Re-edição
Passo a Passo, … Aqui Se Fez Portugal
Resumindo muito,
Em 1096 (47 anos antes da Independência), o Condado Portucalense estendia-se do Rio Minho ao Tejo.
Era governado pelo Conde D. Henrique de Borgonha.
A Infanta D. Teresa, de Leão, filha ilegítima do Rei D. Afonso VI (Rei de de Leão e Castela), foi condessa de Portucal de 1112 a 1128, por morte de seu marido, Henrique de Borgonha, com quem tinha casado em 1093,
Pais de D. Afonso Henriques !
A sua meia irmã D. Urraca pretendeu fazer-lhe frente e tomar conta do Condado.
É nestas condições que o Conde galego, Fernão Peres de Trava, do Reino da Galiza, promete e concretiza ajuda a D. Teresa e esta vence a irmã na Póvoa do Lanhoso.
D. Teresa e o Conde galego enamoram-se e têm 2 filhas, o que indispôs contra ela muitos dos nobres e o seu próprio filho, que viam nela e no padastro, interesses de entrega do Condado à Galiza. Esse, era o fulcro da questão !!!
É então que D. Afonso Henriques, que queria o Condado Independente, se revolta contra a mãe e seu padrasto em 1128 e os derrota na batalha de S. Mamede , próxima de Guimarães (Creixomil ?).
Somente em 1137 é assinado o Pacto de Tuy , que concretiza oficialmente a vitória de D. Afonso Henriques sobre sua mãe , no papel e a entrega do Condado a D. Afonso Henriques.
As coisas não ficam por aí e mais passos foram dados , mais batalhas com opositores foram travadas , até que , finalmente se trava em 1141 (2 anos antes da nossa nacionalidade em 1143) um “Recontro”, ou “Torneio”, ou “Bafordo”, em local não rigorosamente definido , mas denominado “Veiga da Matança” , nos Arcos de Valdevez e conhecido como Recontro de Valdevez !
Há um monumento alusivo no centro da Vila, na marginal, junto ao rio Vez (Puro Torneio), enquanto que o de cima é verdadeira batalha de "matança" , na dita Veiga da Matança !
Há dúvidas, se se tratou um Torneio ou Recontro, ou se de uma verdadeira Batalha violenta ! (?).
Relatado em vídeo esse confronto, poderemos assistir a ele na Torre do Paço da Giela ! ... 3ª foto - onde estão representados D. Afonso Henriques e seu primo D. Afonso VII, de Leão, com os respectivos escudos identificadores !
O episódio teve lugar 1140 / 41, na chamada "Veiga da Matança", às margens do rio Vez , em Arcos de Valdevez, quando D. Afonso Henriques, após a vitória na batalha de Ourique (1139), rompeu o Pacto de Tuy (1137) e invadiu a Galiza.
Em resposta, as forças de seu primo, Afonso VII de Leão e Castela, entraram em terras portuguesas, arrasando os castelos à sua passagem, descendo as montanhas do Soajo em direcção a Valdevez.
Ora é daí que surge a frase : “No Recontro de Valdevez é que Portugal se Fez” ! ... Por ter sido o derradeiro momento, antes da nossa Independência !
Curioso que os vimaranenses fazem questão de dizer que “Aqui Nasceu Portugal” !
Quem terá razões ?... rsrsrs
Outros dados recolhidos :
Na Estação de S. Bento no Porto, poderemos ver também, esse painel e texto, AQUI
Foi um dos momentos mais importantes para a formação de Portugal , em Arcos de Valdevez. Em 1141, os exércitos de Afonso Henriques, futuro primeiro rei de Portugal, e os de seu primo Afonso VII de Leão e Castela confrontaram-se no Vale do Rio Vez, naquele que foi um dos momentos mais importantes da fundação da nacionalidade 2 anos depois, ... o Recontro de Valdevez.
Esta espécie de contenda medieval evitou uma batalha quase certa que deu uma importante vantagem aos portucalenses e às ambições autonomistas do seu jovem monarca.
O Paço da Giela, localiza-se na freguesia de Giela, vila e concelho de Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo, em Portugal.
Constitui-se em uma habitação nobre, inscrita em meio rural, datada da Idade Média.
O seu aspeto atual é resultado de duas grandes etapas construtivas: uma plenamente baixo-medieval, e outra, de inícios do século XVI.
Encontra-se classificada como Monumento Nacional desde 1910.
Mais algumas fotos do Paço da Giela (da net) ... AQUI
E ainda sobre o Paço ver AQUI
Sobre a Batalha de S. Mamede, ... AQUI
E sobre o Pacto de Tuy em 1137, ver ISTO
Muitíssimo grato a todos os presentes, quer tenham acertado ou não, mas principalmente aos que se esforçaram para encontrar a solução do desafio .
Dada a variedade de questões e a minha dificuldade de as expôr de modo claro não vou ser exigente com as respostas recebidas nos comentários . Não seria justo,
Seria também injusto medir o esforço de cada um ! ... e por isso o meu obrigado a :
AFRODITE, ElviraCarvalho, álvaro silva, Pedro Coimbra, Janita, Portugalredecouvertes, Fê blue bird, Manu, papoila, LM, Graça Sampaio, CÉU, ematejoca, Prof. Ms. João Paulo de Oliveira, Catarina, Flor de Jasmim, A Nossa Travessa, Ricardo Santos
AFRODITE, ElviraCarvalho, álvaro silva, Pedro Coimbra, Janita, Portugalredecouvertes, Fê blue bird, Manu, papoila, LM, Graça Sampaio, CÉU, ematejoca, Prof. Ms. João Paulo de Oliveira, Catarina, Flor de Jasmim, A Nossa Travessa, Ricardo Santos
Desculpem-me se por acaso me está a faltar alguma entre tantas ! :)
Elvira Carvalho - ESTE e ESTE
Pedro Coimbra - ESTE e ESTE
Janita - ESTE e ESTE e ESTE
Portugalredecouvertes - ESTE e ESTE
Fê blue bird - ESTE e ESTE e ESTE
Manu - ESTE
Outras fotos (minhas) do Paço da Giela :
INICIAL :
Prometo que este post vai ser muito interessante e instrutivo !
Afinal o que será isso de "passo a passo" (2 intenções) ?... e o que se teria FEITO AQUI ?...
É que, cheguei à conclusão que, acerca de certas coisas, tinha uma ideia errada, ou, pelo menos, não muito correta ! :(
E estamos sempre em idade de aprender !
Mini-férias, não são só para estar de papo para o ar , comer, beber e divertir.
É importante aproveitarem-se para nos instruirmos e conhecermos o que não conhecíamos !
... Mas para isso, precisava que identificassem esta edificação e a localizassem ! ... Serão capazes ? ...
Estas fotos, importantes, mas não decisivas !
Esta 3ª foto - a merecer ser bem interpretada. Neste ecran temos as respostas todas. Aqui, no Museu do interior da Torre do Paço, vemos D. Afonso Henriques e seu primo D. Afonso VII de Leão, com os respectivos escudos. Passa um vídeo de cerca de 10 minutos , mostrando o Torneio e a batalha .
Nesta foto a posição relativa da edificação relativamente à localidade
Esta foto, muito identificadora da localidade com estas 3 igrejas à vista, (Igreja do Espírito Santo, Igreja Matriz e Igreja da Lapa), havendo mais umas quantas não visíveis (que me lembre, mais 3 ou 4
Nesta, uma vista geral da localidade, a partir da foto 4
As fotos são minhas (há muitas - estas e ainda mais), estive lá e documentei-me !
