29/04/2010

HONNI SOIT QUI MAL Y PENSE - 2

.
Re.editada

A Marota acertou nas duas !


Isto é um cogumelo (Honni soit qui mal y pense)




Para matutar e palpitar

(de 19 Dezº 1925 - Ilustração portuense da época - Cócórócócó) :


Quando rapaz, fiz tal uso
da que tinha (e ainda tenho)
que talvez seja por isso
que hoje minguou tamanho...

Perdida a elasticidade
deitá-la fora é melhor...
Ai como a minha esticava
no quintal do sôr Prior !...

A Rosa, a ama do dito,
dizia-me então baixinho:
Estique, menino, estique,
que eu mostro-lhe o passarinho.

E se ela me ajudava
com a mãosinha, a esticar,
ai filhas !... rapidamente
eu zás ! ... entrava a matar.

Cinco letras. A segunda
é um i. Vamos ! Vê lá ...
A terceira letra um S
e a última é um A.

O que é ?



Para matutar e palpitar

(de 26 Dezº 1925) :

Mais largas ou mais estreitas,
E peludas ou peladas,
Desde os tempos mais remotos
Que são muito procuradas.

Irradiando calor
quando apertada ela é
A gente não se constipa
Se fica à porta da Sé.

O demónio tudo inventa,
Mas não sei se é laracha,
Afirmam-nos que até há
Quem as use de borracha.

A Micaela tem uma
P’la qual eu daria tudo
Muito apertada, quentinha,
Macia que nem veludo.

Começando por um C ,
Quatro letras tendo (olá),
Tem duas vogais apenas
Porque termina num A .


O que é ?

.

9 comentários :

  1. A primeira só pode ser a fisga.

    ResponderEliminar
  2. A primeira está adivinhada, quanto à segunda, venho aqui mais tarde para saber o que é. ;-)

    ResponderEliminar
  3. O cogumelo lá em cima chama-se bovist, mas a última não faço a miníma ideia do que seja.

    ResponderEliminar
  4. Marota, Luisa
    A 1ª está certa. É lógico !
    Na 2ª só faltam 2 letra e ...( "Honni soit qui mal y pense" ).
    A 2ª letra é vogal e a 3ª, consoante. :))
    .

    ResponderEliminar
  5. Bom, foi bom explicar que a "coisa" da foto é um cogumelo, até parecia um desses cérebros inteligentes que nos governam. Está a ver que à primeira vista, nunca me pareceu um rabo bexigoso :D
    Como diria o Rui eheheh ou rsrsrs

    ResponderEliminar
  6. Quanto às adivinhas, nunca acerto :(

    ResponderEliminar
  7. Isa
    eheheh ou rsrsrs (é assim ? ) :))))

    Uma pequena ajuda: ler a 2ª quadra.
    Depois : C _ _ A
    (a 2ª é vogal, a 3ª consoante)
    .

    ResponderEliminar
  8. Marota
    As minhas desculpas ! Certíssimo, mesmo antes da ajuda que eu pretendi dar.
    Enquanto estava a re-editar chegou a resposta certa sem que eu me apercebesse. Entretanto abandonei o computador por um bocado e ...
    .

    ResponderEliminar