05/12/2018

MULHERES QUE SE NOTABILIZARAM

Re-edição 

Muito grato a TODOS os que por aqui passaram, quer tenham acertado ou não, tentado ou não,  mas os meus Parabéns a quem acertou e a minha admiração a quem se "empenhou" em acertar no pleno ou mesmo na maior parte !!!
Eu reconheço bem o tempo que isto nos toma e que tanta falta nos faz. :)

Não deixem de abrir as hiperligações em cada um dos nomes e de ver os vídeos (enviados pelo Ricardo Santos e Angela ) ... Especialmente as da Albertina Dias que tanto trabalho deu a (quase) todos .


1

Actriz, Cantora
Vídeo 1
Vídeo 2


1926 - 2008

2

Música

1952 - ----

3

Escritora

1922 - ----

4

Desporto

1965 - ----


5

Actriz, Escritora

1924 - ----


Fotos da net (Figuras públicas)


ACERTANTES ( Por ordem e nº de acertos) :


Com 5 -  
TOTALISTAS  :  

ELVIRA CARVALHO,     
JANITA,      
PEDRO COIMBRA,     
JU,     
RICARDO SANTOS,     
ROSA DOS VENTOS,
MANU
ADÉLIA

Com 4  -  AFRODITE  (1,2,3,5)     
           
Com 2  - EMATEJOCA (1,3)      
              ANGELA (1,3)
              M. (1,3)

Com 1  -  LIS  (5)


PRESENTES :   

LARISSA SANTOS CATARINA,     ARTHUR CLARO,     



INICIAL :


QUEM SÃO ELAS ???

Vá lá,... uma muito fácil, para que todos acertem, senão na totalidade, pelo menos em algumas .

Distinguiram-se em diversas áreas, podendo corresponder mais que uma à mesma personalidade , assim como haver áreas comuns a mais que uma delas .

Notabilizaram-se em :
Desta vez não irei revelar porque se tornaria demasiado fácil !


Nascºs
1922, 1924, 1926, 1952, 1965

Falecºs
Direi apenas que só uma já não está no meio de nós ! Todas as outras estão ainda vivas.


1
2

3

4

5



.

120 comentários :

  1. Para começar:

    Nº 1 - MILÚ
    Nº 3 - Agustina Bessa Luís
    Nº 5 - Carmen Dolores

    Vou tentar as outras.

    ResponderEliminar
  2. A nº 4 será Margarida Rebelo Pinto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa não é JU, mas no outro comentário (o 1º) estão AS TRÊS CERTAS !!!
      No outro comentário MAIS UMA CERTA ! Portanto, total de QUATRO CERTAS ! :)

      Beijo :)

      Eliminar
  3. Ai mama mia. Outro desafio.
    Ora bem à primeira vista, a diria que
    1 será Milú
    3 será Agustina Bessa Luís
    5 será Carmem Dolores.
    Pelo menos parecem. Vou ver se descubro as outras duas enquanto espero saber se estas estão ou não certas

    ResponderEliminar
  4. Não fui pesquisar nada. A ultima senhora conheci-a das novelas portuguesas mas não me lembro o nome dela


    Hoje : Dança...leviandade minha...
    Bjos
    Votos de um óptimo final de Domingo.

    ResponderEliminar
  5. E a Nº 2 será Ana Bela Chaves?

    ResponderEliminar
  6. Elvira Carvalho

    Essas TRÊS indicadas,... CERTAS !!!
    Parecem e são !
    :))

    ResponderEliminar
  7. Sem profissões torna-se mais difícil
    A o sorriso da 4 lembrou-me a Maria José Rangel jurista e professora universitária. Será?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nº 4 não é essa ! :((

      Sem profissões é mais difícil, mas mesmo assim, a Elvira foi totalista !!! :)

      Eliminar
  8. a nº 2 penso que seja Ana Bela Chaves

    ResponderEliminar
  9. Elvira Carvalho

    Mais dois comentários e mais UMA CERTA EM CADA UM !
    TOTAL de CINCO CERTAS !!! ... Parabéns ! :))

    ResponderEliminar
  10. A Milú é a primeira

    A terceira nasceu em Amarante e é a minha favorita para o Prémio Nobel de Literatura. E um dos apelidos é o mesmo que o nome do meu pai. | brincadeira, porque embora não tenha bebido, cheguei agora a casa absolutamente feliz.

