28/01/2010

HAITI – A SITUAÇÃO SOCIAL - 4

.
Situação Social:

Esta história é NAUSEABUNDA (mas, por favor, leiam. É a última parte, um pouco mais extensa, mas a mais importante) !

Lugar nascido nos dias mais negros da escravidão. Um país onde as pessoas brancas têm sempre sido consideradas, com alguma razão, como o inimigo e onde, em algumas áreas, a metade de todas as mulheres e meninas têm sido vítimas de violação .

Em 17 de maio de 2009, não há um ano, o Sunday Times escrevia:

"Haiti: a terra onde as crianças comem lama.
Está atolada em dívida histórica e em risco de colapso total e o Mundo não o pode permitir.
As condições que lhe são impostas, para justificar o perdão da dívida (redução da pobreza e controle da inflação), são-lhe impossíveis de cumprir sem uma séria ajuda externa, a todos os níveis, nomeadamente por parte de quem foi cumplice desta situação a que o Haiti chegou.
Então, o que pode e deve o Ocidente fazer para salvar a "República Pesadelo"? "


Quando se ouve falar do Haiti, é geralmente por causas assustadoras:
É famoso por furacões, inundações, pobreza, tráfico de drogas, violência, ditaduras, voodoo, escravidão, fome, sequestro, violações, abusos de crianças, venda de drogas ou de armas, extorsão, chantagem, prostituição e todo o tipo de criminalidade.

Notáveis, incluindo Bill Clinton e Hillary Clinton, que visitou o Haiti nos últimos dois meses, antes do terramoto, destacaram o facto de que o país estava muito próximo do que se pode considerar uma crise humanitária de proporções assustadoras.

Nos hotéis do subúrbio relativamente rico de Pétionville, há uma longa lista de regras na entrada dos hoteis:
Não saia sozinho;
Não ande mais de dois quilómetros em qualquer direcção;
Não saia depois de escurecer;
Se ouvir tiros, afaste-se;
Sorria para quem detém uma arma de assalto.

Como todas as cidades, Port-au-Prince tem bairros melhores e piores. Alguns são tão perigosos que são declaradas zonas de conflito e até mesmo as tropas das Nações Unidas de manutenção da paz, equipadas com metralhadoras, não se arriscam a entrar. A ONU não é nada popular aqui.

Para os gangs, num país que produz praticamente NADA, o terror é uma das poucas fontes de renda garantida. Os seus membros fazem emboscadas a pessoas a que seja improvável que resistam, como uma mulher ou uma criança. Eles podem cortar um dos dedos da vítima ou uma orelha, e levá-la à família, exigindo um resgate. Mesmo que o resgate seja pago, a vítima, muitas vezes acaba morta. As estatísticas oficiais apontam para um incidente a cada dois dias.

Os estrangeiros têm sido o alvo e é por isso que ninguém é aconselhado a andar sozinho. Mesmo os haitianos são frequentemente raptados e torturados pelos gangs, às vezes, por um resgate tão pequeno como 10 ou 20 €.

Os pais, ficam felizes quando seus filhos se juntam a um gang, ou as suas filhas se prostituem em criança. Isso significa que a família se poderá dar ao luxo de comer.

O crescimento da população não tem parado, tendo o Haiti sido considerado insustentável e superlotado já na década de 50, quando a população era de 3 milhôes. Hoje é de 9 milhões, dentre as quais quase 50% com menos de 10 anos !
A sobrevivência é um esforço diário, e estes moradores de favela, passando fome têm que aproveitar todas as oportunidades ilícitas para ganhar dinheiro.

Um ano atrás, quando o preço do arroz subiu em todo o mundo, os haitianos começaram a morrer de fome. Os distúrbios alimentares são comuns.
Mesmo alimentos podres são muito caros para a maioria dos moradores de favelas.

Por quanto tempo os haitianos devem fazer penitência?
Com uma crise económica global em curso, a questão é, por quanto tempo ainda, isto pode ser sustentado.

Sem dúvida, Barack Obama e Hillary Clinton parecem estar a fazer um esforço genuíno para ajudar. Obama revelou, para este ano, uma substancial doação pessoal para uma organização cristã que trabalha no Haiti.
Hilary Clinton, também anunciou que voltará a analisar a política E.U. sobre os imigrantes haitianos.
Há alguma esperança. Clinton irá atribuir licenças de trabalho temporário para imigrantes ilegais haitianos nos E.U..

Há 300.000 crianças, que são conhecidos como "restaveks" - uma palavra do crioulo francês "rester avec", ficar com. As famílias anfitriãs fornecem-lhes alimentação, vestuário, abrigo e educação, em troca de ter a criança a trabalhar como servo. Muitas vezes essas crianças são espancadas, abusadas sexualmente, passam fome e negação de tratamento médico.
Pode-se considerar uma nova forma de escravatura.
.

Sem comentários :

Enviar um comentário