06/05/2017

MAIS LITERATURA PORTUGUESA

Re-Edição

Trata-se do Grande Escritor (creio que não devidamente valorizado),  FERREIRA de CASTRO !
Quem foi ele ?

Como viram, bastante fácil ! ... :) ... e tanto mais, que eu já tinha feito 2 posts sobre ele ! :))



De  Fevº de 2012  (link) :  (Curioso ver quem por cá andava e os comentários. :)  )

Trata-se do escritor FERREIRA DE CASTRO (1898 -1974) que aos 8 anos de idade ficou orfão e que aos 12 se viu na necessidade de emigrar para o BRASIL, onde viria a publicar o seu primeiro romance, “Criminoso por Ambição”, apenas com 18 anos e sem escolaridade, para além da básica !

Durante quatro anos viveu no SERINGAL PARAISO, em plena SELVA AMAZÓNICA, local que o inspirou para a escrita de uma das suas mais importantes Obras : “A SELVA” !.

Depois de partir do Seringal Paraíso, viveu em precárias condições, tendo de recorrer a trabalhos como, colar cartazes, embarcadiço em navios do Amazonas etc.



De Outº de 2013  (link) :   (Curioso ver quem por cá andava e os comentários. :)  )

Trata-se das  Termas das Taipas – Guimarãesna antiga estrada de Guimarães para Braga ou p/ Póvoa do Lanhoso  !

Gostaria que abrissem e lessem  este    LINK – Dois escritores portugueses nas Taipas,  
que me foi enviado pela Maria Araújo, Cantinhodacasa !

Taipas, um ambiente acolhedor e de repouso, onde se fez notar a presença de dois destacados romancistas portugueses: Camilo Castelo Branco e Ferreira de Castro.

Embora afastados no tempo, estes vultos da literatura portuguesa constituem duas singulares presenças na história e na memória colectiva desta vila.

Dizia Ferreira de Castro : “Caldas das Taipas, onde o Ave, de dia, e a Lua, de noite falam muito comigo”


Parabéns aos ACERTANTES :

JU,     ELVIRA CARVALHO,     PROF. JOÃO PAULO DE OLIVEIRA,     JANITA,   EMATEJOCA,     AVOGI,      REDONDA,     M.,    GOLIMIX,      LUISA ,     RICARDO SANTOS,     AFRODITE,     FLOR DE JASMIM,      CANTINHODACASA,      MARIA DO MUNDO,     LIS,     FERNANDA MARIA,     KOK,     LM,     CATARINA,     PAPOILA,

Grato aos  PRESENTES :

DANIELA,    LAURA FERREIRA,      MANU,     GRAÇA SAMPAIO,    PEDRO COIMBRA

Links recebidos :
Prof. João Paulo de Oliveira , Janita, Ricardo Santos, cantinhodacasa -  ESTE  (no texto)
Luisa -  ESTE  (no texto)


Obras - "Começou-criminoso-acabou-em-fragmentos" (Título de um dos meus posts)

  • Criminoso por Ambição (1916)  -  Seu 1º romance
  • Alma Lusitana (1916)
  • Rugas Sociais (1917-18)
  • Mas ... (1921)
  • Carne Faminta (1922)
  • O Êxito Fácil (1923)
  • Sangue Negro (1923)
  • A Boca da Esfinge (1924)
  • A Metamorfose (1924)
  • A Morte Redimida (1925)
  • Sendas de Lirismo e de Amor (1925)
  • A Epopeia do Trabalho (1926)
  • A Peregrina do Mundo Novo (1926)
  • O Drama da Sombra (1926)
  • A Casa dos Móveis Dourados (1926)
  • O voo nas Trevas (1927)
  • Emigrantes (1928)
  • A  SELVA  (1930) - a sua obra mais notável ! Adaptada ao filme de Leonel Vieira em 2002.(link)
  • Eternidade (1933)
  • Terra Fria (1934)  Adaptada ao cinema - Filme de António Campos 1992 (link)
  • Sim, uma Dúvida Basta (1936)- publicado em 1994
  • O Intervalo (1936)- publicado em 1974
  • Pequenos Mundos, Velhas Civilizações (1937)
  • A Volta ao Mundo (1940 e 1944)
  • A Tempestade (1940)
  • A Lã e a Neve (1947)
  • A Curva da Estrada (1950)
  • A Missão (1954)
  • As Maravilhas Artísticas do Mundo (Vol I) (1959
  • As Maravilhas Artísticas do Mundo (Vol II) 1963)
  • O Instinto Supremo (1968)
  • Os Fragmentos (1974) - Sua última obra (escrita)


INICIAL : 



Desafio  -  DE QUEM SE TRATARÁ ?

