15/11/2018

AS VANTAGENS DE SABER PESQUISAR


Ao passar pelos blogs que sigo, chamou-me a atenção este  post da nossa Amiga Afrodite  (abram p.f.),  até porque é feita uma referência à "Escolinha do Prof. Rui da Bica ! :)))) ... deduzindo eu, que a grande maioria dos meus leitores já o tenha lido .

Por tal motivo, que tal uma "aulinha extra" para os "faltosos de carteirinha" habituais ?... eheheh




da Net

Lembram-se certamente que tenho  alertado muitíssimas vezes, para as vantagens da pesquisa (saber pesquisar) mas sinto que há pessoas (agora poucas) que mantêm uma certa relutância a essa prática de "treino" , que sentem ser uma "perda de tempo"  !  (??)

As vantagens poderão ser importantíssimas em variadíssimos campos :

Desde o aspecto de simples diversão ou entretenimento ; 
Ao de simples curiosidade, de  VER um determinado local, ou até  uma Residência, Rua e nº ;  
Localizar um Hotel ou um Restaurante e VÊ-LO antes de lá ir ; 
VISITAR, na net, um local onde se tencione ir de férias, ou onde aconteceu qualquer coisa ; 
IDENTIFICAR a autoria de um texto, publicado na net, por uma simples frase ; 
IDENTIFICAR uma foto , de uma pessoa, coisa, ou local ; 
...  etc, etc....

Ora, de tudo isto, já a grande maioria dos que praticam regularmente a pesquisa nos respectivos desafios são conhecedores . :)

O problema reside é nos que nisso têm dificuldades !  :((  ... e para esses, o possível interesse desta "chamada de atenção".

Tal como fez e muito bem, esta nossa Amiga ("expert" que é no assunto) e  que, pela sua experiência, não se deixa "ir em cantigas", como demonstrou, é possível, evitar "males inesperados" !

O assunto poderá ser muito importante e pôr qualquer um, desconhecedor,  em sérios riscos, se não souber pesquisar (e aqui eu puxo a brasa para a minha sardinha) ! eheheh

Em V/ benefício possível, não sejam preguiçosos e façam por aprender, treinar e saber as coisas mais rudimentares da pesquisa !

.

25 comentários :

  1. Respostas
    1. Muito importante, Gábi. Aqui não teve consequências, mas casos como este podem “ser perigosos” ´se encontram vulnerabilidade nos alvos a atingir. Depende das intenções de quem está por trás e depende da atenção e “preparação” de quem recebe um pedido desses ! Tendo prática destas coisas (pesquisa) é sempre uma mais valia !
      É também um tipo de “Formação” !

      Eliminar
  2. Eu estou-lhe muito grata por me ter ensinado e incentivado a fazê-lo, pois me tem sido muito útil para descrever nas minhas histórias sítios onde nunca estive.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, Elvira. Nestas coisas não é para se estar grato ! Estamos aqui todos para partilhar ideias e experiências uns com os outros ! Se se conseguem aproveitar, óptimo ! :))
      E eu até compreendo o quer dizer ! Quantas vezes já o tenho referido em comentários nas suas histórias !? … A Elvira tem a preocupação de descrever os locais onde elas se passam, como se os conhecesse muito bem e o que lá há e, muitas vezes, nem por lá passou fisicamente. Ora isso só acontece porque a Elvira domina muito bem a pesquisa e isso tem sido um factor muito importante para o seu trabalho !
      Aceito muito mais o "incentivado" do que o "ensinado" ! :))
      Abraço

      Eliminar
  3. Passo...penso já saber pesquisar e a ti o devo, Rui!
    Esta é uma lição para principiantes... Ora, a esta altura do campeonato já nem vem a propósito, penso eu de que!:)

    Sabes que já gargalhei porque me fizeste lembrar DISTO.?

    Beijocas e dorme bem, Rui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devemos tudo uns aos outros, Janita ! Como diz o Ricardo, “todos juntos, sabemos tudo” ! :)) …
      Todos nós temos lacunas, pontos fortes e pontos fracos.
      Tu, por ex. És perita em descobrir personagens, mas também, tu própria, confessas que tens dificuldades em dominar o Google Maps. Ora, tal como referiu agora (acima) a Elvira, isso tem sido fundamental para ela , assim como, é uma “ferramenta” muito usada por mim, nos passeios que dou por este país fora ! Quando vou, já levo uma ideia muito real do que vou ver e do que me interessa ou não ver no real ! Muito tenho eu passeado virtualmente por esse país fora, percorrendo ruas e vendo o que lá existe !
      Como referi, isto (este caso) não será novidade para a maioria dos que por aqui passam (não era essa a minha intenção), mas tens que concordar que há uma outra enorme maioria de quem não sabe pesquisar uma foto !!! … e a intenção deste post é chegar a esses casos, que os há e muitos !!! … Quantos não sabem que um simples verso (dum poema), ou uma frase de um texto, pode indicar quem o escreveu (?).
      Creio não ter sido trabalho perdido para “passar à frente”.
      Creio haver muitos bloguers (ou até não bloguers), que veem os posts e não pretendendo comentar, fazem por sua conta os exercícios de pesquisa e vão acompanhando os comentários e os resultados. Muitos que não querem “dar a cara”, saiba-se lá porquê !?