Comentários moderados
Mais um desafio daqueles que gosto. Lá vou eu palmilhar Portugal rsrsrs
ResponderEliminarBeijinhos Rui
Olá Manu(sinha) ! rsrs... Neste caso os primeiros foram os últimos , mas quem sabe se os últimos serão os primeiros !
EliminarVamos lá palmilhar Portugal a ver se fazemos alguma coisa que já foi feito ! eheh ... Claro que se eu perguntei o que se fez, não vamos nós fazer agora ! rsrs ... mas daremos passos nesse sentido, mesmo que tenhamos que usar a violência ! :)) ... Claro que entre nós etá fora de causa !... mas para com os outros !
Beijo, Manu ! :)
"Ôba, ôba que legal" (leia-se em brasileiro, pf) :)
ResponderEliminarVou já por pés a caminho, espero bem que seja muito trabalhoso para render bem hihhii
bjs
Como eu fico feliz, quando vos vejo contentes ! rsrsrs
EliminarCurioso é que tu queres que renda bem e há outras que querem tudo muito apressado !
Vamos com calma que há por ali uns montes à volta e como eu disse tem que ser passo a passo, até vermos o que por lá se fez ! :))
Beijos
Começas com pézinhos de lã, passo a passo, coiso e tal e quando leio mais um pouco- pumba!!
ResponderEliminarMais um enigma dos tais!! Lá vou eu...menos eufórica do que a Papoila, mas vou...:))
Beijinhos, a passo largo! :)
ahahah, Janita! Não estou nada eufórica estou farta de passear pelos castelos e ainda não cheguei a nenhuma conclusão de certeza que tu já deves desconfiar :))) tu e a Afrodite...que duas detectives natas!bjsss
EliminarJanita
Eliminar"Passo a passo" é uma boa dica (dupla) para o total do desafio ! Há duas intenções ! :) ... coiso e tal, que por aí se fez ! ... eheheh
Também se fores a passo largo, sempre irás melhor do que a correr ! rsrs
Beijinhos sem corridas, porque por aí tamém há excelentes lugares para "pousar e descansar" ! :))
papoila
EliminarSe eu fosse a ti querida papoila, passearia antes a passo lento ! ... e o que por lá se fez !!! ... Eu sei que és capaz de "chegar lá" sozinha , mas se te quiseres aliar a outras detectives é lá contigo ! às vezes resulta. Outras não ! ehehe
Beijo
Papoila,
EliminarDesta vez não posso participar no desafio porque o Rui não me deixa! É que se participasse, seria o mesmo que estar a fazer batota!
(e pronto, esta é uma pista que deixo para quem a souber aproveitar!)
Beijinhos
(^^)
Afrodite
Eliminareheheh... Eu não te proibi, até porque não tinha "algumas certezas" !
Isso quer dizer que sabias as respostas e que prescindiste do teu "brilharete" ?! rsrsrs
Beijinhos entendedores ! :)
Queridos amigos eu agradeço e aproveito tudo!!!
EliminarVamos lá ver se encontro a solução.
bjs
Bom como eu tenho uma foro muito semelhante a uma das suas e já estive naquelas igrejas, e na outra capela pequenina, e e na igreja redonda, etc etc etc, eu sei que é em Arcos de Valdevez. Também estive junto desse monumento e por sinal até caí um trambolhão quando me dirigia para lá, que fiquei cheia de nódoas negras numa perna. Agora como se chama e o significado vou ter que procurar na net.
ResponderEliminarAbraço
Será o Forte da Berlenga em Peniche, Rui?
ResponderEliminarhttp://montalvoeascinciasdonossotempo.blogspot.pt/2011/02/peniche-forte-da-berlenga-foi-utilizado.html
Não? Tenho de esperar por dicas, então!
:)
Não é Janita ! :(( ... Realmente, neste momento ainda não há dicas para alem do texto, mas sabem que se eu vir que são necessárias eu as darei ! :))
Eliminar:) ... Bjs
Amigo Rui assim sem mais pistas não chego lá ;)
ResponderEliminarUm beijinho
eheheh... Olá FÊ ! Então ?... Eu digo o contrário nos comentários abaixo ! Tantas fotos e diversificadas ! ... É mesmo para facilitar as coisas ! :)))
EliminarAparentemente difícil, mas não na realidade ! :)
Beijinho ! :))
Paço da Giela
ResponderEliminarhttp://muxicongo.blogspot.pt/2012/11/paco-de-giela-um-patrimonio-historico.html
O quê?! O filho a bater na mãe?! Será?
ResponderEliminarOH! Querida Gracinha ! Quanto eu gostaria de dizer que sim, que era isso, mas não é ! :(
Eliminar... mas não posso acrescentar mais nada, que as perguntas são v´
arias e as pistas também ! :)
Abraço ! :)
Elvira Carvalho
ResponderEliminarBINGO !!! ... Parabéns ! Certinho o local e o nome da localidade e da edificação ! ... Só faltou mesmo dizer o que lá se fez ! :))
Aquele link está muito bom e digno de apreciar o estado de (des)conservação ! rsrsrs
AH! ... Elvira e eu não sou forreta. Sou um mãos largas. Diga lá às nossas amigas que reclamam. Aqui não faltam pistas e fotos para elas. Não como no seu "As Minhas Imagens", aqui ao lado , apenas com uma foto igual a milhares das que há por Portugal inteiro ! Será que assim alguém a consegue encontrar depois de se perder por lá ? ... ehehe ... Fica também a qui o desafio ! rsrsrs
Abraço ! :))
Igual a milhares que há pelo país inteiro? Ó Rui então e o seu olhar de falcão não viu o que eu tinha aos pés? É que aquelas ruínas são bem características, e que eu saiba não há assim tantos em Portugal.
ResponderEliminarFaltou falar na batalha de D. Afonso Henriques contra sua mãe, que deu origem ao nascimento do reino? É isso ou ainda falta alguma coisa mais?
Um abraço
Penso que já sei o que quer saber. Foi no Paço de Giela que em Agosto de 1662, o general espanhol, Baltasar Roxas Pantoja, se estabeleceu com um numeroso exercito invasor. Será isto o que quer?
ResponderEliminarhttp://www.freguesiasdeportugal.com/distritoviana/01/giela/historia.htm
Um abraço
Elvira Carvalho
ResponderEliminarEm linhas gerais o seu comentário está certo. Apenas não certo num pequeno pormenor, que até foi importante na altura, o facto que refere não foi esse. Esse foi num outro local relativamente distante e anterior em cerca de 4 anos a este ! Se o que refere foi importante, este foi muito mais, porque alguma coisa mais se fez, que no outro ! Em dois anos apenas tudo ficou resolvido e feito!
Se ler o texto, onde eu digo que estamos sempre a aprender, eu refiro que há ideias que vão passando e que não são as mais correctas ! :))
É o tal passo a passo (numa das perspectivas do título do post) !
E já agora, sobre o outro assunto, eu sei rigorosamente onde a Elvira tinha os pés ! rsrsrs
Abraço
Elvira Carvalho
ResponderEliminarAs questões que levantei no post não se referem exclusivamente à primeira foto ! Essa é relativamente mais recente que o facto de fundo !
O nome da edificação está certo, mas o tempo passou e ficou como que uma "representação" do tal facto referido, mas que não está referida no link enviado !
