15/12/2018

O ESPÍRITO DE NATAL

Um  CONTO DE NATAL ,  (meu e verdadeiro) !

I
Já lá vão,...  muitos, muitos anos !...

Eu vivia numa casa cuja cozinha ainda não tinha exaustor. A chaminé era directa e era por ali que descia o Pai Natal, carregado de prendas, ...  mas, não gostava que ninguém o visse.

O Menino Jesus, disseram-me quando eu já compreendia algumas coisas, era muito pequenino e tinha arranjado um “empregado”, que muito bem agasalhado, por causa do frio e voando no seu trenó arrastado pelas renas voadoras, deixava as prendas que Ele mandava, em todos os sapatinhos que estivessem nos fogões à meia noite da Noite de Natal !



Com 3 ou 4 anos, ... eu já era um “homenzinho”e passei a ter direito a ficar acordado até à meia noite, hora exacta a que o Pai Natal deixava, enfiadas pelo buraco da chaminé, um montão de prendinhas para todos, correspondentes aos sapatinhos  no fogão !

Era habitual arrumarmos a cozinha, para colocar os sapatinhos, tarefa que era executada empenhadamente por todos e voltávamos para a sala, para não “assustarmos” o Pai Natal e para que ele pudesse deixar as prendas, sem ser visto.

O meu pai, sem que eu me apercebesse, sorrateiramente, lá ia colocar todas as prendas e vinha-se sentar connosco e conversávamos, ríamos e jogávamos (o quino) à espera da meia noite.

Na hora certa, com uma expressão estranha e espantada dizia: ... “tshiuu !.., tenho a impressão que ouvi barulho na casa ao lado..., o Pai Natal deve estar mesmo a chegar...,esperem lá ..., tshiuu ..., ouvi qualquer coisa na cozinha" ... "vamos ver" !  :)))  ...

Que regalo! :)) ... Que maravilha ! :)) ... Tantas prendas ! :))...
O Menino Jesus e o Pai Natal eram muito nossos amigos !!! ... :)))


II

Aos 7 ou 8 anos, os “reguilas” lá da escola encarregaram-se de me “abrir os olhos” !
EU TEIMAVA QUE NÃO !!!  ... MAS ESTAVA COMPLETAMENTE ENGANADO !!! :((

Que desilusão ! :(((( ... Afinal não havia, nem nunca houve, Pai Natal ! :(((( ...

Era o meu próprio Pai ! :(((( ...


III

Porém, naquele ano, o dos "reguilas", sentia em mim um misto de estranha cumplicidade :

Entre o receio de dizer que já “sabia” e correr o risco de perder as prendas, ou pretender mostrar que já não era nenhuma criancinha, a dúvida persistia, ... mas sempre era melhor ficar caladinho e ter a certeza que as prendas viriam ! ..., mas enganarem-me ? (!!!) ..., ah ! ... a mim não me iriam enganar mais! ..., afinal, pensando melhor, não me lembro de ter ouvido em qualquer ocasião os tais “barulhos” de que o meu pai falava !..., eu iria estar muito atento aos tais ... "barulhos"!..., realmente deveria ser ele mesmo a pôr lá tudo!...
... Este ano, "quem os vai enganar" sou eu ! ...


Devem ter-se apercebido uns dias antes, que eu andava desconfiado... mas na verdade, nessa noite cheguei a uma conclusão, segura e definitiva  !!!


IV

Os “reguilas” iam-me ouvir das boas :
O PAI NATAL EXISTE SIM ! Eu ouvi-o perfeitamente !... Eles eram uns parvos !!!