    ResponderEliminar
  11. A primeira é a MILÚ

    A terceira é uma das minhas favoritas para o Prémio Nobel:

    AGUSTINA BESSA-LUÍS

    As outras tinha que investigar e não tenho tempo.



    ResponderEliminar
  12. ematejoca

    :))) ... Embora a mensagem me chegasse dessa forma, deu para entender ! eheheh ... Então, pai Luis !?... :))

    DUAS CERTAS !!! ...
    E fiquei feliz por teres chegado feliz !!! :))) ... mesmo que o jogo do Porto ainda esteja a zero ! :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cheguei agora mesmo a casa e ainda sabia que o jogo contra o Boavista estava num empate, mas ainda temos tempo para ganhar.

      Feliz, mas com cores no estômago. Fomos a um restaurante turco, cuja comida não é a minha praia: picante, muitíssimo picante. Não há nada como a cozinha portuguesa.

      Eliminar
    2. Também não a aprecio , assim como a chinesa. Já a indiana bem picante, adoro ! :))
      Estás a ver ?... Se calhar estás feliz com o picante ! eheheh
      A cozinha portuguesa (mediterrânica) é certamente das melhores do mundo !!!

      Eliminar
  13. Olá, Rui!
    Só agora é que te vi.
    :)

    Acho que enferrujei...:))

    Vou enviar as que conheci sem pesquisa. As outras não se me faz luz na mente, embora haja por aí um sorriso que não me é nada estranho...
    Já volto. :)

    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Janita :)

      :)) Eu não costumo fazer publicidade aos meus posts, como sabes ! :))

      Estou para ver essa ferrugem ! (??) eheheh

      Para já no outro comentários, estão TRÊS CERTAS !!!
      Aqueles outros palpites, não. :(

      Beijo

      Eliminar
  14. Cá vai, Rui...

    1- Milu
    2-
    3- Agustina Bessa Luís
    4- (diria Inês Pedrosa- mas não coincide a data de nascimento ou Alexandra Lencastre- esta coincide mas não me parece) 
    5- Carmen Dolores

    Vou à procura da violinista, mas ...:(

    :))

    ResponderEliminar
  15. Cheguei agora e vi estas ilustres figuras.
    Logo que possa vou pesquisar, embora seja caso para dizer sobre algumas:" a tua cara não me é estranha" 😀

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))... Há pelo menos 3, cujas caras são bastante conhecidas ! :)) Duas nem tanto .

      Beijo, Manu

      Eliminar

  16. Afinal... que era muito fácil muito fácil...
    E agora afinal já dizes que 3 é que são mais conhecidas e duas nem tanto.
    Bem, tu decide-te! :))

    Eu só reconheço as três mais fáceis. As outras duas terei de pesquisar.

    Até já.
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Uma das que não sabia já encontrei!
      Vai seguir resposta provisória com quatro respostas.


      (^^)

      Eliminar
    2. :)) OK. Vou aguardar.
      Inicialmente, para mim, pareceu-me muito fácil.
      Com o desenrolar do passatempo verifiquei que estavam a ter dificuldades com duas e especialmente com uma !
      Aconteceu que a Elvira, a reconheceu ! :))
      Se até amanhã à noite houver dificuldades com essa eu darei uma dica para TODOS (área em que se notabilizou). :))

      Eliminar
  17. As quatro estão certas ! Falta-me a quatro e assim de caras parece-me uma locutora. A cara não me é estranha !