Repare que eu coloquei muitas fotos . Não está em causa apenas a edificação, aquele preciso local, mas sim as suas proximidades, de provavelmente várias centenas de metros, em local, neste momento impreciso, mas com um nome para a historia !
Tá difícil então. Não sei se chego lá, estou quase de saída do pc, amanhã vou andar perdida por aí, tenho que sair cedo.
ResponderEliminarUm abraço
A Elvira, praticamente já disse tudo ! Pelo menos o mais importante, faltando apenas "interpretar" bem o título !
EliminarPara isso vamos "generalizar" em função de todas as outras fotos e ver o que se teria passado por lá e quais as consequências ! História pura !
... e quanto à cronologia já foi respondido e daí também se pode tirar uma conclusão que é a pretendida para a pergunta final "o que se fez ?"
Tudo o resto está certo !!! :)) ... e para já a única !
Ainda vou manter o desafio por mais 2 ou 3 dias.
Abraço
Olá, Rui!
ResponderEliminarEvidente k olho para a tua publicação e para aquilo k chamas (de) Edificação, e fico na mesma.
Creio k este monumento não é do sul, pke nós não temos coisas tão "complexas". Isto é "obra" do Norte, e qdo um alentejano diz norte, é o fica para cima do Alto Alentejo (risos).
Mas tu és tão "exigente" com as "tuas meninas"! Pedes o nome do monumento, o lugar onde fica situado e o k lá se fez, sim, pke segundo percebi, se é k percebi (sabes k sou alentejana, e portanto, lenta de raciocínio) há uma edificação no sítio "x", mas não é essa. É outra, mto mais importante, distante e anterior em cerca de 4 anos a este. Qual este? Ao facto referido pela Elvira?
Bem, lá vou eu à net, pesquisar edificações, mas já sei k venho de mãos a abanar.
Inté, menino!
Olá Céu !... Bom "rever-te" ! :))
EliminarClaro que tens falta de treino de pesquisa e das reviravoltas que eu costumo dar aos textos, para formar charada ! rsrs
Olha que isso de "Alentejana" é antes de mais um privilégio e não lentidão !
Sim :
o nome do monumento ;
qual a localidade (cidade, vila, aldeia);
o que aconteceu há muitos, muitos anos naquela localidade que foi decisivo em certo contexto (importantíssimo ;
não se sabendo hoje com total certeza a precisa localização;
Isso, de 4 antes anteriores também muito importante (e não lá), mas que se julga, erradamente, ter sido decisivo.
a Elvira sabe, mas ainda não o revelou aqui !
Também a Afrodite o sabe (melhor que ninguém) !
Está "todo o jogo na mesa" ! :)))
Boa sorte e paciência ! :)
Inté,... menina ! eheheh
Olá, Rui!
EliminarTenho falta de treino, pois tenho, e sobretudo não gosto mto de matar a minha "pobre" cabecinha, k não é pensadora, mas sempre fui assim. Qdo era criança, detestava jogos, arrumar puzzles, charadas, enfim, tudo o k exigisse raciocínio e olha k ainda levei uma "sacudidelas" da minha mãe, que era Prof. Primária, mas sem sucesso. Eu só queria escrever e fazer redações, divagando... e k divagações (era já a "doença", k se fazia sentir).
Bem te disse eu k "isto" só podia ser obra do pessoal do Norte (rs), pke os do sul, nunca ligaram a este tipo de coisas (não penses nos algarvios, pke esses são diferentes dos alentejanos, têm mar e oceano mto por perto e têm baile mandado, corridinho (rs).
Há mtos alentejanos, e de entre eles, eu me incluo, k ainda não tiveram curiosidade, nem sei se terão, em conhecer a barragem do Alqueva.
O espantoso de tudo isto é k uma das minhas licenciaturas é em História. Que contradição!
Parabéns pela tua aula de História, mas aquela de Valdevez, k foi batalha, foi e é só pra rimar (esse pessoal daí é todo "bairrista" e mto agarrado a pequenas coisas, por isso é k há minifúndio (rs), pke Guimarães e com mtos documentos o comprovam, e k eu pesquisei na Torre do Tombo, é, de facto, o Berço da Nacionalidade.
Bem, mais logo vor ver e ler alguma coisita sobre o Paço... de quem? Ah! da Gisela, ai, não é Gisela, é GIELA!
Beijinhos e bom fim de semana.
Olá Céu
Eliminarrsrsrs... Tu fazes “juz” aos ditos de lentidão e preguiça dos alentejanos ! eheheh … Pelo menos és franca ! :))
… mas olha que há por aqui alentejanas que são "experts" nestas coisas (caso da Janita) ! :))
Na verdade não são muitos os que gostam de puxar pela cabeça nestes desafios, mas também é verdade que há por aqui quem esteja sempre ansioso que saia um novo para poderem "vencer-se" a si próprios!
Não me fica bem fazer a apologia das gentes do norte, mas a verdade é que são um bocadinho diferentes ! eheheh
Mas Tu é que és licenciada em História e não eu, que sou das engenharias ! Vê lá ao que nós chegamos ! rsrsrs
Mas olha que “este” “No Recontro de Valdevez é que Portugal se fez” tem toda a razão de ser !
Se tivéssemos perdido este "Recontro" (a 2 anos da Independência, não haveria Portugal. As "burocracias" é que demoraram dois anos e foram assinadas em Guimarães (não dava jeito assinar na Veiga da Matança, né ?! eheheh
Beijinhos e vai “treinando” ! rsrsrs
ResponderEliminarPuseste demasiadas fotos para iniciar...
Assim ficou muito fácil!! :P
Beijinhos de gema
(^^)
rsrsrs... Como sabes, eu sou um "mãos largas" ! :)
EliminarAssim, ninguém se pode queixar de falta de ajudas !
Beijinhos às claras ! :)
Vai aqui o link e tudo (Paço de Giela)
ResponderEliminarhttps://arcosnocoracao.wordpress.com/2015/07/12/o-paco-de-giela-merecia-mais-muito-mais/
Aquele abraço
Olá Rui
ResponderEliminarJá corri os castelos quase todos de Portugal, uns mais arruinados que outros, mas nenhum com o aspecto das tuas fotos.
Vou atirar 3 tiros, pode ser que haja uma ajudinha
Monforte, Guimarães e Chaves..será algum destes?
Beijinhos
Pois não, Manu ! :) ... Será que é um castelo ? :(... Ou serão muralhas ? :( ... Huuuumm ! :( ... Talvez não !
Eliminar... mas olha que há muitas fotos relacionadas !
Não é em nenhuma dessas localidades !
Resumi as questões na resposta à Céu !... O mais importante até talvez nem seja o nome da "edificação" ! :)
Beijo, Manu :)
Será parte do Paço Dos Arcebispos, em Braga?
ResponderEliminarUma parte , a mais antiga, fica nos Jardim de Santa Bárbara?
Rui, vou enviar um link da Wikipédia, se for aprofundarei o resto dos detalhes que pedes.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pa%C3%A7o_Arquiepiscopal_Bracarense
Se não for, vou esperar por mais alguma pista que me ilumine.
Beijinhos
:( ... Não é em Braga, Janita ! Logo, também não é o Paço dos Arcebispos. :(
EliminarA questão principal é a identificação da localidade, o que se passou lá de muito importante e o "que se fez" lá (como resultado e consequências), talvez o último dos passos referidos no título (embora haja histórias mal contadas)!