Não se trata de um livro, mas sim, de um Grande Escritor português !!!




Certo dia dos anos sessenta's ... , andava eu a passear por aí e resolvi ir almoçar num hotel termal de uma certa localidade !
Ocasionalmente, o que até não era habitual, tinha levado comigo um livro que andava a ler e que estava a adorar !
Sento-me à mesa, olho para a mesa ao lado e quem vejo e sozinho ? ... Um dos Grandes Escritores portugueses vivos e, precisamente, o autor do livro que eu levava comigo !!! :))

Claro que, esperei pelo fim da refeição e já ao tomar o café, lhe peço permissão para me sentar na sua mesa e trocadas algumas palavras, apresento-lhe o livro, para ele escrever uma dedicatória e entabulamos conversa sobre a sua habitual estada naquela localidade, que elegera para passar umas férias alongadas todos os anos ! ... Que enorme coincidência !!!

Mal eu sabia que, passados alguns (poucos) anos ele falecia, já após o 25 de Abril !
Andaria eu pelos trinta e ele pelos setenta's !

Ora este Grande Senhor, era nem mais nem menos que , ...  (???)
:)) ... Vocês é que me irão dizer quem era ele ! eheheh

Um autodidata, apenas com a instrução primária, oriundo (filho mais velho) de uma família de camponeses muito pobres.
Ainda no início da sua adolescência, emigrou durante vários anos para o Brasil, onde foi embarcadiço, também seringueiro nas matas e até na selva, onde trabalhava de sol a sol em condições precárias !


Como tinha muito jeito para a escrita, é lá que, com apenas 14 anos de idade, escreve o seu primeiro livro que vende de porta a porta.

Já após o regresso, poucos anos depois, vive períodos de absoluta miséria, com alguns dias inteiros sem comer, até que, pelo jeito (e talento) que tinha para a escrita, arranja emprego como colaborador de redacção em jornais e revistas.

Um dia, porque isso o atraía, provoca a sua prisão para poder escrever sobre a vida dos reclusos nas cadeias de cá.
Começa então a escrever com mais continuidade e regularidade e abandona o jornalismo.


Um dos seus livros (precisamente o que eu levava) ultrapassou os 500 mil exemplares vendidos !
Chegou a ser considerada uma das dez obras mais lidas em todo o mundo e foi adaptada ao cinema  !

Torna-se um dos autores mais lidos em Portugal e no estrangeiro e as suas obras estão editadas com sucesso em mais de dez línguas !
É ainda nos dias de hoje, um dos autores mais traduzidos no mundo !



(Comentários moderados)
.

89 comentários :

  1. Não pensei que fosse tão fácil.
    Não preciso pesquisa. Estudei-o o ano passado, e estive na casa museu em Sintra, em visita de estudo Ferreira de Castro
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Prezado Amigo Rui Espírito Santo.
    A aula em curso foi canja de galinha, porque numa única consulta ao oráculo moderno "voilá"...
    Cá está o nome do escritor, vosso nobilíssimo patrício:
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ferreira_de_Castro

    ResponderEliminar
  3. JU

    Mesmo sem pesquisa e lido no telemóvel deu para chegares à resposta,... CERTA ! :)
    Podes enviar como comentário ! :)

    ResponderEliminar
  4. Elvira Carvalho

    BOOOA... Elvira. Mesmo sem pesquisa, porque estudado o ano passado ! :)) ... CERTO ! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Prof. João Paulo de Oliveira

    eheheh... Canja de galinha e apenas com uma simples consulta de confirmação ! ... Certo !!!... e com o link a corresponder. :)

    ResponderEliminar
  6. TODOS

    Como estão a ver está a ser muito fácil ! rsrs... Eu explico :
    Após o nosso Encontro de domingo e falada esta faceta dos meus desafios, pensei que pudesse haver quem pela primeira vez por aqui passasse na tentativa de desvendar os enigmas.
    Pensei portanto num que não fosse difícil para "não os assustar" ! :))
    Confirma-se que é fácil, porque tem demasiados dados que podem conduzir à resposta ! ... mas atenção que não será sempre tão fácil ! :)
    Mas também não me surpreenderá se acharem difícil ! :))

    Abraço a TODOS ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho muito bem que haja desafios um pouco menos difíceis! Já era tempo de eu chegar aqui e conseguir saber a resposta (acho que já sei) e até proponho que deveria haver sempre desafios assim!!!

