06/11/2009

UM DOMINGO DE FUTEBOL (1ª parte)



Naquele tempo ... os domingos eram sempre dias de festa !
Almoço cedinho e toda a família p’ró carro, que era dia de Porto / Benfica !
Naquele tempo não havia futebol na TV, não havia jogos aos sábados, nem à noite! Por isso os estádios enchiam-se de gente e não raramente, os jogos eram vistos de pé. Era uma festa do futebol no interior e no exterior dos estádios !

Vamos lá, mexam-se, que já é tarde. O triciclo, a bicicleta e um lanchinho na mala do carro e lá íamos nós.

O movimento já era louco uma hora antes do jogo. Eh! pá, isto não avança mesmo.
Ó sr guarda deixe lá estacionar aqui. Não senhor ! Oh! deixe lá, é por causa dos miúdos. Já lhe disse que não e não quero ninguém aqui a “andar parado”, avance!.

Depois de muito tempo a arranjar lugar p´ro carro, os mais pequenos lá ficavam no jardim da praça de Velasques com a bicicleta, o triciclo e a mãe.
O mais velhito queria ver o Eusébio e eu até gostava de o levar comigo. Era um miúdo porreiro e boa companhia.

Uma bandeirinha freguês? Ó pai compre! Quer azul e branca ou encarnada ? Olhe, meta as encarnadas pelo ... Pega, filho e pôe-na sempre no ar !

Trânsito complicado, polícia chato, levar a mulher e os miúdos para o jardim, ir a pé para o estádio com o piqueno, o tempo a ameaçar chuva... Com licença, com licença, 3 minutos p’ra começar o jogo. Desculpem o miúdo quer ver o jogo. Porra, o estádio está cheio e só arranjo lugar nas escadas e logo com o puto!

Hei!.. minha senhora, veja lá onde pôe os pés! Calcou-me e magoou-me. Olha para este espertinho! Ó Manel este gajo está a armar-se em parvo. O Manel sobe vários degraus com fúria. O que foi Maria? Quem é o sacana? Houve lá! O que é que disseste à minha mulher ? Olha que eu ponho-te o focinho num bolo!... (e o miúdo a ver...).

Ó pai, quero fazer chi-chi. Ó filho não vez que agora é impossível ? ... Diz à pilinha que espere !
Olha, temos que nos levantar, que está toda a gente em pé. Assim não vemos o jogo. Ó pai, mas em pé também não vejo ! Tem que me pegar ao colo!

Huuuuu ! Huuuuu !Huuuuu! Os árbitros entraram em campo. Consegues ver alguma coisa? Ó pai, vejo bem a parte de cima das bancadas, do campo, só um bocadinho.

2 comentários :

  1. cantinhodacasa6/11/09 22:25

    Belo post, belos tempos, belos jogos. Mais respeito, mais jogo, mais empenho, mais "vibração".

    Mudam-se os tempos, mudam-se as regras, muda o dinheiro.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Tudo isso é verdade, Cantinho !
    Hoje, principalmente o elemento "Domingo de festa do futebol" deixou de existir e é pena.
    Os interesses financeiros, levaram às transmissões TV e às jornadas de futebol se distribuirem pela semana. Já não me lembro de ir ver um jogo do FCP a um Domingo às 15, 16 ou 17 h. e assim, é mais difícil levar os filhos ao futebol.

    Nota : o jogo ainda não começou. Só na 2ª parte :))
    .

    ResponderEliminar