O meu pai, garanto, garanto, garanto, não tinha saído da minha beira nem por um só momento e quando eu ouvi um estranho e acentuado barulho do Pai Natal, a deixar as prendas no fogão, ele e todos os da família estávamos na sala ! ... Posso assegurá-lo com toda a certeza !!! :((

V

Aconteceu que o meu pai, meia hora antes, tinha colocado um monte de testos e talheres na mesa da cozinha e tinha atado um fio bastante comprido ao testo de baixo. O fio, na medida exacta, ia até à sala e na altura própria, depois dos alertas do costume, um imperceptível puxão ... e um enorme barulho na cozinha, onde com toda a certeza absoluta,...  não estava ninguém !!!
O meu pai estava connosco há bastante tempo a jogar o quino. Todos nós, de lá de casa, lá estávamos .... não havia qualquer dúvida ! Aquele barulho só poderia ter sido do Pai Natal a atirar as prendas pela chaminé !

Corremos de imediato para a cozinha e para o fogão e com os olhos nele postos e nas prendas ...
... quais testos ?..., quais talheres espalhados pelo chão ? ..., o que os meus olhos viam eram montes de prendas !...  Que alegria !!! ...


O Pai Natal existe, sim ! ... Tenho a certeza absoluta !!!


..............................

... Mas agora, como adultos, digam-me lá : 
Será preciso que o Pai Natal, real ou não, de carne e osso, ou não, exista, para mantermos o seu "espírito" ? ... 
Não, não e não ! ... O "espírito" do Natal e do Pai Natal existe e existirá para sempre, tal como o amor e a verdadeira amizade familiar e de entre nós, tal como o "espírito" do meu pai, que jamais esquecerei ! ... 
Como poderemos dizer que não ? ...  :((

O "meu pai"  ensinou-me que ele existe, sim ! ...  e os pais é que sabem !!!


UM FELIZ NATAL PARA TODOS  !!!

Rui Espírito Santo

36 comentários :

  1. Gostei muito deste seu conto. Bom na minha zona ninguém sabia quem era o Pai Natal, nem sequer alguém alguma vez soubera quem era o Pai Natal. Era o menino Jesus que em memória da noite do seu nascimento vinha trazer os presentes. Na verdade segundo uma pesquisa que fizemos há dias o Pai Natal só passou a ser conhecido da maioria dos Portugueses, em Dezembro de 1977. Até aí. só era conhecido daqueles que tinham famílias emigradas, pois embora fosse conhecido por toda a Europa pela sua associação à Coca-Cola, proibida em Portugal bem como os seus anúncios, até 1977, a sua figura não chegara a Portugal. Havia a figura de Santa Claus, de quem os católicos hoje dizem que deriva o Pai Natal, e que realmente é venerado como tal, em alguns países mas esse é festejado a 6 de Dezembro, nunca no Natal.
    Bom, mas não era isto que eu ia dizer, sim que quando a minha neta tinha quase 3 anos,pois nasceu em Fevereiro, o pai que é segurança e trabalha por turnos, vestiu-se a rigor quando saiu do trabalho para dar os presentes à filha tendo saído de seguida para mudar de roupa e voltar depois com a farda como chegava nos outros dias. Pois acredita que ela mal o viu disse logo que ele era o pai. E ele a disfarçar a voz e a dizer que era o Pai Natal e ela "Não me enganas, tens os olhos do meu pai"
    E nem quando depois o pai chegou fardado com de costume ela se convenceu. "Os olhos dele eram os teus" dizia.
    Abraço


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (??) Muito estranho para mim, Elvira. (?)
      Desde que me conheço (ou que passei a ter conhecimento de mim, por volta dos 3 anos (?) ), que sempre se falou em minha casa e na de todos os meus conhecidos, no Pai Natal ! E tal como dizia no conto, o menino Jesus era pequenino demais para trazer as prendas e o Pai Natal era o seu "ajudante" para esse efeito. No Santa Claus só comecei a ouvir falar já em quase adulto, mas nunca ligado à noite de Natal, mas sim a S Nicolau , a 6 de Dezembro, que, por sinal, nunca se falava ou festejava por estes lados. :)

