Re-editado, com resposta e outras fotos (texto e fotos www.).
O Luis Tavares acertou !
Praça da República – Viana do Castelo
Situa-se na parte oriental da Praça da Rainha, actual Praça da República, em frente aos antigos Paços de Concelho de Viana do Castelo.
Nesta praça temos basicamente três monumentos de relevo :
Os antigos Paços de Concelho, o Chafariz e a Misericórdia.
Antigos Paços de Concelho - Depois que o antigo lugar de reunião do concelho foi ocupado pela Igreja de Santa Maria Maior (hoje Sé) .
Desde o 1°quarto do séc. XVI até meados do séc. XX. Estilo Manuelino inerente à época de construção, mas de raiz gótica. Edifício estilo Gótico; três portadas rectangulares na frontaria (andar nobre), o símbolo heráldico de Viana e, a atestar a época manuelina. Edifício iniciado no reinado de D. Manuel I e concluído no de D. João lIII .
Chafariz - Obra de João Lopes o Velho, foi concluído em 1554. Obra de transição entre o gótico e a renascença, quer no desenho das carrancas, quer na decoração do fuste e nos motivos da sua parte superior.
Substituiu, no mesmo local, outro chafariz dos inícios do século XVI. O chafariz actual ficou concluído nos finais de 1559. Em tempos (século passado e 1° quarto do séc. XX) ainda possuía gradeamento de ferro e algumas bicas.
Portal de entrada para a Igreja da Misericórdia.A igreja actual constitui um dos monumentos notáveis de Viana do Castelo, em estilo Barroco, apresentando relativa sobriedade decorativa exteriormente, que contrasta com a profusão de talha e pintura no interior. Na porta de acesso enquadrada por pórtico de colunas caneladas emerge a imagem de Nossa Senhora com seu Filho morto.
Casa das Varandas ou da Misericórdia.Obra atribuída o mestre canteiro João Lopes, «o Moço» (filho do autor do fontenário fronteiro). Conclusão: 1589. A frontaria constitui um dos exemplos mais originais de arquitectura quinhentista em Portugal.
Esta era a foto proposta para a descoberta :
Na minha opinião, uma das mais lindas praças de Portugal.
Ora lá vão as minhas três, alternativas falhadas, já vi parecido em: Guimarães, Leiria e Covilhã.
ResponderEliminarIsto já parece o euromilhões, raramente jogo mas aposto sempre, nos nºs que não saiem :-D
Bom dia! Praça da República em Viana do Castelo!
ResponderEliminarIsa
ResponderEliminar:)) Realmente, não é. :(
Tenho um amigo que diz que não fica pobre com 2 € por semana, no euromilhões, mas poderá acontecer que um dia fique multimilionário ! rsrsrs
Obrigado pela tentativa.
.
Luis
ResponderEliminarCLARO! Quando postei isto pensei logo: O Luis vai acertar esta. Mal seria ... :))
.
Viana do Castelo.
ResponderEliminarSabem o que é em Agosto nas festas da cidade, todos os bombos a tocarem ao mesmo tempo e estar no centro da praça nos ultimos degraus. É absolutamente fantástico (e verdadeiramente ensurdecedor admito).
Pois,Rui,tenho um amor em Viana...
ResponderEliminarleitanita
ResponderEliminarEsta é uma cidade maravilhosa, onde eu gosto de ir com frequência.
Quanto a "Festas", eu gosto sempre que me informem quando são, para ....... eu não ir :))))
A multidão e o barulho afugentam-me ... :)))
Obrigado, leitanita.
.
Luis
ResponderEliminarPois é Luis, como diz a canção:
"Tenho um amor em Viana, ó ai,...
Tenho outro em Ponte do Lima,... ai,
Tenho inda outro mais acima... !..."
rsrsrsrs
Obrigado e parabéns (mas não fiquei surpreendido.
.
É difícil competir, com um especialista como o Rui, quem vá às festas como a leitanita e com quem tenha os amores por aí espalhados ;-D
ResponderEliminarIsa
ResponderEliminarrsrsrsrsrs
.
alguem me sabe dizer o porque de se ter chamado praça da rainha?
ResponderEliminarCaro anónimo, obrigado por ter levantado esta questão !:)
EliminarAo longo dos anos esta Praça já teve o nome de Campo do Forno, Praça da Rainha e actualmente Praça da República.
Creio que , de Campo do Forno se passou a chamar Praça da Rainha (durante cerca de 60 anos), dado que, na sua regência, a Rainha D. Maria II de Portugal, decidiu elevar a vila à categoria de cidade com o nome de Viana do Castelo (20 de Janeiro de 1848), dado o elevado espírito comercial que Viana alcançou .
Claro que o espírito republicano vigente após 1910, pretendeu eliminar o nome "Rainha" e passá-lo a República !