23/07/2011

MONUMENTO

Re editado

TOLLAN foi um porta contentores inglês, que se afundou no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço, em Lisboa, a 16/2/80, após ter colidido com o cargueiro sueco Barranduna.
O naufrágio ceifou a vida de 4 dos 16 tripulantes do navio, tendo-se revelado infrutífera a intervenção de mergulhadores nas buscas de salvamento nos dias que se seguiriam.
Rodando ainda 180 graus, dois dias após o naufrágio, o Tollan viria a ficar encalhado com o casco vermelho voltado para cima, a alguns metros da margem, passando a ser um perigo para a navegação.
Tendo havido várias tentativas falhadas para o remover do local, tornou-se atracção turística, um verdadeiro MONUMENTO local e um símbolo de incompetência, dando origem a alcunhas (tinha o significado de "aquele que ninguém consegue virar" ou "o encalhado") e dando nome a cafés e restaurantes.
Foi finalmente voltado e levado a 2/12/83.

Existe um Bar chamado " A Casa do Leme” que foi feito a partir de material retirado do Tollan.
A NINA foi a primeira a acertar com excelentes dicas (está lá tudo) ! :))

Seguiu-se a ROSA DOS VENTOS, a TETÉ e o PAULOFSKI.

A MARIA vai ficar a saber agora e vamos ouvir do Carlos Barbosa de Oliveira um ... “Ah !!!! ... como é que eu não me lembrei ?!”.









INICIO :

No início da década de 80 houve um confronto sueco britânico em Lisboa, do qual resultaram 4 mortos.
Desse confronto também resultou um monumento, símbolo de incompetência e origem de muita chacota.
Esse monumento foi eliminado ao fim de alguns anos (83), tendo os seus restos sido aproveitados para a construção de uma casa/bar.

Sabem do que estou a falar ?
.

27 comentários :

  1. Os lisboetas lembram-se de cada uma! Mas olha que tu, com desafios estranhos destes, não lhes ficas atrás.
    Fizeste-me lembrar o final do conto " A Saga", em que o protagonista pede que lhe seja colocado um navio naufragado, por cima da sepultura.
    Qualquer dia, pago para te erguerem uma estátua à beira-mar...em vida! Ou então, para celebrar a tua prodigiosa mente vamos todos "entolar-nos"-beber até cair de tão tolos- até esse bar, lá na capital.
    beijocas

    ResponderEliminar
  2. Os lisboetas são o máximo, têm óptimas ideias, são boas pessoas e aproveitam tudo...aqui nada se perde, tudo se transforma ;)

    Só têm alguns probleminhas, pelo menos uma lisboeta que eu conheço...nem sempre sabem onde foi, como foi e porque foi :p

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  3. Nessas alturas, nequinha, faz como eu, recorre ao google.:)
    bji

    ResponderEliminar
  4. E já lá fui, mas o tempo hoje é curtinho...

    Bjs :)

    ResponderEliminar
  5. Na minha tola ficou muito tempo esse mastodonte!
    Até se faziam excursões para o ir ver! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Não vivia por cá nessa época (regressei exactamente em 83, para voltar a partir dois anos depois) mas de certeza que quando der a solução foi exclamar Ah!!!!
    CBO

    ResponderEliminar
  7. REctificação: vou e não fui
    CBO

    ResponderEliminar
  8. Se de princípio não entendi esse "confronto", com a pista da Rosinha foi fácil lá chegar! :)))

    Ah, Maria, como lisboeta lembras-te bem deste caso, que se deu no Tejo! :D

    ResponderEliminar
  9. Nina
    O desafio não é tão estranho assim, como a ideia dum peso daqueles em cima da sepultura ! Ufa !... Essa do monumento em vida já é mais agradável !... :)))
    Entolarmo-nos (que raio de verbo ! rsrs) a beber até caír, vá lá, vá lá, que hoje é 6ª Fª. Alinho nessa ! :))
    Bj
    .