A identificação (nome) do edifício é importante, mas é mais simbólico que real !
Beijinhos ! :)
Paço de Giela em Arcos de Valdevez...tem sido difícil a sua requalificação.
ResponderEliminarAbraço
LM
É só seguir as tuas instruções...ir passo a passo que se encontra o caminho certo! :)
ResponderEliminarAbraço
LM
Já descobriste e disseste o mais importante ! Agora é só recorrer à História de Portugal (naquela zona) e procurar as respostas às questões colocadas ! :))
EliminarMuito interessante (com interesse e consequências), embora bastante violento !
Receio estar a correr o risco de me repetir. (?)... :(
Abraço
Paço de Giela, casa mãe dos "Biscondes", ás portas do Peneda Gerês
ResponderEliminarSó identifiquei e localizei...afinal era preciso dizer mais coisas mas como já sabes sou muito superficial, fico-me por aqui! :)
ResponderEliminarAbraço
LM
Pedro Coimbra
ResponderEliminarO meu comentário poderia ser quase igual ao feito à LM. No entanto, neste caso do Pedro, tem esse link que, no que refere à Torre (e à 3ª foto), tem lá um nome de um facto que responderá às questões ! Será só googlar esse facto e ver as suas consequências ! :)) ... Está quase ! rsrsrs
Abraço ! :)
Está aqui (https://pt.wikipedia.org/wiki/Pa%C3%A7o_da_Giela) a história toda.
EliminarAquele abraço, bfds
Mais informações
Eliminarhttp://ominho.pt/obras-paco-de-giela-arcos-de-valdevez/
E ainda mais
https://www.youtube.com/watch?v=glSHRFGNnaI
(Aqui com informação em imagem e História)
Aquele abraço, bfds
TODOS
ResponderEliminarPonto da situação:
-A Afrodite já disse que sabia do que se tratava (sabe por razões óbvias, que depois dirá, ou direi) e contou-me a história toda sobre o assunto, por mail.
- A Elvira Carvalho já disse quase tudo quer em comentários retidos, quer por mail, só lhe falta "uns pózinhos" sobre o que se fez ! Até os vários passos !
- O Pedro Coimbra, está logo a seguir na proximidade de tomar conhecimento de tudo e poder entender o título do post e a ele poder responder.
- A LM , seguidamente, já com a localidade e o nome da edificação descobertos. Agora é uma questão de um bocadinho de "estudo de História" de uma certa época, googlada e interpretando a 3ª foto.
- A Manu, a papoila, a Janita, a Fê blue bird, a Graça Sampaio e a Céu, ainda um bocadinho de fora deste recontro de amigos !
ahahah... Isto, visto assim, quase parece um torneio ! rsrsrs
Vamos a ver se passo a passo fazemos alguma coisa ! :))
Abraço a todos ! :)
Sair da rotina é o meu objectivo quando vou de férias.
ResponderEliminarA paisagem cheira-me a Norte de Portugal, mas nesta época do ano nāo tenho tempo para andar na blogosfera.
Bom fim de semana com ou sem castelos no ar.
É norte de Portugal Teresa !
EliminarAS férias são precisamente para isso ! rsrsrs
Beijo
Será que é o Campo de São Mamede, junto ao Castelo de Guimarães,que foi palco de um torneio medieval que se realizou, em 1109 em honra do nascimento de D. Afonso Henriques, e em que participaram cavaleiros portugueses e espanhóis :)
ResponderEliminarUm beijinho amigo Rui
Não é S. Mamede nem é Guimarães, mas digamos que isso foi "um passo" ! :)) ...
EliminarBeijo, Fê ! :)
Volto logo que possível, é que me levanto ás 6h da manhã e agora não consigo manter os olhos abertos quanto mais os neurónios a trabalhar...:(, espero chegar a tempo. beijinhos
ResponderEliminarFaz por dormir bem, já que é assim, papoila.
EliminarUma Boa noite ! :)
Bjs
álvaro silva
ResponderEliminarOlá álvaro ! ... A identificação do edifício está correcta !
Tal como eu dizia antes isso é uma parte do desafio e parte importante. Mas o que se pretendia saber era além disso, o que aconteceu por estes lados (não precisamente nesse local) e quais as suas consequências !
Obrigado pelo comentário, certíssimo ! :)
Abraço
!!! ... BINGO, álvaro silva ! É isso mesmo e logo,... a partir (de mais esse passo - o último ) ... Nessa terra, "UMA COISA" (muito importante) se fez !!!
Eliminar(Dito soa melhor ! ehehehe
Parabéns ! :)) ... e Obrigado ! ... Uma boa estreia por estes lados !!! :)))
Será o bafordo do Val-de-Vez e o desmame do reino de Leão? Ou de como um galego foragido é agraciado pelo rei de Portugal?
ResponderEliminarUm abraço
O que é que falta Rui. Eu já falei do torneio. ´Ainda não entendi o que falta. Desculpe se sou de compreensão lenta. É a data? o local exato? Não sei o que procurar mais.
ResponderEliminarhttp://casadaponte.pt/index.php/a-regiao/155-torneio-de-arcos-de-valdevez
Fico pelo caminho Rui!
ResponderEliminaresses tipos de muralhas são mais que muitos em Portugal :)
EliminarAngela,
As muralhas não são de um castelo... mas de um Paço.
Não desistas!
Beijinhos persistentes
Chiiii ! ... Esta escapou ! ...rsrsrs
EliminarElvira Carvalho
ResponderEliminareheheh... Esta fez-me lembrar os "Discos Pedidos - Posso dizer a frase ? " rsrsrs
Na realidade, não lhe falta nada, só que o tinha referido por mail e não no comentário, mas não há qualquer problema !
Aceito que está tudo certo e está mesmo !
Só esperava a frase ! rsrsrs ... "Em (ou no) .... onde ..... se fez" ! ... mas prescindo ! ehehehe
Abraço ! Foi a primeira a acertar, tal como referi no meu comentário para todos !
Ah! O torneio da Veiga da Matança, ou Recontro. Só mandei por mail.
ResponderEliminarPronto.
Sabe o que me levou para o sítio exato? Aquela foto com as três igrejas. Foi bater o olho nela e saber onde estava.
ResponderEliminarUm abraço
eheheh... Curioso que tive uma outra reacção precisamente igual ! ... Olha ! .... (O nome da terra) !!! ... Aquelas 3 igrejas não deixam dúvidas ! :))
EliminarE quanto ao outro caso, era a isso que eu me referia. A Elvira tinha mandado por mail e os nossos amigos não teriam o comprovativo na re-edição ! :)))
Abraço e tudo bem ! ... Está feito ! :)
E essa a foto que realmente representa o tal "facto" !
Eliminar:))) ... que curiosamente não condiz bem com o nome preciso do local em que se passou ! :))
Muita "calma",... em vez de tanta "violência" !
»Passo a passo, assim se fez Portugal» LOl
ResponderEliminarTem a ver com a Batalha de Aljubarrota, Rui?
Xiça...em Porto de Mós, onde tudo começou, há o Castelo, mas não se parece com essas ruínas...
Amanhã vejo se sim e se posso pesquisar mais.
:)
rsrsrs... Estás quase, quase lá, só te falta saber o que se passou para isso que dizes, mas eu vou alargar a "malha" e deixar passar algumas coisas ! :))
EliminarPasso a passo queria dizer : de vitória em vitória até ..., mas também (homofonamente) queria dizer "Paço" (trata-se de um Paço e não de um castelo. Por isso eu dizia "Dupla intenção" !
