A propósito de Ennio Morricone, hoje passei umas horas a ouvir a Dulce Pontes que editou em tempos o duplo CD "Peregrinação" e agendou um conjunto de concertos na Europa, com O Compositor italiano , com o qual colaborou no álbum "Focus".
Deliciei-me a ouvi-la e emocionou-me de verdade ! ... Ambos extraordinários !!!
E, ... dizia eu, que a música raramente me emocionava, ao ponto de se me embargar a voz e toldarem os olhos, ... que para isso, seriam mais, determinadas passagens de filmes que me causavam essa sensação, dei comigo nessa situação, que se manteve mesmo a ouvi-la noutras versões que não só Morricone !
Deliciei-me a ouvi-la e emocionou-me de verdade ! ... Ambos extraordinários !!!
E, ... dizia eu, que a música raramente me emocionava, ao ponto de se me embargar a voz e toldarem os olhos, ... que para isso, seriam mais, determinadas passagens de filmes que me causavam essa sensação, dei comigo nessa situação, que se manteve mesmo a ouvi-la noutras versões que não só Morricone !
Conclusão :
É precisa predisposição para ouvir e sentir a música !!! ... A Música, as palavras e até efeitos visuais videográficos !
Tal como esta, uma delas :
Ou esta outra :
(O facto é que "elas" (lágrimas) não ficaram cá dentro !)
.
Tal como esta, uma delas :
Ou esta outra :
(O facto é que "elas" (lágrimas) não ficaram cá dentro !)
.
EMOÇÃO! Quanta...
ResponderEliminarSem lágrimas, mas fortemente emocionada ouvi o meu Fado preferido e lembrei-me...e como me lembrei, Rui...daquela tarde que não voltará a repetir-se.
Um forte abraço, Amigo.
☹… E lá tinha ido um destes dois comentários para SPAM do Blogger (não do mail)!!! (???) …
EliminarNão se compreende porque será que um vai e outro não, ambos de “Janita”. (??)
EMOÇÃO! Quanta...
ResponderEliminarSem lágrimas, mas fortemente emocionada ouvi o meu Fado preferido e lembrei-me...e como me lembrei, Rui...daquela tarde que não voltará a repetir-se.
Um forte abraço, Amigo.
Há situações em que nos sentimos mais vulneráveis e então, ligando a música/voz, ou a letra , ou até imagens de um vídeo, a esse estado de espírito, é o bastante para nos emocionarmos !
EliminarE contigo, certamente outras situações como aquela do Cristo Rei, claro que poderão surgir ! O mundo não acaba já e a Europa é apenas a Europa e não o fim do mundo !
Grande Abraço e votos de uma “repetição” assim que possível ! :))
Oh, Rui...a tarde a que me refiro, com nostalgia, não é a que passei lá no Cristo Rei...o que é que isso teria a ver com o Fado "Lágrima"?...Valha-te Deus!! Então não te lembras de eu ter cantado parte deste fado lá em Lisboa?...:))
EliminarAi, cabecinha...
Beijinhos afadistados.
O teu post induziu-me em erro ! :( ... Seria natural que as saudades te criassem essa emoção !
EliminarAgora, o não poder ser repetida aquela tarde (dia), é que não vejo porquê ! ... Claro que pode, não só ser repetida, mas ainda para mais completa no que diz respeito aos "teus" fados ! :))
Beijinhos à melhor fadista que eu conheço pessoalmente ! :)
Gostei tanto, Rui!!!
ResponderEliminarBjs
☺ … Gostei que tivesses gostado ! ☺ … Ontem, estava num daqueles dias em que apetece mesmo ouvir e a "sofrer" as consequências !
EliminarEstava a ouvir “Ennio Morricone”, surgiu-me a Dulce Pontes e não a larguei mais ! ☺
Beijos
A mesma composição musical tem o poder de nos emocionar ou não dependendo do estado de espírito do momento. Compreendo a tua emoção quando ouves estas duas composições. Eu prefiro a primeira. Há uns anos teria sido difícil para mim escolher uma. Gostava muito do fado. Adorava os fados de Coimbra também. Perdi o hábito de o ouvir... e com ele, parte da emoção que sentia na altura.
ResponderEliminarOra é isso mesmo, Catarina !!! …
EliminarAté tinha dito, recentemente, que a música não me emocionava tanto como as imagens de um filme (por exemplo), em determinadas condições de estado de espírito !
