03/07/2011

GEOGRAFIA

Re-editado

Cultura Geral - Capitais Europeias

Espero que se tenham divertido ! Quando estiverem “em forma” podem desafiar amigos para um joguinho a ver quem ganha e fazem um brilharete ! :)))
Podem usar e abusar ... e porque não pôr os filhos a jogar ? ... é muito instrutivo !



Este teste é muito interessante, para se conseguir ter uma ideia do nosso grau de conhecimento da Geografia europeia.

Não tem tempo limite e tem que haver muita precisão na colocação da ponta do "dardo" para uma localização tão exacta quanto possível, cujos desvios são imediatamente informados e acumulados automaticamente até ao fim do teste.

Não tem que revelar coisa nenhuma se o não quiser fazer, mas posso adiantar que uma pontuação de menos que 5000 km já não é nada má e que abaixo de 2000 é muito bom !
Julgo que a média andará entre os 5 e os 6 mil km, mas o resultado é indicado com valores de 0 a 10, sendo tanto melhor, quanto mais alto.

Para fazer o teste, clique em GEOGRAFIA e nada de pressas !

Mãos à obra ! :)))
.

35 comentários :

  1. Isto sem GPS não é fácil...
    :)

    ResponderEliminar
  2. Um dos meua maiores prazeres é visitar as Capitais Europeias, dentro em breve vou passar 5 dias numa delas; sabes qual é, Rui?!
    È uma das cidades da minha vida!!!

    É com um enorme prazer que vou deitar as mãos à obra, mas mais tarde, agora estou com aquele famoso pé, já fora de casa!!!

    PS: Muito obrigada por torceres pela a "minha" Alemanha, mas, INFELIZMENTE, as francesas da Nina estão fortíssimas. Vamos lá ver na próxima terça-feira.

    É um castigo comentar no teu blogue e no da Teté, mas lá ver se este comentário fica.

    ResponderEliminar
  3. Rui Pascoal
    Todos nós temos um na cabeça ! :)))... e demorava muito tempo ! rsrsrstenta que é curioso !
    .

    ResponderEliminar
  4. emetejoca
    Não me digas que é o Porto ! :))
    Fiz este teste, primeiro sem grande precisão e andei pelos 5000. Depois com muito mais cuidado e baixei dos 2000 !
    Não sei o que possa fazer no blog para facilitar os comentários :(((
    Tenho pena, por todos os motivos ! :((
    Pelo menos, desta vez entro "como google" !
    .
    .

    ResponderEliminar
  5. Anónimo1/7/11 14:29

    Mas que brincadeira tão divertida. :))))))))

    ResponderEliminar
  6. Estou com um pé dentro do carro rumo à aldeia. Como isto não é para pressas vou ver se logo ainda consigo participar. Não vai ser fácil porque além de uma filha e genro ainda levo dois "pestinhas"

    ResponderEliminar
  7. L.O.L.
    É mesmo, ... e instrutivo ! :))
    Por vezes julgamos que uma capital está num sítio e ela aparece-nos a 1000 km de distância ! :)))
    Interessante para "jogar" com a família a ver quem ganha !
    Já cheguei aos 1800 mesmo com um erro de 600 km ! :))
    .

    ResponderEliminar
  8. Sonhadora
    Com os "pestinhas" não! :)) Senão até seria engraçado fazer um jogo com eles ! :))
    Muito instrutivo !
    .

    ResponderEliminar
  9. (Hummm... estranho... ando mesmo a Leste... a mim apareceu-me a dizer que me tinha afastado um Total de 384.405 km... e na nota, uma observação que devia andar na Lua... sugerindo deslocar-me para Kathmandu...)

    ;)

    ResponderEliminar
  10. oops!!!
    rsrsrs Claro que também eu tentei essa modalidade ! Acertar o mais longe que fosse possível, para ganhar pela ordem inversa (também válido)!
    Claro que os teus nºos são inventados, mas nos meus cheguei aos cerca de 90 mil e zero pontos !!! Se chegares aos 100 mil ganhas-me ! ;)))
    .

    ResponderEliminar
  11. Zero pontos, Rui?

    Estás com uma sorte danada...

    Eu tenho vindo a alternar entre -1 e -5!

    (E agora vou-me que já me doem os neurónios... chega de ter a cabeça dentro do frigorífico...)

    ;)

    ;)

    ResponderEliminar
  12. oops!!!
    Não ! Eu não disse ou não queria dizer isso !
    O que eu queria dizer é que cheguei aos 90 mil pontos (km de erro acululado) e nota zero (na nota final) !
    Olha que também é difícil chegar aos 100 mil ! :))
    .

    ResponderEliminar
  13. 100 mil, Rui?

    Vou-te enviar o meu NIB.

    A tua parte fica mais segura nas minhas mãos que nas da Troika, garanto-te...

    (Não ligues. ando a tomar juízo mas ainda não fez efeito...)

    ;)

    ResponderEliminar
  14. Isto cheira-me a batotice porque:
    Sei muito bem onde é Lisboa e vai daí assinalei o sítio.
    Não é que me "deu" uma diferença de 1009 km?
    Para não falar em Berlim onde a "diferença foram 2747 km (só se tivesse "colocado em Roma ou por aí...
    Nã! Como se não bastasse a minha má fortuna em tudo o que é jogo, vem agora este mapa europeu baralhar-me as ideias.
    Nã, desta vez não jogo!

    1 abraço!

    ResponderEliminar
  15. Olá, Rui
    Tenho visto por aí comentários teus e senti curisidade em conhecer o teu blog.
    É bastante interessante. Hei-de voltar com mais tempo.