      Eliminar
    2. eheheh... Queriiiiiaaas !!! ... rsrsrs

      Eliminar
  7. Prezado Amigo Rui Espírito Santo.
    Descobri que o local de nascença deste nobilíssimo escritor está relacionado ao meu nome.
    Fizestes bem em facilitar a vida de alunos neófitos, mas certamente os aplicados alunos, de anos letivos anteriores, acertarão de pronto.
    Quando escrevestes que o autor viveu aqui, do lado de cá do grande oceano e hemisfério que nos separam, e laborou como seringueiro, lembrei de um escritor lusitano com este perfil e, para avivar minha combalida memória, consultei o oráculo moderno e "voilá"...
    Ele tem o mesmo sobrenome da nobilíssima paulistana Marquesa de Santos (1797-1867), que foi amante do meu amado Imperador Dom Pedro I (1798-1834), vosso fugaz rei Dom Pedro IV.
    Caloroso abraço. Saudações emborrachadas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) ... Coincidências que ficam como "dicas", João Paulo !
      A tua "veia histórica" a vir ao de cima ! ...

      Abraço emborrachado !

      Eliminar
    2. Se eu precisasse de pistas teria aqui dicas :)

      Eliminar
    3. Verdade, Gábi ! :))
      Os outros t~em que seguir o teu "sistema" ! eheheh

      Eliminar
  8. PS - Acho que já mencionei que as pessoas ficam surpresas quando digo que não sou regente de História, mas sim um reles professorzinho primário e coordenador pedagógico aposentado. Achei hilário, uma vez, quando dei uma entrevista - sobre memória sepulcral - para a TV Metodista, que é ligada a faculdade com o mesmo nome,que fica na cidade vizinha de São Bernardo do Campo, porque quando a entrevista foi editada e divulgada nos créditos foi apontado que eu sou regente de História.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) ... E se o fizeram é porque tinham os seus motivos !
      Conforme já aqui o disse, és de facto, entre todos os que por aqui andam e certamente de entre a grande maioria dos brasileiros quem mais sabe e se interessa pela História de Portugal ! :))

      Eliminar
    2. Eu estava convencida disso também que o Prof Ms Paulo de Oliveira teria leccionado História na Universidade :)

      Eliminar
    3. É surpreendente, não é Gábi ?...
      Não conheço ninguém, português ou não como o João Paulo !
      :)

      Eliminar
    4. Cara aplicada aluna Gabriela.
      Que júbilo ler vosso comentário, que enalteceu minha autoestima.
      Sou um reles professorzinho e coordenador pedagógico aposentado.
      Caloroso abraço. Saudações enaltecidas.
      Até breve...
      João Paulo de Oliveira
      Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

      Eliminar
  9. Olá, Rui.

    Apesar de não ter conseguido vir à «hora marcada», em virtude de uma longa conversa, telefónica, com o meu filhote, confesso que, agora, me deparei com um escritor que tive mesmo de me socorrer de pesquisa para identificar. Sim senhor, muito me contas!! :)
    Segue a resposta ...

    Um abraço de uma autodidacta, mas sem jeito para a escrita. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) CERTÍSSIMO, Janita ! ... rsrs... É fácil, o que não quer dizer que seja de resposta imediata, claro ! ... :)
      Convém sempre confirmar com algumas consultas ! :))
      ... mas agora, que sabes, o texto está perfeitamente de acordo, não está ?... rsrsrs
      Sabes que eu tenho uma admiração especial por ele, precisamente por ter em conta o modo como o conheci e pela coincidência de que falo no texto, ... mas também reconheço que, apesar de todo o seu valor, não é daqueles mais"badalados" ! rsrs

      Abraço de quem escreve "demais" ! :))

      Eliminar
    2. Também para ajudar a descobrirmos a resposta recentemente foi anunciada uma nova edição de dois dos seus livros com capas lindíssimas

      Eliminar
  10. Ora vê lá se é este o grande escritor, Rui.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ferreira_de_Castro

    Até parece mal não ter descoberto apenas pelas tuas dicas...:(

    Beijinhos! :)

    ResponderEliminar
  11. José Maria FERREIRA de CASTRO.

