22/01/2013

UMA LIÇÃO DE VIDA


LILICA - CADELA SOLIDÁRIA

Vi ontem no noticiário da TV e fiquei emocionado !

Grande LIÇÃO DE VIDA para o Homem ! …  A Lilica não tem “nada” para comer, mas vai procurar, para si e buscar comida para todos os animais que vivem com ela....uma coisa que nos deve fazer pensar ...

Estamos enganados quando pensamos que os cães aprendem connosco... A verdade é que somos nós que temos que aprender com eles !

Nós, raramente dividimos as coisas com os outros, agora um “animal”,  procurar comida para dividir com os outros animais, é uma enorme Lição de Vida para os humanos !
 



Sabem que estão em curso estudos para avaliar até que ponto os animais julgados irracionais, não o são de facto ? … Tem-se chegado a conclusões impensáveis !

… estou a pensar que não faltarão muitos séculos, para pensarmos mal dos “antigos humanos” , que comiam habitualmente animais, tal como hoje pensamos mal dos povos antropófagos,  em relação aos “animais humanos” !

Já agora e falando nisto, sabem que o animal mais inteligente depois dos humanos e dos símios é o porco ...  (mais que os cães ou os cavalos) … ? Eu também não sabia ! 

Já sabem, certamente, que o porco é o animal mais parecido fisiologicamente com o Homem ?...  Não sei se sabem que, por ex. eu próprio, tenho uma parte do meu coração, que foi retirada de um porco ?...


Porque será que ainda o comemos e achamos horrível pensarmos, em comer macacos, ou cães ?... Pensem nisto ! …

(Não deixem de ver o vídeo p.f.)

.

38 comentários :

  1. Grande estaladão bas "trombas dos humanos"!!!

    ResponderEliminar
  2. Eu vi e fiquei muito comovida!
    Grande lição de partilha!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo Rui da Bica!
    Meus outonais olhos ficaram marejados ao assistir esta enternecedora reportagem, que me dá esperanças de dias melhores num mundo harmonioso!
    Diariamente os meios de comunicação televisivo nos deixam aterrorizados ao mostrar, de maneira sensacionalista, a onda de violência exacerbada que assola o Estado de São Paulo...
    Esta reportagem humanitária é um refrigério e um oásis num deserto egocentrista!
    Caloroso abraço! Saudações esperançosas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    PS - No noticiário televisivo matutino assisti uma reportagem que traz à baila a diminuição drástica da natalidade portuguesa. Inclusive apresenta uma entrevista com um prefeito de uma aldeia do Alentejo, que dá bônus para mulheres que tiveram filhos. Este bônus é mais substancial para o 3º filho. Esta reportagem também informa que se o índice de natalidade não aumentar em 2030 o reino distante além-mar terá um milhão de habitantes a menos do que na contemporaneidade.

    ResponderEliminar
  4. PS - No endereço eletrônico, a seguir apontado, é possível assistir a reportagem sobre a redução de natalidade na íntegra:
    http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/01/portugal-pode-ter-um-milhao-de-habitantes-menos-ate-2030.htm

    ResponderEliminar
  5. Mariposa Colorida
    Acho que é impossível ficar insensível e sem peso na consciência !
    Eu, tu, eles,… nós todos ! :((
    .

    ResponderEliminar
  6. Rosa dos Ventos
    Nunca pensei apanhar um “puxão de orelhas” desta ordem, vindo duma cadelinha tão querida !
    É caso para nos sentirmos envergonhados !

    Abraço !
    .

    ResponderEliminar
  7. Prof João Paulo
    Já somos dois, Prof João Paulo !
    Este vídeo devia passar nos telejornais, diariamente, em vez das politiquices, das crises e da violência ! Os males, atraem outros males, o falar constantemente na crise aumenta-a ainda mais, o falar constantemente em política não ajuda ninguém ! :(

    Não consegui abrir o link, mas estou por dentro da situação . Neste momento, Portugal é o país de mais baixa natalidade da Europa, com cerca de 1,2 filhos por casal. Se assim continuar, dentro de poucos anos acaba o Estado Social, por impossibilidade de cobertura dos meios necessários por parte dos que trabalham, relativamente aos outros (crianças, jovens e reformados ou pensionistas ) e Portugal poderá tornar-se num país com média de idade muito elevado. Por isso já se vai vendo por este país fora alguns casos desses.
    .