      Essa questão de alguém se vestir de Pai Natal já foi muito recente, usada com os meus netos.
      Eu nunca cheguei a ver o Pai Natal fisicamente ! eheheh
      Portugal é pequenino e como há enormes diferenças nestas coisas ! :))

      Abraço e feliz quadra natalícia ! :)

      Eliminar
  2. Oi Rui
    Depois de um conto erótico nada melhor que se redimir com um conto de Natal :)) até porque escolhestes Drummond que escrevia secretamente e guardava, sempre um pouco envergonhado_dizia que no Brasil podia ser interpretado como pornografia e ele nao queria isso rs mesmo assim tem alguns bem melhores que os do mosquito tipo o 'sugar e ser sugado pelo amor 'rs
    Mas, me diverti com os comentários que logicamente queriam mais erotismo ali sem mosquito oras!!rsrs .
    Já seu conto de Natal é muito bom Rui, principalmente sua ingenuidade,porque cedo perdi a minha.
    Minha infância não foi la essas coisas de se lembrar muito_desde bebê sem mãe, o pai não tinha essa desenvoltura do seu e mesmo assim teimávamos em colocar nossos sapatinhos que nem sempre era abençoado rs salvávamos uma tia que vinha socorrer pelas manhãs dizendo que Papai-Noel errou o endereço .Então, a sensação do Natal ficou bastante a desejar,mas não perdemos o rumo da história e continuamos com os presentinhos nessa época em que as famílias se confraternizam e o ambiente se enche de amor.
    Um bom domingo,amigo meu e por falar em preguiça aqui estamos a 40 graus à sombra e eu fico querendo voar pra Europa onde o friozinho é uma maravilha!mas ainda não posso.Vou ter que enfrentar um sol pra cada um ,nesse País.
    beijo Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) Estou portanto redimido ! :)))… E era isso mesmo, Lis.
      Drummond era muito cuidadoso na maneira como apresentava os seus contos eróticos, procurando fugir à "explicitude" das questões, deixando-os sempre que possível implícitas e mesmo assim, muito do que escrevia era considerado, escândaloso ! (??)… :))
      No meu conto, eu limitei-me a revelar um episódio real e verdadeiro dum determinado ano, ou período da minha vida !
      É bem verdade que mantive essa ingenuidade até aos meus 8 anos , com algumas pequenas dúvidas pelo meio ! :))
      Em minha casa, felizmente, vivia-se muito o Natal, porque éramos quatro filhos (eu o mais novo) e os outros sempre me mantiveram nesse imaginário, colaborando com os meus pais ! :))

      Um Bom Domingo para ti e se puderes, manda-me então para cá um bocadinho de calor, que nós estamos mesmo a precisar ! ☺

      Eliminar
  3. Gosto muito que as crianças mantenham o espírito que que existe o Pai Natal. Muitos jovens tenham estragar a magia dos mais novos. Eu já era bem crescida quando dei conta que eram os Pais. Também me explicaram que o Pai Natal não tinha tempo para todos. :))

    Tenha um feliz Natal.
    Do nosso amigo Gil António, com : Flor de Linho de Amor Vestida - "" Poetizando e Encantando ""

    Bjos
    Votos de um óptimo fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ☺ Ainda hoje, procuramos (em família) manter esse espírito do Pai Natal ! … É lindo !!!
      De certo modo, é uma grande decepção quando sabemos a verdade ! :))) … Nesse aspecto os meus irmãos foram impecáveis ! Eheheh

      Beijos e uma Feliz quadra natalícia ! :))

      Eliminar
  4. Grata pelo enternecedor Conto verídico, que nos contas com tanta emoção, Rui... Se tu dizes que existe, eu acredito... não no Pai Natal, mas nesse Espírito (solidariamente) Santo que tens, e herdaste do teu verdadeiro Pai Natal...

    Um grande abraço e que este ano tenhas as prendas que mais feliz te fizerem.