    ResponderEliminar
  12. ematejoca

    BINGO !!! :))) ... Fácil, não foi ?...

    Beijinho com uma "rosa de Lamego" :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dos meus escritores preferidos, cuja obra guardo como uma relíquia. Penso que desta vez, não havia rasteiras possíveis, Rui. Escrevi o seu nome sem pestanejar.

      Beijinhos da amiga de 🌹🌹🌹

      Eliminar
    2. :) .. Olha que bom, também eu acertar nos teus gostos !!!
      Sabes que eu ainda tenho algumas dúvidas que ele não seja tão conhecido de muitos, porque nunca foi muito "badalado" como tantos outros !?...
      eheheh... E realmente não houve a intenção da menor rasteira! rsrs... Tudo limpinho, limpinho ! rsrs

      Beijinhos ! ... (por favor vai ao (aos ?) teu mail.)

      Eliminar
    3. Com todos a acertarem seria muito triste eu pensar que já sei a resposta e depois não saber nada...

      Eliminar
    4. Pelo modo que tens comentado, não acredito que falhes ! :)

      Eliminar
  13. Este já é um tema que gosto muito. Assim de repente não estou a ver quem seja, posso dizer dois: Camilo Castelo Branco ou José Saramago...

    Um beijinho no coração, fica com Deus!

    Diamonds In The Sky, Daniela Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :( ... Não, Daniela. :(
      Por coincidência, o Camilo e o escritor do post gostavam de passar férias na mesma localidade, embora em tempos diferentes ! :)
      Repara que este do post nasceu próximo de 1900 e faleceu próximo do 25 de Abril.
      Esteve emigrado no Brasil, na adolescência, não estudou para além da 4ª classe e no entanto é um dos Maiores da Literatura portuguesa e dos mais lidos e traduzidos ! :)

      Beijinho com carinho especial ! :)

      Eliminar
  14. Rui, a resposta (se a tivermos) enviamos por email?

    adorei o desafio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por estares presente, Laura. Gostei ! :)
      Habitualmente nestes meus desafios os comentários estão sempre "moderados" e cada um poderá responder como comentário à vontade. Libertá-lo-ei se estiver errado ou mantê-lo-ei cativo se estiver certo, mas comentarei na mesma no post.
      Os comentários certos serão libertados quando da re-edição, normalmente dois dias após o início !

      Recentemente, em 13 de Abril e em 27 de Abril, saíram dois desafios deste género (Literatura ou Artes) sobre Alberto Caeiro (Fernando Pessoa e sobre Almada Negreiros
      e se quiseres poderás dar uma olhadela para ver como funciona :
      http://coisas-da-fonte.blogspot.pt/2017/04/ha-homens-e-homens-literatura.html
      http://coisas-da-fonte.blogspot.pt/2017/04/das-artes-e-das-letras.html

      Não quer dizer que seja só este o tema. Poderá ser apenas uma foto e perguntado "Onde é ?" ou, "O que é ?" ou outros temas diversificados, mas quase sempre numa base de desafios (alguns que dão muito trabalho de pesquisa).
      Há também desafios colectivos em que se escolhe um tema e cada um envia uma foto e o desafio e saber-se quem enviou que foto e que chegam a atingir cerca de 300 comentários ! rsrs

      Gostei que tivesses adorado a ideia ! :)

      Eliminar
    2. ok, Rui muito obrigada :)
      ando cheia de trabalho no momento e os bocadinhos livres são para vos agradecer os comentários, ler os meus blogs preferidos e para dar largas à imaginação.
      senão for este desafio num dos próximos poderás contar comigo :)

      beijinho e bom fds

      Eliminar
    3. Claro, Laura. Eu reconheço que estes meus desafios não se adaptam ao tipo de características blogosféricas de muitos dos meus amigos, por exigirem bastante tempo de pesquisa, embora nem todos. :)
      Por outro lado há também amigos nossos, verdadeiramente "viciados" nestas coisas ! rsrs
      Fica para um próximo , que será sempre bem próximo ! ehehe

      Beijinhos e bfds

      Eliminar
  15. Como já tinha dito no email da manhã, a resposta certa para o teu enigma é o FERREIRA DE CASTRO.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  16. JU

    Já recebido o teu comentário para substituir o e-mail.
    Claro que certíssimo, como já tinha considerado logo que chegou o mail ! :) ... Mas assim, fica registado ! rsrs

    ResponderEliminar
  17. Será ferreira de castro?
    Kks :=}

    ResponderEliminar
  18. AvoGi

    !!! ... ELE MESMO, Querida Amiga !!! ... Bingo ! :)
    Está em forma ! :)
    Kissinhos ! :)

    ResponderEliminar
  19. Cheguei! Vou ler o posto com atenção e comentários e já volto...