    Recebi este teste por email, mas o resultado foi muito mau - 6 mil e tal!!! Agora não fiz, por falta de tempo.

    Bom fim de semana. Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Capitais só conheço:
    Lisboa
    Madrid
    Roma
    Berna
    Paris

    Talvez experimente! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  17. Em tempos já fiz isto com o meu filho, que aos 10 anos de idade já me batia em Geografia! :)))

    Agora, à primeira, fiz 4685 pontos, nota 4. Mas há ali qualquer coisa errada, porque fiquei a 33 km de Lisboa! Por outro lado, na ânsia de acertar bem no meio de Espanha, pus Madrid em França... :D

    Vou tentar de novo!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo1/7/11 23:10

    Pois eu sou uma autêntica nulidade em Geografia. Os homens lá de casa, pai e irmãos, costumavam gozar-me e dizer que eu não sabia onde se encontrava Portugal, no mapa.
    A sério, vai dar-me prazer testar as minhas "competências" e rir-me...e aprender, sobretudo, se bem que hoje já sei que Portugal tem como capital Lisboa e pertence ao continente europeu.:))

    beijocas
    (amanhã cá virei:)

    ResponderEliminar
  19. (Hein? Nãã... nem consigo classificar de genial, de tanto me surpreender...)

    ;)

    ResponderEliminar
  20. Bom, já consegui 3632 km, pontuação 5, mas claro, volta não vira, ponho uma capital no país ao lado... :)

    É melhor nem tentar mais! :)))

    Mas é divertido! Também já fiz um outro, que não é com capitais, mas para identificar os países, quer da Europa, quer da Ásia. Acho que também há dos estados norte-americanos, mas esse então nem tentei... :D

    ResponderEliminar
  21. Anónimo2/7/11 08:59

    Amigo Rui:

    Não deixe de participar no meu novo desafio musical:

    http://ocantinhodomestre.blogspot.com/2011/07/desafio-musical-n-4.html

    :)))))

    ResponderEliminar
  22. Anónimo2/7/11 11:25

    Surpreso pelo que disse, oops!!!...ou chocado?
    Olha que a questão não era nada pacífica, quando me chateavam em casa.
    Foi o meu calvário na escola, embora nunca tivesse tido negativa.:)

    ResponderEliminar
  23. Oops!!!
    Não oops!!! Prefiro na Grécia ! :)))
    .

    ResponderEliminar
  24. Kok
    Lês-te mal, de certeza ! :)) Isto está afinadíssimo ! rsrs
    .

    ResponderEliminar
  25. Mariazita
    Olá Mariazita ! Sejas muito Bem vinda ! Aparece sempre, que o “ambiente” por aqui é muito familiar e muito bom ! Fazemos um grupinho muito agradável, todos são amigos dos amigos e depressa te integras !
    Bom fim de semana !
    Bjs
    .

    ResponderEliminar
  26. Rosa dos Ventos
    Ora aí está um bom motivo para treinares ! Não faz mal a ninguém ! :))
    Não se aceita : “talvez” ! :))
    Bj
    .

    ResponderEliminar
  27. Teté
    Menos de 5000 já não é nada mau. Se vires as diferenças e alocalização certa em cada tentativa vais melhorando até aos 3000 ou menos ! :)
    .

    ResponderEliminar
  28. Nina, oops!!!
    “Eras” ... como eras em pesquisa ! :)) Digo sempre aos meus netos: “Tu consegues tudo ! Tu és capaz de tudo! Quando queremos qualquer coisa consegue-se! “
    Basta ir vendo onde erramos em cada tentativa e memorizar para a próxima ! :)))
    Estou a ver-te a “vencer” o oops!!! ! :))
    .

    ResponderEliminar
  29. Teté
    Tal como dizia acima, os 3000 já não estão longe ! :)) ... já é Bom ! :)
    .

    ResponderEliminar
  30. L.O.L.
    Já lá fui, com sono e tudo ¡ :))) ... acho que acertei ! :)))
    .

    ResponderEliminar
  31. Anónimo3/7/11 05:45

    Ainda não o fiz, mas vou fazer. Ai, se vou...e hei-de vencer, nem que não vença o oops!!! e só me ria dos meus disparates.:)

    ResponderEliminar
  32. Nina
    Para começar, se fizeres menos de 8000 pontos já não é mau de todo, mas chegarás aos 5000 pelo menos ! :))
    .

    ResponderEliminar
  33. Anónimo3/7/11 11:29

    Meu amigo, acabo de perceber que julgavas que eu estava a brincar. Não estava! Se me é difícil saber onde se encontram muitos dos países no mapa, se não sei a maioria das capitais, como saber onde é que ficam?!
    Acredita que só acertei na mouche em Lisboa. Paris, Madrid e Roma, que são as que julgava saber exactamente a localização, tb andei um pouco ao lado.
    Zero points e em quilómetros, devo ter tantos que me permitiriam fazer a volta ao mundo.
    Pior, ficou confirmadíssimo que me irritam testes assim. Acho que nunca vou ficar a saber mais!:(

    Ao menos ri-me da minha ignorância.:))

    beijocas

    ResponderEliminar
  34. Anónimo3/7/11 19:53

    Já consegui um algarismo a menos, depois de ter olhado o mapa, sem as capitais.
    De 0 passei a 3 pontos.lol.:)

    ResponderEliminar
  35. Nina
    Tás a ver ?... Como eu calculava não estarás longe dos -8000 km.
    E se olhares bem para um mapa da Europa com capitais, chegarás aos 5000 ! :))
    .

    ResponderEliminar