      Beijo. Um Bom Dia para ti. :))

      Eliminar
    2. Olá, Rui...:)

      Depois de passar uma manhã inteira no HSJ, em oftalmologia, soube-me bem chegar a casa, almoçar, ligar o PC e vir até ao teu espaço, ainda antes de ir espreitar o meu.
      Ler as tuas sempre assertivas e sábias palavras foi tão compensador, para mim, como saber que os meus olhos e o perigo de glaucoma, neste momento, está tudo sob controlo.
      E porquê? Porque tenho seguido as instruções do meu médico, sem nada negligenciar. No fundo, tudo depende do nosso cuidado e de sabermos resguardar o que para nós é valioso...penso que ao dizer-te isto, fica tudo dito, Rui.

      Dê a minha vida as voltas que der, jamais deixarei de te admira e estimar, pelo valor intrínseco que tens como Amigo ( de TODOS) e como o ser humano maravilhoso que és.

      Um forte abraçaço, Rui! :)

      Eliminar
    3. :(( Outra vez os problemas dos olhos, Janita ?… mas pelo menos as notícias são boas !!! :))

      Obrigado pelo teu apreço ! … De ti, não contaria com outra coisa ! :))
      Na realidade, procuro e procurarei sempre nas minha relações de Amizade, mantê-las e reforçá-las sempre, na medida do possível. São de um valor inestimável !!!
      Continuo a reconhecer na dedicação à Amizade, um dos maiores valores do ser humano !
      Amigos e família, são a nossa razão de ser !

      Outro forte abraço para ti :)

      Eliminar
  4. A minha capacidade de pesquisa devo-te a ti

    Adoro participar nos teus desafios e muito tenho aprendido.
    Fico-te imensamente grata.

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) Repito-me, Manu ! … Todos juntos, sabemos tudo.
      A minha função é manter o “espírito” atento e curioso às várias possibilidades (e até necessidades) de pesquisa .
      Eu uso-a para tudo e mais alguma coisa, quanto mais não seja para entretenimento e matar curiosidade ! :)
      E os “motivos” de pesquisa são tantos e tão variados que nem passam pela cabeça de muitos !
      A net é “um livro aberto” e o mais estranho e curioso é que uma grande parte ainda não se apercebeu disso !

      Beijo, Manu

      Eliminar
  5. Rui, o post da Afrodite é um bom exemplo para todos e foi uma boa ideia tê-lo trazido aqui. Nem todos nós temos muita vezes a capacidade para detectarmos e percebermos nas "alhadas" em que nos podemos meter sem darmos por isso. O mundo da Internet é um mundo virtual onde muitos têm duplas personalidades e mostram as suas atitudes, escondidos atrás de pseudónimos e outros nomes, para não serem descobertos e para poderem exercer, na maior parte das vezes o seu lado negativo. Infelizmente não é só no Facebook. Muitos criam personagens falsas no gmail, etc., etc... por isso, este post e a publicação da Afrodite são importantes !
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Limitei-me a aproveitar a ideia para este post ao ver o da Afrodite ! Não tanto por ser novidade para a maioria dos que por aqui passam, que certamente já por lá tinham passado e visto, mas sim para realçar as vantagens da pesquisa, que ainda é desconhecida por muitíssimos.
      Quem sabe, se muitos dos que por aqui passam e habitualmente não comentam (que são muitos) , vendo as vantagens do seu conhecimento e prática, se interessarão por aprender e treinar, mesmo que até não neste blog, comentando ?… mas sim, seguindo por sua conta o que por aqui se vai dizendo, pela calada, sem dar a cara e praticando .
      A net é um “poço de surpresas” e como já disse, um livro aberto, que a maioria desconhece.
      Consegue-se SABER TUDO … e mais alguma coisa ! :)) … assim se esteja para aí virado ! eheheh
      Abraço

      Eliminar
  6. Uma aula e tanto!!
    Aquele abraço, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)))… Uma “aula” só de teoria, sem prática, Pedro. :)
      Mas servirá para manter vivo o espírito e a necessidade da pesquisa e tomar noção das suas vantagens !
      É mais um "alerta" !
      Abraço e bfds, Pedro.

      Eliminar
  7. Tenho que ler estas tuas explicações com toda a atenção, entretanto, só te desejo *bom dia* 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não será o caso deste post, Teresa, mas a cada passo, faz-se como que uma “revisão da matéria dada” com alguns exemplos práticos dos vários tipos de pesquisa, tal como referida no texto acima.
      Antes de tudo, muito treino e passo a passo, se vai ficando a conhecer o modo de actuação para cada caso.
      Quantos casos já houve, por aqui, de quem não fazia a menor ideia de como proceder e passados uns meses virar verdadeiro expert nesse campo !?… :))

      Um Bom Dia para ti também, Teresa ! :)

      Eliminar
  8. Anda por aí muito perfil falso:))

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta-Feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))) ... Verdade, Larissa. Tu és um caso ! eheheh ... Eu não sei quem és, sei que escreves belos poemas e que és "preguiçosa" na pesquisa ! eheh... Desculpa, mas é verdade e desculpa-me a franqueza ! :)))
      Eu, sou totalmente transparente (um livro aberto) ! Conhecido pessoalmente por mais de 50 dos bloguers que por aqui passam !

