24/01/2015

“ACEITAÇÃO” Vs “CONCORDÂNCIA”

(Desculpem a extensão, mas garanto-lhes que vale a pena se lerem com atenção.)

Será que apenas para alimentar o nosso "ego", valerá a pena andarmos, mal dispostos, irritados, "doentes", a deixar aqui e ali, pessoalmente ou nas redes sociais, as nossas "queixas" ou pontos de vista, contra isto e aquilo, contra tudo e contra todos, até a "insultar", aparentemente sem quaisquer resultados práticos, para além de continuarmos mal dispostos e contagiar os outros com essa má disposição, sem que isso nos traga nada de bom em troca ? ... Então,...porquê ?...

Julgo que me conhecem !(?)... Já devem ter reparado que eu estou "de bem com a vida", sou sereno, conciliador, sou positivo e optimista com ela (vida) e sinto-me bem, sem “a” recriminar por tudo e por nada !
… mas não fui sempre assim, confesso ! Também passei pela fase de estar contra tudo e todos (que não conduz a nada) e no fundo, para além de "alimentar o meu ego", julgando e pretendendo mostrar aos outros a "minha sabedoria", não me sentia bem com isso ! :(
Eu não conseguia sentir-me melhor (antes pelo contrário), não conseguia "resolver" coisa nenhuma e também constatei que não fazia os outros mais felizes com essas minhas opiniões ! :((

O meu Guru, Pedro Vieira contribuiu e muito, para a minha "mudança", há uns 5 anos, nalguns pequenos cursos e seminários de "Coaching"  e passei a sentir-me muito melhor até hoje ! :)

Vejam esta imagem, (metafórica, claro) que traduz bem como reage a maior parte das pessoas, não relativamente a esta questão figurada, mas no que ela representa de facto !
"Nós" somos criticados e criticamos tudo e todos, qualquer que seja a situação em causa. 
Nunca se pode agradar a todos  e sempre haverá quem critique ! ... e "somos" eternos insatisfeitos ! ... e o curioso é, que, criticamos uma coisa e até o seu inverso ! :(





O Pedro Vieira teve, recentemente, a “gentileza” de disponibilizar a todos um e-book gratuito (que qualquer um de vocês ainda pode obter), relativamente a "10 Formas de Facilitares a Tua Vida" !

… e logo a 1ª Forma é relativa à “Aceitação” (... que não é “Concordância”) ! … e o que se segue é um pequeno resumo das suas palavras, relativamente a essa questão :

Leiam com atenção e meditem bem !


Aceita o momento, aceita a vida, aceita o mundo, aceita-te!

Esta foi definitivamente uma das formas mais poderosas que encontrei de facilitar a minha vida ! Mudou tudo !!!

Quando comecei a lidar com o conceito de “aceitação” passei por vários estágios na sua compreensão e prática. 

Primeiro, sinceramente, pareceu-me simplesmente duvidoso – então a proposta era a de aceitar o momento? Então e se não concordasse com o que estava a acontecer? E se o que estava a acontecer não fosse do meu interesse ou agrado? Lutei mentalmente com o conceito. Até que percebi a diferença entre aceitar e concordar. São coisas diferentes, não é? Aceitar quer dizer, unicamente... aceitar ! Aceitar que já aconteceu ou está a acontecer, aceitar que aquilo que os meus sentidos me mostram é isso mesmo. 
Aceitar é simplesmente, fazer as pazes com o mundo e com a vida, aceitando que estes são o que são. Como poderiam não ser, se já são? ...

Depois de compreender o conceito da aceitação, pude passar ao passo seguinte: 
Praticar a "aceitação" é desafiante e, ao mesmo tempo, imensamente libertador. A minha vida ficou (muito) mais fácil ! Pois, quando comecei a praticar a aceitação, pude deixar de perder tempo a procurar negar o inegável, a lutar contra aquilo que já é – e isso tem muita força, claro!

“A felicidade só pode existir na aceitação” – George Orwell

Podes libertar-te das dores emocionais do teu passado, aceitando que o passado foi o que foi. Podes assumir o teu poder agora – aceitando que o presente é o que é.

