26/07/2011

UM POSTAL ANTIGO

Re editado

FARO - Praça D. Francisco Gomes ou Jardim Manuel Bívar - entre a antiga doca e actual marina, o Arco da Vila e o começo da Rua de Santo António, este modesto busto presta uma pequena homenagem ao poeta algarvio João de Deus.
É visível ao longe a Igreja do Carmo.

A NINA acertou rapidamente com o nome do jardim, links, etc.

Seguidamente a ROSA DOS VENTOS e a SONHADORA identificaram Faro e a MARIA concluiu que só se poderia tratar do Algarve.

À LIS (do Brasil), seria pedir demais que identificasse o local ! :))




INICIAL :
.
O postal tem uns anos !
É um dos espaços marcantes duma cidade portuguesa.
Com palmeiras, esplanadas e grandes passeios é ponto de encontro e um local privilegiado.
Estará um bocadinho diferente (pouco) do que é hoje.

Onde será este jardim ?



.

32 comentários :

  1. Muitos passeios dá este nosso amigo!
    De Norte a Sul, tudo conhece e eu vou conhecendo através das pesquisas.
    Não me importava nada de mergulhar nas águas desta linda cidade e o meu filho faria um verdadeiro festival de água!

    beijocas

    (só venho aqui. Isto não é net, é um encontro entre amigos.:))
    bji

    ResponderEliminar
  2. Eu bem estava à espera de uma dica e eis que surge a Nina que continua enclausurada com o seu Pintarolas...mas só fiquei a saber que era à beira-mar!
    Já andei pela Figueira mas palmeiras só encontrei as que Santana Lopes lá mandou pôr há uns anos! :-))
    Deve ser no sul...

    ResponderEliminar
  3. Rosinha, ora lê bem o meu comentário.
    Pois...continuo enclausurada, a precisar de água quente e o miúdo a querer festejar na água.
    Sul...pois:)

    ResponderEliminar
  4. P.S: a mestre das dicas és tu...e o oops!!! (mas esse também deve andar em algum festival...:)

    ResponderEliminar
  5. Nina
    Águas quentinhas ! O Gui iria adorar ! ...
    Fico muito contente por não considerares isto a net, mas antes uma “sala de amigos”. É isso que eu pretendo, por mim, por ti e por todos os outros Amigos que aqui passam habitualmente (agora andam quase todos fugidos em férias)! :))
    .

    ResponderEliminar
  6. Rosa dos Ventos
    Uma cidade à beira-mar, águas quentinhas, junto a uma marina, palmeiras (do sul ) !
    Há uma igreja com 2 torres, visível ao fundo (às 11 horas). O jardim está um bocado diferente. :))
    .

    ResponderEliminar
  7. É tanto uma sala de amigos, que até me apetece oferecer-vos do doce que acabei agora de confeccionar. Não fosse ter ficado amargo, até para mim que prefiro o amargo ao doce, convidar-vos-ia para um chá.:)
    Desde que estou em clausura, já fiz de pêssego, de laranja e cenoura e agora de ameixa. (demasiado verde)
    Já tinha feito de damasco (é delicioso!) e de cereja. Preparava-me para fazer de morango e tomate cereja, mas o meu pai esqueceu os frascos. Fica para a aldeia, onde ainda farei de melão e, CLARO, de figo...se houver.;)

    ResponderEliminar
  8. Nina
    Realmente essa é uma grande falha desta sala virtual !
    É que é mesmo virtual, bolas ! :((
    ... Bom ! Tem uma vantagem. Não caimos na tentação ! rsrsrs
    .

    ResponderEliminar
  9. Já farejei uma igreja com duas torres mas continuo sem encontrar uma praça com palmeiras, por isso ainda não cheguei lá! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Ora, Rosinha.:)
    Quando empancamos, nem os doces nos ajudam, não é?
    Mau, mau, Maria...ou Manel...
    Ah...isto é um jardim, por isso não o encontras por praça... e tem nome bem português.

    (afinal o doce até ficou bom, amigão. Não é nenhum D.Rodrigo, mas come-se. São servidos?:))

    ResponderEliminar
  11. Já agora, amigão, nesta cidade também se comem D.Rodrigos ou são mais de Lagos?

    ResponderEliminar
  12. Também fui à tal perto de Lagos mas não encontrei uma igreja com duas torres...ou não soube procurar! :-))

    ResponderEliminar
  13. Mas já encontrei um jardim com palmeiras mesmo à mão...

    ResponderEliminar
  14. Só lá consegui chegar, Rosinha, porque pesquisei bustos em jardins e praças. Apesar de não se ver o busto nesta imagem, consegue perceber-se onde está apoiado. Foi aí que me fixei.:)
    Espero que já tenhas encontrado o poeta.:)

    ResponderEliminar
  15. Nina, Rosa dos Ventos
    Estive fora e cheguei agora, mas vejo que está a avançar. :))
    .

    ResponderEliminar
  16. Nina
    D. Rodrigos são originários de Lagos, mas estenderam-se a todo o Algarve. Não se trata de Lagos.
    A pesquisa de bustos é uma boa ideia. Grande poeta algarvio em jardim do Algarve, nome bem português, claro ! :)
    .

    ResponderEliminar
  17. Rosa dos Ventos
    A igreja com 2 torres está no “enfiamento do jardim” como se pode ver pela foto. Suponho ser a única de 2 torres daquela cidade (?). (Era mais para localizar o jardim, mas com o busto será mais prático). Junto a uma Câmara, e a uma marina, antiga doca !
    Ah! ... e também tem um coreto ! :))
    .
    .

