15/04/2010

ENSINO DA MATEMÁTICA (EVOLUÇÃO)

.
É evidente que espero que os actuais professores me desculparão a "brincadeira" :)) ...


.
Ensino da matemática nos anos 40/50:
Um camponês vendeu um saco de batatas por 100$00. As suas despesas de produção foram iguais a 4/5 do preço de venda. Qual foi o seu lucro?

Ensino Tradicional - Anos 60/70:
Um camponês vendeu um saco de batatas por 100$00. As suas despesas de produção foram iguais a 4/5 do preço de venda, ou seja, foram de 80$.
Qual foi o seu lucro?

Ensino Moderno - Anos 80/90:
Um camponês troca um conjunto B de batatas por um conjunto M de moedas. O cardinal do conjunto M é de 100 e cada elemento de M vale 1$00. Desenha o diagrama de Venn do conjunto M com 100 pontos que representam os elementos desse conjunto. O conjunto C dos custos de produção tem menos 20 elementos do que o conjunto M.
Representa C como sub-conjunto de M e escreve a vermelho o cardinal do conjunto L do lucro.

Ensino Renovado – Anos 2000/05:
Um agricultor vendeu um saco de batatas por 100$00. Os custos de produção elevam-se a 80$00 e o lucro é de 20$00. Trabalho a realizar: Sublinha a palavra "batatas" e discute-a com o colega de carteira.

Ensino Reformado – 2005/10:
Um kampunes reçebeu um çubssídio de 50 euros para purdusir bué de çacos de batatas o qual vendeo por 100 euros e gastou 80 euros.
Analiza o texto do iserçício, converte euros em escudos e em ceguida dis o que penças desta maneira de henriquesser.
.

7 comentários :

  1. Pois o Ministério da Educação bem tem tentado que, no ensino oficial, seja assim, porque quanto menos souberem, mais escravos arranjam ;)

    ResponderEliminar
  2. E é assim aqui tb!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Engraçado é que esta "anedota" é antiga como a Sé de Braga, já circulava nos meus tempos de liceu, as datas é que eram outras e acabavam todas ainda no século passado... :)))

    ResponderEliminar
  4. Ooops! Ensino do Matemática??? Livra!
    Eu, como sou professora de Inglês, volto amanhã... Ok?
    eheheheheheh

    ResponderEliminar
  5. Isa GT
    O importante são as estatísticas ! Quantos mais chegarem ao fim do ensino obrigatório, melhor ! O analfabetismo acaba rapidamente. É só deixar os velhos morrerem !
    .

    Fatima
    Aí, como aqui ?! Os objectivos serão também os mesmos e o “espírito dos governantes” não deve ser muito diferente.
    Bjs.
    .

    Teté
    É um facto. É um pouco como as relações (educação) filhos/pais ! Todas as gerações se vão queixando que os filhos estão insuportáveis. Tenho aqui no blog um texto sobre o assunto, com queixas dos filósofos da Antiguidade, que se podem aplicar aos dias de hoje.
    .

    Swt
    Sortinha !... Tenho uma série de respostas a várias questões, (Português, Ciências, História e Geografia), dadas por alunos em exames, que são de morrer ! rsrsrsrs
    Por acaso, de Inglês, não. :((
    .

    ResponderEliminar
  6. Fabuloso!!! Ainda bem que eu sou do tradicional porque se fosse do moderno chumbava de certeza...

    ResponderEliminar
  7. Leitanita
    Não há dúvida que está bem "caricaturado" e
    bem acompanhado pelos erros ortográficos. :))

    Até eu dou muito mais erros que há 10 anos atrás. Não se dá tanta importância à ortografia, culpa das novas tecnologias.
    .

    ResponderEliminar