“Aceitação do que aconteceu é o primeiro passo para ultrapassar as consequências de qualquer infortúnio” – William James

Vejo todos os dias pessoas cheia de recursos investirem o seu tempo a lutarem contra aquilo que já é – em vez de aceitarem primeiro e transformarem depois. 
Repara que existem partidos políticos que assentam na não aceitação todo o seu programa; 
há programas de televisão desportivos onde se explora ao máximo a não aceitação ; 
há famílias inteiras que lutam diariamente em nome da não aceitação. 
Que resultados são gerados por esta atitude? A vida fica mais fácil? Torna-se mais agradável, mais justa, mais bonita? Na realidade, não há possibilidade de mudar aquilo que não se aceita!

A aceitação não passa por concordar, mas simplesmente por reconhecer o que se está a passar e passei a interagir de forma diferente com situações desse tipo.

Quando aceitas, deixas de lutar contra aquilo que já é, e ficas com "espaço" para meditar melhor e mais serenamente, sobre outras soluções !

Pensa nisso, talvez estejas a direccionar as tuas forças contra aquilo que não pode ser alterado (porque já foi ou já é) como uma forma de fugires à verdadeira questão !
O que vais fazer com a tua vida agora? 
Aceitar, cria espaço para a transformação. Aceita isso e a tua vida ficará mais fácil.
A MINHA FICOU ! :))

.

28 comentários :

  1. Estou 100% de acordo, Rui!
    Tudo faço nesse sentido procuro a paz dentro de mim e depois tudo se ilumina.
    Este texto vai, com toda a certeza atingir alguém que neste preciso momento vai precisar de o ler...
    "quando o aluno está pronto...o mestre sempre aparece". bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem papoila ! … mas olha que não há aqui a menor intenção de atingir ninguém, para além do meu amigo Pedro Vieira, que admiro imenso ! :) … e porque concordo plenamente !

      Beijo e boa semana ! :)

      Eliminar
  2. Amigo Rui.

    Espero que este teu texto faça com que muitos de nós pare um pouco para reflectir sobre o poder que a aceitação ( do que não se pode modificar ) tem, na nossa paz interior e num melhor relacionamento com os outros e até com nós próprios.

    Contudo, aceitação, não significa conformação e passividade com determinados factos e ideias, com os quais não concordo e posso alterar, se isso me disser directamente respeito e me fizer sentir infeliz, aceitando aquilo que me violenta!

    Como disse Augusto Cury, um prestigiado psicoterapeuta: " A aceitação passiva das ideias é pior do que a crítica tola dirigida a elas." Vamos lá nós saber quem tem razão!

    No resto, concordo contigo. Sempre há quem critique tudo e todos, faça-se o que se fizer, como na fábula do velho, do rapaz e do burro! Se é para satisfação do ego, ou não, não sei, mas se sim, é fraco consolo!!

    Beijinhos, Rui! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia era “partilhar”! Se alguém achar bem “seguir” o que é sugerido, acho que ficará a ganhar muito, tal como eu fiquei! … e tu estás em condições de me “analisar” ! :))
      … e claro ! Tal como dizes, “Aceitar” e “Estar de Acordo”, são coisas totalmente diferentes, como está escrito ! “Aqui”, não se trata de “ideias”, mas de “factos” (daquilo que “já é”) !
      De qualquer modo, eu até estou receptivo à ideia de “aceitar”, mesmo “ideias” ! Todos têm o pleno direito (não lucro) de as manifestar ! … e se eu não estiver de acordo, poderei simplesmente "ignorar passivamente" (porque não ?). Se não estiver de acordo, o que ganho eu, ao entrar numa “disputa” de ideias ? …

      Beijinhos "activos" ! rsrs
      .

      Eliminar
    2. Então, aquele ditado popular que da discussão ( troca de ideias e opiniões, entenda-se) nasce a luz...fica sem efeito? Isto em resposte à tua última frase.

      O 'outro' que tem ideias das quais discordamos, também pode chegar à conclusão que não estava com a razão toda, ou não?

      A troca de ideias não tem, necessariamente, de se transformar numa "disputa"...