    1- Milú (Maria de Lurdes de Almeida Lemos) 24-04-1926
    2- Ana Bela Chaves (Ana Bela de Abreu Chaves) 25-03-1952
    3- Agustina Bessa Luís (Maria Agustina Ferreira Teixeira Bessa) 15-10-1922
    4- ???
    5- Carmen Dolores (Carmen Dolores Cohen Sarmento Veres) 22-04-1924

    Abraço

    ResponderEliminar
  18. Ora vamos lá ver se acerto nalguma.
    nº3-Agostina Bessa Luís.
    Nª4 Lúcia Moniz
    Nº5 Carmen Dolores

    ResponderEliminar

  19. Mesmo ainda faltando uma, aqui fica a grelha provisória:

    1- Milú/ Maria de Lurdes de Almeida (1926-2008)
    2- Ana Bela Chaves (1956)
    3- Agustina Bessa-Luís (1922)
    4-
    5- Carmen Dolores (1924)

    ResponderEliminar
  20. Ricardo Santos

    Boa ! De uma penada,... QUATRO CERTAS !!!
    Não é locutora a que falta.
    Abraço, Ricardo.

    ResponderEliminar
  21. Rui a 4 não é fácil, embora aquela cara não me seja estranha !
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se eu dissesse a área de notabilização acertavam logo ! :))
      Farei isso amanhã à noite, se entretanto verificar que há muita dificuldade ! :)

      Eliminar
  22. Manu

    Das três palpitadas, estão DUAS CERTAS !
    A outra não é a Lúcia Moniz. :(

    ResponderEliminar
  23. Afrodite

    :)) Ora lá está, tal como a explicação que dei acima !
    Estão QUATRO CERTAS ! :)
    Calculo que a que "julgavas" não reconhecer, ... tem "ajuda".
    E também calculava que a 5ª seja de facto a que está a ser mais difícil . :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :(( Claro que me expressei mal. :((
      Ao falar em 5ª referia-me à tua 5ª (que está em falta) e não à nº 5 , que obviamente é das mais fáceis.
      Sorry . :( ... Até ...

      Eliminar
    2. Ah ! ... E, evidentemente que a "ajuda" a que me refiro é dada pela própria foto para TODOS ! ... Uma portuguesa ilustre a tocar violino, é uma Boa ajuda para pesquisa ! :))

      Eliminar
  24. TODOS

    Até agora os acertos em cada caso estão como segue :

    nº 1 - 6
    nº 2 - 4
    nº 3 - 7
    nº 4 - 1
    nº 5 - 6

    Absolutamente "previsível" este resultado ! :))

    Até amanhã e uma Boa Noite para todos !
    Fiquem bem (no computador ou a dormir) :))

    ResponderEliminar
  25. Nao faco a minima ideia. : (

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))) Vai vendo e... pode ser que te lembres de alguma ! :)

      Eliminar
  26. Finalmente, tive tempo de voltar à luta, cá vai…:)

    1- Milu
    2- Ana Bela Chaves
    3- Agustina Bessa – Luís
    4 – Será a escritora Isabel Zambujal (?)?
    5- Carmen Dolores

    Mesmo sabendo o ano de nascimento da nº 4, e com quase 100% de certeza de já a ter visto, ainda não tenho a certeza se é essa.

    Por hoje já não dá para pesquisar mais.

    Beijinhos até amanhã, Rui.:)

    ResponderEliminar
  27. A número 1 é a Milú.
    A número 2 tenho que pesquisar mais.
    A número 3 Agustina Bessa - Luís.
    A número 4 parece-me a Albertina Dias.
    A número 5 é Carmen Dolores.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  28. A número 2 é Alexandra Mendes?

    ResponderEliminar
  29. Janita

    Acertaste a nº 2, mas não a nº 4 que não é a Isabel Zambujal .
    PORTANTO só falta a nº 4 .

    ResponderEliminar
  30. :)) BOOOOA, Pedro !
    Surpresa, porque está CERTA a nº 4, mas não a nº 2 ! ... Esta não é a Alexandra Mendes.

    Abraço

    ResponderEliminar
  31. Sem qualquer pesquisa:
    1 - Milú, artista de cinema
    3 - Agustina Bessa Luís - escritora
    5- Rosa Lobato de Faria - escritora e artista de teatro, cinema, telenovelas

    Abraço

    ResponderEliminar
  32. A 5 não é a que disse, embora também seja muito bonita!
    Quem me manda ser apressada...:)


    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) ... Viste a tempo ! eheh... De qualquer maneira a "actividade" coincide . Era essa mesma !!! :)

      E claro que as outras DUAS, CERTAS !!!

      Eliminar
    2. :))))) Exacto, Leo. Essa sim !!!