    ResponderEliminar
  20. Acho que já sei, só lendo o texto, mas vou confirmar lendo comentários e já volto...

    ResponderEliminar
  21. E aqui vai a resposta (espero que esteja certa) Ferreira de Castro!

    um beijinho e depois volto para saber se consegui acertar

    ResponderEliminar
  22. redonda

    E não te vou deixar na expectativa ! rsrs

    CERTÍSSIMO, Gábi ! ... Tal como a tua intuição te confirmava que estavas certa ! :))
    Todos faria bem se seguissem esse teu caminho de "pesquisa" ! rsrs

    ResponderEliminar
  23. Amigo Rui, tenho andado um pouco afastada da net.
    Cheguei agora e pensei em José Saramago,será ? :)

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que esse afastamento não corresponda a problemas, mas antes a ocupações normais. Tal como eu, que antes e após o Encontro andei"às aranhas" com problemas para resolver.

      :(( ... Não é esse, Fernanda ! :( ... Não é um Nobel, mas teria valor para isso ! ... É menos "badalado", mas muitíssimo bom ! :)

      Beijinhos ! :)

      Eliminar
  24. Que caramba, não sei quem é! O que eu penso que é não me consta que tenha sido preso ou emigrado para o Brasil... Estou intrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh... Estou a "ver" o teu semblante carregado e preocupado ao escreveres este comentário, ... mas ele logo se alterou ao encontrares a solução, afinal, mesmo aí nas tuas costas ! eheheh

      CERTÍSSIMO !!! ... É esse mesmo no comentário seguinte !

      Beijinhos seringados, Madalena ! :))

      Eliminar
  25. Ai, já sei, mas tive de ir pesquisar a condição de seringueiro... É Ferreira de Castro! Tenho aqui uma edição ilustrada lindíssima de A Selva, que herdei do meu pai, mesmo atrás de mim :)

    ResponderEliminar
  26. Olá! =)
    Cá estou eu ;)

    Aposto no Ferreira de Castro.

    Será desta que acerto? =)

    Bjix

    ResponderEliminar
  27. Golimix

    :)) ... E estás muito bem e apostaste ainda melhor ! :)
    Claro que ACERTASTE !!! :)) ... Boooaa !!!
    Vês como não "dói" nada ?! ... rsrs ... Obrigado, Lina Maria !

    Beijinhos ! :)

    ResponderEliminar
  28. Só lendo o texto do post não vislumbrei quem seria. Uma breve pesquisa e cheguei a Ferreira de Castro.
    http://www.urbi.ubi.pt/pag/15491

    Confirma-se? :)

    ResponderEliminar
  29. Luisa

    Claro que se CONFIRMA, Luisa ! CERTO !!!
    ... e fico feliz com o comentário ! Porque afinal, lendo apenas o texto não dá logo para ver, mas , no entanto, tem suficientes dados de pesquisa, que é isso o que pretendi ! :)

    ResponderEliminar
  30. o grande Ferreira de Castro (https://pt.wikipedia.org/wiki/Ferreira_de_Castro)
    Abraço Rui

    ResponderEliminar
  31. Ricardo Santos

    CERTÍSSIMO, Ricardo ! Mesmo "O Grande" !!! :)

    Abraço ! :)

    ResponderEliminar
  32. Já seguiu uma hipotese...vamos lá ver se me saí bem!!!
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :(( ... Não é esse, papoila ! Repara na resposta que eu dei ao comentário da Fernanda Maria, um pouco acima. :(

      Eu disse que não era um Nobel, que morreu por volta do 25 de Abril e que quando eu tinha trinta ele andava pelos setenta's ! :(
      Emigrado no Brasil durante a adolescência !,... etc.