Não tem a ver com Aljubarrota, que isso foi no séc. XIV.
O facto (entre os factos - passo a passo) que eu pretendia que descobrissem passou-se no séc. XII.
A base da questão refere-se à própria localidade - O Paço é mais simbólico ! ... e lá existe um museu que conta essas Histórias ! É pois o "símbolo" destes factos que se passaram em local (dessa terra portuguesa) não muito bem identificado, mas com um nome a que só 2 ou 3 já chegaram.
A tal frase (dos discos pedidos) tem a ver com o "facto" e com o nome da terra (onde decorreram estes factos decisivos e com as consequ~encia fantásticas deste último passo !
Erradamente nós costumamos falar numa outra frase que está escrita numa cidade, mas a realidade parece ter sido outra.
Tu que gostas de poesia e de versejar poderás constatar qual o nome da terra que rima com "Aqui se fez " ! rsrsrs
Não achas que já disse muito ? ... rsrsrs... o que vale é que este comentário poderá servir a todos !
Abraço !
Esqueça as ruínas Janita. Pense um pouco. Porque será que a Afrodite não pode concorrer?
ResponderEliminarAtenção Janita ! eheheh... Uma boa sugestão ! :))
EliminarTemos é que conhecer e reconhecer os nossos Amigos !
Obrigado, Elvira ! ... Uma belíssima dica ! :))
"Pensar um pouco" para mim já é pensar muito, Elvira!!
Eliminar;))...Falta de hábito, se calhar!
A Elvira 'bateu com os olhos' na 3ª imagem - a das igrejas - e reconheceu a localidade, não foi?
Pois....eu não!!
Beijocas e bom fim de semana. :)
Eeeeeiiii ! ... Isso diz-se ?... E logo tu !?...
EliminarQue excesso de modéstia a tua !
... Só te digo que o descobrir o nome da terra é mais que meio caminho andado para tudo !
A principal intenção das primeiras fotos era conduzir a isso mesmo. à localidade ! Depois era uma questão de seguir as dicas e o texto do post (incluindo o título) ! :)
Deixei dicas para "todos os gostos" ! rsrsrs
Beijo ! :)
Pedro Coimbra
ResponderEliminarEstou com um problema. Como tenho dito os seus comentários vão directamente para a página dos moderados e não para o mau mail. Ora, nessa página eu não consigo abrir os links, nem fazer copy past deles para a net. Não sei portanto se o Pedro acertou tendo em conta os links !?...
O que eu queria frizar é que, erradamente, todos se estão a concentrar no Paço, que serviria para identificar a localidade e representa um "simbolo" dessa passagem da História, mesmo sendo construído em várias fases ao longo dos tempos e já distante do facto em causa !
Factos históricos da nossa origem ;
Este facto em especial entre vários outros da época;
Este, (3ª foto), tem um nome "feio", foi decisivo (o último, antes de) e daí resultou aquele "dito célebre" ... "No .... de .... PPPPPPP se fez ! :))
Daí a "Origem" ! :)))
Creio que no conjunto dos comentários já tudo foi dito excpto talvez , alguns nomes ! :))
Abraço
Amigo Rui, descobri que é o Paço de Giela :)
ResponderEliminarhttp://pacodegiela.cmav.pt/pt/homepage/noticias.html?it=325
Fê Blue Bird
ResponderEliminarÓptimo ! ... Já é um grande passo ! :)) ... Agora sabes em que terra ele fica. Sabendo isso, saberás o que lá se teria passado no séx XII ... e a partir daí quais as consequência ! :))
Não me queria estar a repetir , mas também reconheço que os comentários são muitos e as dicas estão por eles espalhadas !
... Digamos que saber o que já sabes é mais de meio caminho ! :))
Bjs. Fê :)
Rui, a localidade é Arcos de Valdevez.
ResponderEliminarA edificação é o Paço Giela ou Armada (creio)
Seguem dois links:Um conta a história sobre o Torneio e o outro é de uma bonita imagem da Edificação.
Agora não tenho tempo para mais, logo aprofundarei 'os factos'...:)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Torneio_de_Arcos_de_Valdevez
http://pacodegiela.cmav.pt/
Beijinhos. :)
Janita
ResponderEliminarAaaahh !!! ... Afinal és rápida a pensar e encontrar as respostas ! rsrrs... Boa ! ... Assim é que eu gosto ! :))
Está praticamente tudo dito, estás a ver agora como eu sou teu amigo ?... rsrs ...
Agora, que falta muito pouco para o que eu queria, era que tu apelasses à tua veia poética e reconhecesses que, "passo a passo", ... "No ... de ... PPPP se fez" !
É que há uma maioria de pessoas que diz de outra maneira e não tão verdadeira !
É que este é que foi o último facto e o mais decisivo ! :))
Gostei ! ... e já agora, também te digo que gostei muito de lá estar uns dias ! :))
Abraço ! :)
Caro Padrinho Mor Rui Espírito Santo.
ResponderEliminarComo sempre diz o teu patrício Rodrigo Henriques, tenho rodinhas nos pés.
Isto posto, este teu aplicado aluno afilhado parvo não teve tempo de adentrar na sempre lotada Escolinha do Professor Rui da Bica, para ser partícipe da aula.
Como a aula já está bem adiantada e como muitas preciosas dicas ficarei - desta vez - somente na condição de colaborante.
Não esqueças que no domingo vindouro tem novo enigma nos sempre perfumadíssimos e bem cuidados Jardins da minha Madrina Afrodite.
Caloroso abraço. Saudações colaborantes.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.
:)) ... É verdade. Fizeste gazeta a esta aula ! :(( ... Mas olha que, como grande historiador que és da nossa história, não poderás deixar passar o post sem o leres bem, pelo menos na re-edição ! É muito interessante e instrutivo e muito anterior à "Descoberta do Brasil" !
EliminarSabes que onde me "cheira" a desafios, eu lá estou ! rsrs
... e ainda não falhei uma ! Posso demorar, mas "chego lá" ! :)) ... Não faltes também ! :)
PS - Nem quero ver o bafafá que dará se a extremosa Dona Lena saber o que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, disse que tu estás a cobiçar a Cuidadora de Idosos Endinheirados.
ResponderEliminarahahahah... Referes-te ao teu post da "Cuidadora de idosos" ? rsrsrs
EliminarPrimeiro, ainda não estou nessa faixa etária nem sequer sou endinheirado para essas coisas ! Seria um desperdício, até por que tenho quem me cuide, embora ainda jovem ! eheh
Segundo, até deixei comentário a dizer :
"Acho-a com aspecto de pouca experiência , Professor !"
:))
... e ainda acrescento : Isso é quase pedofilia, João Paulo" ! :(
Portanto a lambisgóia que enfie a viola no saco ! :)))
Abraço ! :)
EliminarPensei que esta expressão enfie a viola no saco não fosse vigente no reino distante além-mar.
Ahahahah.
ahahah... Vá lá que pelo menos nisso "falamos a mesma língua" ! rsrsrs
EliminarEu também não sabia que essa expressão também era habitual por aí ! rsrs
Abraço e bfds , João Paulo ! :)
Há algo semelhante Rui, não sei se estou certa!