    Um beijo fraterno, meu Amigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz por o achares enternecedor, Janita ! … Podes crer que foi um episódio que sempre me marcou e ainda hoje, ao pensar nele, me emociono profundamente (especialmente ao pensar no meu pai) e que, inclusivamente, aproveitei para aplicar com os meus filhos !
      Agora, a verdade, é que o Pai Natal está longe de ser tudo !
      O Espírito de Natal deve ser entendido de um modo muito mais abrangente ! Ele representa e está presente em tudo, mesmo tudo, nesta quadra festiva tão especial !

      Outro Grande Abraço para ti, Amiga e que tenhas o Natal que desejarias ter, com saúde e felicidade junto dos teus !!!

      Eliminar
  5. Gostei muito, muito deste conto de Natal

    um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vindo de ti, essa apreciação deixa-me deveras satisfeito, Gábi !!!

      Obrigado e que tenhas o Natal que sempre desejaste ter !!!

      Beijinhos :)

      Eliminar
  6. O conto mais enternecedor que li neste Advento, Rui, faz com que eu te perdoe o mosquito anterior.

    Tenho estado a pensar o que é realmente para mim o espírito de Natal ___________________ A família? Os concertos desta época? Os mercados de Natal? Os presentes? ______________ Onde fica o Menino Jesus e Maria e José? Uma velha história que ainda é mais difícil de acreditar do que no Pai Natal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))) Ora ainda bem que “estou perdoado” ! … Chôooo … mosquitada, para bem longe !!! :)))
      E olha que o que me dizes enche-me de orgulho ! Não contava impressionar-te tanto ! ☺

      Quando falo em Natal, pretendo ser o mais abrangente possível. Embora ele esteja centrado nas 00:00 horas de 24 para 25, eu “entendo-o” de um modo bastante mais genérico e abrangente !
      O Espírito de Natal , é um período, é a Família, são os Amigos, são os nossos sentimentos de introspecção, para connosco e para com os outros, é o sentimento religioso, natalício, envolvido, é a fraternidade e a sua prática, a dádiva, a nossa entrega aos outros, são as festividades próprias da época, as músicas alusivas, todo o ambiente que nos envolve, é o desejo de Tudo de Bom para com todos, …
      É a vontade de querer abraçar todos os Amigos num só abraço muito sentido, desejando-lhes Tudo de Bom !!!

      Um Beijo, minha Querida Té !

      Eliminar

  7. Gosto muito desta tua história de Natal!
    O teu pai era um ser humano maravilhoso dotado de um sensibilidade fora do comum. Por acaso eu até conheço alguém parecido com ele...

    Gostei de sentir aqui este ambiente acolhedor e tão natalício!
    Beijinhos com aroma a canela
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma satisfação muito grande quando se lê um comentário / apreciação deste calibre, Afrodite ! ☺
      Trata-se de “um retalho” da minha vida e portanto, neste caso, nem é preciso puxar pela imaginação criativa. Resume-se a contar “uma coisa” , real, verdadeira e tal como se a estivesse a viver hoje, tal o impacto que ela criou em mim na ocasião ! Jamais a esquecerei nos ínfimos pormenores!
      O meu pai !!!… Ainda hoje, passados 47 anos de nos ter deixado, não consigo pensar nele sem me emocionar de algum modo. Era uma daquelas pessoas com quem os filhos (em especial) aprendiam muito ! Uma pessoa que punha tudo e todos à frente dele próprio, dos seus interesses, das suas prioridades próprias. Sempre pronto ajudar todos e qualquer um e sempre com a preocupação de fazer Amigos ! …

      E pronto. Estamos nesta quadra natalícia e lembrei-me de ir repescar este conto já aqui publicado há anos !!! :))

      Beijinhos com sabor a Natal ☺ … e obrigado !

