30/11/2016

MAIS UMA IGREJA

Re-edição


Igreja Matriz de Caminha / Igreja de Nossa Srª da Assunção 
Largo da Matriz - 4910 - Caminha 

Este templo de raiz gótica, encontra-se construído em granito.
A fachada apresenta um portal renascentista coroado por uma rosácea e é flanqueada por uma torre.
No interior é possível observar azulejos do séc. XVII, retábulos de talha dourada do estilo nacional e dois confessionários neomanuelinos.





Grato a todos os presentes, quer acertantes , quer não , e mais grato ainda a quem se esforçou para tentar descobrir o que se tratava !

Acertantes :

Elvira Carvalho,    LM,    Fê Blue Bird,    Prof. Ms. João Paulo de Oliveira,    Flor de Jasmim,    Manu,    Pedro Coimbra,    papoila,    AFRODITE,  

Colaborantes : 
Catarina,    Janita,    Teté,    A Nossa Travessa


Eu pedia a porta lateral da igreja ! ... Ela aqui está, a tal    Entrada Lateral   (da Afrodite)

ESTE LINK   da Elvira Carvalho, está muito, muito interessante !!

Da Fê blue bird ...  ESTE LINK 

ESTE LINK  do Prof. João Paulo  e da Manu

Do Pedro Coimbra,   ESTE 


INICIAL :


E ENTÃO ?... SERÃO CAPAZES DE IDENTIFICAR ESTA IGREJA ? ... 
ONDE SE PODERÁ VER ?


Desta vez prometo "poupar palavras" !   eheheh
As igrejas sempre me atraíram arquitectonicamente, pela sua beleza escultural interior e exterior, pela sua História, por serem "marcos" evidentes em qualquer cidade, vila ou aldeia e, curiosamente, não por ser convictamente católico.

Acontece é que, para este tipo de desafios, uma igreja, é sempre qualquer coisa de "singular e distintivo",  seja onde for e, por isso mesmo, "fácil" de pesquisar e identificar !
Por isso, iremos passar a ter aqui, durante uma série de posts, uma série de igrejas muito distintas, umas das outras !

Esta, indirectamente, já por aqui passou, já se falou nela e é para os lados do norte.

A fachada frontal seria facilmente identificável.
Assim, ... é só mais um bocadinho de trabalho e "só vale", não por palpite, mas se encontrarem esta porta lateral !


Entrada lateral

Seu interior


Comentários moderados

58 comentários :

  1. Elvira Carvalho

    A distracção ia sendo "a morte do artista" ! rsrsrs ... mas não foi !
    A sua resposta com e comentários distintos foi das 18:58, 19:01 e 19:05 !!! ... Comentários impecáveis, certíssimos e que estiveram visíveis, apenas para um IP que eu sei quem é, antes de eu os apagar ! :)) ... Portanto, não veio mal ao mundo, que mais ninguém viu as suas respostas ! :)))

    Obrigado e as minhas desculpas pela minha distracção !
    Parabéns pelo acerto tão rápido e tão completo !!!

    No fim , eu colocarei os mails, a não ser que a Elvira faça o favor de repetir os comentários, agora já moderados ! :)

    Grande Abraço !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado e as minhas desculpas por este trabalho extra, Elvira.
      A resposta ficou completíssima e o link está óptimo !
      A Elvira diz que eu nunca preciso de dicas e agora eu digo o mesmo em relação a si.
      Sempre na primeira linha ! Muita prática ! eheh
      Costumo dizer : "muitos anos a virar frangos" ! eheheh

      Abraço ! :)

      Eliminar
    2. Elvira Carvalho

      Os 3 comentários feitos de rajada foram estes, que tive que eliminar rapidamente, antes que alguém os visse, o que veio a acontecer ! :))

      Elvira Carvalho28/11/16 18:58
      Ó Rui, isto é a entrada lateral daquela Igreja de Caminha que tem uma torre e uma rosácea. Não entendo bem o que quer. É a foto do outro lado, ou o nome da terra onde se encontra? Um abraço
      ResponderEliminar