    ResponderEliminar
  8. Oi meu amigo giro tudo bem?

    Você sabia que essa cadelinha é aqui da minha cidade? São Carlos interior de São Paulo. Lilica dá uma lição de vida e solidariedade pra nós seres humanos, ela como um animal é muito mais humana que nós com certeza.
    Legal saber que já virou internacional a Lilica.
    Beijão querido amigo e tudo de bom
    Fabi

    ResponderEliminar
  9. Fabiana
    Olá, minha querida amiga ! :)
    Não. Não sabia ! Quer dizer que estás de parabéns , por teres tão nobre vizinhança ! Sim. Porque aqui também há nobreza de quem foi tão humano para com a Lilica !
    Agora estarmos a comparar a nobreza duma cadela com a nobreza humana , é que não era nada habitual e ela faz-nos ter vergonha de sermos como somos !
    Aceito isto como uma grande lição para mim próprio !

    Quanto a ti, Fabizita, espero que tudo esteja a correr bem ! :) Força, sempre, querida amiga ! :))

    Beijão !!! :))
    .

    ResponderEliminar
  10. Caro amigo Rui da Bica!
    Copei e colei o endereço da reportagem e consegui abrir normalmente.
    Caloroso abraço! Saudações testadoras!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  11. cantinhodacasa22/1/13 21:09

    Lindo, lindo, lindo...e sensível.
    Vou copiar e enviar por e-mail para quem precisa de ver isto.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Se estivesses mais atento ao facebook, já conhecias a história. Que não deixa de ser comovente, mesmo assim! :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  13. Prof João Paulo
    Com esse link não cheguei lá, mas sim por outro lado :

    http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-brasil/v/populacao-portuguesa-esta-encolhendo/2359770/

    Obrigado ! :)
    .

    ResponderEliminar
  14. Cantinhodacasa
    Emociona mesmo quem for sensível !
    É mesmo uma lição para todos nós !
    Está à vontade ! Usa para o que quiseres ! :))

    Beijinho ! :)
    .

    ResponderEliminar
  15. Um exemplo de solidariedade, Rui!
    O homem costuma ter mais olhos do que barriga, só divide os restos e mesmo assim, nem sempre! Quantos há que preferem deitar fora, a partilhar com quem precisa?
    Adorei a Lilica!

    Quanto ao porco ser o animal fisiologicamente, mais parecido com o Homem, sempre ouvi dizer:
    "Se queres ver o teu corpo mata um porco".
    E, a propósito disso, não sei se viste aqui há uns tempos atrás, uma reportagem sobre um casal que tinha um porco em casa e o tratava como um animal de estimação.
    O animal era duma inteligência fora de série, tinha o seu lugar no sofá para ver TV e havia adquirido hábitos de higiéne como se fosse uma pessoa. Uma coisa incrível!
    Concordo absolutamente com tudo que dizes, meu amigo e já agora termino com um muito obrigada, por partilhares connosco estes exemplos que são um bom motivo para nos fazer reflectir sobre a racionalidade "animal"...

    Beijinhos, Rui!

    ResponderEliminar
  16. Também vi a notícia e emocionei-me bastante com a Lilica :)))

    Uma grande lição de vida para muitos humanos...ainda dizem que os animais são irracionais.

    Não sabia essa da inteligência dos porcos e muito menos que tu tinhas um bocadinho de porco em ti :P
    E agora fiquei com medo, se ficaste com um bocadinho de porco quer dizer que os teus desafios vão ficar mais dificeis? eheheh

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  17. Teté
    rsrs… Não estou atento, Té, embora tenha lá a minha “página”. Raramente lá vou e ainda mais raramente escrevo ou comento ! :)) … senão, já tínhamos jogado um poker ! rsrsrs

    Soube desta Lilica, pelo noticiário da TV e “estas coisas” mexem comigo” ! :))

    Beijoca !
    .