      Beijinhos 'activos' aceites. :))

      Eliminar
    3. :)))) ... Uma troca de ideias ou opiniões, uma conversa, uma teima "pacífica", é sempre muito agradável e daí poderá "nascer a luz", sim ! ...
      Mas não me estava a referir a esse tipo de conversa amistosa, mas sim àquela, da qual já sabemos o resultado final, pelo radicalismo de que nos apercebemos do "outro lado", ou da permanente "teimosia" dos "profissionais" do "mal dizer" contra tudo e todos ! Isto na base das ideias ! Não "contem comigo" para isso !!! :)

      Julgo que já tu disse directamente : Nunca me interessou evidenciar que "tenho razão" !
      Prefiro que pensem que a não tenho se estiver em causa, por ex. uma amizade que possa ficar beliscada !

      ... mas também e especialmente em causa, os "factos" que "já são" ! ... e é mais nessa base o tema do texto, Janita. Bastará ler com atenção !

      Beijinhos "teimosos", mas cheios de razão, se preferires ! :)))
      .

      Eliminar
  3. E há que aceitar até aqueles que criticam tudo e todos. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Absolutamente, Luisa ! …
      Como escrito acima, “o mal é deles” ! … Para os que lêem ou ouvem, é simplesmente uma “opinião” e devem ser aceites, claro, mesmo que em desacordo. Para os visados, será um pouco mais “doloroso”, na medida em que essas críticas contenham termos impróprios, exagerados, enxovalhantes (é tão feio !...), desnecessários,… lá está, apenas para alimentar o “ego” de quem as profere ! … O que ganham com isso ? … ???

      Bjs

      Eliminar
  4. .
    ~ ~ ~ Gratíssima pela generosa partilha. ~ ~ ~

    ~ Dias saudáveis, serenos, bem humorados e felizes. ~

    ~ ~ Beijihos. ~ ~
    ~ ~ ~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é para agradecer, Majo ! :) … Podes crer que é tudo isso que eu sinto ao "manter-me à margem" ! rsrsrs

      Beijinhos ! :)

      Eliminar
  5. que bonitos textos Rui! :))

    mas olha que ao ver esses burrinhos, relembro um trauma da minha infância numa vida anterior, quando a minha mãe com a sua pouca força de mulher, não apertava suficientemente apertava a albarda da burrinha da casa, e colocava-me lá em cima antes de ela própria ocupar o seu espaço.
    Então não é que a albarda desandava e balouçava comigo em cima, e me provocava um imenso medo, vendo o chão a grande distância dos meus olhas de bem pequenina!?

    eu preferia a carroça, mas o meu pai é que conduzia, e raramente estava em casa, ou a camioneta, mas talvez por questões financeiras, nem sempre era o método de transporte escolhido!!
    pronto já fiz a minha aceitação dessas memórias! agora prefiro um bom low-cost...

    bom domingo e abraços para todos
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente por teres gostado ! O mérito é do Pedro Vieira, um amigo muito feliz, pela sua maneira de “estar de bem com o que o rodeia”, como poderás verificar nos links. :)

      A mim, pessoalmente, pouco me imposta se eles vão ambos em cima do burro, ou se só vai um, ou se não vai nenhum ! Devo “Aceitar” o que eles preferirem ! :))) … Não farei disso matéria para barafustar, esgrimir argumentos, ficar mal disposto, zangado e infeliz ! rsrsrs

      Se me chamarem para dar a minha opinião, …ah ! …isso é outra coisa ! ... então sim, posso manifestar o meu desacordo, por isto ou por aquilo e então, quem sabe ?... se houver muitos da minha opinião, talvez revejam as suas "preferências" !

      Uma boa semana, Angela ! :)

      Eliminar
  6. Amigo Rui, li ontem este seu extenso post :) e garanto-lhe que me mereceu toda a atenção.
    No entanto só hoje tive o tempo necessário que o seu post merece, para comentar.
    Tal como a doença tem várias fases,sendo a aceitação a última. A vida também tem as tem e chegar à fase da aceitação do que ela nos oferece ou ofereceu é uma grande evolução espiritual .
    Não é fácil atingir esse ponto de equilíbrio, quando tudo à nossa volta parece desmoronar, mas consegue-se, eu sei !
    Tomei nota do link pois tenho alguém próximo de mim que vai precisar dessa ajuda.
    Obrigada por me proporcionar este momento.