      Elvira Carvalho28/11/16 19:01
      http://www.culturanorte.pt/pt/patrimonio/igreja-matriz-de-caminha/# A segunda foto é desta entrada
      ResponderEliminar

      Elvira Carvalho28/11/16 19:02
      Então os comentários não estão moderados?
      ResponderEliminar

      Eliminar
    3. "antes que alguém os visse, o que veio a acontecer ! :))"

      Quero dizer, evidentemente, a tempo de que ninguém os tivesse visto ! :))
      Mesmo para quem utiliza a função de "subscrever comentários", ainda ninguém o tinha feito ! :))

      Eliminar
  2. Igreja matriz de Caminha, de estilo manuelino, mais concretamente Igreja de Nossa da Assunção...

    Abraço

    LM

    ResponderEliminar
  3. Eu não era esse IP! :)

    LM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rsrsrs... OK ! LM ! :))

      ... mas estás certíssima ! É essa mesmo ! :)
      ... mas chegaste a encontrar a porta lateral ? ... :)

      Abraço !

      Eliminar
    2. Claro! Foi pela porta lateral que lá cheguei! :)

      Abraço

      LM

      Eliminar
  4. A ver se eu me lembro do que escrevi. "Ó Rui, mas esta é a Igreja de Caminha aquela da torre e rosácea. Não percebi bem o que quer saber"
    Foi mais ou menos isto?
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Boa noite amigo Rui, acho que descobri a igreja :)

    Igreja Matriz de CaminhaI ou Igreja de Nossa Senhora da Assunção

    Este templo de raiz gótica encontra-se construído em granito. A fachada apresenta um portal renascentista coroado por uma rosácea e é flanqueada por uma torre. No interior é possível observar azulejos do século XVII, retábulos de talha dourada do estilo nacional e dois confessionários neomanuelinos.

    http://www.igogo.pt/igreja-matriz-de-caminha-igreja-de-nossa-senhora-da-assuncao/

    Um beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  6. Na segunda foto, deste link vê-se esta entrada lateral
    http://www.culturanorte.pt/pt/patrimonio/igreja-matriz-de-caminha/
    Pronto, penso que já está

    ResponderEliminar
  7. Eu deveria ter chegado mais cedo...

    Tb gosto muito de visitar igrejas, e de rezar tb!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh... Queriiiiias ! ... Dava jeito, não dava ? ... rsrs

      Olha que ainda ontem andei mais de 100 kms para visitar 3 igrejas !!! ... Sinceramente, não propriamente para rezar. :(

      :))

      Eliminar
  8. Caro Padrinho Mor Rui Espírito Santo.
    Adentrei agora no recinto da Escolinha do Professor Rui da Bica.
    Isto posto, não li as respostas certas da prova feitas pela aplicada aluna Elvira.
    Realmente, já vi esta edificação sacra em anos letivos anteriores, como objeto de estudo na aula, mas de pronto não lembro a localização.
    Lembro perfeitamente do rico interior, mas como tu és um sapiente Mestre já delimitou nosso objeto de estudo.
    Concordo em género, número e grau com suas irretocáveis considerações a respeito de edificações sacras, que deixaram marcas indeléveis entre nós.
    Caloroso abraço. Saudações arquitetónicas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    PS - Ainda estou cá a achar hilário o nome da lusitana da realeza do tempo dos primórdios do reino distante além-mar, que se chamava Urraca [sic].

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))) ... Realmente já falamos por aqui, nesta igreja e não vai muito tempo, Professor ! ... Post sobre ela, ainda não ! :)
      Ainda pensas na D. Urraca ! eheheh

      Abraço ! :)

      Eliminar
  9. Fê Blue Bird

    Boa, Fê ! ... Essa mesmo ! ... E o link está óptimo ! :))

    Obrigado ! :)
    Beijinho e Boa semana ! :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Fê ! :)) ... Ontem foi um dia complicado (desde o início do post! ! rsrs
      A tua precisão nas respostas, sempre impecável e não só aqui ! rsrsrs
      Haja tempo e não falhas uma, minha querida amiga !