      CERTAS as nºs 1, 3 e 5 !!!

      Eliminar
  33. A 5 é a Carmen Dolores!

    Abraço

    ResponderEliminar
  34. Só falta a nº 4, dizes tu, e eu cada vez estou mais desatinada. Olho para 'ela' e sei que a conheço...mas e o nome? Pois!! Poderia ser facílimo já que é a última e mesmo pesquisando por tudo quanto é profissão: nada- rien- niente! Acho que o meu PC já se fartou de pesquisas.:((
    Sem esperança nenhuma, vou mandar outro nome a seguir e depois páro.
    Quando fizeres a reedição vou bater com a mão na testa e dizer : Ah... pois era!

    Um bom dia Rui! :)
    diziam os Parodiantes, ser de graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :9 Como disse, se esta nº 4 tivesse indicação de área de notabilização, veriam como seria fácil ! ... Estão a ir "noutro caminho" ! :( ... mas mais logo direi qual é essa área. Creio que ainda ninguém pensou nela, para além da Elvira e do Pedro Coimbra ! :))

      Eliminar
  35. Será a nº 4 a actriz Ana Murinello...claro que não, é alguém mais conhecido...:)

    BEIJINHOS. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é essa. :( ... nem dessa área.

      Beijinhos

      Eliminar
  36. Mesmo sem me dares resposta cá vai mais outra de 65: Maria de Medeiros!!

    :)

    ResponderEliminar
  37. Se a Dulce Pontes não fosse 4 anos mais nova era ela...tal e qual, o mesmo nariz e tudo...:)) vou almoçar que é o que tu deves estar a fazer já que não respondes! :)))

    ResponderEliminar
  38. Também não, nem área de notabilização. :(
    Acabei agora, Janita . :)

    ResponderEliminar
  39. TODOS

    Esclarecimento / AJUDA (antecipada) :

    Lamento “ter feito parecer” que não estava a ser coerente, quando afirmei que se tratava de um desafio de personalidades mais fácil que o habitual, tendo posteriormente constatado que poderia não ser bem assim. :(

    A verdade e os resultados até agora, têm demonstrado que :

    Há 3 nomes que são, sem dúvida, mais fáceis. Os nºs 1 , 3 e 5 !!! Basta a memória visual !

    O que me levou a, inicialmente, ter pensado que não teriam dificuldades com os outros dois, o nº 2 e o nº 4, foi o seguinte :

    A foto da nº 2 tem com ela uma excelente “dica” … uma BOA AJUDA para todos , apesar de uma pesquisa !!! … Uma mulher, dita portuguesa notável e com ... um violino !!! … :)))

    A nº 4 , para mim, por razões óbvias, muito fácil, mas que se veio a tornar a mais difícil para quase todos . :(
    Como eu estive muitos anos ligado ao desporto, para mim, seria óbvio !!! Afinal “enganei-me”, sem deixar de ser coerente. Ela foi uma notável representante de Portugal em muitos países, fora de Portugal !

    Espero ter ajudado TODOS !!! :))) … e espero que me dêem razão . :))

    Grande Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já procurei na área do desporto, foi, aliás, uma das primeiras áreas que procurei.

      Mas não tive sorte!

      Eliminar
    2. Como disse, para mim era de resposta imediata. Era óbvia, porque dava muita atenção. :(
      Digo acima que representou Portugal a alto nível !
      Modalidade desportiva ... (??) ...(mais óbvia) ... (?)

      (Calculo que durante a tarde não te vai ser nada fácil). :((

      Eliminar
  40. SErá a atleta Albertina Dias?

    ResponderEliminar
  41. Janita

    ESSA MESMO !!! ... CERTO !

    ResponderEliminar
  42. Mas olha que já tinha visto nesta área, Rui.
    Não da modalidade em questão, mas no geral...e nada!

    E agora levas o raspanete...então achas que este enigma era fácil, sem as áreas de notabilização? Só mesmo aquelas mais conhecidas e com fotos que já todos conhecemos, mas esta 'menina'está aqui ainda muito jovem.
    Cada vez nos complicas mais a vida, é o que é! :)
    Vou dar um pouco de atenção ao meu cantinho abandonado...por tua causa!! :))

    Abração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma parte específica dessa área e até dessa modalidade, em que habitualmente "brilhávamos" !