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei do comentário ! … Não se julgue que essa “evolução” se consegue num simples “estalar de dedos” !.... por isso é “evolução” ! … e consegue-se, sim, desde que haja um foco nesse “objetivo libertador”.
      Já tive a minha “boa dose” nas doenças e duas delas, fizeram-me sentir “quase” do “outro lado” ! … Talvez isso tenha contribuído para uma mudança na minha maneira de “ver as coisas” (diz-se que é habitual nessas circunstâncias), de reagir a elas e de as aceitar (se “já são” !) … Não há muito a fazer ! … Também o Pedro Vieira contribuiu e muito para isso ! Nada do que nos rodeia e se possa desmoronar é mais importante que nós próprios e dos que nos são queridos ! Tudo o resto são “peanuts” !
      Recomendo a leitura e o acompanhamento diário do link ! Aí, já se pode fazer uma ideia do que está em causa ! Claro que, se presencialmente seria bem mais eficiente !
      Eu é que agradeço a atenção, Fê !

      Beijinho ! :)

      Eliminar
  7. Caro Amigo Rui Espírito Santo!
    Finalmente tenho ciência do que o deixa tão sereno!
    Tenho cá muitos dissabores por conta dos percalços que a vida me impôs, mas percebo que quando aceito ou, melhor dizendo, não adianta chorar sobre o leite derramado me dou conta que o até então o cruciante problema, que me deixou sem chão, tem outro viés.
    Ainda estou na fase de não aceitar candidamente fatos que me deixaram me sentir como um cão sarnento, molhado e desvalido. Não sei se no reino distante além-mar tem um ditado vigente aqui do lado de cá do grande oceano e hemisfério que nos separa: "Gato escaldo tem medo de água fria".
    Caloroso abraço! Saudações precavidas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dei a resposta, mas só agora vi que não entro. :((

      rsrs... É "isso", Professor ! Algum "treino de vida" ! :)) ... A ideia é essa mesma: "porque chorar sobre leite derramado", se ele já derramou , "já foi", "já é" ou até "já nem é" ! ... e porque será que as pessoas "teimam" nisso, argumentando contra o facto, às vezes com impropérios que apenas os arreliam e não levam nada de bom aos outros ? ... Um facto, é um facto ! Aconteceu, ou está a acontecer e não podemos fazer nada para o alterar, porque "já é" ! Testa-nos "Aceitar" ! ... e se nos "magoa", é muito preferível tentar esquecer, do que manter permanentemente a moer-nos os miolos !
      Eu sei que pode custar "passar por cima", mas fazê-lo estamos antes de mais a tratar da nossa sanidade mental !!!
      O "gato escaldado" , em vez de nos provocar medo, deverá é ser motivo de alerta de atenção para novas escaldadelas ! :))) ... Também aqui, não é caso de vir-mos para a "rua" gritar para todo o lado que "fomos escaldados" rsrs

      Grande abraço ! :))
      .

      Eliminar
  8. Já conhecia a história com o burrinho, mas era com um velho e um miúdo em vez de uma mulher.
    Parece-me muito certo, embora muitas vezes não seja nada fácil aceitar sobretudo alguns momentos e o que parece estar tão errado no mundo. Uma ou duas vezes já o consegui e ajudou.
    um beijinho e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O velho, o rapaz e o burro, já eram do meu tempo da “primária” ! rsrs … mas para o caso, são uma e a mesma coisa ! Uma metáfora, que todos, na realidade esquecemos ! … “Alguém” faz “uma coisa”, e … “está mal”, mas se por acaso tivesse “feito o inverso”, continuaria a ser visto como tendo “feito mal”, na mesma ! … Temos muito pouco hábito de “Aceitação”, Gábi ! … e temos também que “praticar a “tolerância” (muito similar com a aceitação) !
      … e, evidentemente isto não tem nada a ver com o “Estar de acordo”,… isso, já é outra coisa ! :)

      Beijinhos ! :))