      Beijos

      Eliminar
    2. Não li nenhum comentário :((( vou então procurar encontrar o verdadeiro artista :))
      Bjs e obrigada

      Eliminar
    3. E já vi que encontraste mesmo ! rsrsrs

      Beijinhos

      Eliminar

  33. Ferreira de Castro?
    Tenho de ler mais sobre ele pois, para além do seu nome, pouco mais sei acerca da sua vida e obra.

    Beijinhos pesquisadores
    (^^)

    ResponderEliminar
  34. Penso ser Ferreira de Castro!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  35. Afrodite

    CERTO !!! ... Aquilo que eu contei sobre ele foi fascinante !
    Ele era O Maior, embora não dos mais "badalados" - uma injustiça !!! ... Um dos mundiais mais lidos e traduzidos de sempre , com um dos seus livros entre os 10 mais vendidos do mundo e que deu origem a um filme !
    Valerá a pena leres a re-edição com atenção, podes crer ! :))

    Beijinhos pesquisados ! :)

    ResponderEliminar
  36. Meu amigo enviei mail, como sabes a minha correria diária não me permite tempo para pesquisas, mas ao ler o teu post, fez-me pensar em um escritor que tem algo a ver, mas não tenho a certeza.

    Beijinho amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CERTÍSSIMO, Adélia ! ... Admiro-te muito, querida Amiga !
      Mesmo sem tempo, cheia de preocupações consegues, ainda assim, acertar em todos os desafios !
      És fantástica !!!

      Beijinhos ! :))

      Eliminar
  37. Bem diz o Professor João Paulo quando chama ao Coisas da Fonte "A Escolinha do Professor Rui da Bica"! É que de facto aqui aprende-se de verdade!

    Fico expectante pela reedição no sábado.
    Beijinhos literários
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh... e logo eu que nunca fui professor, nem Mestre ! eheh
      É certo que vai ficando sempre alguma coisa ! rsrs
      Até eu vou sabendo um pedacinho mais de música !!! ehehe
      Vais gostar de ver a re-edição por vários motivos ! :)

      Beijinhos de enorme Amizade ! :)

      Eliminar
  38. cantinhodacasa4/5/17 23:11

    Ferreira de Castro.
    Mas um reparo: na Wikipédia está a sua morte em 1974.
    A Selva, foi o livro que autografou?
    Uma boa noite.



    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ferreira_de_Castro

    ResponderEliminar
  39. cantinhodacasa

    CERTO !!! ... É ele mesmo, Maria ! :)) ... e sim. É essa a data da sua morte e foi esse o livro que me autografou !!! :)))
    Confere com o texto ! :)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  40. Ferreira de Castro. Gosto imenso!

    ResponderEliminar
  41. Maria do Mundo

    PRECISAMENTE !!! ... Ele mesmo ! rsrs
    Obrigado por participares !
    :)

    ResponderEliminar
  42. Oi Rui
    Penso ser o escritor José Maria Ferreira de Castro_ que se encaixa bem no perfil do seu texto ,inclusive o filme inspirado no seu livro 'Terra fria'.Ainda não li nada dele Rui ,mas foi ótima a oportunidade de conhecer esse português-brasileiro que viveu por essas bandas de cá.
    Espero ganhar nota boa. rs
    Um abraço

    ResponderEliminar
  43. Caríssima Amiga Afrodite.
    A Escolinha do Professor Rui da Bica é uma fonte inesgotável de conhecimento.
    Caloroso abraço. Saudações aorendizes.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem vive, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
  44. Lis

    :)) ... E PENSAS MUITO BEM, LIS !!! ... Nota máxima, sim !
    É ele mesmo ! :)
    Parabéns !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  45. Amigo Rui, descobri agora e confesso que nunca li nada dele, Ferreira de Castro :)

    José Maria Ferreira de Castro, nascido em Ossela, Oliveira de Azeméis, a 24 de maio de 1898, foi um escritor português, que aos doze anos de idade emigrou para o Brasil, onde viria a publicar o seu primeiro romance Criminoso por Ambição, em 1916.
    Durante quatro anos viveu no seringal Paraíso, em plena selva amazónica, junto à margem do rio Madeira. Depois de partir do seringal Paraíso, viveu em precárias condições, tendo de recorrer a trabalhos como: colar cartazes, embarcadiço em navios do Amazonas, etc.
    Mais tarde, em Portugal, foi redator do jornal O Século e diretor do jornal O Diabo.
    Emigrante, homem do jornalismo, mas sobretudo ficcionista, é hoje em dia ainda um dos autores com maior obra traduzida em todo o mundo, podendo incluir-se a sua obra na categoria de literatura universal moderna, precursora do neorrealismo, de escrita caracteristicamente identificada com a intervenção social e ideológica.