      Para me redimir :
      No Mundo (anos 90), ouro, prata e bronze, esta menina, na foto, ainda muito nova !
      Vá lá ! "Não me batam mais" ! :))
      Olha que eu sou um "coração mole" e não me posso ver a criar-vos dificuldades e a ocupar-vos muito tempo ! :))

      Abração

      Eliminar
  43. A número 2 é Ana Bela Chaves

    ResponderEliminar
  44. Não conheço nenhuma, mas gostei deste post.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderEliminar
  45. O que eu corri para aqui chegar!...
    - Albertina Dias, será?

    Beijo

    ResponderEliminar
  46. JU

    :))) Corrid terminada com TUDO CERTO!!!
    Parabéns, Ju :)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  47. Pedro Coimbra

    Anº 2, a única que faltava, CERTÍSSIMO !!! :)
    Chave completa, Pedro !
    Abraço

    ResponderEliminar
  48. Preciso de dicas para participar neste enigma. Nem com o violino encontrei o nome da violinista. Talvez chegasse ao resultado com pesquisas de horas, mas prefiro dicas para diminuir a morosidade da pesquisa.
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, Catarina. O que não faltam por aí acima nos meus comentários são dicas, especialmente +ara a nº 2 e nº 4 , no comentário de hoje 3712 às 13.36 ! :)
      Não poderei acrescentar mais sem dizer quem são mesmo ! eheheh
      Quanto às outras 3 , poderei acrescentar (excepcionalmente) que se notabilizaram na escrita (a nível interno e mesmo mundial), nos palcos, e no cinema e TV.
      Não poderei acrescentar mais ! :))

      Eliminar
  49. Esqueci-me de colocar o visto ali em baixo para receber a tua resposta sem entrar no teu bloque para a ler. : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) Pois é ! :( ... Neste tipo de desafios e comentários com dicas, isso é imprescindível ! De outro modo poderão perder-se informações fundamentais ou então ter que se estar sempre a entrar no blog se se quiser estar a par e aproveitá-las ! :))

      Eliminar
  50. Penso que seja uma atleta de corta-mato ou algo assim, porque na década de 90 não estou a ver uma mulher desportista conhecida internacionalmente que não tenha sido no atletismo. Que eu me lembre, claro !
    Por isso a número 4 ainda não descobri, mas encontrei link no Youtube sobre as outras personalidades.

    1- Milú (Maria de Lurdes de Almeida Lemos) 24-04-1926
    https://www.youtube.com/watch?v=3ZZBmRZSjUk

    2- Ana Bela Chaves (Ana Bela de Abreu Chaves) 25-03-1952
    https://www.youtube.com/watch?v=LrMUdgIfSBo

    3- Agustina Bessa Luís (Maria Agustina Ferreira Teixeira Bessa) 15-10-1922
    https://www.youtube.com/watch?v=BrvDXCBtPlo

    4-

    5- Carmen Dolores (Carmen Dolores Cohen Sarmento Veres) 22-04-1924
    https://www.youtube.com/watch?v=O1hGtZ1wBK8

    Estou pesquisando ! :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  51. Nº. 4 Maria Albertina da Costa Dias

    ResponderEliminar
  52. Albertina Dias ... :(((
    https://www.youtube.com/watch?v=nx5EtDlk7Gc

    ResponderEliminar
  53. Oi Rui
    Chegando só agora e vejo que o grupo ja está a mil porque nao consegui ler todos os comentários que para mim a essas alturas só ajudaria rs
    Se der tempo, ainda volto para tentativas_ na madrugada. rs
    De qualquer modo ,fica meu abraço
    Olhando as 'carinha's nao reconheci nenhuma hehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lis ! :) Passaram 27 horas. Agora, pôr a leitura em dia é um bocado difícil, mas creio que poderás recuperar muitas dicas minhas, a partir do meu comentário de hoje 3/12 às 13:36 !
      De resto, eu sei que a tua disponibilidade está limitada. :(
      Se vires que não tens possibilidades de pesquisa, eu compreendo. Reconheço que para ti, será bastante mais difícil . :(
      Se isso, inversamente, te ajudar a esquecer outras coisas, vai em frente ! :)
      Abraço grande !