ResponderEliminarmas tive uma inspiração "divina", algo que percorreu as ondas do espaço para sussurrar "não desistas" e aterrei aqui :
Paço de Giela
http://bloguedominho.blogs.sapo.pt/tag/arqueologia
Portugal começou em Arcos de Valdevez”, afirmou, referindo-se a um outro marco da fundação da nacionalidade portuguesa: o Recontro de Valdevez de 1141,etc...
EliminarBeijão Amiga!
(^^)
Portugalredecouvertes
ResponderEliminarBravo, Angela ! Aprecio muito quem é persistente e não desiste !
Parabéns ! É isso mesmo e chegaste à frase que eu queria "ouvir" ! eheheh ... Talvez haja que não goste, mas é uma verdade ! :))
É bom dar ouvidos aos sussurros ! ... e aterraste muito bem !
A re-edição vai ser trabalhosa, mas vai valer a pena com tantas contribuições ! :)
Um Beijo grato !
Rui, de volta ao Torneio de Arcos de Valdevez em 1140, passo decisivo que deu origem à Independência de Portugal através do Tratado de Zamora no dia 5 de Outubro de 1143, firmado por D. Afonso Henriques e o primo Afonso VII de Leão e Castela, não entendi ainda o que queres que escreva sobre isso de: "passo a passo", ... "No ... de ... PPPP se fez".
ResponderEliminarQuererás referir-te ao outro acontecimento, também a 5 de Outubro de 1910, quando foi Implantada a República?
Será a esse ...passo a passo que gostarias fosse escrito algo 'poético'? :)
Tens que me explicar isso porque estou um bocado baralhada.:)
Beijinhos! :)
Janita
ResponderEliminarNão estejas baralhada, porque tudo que tens dito nos comentários está certíssimo e ainda agora, neste, completas alguns dados importantes !
Não me refiro de modo algum a esse segundo outro facto a que aludes ! :(
Tu já disseste tudo e eu só referi a "curiosidade de uma frase" que de certo modo se opõe a uma outra relacionada com o mesmo assunto e escrita em letras grandes noutra localidade !
Apelava ao teu sentido poético por que a frase até rima ! rsrs
Tal como dizia anteriormente a frase é : "Nisso que referes neste comentário, nessa localidade, ALGO MUITO IMPORTANTE se fez ! ... E tu até explicaste por outras palavras .
Esta frase Rima e foi verdade e está escrito no museu da Torre daquele Paço, onde se pode ver um vídeo de cerca de 10 minutos sobre essa coisa que referes !
Mas não seria por isso que eu iria considerar que não tinhas dito tudo certinho ! rsrsrs
Só não queria que fosses de "fim de semana" antes de leres a re-edição !
Abração ! :)
Ah, pronto!
EliminarQuanto a ir de 'fim de semana' fica descansado que...não vou!! :)
Com este gelé o mais certo é nem tirar de os pés de casa.
Vá; talvez dê um salto a casa da minha filha.
Irei seguindo o desenrolar dos acontecimentos e fico esperando a reedição, então!:))
Abração!!
:))) ... Óptimo Janita ! Passa então um bom fim de semana, ok ? ...
EliminarAbração à espera ! :)
A frase foi dita na SIC no programa das pastelarias
ResponderEliminarhttp://sic.sapo.pt/Programas/best-bakery/fotos/2016-10-31-Bastidores-Arcos-de-Valdevez-onde-Portugal-se-fez-e-onde-ha-Paris-Brest-
Em 1141, D. Afonso Henriques e D. Afonso VII de Leão e Castela sentam-se lado a lado para assistirem a um torneio medieval que irá ficar conhecido como o Recontro de Valdevez. O episódio histórico serviu para evitar uma batalha quase certa entre as forças portucalenses e o exército castelhano.
ResponderEliminarSe o desfecho do Recontro de Valdevez não fosse o que foi, favorável aos portucalenses, agora estaríamos aqui a falar em galego”
fonte: http://expresso.sapo.pt/cultura/2016-07-01-Pare-escute-e-veja-a-historia-de-Portugal-a-acontecer
https://www.youtube.com/watch?v=xQ9ILroGZ6c
Amigo Rui, na net há muitas fotos mas pouca informação histórica, não sei se respondi à tua resposta.
Um beijinho
Elvira Carvalho
ResponderEliminarDiz que a frase foi dita num dos programas de pastelaria da SIC ! rsrs
Por acaso ao abrir o link do vídeo diz que o vídeo não foi encontrado, no entanto, lendo o próprio link, a frase lá está ! :)
Obrigado ! :)
Arcos de Valdevez???Rui, vai assim tipo telegrama pois o tempo falta-me :)
ResponderEliminarbjs
Fê Blue Bird
ResponderEliminarO mais importante foi esse facto. Tudo o resto são divagações à volta disso , tal como a dita frase ! rsrs
A dúvida histórica que fica é se isso foi apenas "um jogo" , ou se foi violento, tal como o nome do local preciso indica !
... mas o assunto é muito vasto e tudo que é histórico contém a sua dose de alguma dúvida !
Óptimos links, Fê ! ...Obrigado ! :)
Acho que podes descansar desta trabalheira ! :)
Beijo e bom fim de semana ! :)
papoila
ResponderEliminarÉ aí precisamente ! ... Agora o que aí se passou e as consequências é que dá cá uma trabalheira que nem te digo ! :))
Se está com falta de tempo , não te preocupes que chegaste à primeira fase do desafio ! :))
Beijos
Olá Rui
ResponderEliminarAcho que cheguei a tempo a Arcos de Valdevez e ao paço da Giela
Olha o que descobri:
https://www.youtube.com/watch?v=xQ9ILroGZ6c
Beijinhos
EliminarManu,
E gostaste na minha terra? :)
Beijinho
Caro Amigo!
ResponderEliminarSem tempo físico nem psicológico para mais pesquisas tanto mais que estive todo o dia sem net!
Abraço
LM
Querida amiga, não me cries pesos na consciência ! :))
EliminarEu calculo a trabalheira que vos tenho dado !
Encontraste o principal, estás "proibida" de pensar mais nisto, ok ! rsrsrs
Já fizeste muito e estou-te grato pela dedicação !
Um Grande Abraço e Tudo de Bom ! ... Vê se aproveitas o fim de semana !
Manu
ResponderEliminarAh ! Grande descoberta ! Aí está quase tudo. Até uma parte do vídeo que eu vi e falei ! ... e a partir daí está quase tudo respondido.
Parabéns pela persistência ! Obrigado ! :))
Um Beijo, Manu !
EliminarRui,
Gostava imenso que o José Hermano Saraiva ainda fosse vivo para assistir às obras que tiraram o Paço de Giela da ruína e do abandono.
Há muitos anos ele passou por lá, estava na altura ainda ao abandono sem que as instituições competentes (como o IPPAR) lhe ligassem nenhuma... e ficou chocado por ver algo com tanta importância na nossa história, votado ao abandono.)
Sabes que ainda perdi bastante tempo a procurar essas "referências" nos seus vários programas ?... A Alma e a Gente, O Tempo e a Alma, Horizontes de Memória, mas não consegui encontrar. Ainda hei-de insistir, com mais tempo ! :)
EliminarFoi o que mais me surpreendeu ! ... Ver ao vivo, lá o belíssimo estado de conservação (como novo) e ver depois algumas fotos do estado de degradação a que "aquilo" chegou ! :(( ... Felizmente, antes assim que ao contrário ! Arcos de Valdevez pode orgulhar-se, hoje, daquele Paço de Giela !
