16/01/2013

FLORBELA ESPANCA

.
Há alturas, em que ler,... me faz mal ! ...

Peguei nos "Sonetos" de Florbela Espanca e passados alguns, não conseguia ler mais, porque os olhos se me "toldaram" humedecidos e enevoados !

Se pretendesse ler alto, para mim, ou para alguém, não conseguiria, nem ler, nem articular as palavras !

Esta mulher é "o meu ídolo", em Poesia.
Sinceramente, tive que parar ! ... É  BELO DEMAIS  !!!

DEPOIS,... pensei em "repartir" convosco, meus amigos/as portugueses e brasileiros :


Inconstância - Florbela Espanca - Miguel Falabella Procurei o amor, que me mentiu. Pedi à vida mais do que ela dava; Eterna sonhadora edificava Meu castelo de luz que me caiu! Tanto clarão nas trevas refulgiu, E tanto beijo a boca me queimava! E era o sol que os longes deslumbrava Igual a tanto sol que me fugiu! Passei a vida a amar e a esquecer... Atrás do sol dum dia outro a aquecer As brumas dos atalhos por onde ando... E este amor que assim me vai fugindo É igual a outro amor que vai surgindo, Que há-de partir também... nem eu sei quando... Os versos mais lindos que te fiz - Florbela Espanca - Miguel Falabella Deixa dizer-te os lindos versos raros Que a minha boca tem pra te dizer! São talhados em mármore de Paros Cinzelados por mim pra te oferecer. Têm dolência de veludos caros, São como sedas pálidas a arder… Deixa dizer-te os lindos versos raros Que foram feitos pra te endoidecer! Mas, meu Amor, eu não tos digo ainda… Que a boca da mulher é sempre linda Se dentro guarda um verso que não diz! Amo-te tanto! E nunca te beijei… E nesse beijo, amor, que eu te não dei Guardo os versos mais lindos que te fiz! Oração de joelhos - Florbela Espanca - Miguel Falabella Bendita seja a mãe que te gerou! Bendito o leite que te fez crescer! Bendito o berço aonde te embalou A tua ama pra te adormecer! Bendito seja o brilho do luar Da noite em que nasceste tão suave, Que deu essa candura ao teu olhar E à tua voz esse gorjeio d’ave! Benditos sejam todos que te amarem! Os que em volta de ti ajoelharem Numa grande paixão, fervente, louca! E se mais, que eu, um dia te quiser Alguém, bendita seja essa mulher! Bendito seja o beijo dessa boca! Saudades - Florbela Espanca - Miguel Falabella Saudades! Sim... Talvez... e porque não?...
Se o nosso sonho foi tão alto e forte
Que bem pensara vê-lo até à morte
Deslumbrar-me de luz o coração!

Esquecer! Para quê?... Ah! como é vão!
Que tudo isso, Amor, nos não importe.
Se ele deixou beleza que conforte
Deve-nos ser sagrado como o pão!

Quantas vezes, Amor, já te esqueci,
Para mais doidamente me lembrar,
Mais doidamente me lembrar de ti!

E quem dera que fosse sempre assim:
Quanto menos quisesse recordar
Mais a saudade andasse presa a mim!



Nota : Excelente a declamação de Miguel Falabella !!!
.

26 comentários :

  1. Também eu sou uma grande admiradora da poesia da Florbela Espanha e, trouxe mesmo toda a sua obra do Porto para Düsseldorf, até os contos.

    Nunca chorei ao ler a sua poesia, mas no tempo em que eu própria escrevia uns poemazitos, copiei-a descaradamente, posso mesmo dizer, que foi pura e simplesmente plágio.

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo Rui da Bica!
    Não é possível ficar indiferente aos poemas da inigualável poetisa Florbela Espanca!
    Caloroso abraço! Saudações sensíveis!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito dos seus sonetos!
    Tenho-os na minha secretária na casa grande...aqui em Lisboa a biblioteca está muito reduzida! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Ouvindo/lendo estes versos sugere-me:
    olha, que coisa mais linda...

    sem mais comentários, 1 abraço!

    ResponderEliminar
  5. Amigo Rui:
    Sabes que de tanto me tocar a poesia e vida da Florbela, um dia me zanguei com ela.:(
    É verdade! Com tempo hei-de procurar no meu blog e trazer-te aqui o link desse post. Mais tarde, não suportei a saudade e com ela me reconciliei. Também fiz disso um post.
    Agora deixaste-me com um nó na garganta, Rui! Vou pedir-te permissão para aqui colocar um dos seus poemas com o qual mais me identifico.

    Eu ...

    Eu sou a que no mundo anda perdida,
    Eu sou a que na vida não tem norte,
    Sou a irmã do Sonho,e desta sorte
    Sou a crucificada ... a dolorida ...

    Sombra de névoa tênue e esvaecida,
    E que o destino amargo, triste e forte,
    Impele brutalmente para a morte!
    Alma de luto sempre incompreendida!...

    Sou aquela que passa e ninguém vê...
    Sou a que chamam triste sem o ser...
    Sou a que chora sem saber porquê...

    Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
    Alguém que veio ao mundo pra me ver,
    E que nunca na vida me encontrou!"

    Beijinhos, Rui.

    Eu sabiiiia...que terias essa sensibilidade.:)

    ResponderEliminar
  6. cantinhodacasa16/1/13 18:07

    Tenho a obra dela.
    Eternamente actual e doce.