Nesse aspecto sou mesmo sensível em demasia. :(
Por vezes, chego a ter receio de mim mesmo ! Quero comentar com quem está comigo e não consigo articular palavra ! ☹
Ontem, senti-o de verdade !!! … A do dueto com o Andrea Bocelli está fantástica e a outra “Lágrimas”, complementa bem, que sempre adorei fado (quer o de Coimbra, pelas recordações, quer o "dito" de Lisboa, que o meu pai me "ensinou a gostar" !
Comentarios moderados?! testing... testing...
ResponderEliminar:)) … Não. Não estavam, nem haveria necessidade.
EliminarÀs vezes pode parecer, pela demora da entrada dos comentários (no meu caso cronometrei 18 segundos) ! :((
O primeiro comentário demorou tempo a ser publicado. Pensei que tivesse desaparecido.
ResponderEliminarTal como referi acima.
EliminarDisseram-me tratar-se de um “bug” do Blogger que esperam que passe ! (?)
Já andamos "nisto" há mais de 15 dias ! :(
Bom dia. Adorei as musicas, aliás, adoro. Obrigada pela partilha.
ResponderEliminarHoje, uma Pérola, do nosso amigo Gil António:- Amor, puro sentimento, relevante fascinação.
-
Bjos
Sábado feliz.
Ainda bem, Larissa. Creio que quem for sensível, adora mesmo ! :)
EliminarTenho andado “sem tempo”. Logo que possa, passarei ! :)
Beijos e bom fim de semana .
Também gosto muito, e também me emociono, mas eu tenho um problema eu choro por tudo e por nada, sou uma sentimentalona. mas a musica tem esse poder em mim.
ResponderEliminarBeijinho e bom fim de semana!
Olá Marina !:)... Eu já confessei que não é assim tão habitual em mim e que são mais algumas passagens de muiiiitos filmes que produzem esse efeito !
EliminarObrigado por teres aparecido por aqui. :)
Beijinho e um Bom domingo !
Gosto muito da Dulce Pontes, já a ouvi ao vivo, algumas vezes foi com o meu falecido marido, a ultima vez que a vimos a cantar "Lagrima" foi em fins de Agosto de 1995, 20 dias antes de ele falecer, sempre que a ouço a Dulce me emociona.
ResponderEliminarBeijinho com a lágrima a cair e a dificuldade de escrever
Uma das grandes vozes portuguesas, Adélia ! … Ela tem “qualquer coisa” de muito especial e tal como a ti, também me consegue emocionar (quase) sempre !
EliminarBeijinhos, querida Amiga e um Bom Domingo. :)
Querido Rui, que a emoção possa sempre transbordar, seja por sorrisos, seja por lágrimas, pois a música é um belo mar onde as nossas emoções navegam.
ResponderEliminarAdorei, chorei.
Infinitos emocionados
Sabes que por vezes eu chego a “ter medo” da minha emoção ?… Não propriamente pela lágrima que sai, mas mais pela sensação de embargo da voz e do ritmo cardíaco !… Mas chorar, até sinto que faz bem e que é necessário deixar fluir ! ☺
EliminarUma infinidade de beijos, Amiga e as tuas rápidas melhoras , que sinto que já estão bem encaminhadas ! :)
Eu hoje estou cheia de sorte. Comecei a minha ronda a ler Fernando Pessoa, continuei a ouvir Plácido Domingo. Depois 50 minutos de um concerto com o saudoso Zeca Afonso, e agora Dulce Pontes nestes dois magníficos temas.
ResponderEliminarAbraço e bom domingo
:))… Isso é que está a ser um Domingo Musical, Elvira ! ☺ … Eu, foi anteontem ! Um “fartote” de música, que nunca é demais !
EliminarUm Bom Domingo, com um grande abraço ! :)
Não sou chorona quando a vida me é madrasta, mas ouvir um tema musical como o primeiro ou ver um filme, tantas e tantas vezes as lágrimas escorrem pela face. Vá-se lá saber porquê.
ResponderEliminarBeijos Rui
Sabes que de uma vez estava eu a ver no cinema (a sala cheia) o “Kramer contra Kramer” (um casal em vias de separação e o problema da “guarda dos filhos”) ! … A sala de cinema num silêncio tamanho em que se podia ouvir uma mosca, eu “entupido” até mais não poder mais e é que não pude mesmo ! Solta-se-me um “soluço /suspiro de emoção” vindo lá não sei de onde e audível (e de que maneira) em toda a sala, que eu não sabia onde me havia de meter !!! … Agora até dá para rir, mas no momento foi extremamente embaraçoso !
EliminarBeijos, Manu