      Beijo e um Bom dia ! :)

      Eliminar
  10. Caro Padrinho Mor Rui Espírito Santo.
    Ufa, desta vez somente com a palavra chave "Nave de um igreja no norte de Portugal" e "voilá"! Cá está a resposta:
    http://www.visitarportugal.pt/distritos/d-viana-castelo/c-caminha/caminha/igreja-matriz
    Caloroso abraço. Saudações aprendizes.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
  11. Caro Padrinho Mor Rui Espírito Santo.
    Envei-te a poucos minutosos a prova com a resposta da aula em curso. Desta vez ao utilizar uma frase no oráculo moderno e "voilá"...
    Sou fã de carteirinha de um nobílísssimo tripeiro que é conhecido com o sobrenome da Edificação Sacra.
    Caloroso abraço. Saudações escrevinhadoras.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem, Professor. Certíssimo e belo link !
      Aqui em Portugal há muitas pessoas com esse sobrenome ou apelido ! :))

      Abraço de Parabéns ! :)

      Eliminar
  12. Com tanta igreja qualquer dia estamos todas beatificadas...beatas, melhor dizendo.
    Olha, só agora reparei que tinhas novo desafio, mas ainda devo vir a tempo.

    Até amanhã, boa noite a todos ( será que fui eu a ler esse tal IP ? )
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora vê lá tu, ao que nós chegamos, Janita ! rsrs
      Quem vir, achará que eu sou um fervoroso católico militante ! eheheh
      Eu acho que ninguém chegou a ver os comentários impecáveis da Elvira.
      E por falar nela, se achas que is meus desafios são difíceis e sem dicas vai ver e tentar os dela no !As Minhas Imagens" ! ... eheheh

      Bjs :))

      Eliminar
  13. Não sou muito de igrejas, muito menos qualquer religião, mas amanhã á noite vou dar uma olhadela por aí.
    Acabei de chegar dos Covôes vou descansar porque amanhã será outro dia complicado.

    Boa noitinha Rui e um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rsrsrs... Somos dois, Adélia ! :)) ... Agora, Covões, mem fales nisso ! Deixa passar uns 30 anos e depois falamos nisso ! rsrsrs

      Espero que tenhas descansado bem, Adélia ! ... Um Bom Dia para ti ! :)
      Beijinhos.

      Eliminar
  14. Afinal voltei antes de ir descansar. Amigo recordas de eu e o Rodrigo te falamos em São Pedro de Moel daquela localidade no Norte que fazíamos caminhadas e achávamos engraçado os nºs das casas, pois é foi aí mesmo que vi esta igreja e que vou dizer, mas num outro comentário.
    Vou descansar a cabecita umas 4 horitas.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))) Lembro, lembro,... e falamos no cabrito do Rodrigo (salvo seja) ! eheheh ... embora não tenha a ver com esse preciso trajecto ! :)

      O dia está bonito. Vamos aproveitá-lo ! :)

      Beijinho

      Eliminar
    2. 3 boas fotos enviadas, Adélia ! É aí mesmo e com a porta lateral !

      Bjs :)

      Eliminar
  15. Apesar do adiantado da hora, já que o sono resolveu desaparecer e tu sabes que gosto destas pesquisas, esta nem foi difícil.
    Trata-se da igreja matriz de Caminha.
    Deixo-te o link onde descobri toda a informação.

    http://www.visitarportugal.pt/distritos/d-viana-castelo/c-caminha/caminha/igreja-matriz

    Beijos abençoados

    ResponderEliminar
  16. Igreja Matriz de Caminha.
    E está aqui (https://www.google.com/search?q=porta+lateral+igreja+vila+praia+ancora&espv=2&biw=1920&bih=950&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjW9aKniM3QAhVLJZQKHc-CB-IQ_AUIBigB#tbm=isch&q=igreja+matriz+de+caminha&imgrc=GurZlUVina8asM%3A0) a tal porta lateral.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  17. Olá Rui
    Contrariamente ao que é costume esta até foi fácil.
    Mais uma igreja que fiquei a conhecer, graças a ti.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns, Manu ! ... Apesar do adiantado da hora, espero que não te tenha provocado insónias ! :))
      Ainda bem que não te deu muito trabalho !
      Vais conhecer (ou não, porque já conheças), algumas muito interessantes !
      Link recebido ! :))

      Um Beijo, Manu ! ...Obrigado.