      Certamente que isso é legítimo e ambos temos razões para sermos como somos e procedermos como procedemos. Isso está fora de causa ! :)

      Claro que noutras redes sociais esta questão poderá ser ainda mais pertinente !!!

      Agora o que é preciso é estarmos "avisados e preparados" para nos "defendermos" dos perigos da net !

      E já agora aproveito para te alertar para as vantagens da pesquisa, "motivo base" deste post !
      O saber não ocupa lugar e como se costuma dizer "homem prevenido, vale por dois" ! :)))

      Como já referi, a cada passo fazem-se por aqui posts mais didácticos, lembrando, passo a passo, como proceder (na prática), nos vários tipos de pesquisa, em cada caso ! ...
      Noutros (na maioria) é mais a prática (sem explicações) que está em causa !

      Beijo e um Bom fim de semana. :)

      Eliminar
  9. Já li e já respondi.
    Todos os dias recebo pedidos de perfis falsos, nem verifico os estrangeiros,
    são tão evidentes que até dão vontade de rir!
    Os portugueses são poucos mas não terem nenhum amigo em comum já é um bom indício!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos vistos ainda continuas sem o Google Chrome . (?) … Bastará fazeres o Download .

      Quanto ao FB, como sabes e é bem visível, continuo bastante afastado. Os blogs já me dão “trabalho e ocupação” mais que suficiente para as minhas disponibilidades .
      Encontro uma grande diferença : O FB é muito mais “superficial” e “de momento” que os blogs. É como que um “encontro” na via pública, enquanto que o blog é mais recatado e mais profundo !
      O FB é mais “olá”, “tudo bem”, “gosto” “não gosto” … enquanto que no blog nos podemos explanar mais e melhor ! Há mais "conteúdo" e, é mais pensado e expresso !
      E quanto a pedidos de amizade, como disse, tenho uma enorme lista de pedidos, que não aceito, pelo facto de não serem conhecidos, mas, "desses tais" de que temos falado, perfis falsos ou supostamente “camuflados”, não me parece ! (???)
      Também, a verdade, é que não vejo quem estaria interessado na minha “amizade”, sendo eu tão “transparente” como sou. :))) ... "O que parece é" !
      Abraço

      Eliminar
    2. Já pensei colocar por aqui um debate sobre as vantagens e desvantagens do FB e do blog mas o FB perde em toda a linha.
      Encontro-lhe alguns aspectos positivos.
      O computador foi a formatar mas não me entendo com o novo visual.Ou volto à loja ou espero pelo meu filho no sábado!

      Abraço

      Leo

      Eliminar
    3. Olá Leo. Desculpa-me o atraso na resposta, que não me tem sido possível vir à net (e no meu caso está tudo a trabalhar bem, menos eu ! eheheh)

      Nisso somos da mesma opinião, tal como já a expressei :
      O FB muito mais "acessível", para postar e "esquecer rapidamente", para um "olá", "cá estou", "tudo bem", "gosto", "adoro" e tudo que for além disto já é um grande discurso.
      Ora eu até gosto de escrever e para isso há os blogs, com os "assuntos" com outra "profundidade" e amizades mais "a sério" ?

      O FB tem uma grande vantagem, que é o de sabermos onde param os antigos amigos ou conhecimentos, até do tempo da escola ! Por vezes temos uma ou outra surpresa ! Nisso é muito bom e especial ! :))

      Se calhar actualizaram o sistema operativo e essas coisas têm sempre um aspecto diferente que por vezes custa entender à primeira. Só ao fim de alguns dias e alguma prática se começa a trabalhar como anteriormente !
      Talvez o filho tenha mais paciência e tempo para explicar as diferenças !?...

      Abraço

      Eliminar
  10. Olá Rui

    Tenho estado sem poder comentar nos últimos dias. Não sei bem o que se passou.
    Recebo alguns (bastantes) pedidos de amizade. Não me tenho dado sequer ao trabalho de pesquisar.
    Como já disse à nossa amiga, para mim vêm todos de farda.
    Já aniquilei um exército. É cada tiro dada melro!

    Beijinhos para ti e para a Lena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ju !
      Sabes que no computador isso nunca me aconteceu ?…
      No Tlm, sim, acontece-me com frequência, umas vezes conseguir comentar, mas outras, isso ser-me impossível ! ☹

      :))) Os “fardados” perseguem-te ! … Claro. :)) … Vocês mulheres, pelos vistos, são mais assediadas que os homens . eheheh… A mim, ninguém me assedia ! :)))

      Beijinhos nossos :)

      Eliminar
  11. Pedro Coimbra

    Tal como os anteriores, Pedro, também ainda não seria este, o que não me impede de considerar CERTO !!!
    ... mas seguidamente, na re-edição, ficará tudo esclarecido ! :))

    Abraço

    ResponderEliminar