    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Gosto de Florbela desde a adolescência e já tive o imenso gosto de ver trabalhar ao vivo esse excelente actor que é Miguel.

    Um bom serão, amigo.

    ResponderEliminar
  8. Houve alturas em que o meu estado de espírito parecia ser o seu.
    Graças a Deus mudou.
    Florbela continua intemporal.
    bji, amigão e bji a todos

    ResponderEliminar
  9. Florbela também me empolga. Não só pela sua poesia, mas também porque nunca deixo de me lembrar da Natália que ouvia "dizer" os poemas dela em longas tertúlias no Botequim.

    ResponderEliminar
  10. A Todos
    Grato pelos comentários.

    Creio que não se pode ser poeta sem “sofrimento”, seja ele de que tipo for ! É do sofrimento que nascem os mais belos poemas !
    De Florbela Espanca, das poetisas e poetas, que mais sofreram, saiu a mais profunda e rica poesia ; uma poesia dramática, atormentada, sofrida, intensa e sonhadora !
    Lida com o “sentimento” adequado (e só assim o deverá ser) e pondo-nos nós em seu lugar, é extraordinariamente perturbadora e causadora de um estado de espírito que poderá não se coadunar com o momento e ter um efeito “masoquista” !
    Não deverá por isso ser lida em qualquer momento, ao acaso !
    Como sonetista, considero-a (opinião pessoal) a maior de todos os tempos !
    .

    ResponderEliminar
  11. De longe, a léguas!!, também a minha poetisa favorita.
    O que ele escreve realmente emociona e faz sentir a dor que ela própria sentia.
    Aquele abraço!!

    ResponderEliminar
  12. Ematejoca
    rsrs… Pudera, Teresa ! Seria preciso ser insensível para não o fazeres ! :)
    Por vezes há essa compreensível tentação ! :))

    ResponderEliminar
  13. Prof João Paulo
    Inigualável é o termo, caro João Paulo ! … e é impossível ficar indiferente, de facto !
    .

    ResponderEliminar
  14. Rosa dos Ventos
    Adoro particularmente os seus Sonetos, Rosa !
    Talvez porque o meu pai tivesse sido um poeta, por natureza e pelo que deixou escrito, ficou-me o “bichinho”.
    Da prosa, nem tanto, ou até muito pouco ! :)
    .

    ResponderEliminar
  15. Kok
    rsrsrs … "Mais cheia de graça. É ela menina. Que vem e que passa. Num doce balanço. A caminho do mar." :)))
    Saudades de Ipanema (praia e local) !
    :))
    .

    ResponderEliminar
  16. Janita
    O que escreveste aguçou-me a curiosidade e fui ver !
    É assim que me sinto quando a leio !
    Outro fantástico soneto (como a grande maioria) ! Cheio de perdição, sem norte, sonhadora, crucificada, dolorida, destino amargo e triste a impeli-la para a morte (que tentou várias vezes até a concretizar) incompreendida, que passa invisível, que chora, enfim, uma alma própria que se persegue a si mesma sem nunca se encontrar ! …
    … É lindo ! …
    .

    ResponderEliminar
  17. Cantinhodacasa
    Sempre actual ! Sempre com sofrimento.
    Para “usar” com o dito “sentimento” e sem abusar !
    Não pode ser lida em qualquer ocasião ou à pressa, mas apenas quando sentirmos essa “necessidade “ !
    .

    ResponderEliminar
  18. São
    Neste "dizer", o Miguel Falabella está o máximo, São !
    Diz os sonetos irrepreensivelmente, certamente, tal como "saiam da alma" de Florbela !
    .

    ResponderEliminar
  19. Nina
    “Conhecendo-te” como te “conheço”, com os teus “altos e baixos” acredito profundamente, Nina ! :))
    Florbela não morrerá jamais !
    .

    ResponderEliminar
  20. Carlos Barbosa de Oliveira
    Outro grande nome, Carlos, mas não conheço tão bem a sua obra ! … mas sei sim que dizia muito bem os poemas de Florbela !
    .

    ResponderEliminar
  21. Pedro Coimbra
    Estamos em perfeita sintonia ! :))
    Por isso eu digo que temos que escolher bem a altura para a ler, quando estivermos preparados para sentir "as suas dores", porque certamente vamos ficar emocionados !
    .

    ResponderEliminar
  22. A Todos
    Ainda, mais uma vez grato e permitam-me ainda que realce a sua “técnica” (o ritmo, a métrica, a rima, a musicalidade, o sentido) e ainda as descrições perfeitas do seu sentimento, tão perfeitamente buscado nas imperfeições da sua vida íntima ou particular !

    Obrigado pela “companhia” a :

    Ematejoca
    Prof João Paulo
    Rosa dos Ventos
    Kok
    Janita
    Cantinhodacasa
    São
    Nina
    Carlos Barbosa de Oliveira
    Pedro Coimbra

    E, muito especialmente, …
    OBRIGADO FLORBELA ESPANCA !!!
    .

    ResponderEliminar
  23. OBRIGADA, RUI DA BICA!!

    :)

    ResponderEliminar
  24. Ah! Florbela...a minha eleita! Obrigada por me relembrares esta mulher maravilhosa! http://eparaqueconste.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  25. Mariposa Colorida
    Antes de mais, sejas muito bem vinda e volta sempre que aqui as companhias são muito boas ! :))
    Podes crer que o prazer de ter aqui a Florbela foi para mim muito maior que o vosso !
    Adoro-a !!! :)))
    .

    ResponderEliminar