Todas estas capicuas são uma parte (com conjuntos de dígitos muito curiosos), das que me foram "saíndo" a mim, a familiares e amigos, ao longo da juventude.
Curiosos os preços dos bilhetes e podem crer que se percorriam muitos kms !
Há coleccionadores de tudo e mais alguma coisa. Alguns, a coleccionarem as coisas mais espantosas e esquisitas que se possa imaginar !
Como utilizava muito os transportes colectivos, fui coleccionando entre outras coisas, estas capicuas. Ficaram esquecidas em casa e um destes dias, ao dar voltas a papeladas antigas, encontrei-as, por mero acaso.
Dei uma volta pelo google e cheguei à conclusão que há muitos interessados neste tipo de coisas !
ESTOU RICO !!! :)) ... Vou fazer um leilão !
Bem dizia a minha mãe (as mães têm sempre razão) :
"guarda,... que um dia pode valer muito dinheiro"!!!
.
Bilhetes de 6 tostões...Em Lisboa ainda me lembro dos de 7 tostões para os elevadores.
ResponderEliminarLuis
ResponderEliminar... e tenho uma capicua num bilhete de 5 tostões !!!
Com esse bilhete dos STCP andava cerca de 4 km !
.
Em Lisboa havia um eléctrico às 6.30, o carro operário com bilhetes de 3 tostões...
ResponderEliminarSempre me pareceu que os transportes no Porto eram mais baratos. Como te disse no outro dia, lembro-me de passar de eléctrico para S. Roque da Lameira junto à capelas das almas...
O preço mais barato de que me lembro era de facto de 6 tostões (uma zona). Ermesinde ao Porto era 12. De 5, já não me lembro e esse de 3 é incrível ! :))
ResponderEliminarLembro-me que, na altura, toda a gente se interessava muito por capicuas !
.
Oi Rui
ResponderEliminarQue interessante esss coleção e muito bonita,não conhecemos aqui com esse nome capicuas (?), chamamos passagem /bilhete.Bonita prque sentimos o valor do dinheiro ao longo do tempo. Gostei . E, se duvidar ganhs mesmo um dinheiro com esss c"capicuas" rs
abraços
Olá lis.
ResponderEliminarVou explicar: Não é o bilhete/passagem, que interessa. É o nº!
Capicua ou número palíndromo, é um número (ou conjunto de números) que lido da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita é idêntico.
Também existe com palavras, por ex. "Ana". "arara", "reviver" ; ou conjunto de palavras, como "ladra-pardal", "rezar-prazer" , ou mesmo frases como, a "droga da gorda", "a mala nada na lama", "a dama admirou o rim da amada".
Também é capicua uma data/hora. Por ex: 21h12 21/12/2112, que lido ao contrário dá o mesmo.
No caso dos números, como podes ver acima, qualquer deles se pode ler da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda, que não altera e há quem faça colecção destas coisas.
As mais curiosas são as que têm sempre o mesmo dígito, por ex. 99999 ou 77777 !
Toma atenção ao próximo post.
Beijão.
.
Ganda maluco, bilhetes de autocarro(?!). Não posso falar muito...
ResponderEliminarEu tb sou de guardar ou colecionar tudo. Mas a minha mãe (ao contrário da tua) de vez em quando fazia uma voltinha e despejava tudo no lixo. Logo há muita coisa que se perdeu!!!
Leitanita
ResponderEliminarEu coleccionava capicuas (viste bem os números ?). Não bilhetes (isso era fácil demais) :))
Também postais, moedas, sêlos, miniaturas de garrafas, botões, esferográficas e outras recordações, mas há "marados" muito mais malucos. Há dias ouvi na TV, que um tinha alugado um apartamento sem a mulher saber, só para ter as colecções expostas ! rsrsrsrs
.
Foi contigo que uma vez comentei que a minha avó também fazia colecção desses bilhetes com capícuas? Deves ter sido, que hoje em dia já não é muito frequente, até porque os passes e assim acabaram com essas coisas...
ResponderEliminarE ela guardava-os, porque achava que davam sorte. Vais vender a sorte em leilão internético?! :)))
Muito interessante Rui!
ResponderEliminarBjs.
Teté
ResponderEliminarSobre as capicuas não me lembro, mas comentamos sim, sobre umas fotografias antigas, com mais de 100 anos (suponho que do avô). :))
Dantes havia de facto essa “doença”, mas hoje, praticamente não se fala nisso.
Não, não irei vendar nada, (tenho umas dezenas) mas fiquei curioso ao ver no Google que havia quem pagasse 5 a 10 euros por cada um dos bilhetes, com capicuas vulgaríssimas, sem nada de especial (nada do que está acima).
As que vou postar de seguida, essas sim, são espectaculares !
Uma delas,... inacreditável !
.
Olá Fátima
ResponderEliminarJulgo que no Brasil o termo “capicua” não é muito conhecido, mas se tiveres dúvidas lê o meu comentário acima, à lis.
É mesmo muito interessante ! Até te posso dizer que o assunto está ligado à profecia dos Mayas, da previsão do fim do mundo para o ano 2012 ! (evidentemente que não acredito nem um pouquinho). Pesquisa no Google : Mayas, capicuas, 2012.
Vê o próximo post.
Beijo
.
Interessado em vender alguns dos seus bilhetes? Vou abrir um espaço alusivo ao tema ferroviário e alguns desses bilhetes curiosos da CP vinham mesmo a calhar! Aguardo resposta. Obrigado.
ResponderEliminarnunorgsilva@netcabo.pt
Boa tarde
ResponderEliminarSou um recente coleccionador se bilhetes CP
Gostava de saber se tem bilhetes CP para troca?
Manuel Olímpio Barros
CP Viana Castel
https://euvendotucompras.blogspot.com/2016/03/conjunto-de-259-bilhetes-capicua-cfl-e.html?m=1
ResponderEliminarBoa tarde Senhor Rui,
ResponderEliminarAinda faz colecção de capicuas?
Pergunto no sentido de saber se estaria interessado em trocar ou mesmo vender o que tiver.
Cumprimentos
João Casal