      Eliminar
  8. Gostei Rui e é verdade, o Pai Natal existe e os Pais é que sabem ! Devemos nesta altura ajudar quem precisa, e de preferência, se pudermos, estender essa ajuda para o Ano inteiro! Há quem não tenha Família e/ou Amigos e a solidão é algo muito mau !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O espírito do Natal, assim como o do Pai Natal, existe e existirá ainda por muito e muito tempo para pessoas de bons princípios ! Quer se queira quer não, creio que todos nós, um bocadinho mais ou um bocadinho menos, sentem “qualquer coisa” de muito especial cá por dentro !
      Claro que é uma “quadra”, neste caso natalícia , que nos ajuda e impele a ser um bocadinhos diferentes (para melhor) e daqui, creio eu, que ficará também sempre um bocadinho de nós para os tempos seguintes. O Natal opera esse milagre.
      Claro também, que está nos pais de hoje preparar os seus filhos nesse sentido !
      Como dizes é tremendamente cruel e penoso ver essas situações de solidão , ou de dificuldades, que as há e infelizmente, não em pequena escala ! Também nos cumpre a devida ajuda nos casos que nos estão próximos !

      Eliminar
  9. Bonito conto, sim senhor!
    Pois eu sou do tempo do Menino Jesus e também acreditei nele até tarde.
    Só não conto porque teria de escrever bastante! :)

    Abraço natalício

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Leo ! … Tal como já referi, mérito da situação criada pelo meu pai e não propriamente meu ! :))
      Limitei-me a relatá-la, a torná-la (mais) pública !

      E olha, lá está, tal como a Elvira referia. Tu também mais “Menino Jesus” que “Pai Natal” ! … Creio que a localização geográfica, ao longo do país isso determinou, seja porque motivos tenha sido ! (??)

      Outro Grande Abraço, Querida Amiga , sem esquecer outro para o Fernando.

      Eliminar
  10. Ola Rui,
    é tão bom acreditarmos que existe magia, não é ?
    pessoas boas a oferecer prendas, amor e paz, ainda melhor !!!
    então assim, pequeninos, médios e grandes devemos acreditar !
    abraços
    votos de um Feliz Natal,
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela existe, Angela !!! … Para crentes ou não crentes, mais ricos ou mais pobres, mais velhos ou mais novos, o Natal encerra sempre uma certa magia, em vários dos campos em que ela seja procurada !!!
      Cada um poderá encará-la sob vários prismas, mas a verdade é que em cada um de nós há nesta quadra, qualquer coisa diferente do resto do ano ! Isso é a Magia do Natal !

      Obrigado e também para ti, Um Feliz Natal !

      Eliminar
  11. Votos de um Santo Natal para toda a família, Rui.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Pedro !
      Igualmente para si e para a sua família um Feliz Natal macaense (espero que seja e não muito diferente do nosso) !

      Grande Abraço

      Eliminar
  12. Fiquei extremamente comovida com esta tua história verídica sobre o modo como o teu pai fazia com que todos acreditassem no Pai Natal.
    Há sempre a possibilidade de ajudarmos os outros a passarem esta época com mais partilha, amor e compreensão.
    Sorte de quem teve como tu, ter um pai com uma sensibilidade invulgar.

    Para ti e todos os que amas desejo-te um Natal repleto de alegrias e bons momentos.

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) Então, imagina-me a mim, Manu ! :)
      Eu era o mais novo de 4 e o mesmo já se tinha passado com os outros 3, com diferenças para mim, de 4, 6 e 8 anos e que sempre "colaboraram" com os meus pais, no sentido de manterem a "inocência" dos mais novos, tão maravilhosa nessa idade e nessas noites de Natal !!!
      Era uma noite, sempre muito especial.

      Lembro-me também de uma prenda que o meu pai tinha para a minha mãe. No sapatinho dela, um bilhete a dizer que a prenda estava na gaveta X ; chegados todos nós à gaveta X, outro bilhete a indicar que afinal não cabia lá e que estava no armário Y ; todos corríamos para o dito armário e lá outro bilhete a informar que afinal, se tinha optado por deixá-la noutro sítio, Z ; nova correria para o sítio Z ... e assim sucessivamente até finalmente se encontrar a dita prenda com enorme emoção generalizada a todos nós e a minha mãe,... encantada !!! :)))

      Que Bons belos tempos !!! ... e não só em casa, como também fora dela, mas isso já é mais "privado" ! :)

      O mesmo para ti, minha Querida Amiga, com Beijos natalícios muito especiais !

