16/07/2011

TIRARAM-ME O PIO

Re-editado

Responderam certo, por ordem : MARIA, FATIMA , TETÉ , NINA, ROSA DOS VENTOS .
Obrigado a : PAULOFSKI, AC, EVANIR.


Depois de D. Afonso Henriques :

D. Sancho I

Dezembro de 1185
Março de 1211
O Povoador

D. Afonso II

Março de 1211
Março de 1223
O Gordo, O Crasso, O Gafo, O Legislador.

D. Sancho II

Março de 1223
até 1247
O Capelo, O Piedoso, O Pio.


Deposto pelo Papa Inocêncio IV no I Concílio de Lyon, em 1245, sob a acusação de «rex innutilis», viria a abdicar em 1247, exilando-se em Toledo, e vindo a falecer pouco tempo depois, em inícios de 1248.

O Papa tinha o poder de dar o poder a outra pessoa. Perguntou ao povo quem eles queriam como Rei, e decidiram que fosse D. Afonso, irmão de D. Sancho II, que estava em França, com o título de Conde de Bolonha. Assim que ouviu a proposta, D. Afonso veio para Portugal e travou várias batalhas com o irmão, saíndo sempre vitorioso.

Porquê o cognome (uma das possibilidades)?

D. Sancho II recebeu o cognome de "O Capelo" porque, quando era mais novo, era marreco. O pai não queria que as pessoas descobrissem, por isso pôs um capelo (manto) nas costas de D. Sancho.


INICIAL :



Depois de um primeiro costuma haver um segundo e depois um terceiro !
No meu caso não fui terceiro, mas sim outro segundo !
Embora tivesse tido coroa, a minha fama veio de um capelo !
A certa altura fui para Espanha e por lá fiquei até morrer !



Sabem quem eu fui ?



.

22 comentários :

  1. Foi o que andava sempre com o sr. da mancha??? :p

    eheheh

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  2. Não é o Tio D. Duarte Pio, disso tenho a certeza.

    ResponderEliminar
  3. Bem, com o sono com que estou e com manias de princesa, mais vale ir deitar-me uma horita, antes que diga que é o meu pai.:)
    beijocas

    ResponderEliminar
  4. Pois é, Rui, é uma questão de Afonsos...
    E já lá vão centenas de anos!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Incapaz de pensar!
    Estou com uma neura do tamanho do buraco orçamental! - descomunal!

    ResponderEliminar
  6. O que eu não entendo é o seguinte:
    Se ele era considerado herege como que seus restos mortais podem estar na catedral de Toledo?
    Bjs.

    ResponderEliminar
  7. Havia um com o mesmo nome, que tinha pança! Só que esse é de outra história... :)))

    Parece que este morreu lá para Toledo!

    ResponderEliminar
  8. Carinhosamente venho desejar
    um feliz final de semana.
    beijos no coração,Evanir.

    ResponderEliminar
  9. Só agora percebi o "tiraram-me o pio".lol
    Mas ainda reinou 25 anos. Nem se pode queixar!:)
    beijocas

    ResponderEliminar
  10. Ainda com neura mas lá mandei um mail! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Maria
    Exacto ! Aquele que tinha “pança” ! rsrsrs
    Bj :)
    .

    ResponderEliminar
  12. paulofski
    Não ! A esse ainda não lho cortaram ! rsrsrs
    .

    ResponderEliminar
  13. Nina
    Força ! Andas com os sonos trocados !? ... ;))))
    ... e claro que é esse ! :)
    ... piedoso e sem pio, mandaram-no “dar uma volta” só com o capelo ! :)
    joca
    .

    ResponderEliminar
  14. AC
    Aqui, a moda era alternar Afonsos com Sanchos ! :))
    Abraço
    .

    ResponderEliminar
  15. Rosa dos Ventos
    Pois é ! Eu sei porquê ! ... Porque não deste a devida atenção ao post anterior ! :))) Acredita que não há motivos para se andar assim ! :)) Lembra-te da “acreditação” e da força do coração ! rsrsrs
    Estás a ver ?... Já lá chegaste ! :))
    Vamos lá a “arrebitar” ! OK ? Olha que há por aí algumas pessoas com PROBLEMAS, enquanto que tu és uma felizarda ! rsrs
    .

    ResponderEliminar
  16. Fátima
    Mais que herege ele foi considerado “Rei inútil”, mas parece que também alguém foi meter uma cunha ao Inocêncio IV e também não há a certeza que ele esteja na Catedral . Parece certo é estar em Toledo.
    Bjs :))
    .

    ResponderEliminar
  17. Teté
    Exacto ! Essa estória é bem mais interessante ! :))
    .

    ResponderEliminar
  18. Evanir
    Obrigado, Evanir ! Igualmente, também os meus desejos de uma Bom fim de semana !
    Bjs
    .

    ResponderEliminar
  19. Realmente nunca somos o último da fila...
    Há sempre gente pior do que nós! :-))
    Mas há dias assim...

    Abraço

    ResponderEliminar
  20. Oi Rui
    Saudade de ti!
    Um lindo fim de semana , de verão ok?
    como somos desencontrados, aqui o inverno é camarada- sol ameno , alguns nevoeiros e a maioria os dias nubladinhos.
    Gosto de metereologia rsrs
    com meus abraços Rui
    fica bem amigo

    ResponderEliminar
  21. Rosa dos Ventos
    Aaaahhh ! Já estou a gostar mais ! :)))
    ... e lembra-te que, apesar de tudo, ... somos dos primeiros da fila e não dos últimos ! :))
    Acredita nisso !
    Bj
    .

    ResponderEliminar
  22. Lis
    Olá Lis ! :))... ainda de férias ?... Bom !
    Sabes que dei uma saltadinha (de Google Hearth) a Vitória - ES ?!... Dei por lá uma passeata, tentanto te encontrar ! rsrsrs
    Imensas fotos ! Dá para fazer uma ideia ! :))

    Beijinho, Lis e um Bom fim de semana !
    .

    ResponderEliminar