      Eliminar
  9. Olá Rui, faz muito tempo que sigo o Pedro Vieira no FB, gosto imenso de ler o que escreve,
    A história do Burro eu já conhecia, mas não com uma mulher.
    Li e reli o teu texto, com o qual estou de acordo, infelizmente foi o sofrimento provocado pela doença que roubou a vida do meu marido que me fez encarar a vida de uma outra forma. Sabes Rui quando morreu o meu netinho, fui criticada por uma pessoa muito próxima, por eu dizer que só me restava aceitar. Também os problemas de saúde que ultimamente fui premiada, estão a mudar a minha maneira de ser. Esta é verdade meu amigo, eu aceito, porque nada posso fazer para alterar o passado, resta-me aprender a viver com ele, contudo não conordo, por isso a minha tristeza permanente e revolta ao longo desta minha caminhada que continuo a sofrer, ao ver sofrer quem mais amo neste mundo.

    Bom, mas não vou ficar a falar de coisas triste,
    Quero que tenhas uma excelente semana.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óptimo, Adélia ! Fico feliz por saber que segues o Pedro Vieira, no entanto, noto também que tens que “praticar” mais esses “ensinamentos” ! … Procurar, por muito que nos custe, arredar do pensamento tudo que nos é negativo e deixar filtrar apenas o positivo ! … O sofrimento é algo que devemos deixar bem enterrado no passado e encarar o “agora” o “hoje”! Procuremos ser felizes em cada dia que passa, sem olhar para o “ontem” nem para o “amanhã”, que não existem !
      “Aceitar” (eu sei que é difícil) é “o melhor caminho, segundo George Orwel e William James (texto). … e fundamentalmente tentar manter um “estado de espírito positivo, tentando (e conseguindo não pensar nem falar) no que é negativo !
      De problemas de saúde, poucos terão as minhas queixas do passado e ajudaram-me a ser hoje como sou !
      Não se pode alterar o passado, mas é este que nos pode ajudar mais no presente, Adélia !
      )) … Sabes que os meus amigos e familiares se admiram (e agora riem comigo) quando me perguntam “então como estás?” e invariavelmente a minha resposta é “ÓPTIMO” ! … e sempre acompanhada de um sorriso ! :))
      Um beijo, minha Amiga ! :))

      Eliminar
  10. Um problema que afecta muita gente, Rui - confundir aceitar e concordar.
    falo nisso muito aqui em Macau com aquelas pessoas que costumo classificar como sendo contra tudo.
    Até a humidade em Macau.
    É assim, há que aceitar.
    Não se concorda?
    Paciência, procura-se o ar condicionado e o desumidificador.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, Pedro ! … Sorte de quem tem essa capacidade de destrinçar uma coisa da outra ! :)
      Está humidade, critica-se ; está demasiado seco, critica-se; critica-se o calor, critica-se a chuva, critica-se tudo que “já é” ,… e … tem que se arranjar culpados, custe o que custar !!!
      :))

      Abraço !!! :)

      Eliminar
  11. cantinhodacasa26/1/15 16:33

    Uma delícia, este teu post, e já aceitei o Pedro Vieira , lá no FB.
    Mas tenho de o ler.
    Quanto ao conteúdo deste teu texto, que dizer?
    Se em tempos aceitava de forma positiva o que a vida me deu, com uma luta constante da minha parte,mesmo que frágil e sentida, porque fiquei sem os meus entes mais queridos, hoje, aceito com mais suavidade e clareza o dia que nasce, o dia que vai, agradecendo cada um deles por estar aqui. E se em tempos me queixava por quase nada, passava de imediato, porque percebia que afinal tinha paz na minha vida, tinha saúde, tinha emprego. Agora, quando escuto alguém dizer mal da vida por tudo e por nada, digo o que sempre dizia" não te queixes, a vida não te corre mal, aceita o que tens, vive a vida, vive o momento".
    E o que me fazia e faz mais confusão era/é os que têm uma vida confortável, nada lhes falta e a vida deles é vivida de queixumes.
    É por isso que muitas vezes ando sozinha (sem me sentir só), e faço da minha vida simples e sem graça, uma vida de tranquilidade e feliz, à minha maneira.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deves segui-lo assiduamente e já agora, subscrever no link o e-book em causa ! Claro que o ideal era assistires a algumas palestras ou seminários ! ...
      Não sei se sabes que o Paulo trabalhou vários anos com ele, a darem formação de coaching motivacional a dezenas de grandes empresas portuguesas e a "particulares" !? Fez a Certificação Internacional de Master Coach (USA) ! Eu e vários familiares, apenas fizemos uns pequenos cursos ! ... Muita coisa alterei na minha vida, para melhor, podes crer !