      Eliminar
  54. Ricardo Santos

    :)))) E estás a pensar certíssimo ! :)... Apenas falta o nome !
    Os seus pontos mais altos, entre 1990 e 1993 !!!
    Obrigado pelos vídeos que vou aproveitar para a re-edição.
    :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... :))) E em 6 minutos,... BINGO !!!
      ... É incrível, não é Ricardo. No meio de tudo isto uma história muito triste !!! :((

      Abraço e obrigado.

      Eliminar
  55. Viva as mulheres, Rui :)
    então encontrei
    1 - a Milu
    https://www.youtube.com/watch?v=1qN9B7ecLXM


    3 - Agustina Bessa-Luís
    https://www.youtube.com/watch?v=BrvDXCBtPlo

    as senhoras em 4 e 5 também "conheço" e o nome escapa-me !
    abraço
    Angela

    ResponderEliminar
  56. Portugalredecouvertes

    As DUAS CERTAS, Angela ! ... e bem acompanhadas pelos vídeos ! :)
    Obrigado.
    Olha que há muitas e boas dicas minhas, desde hoje às 13:36.

    ResponderEliminar
  57. TODOS

    A re-edição só se fará na 4ª fª pela manhã !
    Terão portanto ainda todo o dia e noite de amanhã.

    O nº de acertos por cada personalidade, neste momento, é este :

    nº1 - 9
    nº2 - 6
    nº3 - 10
    nº4 - 5
    nº5 - 8

    Abraço e até amanhã (comentários meus) .

    ResponderEliminar
  58. Olá Rui, apesar do adiantado da hora, não desisto da pesquisa e a violinista será Lília Lonkova?

    ResponderEliminar
  59. Bom dia Rui
    Apareceu o nome da figura nº 2, deduzo que esteja errada, talvez porque escrevi mal o nome, será Lília Donkova?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom Dia Mnau.
      Eu libertei o comentário , porque não estava certo e entretanto não tinha podido comentar.
      Na verdade esta Lilia Donkova, também é uma violinista portuguesa, de origem búlgara, mas não é ela. :(
      A outra tem um "belo" nome, bem português de origem de Chaves . :))

      Eliminar
  60. Acho que descobri Rui, chama-se Ana Bela de Abreu Chaves.
    Obrigada pela dica.

    Beijos

    ResponderEliminar
  61. Manu

    :))))) ... CERTO !!!! :))

    ResponderEliminar
  62. 2 - Ana Bela Chaves - violinista

    Obrigada pela dica...:)

    Abraço

    ResponderEliminar
  63. Nenhuma das atletas que conheço nasceu em 1965...:(
    Nem Rosa Mota, nem Fernanda Ribeiro, nem Manuela Machado...

    Abraço

    ResponderEliminar
  64. Rosa dos Ventos

    A nº 2, CERTA !!!
    :)) Só te falta a nº 4 !!! :))

    É dessa "série" que referes, embora nenhuma dessas.
    Esta, era mais de "andar pelos montes e caminhos" com auge em 93 !
    :))

    ResponderEliminar
  65. Olá Rui
    Já vi todas as medalhadas portuguesas nos jogos olímpicos e aparece-me sempre o nome de Rosa Mota, será a da foto nº 4?

    Por outro lado nenhuma data de nascimento coincide com a dela

    ResponderEliminar
  66. :( Não é a Rosa Mota. nem a Aurora Cunha, nem a Fernanda Ribeiro, nem ...
    Vê o meu comentário anterior na Rosa dos Ventos.
    Campeã do Mundo , ouro, ... prata e bronze antes. Tudo anos 90.

    ResponderEliminar
  67. Venho rectificar a minha resposta em relação à número 4.