      Eliminar
  18. Pedro Coimbra

    Certíssimo, como habitualmente Pedro e o link, óptimo, com porta lateral e tudo ! :))

    Grande abraço ! :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi muito complicado encontrar.
      Aquele abraço!

      Eliminar
    2. :))) ... Esta foi mais fácil ! :))

      Abraço

      Eliminar
  19. Valha-me Deus!!! Literalmente.
    Eu não estou nada dentro desta temática, já estou a stressar (estou a brincar) todos bem e eu nem imagino :)))
    Esperem um bocadinho por mim....volto daqui a pouco.obg bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Valha-te Deus e o Espirito Santo, mas descansa que Ele está aqui para te ajudar ! :))
      Eu permito ajudas, desde que não demasiado explícitas !
      Quem sabe se antes de te ires deitar te chegue a inspiração ? .. :))

      Eliminar
    2. Já "postei" a minha inspiradora resposta! Recebeste Ruizinho???bjs

      Eliminar
    3. Sim. Já recebida, Papoilinha ! :))))
      Vês como a inspiração do Espírito Santo te chegou rapidamente ! rsrs... Ele é o máximo ! :))
      Com que então estiveste pertinho, pertinho e preferiste ficar a dormir ? ... eheheh

      Bjs ! :)

      Eliminar
  20. Já cá estou!
    Igreja Matriz de Caminha.
    V~e tu bem que estive em Caminha este verão e não fui lá....:(((
    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Olha... já andamos contigo aqui por estas bandas...!

    Vou enviar palpite já antes que seja tarde e hora de ir para a caminha! :)

    Beijinhos nortenhos
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens boa memória !!!
      Era o que eu tinha dito no texto ! :))
      "Esta, indirectamente, já por aqui passou, já se falou nela e é para os lados do norte."

      ... e acho que fazes bem em não deixar para muito tarde, senão, adormeces e estou a ver que só amanhã ! :(
      ... além de que eu hoje também me vou deitar mais cedo !

      Beijinhos ensonados só de pensar em ir dormir ! :)

      Eliminar
  22. Estou incapaz para pesquisar igrejas, ainda por cima em sítios certamente longínquos onde nunca estive... quer dizer, sem a mínima pista!

    Mas segue uma beijoca para ti!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estás nada, Teresa ! :(( ... e se eu te disser que gostas muito daquelas bandas e próximo disto era dos teus poisos habituais ? ...
      Será que já se fez luz e até vais perder o sono ?... eheheh

      Beijocas ! :)

      Eliminar


  23. É em CAMINHA pois claro!
    Já fizeste até mais do que um desafio por estas bandas!

    A porta da tal Entrada Lateral está aqui.

    Beijinhos para TODOS
    (^^)

    ResponderEliminar
  24. Lamento, Rui, mas desta vez, nem de lado nem de frente... por trás nem vou tentar pois não sei se tem porta. Acho que o meu PC se recusa a ver mais igrejas, capelas, catedrais. A sério... até já me sinto agoniada de tanta igreja ver.
    Isto deve ser praga!!!

    Podes fazer a reedição! ( se acaso estavas à minha espera) Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :(( ... Sinceramente, estava de facto à tua espera !

      ... mas vais ver que não era difícil ! :(
      Depois de veres, dirás : ora bolas. Até eu sabia ! :))
      Tenho pena, porque seguidamente irão sair alguns posts sobre igrejas , tal como eu tinha dito ! :(
      Na próxima (amanhã), vais ficar "de boca aberta", tal como eu fiquei ao fotografar ! :)))

      Abraço, Janita

      Eliminar
  25. Todos

    Os comentários retidos vão ser libertados e ficarão livres !