TODOS
ResponderEliminarMuito grato, amanhã de manhã farei a libertação dos comentários e tentarei fazer a re-edição !
Creio que não farão uma ideia de quanto, também a mim, este foi foi extremamente trabalhoso ! Horas e horas de trabalho , podem acreditar ! :))
Um Grande Abraço e durmam bem ! :)) ... o que não quer dizer que estejam encerrados os comentários. Antes pelo contrário ! :)))
E ainda Rui:
ResponderEliminarSegundo informação da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), o “conjunto apalaçado” de Giela constitui “um dos mais interessantes exemplos de habitação nobre em meio rural” da Idade Média em Portugal.
No dia 31 de Outubro foi celebrada, pela primeira vez, a noite de Halloween no Paço de Giela! Esta organização do Paço de Giela/Município superou todas a expectativas, tendo o espaço sido o local de eleição de milhares de visitantes para se divertirem na noite mais terrífica do ano.
ResponderEliminarhttp://bloguedominho.blogs.sapo.pt/fantasma-do-bisconde-assombra-paco-da-6608657
Trata-se de um castelo!!! De certezinha absoluta!
ResponderEliminarPortugalredecouvertes
ResponderEliminarVerdade, Angela. Na visita que lá fiz deram-se essas informações verbalmente e num conjunto de prospectos ! Habitação nobre, familiar, que ao longo dos séculos passou por imensas transformações ! ... Neste momento, felizmente, impecável de aspecto, depois de ter estado praticamente em ruínas ainda há pouco tempo ! Neste momento, propriedade do Município e Museu.
Obrigado.
Portugalredecouvertes
ResponderEliminarIsso é novidade para mim ! rsrsrs ... Não sabia que tinham feito lá a noite do Halloween este ano e pela primeira vez ! rsrsrs
Deve ter sido interessante.
Obrigado ! :)))
Catarina
ResponderEliminareheheh... Pode parecer mas não é um castelo, Catarina !
Trata-se de um Paço, conjunto apalaçado, de habitação nobre em meio rural da Idade Média ! :)
Já tínhamos dito que não era um castelo, mas sim um Paço ! :))
TODOS
ResponderEliminarVou libertar os comentários retidos e seguidamente fazer a re-edição (muito trabalhosa) ! :))
.
Elvira Carvalho
ResponderEliminarRecebido por mail
Elvira Carvalho
24/11 (há 2 dias)
para mim
A minha foto do monumento que evoca o torneio.
(Em anexo a foto que aparece agora no texto com os dois cavaleiros )
.
Afrodite
ResponderEliminarRecebida por mail
Teu mail (não comentário) :
AFRODITE
23/11 (há 3 dias)
para mim
Logo que olhei aquela foto das 3 igrejas reconheci de imediato esta terra, mas neste caso, não o sítio de onde foram tiradas.
Já não conheço as novidades !
Já estive no Google a ver as imagens... e fiquei elucidada e saciada porque tem imensas!! :))
Nas outras, atenção que não é um castelo … é o Paço da Giela :)
Conhecia (e ainda conheço) tudo aquilo, como as minhas mãos e lembro-me dos vários factos históricos, tais como o “Recontro de Valdevez, … Onde Portugal se Fez” , … falava-se na “Veiga da Matança”, onde provavelmente se tinha realizado o Recontro (ou Torneio).
Por falar nisso, falta-ta aqui a foto do monumento evocativo desse torneio, na marginal, junto ao rio.
Desculpa, mas não vou participar, porque se o fizesse era como se fosse uma batota !
Adorei este post pelas recordações que ele me traz !!!
Beijinhos arcoenses
EliminarBatoteiro... isto não era um comentário!
Este teu post ficou magnífico e encheu-me de muita alegria, alegria e alguma nostalgia.
Arcos de Valdevez é muito especial para mim pois, para além de ser a terra onde Portugal se fez, é aquela que me viu nascer e onde eu fui feita.
Bem hajas !
(^^)
Eu sei que não era e disse-o (teu mail - não comentário)! Mas não quis deixar passar sem ficar registada aqui essa tua informação, de uma real conhecedora do local !
EliminarInformações, aliás, que me vieram a ser muito úteis, na resposta a alguns comentários e na re-edição, pela sua importância !
Gostei muito dessas tuas informações que vieram confirmar muito do que eu já tinha ouvido falar por lá, nomeadamente no Paço !
Essa tua posição de não quereres intervir no desafio foi bonita ! Estarias a jogar com "trunfos" que os outros não teriam ! rsrsrs ... mas também seria injusto da minha parte não te incluir ! :)
Calculo, faço uma pequena ideia do que deves ter sentido, tal como eu sentiria, se alguém fizesse idêntico post sobre Ermesinde ! eheheh
Sinceramente que, agora, me sinto duplamente feliz ! :))
Olha se eu tinha posto no título : "Passo a Passo, ... aqui se fez a Afrodite" ! eheheh
Um beijo, querida Amiga ! :)) ... Bem hajas também !
Meu querido Amigo Rui,
ResponderEliminaré em posts e reedições como foi o caso deste, que exige de ti tanto trabalho, dedicação e horas em frente ao PC,( ou equivalente ) que me apercebo do grande Amor e capacidade de Entrega, que dedicas a estes convívios de Amizade e Partilha, assim, com letra maiúscula. Enorme, como enorme é o teu carinho por todos nós.
Bem-hajas por isso!
Um beijinho e um grande abraço de profundo respeito e reconhecimento.
Janita
Olá Querida Amiga !
EliminarSem falsas modéstias, devo dizer-te que foi um dos posts que mais trabalho me deu, pela recolha de dados, coordenação das respostas nos comentários e respectivas respostas, pela re-edição, pelo cuidado que tive que ter em não me esquecer de qualquer "colaboração" vossa (nos links enviados) ... Foi realmente muito, muito trabalho, de muitas horas ! ... Isso é verdade e como dizes fi-lo por carolice e pelo muito respeito e Amizade que me liga definitivamente a todos vós ! Vocês são excepcionais e eu sinto-me na obrigação de corresponder !
Talvez que eu tenha uma visão distorcida da Amizade, como ainda um dia destes me referiste, mas eu sou assim mesmo !
Sensibilizas-me muito com essa tua apreciação, que sinto sincera e sentida , pelo que te fico muito grato !
Só me penalizo por dois motivos:
O tempo que "roubo" à Lena, que evidentemente se recente desta minha entrega e o tempo que roubo às visitas e comentários nos vossos blogs ! :(
Quanto gostaria de não falhar um, mas isso é impossível e espero que o compreendam !
Igualmente para ti, um Grande Abraço, da maior Amizade !
ResponderEliminarPodes ver Rui que tinha feito o post sobre Arcos de Valdevez e que já nem me lembrava!
como são úteis as tuas lições de História
http://portugalredecouvertes.blogspot.pt/2013/07/une-visite-arcos-de-valdevez-minho.html
abraço
Angela
Sabes o que me surpreende mais, Angela ?... É o facto de termos apresentado um post sobre a mesma localidade e quase não haver sobreposição de assuntos !
EliminarAbordados coisas diferentes, o que mostra a riqueza do conhecimento ! Há sempre coisas novas a mostrar e a falar !
Adorei aquela marginal lindíssima, bem expressa nas tuas fotos belíssimas !
Creio (tenho a certeza) que me conseguiria localizar em cada uma das tuas fotos !
O teu post ainda com o mérito de nos revelar a música regional minhota !
Gostei muito !!!