    Trata-se de Albertina Dias

    ResponderEliminar
  68. Manu

    :))) Agora, CERTO !!! :))) Bem corrigido ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... E agora, ... não me digas que não te lembras da nº 1 !?!?!?... Uma das mais fáceis. Ainda hoje a estou a ver e a ouvir ! ... Uma cara bonita, especialmente naquela época ! :)

      Eliminar
    2. Por mais estranho que pareça estou com uma certa dificuldade em saber quem é a primeira personagem.
      Vou continuar a tentar

      Eliminar
    3. Por acaso, é estranho , mas tenho a certeza que te vais recordar ! :)))

      Eliminar
  69. Estava difícil, obrigada!
    Albertina Dias...como é que não me lembrei dela!

    Abraço

    ResponderEliminar
  70. Rosa dos Ventos

    Booooa ! ... Totalista !!! :))
    Uma área em que se notabilizaram várias ! :))
    É natural não ser a primeira que nos ocorre, até porque a foto é dela mais nova !

    ResponderEliminar
  71. Venho rectificar a minha resposta em relação à número 4.

    Trata-se de Albertina Dias

    ResponderEliminar
  72. Penso que a primeira é a Milú

    ResponderEliminar
  73. Manu

    BIIINGOOO !!! ... É ela ou não é ?... Claro que sim !!!
    Parabéns, TOTALISTA !!!
    :)

    ResponderEliminar
  74. São todas muito bonitas: a primeira acho que é a Milu, a terceira é a Agustina e a quinta não me consigo recordar do nome, mas lembro-me bem desta actriz!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  75. M.

    Olá M. . Bom rever-te por aqui.

    E claro que essas DUAS estão CERTAS !!!

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A 5 é actriz, sim. A 2 é violinista e a 4 é atleta !

      Farei a re-edição com as soluções amanhã durante a manhã .

      Eliminar
  76. 1 - Maria de Lurdes de Almeida Lemos (Milu) 1926

    2 - Ana Bela Chaves 1952

    3 - Agustina Bessa-Luis 1922

    3 - Agustina Bessa-Luis 1922

    4 - Albertina Dias 1965

    5 - Carmen Dolores 1924

    ResponderEliminar
  77. Oi Rui
    Boa noite
    Passando ligeirinho pra deixar um abraço,porque até dei umas pesquisadas com a dica de atleta violinista e atriz rs , infelizmente o tempo é curto e só encontrei um palpite que é a de número 05 bem parecida com a atriz CARMEM DOLORES -nascida em 1924. As atletas que encontrei nunca coincidiam com as datas de nascimentos.E,por ser todas portuguesas ,(apesar da minha vasta 'queda'pra ler tudo sobre essa terra),rs_ nem sempre a cabeça funciona a contento. Então, volto amanha pra ler e até bem curiosa.Achei dificil Rui , como disse meu raciocinio anda apagado.
    abraços de boa noite

    ResponderEliminar
  78. Flor de Jasmim

    BRAVO, Adélia !!! ... De uma penada, ...TUDO CERTO !!!
    :)
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  79. Lis

    E essa está CERTA, LIS !!! :)))
    Eu compreendo que para ti seja muito mais difícil do que para os de cá.
    Não podes fazer apelo à memória visual, como os de cá.
    Estas personalidades, frequentemente eram e são vistas na TV e comentadas nos jornais de cá (especialmente).
    Tu estás em enorme desvantagem e nestes casos a pesquisa torna-se muito mais trabalhosa. :)
    Por isso, uma certa tua, equivale a 5 dos de cá ! :)))

    Grande Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei tanto de acertar na Carmém Dolores,Rui.De fato, são menos vistas por mim tornando mais elaboradas minhas procuras.Com mais vagar poderia ter acertado na Milu também porque estive com ela em mãos, nao sei certo porque descartei rs .Já a Agustina Bessa-Luis era minha conhecida de leituras, a foto não ajudou.Enfim, valeu a nota baixa mesmo assim. Obrigada pela equivalência _me deixa empolgada mas nao satisfeita rs preciso voltar a perfomance :((
      Me distrai bastante Rui, é um momento ligth. Mas, em família estamos progredindo e firmes na paciência e Fé.
      Obrigada pelo carinho e meu abraço.