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  26. E se eu te disser que entrei na pesquisa de imagens do google com essa tua foto da porta lateral e as palavras :igreja matriz de Caminha e as imagens não têm nada a ver com esse estilo arquitectónico, Rui?
    há qualquer coisa que não anda a bater certo. O quê não sei.
    Vou tentar de novo, só por curiosidade.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora vê se esta igreja tem alguma coisa a ver com a tua:

      https://www.tripadvisor.com.br/LocationPhotoDirectLink-g644298-d4740577-i200137618-Igreja_Matriz_de_Caminha-Caminha_Viana_do_Castelo_District_Northern_Port.html

      Yo no creo en brujas, pero qué las hay...hay!!!!

      Eliminar
    2. (??)... Não vejo a menor dúvida, Janita ! :((

      Repara que eu dizia no texto:
      "A fachada frontal seria facilmente identificável.
      Assim, ... é só mais um bocadinho de trabalho e "só vale", não por palpite, mas se encontrarem esta porta lateral !"

      Era pedida realmente a porta !.... mas para isso era preciso saber que se tratava da Igreja Matriz da Caminha.

      Se, nessa pesquisa fotográfica que fizeste em vez de utilizares como palavras de ajuda, "igreja matriz de Caminha", utilizasses Porta lateral da Igreja Matriz de Caminha", ias lá direitinha, mas ... para isso terias que saber antes que se tratava dessa igreja !

      Ora uma vez sabida a igreja haveria muitas outras maneiras de encontrar a porta, sem ser pela pequisa da foto da porta !

      Sugiro-te que vejas os links que foram colocados no texto da re-edição e constatarás isso mesmo !

      Quanto à igreja desse link, é realmente esta igreja. Simplesmente vista do lado norte, enquanto a dita porta está do lado sul.

      Portanto, está tudo claro e realmente não vejo que "haya brujas" ! rsrsrs

      Um abração pelo teu trabalho extra, querida amiga ! :))

      ... E olha que amanhã vai sair uma igreja que é de fazer "cair os queixos", como me aconteceu a mim ao fotografar ! E até paguei para isso ! eheheh
      Até amanhã ! :)

      Eliminar
  27. OURO DE LEI NA NOSSA TRAVESSA

    Depois de vários lamentos, críticas e, mesmo, de algumas tentativas de agressão originados pelo último texto A velha e o cão cujo final foi abundantemente censurado, publico hoje OURO DE LEI que termina em felicidade risonha e total. Ficaria muito satisfeito se os comentários desta feita fossem mais agradáveis. Peço, ainda, o subido obséquio da divulgação possível desta informação. Muito obrigado.

    Qjs & abçs do Henrique, o Leãozão

    ResponderEliminar
  28. Eu pesquisei em imagens de "igrejas góticas portuguesas" e encontrei, depois de muita igreja, a porta lateral da 1ª imagem que colocaste e depois foi sempre a abrir até Caminha! :)

    Abraço

    LM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) ... A dificuldade deste desafio estava precisamente na porta ! Isso seria, sim, o mais difícil.
      Uma vez sabido que se tratava de Caminha seria fácil encontrar a porta !
      Por isso se começou por dar muitas dicas de "ir para a caminha" , Cheio de sono", ir descansar,... rsrsrs

      ABRAÇO e um Bom feriado, LM ! :)

      Eliminar
  29. Eu reconheci imediatamente a igreja. Foi só procurar no google uma foto de onde se visse a lateral e mandar o link. Muito fácil.
    Bom feriado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) ... Desde que se soubrsse que ra em Caminha, estava meio caminho andado ! :))
      Os seus são bem mais difíceis ! :))
      Igualmente para si, um Bom feriado.
      Às 17:30 agendada outra igreja . :))

      Abraço

      Eliminar
  30. Quem caminha lá chega, Rui!
    mas eu não vim a tempo, vou passar à outra :)
    boa noite por aí !
    Angela

    ResponderEliminar