande e agradável surpresa e o Mingos uma simpatia !
      Já se inscreveram para o próximo ?... hehehe

      Eliminar
  11. Também recebi o vídeo que achei muito oportuno.
    Apesar de ter 2 blogues de escrita há muito que lá não vou e quando ia raramente expunha fotos de amigos. Ainda pensei escrever sobre o nosso encontro, mas a minha intuição falou mais alto e não o fiz.
    É engraçado que quando ando nas minhas pesquisas encontro muitas fotos minhas, mas como tu sabes não têm nada de mal.
    Quanto ao face, evito colocar da minha família, só vai mudando a minha carantonha, confiando sempre que não virá mal ao mundo por isso, mesmo assim, o meu filho que tenho a sorte de ser um rapaz mais atinado do que a mãe, anda sempre a dizer-me para apagar a coisa, não o faço porque vou reencontrando muitos amigos de infância, colegas, fotógrafos e bloguers, com quem mantenho uma sã amizade como é o teu caso :)
    Vivemos num mundo onde o virtual superou o real, mas utilizando a internet com conta peso e medida, penso que não haverá grandes perigos.
    Quando me sentir ameaçada piro-me, é o que vou fazer agora , que já falei demais, não sei antes de te deixar Beijinhos com amizade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As tuas fotos são maravilhosas ! Têm tudo de bom ! :)) … e não me digas que é só da máquina ! Rsrs
      hehehe... Claro que não te referes à qualidade, eu sei ! :)))
      Confesso que sou pouco cuidadoso especialmente com as minha e da minha família, mas todos os cuidados são poucos, uma vez publicadas passam a ser de todos.
      Com crianças e especialmente se despidas, ou de adultos semi despidos é que é muito perigoso ! Qualquer um pode usá-las , até para fazer posts ou perfis falsos, especialmente se forem de uma pessoa isolada!
      Estas coisas (redes sociais) são viciantes, uns puxam os outros e lá nos vamos deixando ir uns atrás dos outros ! No FB ainda é fácil eliminar as fotos (que ainda não foram copiadas por terceiros), mas no Blog não , ou seja, podemos eliminar no blog mas muito dificilmente no Google ! … deixam de ser nossas e sem o nosso domínio ! Tem havido casos de apreensão de computadores de gente suspeita, onde são encontradas milhares de fotos roubadas na net, especialmente de crianças !

      A grande vantagem do FB é mesmo essa, a de se poderem encontrar facilmente amigos, ou colegas nossos de quem perdemos o rasto e dos quais ainda nos lembremos dos nomes.

      Quando falam em falar demais penso sempre em mim, Manu ! … mas que raio que não paro de escrever ! :((
      rsrsrs

      Um Beijo de bico calado ! :)

      Eliminar
  12. Amigo Rui, este tema é muito importante e o vídeo, que recebi também, muito esclarecedor.
    Comecei os meus blogue com avatar, depois fui criando laços de amizade e fui-me "expondo". ( lembras-te da minha preocupação no encontro em Monte Real)
    Por vezes até me esqueço que estou na net e penso que estou só entre amigos rss
    Já tive alguns "problemas" pessoais com esta exposição e sinceramente às vezes nem sei como deva agir.
    Resumindo, vou sendo sincera, mantendo-me fiel à minha imagem e esperar que nada me aconteça :)

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tema é importante e o assunto delicado, Fê !
      No vídeo, a dicção é muito má !:(
      Claro que me lembro bem de Monte Real ! Pareceu-me que te sentias algo na clandestinidade e acabaste por ficar em muitas fotos ! :))
      É um risco grande esse de “sermos apanhados” sem querermos ! Também acho que o sentirmos-nos “livres” é muito reconfortante !