      Cada dia é uma nova dádiva, cheia de boas oportunidades e não um pesadelo, como muitos o sentem ! ... É preciso "treinar" o espírito, claro, mas vale a pena ! ... e trata-se apenas de "ver as coisas" de outro modo e mais nada !
      Gostei muito do teu comentário e especialmente do teu último parágrafo ! :)))

      Beijinhos ! :))

      Eliminar
  12. cantinhodacasa26/1/15 22:29

    Beijinho, Rui.

    ResponderEliminar
  13. A fábula de Esopo (o velho o rapaz e o burro) conhecia de quando ainda criança um professor primário (que eu considero os mais importantes na vida de todos nós), contou-me e teve ainda a preocupação de ma explicar.
    Nunca mais me esqueci, nem da explicação, nem (sobretudo) do professor.
    Adiante!
    Tive "necessidade" de ler o teu texto mais do que uma vez para clarificar ideias, de onde se depreende que as não tenho muito clarras. Sinto controvérsias entre o aceitar, o compreender e o concordar/discordar.
    Porque aceitando deixo de procurar outras formas.
    Porque compreender não significa aceitar, nem concordar, nem discordar.
    Aceito mas não concordo e até posso concordar mas não aceitar, discordando mas compreendendo.
    Numa palavra: cheguei aqui confuso e "saio" ainda mais confuso.
    Meu caro amigo, com este teu texto sinto que me deixaste ainda mais confuso, não contigo nem com o mundo, mas comigo mesmo!
    Assalta-me a ideia de que não o devia ter lido.
    Errado!! Devia ter não só lido mas, sobretudo, pensar no que escreveste/disseste.
    Vou continuar a "matutar" no assunto.
    Akele abraço pah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu dizes : "aceitando deixo de procurar outras formas". Não !!! ... Aceitar pura e simplesmente e depois disso, então, estar ou não estar de acordo e procurar outras forma para ultrapassar a situação (que "aceitamos"), porque "já foi", "já aconteceu" !
      Ora bem ! ... Neste caso, o "Aceitar" não tem muito que "compreender" ! Aqui, "Aceitar" é aceitar os "actos", ou os "factos", que "já foram", ou que "já são", o que "já é", independentemente de estarmos ou não de acordo ! Não tem a ver com "opiniões ou ideias" e portanto não tem muito com "compreender", porque na maior parte dos casos, não se compreende !
      O que se propõe, para se manter a sanidade e a serenidade, é simplesmente "aceitar" o que já aconteceu e de que não adianta até compreender nem adianta manifestarmos-nos contra, porque não vamos resolver nada com isso, porque não tem remédio e remediado está !
      Está mau tempo; houve um cataclismo; posta em prática uma decisão política; uma doença incurável; um despedimento; etc. etc.

      Claro que o texto está truncado, não é meu, mas sim do Master Coach Pedro Vieira, por ser enorme e pode não transmitir com rigor a mensagem que eu pretendia que passasse, mas que eu entendi na perfeição.

      Se nós começarmos por aceitar o inevitável, o que já aconteceu, se aceitarmos a desventura, o azar, aquilo que não queríamos que tivesse acontecido, mas que já é um facto, poupamos muito de nós a desgastarmos-nos sem necessidade ! Aconteceu, pronto ! Ponto final !... Para que havemos de estar constantemente a vociferar contra tudo e contra todos por causa disso ? Só nos pode fazer mal !
      A outra questão é "Estarmos de acordo, ou não", se estiver ao nosso alcance procurar soluções para o acontecido ! ... Ah ! aí, sim, já estamos a fazer algo de mais concreto, útil e válido ! :))

      ... mas o assunto daria pano para mangas , amigo Kok. e não é possível ser melhor debatido aqui ! :))

      Procura agora ler com mais atenção, a ver se "Estás de Acordo ou Não" com o "facto" da publicação que "já é" e que, logicamente, "Aceitas" ! rsrsrs

      Abraço !
      .

      Eliminar