Curioso não te teres lembrado de algumas das imagens ! :)
Bem que foste alertada para não desistires ! :))
Abraço ! ... e obrigado ! :))
E eu passei agora por lá... e também gostei muito, mesmo!
EliminarObrigada meus queridos, por me encherem o coração de doçuras e os olhos de sal.
Beijos para os dois
(^^)
:))) ... Bom Domingo, Amiga !
EliminarEste teu post passou-me despercebido, a vontade de navegar por a net tem andado fraca, talvez por isso.
ResponderEliminarBom fim de semana para ti e a Lena.
Beijinhos
Acontece, Adélia. Não podemos estar "em todas" e principalmente se não houver disposição ! :(
EliminarAbsolutamente compreensível, Adélia !
Fica bem e tem um bom fim de semana !
Beijinhos, querida Adélia ! :))
Caro Ruiamigo
ResponderEliminarE prontes (???) nem sequer concorri. Castelos há muitos, tal como os chapéus... Livra....:-))))))
A VELHA E O CÃO
Uma pausa na Saga da Alzira porque acabo de publicar um post diferente – sem ironia, sem galhofa, a atirar para o drama. Por isso, gostaria dos comentários naturalmente também diferentes. Muito obrigado. Como habitualmente a publicação é anunciada blogue a blogue; e o pedido de divulgação, também se agradece.
Qjs e/ou abçs Henrique, o Leãozão
:)) Passarei por lá ! Como deves calcular, depois deste post preciso de alguma pausa ! rsrsrs
EliminarAbraço
Rui andei por aqui e tentei ir à procura do local, por mim, sem ler comentários como é normal das primeiras vezes. Depois quando não me chegam as fotos ou as tuas "dicas" costumo então ler os comentários. Desta vez foi um conjunto de situações que me levou a ter falhado o desafio,... deveria ter procurado a palavra "paço" que era a tua primeira dica.
ResponderEliminarAcho este trabalho teu de re-edição, Excelente !!!
Tudo muito ao pormenor e muito bem escrito !
Obrigado pela tua sabedoria e o gosto que fazes em transmiti-la !!!
Grande Abraço
Começo por corresponder a esse Abraço, Ricardo ! :))
EliminarDeu-me imenso gozo ir construindo este post e realmente fi-lo com muita "entrega" !
Não está perfeito, porque está algo "denso" e com demasiada informação para um post. Os leitores (eu já os conheço bem) acabam por fugir, ou ler de relance ! :(
O "Passo a passo" tinha duplo sentido (Homófono : passo e paço) ! Na variedade de fotos procurei levar a atenção para a Vila e não só para o Paço, porque era mais o seu nome que estava em causa !
Depois, foi também uma extraordinária colaboração geral e não tive o talento necessário de "condensação". Ficou "algo pesado" !
Sabes que para retaliar as queixas da Lena, sobre a minha dedicação aos blogs, lhe cheguei a dizer : "Faz de conta que eu sou "um escritor" e estou a escrever um livro"! rsrs... como reagirias com a "minha prisão" ?... eheheh
... mas ela compreende ! rsrsrs
Quanto ao resto, eu adoro este Grupo de Amigos e como já tenho dito, o meu maior gosto era estarmos reunidos com frequência, em vez de simplesmente pelas escritas ! :)
Um Bom Domingo ! :))
Todos
ResponderEliminarAinda a propósito, vou-lhes contar uma "inconfidência" ! rsrs
Há coisas que nos acontecem e só mais tarde nos damos boa conta da situação ! eheheh
Se lhes disser numa das noites em que por aqui estive, "dormi com a Áurea" (a nossa cantora) ... acreditam e não ficam cheios de inveja ?... :))) ... É verdade ! ... mas tinha uma parede entre nós ! ... Entre ela e eu e a Lena ! eheheh
... mas também lhe confidencio que de manhã tomamos o pequeno almoço juntos, em mesas lado a lado ! eheheh
... e devo dizer-lhes que ela é mais interessante ao vivo que na TV , embora estivesse algo "disfarçada" com óculos de sol, mas deixava ver aquelas tatuagens no ombro esquerdo ! :)))
Ficaram com inveja ?... eheheh
Durmam bem ! :))
Meu irmão, fiquei com inveja. Mas já que Espírito Santo é Deus, eu me conformei... Belo espaço o teu! Feliz do povo que tem sua História para ser contada e infeliz daqueles com muitas histórias, cujas algumas delas devem ser escamoteadas ou escondidas atrás das cortinas. Portugal é um país de exuberante História segmentada. Gostei do trecho exposto - excelente.
ResponderEliminarE se disse que senti inveja, foi por ver espaço maravilhoso tão demandado e respondido um a um os comentários postados. Parabéns, Rui! Voltarei aqui outras vezes e que o Divino te ilumine e guarde. Abraço fraterno. Laerte (Silo).
eheheh... Olá irmão ! :)) ... Sê bem-vindo aqui à casa do Espírito Santo ! :))
EliminarÉ verdade ! Temos uma bela História e em boa parte , conjunta ! ... Este post foi quase uma excepção nesse capítulo histórico ! Não é muito habitual.
É um blog , mais de "desafios" e enigmas, habitualmente fotográficos, para entretenimento e onde reina um bom ambiente de Amigos que aqui gostam de se reunir !
Aqui é fomentado a "interligação" entre todos e onde todos são amigos comuns e faço questão de que ninguém fique sem resposta ao seu comentário !
Obrigado pela apreciação, amigo Laerte !
Um abraço ! :))
Caro Padrinho Mor Rui Espírito Santo.
ResponderEliminarGrato por esta circunstanciada aula alusiva aos primórdios do reino distante além-mar.
Agora vamos aos folguedos:
Descobri mais um nome para o rol de personagens de minha lavra, Dona Urraca. Ahahaha
Até então não conhecia esta lusitana da realeza.
Caloroso abraço. Saudações urradas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.
eheheh... Atenção que a D. Urraca não era Lusitana ! :)
EliminarEra filha (real) do Rei de Leão (Reino espanhol à época, irmã ilegítima (nessa altura havia muitas !rsrs), da mãe do nosso primeiro Rei D. Afonso Henriques !
Nessa altura, Havia o Condado Portucalense , o Condado Galego (Galiza) e os Reinos de Astúrias, Navarra, Leão, Castela e Aragão !
O sul da península Ibérica era dominado pelos Muçulmanos, com capital em Granada (na Andaluzia de hoje) ! :)
Abraço !
Teve mais sorte do que eu que alem do trambolhão a caminho do Paço, ainda fui picada no polegar por uma abelha, quando me apreztava para visitar a última dessas três igrejas. E não tive nenhuma calebridade para me limpar as vistas...
ResponderEliminarUm abraço
Sorte sem grande proveito, Elvira ! ... Ela nem sequer me pediu um autógrafo, veja lá ! :(( ... Fez de conta que não me conhecia de lado nenhum , embora tivesse "mandado" só um sorriso ! ... "acanhou-se por causa da Lena, Elvira ! eheheh
EliminarQuando perguntei se ficaram com inveja, referia-me a inveja dela ! rsrsrs ... Ela "ganhou o dia" ! eheheh
Abraço
Eu estive ali, no local da segunda fotografia, mesmo à frente do torneio ou batalha! :)
ResponderEliminarUma obra de Arte de enorme valor arquitectónico e histórico, Gábi ! :)
EliminarAgora , deste mais valor ao post, certamente ! .))