    ResponderEliminar
  18. Janita
    O raio da cadelinha, mexeu comigo ! rsrs … Grande lição !

    rsrs … o coração do porco deve ser igualzinho ao nosso ! Pelo menos a uma pequena parte do meu ! eheheh
    Não vi essa reportagem, mas inteligentes como são, creio ser uma questão de lhe ensinar hábitos desde o nascimento !
    Li há tempos essa reportagem sobre a investigação da inteligência dos animais ditos irracionais e fiquei pasmado com as conclusões a que estão a chegar. É por isso que começo a pôr em causa a alimentação à base de seres vivos animais ! Sinto-me um pouco “antropófago” ! rsrs Não quero dizer que seja vegetariano, mas sinceramente, já não me sinto muito tranquilo quando como alimentos animais.

    Beijinho, Jani ! :)
    .

    ResponderEliminar
  19. maria
    Se calhar há muitos “julgados irracionais” mais inteligentes que muitos humanos.
    Simplesmente não receberam instrução, nem a educação dada aos humanos, nem adquiriram os hábitos humanos, porque não lhos ensinaram !

    eheheh… Só de ti, maria ! rsrs
    É verdade. Desde 12/3/2012 que me meteram lá no meio uma válvula deles ! :)) … e está a comportar-se à altura !
    … então não achas que os enigmas começaram a ser muito mais complicados ? eheheheh

    Beijinho, Maria ! :)
    .

    ResponderEliminar
  20. Já me fartei de rir com o "medo" da Maria. eheheh
    Esqueci-me de fazer referência a esse bocadinho de porco que tens implantado no coração...
    Realmente, será por causa disso que tu, com uma inteligência adicional, nos colocas em palpos de aranha com os teus enigmas, cada vez mais enigmáticos??? lol

    Eheheheh

    ResponderEliminar
  21. Janita
    rsrs… A maria é sempre uma surpresa ! … até nas ausências periódicas ! … :))
    Ela até pode ir pouco ao blog dela, mas neste é imprescindível ! rsrs … (Ok, maria ? )

    Olha que agora até eu me ri com vontade ! ehehe
    … Será que o pedacinho de porco também me alterou o cérebro ?... eheheh
    .

    ResponderEliminar
  22. Bonita história.
    Sobre os animais que comemos... tudo é uma questão cultural.

    ResponderEliminar
  23. luisa
    Linda, linda, Luisa !

    Claro que sim. A nossa cultura permite-nos e quase nos "obriga" a comer determinados animais !
    No oriente comem-se cães e na Índia, ai de quem "toque" numa vaca ! rsrs

    Longe de mim pretender ser moralista e influenciar os outros.
    É apenas uma constatação pessoal, mas é um facto que tem exercido sobre mim próprio algum tipo de "pressão" ! :))
    .

    ResponderEliminar
  24. Rui, tu sabes como eu amo os animais, e uma história como a da Lilica confirma que tenho razão em gostar e de proteger os animais.

    PS: Ainda não tive tempo de ir até ao link das tatuagens do JLP, mas para já agradeço-te e mais tarde dou a minha opinião.

    No entanto, não estou a ver nenhum autor alemão, mesmo dos mais modernos, ter a coragem, o humor ou o mau gosto de aparecer na net, quase nú, a mostrar as suas tatuagens.

    ResponderEliminar
  25. E conhece a história do cão, em Itália, que continua a ir à missa onde ia com a dona, depois de ela ter morrido, Rui? :(
    Emociona, não é?

    Agora desafio-o a emociona-se um bocadinho mais com um vídeo que deixei lá no Devaneios.

    Aquele abraço!!

    ResponderEliminar
  26. Ematejoca
    Todos eles, mas especialmente, cães ou gatos, são muito especiais para a maioria !
    Eu deixei de os ter, porque ao longo da vida, sofri muito com as suas perdas. Eles deviam ter uma longevidade igual à nossa ! :))

    Já deixei lá o meu comentário, Té ! :)) … é um facto,… mas discordo quanto à relevância ! :))
    .

    ResponderEliminar
  27. Pedro Coimbra
    Conheço, sim, Pedro ! Os animais têm destas coisas ! :)) … e depois,... ainda dizem que são irracionais !?