      Beijinho Fê ! :))

      Eliminar
  13. cantinhodacasa14/4/16 23:10

    Olá a todos.
    Também recebi e vi o vídeo, e garanto-vos que ainda entrei na minha página de FB para cancelar a conta mas desisti porque estava com pouco tempo e tinha de procurar, imagine-se, onde o fazer.
    Também não tenho nada que me comprometa, evito expor-me a não ser pelas fotografias que publico das minhas viagens, ou pequenas saídas que faço, e porque gosto.
    Há dias, antes do nosso almoço, decidi diminuir as minhas visitas ao FB, o que tenho feito de três em três dias, a não ser que partilhe alguma coisa que gosto. Já percebi e senti que nem é importante lá ir tantas vezes ao dia, como o fazia.
    Quanto ao blog, falo de banalidades e das minhas banalidades, não divulgo a minha vida privada e mesmo assim, receio exagerar.
    Foram muitas as vezes que escrevi alguns acontecimentos menos bons e que, de cabeça quente, descarregava no blog.
    No dia seguinte, de manhã, arrependia-me, apagava tudo.
    Todos os cuidados são poucos, eu sei, mas nunca pensei que alguma vez as nossas vidas estivessem tão expostas.
    Tento esquecer mas, por vezes, preocupa-me tudo isto.
    Um beijinho a todos e vamos tentar ser mais comedidos.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) … Também não será caso para tanto, Maria ! :))) … Bastará não te expores demasiado !
      No FB espanta-me a maneira como cada um se expõe !
      De muitos, fica-se a saber a sua vidinha toda e já não é a primeira vez que alguém é despedido do seu emprego, ou, pelo menos, começado a ser olhado de outra maneira e prejudicado por isso, e também, candidatos a um novo emprego que não o conseguem pela sua história no FB.
      No caso dos blogs, como já disse, o problema é que o Google regista e conserva tudo ! :(( … e isso já não acontece no FB. São situações diferentes !

      Beijinhos ! :)))

      Eliminar
    2. cantinhodacasa16/4/16 19:14

      Já tinha pensado há bastante tempo cancelar a minha conta no FB, mas como tenho lá familiares que estão fora do país e nem sempre os "apanho" no skype, por vezes, é mais fácil encontrá-los.
      Também não me exponho demais não me preocupo.
      O Google, sim, as fotografias aparecem todas.
      Estou tranquila, Rui.
      Beijinho

      Eliminar
    3. Como disse acima, não será caso para ser radical e eliminar tudo. Afinal, também tem coisas boas !
      Recomendável é usar de bom senso e cuidado no que se expõe ! :))

      Beijinho, Maria ! :))

      Eliminar
  14. Rui, eu sou "nova" aqui e sabes que quero manter-me anónima para terceiros. Já tive uma experiência muito má com um blog anterior e, apesar de ser cordial com todos os que me visitavam, fui insultada, perseguida e ameaçada. Tive que fechar um canto de que gostava muito, deixar para trás pessoas que, mesmo não conhecendo na vida real, sentia como amigas. Até mudei de estilo, se é que isso é possível, porque temos sempre características difíceis de esconder.
    Um dia, recebi um email que dizia:"Hei-de descobrir quem és e aí..."
    Confesso que é um bocadinho assustador.
    Fico-me, assim, pelas amizades virtuais, embora tenha feito algumas que passaram para a vida real, como adivinhaste. :) Mas são raras, muito raras, as pessoas com quem partilho e minha identidade.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui, sim, mas não em alguns dos meus amigos e daí eu já conhecer desde há tempos o teu Nick ! :))... mas sobre isso que referes, sobre teres tido outro blog e sofrido muito com ele, não sei nada. Aí, lá está, entram em cena os tais anónimos, mesmo anónimos, que só existem para azucrinar os outros e mais nada ! Não sei onde possa estar o gozo dessa gentinha reles !?...
      Acredito que esse mail deve ter sido realmente assustador , sob muitos aspectos ! :(
      De resto ao ser-se anónimo, assinando o nome ou com um Nick e na maior parte das vezes conhecido de alguns, não tem nada de mal ou criticável !
      Creio que, mesmo nesses casos é salutar ter alguns amigos reais, mantendo o anonimato para a generalidade !
      Nada contra este tipo de anónimos e tudo pelo seu pleno direito a manterem-se assim ! Se assim o são, é porque têm motivos, ou reservas, para tal, mesmo que não saibamos quais !

      Beijinhos :))

      Eliminar