    ResponderEliminar
  10. maria
    Realmente aqui também houve uma transformação em monumento mas perderam-se 4 vidas !
    Conseguiram foi transformar pouco. Foi mais obra do acaso ! :))
    Tu eras novinha, se calhar não te lembras !?
    Beijinho ! :)
    .

    ResponderEliminar
  11. Rosa dos Ventos
    Por acaso não cheguei a ver o monumento ao vivo nesses 4 anos, mas na TV via-o constantemente ! :))
    .

    ResponderEliminar
  12. Carlos Barbosa de Oliveira
    Não acredito ! ... O assunto foi tão falado que é impossível não se ter dado por ele !
    Quando esclarecer vou ouvir mesmo o Ah !!!! :)))
    .

    ResponderEliminar
  13. Teté
    Foi mesmo um confronto e violento, com resultado de 4 a 0 ! :))
    A maria seria novinha ! :))
    .

    ResponderEliminar
  14. Sei, fomos passar uns dias a Lisboa em 82 e recordo-me bem do cas(c)o do Tejo.

    ResponderEliminar
  15. paulofski
    Eu acho que qualquer pessoa com mais de 40 anos se deve lembrar do caso, pelo menos em termos televisivos ! :)))

    ResponderEliminar
  16. O verbo tinha que ser inventado, para completar as dicas, amigão.
    Um gde beijo (não o guardes só para ti. Nunca esqueço a tua Lena:))

    ResponderEliminar
  17. P.S: eu não me lembrava do caso. Tive mesmo que pesquisar e só depois veio a interjeição!:)

    ResponderEliminar
  18. As dicas foram óptimas ! :))
    Claro que para ti seria difícil lembrar. Eras muito miúda e em França !? :))
    ... mas em pesquisa estás "o máximo" ! rsrs

    Jinho da Lena !
    .

    ResponderEliminar
  19. Estava por cá, nessa altura, mas tinha 13 aninhos e os interesses eram outros.
    Tenho aprendido umas coisinhas por aqui-tantas! Não só em pesquisa, como sabes.:)

    :))) O sorriso é pelo jinho da Lena.:)

    ResponderEliminar
  20. Nina
    Claro que eram outros ;)) ... e claro que é evidente ! Tens-te "enriquecido" muito !

    Outro jinho :))
    .

    ResponderEliminar
  21. Pequena correcção: quando encalhou tinha 10 aninhos. 13, foi quando desencalhou.

    Enriquecido muito, mesmo!
    Mas agora, se não me vires por aqui durante uns tempos, é porque alarguei o silêncio do meu blogue aos vossos.
    A ver se consigo dar-me este tempo, mas bem sabes o quanto me faz bem vir aqui. Logo se verá.:)
    Um gde beijinho

    ResponderEliminar
  22. Nina
    Exacto ! Com 10 anos era mais difícil de te lembrares que com 13 :))
    Este “enriquecimento” tem o seu preço. Ele próprio e o lúdico, têm um “custo” elevado, de muito tempo ocupado. Sempre disse que era “viciante” e uma pausa só pode ser benéfica ! :)
    Eu compreendo e não digas “vou ver se consigo”. O “importante” consegue-se ! rsrs
    Bj e a continuação das melhoras do Diogo ! :)
    .

    ResponderEliminar
  23. Pois, eu tinha avisado. Ahhhhh!!!! :-))
    CBO

    ResponderEliminar
  24. Carlos Barbosa de Oliveira
    Como eu tinha previsto : Ahhhh!!!!... como é que eu não me lembrava disto ??? rsrsrsrs
    .

    ResponderEliminar
  25. Eu fui um dos mergulhadores da marinha que foi resgatar os dois corpos desaparecidos no interior do navio!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá António Barata ! :)

      Muito curioso | rsrs ... e já lá vão mais de 30 anos ! ...

      Abraço e um Feliz Natal ! :)

      Eliminar