    Vou lá ver ! rsrs

    Abraço ! :)
    .

    ResponderEliminar
  28. Ainda vi ontem, mas no momento não estava em condições para comentar.
    Fiquei, também eu, de lágrimas nos olhos.
    Quanto aos porcos (desconhecia que a eles devias parte do teu coração), a minha avó adorava-os.
    Dizia ela que a compreendiam e que só lhes faltava falar.
    Agora percebo a razão.:)

    bji

    ResponderEliminar
  29. Ao ler o comentário do Pedro, recordei um caso, na aldeia: um cachorro que ficou meses, sentado em cima da sepultura do dono.:(
    Quem dera a muitos "humanos" serem como alguns "animais".

    ResponderEliminar
  30. Rui, é um prazer discordar contigo e, já deixei uma resposta ao teu comentário no "ematejoca azul"!!!

    Eu gosto muito de animais, mas nunca os quis ter, pelo mesmo motivo do que tu, mas eles vêm parar à minha porta.

    A história do Casimir já a contei no dia 3 de Outubro de 2012, e um dia destes vou contar a história do Chalou.

    Abraço de amizade da Teresa.

    ResponderEliminar
  31. Há histórias com animais que são verdadeiras lições de vida.M.A.A.

    ResponderEliminar
  32. Nina
    É difícil resistir, Nina ! :)
    … principalmente se se tem uma válvula de porco na mitral (interior do coração) rsrsrsrs
    Creio que ainda poderemos vir a compreender e a entender melhor, muito mais coisas a respeito dos animais !
    Também conheço esse, de ir frequentemente à sepultura do dono e lá passar algum tempo.
    Julgo que estes casos são mais comuns nos cães que nos gatos !
    Temos muito que “aprender” com eles ! :))

    Beijinho !
    .

    ResponderEliminar
  33. Ematejoca
    Não calculas como me satisfez essa afirmação !... Obrigado ! :))
    É uma pena que muitos não aceitem uma opinião e se “revoltem” com ela ! Isso acontece muito quando de opiniões políticas que chegam a dar origem a respostas insultuosas ! rsrs
    Digo muitas vezes que “prefiro não ter razão, a perder um amigo” ! :))

    Não tenho condições para ser “visitado” por cães ou gatos, mas sinto, na rua, que quando me cruzo com eles, ou nos aproximamos, eles sabem (porque sentem) que eu gosto deles ! Os cães, principalmente, têm esse 6º sentido ! Já os gatos, são mais “desconfiados” . rsrs

    Outro abraço, Amiga Teresa ! :)
    .

    ResponderEliminar
  34. M.A.A.
    Estamos sempre a aprender e ainda falta muito ! ... essa é que é a grande verdade, M.A. ! :)))
    .

    ResponderEliminar
  35. Também vi e também me emocionei, Rui.

    ResponderEliminar
  36. Carlos B. Oliveira
    rsrs... Só não acontece a "corações duros" , Carlos !
    .

    ResponderEliminar

  37. Vi este vídeo há dias, não tive a oportunidade de o ver na televisão mas vi-o logo depois num dos blogues desta enorme "blogolândia".
    É evidente que me comoveu... pois a lição a tirar daqui é enorme.

    Quanto ao comer ou não carne de certos animais, isso é uma questão cultural mas que ficará ao critério de cada um. Há povos que comem tudo o que mexe, até cães e gatos...

    Nota "humurística": o nosso amigo L.O.L., como vegetariano que é, perdeu uma excelente oportunidade de se consolar em vir comentar este post... :)))


    Beijinhos a pensar num bom Cozido à Portuguesa!!
    (^^)

    ResponderEliminar
  38. AFRODITE
    Claro que sim. A nossa cultura quase nos "obriga" a comer determinados animais !
    Não pretendo influenciar ninguém.
    Como disse atrás, creio que chegará um dia em que o Homem vai criticar os antepassados por comerem animais ! :))
    É um facto que este tema tem exercido sobre mim próprio algum tipo de "pressão" ! :))

    É verdade. O L.O.L. não “apareceu” por aqui ! rsrs Acho que ele está mais certo que nós ! :))

    Bjs.
    .

    ResponderEliminar