    Um beijinho e bom fim de semana
    Fernanda Maria

    ResponderEliminar
  46. Amigo Rui

    Desta vez estou longe e num Pc que não é o meu o que torna a pesquisa mais complicada, mas mesmo assim, se me for possível virei cá de novo.

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheh... Eu sei, querida Manu ! :)) ... e já te agradeço muito teres passado por aqui e "sentares-te" um bocadinho !
      Que tenhas uns dias maravilhosos e um excelente aniversário da tua amiga ! ... e o mais importante, que te sintas bem do "esqueleto e do que o cobre" ! rsrs

      Beijo, Manu :)

      Eliminar
  47. Fernanda Maria

    CERTO !!! ... Não me admiro, Fernanda ! ... Como disse e está comprovado, tendo sido um dos maiores escritores portugueses do séc. XX, nunca foi tão "badalado" como outros de bitola muito inferior ! Há imensos os que nunca leram nada dele, sendo ele um dos maiores de mundo em muitos aspectos ! Como escreveste, é hoje em dia ainda um dos autores com maior obra traduzida em todo o mundo,
    Por isso mesmo, estás de parabéns !

    Beijinhos e bom fim de semana ! :)

    ResponderEliminar
  48. Os teus enigmas não são comparáveis a uma selva, ainda que às vezes "a coisa" seja de tal modo emaranhada (para mim) que me deixa enredado em lianas e arbustos espinhosos. Eu calculo que o de hoje nada tenha a ver com um castro laboreiro mas e certezas, quem as pode ter com toda a certeza?
    Akele abraço pah!

    §- a ver se desta ver me entendes pá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah... Eh páh ! ... é o que se pode arranjar ! rsrs
      Realmente alguns dos desafios, são bem mais complicados do que encontrar uma sandes na selva emaranhada de lianas e vegetação, mesmo levando connosco um bom farejador como um castro laboreiro !
      Assim, claro que é complicado ! :) ... Claro que entendo como te sentes no meio disso tudo ! rsrsrs

      Abraço d'akeles, Kok ! ... Volta no próximo ! rsrs

      Eliminar
  49. Anónimo5/5/17 17:30

    Só fui confirmar o ano da sua morte!
    Ferreira de Castro, obviamente!

    Abraço

    LM

    ResponderEliminar
  50. LM

    PERFEITO !!! :)) ... Calculava que para ti não fosse difícil ! :)
    Eu tinha referido que faleceu próximo ao 25 de Abril ! :)

    Abraço e Tudo de Bom ! :)

    ResponderEliminar
  51. Anónimo5/5/17 18:03

    Ferreira de Castro

    Catarina

    ResponderEliminar
  52. Catarina

    CLARO QUE SIM !!! :)) ... BOA !!! :))
    ... E não digas que "eu sou mauzão" !
    :)

    ResponderEliminar
  53. Já vai seguir a solução para este problema :)))
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BOOOOAAA !!! É ele mesmo, papoila ! :))

      Mais um acerto ! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  54. TODOS

    Comentários libertados e feita a re-edição

    Grande Abraço e muito grato a TODOS ! :)

    ResponderEliminar
  55. Como já deu para ver, cheguei atrasada. De facto, tenho pouco tempo para "estas vidas". Uma mulher cheia de afazeres (ainda bem!). E desta vez, nem precisava de investigar nada. Ferreira de Castro viveu muitos anos em Sintra - a minha terra do coração - no Hotel Netto, onde eu passava todos os dias para ir para o colégio...Curiosamente, e condeno-me por isso, nunca li nada dele senão textos dispersos.

    Beijinhos literários...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rsrsrs... Deu para ver, sim ! eheheh
      ... E esta era muito fácil, quase sem necessidade de pesquisa e porque me estão sempre a pedir literatura ! :)
      Vale a pena conhecê-lo bem, Graça ! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  56. Respostas
    1. :) Olá Pedro ! ... Um Grande Abraço e uma boa semana de trabalho ! rsrs

      Eliminar