    ResponderEliminar
  18. Quando disse farejei uma igreja com duas torres pensei que apanhasses a dica e me ajudasses.
    Acabei por me afastar e afinal o meu faro não me enganou apesar de não encontrar as palmeiras...:-))
    Encontrei-as agora!
    Certo ou errado?
    Mas afinal onde é que anda o pessoal?! Tudo de férias???

    ResponderEliminar
  19. Encontraste o Manel, Rosinha?
    O pessoal fugiu. Se andam de férias, há muito que as começaram.:)

    ResponderEliminar
  20. Se tem águas quentinhas é no Algarve...

    Se tem festival de água é no Algarve...

    Se tem dom rodrigo é no Algarve...

    O que não falta em todo o Algarve é jardins com palmeiras...

    Pois...já fui a todos os jardins, jardins redondos, quadrados e em bico, com coreto, sem coreto, com busto e sem busto, com igrejas com torres e sem, com palmeiras e sem palmeiras, mas...

    É no Algarve eheheh

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  21. Sao os melhores recantos de uma cidade os jardins.
    Ali há encontros, desencontros , contemplação, descanso .
    Não reconheço e como mudam incrivelemente em nome da modernidade.
    um bom dia Rui

    ResponderEliminar
  22. Olá meus amigos. Não estou propriamente de férias mas sim com uma crise, não sei bem de quê, que para além de dores de cabeça quase constantes, ainda me deixa, quando melhora, com a "tola" completamente oca. Tem sido esse o motivo do meu afastamento.
    Quanto ao enigma, encontrei em Faro um busto que me parece ser o do postal. Mas de palmeiras, para já, nem "cheiro".
    Beijinhos para todos.

    ResponderEliminar
  23. Todos
    Desculpem a ausência de acompanhamento. Só farei férias em Setembro mas isto dos familiares estarem em semi-férias implica, também para mim, o mesmo. Por isso, cheguei agora ! :))
    .

    ResponderEliminar
  24. Rosa dos Ventos
    As minhas desculpas, Rosa. Imperdoavelmente deixei escapar o “farejando” que era uma dica evidentíssima e induzi-te em dúvidas e mais trabalho. Era isso mesmo. A igreja lá no fundo a indicar a direcção da Praça / Jardim. Muito bem farejado ! :))) Certo !
    É verdade ! Quem não anda de férias anda em semi-férias ! :)) Em Agosto vai “aquecer” !
    .

    ResponderEliminar
  25. Nina
    O Manel do busto do Algarve era uma bela dica e mandava-nos para lá direitinhos !
    O “pessoal” anda como o tempo !... Meio de férias ! :))
    .

    ResponderEliminar
  26. Maria
    Certo, Maria ! No Algarve ! Não posso dizer que esteja errado ! :)))
    Só faltou um bocadinho mais de faro (salvo seja), como à Rosa dos Ventos.
    Pelo menos ficaste a conhecer todo o Algarve dos jardins ! :)))
    .

    ResponderEliminar
  27. Lis
    O teu comentário tem poesia (como os teus posts) ! :))
    Recantos de encontros e desencontros, contemplação e descanso ! Como se pode definir melhor ?
    Este bastante diferente como dizes, em nome da modernidade ! :)
    Uma boa semana, Lis !
    .

    ResponderEliminar
  28. Sonhadora
    Olá ! … Temos notado, temos ! :)) Já tens o ano quase perdido com faltas ! (ainda se perde um ano por faltas ou isso já acabou ? ) :)))
    Pois é “tola oca” é por não teres andado a beber água desta fonte. Rsrs
    Claro que se trata de Faro, mas o jardim está um bocado diferente.
    Beijinho e vai aparecendo. :))
    .

    ResponderEliminar
  29. Olá Rui, desde algum tempo, do computador que costumo utilizar durante as horas úteis, não consigo comentar em blogs! ;) É uma desgraça, no entando para mim é melhor, porque se não fosse este obstáculo passava mais tempo a comentar em blogs do que a fazer aquilo que devia fazer ;). Nem participar nos teus quebra-cabeças posso, mesmo que soubesse, não seria possível responder, a única forma de poder participar, seria só por e-mail, mas não dá tanto prazer como dar dicas em público e à noite há tanta coisa a organizar que o meu mundo blogosférico teve que ficar de parte Abração - M

    ResponderEliminar
  30. Só que o busto não é do Manel, é do João, a Praça é que é do Manel!
    Que confusão! :-))

    ResponderEliminar
  31. Marota
    Olá ! Finalmente “aparecida”, óptimo ! :)) Espero que a “pintura”esteja a corresponder às tuas expectativas! Fiquei curioso há dias com aquele painel muito interessante de que, suponho, já resultou um projecto interessante ! Como não sei alemão fiquei só com uma ideia do que seria.
    Claro que compreendemos que primeiro estão esses teus projectos e os meus mais sinceros votos que resultem de acordo com o que pretendes !
    És uma Artista e é justo que soltes essa "veia" cá para fora !
    Foi muito bom ver-te por aqui de novo ! :))

    Beijinho grande ! :))
    .

    ResponderEliminar
  32. Rosa dos Ventos
    Realmente tens razão. Uma certa confusão, mas com a melhor das intenções para não descobrir o jogo. Quando a Nina falou em Manel, do busto referia-se ao jardim :
    Se procurares no Google com as palavras “busto poeta algarvio jardim do Algarve, aparece logo em 1º lugar o busto de João de Deus no jardim Manuel Bivar , Faro !
    .

    ResponderEliminar