      Eliminar
  13. Uma história muito bonita, Rui. E gostei tanto da ideia do Pai Natal como empregado do Menino Jesus. :))
    Que este seja mais um Natal muito Feliz! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) Obrigado Luisa ! eheheh
      Era assim como um "empregado" a fazer tipo voluntariado ! :))

      Igualmente para ti, Luisa ... Tudo, Tudo de Bom e principalmente um Natal Muito Feliz !

      Eliminar




  14. Querido Amigo Rui

    Venho agradecer-te e retribuir votos de um...


    ……………¨💚*⭐💙,

    ………,•⭐´……………´*⭐

    ..….*💜……………………… .*-:¦:-*…

    ….•⭐………………FELIZ .. NATAL...

    …*💚…………………………¨💜*✫💙…

    •⭐…………………………Muitos beijinhos ..

    💙…………………………………Afrodite 🌸

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha Querida Amiga ! ... Quanto a agradecimentos, eu é que te estou muito reconhecido e em débito pela Grande Amizade que me (nos) tens dedicado ao longo de todo este tempo que nos conhecemos !!!
      És um ser humano, muito especial e mereces TUDO DE BOM !... e espero e desejo profundamente que tenhas "Aquele Natal" que mais desejarias, cheio de Paz. Alegria e Amor familiar !

      Um Grande abraço de Natal, para a tua mãe, para o teu filho e para o teu marido !
      Para ti, muitos Beijinhos especialmente natalícios !

      Eliminar
  15. Saudações de Düsseldorf, desejando-vos (a ti e à tua família) um abençoado Novo Ano cheio de coisas boas, especialmente SAÚDE.

    Aqui é costume oferecer um porquinho 🐷 como talismã na passagem do ano a familiares e amigos. Que o porquinho 🐷 que te deixo aqui, te traga muitas alegrias e felicidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) ... Antes de mais as minhas desculpas pelo meu "desaparecimento" da blogosfera !
      Tudo bem comigo, aliás muito bem ! :)... Tenho feito um "retiro" dedicado à família e porque não dizê-lo a mim próprio, nesta quadra tão especial !
      Esperemos que o início do ano me faça retornar ao V/ maravilhoso e tão grato convívio ! :)

      Para ti e para todos os teus, TUDO DE BOM , para 2019 e, já agora, retribuo-te iguais votos, incluindo um desses porquinhos (simpático) talismã que também te traga muitas alegrias e felicidades ! :))

      E um Beijinho muito especial de fim de ano ! :)

      Eliminar
  16. Bom Ano Novo, Rui
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gábi !... Desculpa ainda não ter agradecido.

      Obrigado ! Para ti, também os meus votos de um Bom Ano Novo !

      (Por mim, um Fim de Ano e Ano Novo algo "atribulados" (um falecimento na família - mulher do meu único irmão vivo) e a continuar sem disponibilidades para a blogosfera)

      Beijinhos :)

      Eliminar

    2. Vim deixar-te um abraço em silêncio!

      Eliminar
    3. Obrigado, Afrodite ! Soube bem !
      Vou ver se "tento quebrar o ritmo" e voltar à presença dos Amigos ! :)

      Beijinhos

      Eliminar
    4. Também em silêncio, deixo-te um abraço.

      Eliminar
    5. Também para ti o meu Obrigado, Teresa !
      Nestas ocasiões sabe bem a presença dos Amigos !!!
      Aos poucos vou retomando as leituras dos V/s posts.
      Prometido !

      Beijinhos (para ti, com um "porquinho lindo") ! :)

      Eliminar