      Eliminar
    2. Eu repito o que disse, Lis. Acho incrível, como consegues tantas vezes superar os meus "leitores/acompanhantes" daqui de Portugal !
      É que, realmente, não as tendo tu visto anteriormente na Tv, no cinema, nos teatros, nos telejornais, na imprensa escrita , para ti é um trabalho redobradíssimo, uma vez que não podes contar com a “memória visual”, que nestes casos é de uma grande ajuda !!!
      Considero que a tua nota de 1 vale 5 !!! :)))

      Olha e finalmente e muito mais importante, fiquei muito feliz por te “sentir” mais tranquila com os problemas familiares .
      O meu “carinho” é mais que uma obrigação, minha querida Amiga ! … Tu mereces !!!

      Um grande Abraço e Tudo de Bom para ti e para os teus :)

      Eliminar
  80. TODOS

    Feita a re-edição e libertados os comentários que estão agora livres.

    Muito grato a TODOS os que por aqui passaram, quer tenham acertado ou não, tentado ou não, mas os meus Parabéns a quem acertou e a minha admiração a quem se "empenhou" em acertar no pleno ou mesmo na maior parte !!!
    Eu reconheço bem o tempo que isto nos toma e que tanta falta nos faz. :)

    Grande e grato Abraço

    ResponderEliminar

  81. Vim ver a reedição, ficou muito completa! 👍
    Logo que possa vou ver os vídeos todos. Já espreitei alguns (podias ter colocado a hiperligação activa nos vídeos do Youtube, dava mais jeito principalmente para quem te lê através de um smartphone) e pareceram-me muito interessantes!

    Obrigada por mais este pedaço de cultura geral com que nos brindas.
    Beijinhos para TODOS!
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo apreço Afrodite ! ☺ … Fico feliz que tenhas achado boa a re-edição e aqui, mais uma vez, quero realçar o que tantas vezes TEMOS dito :
      “Quantas vezes um bom post , é mais resultante dos comentários e “aplicação” dos que por aqui passam , do que por mérito próprio” .

      Vocês todos (ou quase), os v/s comentários, as “ajudas” que me dão, o entusiasmo que me incutem, são absolutamente fundamentais !!! ☺

      E já agora, curiosamente, essa chamada de atenção para as hiperligações nos vídeos, em vez dos links, dei por ela imediatamente após a re-edição e apressei-me a fazer isso mesmo.
      Deves ter visto quase logo após a re-edição ! :))) … De qualquer modo, agradeço-te sempre (e a todos) estes alertas para estas pequenas (às vezes grandes) falhas no sentido de melhorar os posts ! ☺

      Eu é Vos estou grato !
      Beijinhos meus :)

      Eliminar
  82. Quer dizer que desta vez fui medalha de ouro? Sabe que quando disse o nome das outras três, também disse logo que era a Albertina Dias. Mas o marido é melhor do que eu e sempre lhe peço para dar uma olhada e me dizer se estou certa. E ele disse-me que as outras três eram as que eu dizia mas aquela não era a Albertina Dias, e à custa disso fartei-me de pesquisar, e a única que achei mais parecida das que encontrei foi a Maria José Rangel. Quando me disse que não era nem pesquisei mais e mandei o nome da Albertina Dias. E quando me disse que estava correto chamei o marido e mostrei-lhe. Ele disse que não lhe parecia nada. Mas ficou a pensar e um bocado depois mostrou-me fotos da Aurora Cunha e disse-me que eu estava a falar na Albertina e ele a "ver" a Aurora.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))) Verdade, Elvira e não a primeira vez. Já tem sido muitas !!! :))

      Esta Albertina Dias, bem me enganou também a mim, que sempre pensei que fosse mais identificável do que realmente foi. Acontece que eu estive no Atletismo (activo) durante uns 8 anos e desde aí acompanhei sempre de perto o que se passava. É verdade que esta foto é dela em início de carreira e compreendo as dificuldades que isso causou.
      E pode (podem todos) crer que é ela mesmo, que a foto foi tirada de um livro (calhamaço) de “ Portugueses Célebres” que eu tenho comigo !

      :))) E está a ver ?… Se tivesse “acreditado” mais em si , teria acertado ainda mais cedo ! :)))

      Abraço, Elvira e parabéns pelo Ouro !!! :))

      Eliminar
  83. Só tenho pena de não reconhecer a Carmen Dolores, uma actriz de que sempre gostei.

    ResponderEliminar